Acompanhe o lance a lance do primeiro jogo da final entre Atlético x Flamengo, na Vila Capanema


Da Redação



Talvez não aparecessem entre os favoritos no início da competição, mas Atlético e Flamengo cresceram no decorrer dos jogos e iniciam nesta quarta-feira (20) a decisão da Copa do Brasil 2013. A primeira partida da final tem início às 21h50 na Vila Capanema e coloca frente a frente o rubro-negro paranaense que busca o primeiro título e o carioca que está correndo atrás da terceira conquista.
Escalação do Atlético: Weverton; Juninho, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Everton e Paulo Baier; Marcelo e Ederson.
Técnico: Vagner Mancini.
Escalação do Flamengo: Felipe; Léo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.
Técnico: Jayme de Almeida.
O jogo da volta, em que será definido o campeão deste ano, acontece na próxima quarta-feira, dia 27, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Reunião define principais itens do Plano de Contingência de Colombo


WEBMASTER 20 DE NOVEMBRO DE 2013

Membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil se reúnem para definir o os procedimentos de atendimento à população em casos de desastres naturais

Alojamento, distribuição de alimentos, transporte foram pontos debatidos no encontro
Durante a manhã desta quarta-feira, 20, representantes da Prefeitura Municipal de Colombo, Corpo de Bombeiros e de outros segmentos da sociedade civil que fazem parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) se reuniram na Regional Maracanã, para definirem pontos importantes para a definição do Plano de Contingência do município, que irá documentar as medidas para a contenção dos danos causados por desastres naturais e o atendimento à população.
Esta foi a segunda reunião do conselho, que irá determinar o Plano de Contingência de Colombo. No projeto estará contida a parte logística do município, que é composta pelos recursos disponíveis que o município possui, por exemplo, locais de alojamento, veículos disponíveis, recursos humanos, médicos e enfermeiros, além de explicar todos os procedimentos necessários em casos de catástrofes, como enchentes, chuvas de granizo, deslizamentos de terra, vendavais, entre outros.
De acordo com o coordenador operacional da COMDEC e diretor de obras da secretaria de Obras e Viação, Ítalo Perini, esta reunião teve como objetivo somar as ideias, para aprimorar os projetos. “Para que possamos atender melhor à população fizemos este encontro antes da elaboração do Plano de Contingência para que os pontos e necessidades sejam mais uma vez discutidos e amadurecidos, para a melhor implantação”, explica.
Membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil se reúnem para debater itens que irão compor Plano de Contingência
Membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil se reúnem para debater itens que irão compor Plano de Contingência
Na ocasião foi apresentado um modelo de Plano de Contingência, pela 2ª Tenente, do Corpo de Bombeiros do município, Mariana Lorenzi, que destacou a importância da união entre as entidades, tanto o Poder público como ongs, Igreja, entre outros, para a abrangência do serviço prestado. “Os bombeiros prestam o primeiro atendimento, na questão do resgate, já o COMDEC, representando o município, dará o apoio logístico, indicando locais de abrigo, transporte, alimentação e cadastro de voluntários”, destaca.
Telefone
Ideias e opiniões foram debatidas no encontro, como a instalação de um telefone próprio para a Defesa Civil do município, que irá servir como ponte entre a comunidade e o Poder Público, como explica a secretaria Municipal da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza. “Com a implantação desse novo canal de comunicação poderemos direcionar melhor os atendimentos, solucionando mais rapidamente as solicitações dos moradores”, conta a secretária.
O evento contou com a participação de membros do Projeto Pró-Criando, Centros de Convivência, Igrejas e Paróquias, representantes de Radio Amador, mobilizadores sociais e ambientais, entre outros. A previsão é de que no dia 11 de dezembro o Plano de Contingência esteja pronto, para a assinatura dos membros do COMDEC e futura implantação no município.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Jogos Escolares Municipais movimentam Colombo durante esta semana


WEBMASTER 19 DE NOVEMBRO DE 2013

Evento esportivo tem como principal objetivo selecionar representante da cidade para a competição estadual, que acontecerá em 2014

Mais de 2000 participantes se dividem em cinco modalidades nos Jogos Escolares Municipais de Colombo
Desde segunda-feira, 18, cerca de 2000 alunos de 14 escolas estaduais e particulares de Colombo estão participando das seletivas municipais dos Jogos Escolares do Paraná, que acontecerão no início do ano que vem. Os alunos estão competindo em cinco modalidades: Futebol de Campo, Futsal, Basquete, Vôlei e Handebol. Os jogos irão até o final desta semana, na sexta-feira, 22.
Os Jogos Escolares Municipais de 2013 são realizados em diversas localidades, separadas por modalidades: futebol no Estádio Municipal Lordes Geraldo, no Rio Verde; Vôlei e Basquete no Ginásio do Parque Municipal da Uva; Handebol no Ginásio do bairro Santa Tereza e Futsal nos Ginásios dos bairros Rio Verde e Guaraituba.
Para os participantes é uma oportunidade de integração com outros alunos de diferentes regiões da cidade, fazendo novas amizades, como cita o aluno do 9º ano do Colégio Estadual Luiz Sebastião Baldo, Gabriel Ribeiro. “Treinamos durante muito tempo para chegar aqui e mostrar nosso melhor, conhecendo novas pessoas e fazendo amizades é a melhor parte”, conta o ala direita do time de Futsal da sua escola.
Sobre a preparação e escolha dos atletas a professora de Educação Física do Colégio Passionista Rosário, Silvia Fiorese explica que os alunos que tiveram maior destaque durante as aulas foram escolhidos para representar a escola. “Observamos nossos alunos nos jogos da própria escola para que eles pudessem nos representar na seletiva municipal”, conta a professora.
O esforço e o talento dos atletas é visível na competição, que envolve 14 escolas, entre estaduais e particulares
E o esforço dos alunos, que mostram em cada jogo suas habilidades e talentos, é destacado pelo chefe do Departamento de Esportes, Jomir Claiton Pacheco. “Estes eventos fazem com que o esporte seja cada vez mais incentivado no nosso município, os alunos sejam valorizados e daqui saiam futuros atletas profissionais que irão levar o nome da cidade”, afirma Pacheco.
Além disso, para o ano que vem o departamento prevê a realização do projeto do 1º Jogos Escolares das Escolas Municipais, que incluem os alunos do Ensino Fundamental, para expandir e destacar as atividades esportivas do município.
Os Jogos Escolares Municipais que fazem parte da seletiva dos Jogos Escolares do Paraná são uma realização da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte através do Departamento de Esportes.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Corpo de Bombeiros de Colombo participa de treinamento aquático


WEBMASTER 20 DE NOVEMBRO DE 2013

Objetivo é aperfeiçoar as técnicas de salvamento tendo em vista a chegada do verão e do calor

Bombeiros militares e comunitários do município aprimoram técnicas de salvamento aquático
O Corpo de Bombeiros de Colombo realizou no último dia 18, um treinamento de salvamento aquático no lago de uma empresa do município. Participaram da instrução os bombeiros militares e comunitários que trabalham na cidade com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de salvamento aquático tendo em vista a chegada do verão e do calor, fato que faz com que o número deste tipo de ocorrência aumente nesta época do ano.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Colombo, Tenente Nikolas Kaneko Leal, locais como cavas e rios da região não são lugares próprios para banho, pois não há a supervisão de guarda-vida. “Nestes pontos a população deve ter muito cuidado ao entrar na água pois há diversos fatores envolvidos que colaboram para os afogamentos, como a ingestão de bebidas alcoólicas e o despreparo do banhista que pode muitas vezes se desesperar ao entrar em contato com o meio líquido”, destaca o Tenente Nikolas que ressalta também que as crianças nunca devem entrar na água sem a supervisão dos pais ou de um responsável.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

SOCORRE O TCHÊ QUE ELE SE PERDEU E SOMENTE 01 CHAPA DISPUTA A ASSEMCO.



A "Tchetchereretchetche" resolveu entrar na justiça comum e tentar anular uma eleição legítima da ASSEMCO..
Entraram com um pedido de liminar no plantão judiciário na sexta-feira.
A justiça mandou para a distribuição normal, ou seja, não acatou a liminar.

Após ir para distribuição normal, teve a resposta inicial do juiz, Doutor Wilson, que foi a seguinte:


Considerando que a parte autora não detém capacidade de ser parte [1] (
[1] MANDADO DE SEGURANÇA. ILEGITIMIDADE ATIVA DA CHAPA FORMADA PARA
CONCORRER A ELEICAO DO DIRETORIO REGIONAL.A CHAPA
CONCORRER A ELEICAO DOS MEMBROS DO DIRETORIO REGIONAL
DE PARTIDO FORMADA PARA POLITICO, NAO POSSUINDO
PERSONALIDADE JURIDICA, NEM SE CONSTITUINDO NUMA
DAQUELAS FIGURAS A QUE A LEI RECONHECE A CAPACIDADE
 PROCESSUAL, COMO A HERANCA JACENTE, A MASSA FALIDA, 
O ESPOLIO, O CONDOMÍNIO, ETC,. NAO TEM A CAPACIDADE
 PARA SER PARTE DA RELAÇÃO PROCESSUAL..
MANDADO DE SEGURANÇA QUE SE EXTINGUE, SEM 
JULGAMENTO DO MÉRITO.
, intime-se
a autora para que promova a emenda a inicial, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena
de indeferimento, conforme art. 284 do CPC.
Intime-se.
Colombo, data da assinatura digital.

WILSON JOSÉ DE FREITAS JÚNIOR
Juiz de Direito
 

Se eu fosse advogado do "Tchetchereretchetche" eu rasgava a minha OAB e ia capinar na roça...
A eleição da ASSEMCO é legítima.
A ASSEMCO é uma entidade privada, sem fins lucrativos.
Estes advogados que moveram a ação, Agnaldo Ferreira dos Santos e Edimar Alexandre Ongaro, são os advogados da APMC do professor Claudinei?
Os mesmos que mentiram para os professores de Colombo?
E que juraram de pés juntos que a greve ilegítima não descontaria o salário dos professores?
Alguém pode me dizer? 
Enquanto isso, a chapa ASSEMCO FORTE não concorre mais a eleição da ASSEMCO, houve desistência de mais de 30% de seus integrantes.
Com isso, somente a chapa 01 - ASSEMCO PATRIMÔNIO DE TODOS, está apta a concorrer a eleição da ASSEMCO nesta sexta-feira, 22 de novembro de 2013.
O jeito é socorrer o  "Tchetchereretchetche".

Extraido do Blog Wilson Vieira.

TIA SAI COM BEBÊ DE DOIS MESES PARA PASSEAR E A CRIANÇA APARECE MORTA, OS PAIS SE DESESPERAM.


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

A Delegacia de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (RMC), tem umquebra-cabeça para ser montado, envolvendo a morte da pequena Emily Thainá dos Santos Borges, de um mês e 25 dias. No final da tarde do último sábado (16), a tia da menina, Andréia Ramos dos Santos, de 30 anos, saiu com o bebê para passear e não entregou mais a criança aos pais. A pequena Emily foi levada pela tia já morta até o Pronto Atendimento da Unidade de Saúde do município da RMC.
O cunhado de Andréia e pai do bebê, o ajudante de motorista Ricardo Fernando Borges, de 24 anos, foi quem procurou à Banda B, nesta quarta-feira (20). “Ela levou minha filha por volta das 18h30 para mostrar à mãe do namorado e prometeu entregar até as 22h, mas não apareceu. Comecei a ligar para o celular dela e caía na caixa de mensagem”, contou, descrevendo que ao ir à Unidade de Saúde, depois da ligação de um cunhado de Andréia, recebeu a pior notícia de sua vida. “Minha filha já tinha chegado morta lá”, relatou emocionado. (Ouça o áudio no ícone acima).
Segundo Ricardo, Andréia, que já tinha saído sozinha com a sobrinha uma vez, afirmou, primeiramente, que Emily Thayná morreu após se engasgar com o próprio vômito. Essa informação foi negada pelo laudo do Instituto Médico Legal de Curitiba (IML). “Minha filha morreu de traumatismo craniano e imediatamente procuramos a delegacia. A história mudou e agora ela fala que pegou a minha filha já com machucados em casa. É uma mentira”, garantiu.
Desesperado e emocionado, o pai pede Justiça. “Eu espero justiça porque tenho certeza que ela fez alguma coisa para a minha filha. A polícia precisa fazer algo. A dor é grande”, disse.
Indiciada pela morte de incapaz
O delegado Amarildo Antunes, de Fazenda Rio Grande, afirmou à Banda B que a suspeita foi indiciada pela morte de incapaz, já que era a responsável pelo bebê. “O exame de necropsia diz que ela morreu de traumatismo craniano por ação contundente, ou seja, ou a criança bateu a cabeça ou caiu. Nós instauramos inquérito e indicamos a suspeita”, afirmou o delegado.
De acordo com Antunes, testemunhas estão sendo ouvidas para que o inquérito policial seja concluído. “A mulher precisa se explicar, mas diz que nada aconteceu e que a criança começou a passar mal, mas não é isso que o exame de necropsia aponta. Vamos continuar com as investigações e chegar a uma conclusão do que aconteceu em breve”, disse o delegado.

MORTE DE MERGULHADOR EXPÕE OS RISCOS DE UM ESPORTE EM ASCENSÃO.


John Branch, Adam Skolnick, William J. Broad e Mary Pilon
Ampliar

Mergulhador dos EUA morre em competição nas Bahamas9 fotos

2 / 9
17.nov.2013 - Nicholas Mevoli, 32, recebe ajuda de mergulhador de apoio pouco antes de desmaiar em Long Island, nas Bahamas, em competição na qual tentou atingir 72 metros de profundidade com uma única aspiração, sem nadadeiras ou oxigênio complementar, no último domingo (17). Apesar do atendimento médico que recebeu depois, Mevoli morreu .
Nicholas Mevoli economizou dinheiro de vários empregos para pagar por uma busca sem fim de prender sua respiração e afundar seu corpo o mais distante possível no oceano.
Ele praticava em banheiras e em piscinas no Brooklyn, até mesmo vendo quão longe podia correr com uma só aspiração de ar. Durante aproximadamente os últimos dois anos, o mergulho livre consumiu sua vida, o transformando de um novato a um detentor do recorde nacional.
Mas, no domingo (17), na busca de outro recorde em um campeonato em uma enseada escondida nas Bahamas, diante dos melhores mergulhadores em apneia do mundo, Mevoli chegou à superfície --mas ele não estava bem.

A vida e a morte de Mevoli refletem tanto o espírito de um esporte em rápido crescimento quanto seus riscos. Sua ascensão de novato a detentor de recorde em pouco menos de um ano serve tanto como inspiração quanto como alerta para um mundo de mergulhadores cuja estrela ascende à medida que as profundezas que atingem aumentam.
Após mergulhar até 68 metros, ele fez uma pausa e então chegou aos 72 metros antes de voltar. Após permanecer debaixo d'água por 3 minutos e 38 segundos, Mevoli arrancou seus óculos e caiu rapidamente inconsciente. E morreu logo depois.

O mergulho livre (ou em apneia), com raízes ancestrais nos mergulhadores à procura de alimentos e tesouros do milênio anterior, é praticado por dezenas de milhares de mergulhadores recreativos certificados, monitorados por uma teia de agências de mergulho livre, incluindo a AIDA, a Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apneia, a entidade que rege o esporte.
Mas o mergulho livre competitivo permanece um esporte de nicho. O calendário da AIDA conta com cerca de 20 eventos até março, alguns com premiação em dinheiro. São poucos os grandes patrocinadores. Alguns atletas de ponta dão cursos de mergulho livre, mas poucos --se é que algum-- ganham a vida competindo.

"Eu realmente gosto dessa jornada até onde outras pessoas não podem ir", disse Michael Board, o detentor do recorde britânico que competiu nas Bahamas no fim de semana. "A sensação de estar nas profundezas, onde você não deveria estar, sentindo um tipo de domínio sobre seu corpo e mente, e uma enorme paz, deixa você sem medo. É um verdadeiro feito."

Kimmo Lahtinen, o presidente da AIDA, sugeriu que o talento natural de Mevoli pode tê-lo levado ao topo do esporte rápido demais, talvez o privando da "experiência importante que é necessária para permanecer vivo em uma profundidade excepcional".

FESTA NA ARGÉLIA APÓS CLASSIFICAÇÃO PARA A COPA ACABA EM TRAGÉDIA: 12 MORTOS.


A Argélia bateu Burkina Faso na última terça-feira e se classificou para a Copa do Mundo de 2014. Porém, a festa no país acabou em tragédia...
Torcedores da Argélia comemoram classificação para Copa do Mundo; festa acabou em tragédia no país africano (© Reuters)
Torcedores da Argélia comemoram classificação para Copa do Mundo; festa acabou em tragédia no país africano
A Argélia bateu Burkina Faso na última terça-feira e se classificou para a Copa do Mundo de 2014. Porém, a festa no país acabou em tragédia. Segundo a agência AP, 12 pessoas morreram e mais de 240 ficaram feridas, informaram as autoridades locais.
Muita gente foi celebrar a classificação para o segundo Mundial seguido nas ruas do país africano, e a maioria das mortes e ferimentos aconteceu em acidentes de carros, ainda mais que o norte do país está sendo castigado por fortes chuvas, o que piorou a segurança nas estradas e rodovias.
O departamento de emergência da Argélia afirmou que cinco torcedores foram mortos quando a van onde estavam perdeu o controle e caiu de um penhasco próximo a cidade de Bejaia, no sudeste do país.
Outras quatro pessoas morreram depois que dois caminhões colidiram no sudeste de Biskra. Uma criança de 10 anos também acabou morta depois de um acidente automobilístico na cidade de Bouira.
As duas mortes restantes aconteceram nos municípios de Tipaza e M'Sila, mas as causas não foram reveladas.


Câmara contraria Supremo e vai submeter cassação de Genoino ao plenário


Jose Genoino


O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou nesta quarta-feira (20) que a Casa vai descumprir a determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) de cassar automaticamente o mandato do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), condenado no julgamento do mensalão, e submeter à perda do cargo ao plenário.
A medida tem potencial para retomar uma polêmica que abriu uma recente crise com o Judiciário, após o julgamento que condenou Genoino e mais três parlamentares Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP).

Segundo Eduardo Alves, a cúpula da Câmara vai se reunir amanhã para discutir o caso de Genoino e deve enviar o processo à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que será finalizado no plenário. Há chances de um dos integrantes da Mesa Diretora pedir o adiamento da discussão do processo.
"[A Mesa Diretora vai] abrir o processo. É assim que o rito regimental determina para que se encaminhe à CCJ e ai tramitar normalmente até o processo final no plenário da Casa", disse o peemedebista.
A Câmara foi notificada na noite de ontem da prisão de Genoino. Ele é um dos 12 condenados que teve a prisão imediata determinada pelo Supremo no fim da semana passada. Valdemar e Henry podem ter a prisão decretada a qualquer momento. O caso de João Paulo só será retomado pelo tribunal no ano que vem. Os quatro foram condenados por envolvimento no esquema de compra de apoio político no Congresso durante os primeiros anos do governo Lula, abastecido com recursos públicos.
Genoino foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa --por 9 votos a 1--, e a 2 anos e 3 meses por formação de quadrilha --por 6 a 4. Preso no complexo da Papuda em Brasília, ele está licenciado da Câmara até janeiro para se recuperar de problemas cardíacos. O presidente da Câmara justificou que ele continuará a receber o salário de R$ 26,7 mil porque está de licença médica.

Governo lança página da Presidência no Facebook


20 de novembro de 2013
O governo federal lançou, na manhã desta quarta-feira, 20, a página do Palácio do Planalto no Facebook. Em um vídeo de menos de um minuto, a presidente Dilma Rousseff apresenta o espaço e convida os internautas para curtirem a novidade. “Ela foi lançada para ser mais um espaço para você acompanhar de perto as atividades do governo federal. Vamos também debater a evolução dos cinco pactos”, diz Dilma, lembrando das propostas lançadas por ela durante as manifestações de junho.
A página traz ainda uma lista de regras de utilização com nove itens. “Expresse-se respeitosamente”; “Não publique propagandas político-partidárias ou opiniões favoráveis ou contrárias a candidatos e partidos políticos”; “Linguagem chula e de baixo calão não será permitida”, são algumas das regras.
Além do vídeo com a apresentação da presidente, das regras e de uma sessão sobre os cinco pactos, a página tem uma linha do tempo com todos os presidentes da República desde 1889, inclusive os que comandaram o País durante os 21 anos do regime militar. Até o momento, a página tem cerca de 630 curtidas. O endereço é: www.facebook.com/PalacioDoPlanalto. As informações são da Agência Estado.

Corredor de fogo, batalhão de caveiras e garganta dos torcedores; Vila será um caldeirão logo mais


Por Luiz Henrique de Oliveira
Jogadores podem entrar para a história do clube (Foto: Divulgação Facebook Atlético)

Pelos quatro cantos da cidade não se fala em outra coisa. A partir das 21h50 desta quarta-feira (20), o Atlético Paranaense inicia a caminhada para tentar o inédito título da Copa do Brasil. O adversário é o Flamengo, time com maior torcida do Brasil. Para suprir a inferioridade numérica e a vantagem da volta ser disputada no Maracanã, os atleticanos prometem uma festa histórica na Vila Capanema.
caveirinhadentro
Torcedores usaram máscaras de caveira nas arquibancadas (Foto: Divulgação)
Corredor de fogo, batalhão de caveiras e garganta dos torcedores estão entre as atrações desta noite. O corredor de fogo, pelas ruas próximas à Vila Capanema, começará por volta das 19h30, no momento em que o ônibus do Furacão chegar ao estádio. O batalhão de caveiras estará nas arquibancadas. Serão cinco mil máscaras disponíveis dentro do estádio, para deixar o ambiente da Vila ainda mais sinistro. Já a garganta dos torcedores, vai depender até onde cada atleticano aguentar. “Isso não vai faltar”, disse à Banda B o torcedor Paulo Munhoz da Rocha, que estará no estádio logo mais.
Adversário
O Flamengo está desde ontem em Curitiba e foi recepecionado por torcedores no desembarque no Aeroporto Afonso Pena. Os jogadores estão hospedados em um hotel no Centro e um esquema especial de segurança foi realizado para evitar os tradicionais foguetórios por parte dos rivais.
Em entrevista ao Portal GloboEsporte, o experiente lateral-esquerdo André Santos afirmou que a equipe está focada na partida e prega respeito ao Atlético. Por outro lado, alguns torcedores esbanjam otimismo e já dão como certo o título, inclusive comprando a faixa do tri campeonato. (Relembre clicando aqui)
O Flamengo não leva sorte contra o Atlético. Na Arena da Baixada, é um freguês e sente a pressão do caldeirão. Inclusive, em um programa do canal Sportv em 2008, o lateral-direito Leonardo Moura afirmou que o estádio atleticano é o mais difícil de jogar. Por essas e outras, os atleticanos pretendem fazer da Vila Capanema uma Arena da Baixada.


Escalações
O treinador Vagner Mancini tem algumas dúvidas na escalação atleticana. Jonas, Juninho e Pedro Botelho disputam duas vagas nas laterais. No meio de campo, a vaga está entre Zézinho e João Paulo. De resto, a única ausência atleticana é a do lateral-direito Léo.
Provável Atlético: Weverton; Juninho (Jonas), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho (João Paulo), Everton e Paulo Baier; Marcelo e Éderson.

Já o treinador Jayme de Almeida, do Flamengo, só tem uma dúvida. O goleiro Felipe, que se recupera de lesão, pode voltar a equipe na partida de hoje. Como desfalques, o Flamengo tem o volante paraguaio Victor Cáceres, lesionado, e o zagueiro chileno Mark Gonzáles, servindo a seleção do seu país.
Provável Flamengo: Felipe (Paulo Victor), Léo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane.

Dilma revela preocupação com saúde de José Genoino na prisão


Presidente concedeu entrevista a rádios de Campinas nesta quarta-feira.
Ela não quis comentar a decisão do STF sobre condenados do mensalão.


A presidente Dilma Rousseff disse estar preocupada com a saúde do deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), um dos presos no processo do mensalão.  Em entrevista na manhã desta quarta-feira (20) às rádios Central e Rede do Bem, ambas de Campinas (SP), Dilma também afirmou que, enquanto estiver no cargo não comentará a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas fez considerações que chamou de "humanitárias" em relação às prisões.
“Eu me manifestei de fato com  grande preocupação humanitária sobre a saúde do deputado federal Genoino, por dois motivos. Porque eu sei as condições da saúde dele, ele teve uma doença extremamente grave do coração e sei que toma anticoagulante. E ao mesmo tempo, é importante que eu diga que tenho uma relação pessoal com a família do Genoino. Eu estive encarcerada com a mulher do Genoino no período da ditadura militar”.
Harmonia entre poderes
A presidente Dilma fez questão de ressaltar que não vai se manifestar publicamente sobre o resultado do julgamento do mensalão ou sobre os presos. “Isso não quer dizer que eu não tenho as minhas convicções, mas enquanto eu for presidenta não faço observação, críticas ou análises da Suprema Corte do meu país", afirmou.
Dilma esteve em Campinas na terça-feira, para participar da abertura do congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A presidente fez o discurso de abertura do evento, mas deixou a cidade sem falar com a imprensa.    
Exames médicos
Na tarde de terça-feira (19), José Genoino deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, emBrasília, para se submeter a exames no Instituto Médico Legal (IML). Genoino foi o primeiro réu do processo do mensalão a se entregar à Polícia Federal na última sexta (15), logo após o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, ter expedido o mandado de prisão contra ele e outros 11 condenados da ação penal. No dia seguinte, o ex-dirigente do PT foi transferido ao lado de outros oito condenados para a capital federal.
No domingo (17), o advogado Luiz Fernando Pacheco, que comanda a defesa de Genoino, protocolou no STF um pedido para que a pena do ex-presidente do PT seja cumprida em regime domiciliar. O defensor alega que o cliente dele está com a saúde frágil e precisa de cuidados médicos constantes.

Em meio ao deslocamento de São Paulo para Brasília no avião da Polícia Federal no último sábado (16), Genoino teve um pico de pressão e passou mal. Na escala da aeronave em Belo Horizonte (MG) para apanhar outros sete réus do mensalão, o deputado petista teve de ser atendido por uma equipe médica. Apesar do susto, ele foi autorizado pelos médicos a retomar a viagem.

Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, o presidente da Suprema Corte, ministro Joaquim Barbosa, está preocupado com o quadro clínico de Genoino. Barbosa, que é o relator do processo do mensalão, aguarda a conclusão do laudo oficial para decidir sobre o pedido da defesa do parlamentar do PT para que ele passe para a prisão domiciliar.

Antes de analisar a reinvindicação dos advogados de Genoino, Joaquim Barbosa pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestasse sobre o assunto. Nesta terça, a procuradora-geral da República em exercício, Ela Wiecko, solicitou que a Suprema Corte ordenasse que o deputado licenciado fosse submetido a uma junta médica para se constatar seu atual quadro clínico.

Paraná lidera alta no preço do etanol, diz ANP


20 de novembro de 2013
Os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram em 12 estados e no Distrito Federal, subiram em 10 e ficaram estáveis em outros quatro na semana encerrada em 16 de novembro, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No período de um mês, os preços do etanol caíram em 11 estados e no Distrito Federal, subiram em 14 e ficaram estáveis no Acre.Na semana, a maior alta foi registrada no Paraná (0,67%). No mês, os preços subiram mais justamente no Paraná (5,75%) e caíram mais no Espírito Santo e no Maranhão (-0,90%). A maior queda (1,35%) na semana ocorreu em Santa Catarina.
Em São Paulo, principal Estado consumidor, a cotação subiu 0,34% na semana, para R$ 1,775 o litro. No período de um mês, acumula alta de 0,57%.
No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1 379 o litro, no Estado de São Paulo, e o máximo foi de R$ 2 999/litro, no Pará. Na média, o menor preço foi de R$ 1,775 o litro, em São Paulo. O maior preço médio foi verificado em Roraima, de R$ 2,745 o litro. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.