Advogado teme que caso ‘Carli Filho’ prescreva


23 de novembro de 2013
O advogado da Família Yared, Elias Mattar Assad, diz que tem medo que o caso Carli Filho seja prescrito. Isso porque o julgamento só poderá ser retomado no Tribunal de Justiça do Paraná depois da apreciação do habeas corpus do ex-deputado estadual pelo Superior Tribunal de Justiça. O julgamento acontece na próxima terça-feira.
O ex-deputado atingiu o carro de dois jovens em maio de 2009, que morreram na hora. O julgamento dele já foi suspenso diversas vezes. Agora seria julgado a validade ou não do exame de alcoolemia realizado no dia do acidente
Segundo Elias Mattar Assad, o caso já ia a júri popular quando a defesa de Carli Filho contestou a distribuição do recurso pelo Juiz de Direito Substituto Naor Macedo, quando deveria ter sido feita pelo desembargador Telmo Cherem. “O processo aqui no Paraná começou a andar para este novo julgamento, quando eles impetram um habeas corpus em Brasília, no STJ, dizendo que quem deveria ser relator deste caso aqui no Paraná era o desembargador Thelmo Cherem, e não o doutor Naor Macedo, enfim, questões nitidamente protelatórias, e o tribunal de Brasília deu uma liminar suspendendo o andamento aqui no tribunal do Paraná para decidir se a questão aqui no Paraná deveria ser relatada por Thelmo Cherem ou por Naor Macedo”, relata.
Para Mattar Assad, o pedido de habeas corpus se refere somente à indicação do relator do processo no Tribunal de Justiça do Estado, e por este motivo, não deve interferir no mérito da causa. No entanto, ele ressalta que o atraso para o julgamento pode levar à prescrição do caso.
“Tanto faz se o relator for o desembargador Thelmo Cherem quanto Naor Macedo. O que importa é que esta causa tem que ter um julgamento definitivo e tem que ser remitida para julgamento pelo tribunal do júri. E isso, a sociedade toda, nós todos, estamos aguardando com bastante preocupação, porque o fato aconteceu em 2009 e já estamos entrando em 2014, evidentemente que isso pode rumar até para uma prescrição”, reforça.
Caso o habeas corpus seja julgado, é possível que o início do julgamento aconteça no primeiro semestre de 2014.

Ponte do Parque Tanguá é isolada por denúncia de banana de dinamite nas rochas

Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski


Polícia está no local para averiguar denúncia. Foto: RR/Banda B

O acesso ao túnel do Parque Tanguá, no bairro Pilarzinho, em Curitiba, está bloqueado por cordões de isolamento da Polícia Militar (PM). A denúncia é que um frequentador viu, por volta das 15 horas, uma banana de dinamite no túnel, entre as rochas, ao passar pela ponte de madeira.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e está no local tentando identificar se realmente trata-se de um dinamite. De acordo com os policiais do 12º BPM, o Esquadrão Antibombas está se deslocando para o parque, mas até lá a orientação é que nenhum visitante possa atravessar o lago.
Fotos foram tiradas do local para auxiliar na identificação. Policiais vão tentar retirar o artefato para confirmar se realmente é um dinamite. O Parque Tanguá é um dos principais parques de Curitiba e foi fundado em 1996 pelo, então, prefeito Rafael Greca.

EX JOGADOR DO ATLÉTICO-PR MORRE EM ACIDENTE DE CARRO.


Redação com Tribuna de Petrópolis

carro-jogador
Jogador perdeu o controle do carro. Foto: Tribuna de Petrópolis.

Um acidente Na tarde desta sexta-feira, na BR-040, vitimou o jogador de futebol Jancarlos de Oliveira Barros, de 30 anos de idade. A colisão aconteceu por volta das 16h30, na altura do quilômetro 61 da BR-040, em Itaipava. Segundo testemunhas, ele estava sozinho no carro, um Hyundai i30, quando perdeu o controle da direção, atingiu o guard-rail da pista e caiu em uma ribanceira. Jancarlos atuou pelo Juventude, Atlético Paranaense, São Paulo, Cruzeiro, Botafogo, Bahia, Ituano, América e Volta Redonda. Atualmente ele jogava pelo Rio Branco do Espírito Santo. Ele estava em treinamento nas equipes de base do Fluminense. As informações são da Tribuna de Petrópolis.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Jancarlos chegou a ser socorrido, teve uma parada cardíaca dentro da ambulância, foi reanimado e encaminhado para o Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, onde já chegou sem vida.
O jogador estava sem nenhum documento no carro e foi reconhecido no Instituto Médico Legal, por um primo, no início da noite. Jancarlos era natural da cidade de natividade, no Rio, e foi revelado pelo Fluminense, clube onde jogou até 2004. Ele chegou a ganhar o Título pelo Campeonato Carioca de 2002.
O lateral-direito voltava de Natividade, onde tinha ido visitar a mãe, para assinar contrato com o Duque de Caxias, clube que defenderia no ano que vem.

CONVERSA ENTRE AMIGOS É INTERROMPIDA POR ENCAPUZADOS, MÃE SE DESESPERA AO VER O FILHO MORTO.


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

sitio-cercado
Família disse que rapaz planejava se casar. Foto: RR/Banda B
Três amigos que conversaram próximo a um bosque no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, sofreram um atentado na noite desta sexta-feira (22). Um deles não resistiu aos ferimentos por arma de fogo e morreu pouco tempo depois. Outros dois foram baleados, mas conseguiram fugir. Os atiradores que estavam encapuzados ainda não foram identificados. A mãe do jovem assassinado se desesperou ao ver o filho morto.
O crime aconteceu às 21h30 na Rua Eli Volpato. Os amigos conversaram neste local quando três homens encapuzados se aproximaram do trio e iniciaram uma discussão. De acordo com testemunhas, os homens começaram a atirar contra os rapazes. Os três correram, mas Cleverson da Silva Ananias, 22 nos, foi atingido por pelo menos 5 tiros e caiu no meio da rua. Ele morreu na hora, os outros dois amigos dele, que não foram identificados, também foram baleados, mas conseguiram fugir dos atiradores.
Segundo o tenente Maeda poucas informações foram colhidas no local. “Os atiradores fugiram em direção a Vila Osternack, parece que tinha um veículo esperando por eles. Aqui é difícil, o povo vem ver, mas ninguém contribui com muita coisa”, reclama.
A mãe do jovem que foi assassinado estava inconsolável. Familiares disseram à Banda B que o rapaz era uma pessoa do bem, estava namorando uma garota há cerca de um ano e planeja se casar. “Minha vida acaba aqui, não quero mais viver. Porque essa pessoa não fez isso comigo? Ele não é bandido, nunca foi”, disse a mãe.
A Delegacia de Homicídios vai investigar o caso. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

HOMEM TENTA CONSERTAR FIAÇÃO ELÉTRICA E QUEBRA O PESCOÇO.


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

queda
Vítima morreu na hora. Foto: RR/Banda B
A tentativa de arrumar um problema de fiação elétrica terminou na morte de um homem de 37 anos em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Paulo Cesar Mariano sofreu uma queda de 8 metros em um barracão de recicláveis, na rua Nostradamus esquina com Rua Joana D’arc na noite desta sexta-feira (22). Ele quebrou o pescoço e morreu na hora.
O acidente aconteceu por volta das 20h quando Mariano teria subido em cima desse local para arrumar problemas com a fiação elétrica. De acordo com familiares, quando ele pisou em uma telha de plástico, usada para permitir a iluminação natural no ambiente, e caiu a uma altura de aproximadamente 8 metros. Ele teve fraturas graves e, segundo os socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), quebrou o pescoço na queda.
“Foi uma fatalidade mesmo. Aqui funciona uma barracão de recicláveis também. Não teve nem o que fazer nesse caso”, disse o cabo Barreto.
A ambulância do Siate chegou a ser acionada e esteve no local, mas a vítima já estava morta. Nesse local, onde aconteceu o acidente, é a sede de uma associação de catadores de materiais recicláveis. Ninguém confirmou, mas possivelmente a vítima trabalhasse como guardião ou vigia nesta associação.

VITÓRIA DA CHAPA 1 DE IRENE TOSIN COM 1325 VOTOS





Ontem por volta de 19.00 hrs estivemos na sede da  ASSEMCO para conferir a vitória da chapa 1  ASSEMCO PATRIMÔNIO DE TODOS, foi uma vitória dos servidores municipais,  e foi vontade  da maioria dos trabalhadores que iniciou em 2011. Pois Irene fez uma administração voltada para amelhoria dos trabalhadores. Parabéns Irene  e toda galera envolvida nessa campanha.








































Supercamisinha será produzida com material mais resistente do mundo


22 de novembro de 2013
A Fundação Bill e Melinda Gates está destinando US$ 100 mil a Cientistas da Universidade de Manchester para desenvolverem uma camisinha a partir do grafeno, o material mais resistente já descoberto pelos cientistas.O grafeno foi isolado pela universidade em 2004 e tem sido mais frequentemente associado a produtos que estão revolucionando a indústria de smartphones e de banda larga.
Agora o material está sendo misturado com o látex usado na fabricação de preservativos para o desenvolvimento de uma super camisinha, mais fina e segura.
O objetivo da Fundação criada pelo fundador da Microsoft Bill Gates é o de lançar no mercado uma camisinha tão fina e segura que sirva de incentivo para a prática do sexo seguro no mundo inteiro, especialmente nos países pobres, com maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis.
O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante. O grafeno de alta qualidade é muito resistente, leve e quase transparente.
É o material mais forte já descoberto, e consiste em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões.
A descoberta do novo material rendeu o  Prêmio Nobel de Física em 2010 aos cientistas Andre Geim e Kostya Novoselov.
O diretor sênior da equipe de HIV na fundação Bill e Melinda Gates, Papa Salif Sow, disse que a super camisinha será uma arma poderosa na luta contra a pobreza.
“Atualmente, as pessoas imaginam usando grafeno em telas de celulares, embalagens de alimentos e sensores químicos, mas se esse projeto for bem sucedido poderemos ter um produto que irá literalmente mudar nossa vida cotidiana, da forma mais íntima”, disse o diretor.
O Instituto Nacional do grafeno da Universidade de Manchester está sendo estabelecido com doações do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. As informações são da Folha de São Paulo.

Personagens infantis raspam a cabeça em apoio às crianças com câncer


22 de novembro de 2013
Amanhã é o dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. Em homenagem a todas as crianças que sofrem com o problema no país, personagens dos quadrinhos “rasparam” os cabelos.

O objetivo da campanha é alertar sobre a doença e mostrar que o tratamento não impede a criança de curtir a infância.

garfiel

A ideia também é fazer com que as pessoas troquem suas fotos de perfil nas redes sociais pela imagem de algum personagem careca.

cebolinha

É configurado como câncer infantil um grupo de doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células anormais.


Consumo de frutas secas ajuda a prolongar a vida, diz estudo



Pessoas que consomem regularmente oleaginosas como nozes, amêndoas e avelãs têm tendência a viver mais, segundo uma pesquisa feita por cientistas americanos.
estudo, divulgado na publicação científica New England Journal of Medicine, indica que os mais beneficiados são aqueles que consomem diariamente uma porção – nesses casos, os analisados tiveram uma queda de 20% na taxa de mortalidade durante o período de 30 anos de pesquisa, em comparação com outras pessoas que não consumiram as frutas secas.
Os cientistas que fizeram o estudo disseram que, apesar de as pessoas que consumem regularmente essas oleaginosas em geral terem um estilo de vida mais saudável, o consumo em si também contribui para uma vida mais longa.
Porém, segundo a British Heart Foundation, uma organização não-governamental britânica que faz pesquisas e campanhas de conscientização sobre males cardíacos, mais estudos são necessários para comprovar a relação entre longevidade e o consumo dessas frutas secas.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Barbosa concede prisão domiciliar provisória a Genoino


Da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, concedeu hoje (21) prisão domiciliar provisória para que ex-presidente do PT e deputado federal José Genoino (SP) possa fazer tratamento médico. Genoino passou mal hoje na Penitenciária da Papuda, em Brasília, e foi transferido para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (IC-DF), no Hospital das Forças Armadas (HFA).
genoino-211113-bandab
(Foto: Divulgação)
De acordo com a decisão, Genoino poderá cumprir a pena em regime domiciliar ou hospitalar até que ele seja submetido a uma perícia médica. No início da tarde, Barbosa determinou que uma junta médica formada por, no mínimo, três médicos, produza um laudo oficial sobre o estado de saúde de Genoino. Os médicos serão indicados pelos diretores do Hospital Universitário de Brasília (HUB).
No despacho, Barbosa afirma que concedeu a prisão domiciliar ou hospitalar provisória a Genoino após ser informado pelo juiz Ademar de Vasconcelos, da Vara Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), por telefone, sobre a internação de Genoino nesta tarde. Segundo Barbosa, a informação repassada hoje contradiz documento da VEP enviado ao STF ontem (20) sobre o estado de saúde do parlamentar.

Mega-Sena sorteia mais de R$ 20 milhões neste sábado


Da Redação com assessoria


Mais um fim de semana para sonhar em ficar milionário com a Mega-Sena. A modalidade promete pagar, neste sábado (23), o prêmio de R$ 23 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso 1.550. O sorteio será realizado às 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da CAIXA, que está em Cafelândia (PR), no estacionamento do Ginásio de Esportes.
O concurso deste sábado, por ter final zero, recebeu um adicional de 22% do total destinado a prêmio dos últimos cinco concursos. Se um apostador levar o prêmio sozinho, poderá se aposentar com uma renda superior a R$ 136 mil por mês, o equivalente a mais de R$ 4,5 mil por dia, apenas investindo o prêmio na Poupança da CAIXA. Mas se o sortudo preferir investir em bens, poderá adquirir 23 imóveis de R$ 1 milhão cada, ou mais de 176 carros de luxo.
A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das lotéricas do país. Clientes com acesso ao Internet Banking CAIXA (IBC) contam com a facilidade de fazer suas apostas pelo computador pessoal. Basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço fica disponível das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto na quarta-feira e no sábado – dias de sorteio – quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Projeto que eleva multa para pichadores será votado na segunda-feira


Da CMC

Na sessão plenária de segunda-feira (25) da Câmara de Curitiba os vereadores votam mudanças em duas leis que tratam da pichação. A iniciativa é do Executivo e eleva de R$ 400 para R$ 1.693,84 o valor da multa para pichadores.
Foto: Divulgação CMC
A mensagem pretende modificar também a lei que proíbe a venda de tinta spray a menores de 18 anos e exige o cadastro dos compradores. Atualmente, a norma estabelece valores em Ufirs (Unidades Fiscais de Referência), que, segundo a prefeitura, geram dúvidas nos agentes públicos.
Por iniciativa dos vereadores, também tramitam na Casa propostas pela “despichação”. Uma delas é de autoria de Helio Wirbiski (PPS). Ele pretende responsabilizar, por meio do controle do código de barras das tintas sprays vendidas na cidade, o comprador, caso o detido tenha menos de 18 anos de idade. A matéria está em análise pelas comissões, antes de ser enviada para votação em plenário.

Passageira de ônibus se revolta com atropelamento de cão e desmaia após deboche do motorista


Por Luiz Henrique de Oliveira e Denise Mello


A degustadora Lais Fernandes Dias, de 55 anos, leitora do Portal da Banda B e usuária do transporte coletivo, procurou a redação nesta sexta-feira (22) para relatar uma situação delicada que viveu dentro de um ônibus da linha Banestado-Califórnia, em Curitiba. Há duas semanas, Lais ficou revoltada ao ver o motorista do coletivo atropelar um cachorro e não fazer nada.
Emocionada, ela contou que foi tirar satisfação e ao ouvir um deboche por parte do motorista desmaiou. “Não me aguentei, fiquei muito nervosa”, descreveu a moradora no bairro Santa Cândida, que tinha embarcado no ônibus no início da manhã para ir ao trabalho. “No terceiro ponto, o motorista passou por uma marginal onde tem umas casas de invasão. Em altíssima velocidade, ele matou o cão”, afirmou.
Segundo Lais, por ser uma amante de animais não se se segurou. “Só falei para andar mais devagar e ter cuidado e ele e o cobrador começaram a rir. Eu fiquei tão nervosa que acabei desmaiando e ainda assim eles não pararam o ônibus. Quando acordei já estava dentro de uma ambulância, com 20 por 11 de pressão”, disse a degustadora, que afirma não ter mais coragem de pegar o coletivo. “Não consigo mais entrar, foi um trauma muito grande”.
Para a degustadora, a situação poderia ter sido evitada. “Ele estava em alta velocidade e o cachorro foi pegar uma bolinha e acabou atropelado, sem ter feito nada. Nós entramos em contato com a URBS, passamos o nome do motorista, mas nada foi feito. Poderia ser uma criança”, opinou.
Resposta URBS:
Por meio de nota, a URBS informou o seguinte:
A empresa Glória, responsável pela linha Banestado/Califórnia, informou a Urbs sobre o incidente ainda no dia 8 de novembro. De acordo com relato da empresa, dois cachorros estariam brigando na rua no momento em que o ônibus passava. Eles então acabaram indo para baixo do coletivo, que não teria conseguido desviar. Ainda de acordo com a empresa, o dono dos cachorros começou a atirar pedras no ônibus e o motorista teria optado por seguir adiante para não colocar em risco a segurança dos demais passageiros. Nesse mesmo relato, a empresa comunica também o caso da senhora que passou mal dentro do ônibus, foi atendida pelo Samu no Terminal do Santa Cândida e levada para a UPA Boa Vista.
Com relação à velocidade do ônibus, as informações do GPS do coletivo mostram que no trecho indicado o ônibus não ultrapassou os 26 km/h. Não foi encontrada a reclamação da ouvinte no registro do 156.