Dilma venceria Aécio e Campos no 1º turno, segundo Datafolha

















Dilma teria 42% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria com 21% e Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum totalizam 16% e outros 7% não sabem em quem votar

A presidente Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição presidencial contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do instituto Datafolha realizada ontem (11). Dilma teria 42% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria com 21% e Campos, 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum totalizam 16% e outros 7% não sabem em quem votar.
A pesquisa é a primeira após a união da ex-senadora Marina Silva com Eduardo Campos. Foram feitas 2.517 entrevistas em 154 municípios, e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Foram testados quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina, pelo PSB, e os de Aécio e do ex-governador José Serra, pelo PSDB. De acordo com a pesquisa, publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo, nas outras três combinações, Dilma não teria índice suficiente para garantir a reeleição no primeiro turno.
A disputa seria mais acirrada é que inclui Marina e Serra. Nesse cenário, Dilma soma 37% dos votos, Marina, 28%, Serra, 20%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%. Contra Serra e Campos, Dilma teria 40%, o tucano, 25%, o socialista, 15%, brancos, nulos e nenhum, 15%, e não sabem, 6%. No confronto envolvendo Marina e Aécio, a presidente teria 39%, a ex-senadora 29%, o senador, 17%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%.
Ainda de acordo com o Datafolha, Dilma venceria todas as simulações de segundo turno. A vitória mais apertada seria contra Marina: 47% a 41%. No enfrentamento com Aécio Neves, a petista ganharia por 54% a 31%. Contra Serra, a presidente seria reeleita por 51% a 33%.
O maior índice de rejeição é ao nome de José Serra: 36% não votariam no ex-governador paulista. Dilma tem rejeição de 27%, Campos, 25%, Aécio, 24% e Marina, 17%.

Fogo atinge depósito do Magazine Luíza em Almirante Tamandaré



Bombeiros que foram deslocados ao prédio em chamas relataram que coluna de fumaça podia ser vista de longe. Fogo foi controlado rapidamente e não deixou feridos

Um incêndio queimou parte de um depósito do Magazine Luiza, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, neste sábado (12). O chamado ao Corpo de Bombeiros, que atendeu à ocorrência, foi registrado por volta das 17 horas. Não houve vítimas em decorrência do incidente.
Os bombeiros que foram ao local relataram à central que podiam ver de longe a fumaça que saía da construção em chamas. A primeira equipe deslocada ao ponto do incêndio levou cerca de quatro minutos para começar o combate às chamas.
Ao chegar ao prédio, os agentes constataram que apenas uma área utilizada para a exposição de móveis incendiou. Apesar de haver muita fumaça, as chamas foram rapidamente controladas e pouca água precisou ser utilizada. Cerca de 30 metros foram consumidos pelo fogo.

Pelo menos 12 pessoas morrem em naufrágio no Círio Fluvial no Amapá


De acordo os bombeiros, além das 12 mortes confirmadas, seis pessoas continuam desaparecidas. São três crianças e três mulheres
O Corpo de Bombeiros de Macapá (AP) divulgou, na noite deste sábado (12/10), que 12 corpos foram resgatados da embarcação que naufragou pela manhã, durante Círio Fluvial em homenagem à Virgem de Nazaré. De acordo os bombeiros, além das 12 mortes confirmadas, seis pessoas continuam desaparecidas. São três crianças e três mulheres.
O prefeito de Macapá, Clécio Luís (PSOL) decretou luto oficial de três dias na cidade.
Em respeito a dor das pessoas que perderam parentes no naufrágio a Diocese de Macapá também está orientando os fiéis a não soltarem fogos nas procissões de trasladação da imagem da Virgem de Nazaré - que acontece à noite - nem na procissão do Círio marcada para este domingo.
A embarcação de pequeno porte, alugada para o Sindicato dos Servidores Públicos, naufragou quando retornava para Santana. O Círio Fluvial, com 50 embarcações, em homenagem à Virgem de Nazaré, padroeira da Amazônia, sai do município de Santana, a 24 km da capital, tendo como ponto de chegada Macapá.
Causas
A procissão fluvial partiu de Santana por volta das 7h30 deste sábado, chegando em Macapá por volta das 11 horas. De acordo com sobreviventes, o barco bateu num barranco e virou. "Foi questão de segundos", disse um sobrevivente. Segundo ele, mais de cem pessoas estavam na embarcação, a maioria na parte de cima - o que teria deixado o barco sem lastro. Não se sabe ainda o número de desaparecidos. O Corpo de Bombeiros está fazendo buscas próximo ao local do naufrágio.
Orlando Silva, que estava na embarcação, disse que foi tudo muito rápido. O barco virou em questão de segundos. Ele conta que ainda conseguiu ajudar a salvar pessoas.
Alguns sobreviventes dizem que o barco estava superlotado, enquanto outros afirmam que a embarcação bateu em algo, provavelmente em um tronco de árvore, e virou. No Pronto Socorro é grande a movimentação de pessoas em busca de notícias de parentes que estavam a bordo.
No entanto, em entrevista ao Broadcast Carlos Neves, capitão dos Portos no Amapá, disse não havia indício de superlotação e que foi feita uma vistoria dos barcos na saída para a procissão. Segundo ele, a embarcação que naufragou transportava apenas 40 pessoas, número de sua capacidade máxima, na ida para Macapá e havia colete para todos. "Não sabemos como o acidente aconteceu, vamos ter que apurar", afirmou o capitão.

Vereador cassado vai à polícia para tentar reaver mandato


12 de outubro de 2013

O vereador que não votou pelo aumento dos colegas e pela criação de cargos em uma única secretaria denuncia perseguição

O vereador Gilmar Luis Cordeiro, presidente cassado da Câmara de Vereadores de Piraquara, fez hoje um boletim de ocorrência no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) em Curitiba. Ontem ele perdeu o mandato por 10 votos a 2. Um vereador se absteve. Os parlamentares votaram a cassação depois que a Comissão Processante da Casa apresentou um relatório apontando que Gilmar realizou quebra de decoro parlamentar por duas vezes. Mas, na verdade, tudo não passa de uma jogada para tirar Gilmar Luis Cordeiro do cargo.
Gilmar Luis Cordeiro
Gilmar Luis Cordeiro
O boletim de ocorrência foi registrado devido a extorsão que Cordeiro sofreu antes da votação da cassação do mandato. Em um trecho em áudio o presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Piraquara, Erondir Lopes comenta com uma assessora para que Cordeiro abandone o cargo.
A defesa se baseia no fato do processo administrativo ter desvio de finalidade e abuso de poder. A expectativa é de que um mandado de segurança seja julgado amanhã ou segunda-feira para anular o decreto de cassação. Com a decisão em caráter liminar Cordeiro pode retornar à presidência.
“Querem retirá-lo da presidência porque ele é diretor da escola e alegam quebra de decoro. É um absurdo. Ele tem parecer por escrito da secretaria de Educação que permite atuar na Câmara e na escola”, garante o advogado Pedro Henrique Farah.
Motivação
Informações apuradas pelo blogdajoice.com apontam que a cassação ocorreu em virtude de Gilmar Luis Cordeiro não compactuar com a maneira que a política é exercida no município.
Durante a gestão como presidente da Câmara, Cordeiro realizou corte do subsídio dos vereadores e do prefeito em razão de ilegalidades na forma do aumento.
Além disso, ele deu o voto de minerva contrário ao projeto de lei que previa a criação de 60 funções gratificadas na Secretaria de Obras do Município de Piraquara.
A cassação
Durante a cassação, seis fatos foram apresentados no processo administrativo contra Gilmar Luis Cordeiro. Entre eles estão a contratação em processos de dispensa de licitação caracterizando o fracionamento de despesas; contratação de serviços com verba pública, quando servidores da câmara poderiam fazê-lo; contratação de empresa para prestação de serviços de divulgação que não possui mídia impressa.
Dois fato culminaram na cassação do mandato. O primeiro deles é o exercício concomitante, inconstitucional e ilegal do cargo de presidente da Câmara Municipal e do cargo efetivo de diretor da escola estadual Vila Macedo. A comissão entendeu que esse fato constitui quebra de decoro parlamentar, apesar do direito ser garantido pela Constituição Federal (Art. 38, III).
O segundo é o exercício de funções administrativas do filho de Cordeiro nas dependências da Câmara Municipal. A votação também terminou em 10 x 2. Durante o processo houve depoimento da Chefe de RH que atestou que o filho do Vereador nunca foi servidor da Casa e nunca recebeu ordens dele. A Controladora Interna da Casa também atestou que a presença do filho de Cordeiro na Câmara era circunstancial.
Fonte: Blog da Joice

Mais de 2 mil políticos são flagrados recebendo o Bolsa Família


11 de outubro de 2013
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) flagrou, por meio de um levantamento, 2.168 políticos eleitos que teriam recebido dinheiro do Bolsa Família, do governo federal.  De acordo com a pasta, o motivo do cruzamento de dados foi “garantir a qualidade das informações cadastrais e, consequentemente, a focalização do Bolsa Família”. Para isso, foi feito o cruzamento da folha de pagamento do programa de transferência de renda com a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
cartao-bolsa-familia
Um decreto de 2004, proíbe qualquer político eleito e empossado de receber os benefícios do Bolsa Família. Quem foi flagrado neste ato, teve o benefício bloqueado em fevereiro de 2013. Após o bloqueio, o ministério enviou às prefeituras um questionário com perguntas relativas à situação dos políticos identificados.
A lei que versa sobre o tema diz que “será obrigado a efetuar o ressarcimento da importância recebida o beneficiário que dolosamente tenha prestado informações falsas ou utilizado qualquer outro meio ilícito, a fim de indevidamente ingressar ou se manter como beneficiário do Programa Bolsa Família”.
Como o bloqueio do pagamento do Bolsa Família dos 2.168 beneficiários que foram confirmados como políticos eleitos ocorreu no mês de fevereiro de 2013, o único pagamento recebido foi em janeiro deste ano. As informações são do Terra.

Ex-primeira-dama recupera aposentadoria após liminar


12 de outubro de 2013
A esposa do ex-governador Orlando Pessuti, Regina Pessuti obteve uma liminar e recuperou sua aposentadoria como consultora jurídica da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O salário é de R$ 10,2 mil por mês.
6
Os pagamentos estavam suspensos desde março quando presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), alegou irregularidade no pedido de aposentadoria.
A contestação é de que Regina foi nomeada sem passar por concurso em 1º de junho de 1985. Em 1988 uma resolução permitiu a efetivação no setor público apenas de funcionários que haviam sido contratados sem concurso até outubro de 1983. Regina volta a receber o salário a partir deste mês.
fONTE: Blog da Joice

BANCOS ABREM NA SEGUNDA FEIRA DIA 14 EM TODO O BRASIL

Bancários encerram greve após 22 dias

11 de outubro de 2013
Os bancários aprovaram no início da noite desta sexta-feira (11) a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e decidiram encerrar a greve que já durava 22 dias. Em assembleia, os bancários no Paraná seguiram a orientação do comando nacional de greve para aceitarem a proposta.
greve-bancos
A Fenaban ofereceu aumento de 8% nos salários dos bancários, o que representa reajuste real de 1,82%. Dentro da proposta ainda estava índice de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial, além de 2,2% de participação nos lucros. O percentual de reajuste salarial ficou abaixo dos 11,93% que era a reivindicação inicial da categoria. Eles ainda pediam maior participação nos lucros e resultados e piso salarial de R$ 2.860,21.
Em Curitiba, 0 Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana ainda terminava, por volta das 18h30 desta sexta-feira (11), a assembleia na capital, mas já havia aprovado a proposta da Fenaban. Os bancários ainda analisavam as propostas apresentadas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, que são diferentes. Na capital, as agências também devem voltar a funcionar a partir de segunda-feira.Em Londrina, a decisão pelo retorno ao trabalho foi por ampla maioria, segundo o secretário de imprensa do Sindicato dos Bancários de Londrina, Joseph Sônego. Entre os 164 membros da categoria presentes na assembleia, apenas oito votaram contra e três se abstiveram de votar.Segundo Sônego, o movimento nas agências da cidade deve ser maior na segunda (14) e terça-feira (15). A procura por parte dos clientes deve ser maior por causa do pagamento de contas e títulos que não são aceitos em caixas eletrônicos.As propostas específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também foram aprovadas por seus funcionários.
Nas duas cidades, para compensar os dias parados, os bancários vão trabalhar até o dia 15 de dezembro uma hora a mais. Outras regiões do estado ainda decidem nesta sexta-feira se retomam as atividades. As informações são do jornal Bonde.

Colombo Empregos: 124 vagas de emprego estão disponíveis nas Agências do Trabalhador do município


 11 DE OUTUBRO DE 2013
Estão disponíveis nas duas agências do trabalhador em Colombo, 124 vagas de emprego. As funções com maior número de empregos são para: auxiliar de produção, seguidas de soldador, atendente de balcão, oficial de serviços gerais, servente de obras e técnico em manutenção de equipamentos de informática.
Moradores de Colombo que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, seja para o primeiro emprego ou a recolocação profissional, podem ir até uma das agências e fazer o cadastro. É possível visualizar as vagas disponíveis para cada perfil pela internet, basta fazer a habilitação ou a atualização do cadastro, na Agência do Trabalhador, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serviço:
  • Agência do Trabalhador – Maracanã – Rua Durval Ceccon, 664, Park Shopping Colombo. Telefone: 3666-6066
  • Agência do Trabalhador – Sede – Rua Venâncio Trevisan, 111. Telefone: 3656-5001.
As vagas disponíveis estão sujeitas à mudanças, sem aviso prévio.
VAGAS: 11/10/13
VagasDescrição da Vaga
1Açougueiro
1Acabador de mármore e granito
2Ajudante de carga e descarga de mercadoria
1Ajudante de eletricista
2Almoxarife
4Atendente de balcão
1Atendente de lanchonete
2Auxiliar de cozinha
2Auxiliar de escritório
1Auxiliar de estoque
2Auxiliar de limpeza
29Auxiliar de linha de produção
1Auxiliares administrativos e de escritórios
3Caixa (supermercado)
3Carpinteiro
3Confeiteiro
2Copeiro
3Cozinheiro geral
1Cuidador de idosos
1Cuidador de idosos domiciliar
2Eletricista
2Embalador, a mão
1Empregado doméstico nos serviços gerais
2Engenheiro orçamentista
1Engenheiro projetista
2Inspetor de qualidade
2Instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança
1Mecânico de automóvel
2Montador de móveis e artefatos de madeira
2Motoboy
3Motorista de automóveis
4Oficial de serviços gerais
2Operador de máquinas fixas, em geral
2Padeiro
1Padeiro confeiteiro
2Pedreiro
1Pintor de obras
3Porteiro
1Recepcionista, em geral
1Servente (construção civil)
4Servente de obras
7Soldador
4Técnico em manutenção de equipamentos de informática
2Torneiro mecânico
3Vendedor interno
Mais informações sobre a prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Rua Castro Alves, no Jardim Curitiba, recebe novas tubulações


 11 DE OUTUBRO DE 2013

Manilhas de diâmetro maior foram colocadas para facilitar o escoamento da água das chuvas

Obra veio de encontro às solicitações dos moradores do bairro
Com o objetivo de evitar os danos causados pelos alagamentos, ocasionados pelo volume das chuvas, a Prefeitura Municipal de Colombo através da Secretaria de Obras e Viação começou há 15 dias a troca de tubulações na Rua Castro Alves, no bairro Jardim Curitiba.
A iniciativa dá continuidade aos trabalhos contra as enchentes e era uma necessidade antiga e pedido constante dos moradores desta região, como destaca a Prefeita Beti Pavin. “Recebíamos solicitações sobre a situação desta rua, e agora, após estudos e projetos pudemos executar a obra”, explica.
Castro Alves, no Jardim Curitiba, sofria com danos causados pelas enchentes
Nos serviços, estão sendo feitos a troca dos tubos de concreto por outros com o dobro do diâmetro, passando de 40 para 80 de largura, que é para facilitar a passagem das águas. O secretário de Obras e Viação, João Maria Rodrigues, conta que esta obra faz parte do Projeto de Combate a Enchentes, que já beneficiou outros endereços da cidade.
“Desde o início de agosto estão sendo feitas outras obras com o objetivo de eliminar os problemas causados pelas enchentes em Colombo e a previsão é de que outros locais do município também sejam contemplados com as melhorias”, completa.
Troca de tubulações irá garantir melhor escoamento da água
Endereços como Rua Arapongas, Araucária e Atalaia, no bairro Guaraituba, Rua das Oliveiras, no bairro Embu e Rua João Gusso, no bairro rural Bacaetava também receberam as obras de prevenção de enchentes.
Fotos: Bruno do Carmo/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Programa Colombo Mais Esportes tira crianças das ruas e coloca no pódio


11 DE OUTUBRO DE 2013

Atletas mirins são revelações do projeto, que dá aulas de diversas modalidades no contra turno escolar

No Programa Colombo Mais Esportes os alunos têm acesso às modalidades de futsal, vôlei, futebol, basquete, handebol e atletismo
Na contramão de uma perspectiva de jovens nas ruas, o município de Colombo lança o Programa Colombo Mais Esportes, garantindo a ocupação deles no contra turno escolar, dando uma oportunidade para o ingresso no esporte. O programa atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos nos campos de futebol e ginásios do município.
Para o chefe da divisão de esportes, Jomir Pacheco, o projeto é uma das formas que o município tem de dar qualidade de vida à criança colombense. “As crianças, por meio deste programa, têm a oportunidade de se tornarem atletas, com a regência de dez profissionais do esporte. Além disto, estamos sempre procurando firmar parcerias no campo esportivo, para podermos beneficiar cada vez mais a população, desde crianças até idosos”, destacou Pacheco.
Os alunos fazem aulas de diversas modalidades, como futsal, vôlei, futebol, basquete, handebol e atletismo, entre outras. As atividades acontecem por toda a cidade, nos ginásios da Sede, e dos bairros Santa Teresa, Osasco, Rio Verde e Guaraituba. No Estádio Municipal do Imperial e nos Campos de Futebol Lordes Geraldo, União Guaraituba, Sociedade Guaraituba, Colombense e Jardim Paraná também acontecem as escolinhas de futebol.
Integração e motivação
As atividades acontecem nos cinco ginásios do município e o departamento de Esportes também oferece Escolinhas de Futebol nos campos de Colombo
E para promover a integração dos atletas, os coordenadores dos ginásios e campos organizam amistosos periodicamente. Os jogos também são uma forma de treinamento, não somente esportivo, como de vida, segundo o chefe de Modalidades Esportivas, Rodrigo Marcel Coradin. “Estes jogos promovidos pela coordenação dos times garante uma convivência maior e o incentivo ao espírito esportivo. O resultado de tudo isso são atletas que se destacam e que estão de parabéns pela dedicação ao esporte, como o Vitor Motim, que recentemente bateu um recorde estadual. Não só ele, como todos os demais atletas são o motivo do nosso orgulho,” destacou Coradin.
O atleta Vitor Gabriel Motim foi a grande revelação do Programa Colombo Mais Esporte, e destaque no 15º Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo realizado em Maringá, no último mês de setembro (Confira a reportagem no link http://portal.colombo.pr.gov.br/?p=10056). O evento contou com a participação de 30 atletas colombenses que trouxeram na bagagem a 4ª colocação geral no pré-mirim masculino. Vitor, de apenas 12 anos, foi o campeão da prova de arremesso de peso e da prova de lançamento de disco, na qual ele quebrou o recorde paranaense, atingindo a marca de 43 metros.
Para os idosos, o programa disponibiliza aulas de ginástica, e quem quer ingressar, pode ir até o ginásio mais próximo
Os atletas têm aulas duas vezes por semana, e além das modalidades esportivas, os ginásios disponibilizam aulas de ginástica para os idosos e aulas de atletismo na área rural, das quais mais de 80 crianças fazem parte. Para se inscrever no Programa o interessado deve se dirigir até o ginásio ou campo de futebol mais próximo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3656 4960.
Fotos: Dayana Moreira/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br