Brasil vai receber 4.000 médicos cubanos para atender 700 cidades

Brasil vai receber 4.000 médicos cubanos para atender 700 cidades


maismedicos
O Brasil vai receber 4.000 médicos cubanos nos próximos meses, 400 deles imediatamente, dentro do programa federal Mais Médicos.
Segundo informou o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (21), eles serão direcionados para 701 cidades que não foram escolhidas por nenhum profissional na primeira etapa do programa, 84% delas no Norte e no Nordeste do país.
O programa Mais Médicos foi lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff. Um de seus focos é ampliar a presença de médicos, brasileiros ou estrangeiros, no interior do país e nas periferias das grandes cidades.
Este mês, após a constatação de que o primeiro mês de seleção do programa supriu menos de 15% da demanda por médicos, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que o país faria acordos internacionais para alavancar as inscrições no programa.
Ele citou um potencial acordo com Cuba. No início do ano, o governo cubano ofereceu 6.000 profissionais ao Brasil, oferta que gerou polêmica e foi suspensa pelo governo brasileiro.
O acordo com Cuba é o primeiro a ser fechado pelo ministério. Será intermediado pela OPAS (braço da Organização Mundial da Saúde para as Américas), modalidade de acordo nova para os cubanos, que têm parcerias para o envio de médicos com outros países.
A entrada massiva de médicos estrangeiros é rejeitada pelas entidades médicas, que criticam o fato de o governo brasileiro dispensar os médicos formados no exterior da revalidação de seus diplomas.
MAIS MÉDICOS
Na primeira rodada de inscrições, o Mais Médicos teve inscrições de 18.450 profissionais, sendo que 1.920 deles atuam no exterior (sejam brasileiros ou estrangeiros).
Desses somente 1.816 finalizaram o processo de seleção, sendo designados para 579 cidades –isso cobre somente 11,8% da demanda por 15.460 médicos feita pelos prefeitos e 16,5% das cidades inscritas no programa.
O número, porém, ainda é preliminar. Dos 522 médicos selecionados com atuação no exterior, pelo menos 63 já foram desclassificados por problemas com a documentação.
Os médicos formados no exterior selecionados na primeira etapa começam a chegar ao Brasil nesta sexta-feira (23). Uma segunda rodada de inscrições já teve início. A proposta é que as seleções sejam mensais.

Irmãos gêmeos, recebem rins de irmãs gêmeas



Fabiano Gomes descobriu que sofria de insuficiência renal semanas depois que seu irmão

A reversão de uma insuficiência renal crônica diagnosticada há dois anos pelos irmãos gêmeos Fábio Gomes da Silva e Fabiano Gomes da Silva, ambos com 35 anos, poderá ser realizada com uma solução dentro de casa. As suas irmãs, as gêmeas, Luciana de São José e Silvana Minatel, ambas com 42 anos, se colocaram à disposição, realizaram os exames necessários e foram consideradas compatíveis com a dupla.
Com isso, elas se transformaram em doadoras de rins (cada uma vai doar um) para os irmãos, que em breve iriam começar a fazer hemodiálise, caso não conseguissem os órgãos.
O primeiro transplante, de Luciane para Fábio, está previsto para acontecer dia 20 deste mês, na Santa de Casa de Maringá. A família mora em Maringá (Noroeste do Paraná) e, segundo Fabiano, que trabalha como auxiliar administrativo, houve muita comoção dentro de casa.
— Quando soubemos dessa possibilidade foi uma emoção muito grande, pois estávamos com a doença adiantada, já tínhamos inclusive todo material para hemodiálise, mas graças a Deus tivemos essa surpresa, foi uma coisa muito positiva.
Fabiano soube que tinha o mesmo problema do irmão algumas semanas depois.
— Não sentíamos nada, não havia algum tipo de sinal, tanto que ao descobrir já estava com mais de 70% dos rins comprometidos. Primeiro foi o Fábio, que descobriu e em seguida eu também resolvi fazer alguns exames que me apontaram o mesmo problema.
Em sua opinião, o fato de conseguir a doação com rapidez também é um fator fundamental para tudo dar certo.
— Estamos sempre indo ao hospital, fazendo exames, contatos, e vemos pessoas que aguardam por 12, 13 anos, uma doação de órgão. Esperamos que elas também tenham a oportunidade que estamos tendo.
Seguindo uma rígida dieta alimentar - sem carnes vermelhas e com alimentos que mantenham regulares os níveis de potássio - a cirurgia de Fabiano deve acontecer alguns dias depois do irmão.
— Caso ele (Fábio) não realizasse agora teria que começar a hemodiálise. Acredito que a minha cirurgia deva acontecer algumas semanas depois dele.
Segundo ele, a escolha das doadoras levou em conta o histórico de brincadeiras da família, quando as irmãs "adotavam" os dois irmãos e brincavam como mães.

Prefeitura de Colombo lança Programa de Recuperação Fiscal

São oferecidas várias formas de pagamento, entre elas a opção mais vantajosa que é o pagamento à vista dos débitos

Já está disponível aos contribuintes o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2013, para quem tem tributos vencidos até 31 de dezembro de 2012. A iniciativa da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Fazenda visa reduzir os juros e as multas para quem não está em dia com as taxas municipais.
Para isso são oferecidas várias formas de pagamento, entre elas a opção mais vantajosa que é o pagamento à vista dos débitos o qual contempla a queda de 100% de multa e juros sobre o valor dos tributos devidos. Quem optar em parcelar a dívida pode fazer em seis, 12, 24 e 36 parcelas com percentuais de descontos que variam de 80 a 30%.
“Com este programa aliado a estes descontos queremos facilitar a vida do contribuinte em relação a regularização dos seus débitos perante o município e assim garantir investimentos e melhores condições na saúde, educação e infraestrutura urbana da cidade”, afirmou o secretário da Fazenda, Marcio Strapasson.
Mais informações podem ser obtidas no site www.colombo.pr.gov.br, ou diretamente nas unidades da Prefeitura ou nos seguintes telefones: 41-3656.8080 – Sede, 3675.5900 – Regional Maracanã e 3621.1382 – Regional Osasco. Endereços: Prefeitura de Colombo Sede – Rua XV de Novembro, 105 / Regional Maracanã – Rua Dorval Ceccon, 664 / Regional Osasco – Rua Prefeito Pio Alberti, 450.
Confira a tabela com os percentuais de descontos e formas de pagamentos oferecidos pelo REFIS 2013:
Percentual de Desconto
Forma de Pagamento
Juros
Multa
À Vista
100%
100%
Em 06 parcelas
80%
80%
Em 12 parcelas
60%
60%
Em 24 parcelas
40%
40%
Em 36 parcelas
30%
30%
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG - colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br