Festa da Primavera é realizada em escola e CMEI’s do município


Eventos tiveram como objetivo promover a conscientização ambiental das crianças e trazer a participação dos familiares e da comunidade à escola

Crianças apresentam trabalhos realizados durante o segundo semestre desse ano
Dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e a Escola Rural Municipal Irmã Maria Antonieta Farani realizaram em suas dependências a Festa da Primavera, o evento realizado no dia 21, encerrou os trabalhos feitos durante os primeiros meses do segundo semestre que teve como temas principais: o Meio Ambiente e o início da Primavera.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Favo de Mel, localizado no bairro Jardim Adriana, os 120 alunos de três a cinco anos, do maternal II, pré I e pré II, apresentaram os trabalhos realizados desde a volta as aulas, neste semestre, que envolveram temas como poluição, materiais recicláveis e os cuidados com a natureza.
A conscientização dos cuidados com o meio ambiente foram retratados, inclusive, através da elaboração de um livro, pelos alunos do maternal II, chamado “Meu Mundinho”, como conta a diretora do CMEI, Marcia Eluisa Contente. “A confecção do livro ajudou os alunos a perceberem a importância de cuidar do meio ambiente, e nessa fase, principalmente eles aprendem e corrigem até mesmo hábitos dos pais e conhecidos”, explica.
Temas como reciclagem e cuidados com a natureza fizeram parte dos trabalhos
Já na Escola Rural Municipal Irmã Maria Antonieta Farani, no bairro Capivari, além da exposição dos trabalhos com o tema da natureza produzidos nas aulas de educação artística, que decoraram a festa, o evento teve um caráter de confraternização, com a participação dos alunos, pais de alunos e toda a comunidade que faz parte da escola.
A diretora da escola, Hélia Terezinha Dallasuanna conta que os cerca de 100 alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental, apresentaram danças e os pais e convidados puderam participar de um show de prêmios. Além disso, foram coroados o rei e as duas rainhas do evento: Andrey Kaleo Caron Caetano, aluno do 3º ano e Raminy Polli e Raiany Polli, alunas do 2º ano.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arco Íris, no bairro Jardim Ana Rosa, também promoveu a Festa da Primavera. O evento contou com a participação de alunos e seus pais, além de toda a comunidade.
Familiares e a comunidade participaram ativamente da Festa da Primavera

Fotos:  João P./PMC
Divulgação CMEI
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Regionais da Prefeitura aproximam os serviços públicos dos cidadãos


Localizadas nos bairros Alto Maracanã e Osasco unidades oferecem serviços variados, que vão desde emissão de documentos a alistamento militar

Serviços variados e proximidade com a população são destaques das Regionais
Atender a população com serviços públicos de qualidade é o principal objetivo da Prefeitura Municipal de Colombo, e para contribuir com essa meta, a instituição conta com duas regionais, além da Sede, são elas: a Regional Maracanã, localizada na Rua Dorval Ceccon, 664, no Alto Maracanã e a Regional Osasco, localizada na Rua Pio Alberti, 450, no Jardim Osasco.
Na Regional Osasco, por exemplo, são realizados serviços de protocolo, que englobam várias solicitações e requerimentos, emissão de carteira de identidade e trabalho e assistência jurídica. Além disso, outros serviços estarão disponibilizados futuramente, como explica o administrador da Regional, Angelo Alberti. “A Regional Osasco oferece vários serviços para a população e outros atendimentos estão previstos para virem em breve para cá, como a Agência do Trabalhador, facilitando o cotidiano dos moradores da cidade”, conta.
Atendimento jurídico especializado faz parte do trabalho desenvolvido
Já a Regional Maracanã, localizada no Alto Maracanã, oferece à população a emissão de documentos, o atendimento por meio de protocolos, serviços das secretarias: da Ação Social e Trabalho, da Saúde e da Educação, além do departamento anti-drogas, 5º Delegacia Regional do Serviço Militar, que atende a população interessada no alistamento militar, como também de assistência judiciária, no atendimento em questões do direito da família.
No ano de 2013, por exemplo, na Regional Osasco, foram feitos 4.733 atendimentos no setor de identificação, carteira de trabalho e antecedentes criminais. No setor de protocolos e tributos foram feitos 4.430 processos, desde IPTU, ISS e Alvarás. Já na Regional Maracanã são realizados por mês cerca de 3700 atendimentos no protocolo, atendimentos estes que vão desde a requisição de medicamentos e exames, até solicitações de serviços.
Moradores aguardam atendimento em um dos departamentos da Regional
Para o administrador da Regional Maracanã, Celso Cordeiro, a oferta desses serviços em diferentes pontos do município facilita o atendimento. “Quanto mais próximo os serviços públicos estiverem da população melhor, aqui estamos localizados em um local populoso e de grande circulação de pessoas, que ajuda na aproximação dos moradores”, destaca.
Serviço:
Os serviços das Regionais Maracanã e Osasco, quanto o da Prefeitura, na Sede, funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos seguintes endereços:
Prefeitura:
Rua XV de Novembro, 105 Centro – Telefones: 41 3656-8080 / 41 3656-8000
Regional Maracanã:
Rua Dorval Ceccon, 664 – Alto Maracanã – Telefone: 41 3675-5900
Regional Osasco:
Rua Prefeito Pio Alberti, 450 – Jardim Osasco – Telefone: 41 3621-3112
Fotos: Bruno do Carmo/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

PACIENTES RENAIS CRÔNICOS TERÃO TRATAMENTO ESPECIAL




Deputado Federal Jesus Rodrigues PT- PI

Seguridade debate projeto que dá tratamento especial a doente renal crônico

A Comissão de Seguridade Social e Família discute nesta tarde o Projeto de Lei 1178/11, do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), que equipara, para efeitos legais, os doentes renais crônicos às pessoas com deficiência, para que tenham direito a tratamento especial principalmente nas áreas de saúde, educação, transporte, mercado de trabalho e assistência social. Também será debatida a situação dos pacientes renais crônicos no Brasil.
A deputada Carmen Zanotto (PPS-SC) - que é relatora do projeto - propôs o debate com entidades que representem os doentes renais crônicos e as pessoas com deficiência.
O deputado Geraldo Resende (PMDB-MS) sugeriu ampliar a discussão para avaliar também o atendimento dispensado aos pacientes com insuficiência renal crônica na rede pública de saúde e o alto custo dos medicamentos para tratar a doença. O parlamentar lembra que, em dez anos, a taxa de morte de doentes renais crônicos aumentou 38%.

Foram chamados para discutir o tema:
- o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Daniel Rinaldi dos Santos;
- o diretor técnico da Associação Brasileira dos Centros de Diálises e Transplantes, Paulo Luconi;
- o representantes da Associação Pró-Renais Crônicos do Brasil Renato Jesus Padilha;
- o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Presidência da República Janilton Fernandes Lima; e
- um representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Presidência da República e do Ministério da Saúde.
A audiência será realizada no Plenário 7, às 14h30.

Íntegra da proposta:

PROFESSORES RECEBEM AUMENTO

Pagamento do reajuste de professores terá folha complementar


O pagamento do reajuste de 0,6%, promoções e progressões para professores e profissionais da rede estadual de ensino do Paraná será efetivado em folha complementar no dia 4 de outubro. A definição da data para o depósito foi feita pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
beto_richa_julianopedrozoA incorporação do aumento e das vantagens de carreira foi determinada pelo governador Beto Richa na última sexta-feira, 20. No caso do reajustes, a medida garantirá que os professores, inclusive os inativos e pensionistas, recebam os valores retroativos a maio de 2013.  Em outubro, será antecipada a última parcela, de 3,94%, referente à equiparação salarial dos profissionais do magistério.
Em razão de dificuldades operacionais, não foi possível incluir os benefícios na folha normal de setembro. O principal problema foi a parada técnica para a transferência de equipamentos da Celepar para o novo Data Center do Estado, realizada no fim de semana.


QUAL A REAL MOTIVAÇÃO DA GREVE DOS PROFESSORES????


Diante das reivindicações dos professores, a prefeita Beti Pavin apresentou na tarde de sexta-feira, 20, as propostas aos representantes da categoria da rede de educação do município. Na reunião, Beti afirmou que tem todo interesse em valorizar a classe, mas que precisa de um tempo para estabelecer o cronograma de avanços, em função de estar nos primeiros meses da gestão.
Na pauta do encontro, a prefeita anunciou que necessita de um prazo, até o final do ano para apresentar um caminho concreto e possível para a classe e que com certeza virá com boas novidades. Por exemplo, o reajuste de 20% para os educadores infantis e 12% para os professores já em 2014.
Beti também destacou que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores Públicos está sendo revisto, após o fechamento do quadrimestre, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, será feita ainda a revisão do estatuto dos professores e que esta à disposição dos profissionais da educação para conversar a qualquer hora. 

Porém mesmo a prefeitura atendendo a todas as solicitações dos professores e educadores do município, a APMC Sindicato (Associação dos Trabalhadores em Educação), que representa a categoria, mostrou-se irredutível e mesmo antes da assembleia marcada para o dia 20, às 17h30, para avaliar as propostas do executivo, já havia deflagrado a greve em Colombo ?? distribuindo panfletos em frente as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s ??
Nesta segunda, 23, a APMC Sindicato, liderada pelo seu presidente, Claudinei Duarte de Lima, ELE não e deveria estar em sala de aula no período da manhã na cidade de Curitiba ??promoveu a paralisação das atividades deixando alunos da rede municipal de Colombo, sem aulas, prejudicando o ano letivo e os pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os seus filhos ??

"A prefeitura informou que lamenta a greve deflagrada e reafirma que não mediu esforços para atender dentro do possível as reivindicações dos professores e educadores do município".

Reivindicações da categoria e resposta:
1 - Aumento da hora atividade: a prefeitura passou de 20 para 25% a hora atividade a partir do último dia 15 de agosto;
2 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores Públicos: a prefeitura começou a rever o plano de todos os colaboradores da instituição, não somente de uma categoria;
3 – Reajustes: que está previsto para 2014 o reajuste de 20% para os educadores infantis e 12% para os professores;
4 – Audiência com a prefeita: que a prefeita Beti Pavin está aberta e livre para atender a categoria a qualquer horário e data.

Perguntas que ficam no ar:
1 - Porque a APMC Sindicato deflagrou a greve sendo que a prefeitura atendeu todas as reivindicações?
2 - Porque o senhor presidente da APMC, Claudinei Duarte de Lima não estava em sala de aula nesta manhã em Curitiba, local em que os pais de alunos reivindicam mais professores para os seus filhos?
3 - Qual a real motivação desta greve?


fONTE: Blog Ivan de Colombo

Prefeitura e Cohapar conversam sobre parcerias e obras para Colombo


Objetivo é atender prioritariamente a população de baixa renda do município com melhores condições de moradia

Da esq p/ dir: A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin, a prefeita Beti Pavin com o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche
Um parceria entre a prefeitura de Colombo e a Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, está sendo debatida para atender prioritariamente a população de baixa renda do município. Para isso, a prefeita Beti Pavin e a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tânia Mara Tosin se reuniram na quinta-feira, 19, com o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.
“Estamos buscando estes convênios para conseguirmos num curto espaço de tempo, começar a atender a nossa população, e assim poder oferecer melhores condições de vida e moradia com boas linhas de crédito junto a Caixa Econômica Federal, que será nossa outra parceira neste trabalho”, explicou a prefeita Beti Pavin.
Com o objetivo de organizar e programar este projeto, o município está realizando e deve concluir no mês que vem, o mapeamento das ocupações irregulares para fazer a análise real da situação, conforme explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação Tânia Mara Tosin. “Com este levantamento vamos poder controlar e ver quais são as principais demandas”.
Foto: Cohapar
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br