Profissionais de segurança terão curso para enfrentamento ao crack


Policia Militar e Guarda Municipal serão capacitados para abordagem, enfrentamento e o aumento da rede de cuidados aos usuários

Na segunda-feira (23/09) a Prefeitura de Colombo vai recepcionar policiais militares, guardas municipais e agentes públicos no auditório da Regional Maracanã para a palestra “Crack, é Possível Vencer” que será proferida pelo Coronel Heraldo Regis Bório da Silva que é o Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Policia Militar do Paraná.
Esta é uma mobilização da Polícia Militar que atende indicativos da Secretaria Nacional de Segurança Pública que lançou o programa “Crack é Possível Vencer” que tem por finalidade o enfrentamento ao tráfico de drogas e organizações criminosas afins, além da efetivação da prevenção ao uso. Também objetiva e fomenta a atenção integral ao usuário de crack, bem como o aumento da disponibilidade de serviços para seu tratamento e de seus familiares, de modo a reduzir a demanda por drogas ilícitas, promovendo ações de educação, informação e capacitação, divididas em três eixos temáticos: prevenção, cuidado e autoridade. Estas ações são executadas através de parcerias entre os três entes federados: União, Estado e Município.
Autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do município já confirmaram presenças no evento que terá o encerramento ao meio dia e será aberta à participação popular.
Mais informações sobre a Prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
TWITTER: @ColomboPMC
Site Oficial: www.colombo.pr.gov.br

Secretaria da Saúde de Colombo recebe vereadores


A visita teve por objetivo apresentar a pasta e os trabalhos desenvolvidos nela, fundamentais para o município

Durante a visita, os vereadores puderam conhecer um pouco mais do funcionamento da Secretaria da Saúde do município
A secretária da Saúde de Colombo, Dalimar de Lucca Moreira, abriu as portas da secretaria para receber os vereadores do município nesta terça-feira (18) pela manhã. A visita, guiada pela secretária, passou por todas as dependências do setor, e o principal objetivo do encontro foi expor o processo interno de administração que acontece na área da saúde, uma das áreas de maior importância para um município.
Segundo Dalimar, foi importante esclarecer a rotina do setor aos visitantes. “Nós identificamos que este processo administrativo interno acaba passando despercebido, pois só se percebe que há algo errado, quando há problemas de atendimento ao nosso público final, que é o paciente que nos procura nas Unidades de Saúde. Este é um trabalho que nem sempre é visto, mas que é responsável por evitar uma epidemia de dengue, por exemplo, ou evitar que o consumidor fique doente quando come no restaurante perto de casa”, exemplificou a secretária.
Em cada setor, foram abordados os principais pontos e focos do trabalho desenvolvido pelas respectivas coordenações
Durante o passeio interno, os vereadores puderam conhecer de forma mais profunda os departamentos da secretaria e a forma como funcionam os atendimentos de urgências e emergências desde o seu planejamento até a execução. Desde a estrutura interna, que prepara o funcionário para que tudo esteja certo no momento de atender a demanda, até os pontos de acolhimento deste público, que são as Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimentos.
A secretária indica um saldo positivo da reunião, e destaca que a produtividade foi um ponto forte. “Foi uma visita muito produtiva, que apesar de não contar com todos os vereadores do nosso município, conseguiu apresentar para os que tiveram interesse, como trabalhamos para poder oferecer um serviço de qualidade, e eu agradeço a oportunidade de abrir as portas para o legislativo e mostrar que fazemos muito mais do que só o atendimento ao paciente”, destacou Dalimar.
A visita contou com a presença dos vereadores Dolíria Strapasson, Gil Gera, Anderson Prego, Hélio Feitosa, Clodoaldo Camargo e o presidente da Câmara, José Renato Strapasson (Pelé). O vereador Sidinei Campos foi representado por um assessor e a visita também contou com a presença do secretário Municipal da Fazenda, Márcio Strapasson.
Fotos: Bruno do Carmo/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Circuito de Turismo Rural de Colombo oferece boas vinícolas


Tradição de plantar uvas e fabricar vinhos chegou a cidade com os imigrantes italianos

Uma forma de lazer inovadora, onde diversos locais estão abertos a visitação permitindo que os visitantes conheçam lugares históricos que contam a trajetória dos imigrantes italianos, este é o Circuito de Italiano de Turismo Rural do município de Colombo, local de contemplar as belezas naturais, a herança dos costumes dos italianos, na religiosidade, nas comidas típicas, na arquitetura e no folclore.
A tradição de plantar uvas e fabricar vinhos chegou à cidade com os imigrantes italianos que em Colombo se instalaram, e esta tradição continua sendo mantida por seus descendentes até hoje. No município existem mais 16 de vinícolas sendo que cinco delas fazem parte do roteiro de turismo rural.
Além do tradicional vinho colonial, muitas destas vinícolas já estão investindo em vinhos finos, feitos com as uvas Cabernet Sauvignon, Shiraz, Merlot e até mesmo na fabricação de espumantes. Nestes locais o visitante também pode apreciar os derivados da uva, como sucos e geleias e os acompanhamentos como salames e queijos.

VINÍCOLAS

Na vinícola Pedrinho Strapasson o visitante pode encontrar vinhos, sucos e geleias
Vinícola Pedrinho Strapasson
Atendimento: Diariamente das 8h às 20h.
Endereço: Antônio Alberto Strapasson, 35 – Sapopema
Telefone: 3656-1457
www.facebook.com/strapasson.vinicola
Vinícola Cavalli
Atendimento: Segunda a sábado 8h às 18h, domingo das 8h às 12h.
Endereço: Rua Gabriel D’Anuncio Strapasson 19, Sapopema
Telefone: 3656-1766
E-mail: vinhoscavalli@bol.com.br
Vinícola Franco Italiano
Vinícola Franco Italiano
Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 12h, 13h15 às 18h – sábados domingos e feriados das 9h às 13h, 14h15 às 17h30
Endereço: Rua Rodolfo Camargo, 26- Jardim Georgina
Telefone: 3621-1211
E-mail: vinicolafrancoitaliano@yahoo.com.br
www.facebook.com/vinicolagasparinn
Vinícola Gasparin
Vinícola Gasparin
Atendimento: Segunda à sábado das 8h ás 19h domingos e feriados das 12h ás 18h
Endereço: Rua Antônio Gasparin 95, Bacaetava
Telefone: 3656-3692
E-mail: igorpavin@bol.com.br
www.facebook.com/vinicola.francoitaliano
Paladar vinhos e queijos
Paladar vinhos e queijos
Atendimento: Segunda à sábado das 8h às 20h domingo das 8h às 12h
Endereço: Rua José Leal Fontoura,192, Centro
Telefone: 3656-3319
E-mail: paladarvinhosequeijos@hotmail.com
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br