Hospital Rocio Nossa Senhora em Campo Largo cujo teto desabou ficará uma semana sem receber pacientes


Parte mais afetada do prédio foi a UTI neonatal, onde algumas incubadoras foram atingidas. Ainda há 50 pacientes no hospital, em ala que não foi atingida
18/10/2014 | 10:07 | 
O Hospital Nossa Senhora do Rocio em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, ficará uma semana sem receber novos pacientes após o teto do prédio desabar por causa da forte chuva que caiu nesta sexta-feira (17). O problema ocorreu no prédio antigo do hospital, que fica no centro da cidade da RMC. Ao todo, 400 pessoas tiveram que ser transferidas às pressas para a unidade nova do hospital, que já estava pronta, mas que ainda passava por uma transição gradual das atividades da antiga sede para a nova.


Ainda há 50 pacientes na sede velha do hospital, em uma ala que não foi afetada. Eles devem ser transferidos gradualmente para a nova sede. No total, na hora em que o telhado rompeu, o hospital estava com 450 pacientes, sendo 100 deles de UTI normal e 50 da UTI neonatal.A parte mais afetada do hospital foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, onde ficam recém-nascidos. O granizo e a chuva fizeram buracos no telhado e incubadoras foram afetadas. No prédio, de três andares, é possível ver janelas quebradas e muita água, principalmente no segundo e no terceiro andares. Funcionários faziam a limpeza em meio aos leitos e equipamentos – alguns danificados – nesta manhã.
Fernanda Robacker, proprietária de um café que funciona em frente ao hospital, disse que o estabelecimento dela também foi afetado pela chuva. “As pessoas que estavam em volta do hospital paravam e colocavam gente no carro para levar para o outro hospital.” Fernanda conta que ela mesma fez três viagens do hospital velho para o novo. Na primeira, ela levou um bebê com a família da criança; na segunda, um idoso internado e os acompanhantes dele; e na última ela levou um grupo de enfermeiros.
Queda ocorreu por volta das 17 horas
O telhado do prédio antigo, no Centro da cidade, onde estavam todos os pacientes desabou por causa da chuva forte no fim da tarde desta sexta-feira (17), por volta das 17 horas. Em seguida, ambulâncias do próprio hospital, da prefeitura de Campo Largo, além de carros particulares, foram acionados para realizar a transferência de todos os pacientes. De acordo com a administração do hospital, ninguém se feriu por causa do desabamento, mas vários equipamentos e materiais hospitalares foram danificados. Todos os pacientes transferidos passam bem, ainda segundo o hospital.

Teto de hospital desaba em Campo LargoAMPLIAR

1 / 4
Chuva forte atingiu Campo Largo por volta das 17h30 desta sexta-feira Henry Milléo / Agência de Notícias Gazeta do Povo