Aos 70 anos, pai de Jenson Button é encontrado morto na França


John Button tinha 70 anos; segundo imprensa inglesa, ele estava em casa, na França Foto: Getty Images
John Button tinha 70 anos; segundo imprensa inglesa, ele estava em casa, na França
Foto: Getty Images

John Button tinha 70 anos e era um personagem constantemente visto nos paddocks da Fórmula 1, tornando-se mais conhecido quando o filho conquistou o título da F1 em 2009. De acordo com o jornal Daily Mail, o pai de Jenson Button estava em casa na Riviera Francesa.O pai do piloto Jenson Button, John, foi encontrado morto nesta segunda-feira, em sua casa na França. A informação foi divulgada pela imprensa britânica, que afirma que o ex-piloto de rali teria sido vítima de um ataque cardíaco.
”Quero dizer que estou triste por saber do falecimento de John. Em minha longa carreira na Fórmula 1, encontrei muitos pais de pilotos, mas acho que posso dizer que John talvez fosse o mais dedicado ao filho que qualquer um deles”, afirmou Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren.
“Desde que Jenson era um menino correndo de kart, seu pai sempre esteve ao seu lado – ajudando, apoiando, achando dinheiro para a próxima corrida. À medida que Jenson cresceu e continuou a vencer, John estava sempre ali. Mesmo agora, nos últimos anos, nos quais Jenson se tornou um campeão mundial como ele é, o mais experiente piloto no grid, John seguia sendo um presente, leal, carinhoso, bondoso e popular membro da equipe de Jenson”, completou.
Nascido em Londres no dia 27 de julho de 1943, John Button foi vice-campeão britânico de rali em 1976. Ele deixa a ex-mulher, Simone Lyons (da qual se separou em 1987), e quatro filhos.

Brasileiro é preso em Aeroporto de Miami após falsa ameaça de bomba

Voo partiria da cidade americana com destino a Brasília, na quinta-feira (9).
Segundo a TAM, ameaça era falsa e nenhum risco foi detectado.

Brasileiro

194 comentários
Um sorocabano de 22 anos está preso em Miami nos Estados Unidos, por suspeita de enviar mensagens de ameaças de bomba em voo para a polícia e a empresa TAM Linhas Aéreas. Francisco Fernando Cruz mora no país há dois anos e teria mandado as mensagens de dois computadores: de uma faculdade e do apartamento onde morava, ambos na cidade de Montclair, em Nova Jersey.
A prisão aconteceu na quinta-feira (9), no aeroporto de Miami, de onde o avião partiria com destino a Brasília. A polícia revistou a bagagem do rapaz, mas nenhum dispositivo que pudesse provocar algum tipo de acidente foi encontrado. Vários sites de notícias dos Estados Unidos divulgaram a prisão.
Sorocabano é preso em aeroporto de Miami após falsa ameaça de bomba (Foto: Reprodução/Jornal Nacional)Sorocabano foi preso no aeroporto de Miami
(Foto: Reprodução/Jornal Nacional)
A família do rapaz alegou que não acredita no envolvimento dele com as ameaças e disse que ele voltaria para Sorocaba (SP) para renovar o visto de permanência nos Estados Unidos.
As autoridades do setor de segurança aérea dos Estados Unidos querem que ele responda judicialmente peças ameaças. O Itamaraty informou que o Consulado Brasileiro, em Miami, já está acompanhando caso.
Em nota, a assessoria da TAM Linhas Aéreas, afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presença de bombas a bordo de uma de suas aeronaves.
“Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros”, diz a nota. Ainda segundo a TAM, após investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. "Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente na sexta-feira (10), no horário previsto", completa a nota

MEC vai descredenciar Gama Filho e UniverCidade no Rio

·
À esquerda, estudantes e professores protestam na entrada da Universidade Gama Filho, em Piedade, em março de 2013; à direita, campus da UniverCidade em Bonsucesso sendo desmontado, em 2012 Foto: Guito Moreto e Luiz Ackermann / O Globo
À esquerda, estudantes e professores protestam na entrada da Universidade Gama Filho, em Piedade, em março de 2013; à direita, campus da UniverCidade em Bonsucesso sendo desmontado, em 2012 Guito Moreto e Luiz Ackermann / O Globo
BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) decidiu descredenciar a Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), no Rio, o que deverá levar ao fechamento das instituições de ensino. A portaria de descredenciamento foi assinada nesta segunda-feira e será publicada no "Diário Oficial" de terça-feira.

Em cinco dias úteis, o ministério deverá publicar outra portaria para definir as regras da transferência assistida, isto é, os procedimentos para que os atuais estudantes da Gama Filho e do UniverCidade migrem para outras instituições de ensino superior. Serão convocadas as instituições de ensino superior do Rio que tenham interesse em receber os alunos da Gama Filho e do UniverCidade.
"Com o agravamento da crise das duas instituições nos últimos anos, o MEC tomou um conjunto de medidas de supervisão em 2012 e 2013, com o objetivo da superação das deficiências. Diante do descumprimento por parte da mantenedora do Termo de Saneamento de Deficiências acordado, o MEC instaurou, em dezembro de 2013, Processo Administrativo para aplicação de penalidades, com prazo de 15 dias para a defesa. Apresentada a defesa, o MEC analisou a manifestação e os demais elementos constantes da supervisão e concluiu pelo descredenciamento de ambas as instituições com o objetivo de preservar o interesse dos estudantes e da sociedade por uma educação superior de qualidade", afirmou o MEC.
A decisão de descredenciar as duas instituições foi tomada pelo colegiado superior da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). Segundo o MEC, "os motivos foram a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior".
O ministério informou que, em 2013, a Gama Filho e o UniverCidade implementaram algumas medidas determinadas pelo MEC, mas também passaram por momentos de agravamento da crise, "enfrentando longo período de paralisação das atividades acadêmicas - motivadas pela falta pagamentos de docentes e funcionários e ausência de condições mínimas de funcionamento". Isso levou o MEC a impor a suspensão de ingresso de novos alunos em agosto de 2013.
Segundo o MEC, a mantenedora das duas instituições, o Grupo Galileo, tomou providências para a captação de recursos que permitisse sanear as suas finanças. Em outubro, firmou um acordo com o MEC para assegurar a continuidade das atividades da Gama Filho e do UniverCidade. Mas, em visita às duas instituições, o ministério constatou que a mantenedora não cumpriu o acordo.

Os alunos das instituições descredenciadas poderão ter mais informações sobre a política de transferência assistida no portal da SERES (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16717&Itemid=1116) ou pelo telefone 0800 61 61 61 do MEC.
Em nota, a Galileo Educacional informou que vai recorrer da decisão junto ao próprio MEC, além de acionar as instâncias judiciais cabíveis. "Trata-se de uma decisão injusta e arbitrária, que leva o caos a duas das mais tradicionais e respeitadas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro", diz a nota.
A Galileo Educacional acrescenta que "já havia apresentado um amplo projeto de reestruturação junto ao MEC, contemplando a retomada das atividades acadêmicas e regularização dos salários de professores e funcionários" e que "o patrimônio imobiliário do grupo é superior aos passivos financeiro, fiscal e trabalhista das duas instituições".








 
















Prefeitura informa: Parque Municipal Gruta do Bacaetava não abrirá nos dias 22 e 23


WEBMASTER 13 DE JANEIRO DE 2014
Nos próximos dias 22 e 23 de janeiro (quarta e quinta-feira, respectivamente) o Parque Municipal Gruta do Bacaetava não abrirá ao público por conta de uma capacitação dos funcionários do Parque.
Nos dias normais, o Parque funciona de quarta a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13 às 16h30. Sábados, domingos e feriados das 8h30 às 16h30. Endereço: Rua Antônio Gasparin, s/n – Bacaetava. Contato: 41 – 3656.5669.
O parque foi criado em maio de 2000 e abriga um acervo vivo de mata nativa da região. Tem por objetivo a conservação, recuperação e preservação do meio ambiente.
A visita ao interior da caverna é feita com o acompanhamento de guias, são formados grupos de no máximo 30 pessoas a cada meia hora. É obrigatória a reserva para grupos acima de 15 pessoas.
Serviço: 
Parque Municipal Gruta do Bacaetava
Rua Antônio Gasparin, s/n – Bacaetava
Contato: 41 – 3656.5669.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Prefeitura de Colombo inicia obras para implantação de novo CMEI


WEBMASTER 13 DE JANEIRO DE 2014

O Centro Municipal de Educação Infantil será implantado no Jardim Central e atenderá cerca de 180 crianças

O projeto do Cmei Jardim Central prevê áreas cobertas de uso comum, salas multiuso, playground e castelo d’água
O projeto do Cmei Jardim Central prevê áreas cobertas de uso comum, salas multiuso, playground e castelo d’água
Começaram as obras de terraplanagem no terreno que irá receber o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jardim Central. A nova unidade ficará localizada na esquina das ruas Campos Sales e Cristóvão Colombo, e vai atender a uma demanda reprimida na região, disponibilizando 180 novas vagas para as crianças do bairro.
A nova unidade de Cmei será implantada no bairro Jardim Central e disponibilizará uma média de 180 vagas
A nova unidade de Cmei será implantada no bairro Jardim Central e disponibilizará uma média de 180 vagas
A prefeita, Beti Pavin, explica que a nova creche é mais uma, de uma série de outras unidades que o município vai construir. “Desde o início de 2013 o levantamento de toda a demanda por vagas identificou a grande necessidade e aos poucos nós vamos atendendo a este anseio primordial da população. Algumas já estão em fase de finalização e outras, como esta aqui, ainda estão em fase de preparação do terreno, e o objetivo é garantir que os pais e mães possam trabalhar com tranquilidade, tendo espaços de confiança, como estes, para deixarem seus filhos, destacou.
O pedido de uma nova unidade é realizado pela secretaria responsável, neste caso a Secretaria da Educação e Esporte, que identifica os locais de maior demanda, encaminha a solicitação para o Planejamento, para a análise do pedido, realização de um estudo do terreno, da localização, entre outros detalhes, para então autorizar a obra, que é feita em parceria com a Secretaria de Obras e Viação.
As obras
Neste momento, a obra está em fase de terraplanagem do terreno, ação que deve ser finalizada já em janeiro
Neste momento, a obra está em fase de terraplanagem do terreno, ação que deve ser finalizada já em janeiro
Segundo o secretário de Obras e Viação, João Maria Rodrigues, a previsão é de que o trabalho de terraplanagem para o início das obras seja finalizado até o final deste mês de janeiro. Após o início da construção, o prazo para a entrega do novo Cmei é de seis meses, ou seja, no segundo semestre deste ano as crianças de quatro meses a cinco anos, do Jardim Central, já terão 180 novas vagas na creche à sua disposição.
Para a secretária da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, é de máxima importância atender a esta demanda. “Colombo é um município que está em constante desenvolvimento, que precisa valorizar a sua mão de obra, começando por cuidar dos filhos destes pais e mães que saem para trabalhar e movimentar a nossa economia. A eles nós garantimos a qualidade no atendimento aumentando as vagas oferecidas e disponibilizando profissionais sempre capacitados, presentes nas escolas e Cmeis”, lembrou Aziolê.
Além disto, a equipe da secretaria destacou que a construção da nova unidade auxilia para que o serviço possa deixar de ser prestado em espaços locados, passando a funcionar em espaços próprios, oferecendo mais conforto e atendimento mais adequado, utilizando inclusive, novas tecnologias. O projeto do Cmei Jardim Central prevê a construção de blocos administrativo, pedagógico e de serviços, com despensa, cozinha, lactário, lavanderia, buffet, sanitários, salas multiuso, pátio coberto, playground e castelo d’água.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC: INSTAGRAM: @colombopmc; e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Festa da Uva de Colombo será realizada nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro


WEBMASTER 13 DE JANEIRO DE 2014

Atrações principais vão ficar por conta de Negritude Junior na sexta, dia 07, Cesar Menotti e Fabiano no sábado, dia 08 e Gusttavo Lima, no dia 09

Produtores rurais que irão participar da festa estão com os parreirais carregados da fruta
Produtores rurais que irão participar da festa estão com os parreirais carregados da fruta
Os dias 07, 08 e 09 de fevereiro serão de muita festa para os visitantes que comparecerem a 51ª edição da Festa da Uva de Colombo que neste ano terá como atrações principais o grupo Negritude Junior, a dupla Cesar Menotti e Fabiano e o cantor Gusttavo Lima. O palco deste evento será o Parque Municipal da Uva, no Centro de Colombo.
A abertura oficial acontece no dia 07, às 18h30, encerrando as atividades do primeiro dia de festa com o show do grupo Negritude Junior. Neste dia, a entrada é solidária, ou seja, o visitante irá contribuir com um quilo de alimento não perecível. No sábado, dia 08, o Parque será aberto à comunidade às 12h, seguido durante toda a tarde de shows culturais e a apresentação das duplas Cesar Menotti e Fabiano, às 20h30 e Álvaro e Daniel, às 22h30.
No domingo, dia 09, os festejos começam mais cedo, às 10h, com atividades variadas por todos os cantos do Parque que preserva a mata nativa da região, com 100 mil m² de área e espaço ao ar livre para passeios e contemplação da natureza. Neste mesmo local, às 21h, se apresenta o cantor Gusttavo Lima para encerrar as atividades do evento que promete reunir mais de 60 mil pessoas nos três dias festa.
Outras atividades
Rainha e princesas começam a convidar o público para o evento e serão as cicerones dos visitantes
Rainha e princesas começam a convidar o público para o evento e serão as cicerones dos visitantes
Tradicional no Paraná, o evento vai contar com uma exposição de uvas, vinhos, sucos, geleias e conservas como também a 13ª Feira da Indústria, Comércio e Serviços, a Feicom que terá o artesanato local e empresas da região expondo e comercializando os seus produtos.
A Festa ainda vai contar com uma mostra da gastronomia presente no Circuito Italiano de Turismo Rural que neste ano completa 15 anos. O ponto alto da festa é resgatar e manter as tradições da cidade como também movimentar a economia local, que vai desde a agricultura familiar que é a matéria prima da festa até o produto final que são os derivados da fruta, além de trabalhar a questão turística do município.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura.
Serviço:
51 edição da Festa da Uva terá exposição de uvas, vinhos, sucos, geleias e conservas
51 edição da Festa da Uva terá exposição de uvas, vinhos, sucos, geleias e conservas
51 Festa da Uva de Colombo
Local: Parque Municipal da Uva
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 Centro
Contato: 41-3656.2358 / 6181 / 2065
João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Empresário de Curitiba finge sequestro para gastar dinheiro da família com drogas e prostitutas


Da Polícia Civil


Policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) elucidaram, na noite do último domingo (12), um caso de falso crime de extorsão mediante sequestro ocorrido em Curitiba. Segundo o delegado adjunto do Tigre, Renato Coelho de Jesus, familiares de um jovem empresário da capital acionaram a unidade e informaram que seu familiar estava desaparecido desde o início da noite de sábado (11), quando havia saído para jantar.
Durante a madruga e manhã de domingo ainda não havia informações sobre o paradeiro do empresário e tampouco houve contato telefônico. Por volta das 13h, um amigo próximo da família, passou a receber mensagem SMS e WhatsApp exigindo a importância de R$ 20 mil para libertar o empresário, sob pena de ter as orelhas cortadas, caso não pagasse ou procurasse auxílio da polícia
Com base nos relatos, o Tigre assumiu às investigações e passou a realizar diligências. Em aproximadamente duas horas, policiais civis localizaram o jovem empresário, sozinho, em um motel às margens da BR 277, saída para Foz do Iguaçu.
O empresário esclareceu que não havia sido sequestrado e que realmente havia mandado mensagem para seu amigo solicitando dinheiro para que pudesse consumir mais substâncias entorpecentes e sair com prostitutas, pois já estava ficando sem dinheiro.
O empresário foi conduzido à base do Tigre e posteriormente ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão Sul – CIAC Sul, para lavratura de procedimento específico de comunicação falsa de crime.

Serviço de manutenção afeta abastecimento na Grande Curitiba nesta terça




Da Agência Estadual de Notícias

Sanepar informa que a realização de serviços de melhorias na Estação de Tratamento de Água Iguaçu pode afetar o fornecimento de água em Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais nesta terça-feira (14). O serviço começa às 13h30 e a normalização do abastecimento está prevista para às 6 horas da manhã da quinta-feira (16).
Confira as regiões afetadas:
Em Curitiba os bairros afetados são: Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Hauer, Alto Boqueirão, Boqueirão, Água Verde, Parolin, Prado Velho, Capão Raso, Fany, Portão, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Isabel, Santa Quitéria, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Cidade Industrial, Ganchinho e Sito Cercado.
Em Piraquara: Guarituba e Guarituba Pequeno
Em São José dos Pinhais: Guatupê, Academia, Rio Pequeno, Iná, Roseira, Ipê, Cidade Jardim, Centro e Boneca do Iguaçu.
Clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Acompanhe mais informações pelo Twitter e Facebook.
Serviço:
Abastecimento será afetado em Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais
Data e horário: Terça-feira – 14 de janeiro – a partir das 13h30
Volta à normalidade: Quinta-feira – 16 de janeiro, às 6 horas

Mulher vai visitar túmulo do ex-marido e encontra ‘fantasma ladrão’ em cemitério de Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira


Uma mulher foi visitar o túmulo do ex-marido na manhã desta segunda-feira (13) e tomou um susto ao ver um rapaz fugindo com pressa em meio às sepulturas. Não era um ‘fantasma’ dentro do Cemitério Municipal de Curitiba, no bairro São Francisco, mas sim um ladrão de placas e alças de bronze.
Ela procurou a Guarda Municipal (GM) que fez a abordagem e prendeu o suspeito em flagrante. “É um homem de 31 anos que foi detido, porque em sua mochila encontramos os objetos de bronze. Possivelmente ele iria trocar por drogas”, afirmou à Banda B o guarda Rossi.
O agente da GM também destacou a importância da denúncia da população. “Essa senhora veio nos procurar em nosso módulo e isso foi fundamental para prender o suspeito. Quem tiver denúncias e ver alguma situação semelhante sempre deve nos informar no 153 da GM”, destacou.
O suspeito foi encaminhado ao 3° Distrito Policial, onde está detido à disposição da Justiça.

Um ano após posse, 107 prefeitos têm mandato cassado


Da Agência Brasil

Um levantamento divulgado hoje (10) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos em 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando do Executivo municipal. A maior parte deles, 107, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% dos afastamentos.
Segundo os dados da CNM, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), além de um que deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (dez).
Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação a levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.

Fugitiva de Curitiba é presa na Espanha por exploração sexual de menores


Da Agência Brasil


A polícia espanhola deteve uma fugitiva brasileira, de 33 anos, procurada por exploração e violação sexual de menores, corrupção e associação criminal, informou hoje (13) o Ministério do Interior da Espanha. De acordo com o ministério, a mulher buscava clientes interessados em manter relações sexuais com adolescentes. Segundo o Itamaraty, os responsáveis estão entrando em contato com o consulado do Brasil na Espanha para obter mais informações sobre a brasileira.
A fugitiva foi encontrada em Lugo, na Galícia, no Noroeste do país. Sua identidade não foi informada. As atividades da mulher começaram entre 2005 e 2006, em Curitiba. Segundo as autoridades espanholas, ela faz parte de um amplo grupo de pessoas acusadas de explorar, agredir e corromper sexualmente menores. A principal função da mulher detida nesta segunda-feira era a de conseguir clientes interessados em manter relações sexuais com menores e acompanhá-los até os locais onde eram mantidos os encontros.
Quando os clientes estavam com as menores, a polícia espanhola entrava no local, tirava fotografias, gravava imagens em vídeo e procedia com a detenção. Depois de os envolvidos serem levados à delegacia, os policiais exigiam dinheiro para libertá-los. Os agentes corruptos então dividiam o suborno entre os participantes do ilícito. No âmbito da mesma operação que prendeu a brasileira, mais 29 pessoas foram acusadas, entre elas vários policiais.

Balanço do IML aponta 31 mortes violentas no fim de semana em Curitiba


Da Redação




O balanço do Instituto Médico Legal (IML) das 18h desta sexta-feira (10) até as 6h deste domingo (13) aponta 31 mortes violentas.
Segundo o IML, foram doze casos de assassinatos, dez de trânsito, quatro a esclarecer, três afogamento e duas quedas.

Justiça autoriza reabertura da Pedreira Paulo Leminski; confira detalhes do acordo


SMCS

A Justiça autorizou a reabertura da Pedreira Paulo Leminski, que está fechada para shows desde 2008 devido a uma liminar. Ao revogar a liminar, o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Eduardo Lourenço Bana, afirma que foram cumpridas todas as exigências do Ministério Público do Paraná (MP/PR) para garantir a segurança e tranquilidade de frequentadores e moradores do entorno da Pedreira em dias de eventos.
“Isto posto, considerando o cumprimento integral, no que se refere aos procedimentos prévios à reabertura da Pedreira Paulo Leminski, homologo o acordo por sentença (…). Pelo que restou decidido, revogo a liminar anteriormente concedida, consignando que a realização dos eventos deverá se dar nos exatos limites do acordo”, decide Bana.
O conjunto de intervenções e medidas necessárias para reabertura da Pedreira para shows foi construído em conjunto pela associação de moradores da região, Ministério Público e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Importante destacar a participação do Ministério Público e dos moradores neste processo. A intenção de todos sempre foi no sentido de assegurar que a Pedreira só fosse reaberta com plenas condições de segurança, acessibilidade e conforto. Todas as intervenções feitas pela empresa que hoje administra a Pedreira transformaram o espaço em um dos mais seguros do país”, destaca o presidente da FCC, Marcos Cordioli.
Em junho de 2013, o prefeito Gustavo Fruet entregou o alvará de liberação das obras na Pedreira Paulo Leminski aos diretores da DC7, empresa concessionária do espaço. De posse do documento, a empresa realizou as obras, que incluíram a instalação de palco e saídas de emergência.
“Quando assumimos, a empresa administradora do espaço já estava selecionada. Mas, foi preciso dar andamento às obras de segurança e fazer as adequações necessárias”, completa Cordioli.
tabela

Taxista faz corrida de R$ 230 com morador da Vila Izabel e na hora de receber…


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


Um taxista de Curitiba realizou um Boletim de Ocorrência (BO) na manhã desta segunda-feira (13) no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no bairro Portão, após supostamente ter sido vítima de um calote. Ele disse que fez uma corrida de R$ 230 com um morador no bairro Vila Izabel e na hora de receber ficou a ver navios.
O taxista explicou em detalhes como tudo teria acontecido. “Fui chamado na região da Rua Guaianasses algumas viagens da Vila Izabel até o Parolin e, quando o taxímetro chegou a R$ 230, ele entrou em um beco e sumiu”, contou à Banda B.
O profissional do volante descreveu que imediatamente chamou a Polícia Militar (PM). “Eles foram comigo e conseguimos encontrar o rapaz, que disse não ter dinheiro para pagar. Fomos até a casa dele na Rua Guaianasses e os pais não quiseram nos receber. Agora estou aqui para fazer o BO e buscar os meus direitos, vou até o fim”, garantiu.
A vítima do calote pretende ingressar com uma ação na Vara Cível contra o jovem, que após toda a confusão voltou para casa e foi dormir, como se nada tivesse acontecido.

Motorista corta a frente de ônibus no Contorno Sul e carro fica completamente destruído


 Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

cic-acidente
Motorista teve ferimentos, mas passa bem. Foto: BH/Banda B

Um grave acidente na alça que dá acesso ao Contorno Sul, na Cidade Industrial de Curitiba, deixou um motorista ferido na manhã desta segunda-feira (13). Ele não foi identificado, mas o estado de saúde é estável. O motorista ficou preso nas ferragens e foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O veículo que ele estava teria cortado a frente de um ônibus da empresa Rimatur.
cic-acidente-dentro2
Passageiros não se feriram. Foto: BH/Banda B
O tenente Lopes contou à Banda B que o cinto de segurança pode ter salvado a vida do motorista. “Realmente a pancadas foi forte e o estrago. A colisão foi frontal, ainda bem que a vítima está bem, ferida, mas bem. O cinto de segurança pode ter sido crucial pra ele”. A frente do Celta ficou completamente destruída. Também, segundo o sargento Talfik do Batalhão de Polícia de Trânsito, dentro do Celta foram encontradas latas de cerveja. “Testemunhas disseram que ele estava em alta velocidade. Encontramos essas latas de cerveja aqui dentro. Tudo indica que ele pudesse estar embriagado”, disse à Banda B.
A região está com movimento intenso de veículos. A pista não está bloqueada, mas o Bptran pede para que os motoristas evitem o local.
Capotamento
cic-acidente-domingo
Casal e duas crianças estavam no veículo. Foto: Diego Sthefani
Na tarde de ontem (12), quatro pessoas ficaram feridas em um capotamento também no Contorno Sul. O acidente foi registrado na altura do bairro Pinheirinho. A família trafegava sentido Campo Largo em uma Pajero Mitsubishi quando o motorista perdeu o controle do veículo e capotou. Duas crianças – de 3 e 6 anos – que estavam no veículo foram encaminhadas ao Hospital Trabalhador com ferimentos graves, mas sem risco de morte. O casal que estava no banco da frente também foi levado ao Trabalhador em estado grave. Três ambulância foram utilizadas no acidente. A pista ficou bloqueada por cerca de 2 horas.

Presos fogem de delegacia que registrou duas rebeliões em menos de um mês


Por Juliano Cunha

Três presos conseguiram fugir das celas do 12° Distrito Policial, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, na madrugada deste domingo (12). Durante o domingo, o DP o permaneceu fechado e ninguém informou como a fuga aconteceu.
No mesmo local, nas últimas três semanas, pelo menos duas rebeliões foram registradas. Os detentos reclamavam principalmente da superlotação no local. Em um dos casos, 10 presos foram transferidos para outra carceragem, mesmo assim a lotação ainda era três vezes maior. Até o final da tarde de ontem ainda não havia informação se os presos haviam sido recapturados.

Suspeito se exibe com arma em bar, é preso e diz que PCC vai se vingar


Da Redação


Um jovem de 19 anos, conhecido no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, como ‘Anão’, foi preso por policiais militares no final da noite deste domingo (12). Ele estava em um bar se exibindo com uma arma de fogo e, ao ser detido, afirmou aos policiais militares que o Primeiro Comando da Capital (PCC) vai se vingar.
Segundo a sargento Márcia, da Polícia Militar, o suspeito tem passagens pela polícia quando adolescente e sua família é toda envolvida na criminalidade. “O pai foi preso com 400 kg de crack, a mãe e o irmão dele tem passagens por tráfico. É uma família bem complicada”, contou àBanda B.
Ainda de acordo com a sargento, o ‘Anão’ fez várias ameaças aos policiais. “Disse que o pai é do PCC e que vai se vingar. Fez isso para tentar se livrar da prisão, mas não teve jeito não”, concluiu ela.
O suspeito está detido na carceragem do Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no bairro Portão.

Dupla assalta sociedade beneficente de Curitiba e é presa após ser perseguida pelo Bope


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


Dois homens, de 24 e 30 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar (PM) na noite deste domingo (13) após terem assaltado uma sociedade beneficente, no bairro Cristo Rei, em Curitiba. Eles já estavam com mais de R$ 6 mil que haviam levado durante a ação criminosa.
Por volta das 19h, os marginais renderam pelo menos dois funcionários e fugiram em um Fiat Uno branco. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PM foi acionado e recebeu a informação do veículo usado na fuga. Uma abordagem ao carro em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, resultou na prisão de um dos suspeitos.
“Ele estava com R$ 3,3 mil no carro e confessou o crime, além de também apontar onde estava o seu comparsa”, contou a sargento Márcia, da PM, que também informou como foi a prisão do segundo suspeito. “A equipe, com as informações passadas pelo outro rapaz, foi até o bairro Pineville, em Pinhais, e encontrou R$ 3,9 mil”, completou a sargento, confirmando que os dois foram reconhecidos pelas vítimas.
Os suspeitos estão detidos na carceragem do Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no bairro Portão, em Curitiba, à disposição da Justiça.

Taxista rendido por assaltantes aciona PM de dentro do porta-malas


Ladrões levaram o CD player e a chave do carro e mais R$ 170,00.
Vítima não ficou ferida e trabalha em Guaratuba, no litoral do Paraná.


Taxista não ficou ferido (Foto: Reprodução)Taxista não ficou ferido, e polícia não tem pistas dos
assaltantes (Foto: Reprodução)
Um taxista que foi rendido por assaltantes, em Guaratuba, no litoral do Paraná, na manhã de domingo (12), conseguiu acionar a Polícia Militar (PM) de dentro do porta-malas do carro, já que os ladrões o deixaram com o telefone celular. Para localizar o veículo, que estava em um matagal, a polícia contou com a ajuda de um helicóptero. Este é o terceiro assalto que ocorre desta forma, desde dezembro quando começou oficialmente a temporada de verão no estado.
De acordo com a polícia, o taxista contou que inicialmente três homens entraram no carro. Depois, ele pegou outros dois. Ainda conforme o taxista relatou à polícia, o grupo pediu para que ele seguisse até um mercado da cidade. Um pouco adiante, os assaltantes mandaram o taxista parar o carro e o renderam, colocando-o no porta.
O sargento da Polícia Militar Márcio Luiz de Oliveira disse que quando foi resgatado, o taxista apresentou dificuldades para respirar. “Pelo susto de toda a situação e também pela questão de saúde dele. Ele é obeso e ficou trancado em um porta-malas”, mencionou.
Os ladrões levaram o CD player e a chave do carro e carteira do taxista com R$ 170,00. Até a manhã desta segunda-feira (13) ninguém havia sido preso. Oliveira explicou que a ocorrência será encaminhada para a Polícia Civil para investigação.