Associação dos deficientes comemora conquista da acessibilidade


O principal ganho será o da autonomia dos usuários da APDEC que poderão se deslocar com facilidade pela entidade

Secretário José Maria e o coordenador James de Paula acompanham as obras que além da acessibilidade trouxe uma quadra de bocha
Uma conquista que há mais de seis anos vinha sendo reivindicada pelos diretores e membros da Associação das Pessoas com Deficiências de Colombo a APDEC finalmente se torna realidade e traz benefícios diretos à todos os frequentadores da sede da entidade, localizada no bairro Atuba em Colombo.
Com o asfaltamento do acesso desde a entrada até o interior do Prédio, os aproximadamente 40 cadeirantes que passam diariamente pela entidade, ganham a autonomia e podem já ao descer do ônibus, se deslocar sem a ajuda de outros. O que antes, segundo o coordenador James de Paula França, era algo impossível de acontecer.
Além do pátio acessível, a entidade passa a contar com uma Quadra de Bocha adaptada, esporte que a APDEC vem desenvolvendo entre os associados e que recentemente se consagrou Vice-campeã Sul Brasileira. Ainda neste mês, a grande expectativa está na implantação da academia adaptada para pessoas com deficiência.
A sensibilidade do Secretário Municipal de Obras José Maria foi elogiada pelo Coordenador. “Tivemos um contato muito produtivo. Ele este aqui na APDEC e após nos ouvir, decidiu fazer com a equipe da própria secretaria as benfeitorias. Isto representa um ganho enorme até no aspecto pessoal de todos nós que frequentamos diariamente este local. Estamos muito agradecidos.” Disse James.
A APDEC é uma entidade fundada em agosto de 1986, e tem na Prefeitura de Colombo a sua principal parceira. Entre 30 a 40 cadeirantes passam diariamente pela sua sede onde além de atividades de convivência recebem a atenção básica com fisioterapia, esportes adaptados, inserção no mercado de trabalho, profissionalização e luta por direitos. Seus integrantes, participam ativamente dos debates sobre direitos em vários segmentos com efetiva participação nos conselhos da Saúde, Assistência Social, dos Diretos dos Deficientes, tendo inclusive elegido conselheiros em âmbito estadual e Federal. Hoje a entidade tem como presidente José Aparecido Leite e ao longo dos anos, o cargo tem sido rotativo entre os associados.
Legenda Foto 1 – João Le Senechal
Secretário José Maria e o coordenador James de Paula acompanham as obras que além da acessibilidade trouxe uma quadra de bocha

REDE - SUSTENTABILIDADE PARTIDO DA MARINA SILVA EM COLOMBO



REDE - SUSTENTABILIDADE

Foi fundado em 16 de fevereiro de 2013, num encontro, batizado de Encontro Nacional da Rede Pró Partido, que aconteceu em Brasilia. Contou com a participação da ex-senadora e vereadora de Maceió Heloísa Helena, deputados Alfredo Sirkis, Walter Feldman, Domingos Dutra o vereador da cidade deSão Paulo Ricardo Young e o Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco Sérgio Xavier , dentre outros.
Marina já foi anunciada como possível candidata do partido à presidência da República nas eleições de 2014

Hoje foi realizado uma reunião no Centro da cidade de COLOMBO para apresentação da REDE - SUSTENTABILIDADE , um partido novo que foi fundado com ideias de se aprofundar um novo modelo de fazer politica, onde todos poderão participar. Estiveram presentes nessa reunião várias lideranças de nossa cidade. Contamos também com a presença do Secretário Municipal do Meio Ambiente, José Carlos Moreti, do vereador Waldirlei Bueno, do Diretor da Guarda Municipal Gilmar dos Santos e do pré candidato a deputado Federal Rodrigo Cruz de vário blogueiros.



















Nokia vende negócio de celulares para Microsoft por US$ 7,2 bilhões




Nokia, que vai continuar como fabricante de equipamentos para telecomunicações e detentora de patentes, já foi a maior empresa de celulares do mundo
Dois anos depois de atrelar seu futuro ao sistema operacional Windows Phone, a Nokia caiu nos braços da Microsoft, aceitando a venda de suas operações com celulares para a gigante norte-americana por 5,44 bilhões de euros (7,2 bilhões de dólares).
A Nokia, que vai continuar como fabricante de equipamentos para telecomunicações e detentora de patentes, já foi a maior empresa de celulares do mundo, mas acabou superada por Apple e Samsung no competitivo segmento de celulares inteligentes.
O presidente da Nokia, Stephen Elop, que dirigia a área de software para empresas da Microsoft antes de ingressar na Nokia em 2010, vai agora retornar para a companhia norte-americana como presidente de suas operações com dispositivos móveis.
Ele está sendo cotado como um possível substituto ao atual presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, que vai se aposentar e está tentando transformar a companhia em uma empresa de aparelhos e serviços, como a Apple, antes de deixar o comando.
Em três anos sob o comando de Elop, a Nokia viu sua participação de mercado encolher e o preço de sua ação recuar em meio à aposta dos investidores de que sua estratégia fracassaria.
Em 2011, depois de escrever um memorando que afirmava que a Nokia estava ficando para trás e não tinha tecnologia para acompanhar o mercado, Elop tomou uma decisão controversa de usar o sistema operacional da Microsoft para smartphones, o Windows Phone, no lugar da própria plataforma desenvolvida pela Nokia ou do sistema criado pelo Google, o Android, hoje líder de mercado.
A Nokia, que teve uma participação de 40% do mercado de celulares em 2007, agora tem 15%, com uma presença ainda menor em smartphones, de 3%.
A venda do negócio de celulares da Nokia não é a primeira reviravolta dramática da empresa em sua história de 148 anos. A companhia já vendeu de botas de borracha a televisores.
Mas o anúncio da venda foi um duro golpe para o país natal da empresa, a Finlândia, mesmo entre os investidores menos sensíveis, que viam a venda da empresa como uma chance final para salvar valor do grupo.
"Como finlandês, não posso gostar deste negócio. Ele encerra um capítulo da história da Nokia", disse Juha Varis, gerente de portfólio da Danske Capital. "Por outro lado, talvez tenha sido a última oportunidade de vendê-lo."
A venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft deve ser concluída no primeiro trimestre de 2014 e está sujeita à aprovação por acionistas da Nokia e autoridades.

Fonte: Gazeta do Povo

Conselho Municipal de Saúde de Colombo tem nova presidente


Angelita Muniz quer reorganizar a instituição e criar diretrizes que irão nortear a política de saúde pública nos próximos quatro anos

Angelita Muniz (ao centro) irá conduzir os trabalhos do conselho gestão 2014/2015
O Conselho Municipal de Saúde de Colombo tem uma nova presidente. Com 85% da totalidade dos votos, foi eleita a enfermeira Angelita Muniz para a gestão 2014/2015. O evento foi realizado no dia 29, na Regional Maracanã.
A nova presidente enfermeira Angelita falou da importância de reorganizar o conselho deliberativo e idealizar projetos e ações para atender com qualidade os objetivos e as necessidades da população. “Com amor ao próximo é possível escrever uma história de avanço para a saúde pública de Colombo”.
Na abertura da solenidade, a ex-presidente, Luzia Laroca, lembrou da responsabilidade do conselho perante a sociedade e destacou a importância da missão do presidente como mediador e representante da população.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Dalimar de Lucca Moreira, uma das principais missões do órgão é desenvolver ações e diretrizes na saúde pública em parceria com a sociedade. “A política de saúde pública é construída com a participação popular. Além de fiscalizar, o conselho trabalha também em conjunto com a secretaria com o objetivo de oferecer mais qualidade nos serviços destinados a comunidade colombense”, afirma.
A secretária relata ainda que o conselho têm caráter deliberativo, consultivo e normativo e auxilia a prefeitura por meio da secretaria Municipal de Saúde nas decisões.
Fotos: : João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Evento marca a abertura da Semana Cívica em Colombo


Durante esta semana as escolas realizarão diversas atividades em comemoração a Independência do Brasil

Prefeita Beti Pavin e alunos na abertura da Semana Cívica em frente a Casa da Cultura
A manhã desta segunda-feira, 02, foi marcada pela abertura oficial da Semana Cívica em Colombo. Em frente a Casa da Cultura, na Sede do município, estudantes e autoridades participaram das comemorações que acontecerão durante toda esta semana nas escolas da rede pública.
Neste ato, recepcionados pela prefeita Beti Pavin e pela secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin os alunos presentes representaram os estudantes da rede municipal, estadual e privada da cidade que somam mais de 40 mil alunos.
A prefeita Beti, falou que este momento é para que todos, autoridades e população, reflitam sobre as questões de cidadania. “Esta é uma ocasião muito especial para que nós, governantes e população tenhamos um momento de reflexão sobre o nosso papel e interação para juntos realizarmos melhores serviços”, disse a prefeita que desejou uma bela semana cívica a todos.
A secretária Aziolê, acompanhada da sua equipe técnica, destacou que os alunos, a família e a sociedade sejam exemplos de civismo, respeito e amor a pátria. “Desejo que todos incorporem este sentimento de civismo porque em vocês (alunos) há a expectativa de um mundo melhor”, disse.
Fanfarra Municipal realiza apresentação em comemoração a proclamação da Independência
Estiveram presentes na abertura da Semana Cívica em alusão a Independência do Brasil, proclamada em 07 de setembro de 1822, a Fanfarra Municipal de Colombo – Famcol, que abrilhantou o evento, os secretários municipais, vereadores e a população em geral.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br