O sábado foi de atividades do Programa Nosso Bairro no Guaraituba


WEBMASTER 1 DE SETEMBRO DE 2014

Atendimentos municipais e de instituições parceiras aconteceram na Escola Municipal Durval Secchi

Ações do Programa Nosso Bairro Guaraituba passaram por serviços públicos a atividades culturais, de entretenimento e lazer
Ações do Programa Nosso Bairro Guaraituba passaram por serviços públicos a atividades culturais, de entretenimento e lazer
O sábado de atividades do Programa Nosso Bairro passou pelo bairro Guaraituba neste dia 30. Durante todo dia, das 9 às 16h, os moradores de Colombo puderam ter a Prefeitura Municipal e instituições parceiras perto de casa em um dia acessível para muitas famílias.
A Escola Municipal Durval Secchi, foi o palco destas ações que tiveram as secretarias municipais e instituições parceiras realizando diversos atendimentos, encaminhamentos e esclarecimento de dúvidas. “Nós enquanto prefeitura precisamos proporcionar estes momentos de cidadania para nossa população”, destacou a Prefeita Beti Pavin.
Palco montado na entrada da escola recebeu apresentações teatrais, musicais, de dança e exposição
Palco montado na entrada da escola recebeu apresentações teatrais, musicais, de dança e exposição
Para tanto, todos os departamentos do município realizaram serviços junto aos moradores. “A população pôde contar com variadas ações que atraíram toda a família, apresentações culturais e prestação de serviço”, disse o presidente da comissão organizadora do evento, o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.
Serviços
Durante todo dia foram oferecidos os seguintes serviços: carteira de trabalho, identidade, legalidade da empresa, como abrir um negócio ou ampliar, linhas de crédito, seguro desemprego, cadastro do trabalhador, vagas de emprego e estágios, cursos profissionalizantes.
Os moradores ainda levaram para casa mudas de olerículas, receberão orientações sobre como montar hortas suspensas e compostagem. Puderam levar os resíduos sólidos especiais (pilhas, baterias, lâmpadas), se inscrever no projeto Adote uma Árvore e os terrenos que necessitavam de limpeza foram fiscalizados.
Também aproveitaram para averiguar questões como alvará de licença, cadastro imobiliário, contribuição de melhoria, IPTU/Dívida Ativa, ITBI, nota fiscal eletrônica e ISSQN. Os moradores ainda consultaram sobre orçamentos para o Programa Asfalto Comunitário, e receberam orientações a respeito do sistema de esgoto individual e saneamento.
Saúde
Crianças e adultos participaram de oficinas oferecidas durante a ação do Programa Nosso Bairro
Crianças e adultos participaram de oficinas oferecidas durante a ação do Programa Nosso Bairro
Aferição da pressão arterial e exame de glicemia foram realizados aliados a orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer, saúde do homem, do idoso, amamentação e escovação. A ação ainda contou com espaço para contação de histórias, modelagem com massinha, pintura em guache, desenho, exposição, apresentação de teatro, de danças e da Famcol.
Além destes serviços, cultura e arte, o lazer teve programação garantida e privilegiada, aulas de Alongamento, Aerorítimos, Aerobox, de Muay Thai, atividades como futsal, vôlei, tênis de mesa, cama elástica, piscina de bolinha e gincanas foram realizadas.
Para completar, as questões sociais foram tratadas por meio da atualização do CADÚnico, serviço de manicure e cabeleireiro, oficina de biscuit e exposição e venda de artesanato. Esta iniciativa foi uma ação da Prefeitura Municipal e contou com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sanepar e Copel.
CMEI e Praça
Nesta mesma data, como parte das atividades do Programa Nosso Bairro ação Guaraituba, mais um Centro Municipal de Educação Infantil-CMEI, foi entregue em Colombo, na Vila São José. Com a capacidade de atender com melhor qualidade 86 crianças em período integral, o CMEI Sonho Azul  conta com 781,26m² e 16 ambientes. Entre eles área de serviço, cozinha, refeitório, lactário, lavanderia, vestiários feminino e masculino, copa, sala multiuso, sala de telefonia, quatro salas de aula, pátio coberto e playground.
Já os moradores da região das ruas Pedro do Rosário e Astorga receberam um novo equipamento de lazer neste sábado, dia 30. Está à disposição das crianças, jovens, adultos e idosos, uma praça com academia ao ar livre, pista de caminhada e paisagismo. O novo espaço, que antes era tomado pelo lixo, foi revitalizado e deu lugar a um canteiro de flores com bancos.