Câmara reúne assessores parlamentares para treinamento!!!

Assessores recebendo treinamento para suas funções legislativas.

O legislativo de Colombo reuniu  quarta-feira da semana passada os assessores parlamentares para uma reunião de treinamento. O presidente da casa, vereador Sergio Pinheiro fez a abertura e falou da importância do treinamento para o bom andamento dos trabalhos do legislativo. “Vamos aproveitar todas as informações que nos serão passadas nesta tarde para que quando as sessões iniciarem no dia 06 de fevereiro estejamos todos prontos para desempenhar da melhor maneira possível o nosso trabalho”, disse o Presidente.
                       O treinamento foi realizado pela Chefe da Divisão de Apoio Legislativo Lucirene Cavassin, que explanou sobre o trabalho do assessor parlamentar, bem como o trâmite dos trabalhos legislativos. Falou também sobre as proposições constantes no Regimento Interno, sendo elas: Indicação; Requerimento; Pedido de informação e Projeto de Lei Ordinária Complementar; Projeto de Decreto Legislativo; Projeto de Resolução; Projeto de Emenda à lei Orgânica; Emenda; Moção e Recurso, conforme o Artigo 150 do Regimento Interno da Câmara.
                        O treinamento também contemplou assuntos como a diferença entre uma sessão ordinária, extraordinária e solene, além do número de vereadores necessários para cada tipo de Quórum de votação.
                        Para encerrar o treinamento, foi apresentado aos assessores o site da Câmara e seu funcionamento, como navegar na busca de Leis e o funcionamento da área restrita a cada vereador. Ao final todos puderam sanar suas dúvidas.           

Programa de Formação Continuada reúne professores de Colombo



Divididas em dois grandes grupos, os mais de 1800 profissionais da educação no município de Colombo participaram na quarta-feira (06) da primeira etapa do programa de Capacitação Profissional promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Realizado na Associação Banestado, o encontro teve como tema “Motivação e autoestima no processo ensino aprendizagem: O segredo de uma equipe motivada e feliz”.
Esta foi o primeiro momento em que a nova equipe da Secretaria teve com seus educadores e também a oportunidade em que a secretária Aziolê Maria Cavalari Pavin, fez uma análise aprofundada de todos os aspectos que envolvem os profissionais e que atuam no setor e que representam os desafios a serem enfrentados, compartilhando responsabilidades em todos os pontos levantados.
O evento que teve como palestrante convidada a professora Clarice Leal Freitas, teve como objetivo preparar a equipe para iniciar o ano letivo com ânimo e determinação de alcançar um excelente desempenho, integrar e superar todas as expectativas.
Também participaram do encontro, o prefeito José Renato Strapasson e o chefe do Núcleo Regional de Educação Sérgio Ferraz e ainda o Presidente da APMC-Sindicato Claudinei Duarte.
Antes de participarem da capacitação, os profissionais de educação responderam a um questionário onde puderam opinar sobre sua atividade, os programas e as expectativas para o setor da educação no município. As tabulações das informações coletadas subsidiarão, segundo a Secretária da Educação, a análise da situação estrutural do Setor e ainda incrementar Plano de Ação.
Aziolê Pavin - Secretária Municipal de Saúde