Tempo continua instável e com possibilidades de novas chuvas fortes


Redação

chuva_Lavor
Instabilidade pode causar temporais ainda neste fim de semana. Foto: Jonatan Lavor

O tempo segue com grande instabilidade em todo Paraná e ainda pode chover forte neste fim de semana. As temperaturas se mantém altas e, em Curitiba, a máxima no domingo pode chegar a 33ºC, de acordo com Instituto Meteorológico Simepar. Durante o fim da tarde de hoje até segunda-feira (20) estão previstas chuvas e temporais.
Ainda, segundo o Simepar, no Paraná os ventos do quadrante norte ainda predominam, com previsão de mais um dia quente e abafado no Estado. Áreas de instabilidade a partir de Santa Catarina, associadas com o deslocamento de uma frente fria pelo Oceano, favorecem para temporais na metade sul do Paraná, mas principalmente entre os setores sul, sudeste e leste.
O domingo terá sol forte no Paraná e temperaturas sobem novamente durante o dia. De acordo com o Simepar, os ventos associados ao sistema de alta pressão atmosférica, que tem seu centro mais intenso sobre o centro do país, favorecem para um ar mais aquecido até o estado.
No entanto, uma nova frente fria, prevista pelo Simepar, traz condições favoráveis ao desenvolvimento de instabilidades, que avançam pela região. Com isto no Paraná, o tempo lentamente começa a mudar, sendo que entre o período da tarde e à noite, já são previstas chuvas e temporais em função do deslocamento desta frente fria na altura do sul do país.
As temperaturas ficam bem elevadas também no norte do Paraná. Em Paranavaí, no domingo, a temperatura máxima está prevista para 40ºC, em Jacarezinho 39ºC; e em Maringá e Umuarama 38ºC.