IDOSO MORRE POR FALTA DE LEITO PARA HEMODIÁLISE







O aposentado Teotônio Paes dos Passos, de 63 anos, faleceu  por falta de leito para realizar uma hemodiálise.  Teotônio Passos estava internado no Pronto-Socorro do Guamá desde o dia 19 de novembro com um problema sério nos rins. 
“Ele também tinha problema de próstata, mas isso já estava controlado e medicado,até que surgiu a necessidade de ser internado e fazer hemodiálise”.

Denúncia
Para conseguir um leito, a família de Teotônio denunciou o caso para a polícia e para o Ministério Público do Estado (MPE), porém nada foi feito“Não consigo parar de pensar em como perdi meu pai, uma pessoa tão boa. A gente paga os impostos direitinho, entende? Todo ano. E quando precisamos de serviço de qualidade, sofremos com a falta de recursos”, se indigna o filho Arito Paes dos Passos.

De acordo com Arito, o médico que atendeu seu pai no PSM do Guamá explicou que Teotônio precisava ser internado urgentemente para a hemodiálise, e que estava fazendo o possível por ele. “Eu sei que foi tudo um problema de falta de recursos mesmo, e é isso que me indigna mais. Vou entrar com uma ação contra o Estado e isso não vai ficar desse jeito”, indignou-se Passos.

Sem retornos
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) disse que Teotônio Paes dos Passos deu entrada no HPSM do Guamá com quadro grave de infecção, sendo ainda diabético, hipertenso, cardiopata e apresentando quadro de insuficiência renal aguda. Segundo a Sesma, Teotônio estava sendo assistido e medicado no hospital enquanto aguardava, em uma lista de prioridade, leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com hemodiálise. 
A Sesma diz que a Central de Leitos reforçou solicitação de leito junto à Fundação Santa Casa e ao Hospital de Clínicas Gaspar Viana, estabelecimentos que estariam aptos a tratar do caso, e que ainda aguardava retorno dos hospitais sobre a disponibilidade.
(Diário do Pará)

EXTRAÍDO DO BLOG IVAN DE COLOMBO

Gaeco de Londrina indicia envolvidos em esquema de corrupção na doação de terrenos públicos


9 de janeiro de 2014
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) indiciou oito pessoas por solicitar propina na doação de terrenos públicos para empresas em Londrina, na região Norte do Estado. Os envolvidos devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva.
De acordo com o Gaeco os indiciados participavam de um esquema que recebia e oferecia dinheiro em troca de favorecer ou prejudicar empresas nos processos de doação de terrenos públicos do Instituto de Desenvolvimento da cidade. Nos casos investigados, as doações não chegaram a ser realizadas  por falta de votação pela Câmara de vereadores.

Traficante foge ao ver viatura e entrega de bandeja mais de 40 kg de maconha


Por Roberto Romanowski
drogadentro
Mais de 40 kg de maconha foram apreendidos (Foto: Roberto Romanowski – Banda B)


Em patrulhamento pelas ruas da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba, por volta das 20h30 desta quarta-feira (08), policiais militares da Rotam do 23º Batalhão da Polícia Militar (PM) se depararam com um rapaz que, ao avistar a viatura, saiu correndo e entrou em uma residência na Rua Jornalista Augusto Waldrigues. O suspeito conseguiu fugir, mas entregou de bandeja aos policiais 41 kg de maconha.
Na residência, que foi confirmada como sendo do acusado, os policiais encontraram aproximadamente 29 tabletes de maconha, somando os 41 kg, além de cerca de 204 papelotes já prontos pra venda. “A maconha estava escondida embaixo de um colchão em um fundo falso e 1 kg guardado na geladeira”, disse à o soldado Traczinski, da PM.
Alguns vizinhos da residência falaram aos policiais sobre o envolvimento do morador com o tráfico de drogas, mas ele não foi localizado depois que pulou alguns muros. A droga apreendida foi encaminhada ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no bairro Portão. Um documento de identidade encontrado na residência deverá ajudar a polícia nas investigações

Mulher liga para família de João Rafael e diz que viu menino na Holanda


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira 

A família do menino desaparecido João Rafael Kovalski, de dois anos, recebeu a ligação de uma mulher que afirma ter visto a criança na Holanda. Segundo a tia de João, Elizabete Morse, ela disse que viu o menino em pelo menos duas ocasiões, no aeroporto e em uma pista de patinação em Amsterdã.
joao-rafael-090114-bandab
João Rafael está desaparecido há cinco meses. (Foto: Arquivo pessoal)
A mulher que contatou a família, identificada apenas como Lisa, tem um site de crianças desaparecidas no Brasil e na Holanda e acompanha o caso de João desde que ele sumiu em Adrianópolis, em 24 de agosto do ano passado. “Ela afirmou que essa página teria ajudado muitos pais a encontrar os filhos”, disse Elizabete à Banda B na manhã desta quinta-feira (9). De acordo com a tia de João, Lisa falou que, nas duas ocasiões, a criança estava com um casal de homens homossexuais.
“É complicado porque ela não deu mais informações, não tirou fotos. Mesmo assim, é possível que ele esteja fora do país, nós não descartamos nenhuma possibilidade”, completou a tia dele. Segundo ela, a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) já foi acionada e todos os relatos foram repassados para o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride).
Além do caso da Holanda, a família recebe todos os dias fotos de crianças parecidas com João Rafael enviadas de diferentes regiões do Brasil. O Sicride trabalha com essas imagens, descartando as falsas, para investigar o caso.

Casal de cinquentões marca encontro e faz amor dentro de carro em rua movimentada de Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Quando por volta das 15h desta quarta-feira (8) o Fiat Uno Azul com um homem de 50 anos parou e, logo em seguida o Fiat Palio vermelho com uma mulher da mesma idade também, ninguém imaginava o que estava para acontecer. Era uma tarde normal, apesar do calor de 30°C, no bairro Prado Velho, em Curitiba, até o momento em que o homem desceu e entrou no carro da mulher para namorar. O que aconteceu durante pelo menos 20 minutos no carro‘vermelho paixão’ é impróprio para menores de 18 anos.
O conquistador curitibano sentou no banco de passageiros e a pegação começou. Apenas um vigilante de uma lanchonete localizada em frente percebeu, porém em seguida o casal foi mais além e a movimentação intensa no carro fez com que outras pessoas notassem algo errado. Revoltado então, o funcionário da rede de fast food foi tirar satisfações com os pombinhos. Eles se recompuseram e saíram de lá para evitar uma possível explicação a policiais militares.
É importante ressaltar que em caso de flagrante neste tipo de caso os envolvidos podem ter que responder por atentado violento ao pudor.

Prefeitura de Colombo promove palestra sobre arqueologia nesta sexta-feira


WEBMASTER 8 DE JANEIRO DE 2014

Dois arqueólogos irão receber o público no Museu Cristóforo Colombo, às 15h, para falar sobre o assunto

A palestra acontece nesta sexta-feira (10) às 15h e conta com dois arqueólogos para falar sobre o assunto
A palestra acontece nesta sexta-feira (10) às 15h e conta com dois arqueólogos para falar sobre o assunto
A Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, está convidando o público em geral para prestigiar a palestra sobre o Patrimônio Arqueológico de Colombo, que acontecerá nesta sexta-feira (10), às 15h, no Museu Cristóforo Colombo.
O historiador e coordenador do Museu, Fábio Machioski, conta como surgiu a ideia de realizar o evento. “Colombo é um município rico em sítios arqueológicos e os trabalhos já vêm se desenvolvendo há algum tempo. Agora com as escavações realizadas na obra de ampliação da Rodovia da Uva as atenções para este assunto se intensificaram e surgiu a oportunidade de oferecer esta palestra e contar um pouco mais sobre este que é um assunto que gera bastante curiosidade”, destacou.
O evento será realizado no Museu Cristóforo Colombo e vai mostrar um pouco mais sobre a arqueologia de Colombo e suas curiosidades
O evento será realizado no Museu Cristóforo Colombo e vai mostrar um pouco mais sobre a arqueologia de Colombo e suas curiosidades
Os arqueólogos Isaac Amorin dos Santos e Jeanne Silveira irão conduzir a palestra, que tem como principal objetivo divulgar para a comunidade os resultados desta pesquisa arqueológica realizada junto à obra de ampliação da Rodovia da Uva, (PR-417), além de apresentar os sítios arqueológicos existentes no município e também
mostrar um pouco mais sobre os detalhes do trabalho que é realizado e da profissão do arqueólogo. A entrada é franca e não tem limite de idade. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3656.6612.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:  facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Ruas de Colombo recebem sinalização horizontal


WEBMASTER 8 DE JANEIRO DE 2014

Faixas e lombadas estão sendo pintadas para organizar o trânsito promovendo a segurança dos pedestres e motoristas

Pintura de faixas acontecem na Avenida Santos Dumont, no São Gabriel
Pintura de faixas acontecem na Avenida Santos Dumont, no São Gabriel
Com o objetivo de evitar transtornos no trânsito e garantir a segurança de pedestres e motoristas é que a Prefeitura Municipal de Colombo iniciou no final de 2013, uma operação de sinalização horizontal nas ruas da cidade. Estão sendo pintadas as ruas em suas margens laterais e centrais, como também as lombadas existentes nestas vias.
De acordo com a prefeita Beti Pavin, a intenção é diminuir o número de acidentes nas ruas do município. “Temos muito trabalho por fazer, mas esta é uma das etapas necessárias para deixar Colombo mais segura e de fácil comunicação visual tanto para os motoristas e principalmente para os pedestres, enfatizou.
Beti lembrou que firmou no ano passado um convênio com o Departamento de Trânsito do Paraná – Detran, para implantar sinalização viária urbana vertical, como placas e semáforos para organizar o trânsito da cidade. “Estas iniciativas além de oferecerem mais segurança e organização também permitirão que o município fique mais atraente e bonito para os moradores e para quem nos visita, destacou a prefeita.
Na rua Abel Scuissiato, no Maracanã, as lombadas da via são sinalizadas
Na rua Abel Scuissiato, no Maracanã, as lombadas da via são sinalizadas
Para o secretário de Planejamento, Angelo Betinardi, as vias que começaram receber a pintura de faixas, foram escolhidas devido à necessidade específica de cada uma. “Selecionamos as ruas com maior movimento e incidência de acidentes em função da ausência de sinalização. Agora esta história começa a mudar”, informou.
Segundo Betinardi, este trabalho está só começando. “Depois de fazer um levantamento das necessidades, elaboramos um cronograma de ações de manutenção das pinturas das ruas que serão periódicas e permanentes para deixar a sinalização do trânsito em ordem”, explicou o secretário de Planejamento.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br
Fotos: João Senechal/PMC

Carcereiros “ouvem silêncio perturbador” e descobrem o motivo em delegacia da RMC


Da Redação


A Polícia Militar e a Guarda Municipal, em apoio aos carcereiros da Delegacia de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, evitaram uma tentativa de fuga na manhã desta quarta-feira (8).Os presos já estavam dentro de um túnel que havia sido cavado e, um silêncio perturbador, foi o que levou os carcereiros a perceberem a intenção deles.
buraco
Buraco já estava pronto para ser usado (Foto: Divulgação)
O guarda municipal Heinz explicou à Banda B o que aconteceu. “Os carcereiros viram que estava tudo tranquilo demais e resolveram fazer uma visita surpresa, já com o apoio nosso e da PM. Dito e feito, uma fuga em massa foi frustrada, já que uma das celas havia um buraco seguido de um túnel”, descreveu.
“Após isso, foi realizado uma operação pente fino e os órgãos competentes foram 

Ladrões de residência e assaltante de emissora de rádio são presos em Curitiba


Da Polícia Civil


Policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) prenderam três ladrões na última terça-feira (7), em dois casos diferentes, em Curitiba. Em uma das situações, uma dupla de ladrões de residências foi presa em flagrante logo após tentar assaltar uma casa no Jardim das Américas. O outro preso estava foragido por ter participado de um assalto a uma emissora de rádio em Castro, em 2012.
Segundo o delegado Rodrigo Souza, adjunto da DFR, durante a tarde de quinta, as equipes da DFR faziam levantamentos na região do Jardim das Américas, quando descobriram que estava acontecendo uma assalto nas proximidades. “A equipe se deslocou até lá e a Rone também foi até o local. Eles tentaram fugir, houve troca de tiros e nós conseguimos prender dois ladrões”, contou o delegado.
Foram presos Tiago Reikdal, 30 anos, e Jonatan Mendes, 24 anos.
Rádio
Também na tarde de quinta, os policiais civis da DFR cumpriram mandado de prisão contra Mauro Celso Kops, 36 anos, em frente à casa da mãe dele, na Vila Nossa Senhora da Luz, em Curitiba. “No final de 2012 ele e outros dois homens roubaram R$ 100 mil da Rádio Antena Sul FM de Castro. À época, a DFR prendeu dois comparsas dele, mas Kops continuava foragido até ontem, quando conseguimos capturá-lo”, destacou o delegado.

Polícia divulga imagens de ‘família’ que resolve problemas na bala no Capão Raso


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
Da esquerda para a direita: a mãe Ezilda, o casal André e Jocilene, Camila Borge e André novamente.(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Polícia Civil divulgou na tarde desta quarta-feira (8) imagens dos integrantes de uma famíliaacusada de comandar o tráfico de drogas no Capão Raso, em Curitiba. Pelo menos dois irmãos, a mãe e a nora são procurados por aterrorizar os moradores da Favela do Papelão.
Segundo o delegado Danilo Zarlenga, da Delegacia de Homicídios (DH), a família Borge impunha leis do tráfico na região e punia aqueles que não arranjavam problema. “Nós temos dois homicídios registrados e mais duas tentativas. Um homem teria sido baleado, por exemplo, por ter estacionado o carro onde um deles queria estacionar”, relatou o delegado à Banda B.
Os procurados são os irmãos Camila e André Borge, a mãe Ezilda Aparecida Rodrigues, e a esposa de André, Jocilene Cristina. André seria o autor dos disparos contra o rapaz que teria parado o carro no lugar onde Camila estacionava. “Ele teria perseguido a vítima e atirado contra ela. Em outra ocasião, alguém da família discutiu com um ‘amigo’, e ele teria também assassinado esse indivíduo”, completou Zarlenga.
A polícia recebeu também a informação de que os Borge ‘recrutavam’ jovens para o tráfico e praticavam crimes contra aqueles que não aceitavam a associação. Essas ações não foram confirmadas pelas autoridades, mas serão investigadas.
Após aterrorizar a população, a família Borge foi expulsa da favela pelos próprios moradores. Eles estão foragidos e a polícia pede para aqueles que reconhecerem as pessoas nas fotos, denunciem, de forma anônima, pelo telefone 0800-643-1121. A Delegacia de Homicídios continua a investigar o caso.

Jovem que ‘posava de playboy’ é preso após polícia descobrir origem dos produtos


Por Luiz Henrique de Oliveira e Roberto Romanowski
playboydentro2
Produtos recuperados foram avaliados em mais de R$ 50 mi (Foto: Roberto Romanowski – Banda B)

A Polícia Militar (PM) descobriu na noite desta quarta-feira (8) que um jovem de 19 anos, que gostava de se exibir com tablets, vídeo-game, jóias e camisetas oficiais de times de futebol, na verdade não passava de um receptador de produtos roubados. Com extensa ficha criminal, o rapaz, preso no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, afirmou que comprou os produtos de um amigo para revendê-los, porém por imagens nos aparelhos eletrônicos é possível ver o próprio usando os materiais.
A prisão aconteceu na Rua Professor Benedito Conceição após uma denúncia anônima, conforme contou à Banda B o tenente Bora, da PM. “A informação era de que no local havia tráfico de drogas e, chegando ao endereço, o acusado tentou barrar a entrada da polícia, trancando a porta”, contou o tenente, que também explicou o motivo da polícia entender que tinha alguma coisa estranha ali. “Visualizamos sobre a mesa uma arma de fogo e vários produtos. Entramos e conseguimos prender o suspeito”, destacou.
playboydentro1
Suspeito vai ter que se explicar (Foto: RR – Banda B)
Foram encontrados com o jovem: Relógios de marcas famosas, jóias, vários aparelhos celulares, vídeo-game, tablets, camisetas oficiais de times de futebol e R$ 2.153,00 em dinheiro. No total os produtos foram avaliados em mais de R$ 50 mil.
Ficha extensa
Ao ser preso, o rapaz disse aos policiais que está no mundo do crime desde os 13 anos e já passou várias vezes pela Delegacia do Adolescente. Depois de maior de idade, ele já respondeu por furto e violência doméstica. Agora foi autado por posse Ilegal de arma de fogo e receptação.
Enquanto o jovem permanecia na cela do Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no bairro Portão, a esposa dele, que está grávida, insistia para que os policiais a deixassem ver o marido. Ela só ficou menos nervosa quando conseguiu deixar uma camisa para que fosse entregue ao homem, que foi preso apenas de bermuda e chinelos.