Deputados discutem sobre a venda de bebidas alcóolicas em eventos esportivos no Paraná


19 de novembro de 2013
Deputados estaduais membros da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovaram hoje o substitutivo do projeto de lei que permite a venda de bebidas alcoólicas em estádios e ginásios. O substitutivo foi apresentado pelo deputado Stephanes Jr. e vai na contramão do projeto original apresentado pelo deputado Leonaldo Paranhos. A matéria prevê a liberação das bebidas e a variação da quantidade e graduação alcoólica dependendo do setor do estádio.
O primeiro texto apresentado na Casa proíbe a venda de bebidas alcoólicas em estádios, ginásios e arenas. Já o segundo, libera.
O líder do PT na Casa, deputado Tadeu Veneri votou contrário a liberação das bebidas. Segundo ele, o fato de o substitutivo apresentado hoje ir completamente contra o projeto original é inconstitucional.
Já o líder do governo na Assembleia, o deputado Ademar Traiano, votou pela liberação das bebidas. Ele garante que o regimento interno da Casa permite este tipo de manobra.
No momento, é proibido vender bebidas em estádios de futebol no Paraná No entanto, a venda destes produtos é uma exigência da Fifa para os locais onde acontecem o mundial do ano que vem, já que um patrocínios do evento é de uma cervejaria.
A liberação da venda de bebidas alcoólicas em eventos esportivos no estado deve voltar a ser discutida nos próximos dias pelos deputados paranaenses.

TJ-PR encaminha à Assembleia Legislativa projeto de reajustes


19 de novembro de 2013
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni confirmou hoje que dois projetos do Tribunal de Justiça do Paraná que prevêem reajustes chegaram ao Legislativo. Um trata das taxas dos cartórios e o outro do Funrejus. No entanto, o valor do reajuste deste segundo projeto foi questionado.
Uma nova reunião entre os presidentes dos poderes deve acontecer na segunda-feira para selar um acordo. As taxas dos cartórios devem sofrer aumento de 11,45% linear e do Funrejus de 50%. O valor é considerado alto e acima da média.
No fim do ano passado o TJ também enviou um projeto prevendo reajuste nas taxas cartorárias, mas o projeto foi barrado devido ao alto valor. A matéria não foi votada até o recesso parlamentar.

Legislativo recebe documento do TJ com suspensão oficial de feriado da Consciência Negra


Da CMC

legislativo-191113-bandab
(Foto – Anderson Tozato)
A Câmara Municipal de Curitiba recebeu na tarde desta terça-feira (19) o acórdão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) que suspende o feriado doDia da Consciência Negra, previsto para amanhã, dia 20 de novembro. A entrega ocorreu duas horas depois do término da reunião do presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), em Brasília, com o chefe de gabinete do ministro Gilmar Mendes, Luciano Felício Fuck, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A Câmara Municipal não teve acesso ao acórdão do TJ em tempo. Nós solicitamos o documento no dia 11 de novembro, mas só o que conseguimos foi uma certidão, sem o teor da decisão”, explicou o vereador para o funcionário do STF. Na última quinta-feira (13), o Legislativo ingressou com uma reclamação na Suprema Corte pedindo que o STF cassasse a liminar que impediu a realização do feriado em Curitiba. Contudo, Mendes não acatou a requisição alegando que estaria impedido de julgar dada a ausência do documento do Tribunal de Justiça.
Acompanhado do diretor da Procuradoria Jurídica do Legislativo, Rodrigo Baptista, Salamuni mostrou a certidão ao assessor do ministro e relatou o contexto da reclamação. “Ele foi receptivo à explicação, entendeu as circunstâncias e disse que essa nova situação será considerada na análise do mérito”, disse o vereador. A ação tramitava no TJ desde o dia 8 de fevereiro, movida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), e a liminar só foi analisada pelo Órgão Especial no dia 4 deste mês.
“Não houve falha por parte da Câmara Municipal, que até ingressar no STF não era nem parte desse processo. Acontece que o documento do Tribunal de Justiça não veio a tempo. Agora vamos acompanhar as votações de mérito, no Paraná e em Brasília, para assegurar a legalidade da decisão dos vereadores”, afirmou Salamuni.
No Supremo, o Legislativo defendeu que não cabe ao TJ decidir sobre a constitucionalidade das leis municipais, argumentando que isso é atribuição do STF. Para suspender o feriado, os desembargadores da Justiça Estadual acataram liminarmente o argumento que a criação do feriado da Consciência Negra era inconstitucional, conforme pediram a ACP e o Sinduscon.
Os vereadores de Curitiba confirmaram, na sessão plenária desta terça-feira, que participarão das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que começam amanhã cedo, às 9 horas, no Parque Zumbi dos Palmares.

Médicos, chefe de escoteiro e professor estão entre os presos de Operação da PF contra pedofilia


Da Redação com PF
operacao-glasnot-191113-bandab
(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a Operação Glasnot, uma das maiores operações de combate à pedofilia já realizada no Brasil. Durante a ação,25 prisões foram efetuadassendo 24 em flagrante e uma preventiva - 85 mandados de busca foram enviados no total. Entre os detidos, estão médicos, um chefe de escoteiro, um professor e um soldado da Aeronáutica.
A investigação, que começou há dois anos com a ajuda da Interpol, identificou cerca de 300 usuários brasileiros que produzem e compartilham imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
No Paraná e em São Paulo, sete pessoas foram presas. Curitiba teve quatro prisões em flagrante. No Rio Grande do Sul, foram detidos três pedófilos, e um no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e na Bahia.
A operação investiga também os brasileiros que moram no exterior. Nos Estados Unidos, a ação da PF é realizada em conjunto com a Agência Federal de Investigação, a conhecida FBI.
Confira abaixo a lista completa das cidades onde os mandados foram cumpridos:
Alagoas
Maceió
Bahia
 Juazeiro
Ceará
Fortaleza
Goiás
Anápolis
Aparecida de Goiás
Niquelândia
Maranhão
Imperatriz
Minas Gerais
Belo Horizonte
Juiz de Fora
Manhuaçu
Montes Claros
Varginha
Andradas
Pouso
Varginha
Paraná
Londrina
Santo Antonio da Platina
Apucarana
Maringá
Campo Mourão
Paranavaí
Ubiratã
Mandirituba
Almirante Tamandaré
Fazenda Rio Grande
Curitiba
Santa Catarina
Joinvile
São Paulo
São Paulo
Cruzeiro
Indaiatuba
Araçatuba
Bauru
Jaú
Campinas
Capivari
Bragança Paulista
Hortolândia
Aparecida
Cachoeira Paulista
São Jose do Rio Preto
São Bernardo
Guarulhos
Osasco
Itu
Rio Grande do Sul
Porto Alegre
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro

Nome da Operação
O nome da operação, “Glasnost”, é um referência ao termo russo que significa transparência. A palavra foi escolhida porque a maior parte dos investigados utilizava servidores russos para a divulgação de imagens de menores na internet e para realizar contatos com outros pedófilos ao redor do mundo.

Notícia relacionada

Prova Brasil é aplicada nas escolas municipais de Colombo


WEBMASTER 19 DE NOVEMBRO DE 2013

Mais de dez mil alunos estão participando da avaliação em Língua Portuguesa, Matemática e Escrita

Alunos da rede municipal de ensino de Colombo participam até este dia 21 da Prova Brasil
Até o próximo dia 21, todas as escolas públicas das redes municipal, estadual e privada de Colombo, participam da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, a Prova Brasil e da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização). Ao todo, são 400 turmas, sendo contemplados, 3578 alunos do 3° ano, 3368 alunos do 5° ano e aproximadamente 3604 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental.
Nesta etapa estão sendo avaliados assuntos relacionados a Língua Portuguesa, Matemática e Escrita. Para a secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, este exame nacional irá contribuir para a melhoria da educação. “Com base neste trabalho será estabelecido metas para a implantação de ações pedagógicas e administrativas para o setor”, informa.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem como objetivo avaliar a educação básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade, fornecendo dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas diversas áreas dos anos avaliados.
Estudantes dos 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental realizam a avaliação que é aplicada em todo País
Para um melhor desempenho dos alunos nesta avaliação, a secretaria municipal da Educação, Cultura e Esporte, ao longo do ano, ofertou à rede municipal de ensino, assessoramento aos professores e preparou os alunos através de simulados em busca de melhores resultados nestas avaliações.
As provas estão sendo aplicadas desde o último dia 11, e a atuação destes mais de 10 mil alunos de Colombo e dos demais de todo País está prevista para ser conhecida no segundo semestre de 2014.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Jogos Escolares Municipais movimentam Colombo durante esta semana


WEBMASTER 19 DE NOVEMBRO DE 2013

Evento esportivo tem como principal objetivo selecionar representante da cidade para a competição estadual, que acontecerá em 2014

Mais de 2000 participantes se dividem em cinco modalidades nos Jogos Escolares Municipais de Colombo
Desde segunda-feira, 18, cerca de 2000 alunos de 14 escolas estaduais e particulares de Colombo estão participando das seletivas municipais dos Jogos Escolares do Paraná, que acontecerão no início do ano que vem. Os alunos estão competindo em cinco modalidades: Futebol de Campo, Futsal, Basquete, Vôlei e Handebol. Os jogos irão até o final desta semana, na sexta-feira, 22.
Os Jogos Escolares Municipais de 2013 são realizados em diversas localidades, separadas por modalidades: futebol no Estádio Municipal Lordes Geraldo, no Rio Verde; Vôlei e Basquete no Ginásio do Parque Municipal da Uva; Handebol no Ginásio do bairro Santa Tereza e Futsal nos Ginásios dos bairros Rio Verde e Guaraituba.
Para os participantes é uma oportunidade de integração com outros alunos de diferentes regiões da cidade, fazendo novas amizades, como cita o aluno do 9º ano do Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, Gabriel Ribeiro. “Treinamos durante muito tempo para chegar aqui e mostrar nosso melhor, conhecendo novas pessoas e fazendo amizades é a melhor parte”, conta o ala direita do time de Futsal da sua escola.
Sobre a preparação e escolha dos atletas a professora de Educação Física do Colégio Passionista Rosário, Silvia Fiorese explica que os alunos que tiveram maior destaque durante as aulas foram escolhidos para representar a escola. “Observamos nossos alunos nos jogos da própria escola para que eles pudessem nos representar na seletiva municipal”, conta a professora.
O esforço e o talento dos atletas é visível na competição, que envolve 14 escolas, entre estaduais e particulares
E o esforço dos alunos, que mostram em cada jogo suas habilidades e talentos, é destacado pelo chefe do Departamento de Esportes, Jomir Claiton Pacheco. “Estes eventos fazem com que o esporte seja cada vez mais incentivado no nosso município, os alunos sejam valorizados e daqui saiam futuros atletas profissionais que irão levar o nome da cidade”, afirma Pacheco.
Além disso, para o ano que vem o departamento prevê a realização do projeto do 1º Jogos Escolares das Escolas Municipais, que incluem os alunos do Ensino Fundamental, para expandir e destacar as atividades esportivas do município.
Os Jogos Escolares Municipais que fazem parte da seletiva dos Jogos Escolares do Paraná são uma realização da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte através do Departamento de Esportes.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Prefeitura anuncia licitação para asfaltar ruas de seis bairros do município


WEBMASTER 19 DE NOVEMBRO DE 2013

As 12 vias estão distribuídas entre oito lotes que serão licitados no dia 10 de dezembro; as obras são de drenagem, sinalização e pavimentação

A rua Arlindo Andretta, que dá acesso à Estrada da Ribeira, será licitada com largura de nove metros, facilitando o tráfego na região
Está publicado em edital no site da Prefeitura, o processo de licitação de oito lotes de ruas de Colombo para implantação de pavimentação, drenagem e sinalização. Os lotes serão licitados no próximo dia 10 de dezembro e contemplam 12 ruas dos bairros Mauá, Canguiri, São Gabriel, São Sebastião, Jardim Guarujá e Jardim das Graças.
Para o secretário de Planejamento, Angelo Betinardi, a licitação é o início da realização da meta que a Prefeitura fixou, de colocar em dia a situação da pavimentação do município. “Uma das nossas metas desta gestão é justamente colocar em dia o asfalto e a infraestrutura das vias, que por um bom tempo ficaram em segundo plano. Agora, já se percebe as obras de melhorias, como tapa buracos e sinalização horizontal acontecendo em todo o município, e esta licitação que está para acontecer vem desafogar uma emergência de Colombo, com drenagem, sinalização e pavimentação para 12 ruas de seis bairros”, destacou Betinardi.
As ruas do primeiro lote são, Judith Schluga, Amália Strapasson de Souza e Paulo Pereira. No segundo lote estão contempladas as ruas Shirlei Boeira Souto e Antônio Amilton Baggio. O terceiro lote compreende a rua Natálio Canestrano. As ruas Arlindo Andretta e Padre Durval Sechi fazem parte do quarto lote. Os lotes cinco, seis, sete e oito são compostos pelas ruas Vergínia Betinardi Dalprá, Mário Muller, Maria Tereza Graboski e Rua Dos Abacateiros, respectivamente.
Atenção especial
Ao todo, 12 ruas receberão as melhorias, cujo valor total de investimento ultrapassará os R$ 4,86 milhões
Uma das ruas que merece destaque nestas obras que acontecerão no início de 2014, é a rua Arlindo Andretta, localizada no bairro São Gabriel, cujo projeto será licitado para implantação de asfalto com nove metros de largura. A diferença das demais se deve ao fato de que a via tem grande tráfego de caminhões e dá acesso à Estrada da Ribeira.
Betinardi explica a importância de se fazer uma boa estrutura no local. “A largura foi pensada dentro do projeto para que houvesse uma melhora significativa no tráfego, dando mais conforto para quem precisa utilizar esta rua, que é caracterizada por ser uma via de acesso principal da região à Estrada da Ribeira e por ter grande movimentação de caminhões”, lembrou o secretário.
O prazo máximo fixado para início dos serviços é de três dias úteis, contados a partir do recebimento da ordem de serviço, que deve ser expedida após a finalização do processo licitatório. A previsão da secretaria de Planejamento é de que as obras tenham início em janeiro de 2014. A licitação pública acontece no próximo dia 10 de dezembro, na modalidade Concorrência Pública, pelo critério de menor preço oferecido por lote. O preço máximo dos oito lotes está fixado em R$ 4.869.808,69 e o prazo médio para finalização das obras é de 180 dias, ou seja, em junho de 2014 os bairros devem estar com as ruas prontas.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

PF faz operação contra pedofilia em 11 Estados; PM e chefe de escoteiros são suspeitos


Operações da Polícia Federal 66 fotos

66 / 66
19.nov.2013 - Policiais federais verificam, em Curitiba, computador de suspeito de envolvimento com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. O nome da operação realizada nesta terça-feira (19), Glasnost ("transparência" em russo), faz referência ao fato de os suspeitos usarem servidores russos para divulgar as imagens Leia mais Divulgação/Polícia Federal


Cerca de 400 policiais participam da operação, que ocorre nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. 

A Polícia Federal realiza na manhã desta terça-feira (19) a operação Glasnost, com o objetivo de combater a pedofilia em 11 Estados do Brasil. De acordo com nota da corporação, as equipes cumprem 80 mandados de busca e apreensão, 20 medidas de condução coercitiva e ao menos um mandado de prisão. Até o momento 18 pessoas foram presas.
Segundo a PF, as investigações duraram dois anos, e uma centena de suspeitos de compartilhar na internet fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês foram identificados. 
Entre os investigados há um policial militar, um oficial da Aeronáutica, professores e um chefe de grupo de escoteiros.
Segundo a PF, foram três suspeitos de abuso sexual foram localizados, sendo que um deles abusava sexualmente da filha, de cinco anos, e compartilhava as imagens na rede com outros pedófilos.
A PF também identificou brasileiros residentes nos Estados Unidos que fariam parte da rede de pedofilia - eles são investigados com a colaboração do FBI.

Operações da Polícia Federal - 16 vídeos

“Heroi” anônimo se comove com pedido de mãe e atende pedido para criança de 3 anos


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B

“Fazer o bem sem olhar a quem”, esta é uma frase antiga que reflete o dia a dia da Corrente da Amizade da Rádio Banda B e que teve um novo capítulo nesta segunda-feira (18). Um apelo, que surgiu no Programa Luiz Carlos Martins na última quinta-feira (14) para o jovem Joshua Samuel, de três anos, que possuí síndrome de down e foi diagnosticado com mielodisplasia no ano passado, emocionou e um doador anônimo, que fez questão de deixar os dias do pequeno um pouco mais felizes. A mielodiplasia provoca graves problemas respiratórios e a doença poderia até mesmo evoluir para uma leucemia.
Devido a doença, a criança sofre com problemas respiratórios e chega a ficar com o rosto roxo pela ausência de ar. Na quinta, a mãe de Joshua entrou em contato com a Corrente da Amizade e o pedido aparentava ser simples: um cilindro de oxigênio para que o filho respire sem dificuldades. O problema, porém, era o preço, já que o cilindro é avaliado em cerca de R$ 900.
Não demorou muito e um “heroi anônimo” surgiu, reforçando por mais de uma vez para que a Banda B preservasse a sua identidade, e com o coração aberto comprou o cilindro e pediu para que a nossa reportagem buscasse o aparelho e entregasse em mãos do pequeno Joshua. O repórter Juliano Cunha foi o encarregado do transporte e ouviu a melhor resposta possível vindo de uma família. “Eu agradeço muito a Banda B que me abriu o espaço para que isso pudesse ocorrer, mas agradeço mais ainda a esta pessoa generosa que nem conhece o meu filho e tomou uma medida como essa. São em dias assim que passamos a acreditar que heróis existem”, disse.
A Corrente da Amizade vai ao ar diariamente no Programa Luiz Carlos Martins e já ajudou centenas de pessoas. Junto a Corrente, o Instituto Luiz Carlos Martins, que consiste em viabilizar para as famílias carentes por meio de doação ou empréstimo de cadeiras de roda, muletas, cadeiras de banho, cama hospitalar, colchões de água e ar também recebe centenas de pedido diariamente e reforçam o compromisso da Banda B com a comunidade.

Especialistas recomendam novos medicamentos para tratamento de colesterol


Da BBC Brasil

As associações de cardiologia mais importantes dos Estados Unidos surpreenderam a comunidade médica esta semana ao publicar novas orientações sobre como tratar ocolesterol.
As novas recomendações mudaram completamente as regras do jogo. Os pacientes agora não terão mais metas – como um nível específico de colesterol no sangue que devem atingir – mas serão classificados em quatro grupos para os diferentes tratamentos recomendados com drogas conhecidas como estatinas.
Isso significa que um terço dos adultos que vive nos Estados Unidos deve considerar a possibilidade de tomar esses medicamentos.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Deputados rejeitam proibição da venda de bebidas alcoolicas nos postos de combustíveis


alep bebidas1
Deputados rejeitaram proibição de vendas de bebidas alcoolicas nos postos – Foto: Sandro Nascimento/Alep

Após aprovar em primeiro turno, os deputados estaduais rejeitaram o projeto de lei nº 838/2011, de autoria do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que proibia a venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e em lojas de conveniência neles instaladas ou conjugadas. Na votação o painel eletrônico registrou 26 votos contrários ao projeto e 15 votos favoráveis.
O tema foi bastante debatido. De um lado, deputados a favor do projeto, argumentando que está provado que a venda de bebida alcoólica nos postos incentiva o consumo de álcool no trânsito. De outro, deputados contrários à proposição sob o argumento de que não seria a proibição da venda de bebida nos postos que iria diminuir o índice de acidentes de motoristas alcoolizados. Além disso, os contrários alegaram que a proibição traria prejuízos enormes ao setor, inclusive com a possibilidade de demissões nos postos.