Prefeitura de Colombo conta com apoio da Câmara Brasil Japão no setor empresarial


WEBMASTER 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Revisão do Plano Diretor será feita em breve e contará com contribuições de Yoshiaki Oshiro, presidente da instituição

Durante a reunião foram discutidos temas e conceitos que podem ser implementados na revisão do Plano Diretor de Colombo, espelhados em exemplos de sucesso do Japão
Durante a reunião foram discutidos temas e conceitos que podem ser implementados na revisão do Plano Diretor de Colombo, espelhados em exemplos de sucesso do Japão
O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ-PR), Yoshiaki Oshiro, esteve nesta quarta-feira (19) no gabinete da prefeitura conversando sobre os avanços tecnológicos e empresariais que podem alavancar o crescimento do município. Durante a reunião estiveram presentes, além da prefeita Beti Pavin, os secretários da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e do Planejamento, o presidente da CCIBJ-PR, Yoshiaki Oshiro e sua esposa Olga Oshiro.
Na pauta o assunto principal foram as contribuições que a CCIBJ-PR, através do seu presidente, poderá fazer para o crescimento econômico de Colombo. “Estamos entrando em uma fase de revisão do nosso Plano Diretor, instaurado em 2004, mas até hoje não implementado, e para isto, pretendemos contar com o auxílio da Câmara, que através do senhor Oshiro, vai trazer para o nosso município uma alta tecnologia utilizada hoje no Japão, que é um país no qual devemos e podemos nos inspirar para planejar o desenvolvimento que queremos presenciar”, descreveu a prefeita Beti Pavin.
Oshiro e Olga se mostraram muito dispostos à dar este auxílio, já que Colombo é o município escolhido por eles para ser seu local de moradia e também onde eles possuem um empreendimento. “A ideia principal é trazer para cá o conceito de Cidades Inteligentes, projeto realizado no Japão, que consiste em implementar a sustentabilidade no seu modo mais profundo, otimizando o potencial da reciclagem, do solo, das plantas, enfim, melhorando toda a estrutura da cidade, o que gera um desenvolvimento ecológico e econômico satisfatório, sem prejuízos à natureza”, destacou o presidente.
Coletividade sim, individualidade não
Outro conceito apresentado pelo casal de empresários durante a reunião foi o de sacrifício da individualidade em prol do bem maior, o da coletividade. Um exemplo utilizado por Olga Oshiro foi a obra de duplicação da Rodovia da Uva. “Veja, é um momento em que o indivíduo se sacrifica em benefício do bem maior, aquele que será desfrutado por todos no futuro, uma via de comunicação que não deixará que uma cidade em plena expansão, como Colombo, tenha gargalos que a impeçam de se desenvolver”, lembrou a empresária.
Um dos destaques da reunião, comentados pelo casal de empresários, é a abertura da gestão para estas novidades tecnológicas e conceituais. A revisão do Plano Diretor vai poder incluir estas sugestões e trazer, através do apoio oferecido pela instituição. “Com certeza a tecnologia de que dispomos no Japão, quando trazida para Colombo, contribuirá largamente para o alcance de todos estes objetivos e a Câmara está trabalhando nisto,” finalizou Yoshiaki Oshiro.
Fotos: Dayana Moreira/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br