Velho conhecido do Maracanã, Luiz Alberto é ‘arma’ do Furacão para conquistar a taça


Por João Pedro Alves
Uma das dificuldades que o Atlético tem na final da Copa do Brasil contra o Flamengo é encarar toda a mística e a imponência do palco da partida, o Maracanã. Mas o time que busca o título inédito da competição nesta quarta-feira (27) tem sua arma contra esse fator: o experiente zagueiro Luiz Alberto, que tem mais de 200 atuações naquele estádio e sabe como ninguém das dificuldades e como driblá-las para o Furacão ser campeão.
Esse conhecimento de causa é consequência de vários anos atuando no futebol carioca. Tudo começou ainda nas categorias de base, já que o defensor de 35 anos foi formado justamente pelo Fla, onde ficou de 1993 a 2000. Dos quatro grandes da capital, ele ainda defendeu o Fluminense entre 2007 e 2009.
L.Alberto afirma que final no Maraca é “sempre difícil”, mas espera título do Furacão (Foto: Divulgação/Atlético)
“Tenho mais de 200 jogos no Maracanã e é especial para mim, e é sempre difícil jogar uma final lá. Eu já tive essa oportunidade e sei da importância de uma disputa como essa”, afirmou Luiz Alberto, que já disputou duas decisões da Copa do Brasil no estádio. Na primeira delas, em 1997, foi vice-campeão com o Flamengo contra o Grêmio; mais recentemente, em 2007, levantou a taça pelo Flu sobre o Figueirense.
Com essa bagagem, ele chega confiante para mais uma final e dá alguns conselhos aos companheiros para que o Furacão possa voltar feliz para casa. ”É muito importante aguentar os primeiros minutos, que serão uma euforia. A torcida incentiva e motiva os jogadores, então temos que ter essa consciência”, orientou o “xerife” da zaga rubro-negra.
Final especial
Apesar de já ter chego à final em momentos diferentes da carreira pela dupla Fla-Flu e ter sido campeão uma vez, Luiz Alberto acredita que a decisão que está por vir tem um gosto especial.
“Envolve muita coisa, ainda mais pelo fato de o Atlético não ter esse título. Marcaremos nosso nome no clube e isso tudo vale a pena”, explicou o zagueiro.  ”Além disso, o jogo marcará o primeiro clube campeão após a reforma, o que também é importante”, destacou, lembrando que apenas a Seleção Brasileira conquistou um título no “Novo Maracanã”, a Copa das Confederações em julho.
A grande decisão da Copa do Brasil 2013 entre Atlético e Flamengo está marcada para as 21h50 desta quarta-feira no Maracanã. Para faturar o título, o Furacão precisa vencer ou ainda empatar em pelo menos 2 a 2 (3 a 3, 4 a 4, …) – um novo 1 a 1 leva decisão para as penalidades.