Corpo de Rafael Soares, filho de Jô Soares, é velado no Rio


O único filho do apresentador morreu aos 50 anos na sexta-feira, 31. Corpo será cremado neste sábado, 1º.

Cristiane Rodriguesdo EGO, no Rio
Jô Soares no velório do filho Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Jô Soares no velório do filho, Rafael Soares: "Ele veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa" (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
JôSoares, amigos e familiares se reuniram neste sábado, 1º, para se despedir do filho do apresentador, Rafael Soares, morto na sexta-feira, 31, aos 50 anos. A cerimônia acontece no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, e não será aberta ao público. O corpo de Rafael chegou ao local por volta das 11h30.

Um amigo da família, que não quis se identificar, ficou emocionado e afirmou que "Therezinha está muito abalada e com o semblante irreconhecível. Já o Jô está triste, porém mais calmo. Ela chora muito. Ele está mais sereno".
Muito abalada, Therezinha, mãe de Rafael, chegou na cerimônia às 13h50. Usando óculos escuros e em uma cadeira de rodas, ela não falou com a imprensa. Jô Soares chegou em seguida, usando roupa preta e óculos escuros. Escoltado por amigos e seguranças e também não falou com a imprensa.
Mãe no Rafael Soares, filho de Jô Soares, no velório (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Mãe no Rafael Soares no velório
Semanas após perder o filho caçula, Pedro Almeida, o escritor Manoel Carlos foi abraçar o amigo Jô Soares e conversou com o EGO. "É uma amizade de 50 anos. Conheci o Rafael pequenininho. Desculpe, hoje não estou em condições de dar entrevista", falou muito emocionado e com a vozeirão baixa.
O maestro Roberto Ferreira, conhecido como "Bigode" na TV Globo, chegou bem cedo na cerimônia, ainda pela manhã. Ele, que mora em Portugal, trabalhou durante 20 anos com Jô Soares.
"É um amigo de longa data. Tenho muito carinho pelo Jô e pela Therezinha. Ela foi uma mãe exemplar e dedicou a vida inteira ao seu filho. Abandonou o mundo para cuidar do Rafa. Foi uma dedicação única. O Jô foi um pai muito cuidadoso também. Fez tudo por esse menino. Lembro das viagens para Miami, da montagem do estúdio de rádio em casa para ele se entreter. Rafael recebeu muito carinho. Ele era como um filho para mim, um menino muito carinhoso e muito inteligente. Adorava a música", contou o maestro.
A atriz Bia Nunes também falou sobre Rafael. "É uma relação de muitos anos, meus país foram padrinhos de dois casamento do Jô. Conheço o Rafa desde os dois aninhos de idade dele. Rafa sempre foi um anjinho, com os cabelos lourinhos. Sempre muito sensível e delicado. Quando ele era criança, ele gostava muito de ver o sol. Era uma pessoa iluminada, que foi muito amada por todos. O momento é de dor", afirmou a atriz.
A publicitária Flavia Junqueira Soares, que foi casada com Jô por mais de dez anos, também esteve no Memorial do Carmo para prestar sua homenagem ao ex-enteado. Com os olhos cheios de lágrimas, Flavia participou do velório.
Amigas de Jô Soares, no velório de Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Carmem Verônica e amiga no velório
Carmem Verônica, amiga dos pais de Rafael Soares, falou sobre o momento de dor dos amigos e familiares. "O momento é de tristeza. Pelo menos ele está descansando agora. Após um longo sofrimento. Rafael era um gênio e tivemos sorte de conviver com ele, um menino carinhoso. Torço para que a Therezinha e Jô encontrem forças para suportar essa dor, de se despedir de um filho. Perder um filho é difícil, perder o único filho é uma dor ainda maior".
Na manhã deste sábado, 1º, o apresentador falou pela primeira vez sobre a morte do filho em comunicado enviado ao EGO: "Rafael foi um menino muito especial, que veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa. Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. E, nesses 50 anos, como nos ensinou... a mim e a Teresa. Ele já estava lutando, com a serenidade dele, há mais de um ano. E agora chegou o momento da passagem. Tenho certeza que ele viveu plenamente, da forma dele, o tempo que esteve conosco".
Na tarde da sexta-feira, 31, o apresentador esteve no local onde morreu seu único filho, o hospital Samaritano, no Rio. Jô chegou com o motorista, estava sentado no banco de trás do carro, bastante abatido, e usou uma entrada alternativa para manter a privacidade. Ele foi direto para a capela ecumênica do local.

Ainda de acordo com a rádio, Rafael lutava contra um câncer no cérebro há um ano. A família não quis revelar outros detalhes sobre o falecimento. Rafael é fruto do primeiro casamento de Jô Soares com a atriz Teresa Austregésilo. Ele sofria de autismo de alto nível. Jô Soares sempre foi discreto sobre a doença do filho, mas comentou o assunto em entrevista a Rede TV.
A informação da morte de Rafael foi confirmada pela assessoria de imprensa do "Programa do Jô". Rafael estava internado no hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e, segundo informações da rádio Globo, deu entrada no hospital na quinta-feira, 30.

Rafael Soares, ao lado do radialista Roberto Canázio (Foto: Rádio Globo/ Divulgação)Rafael Soares, ao lado do radialista Roberto Canázio
(Foto: Rádio Globo/ Divulgação)
"Eu mesmo tenho um filho que é autista, sofre de uma série de problemas que em certo momento se agravam, como se agravaram. Já é uma condição genética que ele tem e é claro que é mais difícil você se comunicar com um filho que tem dificuldade de se comunicar com você e com todo mundo. Porque o autista é isso, né? Ele vive num mundo dele, mas é uma coisa que você não pode deixar que seja o foco principal da sua vida. É também um foco tão importante quanto tudo", afirmou.
Rafael morava com a mãe, a atriz Theresa Austregésilo, no Leblon, na Zona Sul do Rio. Na última quinta-feira, 30, ele passou muito mal em casa e teve que ser levado às pressas ao hospital.

Recentemente Jô permaneceu durante 22 dias internado em função de um quadro de infecção pulmonar. A demora para a alta do apresentador gerou especulações sobre sua saúde e houve rumores de que seu estado seria grave. Os rumores foram desmentidos pelo diretor de seu programa, Willem van Weerelt, e Jô teve alta no dia 15 de agosto.
Manuel Carlos no velório de Rafael Soares, filho de Jô (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Manoel Carlos no velório de Rafael Soares, filho de Jô (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Mãe no Rafael Soares, filho de Jô Soares, no velório (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Mãe no Rafael Soares, filho de Jô Soares, no velório (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)

Flavia, ex-mulher de Jô Soares (Foto: Marcos Serra Lima/Ego)Flavia, ex-mulher de Jô Soares (Foto: Marcos Serra Lima/Ego)

Boni e Boninho no velório de Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Boni e Boninho no velório de Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Jô Soares no velório do filho Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Jô Soares chega no velório do filho Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Jô Soares no velório do filho Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Jô Soares no velório do filho Rafael Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Chegada do corpo de Rafael Soares, filho de Jô (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Chegada do corpo de Rafael Soares, filho de Jô (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
  •  
Coroas de flores na capela de Rafael Soares, filho de Jô (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Coroas de flores em homenagem ao filho de Jô Soares (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)
Coroas de flores na capela de Rafael Soares, filho de Jô (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)Coroas de flores na capela (Foto: Marcos Serra Lima/EGO)