Prefeitura promove ação em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes


WEBMASTER 13 DE NOVEMBRO DE 2013

Estão previstas a realização de um circuito saúde, que consistirá em testes de glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros

Nesta quinta-feira, dia 14, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, e para celebrar a data, a Prefeitura Municipal de Colombo organizou uma ação a partir das 13h30, para promover esclarecimentos e orientações sobre a doença. Durante toda a tarde, equipes de vários setores irão desenvolver atividades na Unidade de Saúde do Caic, no Vale Verde.
Por parte da secretaria da Saúde, estão previstas a realização de um circuito saúde, que consistirá em testes de glicemia, aferição da pressão arterial, oficinas de alimentação saudável, saúde bucal, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), e ainda ações da secretaria da Ação Social e Trabalho, como também do departamento de Esportes que destacará a prática esportiva para o bem estar e a qualidade de vida.
Diabetes
O diabetes é uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que se come é quebrada em partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.
Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago.
Quando as pessoas se alimentam, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida.
Estes são os tipos existentes da doença: Diabetes do tipo 1, Diabetes do tipo 2 e Diabetes gestacional. No Tipo 1, o pâncreas passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias.
O do tipo 2, é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, tem o tipo 2. Este diabetes está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo.
O Diabetes gestacional é uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.
Dia Mundial
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo.
O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito ao acesso à sua prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.
De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
Serviço:
Dia Mundial do Diabetes
Data: 14 de novembro
Horário: A partir das 13h30
Local: US CAIC – Antonio Francisco Scrok, 39 – Vale Verde
Contato: 41-3562.7743.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br