82% das obras estão concluídas na Arena da Baixada, diz CAP S/A


20 de outubro de 2013
A CAP S/A publicou o balanço das obras concluídas até Setembro. Segundo a empresa, 82,7% da reforma já está pronta para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.
Foto: divulgação CAP S/A
Foto: divulgação CAP S/A
No mês passado foram feitos ajustes nas vigas principais da estrutura metálica da cobertura e também a colocação de diversas vigas secundárias na reta da Getúlio Vargas. Além disso, estão sendo feitos trabalhos de acabamentos internos e trabalhos na área onde será o estacionamento.Confira o relatório divulgado:
- Terraplanagem:
Continua sendo removido aterro existente para nivelamento do terreno e execução de fundações e outras estruturas principalmente nas áreas 9 e 10 – nas ruas Buenos Aires e Brasílio Itiberê – para continuidade das obras do estacionamento.
A área do gramado também recebeu a movimentação de terra e está no nível necessário, para, no momento oportuno, iniciar as obras de construção do campo de jogo. O espaço será reconstituído com elementos como drenagem e irrigação. Neste momento, a área está sendo ocupada pelos andaimes e guindastes para montagem da cobertura metálica do estádio. O início dos serviços do campo está previsto para o mês de Novembro.
As demais áreas de todo o projeto do novo estádio que dizem respeito à movimentação de terra estão 100% concluídas.
- Demolições:
A Arena passou por demolições em vários setores para ampliar o estádio e adaptá-lo às normas da FIFA. Camarotes, cabines de imprensa, escadas de acesso, bilheterias, fosso, lojas internas, vestiários, academia e churrascaria foram alguns dos espaços que sofreram mudanças.
Também foi removida a estrutura de concreto no último nível dos degraus das curvas do setor Getúlio Vargas para a construção das esquinas e complementação dos degraus para a uniformização das arquibancadas.
As torres também foram retiradas para eliminação de todos os pontos cegos do estádio. Foi concluída ainda a demolição do primeiro prédio do Exército, liberando a área para os serviços necessários. O local receberá elementos da entrada principal da Arena e a construção do enquadramento do prédio (esquina).
- Fundações:
Os serviços de fundações estão praticamente concluídos.
- Construção Civilobras_foto2
Infra Estrutura – Blocos
Assim como as fundações (estacas), os blocos para receber a construção dos respectivos pilares estão nestas condições:
Estacionamento – Setor 9 – 80% executados.
Passarela – setor -10 – 95% executados.
Demais setores 100% finalizados.
Super Estrutura – Pilares
Igualmente, as situações dos pilares por setores estão demonstradas abaixo:
- Estacionamento: 60% executados
Os pilares externos na curva da Buenos Aires com a Getúlio Vargas foram concluídos. A estrutura está sendo construída para receber novos degraus.
Lajes:
A laje do primeiro nível receberá o novo hall de acesso ao público, onde ficarão as áreas de alimentação da Arena. O segundo nível contemplará a área VIP e o terceiro nível será para acesso dos torcedores no piso superior.
- Estacionamento: 40% executados
- Buenos Aires / Getúlio Vargas – 1º nível: 90% executados
- Buenos Aires / Getúlio Vargas – 3º nível: 100% executados
- Buenos Aires / Fachada – o prédio está praticamente pronto, faltando apenas 50% do 6º nível
Demais setores – 100% – executados.
Escadas:
Foram construídas novas escadas no Setor Madre Maria, que ligarão a arquibancada inferior à arquibancada superior (nos mesmos moldes das escadas já existentes): 100% executadas.
Foram iniciadas também as instalações das escadas internas em aço nas 4 esquinas, sendo a primeira no  setor 5 – Esquina Getúlio Vargas/Coronel Dulcídio e a segunda no esquina da Coronel Dulcídio com a Brasílio Itiberê. Estas escadarias, amplas e funcionais serão utilizadas dentro das exigências do Projeto de Tráfico de Multidões para entrada/saída do publico em geral, desde o térreo até o terceiro nível.
Alvenaria/Revestimento:
Foram finalizados os serviços de alvenaria em todos os níveis internos e todos os setores do estádio. Também já feitos os trabalhos de reboco e revestimento em cerâmica das alvenarias que receberão banheiros, bares, salas técnicas e vestiários. Estão adiantados os trabalhos de colocação de pisos nos corredores e banheiros, acabamentos nos camarotes e o piso elevado das salas técnicas em vários pavimentos do estádio.
Arquibancada:
A Arena recebeu os degraus pré-fabricados em concreto da arquibancada nova. Todos os degraus no Setor Brasílio Itiberê e também na curva da Coronel Dulcídio com a Getúlio Vargas foram instalados. A área VIP do estádio teve o término da concretagem. Toda a arquibancada antiga passa por um tratamento de revitalização com aplicação de verniz antes do início da colocação das novas cadeiras.
Os degraus de acesso às arquibancadas estão sendo reformulados para adequação da nova capacidade de público da Arena. Além disso, foram colocadas pequenas escadas de acesso entre os degraus da arquibancada superior da Brasílio Itiberê.
Cadeiras:
Foram iniciados os serviços de furação para fixação das cadeiras do estádio. O trabalho está sendo executado na arquibancada superior. No total, serão 150 mil furos em toda a Arena.
- Instalações (Hidráulica, Elétrica, Ar Condicionado e TI):
Continuam sendo feitas as instalações de vários elementos, como toda a parte hidrosanitária dos vestiários e arquibancadas (esgoto, esgoto cinza, água potável e água de reuso). Já foram iniciadas também as partes elétricas, de TI e de ar condicionado, com a colocação de dutos de exaustão em todos os banheiros e a montagem dos equipamentos principais das estruturas necessárias.
- Estruturas metálicas
Atrás da reta da Brasílio Itiberê está sendo montado um prédio metálico que dará acesso às áreas Vips da Arena e também acesso às áreas técnicas e de imprensa. Foram montadas as estruturas de três dos cinco pavimentos do edifício. Está sendo executado o trabalho de montagem do prédio metálico paralelo à Rua Madre Maria, que durante a Copa do Mundo será utilizado pela imprensa. Os trabalhos para fixação das peças que farão o fechamento lateral da Arena foram iniciados na reta da Getúlio Vargas.
- Cobertura:
A montagem das duas vigas principais da estrutura metálica da cobertura já foi concluída. Na reta da Getúlio Vargas, as torres de andaimes de escoramento foram retiradas. Já as torres na reta da Brasílio Itiberê serão retiradas nas próximas semanas. Foram instaladas também 14 vigas secundárias, que completarão a estrutura da cobertura.
Os pilares metálicos que farão parte da sustentação da cobertura estão completos nas curvas da Getúlio Vargas com a Coronel Dulcídio e na Coronel Dulcídio com a Brasílio Itiberê. Na curva da Buenos Aires / Brasílio Itiberê foram colocados mais da metade dos pilares, enquanto na curva da Buenos Aires com a Getúlio Vargas os trabalhos estão no início.

Guaraituba em Obras

 GUARAITUBA RECEBENDO OBRAS E INVESTIMENTOS

É gratificante andar pelas ruas do bairro do Guaraituba e ver que a nova administração vem realizando várias obras. As ruas Araucária, Arapoti e Arapongas vem recebendo obras para conter as enchentes. E outras ruas do bairro em breve também receberão obras.  A população também ganhou no último dia 19 a nova loja do Supermercado Santa Helena que  abrirá todos os dias até  mais tarde para melhor atendimentos aos moradores da região.