Dilma irá à África do Sul para homenagem a Mandela

A presidente Dilma Rousseff decidiu cancelar três eventos previstos para o início da próxima semana e viaja na segunda-feira à África do Sul, onde vai acompanhar missa com chefes de Estado de todo o mundo em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela. Dilma também decretou sete dias de luto pela morte de Mandela, conforme decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União de desta sexta-feira, 06.
A missa fúnebre está prevista para ocorrer às 14h (10h de Brasília) da próxima terça-feira em Johannesburgo no Estádio FNB palco da abertura e do encerramento da Copa do Mundo de 2010.



"O governo e o povo brasileiro receberam consternados a notícia da morte de Nelson Mandela", lamentou a presidente Dilma Rousseff em nota divulgada quinta-feira, 05, pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.A viagem à África do Sul derrubou as agendas de Dilma previstas em Belo Horizonte, Porto Velho e Ji-Paraná (RO) - a presidente, no entanto, manteve a participação em evento promovido na segunda-feira pela Bill Clinton Global Initiative, no Rio de Janeiro. De lá, embarca para Johannesburgo.
"Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano na história contemporânea - o fim do apartheid na África do Sul."
Dilma viajou na segunda-feira desta semana a Aracaju para acompanhar o velório do ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda. Em março, foi a Caracas para as cerimônias fúnebres em homenagem ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez. Dilma também acompanhou o velório do ex-vice-presidente José Alencar em Belo Horizonte, em março de 2011.

Geração
Para o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, a morte de Mandela é uma perda que marca "profundamente" toda a nossa geração. "(Ele) teve a sabedoria de transformar sofrimento não em ódio, mas num combustível para recompor, para restaurar a dignidade de um povo", comentou Carvalho a jornalistas, após participar de reunião no Planalto com o Movimento Paz & Proteção.
Para o ministro, Mandela "é uma luz, é uma estrela que se acende no céu para todos nós no sentido de que vale a pena fazer política quando você a faz para servir o povo, especialmente aqueles que são vítimas da exclusão e da discriminação". "Mandela, para nós, segue sendo esta referência e a morte dele só deve nos dar ainda mais energia e decisão de continuar nesta luta", afirmou Carvalho.

Espanha será a principal atração em Curitiba na Copa 2014



Atuais campeões vão enfrentar a Austrália na Arena. Os outros três jogos na capital são Irã x Nigéria, Equador x Honduras e Argélia x Rússia
Espanha, atual campeã mundial, será a grande atração da Copa em Curitiba. A Roja jogará no dia 23 de junho, na Arena da Baixada, às 16 horas, contra a Austrália, em partida válida pelo grupo B. É a segunda vez que a Espanha jogará um jogo de Copa em Curitiba.

A presença dos espanhóis em Curitiba poderá colocar La Roja como hóspede do CT do Caju na preparação para o Mundial. A delegação do país já visitou as instalações do centro de treinamento do Atlético e demonstrou interesse em treinar lá nos dias que antecedem o Mundial.A Espanha jogou em 1950, na Vila Capanema, no dia 25 de junho. Naquele jogo, o time europeu bateu os Estados Unidos por 3 a 1, pelo Grupo 2. A outra partida realizada no atual estádio do Paraná naquele Mundial foi no 28 de junho, quando Suécia e Paraguai empataram por 2 a 2.
Outros três jogos
Em 2014, outros três jogos serão realizados na capital paranaense. No dia 16 de junho, às 13 horas, o Irã enfrentará a Nigéria, pelo Grupo F. No dia 20 de junho, às 19 horas, Equador Hondurasduelam pelo Grupo E. O jogo de despedida da sede paranaense será pelo Grupo H, às 17 horas, quando Argélia Rússia jogarão.

PM é condenado a 36 anos de prisão pelo assassinato de juíza no RJ


Ele é o 6º policial militar condenado pelo crime, ocorrido em agosto de 2011.
Justiça determinou, além da prisão, a perda da função pública do acusado.


O tenente da Polícia Militar Daniel Santos Benitez Lopez, apontado pelo Ministério Público como um dos mentores do assassinato da juíza Patrícia Acioli, foi condenado na noite desta sexta-feira (6) a 36 anos de prisão em regime fechado. A sentença foi anunciada pela juíza Ana Paula dos Santos,  da 3ª Vara Criminal de Niterói no fim da noite, após as sete pessoas que formavam o júri popular considerarem o militar culpado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha armada. A sentença determina ainda a perda da função pública do condenado.

Daniel é o sexto policial militar condenado pela participação no assassinato da magistrada e o que recebeu a maior pena até o momento. Outros cinco ainda aguardam julgamento, previsto para acontecer em abril de 2014. Um deles é o tenente-coronel Cláudio Oliveira, acusado pelo MP de ser o mandante do crime. A magistrada foi executada em uma emboscada montada na porta da casa dela, em Niterói, em agosto de 2011.

Durante o interrogatório, Daniel negou participação no caso. Ele procurou reforçar a tese de que não teria motivos para colaborar com a morte da juíza. Exaltou sua atuação na PM, destacando apreensões realizadas pela sua equipe em São Gonçalo, e afirmou nunca ter recebido dinheiro do tráfico ou ter praticado extorsões.

Júri tumultuado
A chegada de familiares do tenente Daniel Santos Benitez Lopez, acusado de planejar a morte da juíza Patrícia Acioli, ao 3º Tribunal do Júri de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi marcada por confusão nesta sexta-feira (6).
A avó do policial, cujo nome não foi divulgado, estava sentada em uma das primeiras fileiras da sala de audiência, acompanhada de outro familiar de Benitez, que agrediu dois cinegrafistas. O tumulto começou quando os profissionais de imprensa tentaram se aproximar dos familiares para filmá-los. O homem, então, atingiu um deles com um soco e tentou chutar outro, dando início a uma briga dentro do tribunal.

A Polícia Militar (PM), que reforçou a segurança para a realização do julgamento, interveio e retirou os envolvidos da sala de audiência. Devido à confusão, a sessão que estava prevista para começar às 8h foi iniciada apenas às 10h50, de acordo com o Tribunal de Justiça do Rio.
Após a confusão, Daniel simulou um princípio de enfarte e recebeu atendimento médico. Mas, um policial militar avisou à juíza Ana Paula dos Santos que o réu estava fingindo. A magistrada, então, manteve o julgamento.

TABELA DOS JOGOS DO BRASIL NA COPA 2014

DataHoraMandantePlacarVisitanteLocalCidade
12/0617:00BrasilxCroáciaArena de São PauloSão Paulo
13/0613:00MéxicoxCamarõesArena das DunasNatal
17/0616:00BrasilxMéxicoCastelãoFortaleza
18/0616:00CroáciaxCamarõesArena AmazôniaManaus
23/0617:00BrasilxCamarõesMané GarrinchaBrasília
23/0617:00CroáciaxMéxicoArena PernambucoRecife

GRUPO B

Brasil pode ter caminho apenas contra campeões do mundo até a final


Em cenário pessimista, Seleção teria que superar Espanha, Itália, França e Argentina para levantar a taça no Maracanã, no dia 13 de julho de 2014


Se a primeira fase - com Croácia, México e Camarões no Grupo A - não reserva grande temor para a Seleção, o caminho até uma possível final da Copa do Mundo pode ser bastante complicado. Em simulação de confrontos, o Brasil pode ter apenas campeões mundiais como rivais até o dia 13 de julho, no Maracanã.
Caso termine a primeira fase na liderança do Grupo A, já nas oitavas de final o time de Luis Felipe Scolari pode ter desafio contra a Espanha, última campeã mundial, em 2010. Isso acontecerá no caso dos espanhóis terminarem em segundo lugar do Grupo B, que também conta com Holanda, Chile e Austrália. Vale lembrar, porém, que o Brasil bateu a equipe espanhola na decisão da Copa das Confederações deste ano no Maracanã. 
Em seguida, nas quartas de final, terá pela frente uma equipe do Grupo C ou D. Neste caso, um possível embate é com a Itália, rival da Seleção na final da Copa de 1994. Para isso, basta que os italianos passem em segundo lugar na fase de grupos - terá Uruguai, Inglaterra e Costa Rica como adversários - e, depois, supere o primeiro lugar do Grupo C, que conta com Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão. A Azurra já venceu quatro mundiais, em 1934, 1938, 1982 e 2006.Seguindo este caminho, o Brasil pode ter na semifinal outra seleção tradicional. A França, campeã exatamente contra os brasileiros em 1998, e que em 2006 foi carrasca nas quartas de final, é uma possibilidade. Outra é a Alemanha, tricampeã do mundo (1954, 1974 e 1990). O cenário é simples: basta que ambos se classifiquem em primeiro lugar de seus grupos e avancem até as quartas de final.
Na decisão, a Seleção pode ter Inglaterra ou Argentina pela frente na final, imaginando que esses dois times passem em primeiro lugar em seus grupos. Os ingleses foram campeões em 1966, enquanto os hermanos venceram as Copas de 1978 e 1986, e contam com Messi, melhor jogador do mundo na atualidade. Outra seleção igualmente tradicional que poderia chegar até a decisão com o Brasil é o Uruguai, campeão em 1930 e em 1950, último mundial realizado em nosso país, justamente em decisão contra os brasileiros no Maracanã. Para isso, os uruguaios teriam que passar em primeiro lugar do Grupo D em vez da Inglaterra.

Veja a simulação com cruzamentos contra campeões mundiais:
simulador da copa (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


Mandela será sepultado no dia 15 de dezembro


Da Agência Brasil

funeral do ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, será no dia 15 de dezembro, anunciou hoje (6) o atual chefe de Estado, Jacob Zuma. A Presidência da República informou que a presidenta Dilma Rousseff viajará ao país para acompanhar a cerimônia. Mandela será enterrado com honras de chefe de Estado. Diversos líderes mundiais são esperados para o funeral.
No dia 10 de dezembro será realizada uma cerimônia nacional em memória do líder, no estádio de Soweto, em Johanesburgo. O corpo do ex-presidente ficará exposto na sede da Presidência em Pretória, entre os dias 11 e 13 de dezembro.
mandela-061213-bandab
(Foto: Divulgação Agência Lusa/ Jon Hrusa)
No dia, 15, Mandela será sepultado na Aldeia de Qunu, no Sul do país, onde foi criado. O presidente decretou luto nacional de uma semana, a começar no domingo (8). “Vamos todos trabalhar juntos para organizar cerimônias dignas desse filho excepcional do nosso país e pai da nossa jovem nação”, disse Zuma.
Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, entre 1994 e 1999. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, o ex-presidente morreu ontem (5), aos 95 anos, vítima de complicações respiratórias. A morte do líder foi anunciada pelo presidente do país, Jacob Zuma, pela televisão.

Bandidos roubam malote no valor de R$ 30 mil e aproveitam para assaltar policial militar


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Três bandidos roubaram um malote de R$ 30 mil em frente a um banco Itaú de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (6). De acordo com o Major Hudson, do Bope, funcionários da empresa levavam a quantia, quando foram abordados pelos assaltantes.
“Esse é um crime que não é feito sem planejamento. É provável que eles tivessem informações privilegiadas que levaram até este crime. Logo após este assalto, eles ainda abordaram e roubaram um policial militar na região”, comentou.
Drogas
Outro caso atendido pelo Bope no final da tarde foi em relação a um usuário de drogas. Ele estava em atitude suspeita na Avenida Maurício Fruet, no bairro Cajuru, quando próximo a um ponto de ônibus foi abordado. “Ele disse que era um usuário, mas não nos apontou aonde comprou a droga. Como a quantidade era grande, o encaminhamos para a delegacia”, concluiu.
A Delegacia de Pinhais investiga o roubo do malote. Já o usuário fica à disposição da justiça.

Órgãos para transplantes terão prioridade em voos domésticos






O Ministério da Saúde fechou Acordo de Cooperação Técnica com cinco empresas aéreas para efetuar o transporte de órgãos e tecidos, em todo território nacional. A iniciativa permite tomada rápida de decisão e reduzirá o tempo entre o deslocamento do órgão após a captação e a realização do transplante no receptor



Saiba mais no Blog da Saúde:http://bit.ly/18o8cvO
Produção: Canal Saúde/DF

PM é acionada para acabar com farra de baterista e descobre que ele só tem três anos



Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Uma situação inusitada aconteceu na manhã desta sexta-feira (6) no bairro Jardim Guarujá, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Policias militares receberam a ligação de um homem que não aguentava mais a barulheira da bateria do filho do vizinho, que teria começado às 7h, mas chegando no local veio a surpresa: o ‘músico’ tinha só três anos.
Os policias não conseguiram segurar as risadas após perceberem que o responsável pela poluição sonora era um o garoto e que ele batia com um pedaço de pau em uma lata de tinta. Embaraçado, a pessoa que realizou a denúncia afirmou que pensava ser uma bateria usada pelo filho mais velho do vizinho.
Os policiais fizeram o boletim da ocorrência e orientaram os vizinhos, que chegaram a discutir por conta do barulho. Já o menino de três anos continuou com o batuque, como se nada estivesse acontecendo. “Vai fazer muito sucesso na música”, garantiu o pai.

Vizinho que entrou em creche para salvar crianças em incêndio morre no hospital


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


vizinhoreproducao190
Antônio deixa três filhos (Foto: Reprodução 190)
Morreu nesta quarta-feira (4) no Hospital Evangélico, em Curitiba, Antônio Eduardo Marcondes, de 32 anos. No último dia 20 ele entrou em uma creche no bairro Pilarzinho durante  um vazamento de gás que causou um princípio de incêndio. Após ajudar na retirada das crianças do local, o homem teve 80% do corpo queimado ao tentar fechar o registro da mangueira do fogão.
No dia do incêndio, a informação era de que Antônio seria um funcionário da creche, mas, na verdade, ele era um vizinho. “Ao ver o incêndio e o grito das educadoras meu primo foi lá ajudar. Infelizmente aconteceu esta tragédia. Ele retirou várias crianças de dentro da creche”, disse Sérgio Marcondes durante o velório do parente, que aconteceu na manhã de hoje (5) no Cemitério Municipal de Curitiba.
O corpo de Antônio será sepultado durante a tarde no Cemitério do bairro Abranches. Ele era entregador, casado e deixa três filhos.
Relembre o caso na notícia relacionada:

VAMOS TODOS PARTICIPAR DO.GRANDE PASSEIO CICLISTICO EM COLOMBO!!!!!!

No dia 15/12, com saída da Rua Itararé em frente do CICLES CHINEIS, as 9:00 Hrs, será o 4ª Passeio Ciclistico.

* Todos os moradores da cidade, adultos e crianças, estão convidados. 

* O evento reforça o compromisso com a sustentabilidade”

* A expectativa da organização é reunir  mais de dois mil ciclistas.

* Terá sorteio de brindes!!!


Parceiros do Rim representa o Paraná, e Colombo no “Diálogo Social em Doenças Renais Crônicas” na cidade de São Paulo





A Ong Parceiros do Rim, através do seu presidente Nilton Luiz Carneiro de Mello, estará na cidade de São Paulo nos dias 07 e 08  participando do evento " DIÁLOGO  SOCIAL EM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS ",  onde várias associações de pacientes renais do Brasil estarão presentes. O evento está sendo organizado pelo Laboratório Amgen e terá a presença de nomeados nefrologistas e  autoridades ligados na área de saúde.   Nossa reportagem conversou com Nilton e ele nos disse que se sente orgulhoso de estar participando de um evento muito muito importante e estar representando a cidade de Colombo.

MEC suspende vestibulares de 270 cursos de graduação em 2014


Agência Brasil

Em todo o país, 270 cursos de graduação não poderão realizar vestibulares para o ano que vem, por terem ficado com conceitos insatisfatórios na avaliação do Ministério da Educação (MEC) duas vezes consecutivas. No total, 44.069 vagas deixarão de ser ofertadas em 2014 no ensino superior. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Educação.
Esses cursos tiveram avaliação 1 ou 2, em uma escala que vai até 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do ano passado. São considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais. A avaliação é feita a cada três anos e, no ano passado analisou os cursos de humanidades. A última vez que foram avaliados foi em 2009.
O maior número de cursos que serão punidos são de administração, 103. Em seguida, vem ciências contábeis (51), direito (38) e comunicação social (16). Foram avaliados ainda os cursos de ciências econômicas, design, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados. Entre esses, 62 sofrerão as penalidades.
“É uma decisão dolorosa suspender 44 mil vagas em um país que tem uma demanda para aumentar as vagas no ensino superior”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Se, de um lado, é verdade que todo o sistema avançou muito em direção à qualidade, de outro, também é verdade que essa qualidade está sendo conquistada porque o MEC está sendo rigoroso na avaliação.”
A lista com os cursos e instituições punidas será publicada amanhã (6) no Diário Oficial da União. A partir da notificação, que deve ser feita imediatamente, os vestibulares serão suspensos, mesmo aqueles que já foram realizados. No total, foram avaliados 5.888 cursos, e os que tiveram conceito insatisfatório representam 12,9% desse total.
Os cursos com desempenho insatisfatório terão que firmar um protocolo de compromisso, com apresentação de um plano de melhorias na organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Elas terão 60 dias para reestruturar o corpo docente e 180 dias para readequar a infraestrutura e o projeto pedagógico.
Os cursos mal avaliados, que apresentaram uma melhora do índice de 2009 para 2012, poderão ter as sanções revistas e, caso cumpram o protocolo de compromisso, poderão reabrir o vestibular no segundo semestre de 2014 – há 152 nesse grupo. Os demais (118) apresentaram tendência negativa no índice e não poderão ter as medidas revistas em 2014, apenas após feitas as adequações. O prazo mínimo realização de vestibular é para as turmas de 2015.
mercadante
Ministro da Educação, Aluísio Mercadante – Foto: AgB
O MEC informou também que 60 instituições deixarão terão todas as matrículas congeladas, pela reiteração de baixa avaliação no Índige Geral de Cursos (IGC) 2012. Também em um ranking de 1 a 5, tais instituições obtiveram avaliações 1 ou 2 e, a partir do ano que vem, não poderão, criar vagas, campi ou pólos de educação a distância. Essas instituições representam 2,9% das 2.008 avaliadas.
Entre os estabelecimentos mal avaliados, 37 tiveram tendência positiva e podem ter as medidas revistas. Os 23 com tendência negativa serão avaliados pessoalmente por uma equipe de especialistas.
Tanto no caso dos cursos quanto das instituições, aquelas que pela primeira vez tiveram avaliação insatisfatória, haverá uma visita ao local, para que especialistas verifiquem os critérios mínimos de qualidade. Estão nesse grupo 491 cursos e 91 instituições.

Advogada acusada de aplicar golpes em clientes é presa em condomínio de luxo


Da Polícia Civil


Policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) deflagraram, na última quarta-feira (4), a Operação Patrono. prendendo em Florianópolis-SC uma advogada investigada por praticar diversos golpes no Paraná. Sabrina Naschenweng, 39 anos, foi presa em sua residência, no início da manhã, em um condomínio de luxo.
advogada
Sabrina foi presa em condomínio de luxo (Foto: Divulgação Polícia Civil)
Segundo investigações da DEDC, Sabrina e seu pai, Edelmo Naschenweng, também advogado, de 71 anos, se apropriavam dos valores obtidos em ações judiciais, que eram de direito dos clientes. Ele é considerado foragido.
O escritório de advocacia Naschenweng Advogados Associados, com sede em Florianópolis e filial em Curitiba, é representado por filha e pai.
O golpe
Segundo o delegado adjunto da DEDC, Matheus Laiola, o escritório recebia os clientes e era assinado um contrato de prestação de serviços advocatícios. Era dada entrada com uma ação judicial contra, por exemplo, a Fazenda Nacional, para fins indenizatórios.
“Quando havia ganho de causa, o escritório encaminhava uma carta, com uma procuração em anexo, dizendo que havia necessidade da assinatura do cliente para ‘agilizarmos e concluirmos o processo em questão’. O cliente assinava, o escritório de advocacia sacava todo o dinheiro e não dava ao cliente o valor ganho na ação, se apropriando de todo o valor. Depois de sacado o dinheiro, o cliente não conseguia mais contato com os advogados”, contou Laiola.
Foram representadas pelas prisões temporárias por formação de quadrilha e estelionato de quatro pessoas, todas funcionárias do escritório, incluindo pai e filha. “O Poder Judiciário entendeu que havia elementos para a decretação prisão preventiva (e não temporária) contra Sabrina e seu pai e que as outras duas pessoas deveriam responder ao inquérito policial em liberdade”, explicou o delegado.
Há no Paraná cinco inquéritos policiais instaurados contra os advogados, além de três Boletins de Ocorrências (BOs), nas cidades de Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu. Há também diversos procedimentos criminais em Santa Catarina contra o escritório. Todos pela mesma conduta: se apropriar dos valores dos clientes. “Comprovamos ao Poder Judiciário que havia necessidade das Prisões de Sabrina e Edelmo, sendo os pedidos deferidos. Para nós, ela disse que tem aproximadamente 5 mil clientes nos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo e por isso acreditamos que existam mais vítimas destes advogados. Pedimos que venham até a DEDC para que possamos prosseguir nas investigações”, afirmou Laiola.
A operação contou com o apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Florianópolis (DEIC).
Informações preliminares dão conta que há diversas denúncias dos clientes do escritório na OAB do Paraná, sendo que também foi autorizado pelo Poder Judiciário a remessa de cópias de todas estas denúncias para a DEDC com o objetivo da apuração criminal dos casos.
De acordo com o delegado titular da DEDC, Marcelo Lemos de Oliveira, “apenas após a remessa destes procedimentos da OAB para nós é que vamos ter uma exata noção do valor apropriado indevidamente pelos advogados”.
A operação foi batizada de Patrono em razão do significado da palavra, que quer dizer defensor, protetor.

Funcionário de fábrica na CIC fica ferido ao capotar carro no caminho do trabalho.


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
contornodentro
Motorista teve ferimentos leves (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

O funcionário do setor de Recursos Humanos da New Holland, Valmor Antônio Joinski, de 52 anos, ficou ferido na manhã desta sexta-feira (6) quando se deslocava ao trabalho. Ele capotou o seu veículo Palio no Contorno Norte, no bairro São Braz, em Curitiba. O acidente foi sentido BR-277.
Segundo o filho da vítima, o pai estava consciente e foi encaminhado ao Hospita Evangélico. “Minha mãe me ligou falando que o pai tinha capotado e vim até aqui ajudá-lo. Ao que parece foram apenas os danos materiais mesmo de maior gravidade, meu pai está bem”, disse à Banda B.
O filho também confirmou que o pai, morador em Campo Magro, na região metropolitana de Curitiba, estava a caminho do trabalho e faz este trajeto todos os dias. “Não cheguei a conversar com ele para saber o que aconteceu. Pelo jeito só o carro do meu pai se envolveu no acidente”, disse.
Como o Palio parou no canteiro da rodovia, nenhuma pista precisou ser interditada.

Temer defende que o PMDB tenha candidato próprio no Paraná

Em reunião com deputados estaduais, presidente de honra do partido afirma que a segunda opção seria aliança com o PT. Richa é a última alternativa





Lançar candidato próprio do PMDB a governador é a primeira opção defendida pelo vice-presidente da República e presidente de honra do partido, Michel Temer, para as eleições de 2014 no Paraná. Em segundo lugar, a preferência é por uma aliança com o PT, que deve concorrer ao Palácio Iguaçu com a ministra Gleisi Hoffmann. Por último, ele não se negaria a reconhecer uma decisão da convenção estadual a favor de uma coligação com Beto Richa (PSDB).
Temer tratou do quadro eleitoral paranaense em jantar realizado na última quarta-feira em Brasília, com dez dos treze deputados estaduais do PMDB, além dos presidentes nacional e estadual do partido, senador Valdir Raupp e deputado federal Osmar Serraglio, e do coordenador da bancada federal do Paraná, Marcelo Almeida.
Após o encontro, houve divergências de interpretação sobre o posicionamento do vice-presidente, que deve concorrer ao mesmo cargo na chapa de Dilma Rousseff no ano que vem. “Ele não respondeu sobre como a direção nacional veria uma aliança com o PSDB”, disse Almeida.
Já Serraglio e os deputados estaduais Stephanes Júnior e Teruo Kato declararam que Temer teria dito que qualquer decisão da direção estadual seria respeitada. “Ele deixou claro que aceitaria o resultado da convenção e era exatamente isso o que queríamos ouvir”, descreveu Stephanes Júnior, defensor da aliança com Richa.
“Foi colocado com muita clareza para ele que tem deputados, até uma maioria, que defendem uma coligação com o PSDB. Ele colocou que não é um assunto para se definir neste momento, que o momento oportuno é justamente a convenção”, disse Teruo Kato, líder do PMDB na Assembleia.
União
De acordo com Serraglio, ao mesmo tempo em que falou em candidatura própria, o vice-presidente destacou a importância de não “cristianizar” o escolhido (lançar um nome e apoiar outro). “O que ficou mais claro é o pedido de que, qualquer que seja a decisão, o partido continue unido”, afirmou o deputado federal. Até agora, o senador Roberto Requião e o ex-governador Orlando Pessuti são os únicos pré-candidatos peemedebistas a governador.
Todos os presentes tiveram oportunidade de falar durante a reunião e por último ouviram as colocações de Temer. “Eu aproveitei para dizer que, além de perdermos com uma candidatura de Requião, vamos fazer metade da nossa atual bancada na Assembleia”, disse Stephanes Júnior. Segundo ele, o vice-presidente apresentou um balanço indicando que o PMDB não vai estar no mesmo palanque do PT em 16 estados.
Temer também comparou a situação do Paraná às de São Paulo e Rio Grande do Sul, onde peemedebistas e petistas devem ter candidatos próprios. “Dois palanques em um mesmo estado pode até ser melhor para a disputa presidencial”, disse Almeida. O vice-presidente também fez elogios a Richa e lembrou que foi amigo do pai dele, o ex-governador José Richa, que morreu em 2003.

Vice da Fifa, príncipe árabe tem escolta maior que a de Blatter

Desconhecido do torcedor brasileiro, um príncipe árabe conta com o maior esquema de segurança do sorteio da Copa. Vice-presidente da Fifa, o jordaniano Ali Bin Al Hussein, 37, é o único cartola classificado como "médio risco" pelos responsáveis pela proteção do evento.
Desde segunda na Bahia, ele arrasta um comboio de cerca de 30 policiais federais nos seus deslocamentos pela Costa do Sauipe. Mais de dez motociclistas e cinco carros de luxo integram o aparato de segurança do príncipe.
Integrante do Comitê Executivo desde 2011, é filho do rei Hussein, morto em 1999. Seu pai foi um dos principais mediadores das negociações de paz no Oriente Médio.

Khalil Mazraawi - 12.nov.2013/AFP
O príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, vice-presidente da Fifa
O príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, vice-presidente da Fifa
Já o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, contam com uma escolta menor. Apesar dos protestos populares contra os gastos da Copa, eles foram avaliados como de "risco baixo". Mesmo assim, os dois contam diariamente com dezenas de policiais federais.
A maioria dos membros da Fifa possui uma proteção mais relaxada. Nesta quarta-feira, o presidente da Uefa, Michel Platini, andava somente com assessores pelos corredores dos hotéis da Costa do Sauipe.

Futuro da Seleção Brasileiral na Copa começa a ser definido hoje

A sorte do Brasil na Copa será lançada nesta sexta-feira.
A partir das 14h40, no sorteio dos grupos realizado na Costa do Sauipe, na Bahia, a seleção conhecerá os seus três primeiros adversários. Antes, às 14h, acontecerão espetáculos de música e dança.
Como país-sede, o Brasil será o cabeça de chave do Grupo A. Jogará em São Paulo (12/6), Fortaleza (17/6) e Brasília (23/6) na primeira fase.
Ao menos um europeu estará na chave brasileira. Outro europeu ou um africano e um asiático ou um país da Concacaf (Confederação de Futebol da Américas do Norte, Central e Caribe) completarão a chave brasileira.
Alemanha, Argentina, Espanha, Uruguai, Bélgica, Colômbia e Suíça são os outros sete cabeças de chave, escolhidos com base no ranking Fifa. Eles serão sorteados para encabeçar as chaves B à H.
Equipes tradicionais como Holanda, França e Itália poderão enfrentar qualquer um dos cabeças de chave.
Há a possibilidade da criação de "supergrupos da morte", com a presença de três campeões mundiais, pois há nove europeus no pote quatro. Por sorteio, um deles irá para o pote dois, com sul-americanos e africanos.
Se a Inglaterra mudar de pote, por exemplo, abre a chance de um grupo com Brasil, Itália, Inglaterra e EUA.


Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert



PREFERÊNCIAS
Em encontros de representantes das seleções, os cabeças de chave analisaram a tabela e identificaram grupos que desejam cair. As chaves D, E e G são as que todos querem fugir. Na D, há um grande deslocamento para jogar.
A E é a única em que um time que encabeça grupo jogará em Manaus. O técnico da Inglaterra, Roy Hodgson, já se posicionou publicamente contra atuar na cidade.
A Argentina sonha em ser sorteada no Grupo F. Jogaria no Rio e em Belo Horizonte, onde ficará concentrada, na Cidade do Galo, e também em Porto Alegre, a pouco mais de 1.000 km de Buenos Aires.
A Espanha mostrou interesse pelo Grupo H, que não sai do Sudeste. Joga em São Paulo, Rio e BH.
NOVOS MERCADOS
De olho num mercado de mais de 1 bilhão de pessoas, a Fifa anunciou nesta quinta-feira que vai realizar na Índia a Copa do Mundo sub-17, em 2017. O futebol é praticamente ignorado naquele país.
MUNDIAL COM VÉU
A Jordânia vai receber o Mundial sub-17 feminino de 2016. Em 2012, a Fifa aprovou a utilização de véu islâmico em competições oficiais.
RETARDATÁRIOS
Os representantes de Curitiba só chegaram ontem ao complexo hoteleiro na Bahia. A Arena da Baixada é o estádio mais atrasado para a Copa.