Campeões dos Jogos Escolares Municipais começam a receber premiação


WEBMASTER 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Resultados de primeiras competições já foram divulgados e atletas estão sendo premiados

As medalhas e troféus são para os primeiros colocados nas modalidades de Futebol de Campo, Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete
Durante esta semana, 14 escolas estaduais e particulares de Colombo estão participando dos Jogos Escolares Municipais de Colombo, etapa local dos Jogos Escolares do Paraná. Os cerca de 2000 alunos participantes se dividem nas modalidades: Futebol de Campo, Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete.
Na quarta–feira, 21, já saíram os campeões de três das cinco modalidades, são elas: Colégio Estadual Plínio Alves Monteiro Tourinho, 1º lugar no Vôlei feminino e masculino, além do futebol masculino e Colégio Estadual Guaraituba – 1º lugar no Handebol masculino.
Para os alunos Lucas Mateus Souza e Rafael Gonçalves, atletas do vôlei do Colégio Estadual Plínio Alves Monteiro, os treinos semanais e a ansiedade ao entrar em quadra foram recompensados com os resultados. “Estávamos muito nervosos, pois treinamos muito e queríamos ganhar. Foi muito importante para nós essa competição e agradecemos muito a nossa treinadora Sirlei”, contam os alunos.
Para o professor de Educação Física do Colégio, Nerci de Miranda, a participação dos alunos foi muito importante para valorizar o esforço deles, e também para a socialização com alunos de outras escolas. “É perceptivo ver o avanço no desenvolvimento deles, e eles irão levar essas experiências para toda a vida”, destaca.
Jogos
Mais de 2000 atletas de 14 escolas começam a receber a premiação dos Jogos Escolares Municipais de Colombo
Mais de 2000 atletas de 14 escolas começam a receber a premiação dos Jogos Escolares Municipais de Colombo
Os Jogos Escolares Municipais de Colombo acontecem desde a última segunda-feira, dia 18, e continuam nesta sexta-feira, 22, com a realização dos jogos finais de Basquete e Futsal, seguidas da premiação dos atletas.
A competição acontece em diversas localidades do município, separadas por modalidades: futebol no Estádio Municipal Lordes Geraldo, no Rio Verde; Vôlei e Basquete no Ginásio do Parque Municipal da Uva; Handebol no Ginásio do bairro Santa Tereza e Futsal nos Ginásios dos bairros Rio Verde e Guaraituba.
Os Jogos que fazem parte da seletiva dos Jogos Escolares do Paraná são uma realização da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esporte através do Departamento de Esportes.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Colombo Empregos: Estão disponíveis nas duas agências do trabalhador de Colombo 171 oportunidades


WEBMASTER 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Setor de serviços é o que oferece mais opções para uma recolocação profissional ou para quem busca a primeira chance

Nesta sexta-feira, 22, moradores de Colombo podem encontrar nas duas agências do Trabalhador 171 opções de vagas de emprego na cidade. As oportunidades estão divididas em várias áreas e segmentos, com maior destaque para o setor de serviços.
As ocupações que oferecem maior número de vagas de trabalho são: auxiliar de linha de produção, operador de caixa, ajudante de carga e descarga de mercadoria, assistente administrativo, auxiliar de almoxarifado, auxiliar de cozinha e auxiliar de limpeza.
Estas e outras oportunidades em 62 diferentes ocupações podem ser encontradas por moradores de Colombo que estão em busca de uma oportunidade para começar a trabalhar, seja no primeiro emprego ou na recolocação profissional, podem ir até uma das agências e fazer o cadastro.
É possível visualizar as vagas disponíveis para cada perfil pela internet, basta fazer a habilitação ou atualização do cadastro, na Agência do Trabalhador, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serviço:
  • Agência do Trabalhador – Maracanã – Rua Durval Ceccon, 664, Park Shopping Colombo.
  • Agência do Trabalhador – Sede – Rua Venâncio Trevisan, 111, Telefone: 3656-5001.
VagasDescrição da Vaga
1Acabador de mármore e granito
6Ajudante de carga e descarga de mercadoria
1Almoxarife
5Assistente administrativo
2Assistente de vendas
6Atendente de balcão
1Atendente de consultório veterinário
3Atendente de lanchonete
5Auxiliar de almoxarifado
3Auxiliar de confeiteiro
5Auxiliar de cozinha
3Auxiliar de escritório
5Auxiliar de limpeza
27Auxiliar de linha de produção
2Auxiliar de marceneiro
3Auxiliar de padeiro
1Auxiliar de técnico de eletrônica
1Auxiliar de veterinário
1Auxiliares administrativos e de escritórios
2Auxiliar financeiro
1Auxiliar técnico eletrônico
1Balconista de açougue
3Caixa (supermercado)
1Chapeiro
1Chefe de produção (indústria de máquinas e outros equipamentos mecânicos)
1Confeiteiro
2Consultor de informação
1Coordenador de compras
3Cozinheiro geral
3Eletricista
1Empacotador, a mão
5Fiscal de loja
3Frentista
1Gerente de produção
2Instalador de som e acessórios de veículos
1Manicure
1Mecânico de motocicletas
1Motorista carreteiro
2Motorista de caminhão
3Motorista entregador
3Oficial de manutenção
8Operador de caixa
2Operador de empilhadeira
5Padeiro
3Pedreiro
1Pizzaiolo
3Porteiro
1Projetista de ferramentas
3Projetista de móveis
4Salgadeiro
1Selecionador de sucatas
1Serralheiro
4Servente de obras
2Servente de pedreiro
4Soldador
1Técnico de indústria eletrônica
5Vendedor interno

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG - colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Após reforma Unidade de Saúde do Alto Maracanã volta a atender


WEBMASTER 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Esta e mais outras 10 US’s de Colombo passaram por revitalização garantindo estrutura de qualidade para os atendimentos

Unidade de Saúde do Alto Maracanã voltou a atender o público após passar por revitalização que garantiu benfeitorias desde o telhado até o jardim
Unidade de Saúde do Alto Maracanã voltou a atender o público após passar por revitalização que garantiu benfeitorias desde o telhado até o jardim
Os pacientes que utilizam os serviços da Unidade de Saúde do Alto Maracanã podem comemorar, é que após passar por uma ampla reforma, a US voltou a atender neste mês. A unidade recebeu benfeitorias em todas as dependências, com revitalização de paredes, vidros, calhas, esgoto, encanamento e paisagismo. Além disto, a cobertura do local foi toda refeita, com estrutura metálica reforçada e colocação de novas telhas.
A secretária da Saúde, Dalimar de Lucca Moreira, comemora mais uma Unidade de Saúde com reformas concluídas.
“Com esta, já somam 11 as unidades de saúde que conseguimos reformar para oferecer uma estrutura de qualidade para os atendimentos, só neste primeiro ano de gestão, e isto representa uma vitória, para o paciente, que vai ter melhores condições na hora da consulta, e para o município, que consegue atingir estas metas estabelecidas”, pontuou Dalimar.
Reformas e cuidado com o patrimônio
Cobertura do local foi toda refeita, com estrutura metálica reforçada e colocação de novas telhas
Cobertura do local foi toda refeita, com estrutura metálica reforçada e colocação de novas telhas
Além da Unidade do Alto Maracanã, também já passaram por reformas as US’s Caic, Mauá, São José, Guaraituba, Jardim das Graças, Alexandre Nadolny, Jardim Paraná, Monte Castelo, Sede e também o Pronto Atendimento 24 Horas do Osasco. Todas elas receberam melhorias durante o ano, que beneficiaram tanto a estrutura quanto o atendimento.
As reformas se fizeram necessárias devido ao desgaste que as US’s sofreram com o tempo, e um dos destaques é o Pronto Atendimento (PA) 24 Horas, do bairro Osasco, em Colombo, que teve 460 metros de telhas substituídas por outras novas e de maior espessura, as de seis milímetros.
Foi realizada também no Pronto Atendimento do Osasco a colocação de janela, trocas de lâmpadas com reatores e a reforma e ativação de um banheiro para melhorar o atendimento no consultório médico. Para o diretor de obras da secretaria de Obras e Viação, Ítalo Perini Neto, este tipo de ação deve ser constante, principalmente para fins de manutenção.
“As reformas foram realizadas com o objetivo de revitalizar os espaços que são de uso de todos. Agora vem um trabalho de conservação, que deve ser feito não só pela Prefeitura e pelos funcionários que atendem, mas por todos que utilizam. Por isto é preciso evitar a quebra de vidros, a pichação e outras depredações que acabam por trazer o prejuízo ao próprio cidadão,” lembrou o diretor.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

ASSEMCO VENCE COM MAIS DE 70% DOS VOTOS.



A eleição da ASSEMCO, teve como vencedora a chapa ASSEMCO PATRIMÔNIO DE TODOS, com mais de 70% dos votos válidos.

Foram mais de 1.700 votantes e a ASSEMCO PATRIMÔNIO DE TODOS  fez mais de 1.300 VOTOS.
Mais detalhes, tão logo tenhamos todos os dados disponíveis.

Paranaense, Néfi Cordeiro concorre a vaga de ministro do STJ


22 de novembro de 2013
O paranaense Néfi Cordeiro, desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), foi eleito ontem para concorrer a vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para substituir do ministro Castro Meira.Além de Cordeiro, dois desembargadores disputam a vaga. Cabe à presidente Dilma Rousseff indicar o nome do substituto que será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado.
Néfi cordeiro foi indicado em outras duas oportunidades. Uma em 2011 e a outra no inicio deste ano, quando chegou a ser o mais votado. O Paraná já conta com dois desembargadores no STJ. Além do presidente da corte, Félix Fischer, que nasceu na Alemanha, se naturalizou brasileiro e é “paranaense de coração”, Sérgio Luiz Kukina assumiu a vaga no ano passado.

Ex-funcionária vai receber indenização de R$ 10 mil por ter sido chamada de “loira burra”


da assessoria do TRT

Uma ex-assistente administrativa do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região (Sindehoteis) será indenizada em R$ 10 mil por ter sido chamada por um superior hierárquico de “loira burra”, “incompetente” e “idiota”, entre outros termos pejorativos.
A trabalhadora acionou a Justiça do Trabalho requerendo indenização por danos morais sofridos e outras verbas de natureza rescisória. Ela narrou que era perseguida e humilhada, sendo ridicularizada inúmeras vezes pelo chefe.
O juiz federal do trabalho do primeiro grau que analisou a causa considerou que os depoimentos das testemunhas não eram suficientes para comprovar os fatos alegados pela autora, e indeferiu o pedido de indenização por danos morais. A assistente administrativa recorreu da decisão.
Ao analisar o recurso, a Segunda Turma do TRT-PR reverteu a decisão de origem. Para o relator, desembargador Cassio Colombo Filho, em voto acompanhado por unanimidade pela Turma, a prova testemunhal comprovou o tratamento vexatório sofrido pela trabalhadora e, considerando a gravidade do comportamento do empregador, foi fixada indenização por danos morais em R$ 10 mil. Cabe recurso.

ELEIÇÕES DA ASSEMCO TRANSCORRE NA MAIOR TRANQUILIDADE

Servidora Irene Guibor

Servidora Irene Guibor




ELEIÇÕES NA ASSEMCO

As eleições  para a escolha da nova diretoria para administrar a ASSEMCO - Associação  dos Servidores Municipais de Colombo, está transcorrendo na maior normalidade. Existem  três locais de votações fixas, uma na Regional do Maracanã, na sede da Assemco no centro de Colombo e outra no Pátio, e ainda estará funcionando algumas URNAS itinerantes percorrendo várias secretárias e locais de trabalho dos servidores. No  momento de nossa visita a Regional do Maracanã, pudemos registrar o momento que a servidora Irene Guibor, Assistente Social lotada na Secretária de Ação Social e Trabalho estava registrando o seu voto.

Só para lembrar que apenas uma chapa  estará concorrendo as eleições, pois a chapa TCHE foi impugnada por irregularidades e a outra chapa deixou de concorrer por algumas desistências  de sua diretoria. Então apenas a CHAPA 1 ASSEMCO PATRIMÔNIO DE TODOS PODERÁ RECEBER VOTOS.

MOTORISTA BATE CARRO CONTRA ÁRVORE E MESMO SANGRANDO MUITO ABANDONA O CARRO NAS MERCÊS.


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
acidentedentro
Fiat Siena foi abandonado pelo motorista (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Moradores na Rua Júlia Wanderley, no bairro Mercês, em Curitiba, acordaram com um barulho daqueles na manhã desta sexta-feira (22). Por volta das 5h30, a cacetada de um Fiat Siena contra uma árvore foi o despertador. O detalhe é que, mesmo sangrando muito, o motorista do carro simplesmente abandonou tudo e fugiu.
A colisão aconteceu próximo ao cruzamento com a Av. Cândido Hartmann. Um morador da região afirmou à Banda B que o motorista parecia estar embriagado. “Ele bateu contra uma lixeira e depois acertou a árvore. O rapaz ficou alguns minutos por aqui, mas, de repente, saiu em disparada. Vai saber o que ele estava aprontado”, disse.
O Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar apura o caso. O primeiro passo será identificar o dono do carro, para saber mais detalhes do que aconteceu.

BRINCADEIRA SEM NOÇÃO DERRUBA OBRA DE ARTE E CAUSA SUSTO NA RUA XV DE NOVEMBRO.

Brincadeira ‘sem noção’ derruba obra de arte e causa susto na Rua XV de Novembro

Da Redação

Uma brincadeira sem noção por pouco não causou uma tragédia no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, na manhã de ontem (21). Um tiro ao alvo com balas de chumbo derrubou a obra de arte “All in One One in All”, instalada no calçadão desde agosto.
bienaldentro
População se assustou na XV de Novembro (Foto: Marisa Rodrigues)
perfil XV Curitiba no facebook postou o seguinte logo após ao incidente. ”Despencou agorinha a bela obra de arte suspensa na Rua XV. Quase caiu na cabeça de uma mulher. A menina que estava no colo da mãe ficou em pânico, vai ter pesadelo essa noite com certeza”, afirmou. A foto é da internauta Marisa Rodrigues e a obra faz parte da Bienal Internacional de Curitiba.
Também pelo facebook, a Prefeitura de Curitiba informou o seguinte: “Infelizmente, a obra de arte “All in One One in All” instalada no calçadão da Rua XV sofreu atos de vandalismo. Ninguém se feriu”.
Balas de chumbo foram encontradas próximo à obra de arte. Câmeras de segurança da região serão utilizadas para identificar os responsáveis pelo ato de vandalismo.

CARTEIRA DE ATROPELADOR QUE MATOU JOVEM FOI CASSADA EM MAIO.


PUBLICIDADE
LEANDRO MACHADO
RICARDO BUNDUKY
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
Vagner Ferreira, 28, motorista que atropelou e matou Jéssica Bueno da Silva, 22, na madrugada de anteontem na zona norte de São Paulo, teve a CNH (carteira de habilitação) cassada em maio. O documento também já estava vencido.
O rapaz se apresentou à polícia ontem às 19h. Após depor por duas horas, foi indiciado por suspeita de homicídio com dolo eventual --intencional, pois teria assumido o risco de causar a morte--, além de fuga do local e participação em racha. Deixou o prédio sem falar com a imprensa.
Rubens Cavallari/Folhapress
Depoimento de Vagner Fraga Ferreira no 7º DP na Lapa com o delegado Marcel Druziani
Depoimento de Vagner Fraga Ferreira no 7º DP na Lapa com o delegado Marcel Druziani
Folha apurou que a CNH já havia sido suspensa por excesso de multas e acabou cassada depois que Ferreira foi pego dirigindo nessa situação. Com isso, ele não poderia dirigir por dois anos --até maio de 2015.
Entre as infrações cometidas por Ferreira estão: manobra perigosa ou arrancada brusca; transitar em calçada com carro; lacre, chassi, selo ou placa violada ou falsificada; e excesso de velocidade.
Zanone Fraissat/Folhapress
Carro do autônomo Vagner Ferreira, 28
Carro do autônomo Vagner Ferreira, 28
As três primeiras são consideradas gravíssimas. Cada uma vale 7 pontos na carteira. Gravidade e pontuação da última dependem da percentagem excedida e do tipo de via.
A CNH é suspensa se, num período de 12 meses, acumula mais de 20 pontos.
Segundo o delegado Marcel Druziani, Ferreira afirmou que trafegava a 80 km/h na av. General Edgar Facó --o limite na via é de 60 km/h-- e tentou se afastar de dois veículos que faziam racha atrás dele.
Para isso, disse que aumentou a velocidade para 90 km/h ou 100 km/h, mas foi fechado por um dos outros carros. Foi quando atingiu Jéssica.
Ferreira disse ainda, de acordo com Druziani, que a garota atravessou fora da faixa de pedestres e que o semáforo estava aberto para carros.
O delegado diz que testemunhas dão versão diferente.
A Polícia Civil pediu imagens de câmeras de monitoramento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para tentar comprovar o racha.
Já conseguiu imagem do Fiat Stilo cerca de três quarteirões antes do acidente, quando Ferreira trafegava ainda em velocidade reduzida, e não havia os dois outros veículos.
"ESPERANÇA"
Zanone Fraissat/Folhapress
Foto do documento de identidade da vítima
Foto do documento de identidade da vítima
Ontem de manhã, Solange Peres, mãe da jovem, afirmou não "ter esperança" de que Ferreira ficará preso. "Ele vai se apresentar com um bom advogado. Vamos esperar ele matar outra pessoa. Quem sabe ele aí pode ser preso", disse.
Jéssica foi atingida pelo Fiat Stilo quando cruzava a a via na faixa de pedestres, segundo seus amigos. Mãe de uma menina de quatro anos, ela iria com o namorado e quatro amigos a um show comemorar um novo emprego.
Ao ser atropelada, ficou presa ao veículo e foi levada por cerca de 200 m. Com o impacto, o corpo destruiu o para-brisa e o teto solar e ficou preso dentro do carro.
Colaborou CÉSAR ROSATI

MÉDICO QUE RECEITOU DOSE EXCESSIVA VOLTA A ATENDER NA SEGUNDA.


Em nota, Secom de Feira de Santana afirma que não houve erro.
Profissional foi ouvido por uma comissão na tarde desta quinta-feira, na BA.

Do G1 BA

:
Através da Secretaria de Comunicação (Secom), a prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, anunciou, na noite desta quinta-feira (21), que o médico cubano que receitou uma dose excessiva à uma criança voltará ao trabalho na segunda-feira (25).
Por telefone, o chefe de gabinte da secretaria, Dimas Oliveira, disse ao G1 que o profissional foi ouvido na tarde desta quinta-feira, na Secretaria da saúde do Município, por uma comissão formada por representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde de Feira de Santana, da Coordenação Estadual do Programa Mais Médico e o tutor do médico cubano.
Ainda de acordo com a nota, a comissão conclui que não houve erro no procedimento adotado pelo médico cubano. Segundo a Secom de Feira de Santana, o médico Washington Abreu, coordenador estadual do Programa Mais Médicos, afirmou que a dosagem indicada pelo médico cubano está correta. Segundo a nota, o coordenador explicou que "as 40 gotas indicadas na receita não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril".
A Secom informou ainda que o médico explicou com detalhes à mãe da criança como administrar a medicação e que onde ele trabalhou anteriormente é comum receitar a medicação da maneira que fez, e não fracionada, como é no Brasil. Segundo Washington Abreu, os médicos do Programa Mais Médicos no estado passarão por reforço no treinamento da prescrição dos medicamentos da atenção básica.
Em nota, a Secom afirma que as declarações da mãe da criança, dadas à imprensa, pesaram na decisão de reintegrar o médico à equipe do programa.
receita médico cubano (Foto: Reprodução / TV Bahia)Receita indicava 40 gotas de dipirona
(Foto: Reprodução / TV Bahia)
Mãe defende médico
A diarista Gilmara Santos, que levou o filho até um posto de saúde da cidade de Feira de Santana, distante cerca de 100 km de Salvador, falou nesta quinta-feira (21) sobre o afastamento do médico cubano que atendeu o filho dela. O profissional está sendo investigado por ter receitado uma dose excessiva de dipirona.
"Ele me atendeu muito bem. Ele tratou meu filho super bem, porque tem médico que nem olha na cara da mãe e nem da criança. Ele me explicou direitinho como dar o remédio, disse ainda que a quantidade de gotas é definida a partir do peso da criança. Ele prescreveu 40 gotas, mas foi apenas um erro. Ele me disse exatamente o que eu deveria fazer, que era para dar apenas 10 gotas", disse.
Ela contou que toda essa história veio à tona quando ela voltou ao Posto de Saúde para que o filho fosse atendido pelo médico. "Quando eu voltei, uma outra médica me atendeu. Como eu ando em mãos com todas as receitas que passam para meu filho, eu cheguei a mostrar para essa médica, que chamou outra colega. Aí elas tiraram uma foto e postaram na internet. Foi aí que o vereador ficou sabendo e tudo isso começou", explicou a diarista.
"Acho que isso é uma postura antiética da médica", disse a diarista.
O médico cubano atende no município baiano há uma semana. Ele integra a lista de profissionais do Programa "Mais Médicos", do Governo Federal. Gilmara Santos diz que a denúncia foi feita pelo próprio vereador. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o afastamento do profissional foi uma medida provisória, para a denúncia ser apurada.
Em contato com o G1, a médica pediatra Márcia Porto, que atende em clínicas da capital baiana informou que a dose receitada é "completamente exagerada". "Essa dose é quatro vezes maior do que a indicada. Para uma criança de 10 kg, o ideal era ter receitado 10 gotas. 40 gotas é dose para adulto. Caso a criança tivesse tomado essa dose excessiva, ela podertia ter tido uma hipotermia e uma hipertensão arterial", relata. De acordo com a médica, hipotermia é quando acontece a baixa da temperatura natural do corpo.

Dos 12 profissionais do programa na cidade, 11 são estrangeiros. Por conta desse problema, a Secretaria de Saúde Municipal informou que os médicos passarão por novo treinamento no sábado (23) e domingo (24). O médico não foi encontrado para comentar o caso.

Os médicos estrangeiros que atuam na Bahia tiveram aulas sobre a atenção básica no Brasil e também de língua portuguesa,
 além de aulas de expressões regionais. Os professores que participaram do curso são de universidades como UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UFBA(Universidade Federal da Bahia), UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e Escola de Saúde Pública da Bahia, da Sesab. O curso foi realizado pela Escola de Saúde Pública da Sesab e coordenado, na parte pedagógica, pelo médico, professor da UFBA e supervisor de Recursos Humanos da Sesab, Washington Abreu.Atuação

Os cubanos que atuam na Bahia estão distribuídos nas cidades de Adustina, Araci, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Cansanção, Carinhanha, Central, Cocos, Coronel João Sá, Correntina, Formosa do Rio Preto, Itiúba, Jeremoabo, Macaúbas, Mansidão, Nova Soure, Remanso, Riacho de Santana, Serra Dourada, Sítio do Quinto, Souto Soares e Tucano. Eles chegaram ao estado no dia 25 de agosto.

Foram cadastradas 317 dos 417 cidades baianas, de acordo com dados informado pelo governo estadual. O número representa 76% do total de cidades. Para o Ministério da Saúde, 264 municípios são considerados prioritários, entre eles, Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e Lapão. A lista completa pode ser acessada no site da pasta.
O coordenador pedagógico do curso para os médicos na Bahia, Washington Abreu, explicou que as aulas de português foram focadas na comunicação dos médicos com os pacientes para que ambos entendam o que for dito. "Primeiramente aprimoramos o vocabulário médico básico para uma consulta, para que eles possam que eles possam se comunicar bem com os pacientes. Fizeram questões de anamnese [entrevista ao paciente], que tem um padrão internacional, mas cada país faz suas adaptações", disse.
Abreu afirma que os regionalismos e também palavras que têm significados diferentes em outros idiomas foram trabalhados em alguns momentos das aulas. "A questão do regionalismo foi trabalhada focada na relação médico-paciente. Como [a maneira] que chamam algumas partes do corpo, como dedo mindinho, algumas doenças, como conjutive, que no interior chamam de 'dordoi'", explicou o coordenador do curso na Bahia.
Programa
Bahia é o estado que mais deve receber profissionais pelo programa "Mais Médicos", de acordo com o Ministério da Saúde. Ao todo, serão 161 médicos direcionados para o estado. Em seguida, estão Minas Gerais (159), São Paulo (141), Ceará (138), Goiás (117), Rio Grande do Sul (107) e Amazonas (73).
No dia 24 de agosto, 206 médicos cubanos chegaram ao Brasil, dos quais 30 desembarcaram no Recife - os outros 176 seguiram para Brasília. Vestidos com jalecos brancos, eles balançaram bandeirinhas brasileiras e de Cuba no saguão do Aeroporto dos Guararapes, na capital pernambucana, e ainda agradeceram às boas vindas de integrantes de diversos movimentos sociais que os aguardavam no local.
Mais Médicos
Foram 1.753 médicos com diplomas de universidades brasileiras selecionados na primeira rodada do processo seletivo. Eles vão atuar nos 626 municípios selecionados nessa fase. 74% dos médicos foram direcionados para a cidade que era a primeira opção entre as seis que poderiam ser escolhidas, por ordem de prioridade. Já os outros 232 profissionais vão poder atuar na cidade que foi a segunda opção.
O Ministério da Saúde informa que, do total de cidades, 375 estão em regiões de extrema pobreza, 159 em regiões metropolitanas, 68 estão em um grupo de 100 cidades com mais de 80 mil habitantes de maior vulnerabilidade social e 24 são capitais. Foram atendidos ainda 23 distritos sanitários indígenas.

Governo diz que regularizou telefonia e abastecimento de veículos cortados por falta de pagamento


Redação com AEN

O governo do Paraná emitiu nota informando que negociações feitas nesta quinta-feira (21) com fornecedores do serviço de telefonia possibilitaram a regularização do atendimento na Secretaria da Segurança Pública e na Polícia Militar, que ficou parcialmente interrompido durante a quarta-feira (20).
Segundo a nota, o mesmo trabalho foi realizado com os fornecedores de combustível, com o objetivo de acertar os pagamentos atrasados e a Secretaria da Administração e da Previdência iniciou a convocação de fornecedores de outros serviços, com os quais o Governo está em débito, para estabelecer um cronograma de pagamento.
Com dificuldades para pagar o 13º salários do funcionalismo, que chega a R$ 1,2 bilhão, e sem o dinheiro dos empréstimos federais que garantiriam R$ 3,5 bilhões aos cofres públicos, o governo deixou e pagar vários fornecedores nos últimos meses. Oficinas mecânicas que fazem a manutenção das viaturas da polícia, por exemplo, estão sem receber. Algumas pararam de atender. Também foram interrompidos serviços de telefonia e o abastecimento dos carros do governo.
Segundo a secretária estadual da Fazenda, Jozélia Nogueira, apesar das dificuldades, o governo estadual vai pagar o 13º salário e os cortes nos pagamentos tiveram que ser feitos momentaneamente para fazer um pente-fino nas contas e regularizar a situação. Jozélia assumiu a pasta em outubro.

Download de editais de convocação do Concurso Público


WEBMASTER 21 DE NOVEMBRO DE 2013
Os aprovados no Concurso Público abaixo relacionados nos editais, devem comparecerem no Departamento de Recursos Humanos no prazo de 10 (dez) dias úteis a contar da data da publicação do edital. O não comparecimento dentro do prazo estipulado implicará na desistência.
2013