Cel. Kogut assume oficialmente como comandante-geral da Polícia Militar do Paraná


15 de outubro de 2013
O novo comandante-geral da Polícia Militar tomou posse na tarde desta terça-feira. Em uma cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral, o Coronel César Kogut assumiu o cargo no lugar do Coronel Roberson Bondaruk, que ficou a frente da corporação por 1 ano e 11 meses.
IMG_2427
Cel. Kogut diz que é um sonho assumir o Comando Geral (Foto: Juliano Pedrozo)
Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o Governador Beto Richa e o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques. A solenidade contou com a passagem oficial de comando e um desfile dos policiais militares.
Cel. Bondaruk passa simbolicamente o comando da PM ao Cel. Kogut. Ao fundo, governador Beto Richa. (Foto: Juliano Pedrozo)
Cel. Bondaruk passa simbolicamente o comando da PM ao Cel. Kogut. Ao fundo, governador Beto Richa. (Foto: Juliano Pedrozo)
Ao deixar o cargo, Bondaruk agradeceu a oportunidade e citou o trabalho realizado pela Polícia Militar na redução de homicídios. Ele ficou a frente por 687 dias. Ontem, em entrevista coletiva, o ex-comandante justificou a saída alegando que o modelo de administração militar prevê que o tempo máximo no comando seja de dois anos.
Richa parabenizou Bondaruk pelo trabalho desenvolvido na PM e destacou o empenho e o trabalho incansável para a melhoria na segurança pública do estado.
Richa enfatizou que os bons resultados apresentados pelo Cel. Kogut no Norte do Estado foram decisivos para escolha como Comandante-Geral. (Foto: Juliano Pedrozo)
Richa enfatizou que os bons resultados apresentados pelo Cel. Kogut no Norte do Estado foram decisivos para escolha como Comandante-Geral. (Foto: Juliano Pedrozo)
Coronel Kogut, que estava lotado no 2º Comando Regional, em Londrina, disse ao assumir o cargo que vai trabalhar para o aumento de efetivo. A previsão é de que no mês que vem novos oficiais sejam nomeados.

Prefeitura realiza 8ª Caminhada Internacional da Natureza

 15 DE OUTUBRO DE 2013

Circuito que acontece no dia 27, domingo, contemplará a região do Imbuial da Roseira

No próximo dia 27, domingo, acontece a 8ª edição da Caminhada Internacional da Natureza. Moradores de Colombo e região estão convidados para participar do trajeto de aproximadamente 11,1 km e que percorre pontos importantes da cidade.
O evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal de Colombo, através da secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, é aberto para a participação de pessoas de todas as idades, sendo uma opção divertida para toda a família.
Os participantes irão se concentrar em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz, na Rua Vicente Betinardi, 70, no bairro Roseira, onde poderão realizar alongamentos e exercícios antes da saída da caminhada, que acontecerá a partir das 8h30 até as 9h30. Após a largada, os participantes irão se deslocar por quatro postos.
Os postos por onde os visitantes irão passar e apreciar algumas das belezas de Colombo são: 1º: Restaurante e Café Colonial É da Pam; 2º: Chácara Seu João; 3º: Sítio Santa Terezinha e 4º: bifurcação Pedro Taverna, até a chegada que será no mesmo local da concentração, a Igreja Nossa Senhora da Luz.
Antes da saída, a comunidade local estará servindo café da manhã a ser servido a partir da 7h30 até as 9h30 ao custo de R$ 8,00, com bolos, pão caseiro, geleias, café, leite e suco natural, e a boa comida também estará à disposição dos participantes. No almoço, o cardápio terá frango e porco assado, risoto, arroz branco e salada a R$ 20,00, servido a partir das 11h30. Lembrando que tanto o café quanto o almoço é opcional.
As inscrições estão disponíveis através do link – http://colombo.caminhadas.info ou pelo site www.ecobooking.com.br até dia 24/10, na qual já deverá ser reservado o almoço e café da manhã. A organização está solicitando a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado a PROVOPAR – Colombo.
Como chegar ao local: a partir do trevo do Atuba, antigo trevo da Penha, Curitiba.
Acesse o link:
OBS: Haverá feira de produtos da região ao final da caminhada.
INFORMAÇÕES:
Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo
Departamento de Turismo (41) 3656-6600.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Ações para contenção de enchentes acontecem no Jardim Ana Rosa


 15 DE OUTUBRO DE 2013

Meta é solucionar situação de pelo menos mais 20 outros pontos da cidade até o final deste ano

Prefeita Beti Pavin acompanha o andamento das obras no Jardim Ana Rosa
O mês de outubro, marca, efetivamente, o início das obras que serão realizadas afim de conter as enchentes que ocorrem em Colombo, com maior intensidade nos primeiros meses do ano. A meta da Prefeitura de Colombo, através da secretaria Municipal de Obras e Viação é acabar com pontos de enchente em pelo menos 20 localidades do município.
Troca de tubulações irá ajudar no escoamento das águas do córrego
“Já realizamos várias ações pontuais em diversos lugares de Colombo desde o início do ano, e agora, após mapear todo o município estamos com esta grande frente de trabalho que tem o objetivo de eliminar de vez este problema de alagamentos em épocas de fortes chuvas, que acontecem nos meses de calor intenso”, disse a prefeita Beti Pavin, que visitou uma das obras, a do Jardim Ana Rosa.
O local escolhido para ser o primeiro a receber esse benefício é o bairro Jardim Ana Rosa, mais especificamente um córrego localizado entre as ruas: Pardal e Miguel Piekarz. Moradores da região afirmam que sofriam sempre com as chuvas, perdendo até mesmo móveis e objetos pessoais. “Da última vez que alagou, molhou tudo dentro de casas de toda a vizinhança”, afirma a moradora há quase 30 anos do local, Maria Neide.
Limpeza ajuda a tirar entulhos e terra que dificultavam a passagem do rio
E melhorar a condição de vida dos moradores do local é um dos principais objetivos desta obra, que iniciou no dia 07, e tem previsão de término para o final deste mês, como conta o secretário de Obras e Viação, João Maria Rodrigues. “A partir desta obra, que começamos aqui no Jardim Ana Rosa, pretendemos beneficiar a vida da população da cidade, que muitas vezes sofre com o aumento das chuvas e conseqüentes alagamentos”, declara.
E para isso, está sendo feita a limpeza do córrego (desassoreamento), a troca de tubulações (manilhas antigas de 0,40m para novas de 1,20 de diâmetro) – facilitando assim o escoamento da água e também a construção de um tanque de contensão de água, com abertura de três níveis conforme a quantidade das chuvas – ao invés da água correr, ela será represada.
O secretário ainda explica que o córrego em questão é um afluente do Rio Atuba, e isto reflete em melhorias para vários locais, em que o rio passa. “Com esta obra, enchentes no bairro Atuba, por exemplo, também podem ser erradicadas, ou seja, o resultado de uma obra acaba refletindo em benefícios de outras”, defende.
Alagamentos preocupavam os moradores do local,  pela proximidade de suas casas com o rio
Ainda de acordo com o secretário de Obras e Viação, estas obras estão sendo feitas em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, reforçando o cuidado da Prefeitura com a vegetação local, evitando desmatamentos e danos à natureza.
Desde o começo do ano a secretaria vem realizando projetos de reparação em pontos específicos da cidade, mas agora com a intensificação do projeto, mais lugares serão contemplados. As próximas localidades que serão beneficiadas com as obras de contenção de enchentes serão: bairros da área rural e o bairro São Gabriel.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Programa REFIS 2013 entra na última quinzena de prazo


 15 DE OUTUBRO DE 2013

O contribuinte que paga o IPTU à vista pode fazer pela internet e garante o direito de 100% de desconto nos juros e multas

O Programa de Recuperação Fiscal – REFIS 2013, lançado pela Prefeitura de Colombo em agosto de 2013, entra na última quinzena de prazo. Os contribuintes que possuem tributos vencidos até 31 de dezembro de 2012, podem quitá-los à vista ou parceladamente, com descontos nos juros e multas e o prazo para a negociação vai somente até o próximo dia 31.
O secretário da Fazenda, Márcio Strapasson, alerta para o agravante de o contribuinte não reparcelar suas dívidas no prazo. “Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, passado este prazo dado para a negociação, o município tem a obrigação de realizar o ajuizamento da dívida, o que faz com que o contribuinte acabe perdendo os descontos, que são bem vantajosos, desperdiçando a oportunidade de estar em dia com o município”, lembra Strapasson.
A iniciativa da Prefeitura de Colombo, através da Secretaria da Fazenda, tem como principal objetivo priorizar a quitação dos débitos, facilitando o acesso ao pagamento e garantindo, a quem paga o valor à vista, 100% de desconto. Além disto, o pagamento à vista ainda garante a comodidade da emissão da guia pela internet, no site da Prefeitura em www.colombo.pr,gov.br. Para emitir o documento o contribuinte deve acessar o menu lateral do site e clicar em Prefeitura 24 horas. Para ter acesso ao ambiente, o internauta deve inserir no campo indicado a sua inscrição municipal e, seguindo o passo a passo do próprio site, poderá emitir a guia para a quitação dos débitos de forma prática e rápida.
Quem optar pelo parcelamento da dívida, pode fazer em seis, 12, 24 ou 36 parcelas, com descontos que variam de 80%, para o menor número de parcelas, até 30%, para o parcelamento em 36 vezes. Neste caso o contribuinte deve se dirigir à Prefeitura, sede ou regionais, e apresentar a documentação necessária para realizar o parcelamento dos débitos.
O investimento
A proposta da Prefeitura com o REFIS 2013 é promover a regularização do contribuinte e ao mesmo tempo arrecadar fundos para garantir os investimentos na saúde, na educação e na infraestrutura de Colombo. “A intenção é do programa, aliado a estes descontos, é facilitar a vida do contribuinte em relação aos seus débitos perante o município e assim garantir os investimentos e melhores condições de vida”, afirmou o secretário.
Mais informações podem ser obtidas nos seguintes telefones:
Sede – 41-3656.8080
Regional Maracanã – 3675.5900, Regional Osasco – 3621.1382, Dívida Ativa – 3656.8098, ISS – 3656.8015 e Contribuição de Melhoria – 36568018.
Para ir pessoalmente até a Prefeitura para quitação dos débitos os endereços são: Sede – Rua XV de Novembro, 105 / Regional Maracanã – Rua Dorval Ceccon, 664 / Regional Osasco – Rua Prefeito Pio Alberti, 450.
Confira a tabela com os percentuais de descontos e formas de pagamentos oferecidos pelo REFIS 2013:
Percentual de Desconto
Forma de PagamentoJurosMulta
À Vista100%100%
Em 06 parcelas80%80%
Em 12 parcelas60%60%
Em 24 parcelas40%40%
Em 36 parcelas30%30%
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

BOMBA: TSE votou hoje legitimidade do mandato de Beti Pavin



O pleno do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reuniu-se agora a pouco, para votar um pedido de ilegitimidade do mandato de Beti Pavin à frente da prefeitura de Colombo.
O ministro Marco Aurélio reviu sua decisão monocrática em favor de Beti Pavin, alterando assim a sua decisão anterior.
Na votação, o resultado final foi de 06 votos a 0.



06 a 0 em favor de Beti Pavin!
  
Chupem agourentos de plantão!

Mais detalhes a qualquer momento...

Fonte: Blog Wilson Vieira

Beti Pavin conversa com empresário sobre projetos e parcerias


WEBMASTER 14 DE OUTUBRO DE 2013

Prefeita quer fortalecer e ampliar o setor de comércio e serviços do município

Prefeita e equipe reunida com o empresário supermercadista de Colombo, Dionei da Silva
A prefeita de Colombo, Beti Pavin recebeu na última semana, dia 09, a visita do empresário do setor supermercadista de Colombo, Dionei da Silva que conversou sobre projetos e parcerias para o ramo do comércio e prestação de serviços do município. Na ocasião, a prefeita esteve acompanhada do secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa.
“Aqui em Colombo o setor de comércio e prestação de serviços é muito forte, e queremos fortalecer mais e atrair novos negócios. E para isso estamos sempre abertos ao diálogo para estabelecer projetos que venham de encontro aos anseios dos empresários como também da população, para ampliarmos a oferta de empregos e consequentemente de renda”, destacou Beti Pavin.
De acordo com a prefeita, o município tem realizado investimentos e atraído parcerias com outras esferas de governo a favor da expansão deste ramo de atividade para oferecer infraestrutura para quem quer se instalar em Colombo ou ampliar seus negócios. Destaque para as obras de duplicação da Rodovia da Uva, da Rua da Pedreira e negociações para o Contorno Norte e Corredor Metropolitano.
Beti Pavin assina documentos e destaca que quer valorizar o setor de comércio e serviços da cidade
O proprietário do supermercado Rio Verde, Dionei da Silva informou a prefeita Beti Pavin que realizou recentes ampliações em uma das quatro unidades que possui em Colombo, na loja da Estrada da Ribeira, e que a empresa conta com 700 funcionários diretos que gera 2100 postos indiretos. O encontro também contou com a presença do vice-prefeito, Ademir Goulart.
Foto: Bruno do Carmo/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Projeto Vida na Água abre inscrições para pedidos de alevinos


 14 DE OUTUBRO DE 2013

Várias espécies podem ser adquiridas pelo programa, que objetiva incentivar a diversificação dos trabalhos no campo

Produtores interessados em se inscrever no Programa devem ir até a secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento
Estão abertas a partir desta segunda-feira (14) as inscrições para o Projeto Vida na Água, o programa de subsídio para a aquisição de alevinos. A iniciativa consiste na distribuição de alevinos com a participação dos produtores rurais do município de forma subsidiada pela Prefeitura Municipal por meio da secretaria da Agricultura e Abastecimento.
O secretário da pasta, Marcio Roberto Toniolo, explica a importância do programa para os agricultores da cidade. “A piscicultura vem adquirindo destaque no espaço agropecuário, dando rendimentos, melhorando o cenário econômico, e por isto é importante oferecer aos produtores rurais, este subsídio, que é de 50%”, destacou Toniolo.
Serão beneficiados com o subsídio os produtores que residem na área rural do município de Colombo, que estejam devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAA) através do Cadastro de Produtor Rural – CAD-PRO ou no Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) através da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf).
Vantagem para o produtor, vantagem para o município
O programa tem por objetivo diversificar as fontes de renda dos pequenos produtores rurais do município e incentivar o aumento da produção de peixes para o consumo familiar, além da venda em feiras livres. Outra vantagem do programa é melhorar o aproveitamento do potencial hídrico do município, reservatórios de água e dos viveiros existentes.
A organização e o desenvolvimento dessa atividade oferece uma alternativa a mais de renda e a fixação do homem no campo. O incentivo pode ser utilizado na compra de alevinos de várias espécies, como Carpa, Tilápia, Bagre Africano, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari. Metade do valor da compra é pago pela Prefeitura, através da secretaria, e os outros 50% do montante é de responsabilidade do produtor.
Para poder acessar o subsidio o produtor deve apresentar cópia do extrato da DAP ou CAD-PRO, além do RG, do CPF e do comprovante de endereço. Os pedidos podem ser feitos a partir deste dia 14 até 14 de novembro de 2013, diretamente na secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771, no Parque da Uva. Para mais informações o produtor pode ligar para 3656-4849.
Serviço:
Programa de Subsídio de Alevinos
Data: de 14/10 a 14/11 de 2013
Documentação necessária: Cópia do extrato da DAP ou CAD-PRO, RG, CPF e comprovante de endereço
Local: Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771, anexo ao Parque da Uva
Telefone: 41-3656-4849
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Festas à fantasia encantam a imaginação de alunos de Colombo


14 DE OUTUBRO DE 2013

Alunos do CMEI Crisálida foram recebidos com festa e muitas brincadeiras na comemoração ao Dia das Crianças

Alunos do CMEI Crisálida se divertiram com fantasias, brincadeiras e oficinas
“A arte encanta e ensina”. A frase pode resumir o clima da festa à fantasia, que aconteceu na última quinta-feira (10) no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Crisálida, no bairro Rio Verde em Colombo, em comemoração ao Dia das Crianças. O evento, que durou o dia todo, teve a manhã destinada para a promoção de oficinas e a tarde reservada para muita alegria com a realização da festa, que contou com recreação, lanche e brincadeiras.
Para a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Pavin, as atividades de recreação contribuem para a educação das crianças. “Estes estímulos, que mesclam imaginação e práticas lúdicas, são muito importantes, para as crianças exercitarem o seu intelecto e se desenvolverem”, defende.
Os cerca de 178 alunos do CMEI, com idade entre 4 meses e 5 anos, puderam participar das oficinas de jogos, tapete de leitura, artes visuais e camarim de pintura artística. À tarde, eles dançaram e se divertiram em brinquedos como cama elástica e piscina de bolinhas, com suas fantasias, a maior parte delas confeccionadas pelos próprios pais e outras emprestadas pela escola.
Cama elástica e piscina de bolinhas garantiram a festa da criançada
De acordo com a diretora do CMEI, e autora da frase citada no início desta reportagem, Nilza Candido Bellemer, a confecção das fantasias teve papel importante para cumprir o objetivo da festa. “Os alunos puderam entrar nos personagens, vestindo acessórios e fantasias, muitos deles confeccionados pelos próprios pais, e isso ajudou na troca de aprendizado e cultura entre toda a família”, conta.
Novas experiências
A diretora ainda destaca que um dos principais objetivos da realização deste dia, que se diferenciou da rotina dos alunos, foi a valorização da arte e da fantasia, para que os pequenos tenham outras vivências. “Fazer com que os alunos vejam que a arte e a cultura estão presentes em vários aspectos, desde a música, até em fantasias e histórias, é um estímulo ao processo de aprendizado e à alegria da criança”, declara.
Fantasias, acessórios e pinturas fizeram da festa de Dia das Crianças um evento divertido e especial
Além do CMEI Crisálida, outras instituições comemoraram o Dia das Crianças. Na sexta-feira (11), foi a vez dos alunos do Projeto Pró – Criando, do bairro Ana Rosa. No próximo dia 17 de outubro será realizada uma comemoração nos Projeto Pró – Criando dos bairros São Dimas e Monte Castelo. E na sexta-feira (18) acontecerá a festa dos alunos do Projeto Pró – Criando Irmão Caçula, no bairro Guaraituba.
O Pró-Criando é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Colombo através da Secretaria da Ação Social e Trabalho, para atender crianças de 6 a 15 anos, no contra turno escolar. Ao todo, são 1.300 crianças que frequentam os nove núcleos do projeto distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
FOTOS: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br