INTERNAUTAS CRIAM EVENTO E PEDEM VOLTA DA GALERIA DE LUZ."CADÊ A CAPITAL DO NATAL.?"


Por Luiz Henrique de Oliveira


Imediatamente após a Prefeitura de Curitiba anunciar o fim da Galeria de Luz, na tarde desta segunda-feira (25), os internautas decidiram se mobilizar e criar uma página na rede social facebook pela volta da atração natalina. Em menos de doze horas, mais de 500 internautas confirmaram a participação no evento. A princípio, a manifestação está restrita a rede mundial de computadores, sem nenhum protesto presencial marcado.
galeria dentro
No facebook, internautas querem a volta da Galeria de Luz (Foto: Divulgação_
O criador do evento foi o perfil XV Curitiba, que tem mais de 62 mil curtidas no facebook. O responsável por essa página deixou o seguinte aviso sobre o fim da Galeria de Luz. “Curitiba não é mais a Capital do Natal. A linda Galeria de Luz que foi apresentada ao público pela primeira vez em 2011, não será vista neste Natal. Em 2011, mais de 70 mil turistas vieram para a capital paranaense para visitar as decorações e assistir às apresentações de Natal. Em 2012, o número foi ainda maior”, protestou.
Ainda no facebook, pessoas brincaram com a situação. Um internauta chegou a dizer que espera que as autoridades recebam a visita dos fantasmas do Natal, assim como no Conto de Natal de Charles Dickens. “Assim talvez eles amoleçam e percebam o quanto isso é importante” afirmou um internauta.
Justificativas
A prefeitura justifica o fim da Galeria de Luz pela falta de incentivo por parte do Governo Estadual. Já a Agência Estadual de Notícias, veiculada ao governo, afirmou por meio de nota que o patrocínio do evento era feito por iniciativa privada e tinha apenas o apoio de instituições do estado. Ainda segundo a nota, a primeira edição contou com o apoio da Copel e a segunda da Secretaria de Cultura.