Ladrões assaltam ônibus na BR-376 e prendem passageiros sem roupa no bagageiro


22 de janeiro de 2014
Os 25 passageiros de um ônibus que voltava de Brusque-SC para o Mato Grosso foram surpreendidos por assaltantes na madrugada desta quarta-feira (22) na BR-376, no trecho entre as cidades de Marilândia do Sul e Mauá da Serra. Os ladrões armados renderam o motorista do ônibus e forçou o condutor a seguir por uma estrada rural isolada. Os bandidos obrigaram os passageiros e tirarem as roupas e trancaram todos no bagageiro do veículo.
Nenhum dos passageiros ficou ferido. Os ladrões levaram dinheiro e objetos pessoais de valor. A Polícia Militar investiga o caso.

Novo helicóptero reforça serviço aeromédico do Estado


A população da região Oeste conta desde esta quarta-feira (22) com um helicóptero exclusivamente para transportar pessoas em situação de urgência e emergência. O helicóptero do serviço aeromédico foi entregue pelo governador Beto Richa, na mesma solenidade em que anunciou, também, o início da construção da ala de queimados e da ala materno-infantil no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, a construção do Centro de Especialidades do Oeste e a implantação do programa Telessaúde em nove municípios da região. O governador também inaugurou a nova sede do Samu Regional Oeste.
helicoptero
Foto: AEN
O helicóptero, modelo Esquilo AS 350, operará com o Samu Oeste, em Cascavel, e vai atender um raio de 250 quilômetros em operações diurnas. Abrange as regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama, Guarapuava, Campo Mourão, Cianorte, Pato Branco e Francisco Beltrão, totalizando 171 municípios. O Samu é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste (Consamu).
Além do helicóptero, a população do Oeste, assim como a de todo o Estado, passou a contar, também, desde a semana passada, com um avião de UTI Móvel, que ficará em Curitiba, à disposição de todas as regiões do Estado. MAIS DE 400 VIDAS – As novas aeronaves reforçam o serviço aeromédico, que já eram prestados pelos três aviões e um helicóptero do Governo do Estado. Richa destacou que cerca de 70% dos deslocamentos dos aviões são para o atendimento de situações de emergência na área da saúde. Quando necessário, são utilizados também os quatro helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA, antigo Graer).
Desde sua implantação, em 2011, o serviço de resgate e remoção aéreo já salvou mais de 400 vidas. Só em 2012 foram transportados 155 órgãos para transplantes. “Disponibilizamos aviões e helicópteros para atender a nossa população e não mais exclusivamente para deslocamento de autoridades”, afirmou Richa. “É a modernização e humanização de um serviço essencial para a população, prestado com agilidade e qualidade”, disse ele.
O governador afirmou que o reforço ao atendimento de urgência e emergência com serviço aeromédico foi um compromisso assumido com a população. “Nosso compromisso é instalar em algumas regiões do Estado bases aéreas para atender pessoas em situação de urgência e emergência, quando cada minuto é precioso para salvar uma vida. E o serviço aeromédico pode preservar muitas vidas”, afirmou Richa.
Ele ressaltou, também, a agilidade no transporte de órgãos para transplante e a importância para salvar vidas. Dados do Ministério da Saúde mostram que o Paraná saltou do décimo para o terceiro lugar em número de transplantes de órgãos em todo o Brasil. De janeiro a novembro deste ano foram realizados no Paraná 417 transplantes, contra 152 em 2010, um aumento de 175% em apenas três anos.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, afirmou que o uso do helicóptero dará um salto na qualidade do atendimento na área da saúde na região. “Faz parte do forte conjunto de ações que o Governo do Estado desenvolve em Cascavel e no Oeste, que ficou muitos anos sem investimentos à altura de sua importância e necessidade”, disse Caputo.
O bom padrão da aeronave foi destacado pelo diretor médico do Consamu, Rodrigo Nicaso, que tem experiência em serviços aeromédico e já atuou, inclusive, no atendimento em corridas de Fórmula I. “Esta aeronave está dentro dos melhores padrões, tanto em equipamento de bordo como em equipamento de voo”, disse ele, explicando que a equipe que atuará no serviço passa por treinamento.

Advogados reclamam que governo do estado sacou depósitos judiciais de seus clientes


 

22 de janeiro de 2014
A Ordem dos Advogados do Brasil recebeu denúncias dos advogados paranaenses de que o governo teria sacado depósitos judiciais de natureza não tributária de seus clientes. Eles garantem que, ao tentar receber o dinheiro, foram informados pela Caixa Econômica Federal que o governo retirou a verba e zerou as contas. Esta retirada é uma prática proibida pelo Conselho Nacional de Justiça.
Além disso, o governo também não repassou ao Tribunal de Justiça a parcela de 2% das arrecadações de dezembro mesmo já tendo o dinheiro em mãos. Ou seja, esta verba foi usada para outro fim.
Os depósitos judiciais só podem ser movimentados depois que o processo é finalizado e muitas vezes nem dizem respeito à ações do estado. De acordo com as denúncias, o Governo retirou este dinheiro na Caixa antes mesmo de estar sancionada a lei que libera estas movimentações.

Com Curitiba em risco, presidente da Câmara Federal sugere Natal como alternativa para Copa


Por João Pedro Alves
henrique
(Foto: Reprodução Twitter)

O ultimato que a Fifa fez a Curitiba afirmando que a Copa do Mundo pode sair da Arena da Baixada caso as obras não avancem consideravelmente até 19 de fevereiro vem repercutindo bastante por todo o Brasil, inclusive na Câmara Federal dos Deputados. O presidente da casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mostrou que não crê que a sede paranaense ficará pronta a tempo e deu uma sugestão, “puxando a sardinha” pro seu lado: apontou a Arena da Dunas, de Natal, como alternativa para os jogos marcados para Curitiba.
Por meio de uma rede social, Alves iniciou uma espécie de “lobby potiguar” acenando para a possibilidade da mudança. Ele destacou que o estádio de Natal já está pronto, que a cidade tem estrutura para comportar mais algumas partidas do Mundial e que calendário também não seria um problema – ao menos para receber três dos quatro jogos previstos para a Baixada.
“Se Curitiba não concluir o estádio, seus jogos da Copa poderiam vir para Natal. Datas compatíveis para três jogos. Conversar com a CBF!”, escreveu em seu perfil no Twitter. “Ainda, parque hoteleiro absorve fácil essa demanda e nosso belo estádio mereceria esses jogos a mais. Um da Espanha inclusive, pelas datas!”, completou, lembrando do jogo entre os atuais campeões mundiais contra a Austrália.
O presidente da Câmara ainda lembrou que a comitiva da Fifa e representantes da CBF estariam no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (22) para a inauguração da Arena das Dunas, e esse seria o momento ideal para Natal se colocar à disposição. “Vou sugerir ao prefeito Carlos Eduardo e atuaremos juntos. Pode ser!”, afirmou, bastante confiante.
Toda essa movimentação, no entanto, não passou em branco e teve a réplica de um defensor dos interesses paranaenses. Companheiro de partido do potiguar, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) também utilizou a rede social para dar sua resposta. Bem à sua maneira, claro. “Vade retro Henrique, vire esta bocona prá lá!”, postou, em tom descontraído.
Henrique Eduardo Alves, então, tratou de se retratar e negou estar torcendo contra Curitiba. “Amigo, torço para tudo dar certo aí. Natal também teve problemas, mas superou. Imagino a mobilização de vocês todos para compensar atraso. Boa sorte aí”, declarou.
Com menos de 90% das obras concluídas, a Arena da Baixada é o estádio que mais preocupa a Fifa para a Copa do Mundo. Na passagem da entidade por Curitiba, nesta terça-feira (21), três medidas foram tomadas para que a sede não seja excluída do torneio: um comitê foi eleito para vistoriar o andamento, haverá a contratação de mais operários e mais R$ 39 milhões foram liberados para o término da reforma.

Polícia encontra drogas, celulares e um túnel em penitenciárias de Piraquara


Redação com assessoria

Vistorias completas realizadas nesta terça-feira (21) encontraram pequenas quantidades de drogas, um túnel e objetos proibidos em três unidades penitenciárias do Paraná. A operação “pente fino” foi na Penitenciária Central do Estado (PCE) em Piraquara, na Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP I) e na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), feita por agentes do Departamento de Execução Penal (Depen) e da Polícia Militar do Paraná.
algemas
Foto: Divulgação da PM
As ações foram desencadeadas simultaneamente nas duas penitenciárias de Piraquara, com “varreduras” na estrutura física, para saber se há problemas em paredes, tetos, camas, janelas e portões, e nas celas em busca de drogas, armamentos e outros objetos proibidos no interior dos estabelecimentos penais.
Na PCE, que é o maior estabelecimento penitenciário do Paraná, com 1.480 vagas e conta hoje com 1.462 presos, e na PEP I, unidade com 680 vagas e onde estão 657 presos, foram encontrados pequenas quantidades de maconha e crack, dois aparelhos celulares, quatro algemas, chaves mixas e estoques, que são materiais cortantes criados pelos presos. Já na PEPG, unidade com 432 vagas e 432 presos, não houve nenhuma ocorrência. “Tudo estava em perfeito ordem”, informou a direção da unidade.
“As algemas estavam em um buraco próximo a vaso sanitário de uma das celas. Todas foram vistoriadas, passando por uma revista estrutural que tinha como intuito localizar buracos feitos pelos detentos, grades cerradas ou locais que pudessem ser propícios à fuga”, explica o cabo Gilmar Coelho Duarte, auxiliar de comunicação do BPGd. Na PEP I também foi encontrado um túnel, que estava na 7ª galeria do terceiro cubículo. “Acreditamos que o preso passou a noite cavando, cerca de 12 horas, porém não obteve êxito na fuga”, ressalta.
Esta é a segunda “varredura” ocorrida na PEP I em um mês. Dias antes de Natal, logo após mudança na direção do Depen, a unidade passou por uma operação rigorosa dessa natureza.
Conforme o diretor do Depen, Cezinando Paredes, a partir de agora, essas operações de vistoria completa das unidades passarão a ser rotina no sistema penitenciário paranaense. Para ele, “embora sejam pequenas quantidades e poucos objetos encontrados, vamos fazer uma rigorosa investigação para apurar e punir os responsáveis pela entrada desses materiais nas unidades. O mesmo rigor haverá em relação preso”.

Gangues da Dinamite e do Maçarico promovem duas ações simultâneas na madrugada


Por Bruno Henrique


As Gangues da Dinamite e do Maçarico deram muito trabalho à Polícia Militar (PM) na madrugada desta quarta-feira (22) na Grande Curitiba. Foram ações quase que simultâneas que aconteceram por volta das 3h, mas o final da história para elas foi diferente: em uma os marginais tiveram êxito, já na outra não.
santander
No local da ocorrência (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Por volta das 3h10 os bandidos tentaram explodir a agência bancária do Itaú na Av. das Américas, no Centro de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Os marginais fugiram sem levar nada depois de uma chegada rápida da PM.
Já às 3h30, os marginais utilizaram um maçarico para cortar o caixa eletrônico do banco Santander, na Rua João Bettega, no bairro Fazendinha. Nessa situação, os marginais fugiram com o dinheiro do caixa.
A Polícia Civil investiga os casos.

Vacinação contra HPV na rede pública começa em 10 de março


Da Agência Brasil


A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de março. O anúncio foi feito hoje (22) pelo Ministério da Saúde. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.
A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, ressaltou que a vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.
Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a orientação da pasta é que as secretarias estaduais e municipais de saúde promovam a vacinação em parceria com as secretarias de educação, com estratégias de imunização dentro de escolas públicas e particulares.
“Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade. Chegamos ao nível máximo de proteção que essa vacina pode gerar contra o HPV”, explicou.
Segundo o ministério, a capacitação a distância de profissionais de saúde e de professores deve começar em fevereiro. As escolas também devem reforçar a importância da imunização, distribuindo um guia prático sobre a o vírus para adolescentes, pais e professores.
Para o primeiro ano da imunização, o governo adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. De acordo com a pasta, em 2015, a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.
Para a produção da vacina, o ministério firmou parceria com o Instituto Butantan e com um laboratório privado. Será investido R$ 1,1 bilhão na compra de 41 milhões de doses durante cinco anos – período necessário para a transferência de tecnologia. A parceria, segundo o governo, possibilitou uma economia estimada em R$ 83,5 milhões.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.
Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.

Ambulância da Prefeitura com pacientes se envolve em acidente e dois ficam feridos


Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira
acidentedentro
Vítimas tiveram ferimentos leves (Foto: Luiz Henrique de Oliveira – Banda B)


Duas pessoas ficaram feridas na tarde desta quarta-feira (22) após uma ambulância da Prefeitura de Curitiba e um veículo Nissan se envolverem em um acidente no cruzamento das avenidas Martin Affonso e Desembargador Motta, no bairro Bigorrilho, em Curitiba.
De acordo com o cabo Neves, do Batalhão de Polícia de Trânsito, as duas vítimas estavam na ambulância, sendo o motorista e um paciente que era levado para exames de rotina no Hospital de Clínicas. “Os dois tiveram ferimentos leves, mas precisam de cuidados, então serão levados para o hospital”, disse.
O acidente aconteceu na canaleta da via e o BPTran irá verificar as causas do acidente. As duas vítimas foram levadas à prontos-socorros em estado leve.

Beti Pavin encaminha para Câmara projeto que concede aumento salarial para o Magistério Municipal



Reajustes serão retroativos a 1º de janeiro de 2014; prefeita quer promover a valorização destas categorias




Mantendo o que havia sido definido em 2013 com as categorias dos professores e educadores infantis, a Prefeita de Colombo, Beti Pavin encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores para conceder aumento salarial de 19% para à carreira de Educador e de 12% para a de Professor.
Estes índices superam o percentual estabelecido pela Lei Federal nº 11.738 de 2008, e a Portaria Interministerial nº 16 (DOU, pág. 24) que ficou em um reajuste de 8,32%. Se aprovado pela casa de leis do município nesta quarta-feira, dia 22, tais aumentos serão retroativos a 1º de janeiro de 2014.
Com o propósito de promover a valorização dos profissionais do Magistério Municipal, este aumento salarial destinado a estas categorias previsto no projeto de lei fazem parte do orçamento próprio do município.

PM fica ferido após bater contra biarticulado pouco antes de chegar ao quartel


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
biarticulado dentro1
Motorista do carro teve ferimentos leves (Foto: Bruno Henrique)


Um grave acidente entre um biarticulado da Linha Boqueirão e um Meriva deixou um policial militar que conduzia o carro ferido, por volta das 5h desta quarta-feira (22). O acidente aconteceu na Av. Marechal Floriano Peixoto com a Getúlio Vargas, no bairro Rebouças, na esquina onde fica o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, que era o destino do policial. Por conta do acidente, o trânsito ficou complicado no cruzamento até por volta das 7h30.
biarticuladodentro2
Biarticulado ficou atravessado no cruzamento (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Segundo o motorista do ônibus, que se identificou apenas como Elias, o policial teria furado o sinal vermelho. “Talvez ele não viu que estava fechado e aconteceu isso, os danos materiais foram fortes, mas o policial está bem. No ônibus tinha apenas dez pessoas e ninguém se feriu”, afirmou o motorista à Banda B.
É importante ressaltar que nenhuma autoridade presente confirmou a versão do motorista do biarticulado, de que o outro veículo teria avançado o sinal. A Delegacia de Delitos de Trânsito investiga o caso. O policial, com ferimentos leves, foi encaminhado ao Hospital Evangélico.

Duas pessoas podem ser presas a qualquer momento pela morte de Clemans Abujamra


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique

A Delegacia de Homicídios de Curitiba (DH) aguarda apenas a Justiça conceder os mandados de prisão para prender duas pessoas apontadas como as responsáveis pela morte da empresária Clemans Abujamra, crime que aconteceu em maio do ano passado na região do bairro Batel. A informação foi apurada pela Banda B nesta quarta-feira (22).
clemans-011013-bandab
Clemans morreu com golpes de faca (Foto: Reprodução Facebook)
Segundo a fonte, os dois envolvidos devem ser presos nas próximas horas. Esse é o segundo pedido de prisão feito à Justiça. O primeiro havia sido negado e, agora, com novas provas, a expectativa é de que os mandados sejam expedidos. Os nomes, segundo apurado com a fonte, vão surpreender pois eram pessoas próximas da vítima.
Clemans morreu a facadas de maneira brutal. Recentemente o marido dela pediu mais seriedade na investigação do caso, uma vez que um primeiro inquérito policial chegou a desaparecer.
O Crime
Clemans foi vista pela última vez quando saía de um prédio no bairro Batel, de onde teria ido a pé para a casa da irmã. Em seguida, deveria ter ido a um salão de beleza, mas nunca chegou ao destino. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontava que a empresária havia sido morta com doze facadas. O caso passou pelas mãos do delegado Rubens Recalcatti e agora é de responsabilidade do delegado Dirceu Shaktae, da DH, especializada que hoje é comandada pela delegada Maritza Haizi.

Motociclista bate contra carro, é atirado contra outro e fica em estado gravíssimo


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
atendimento dentro2
Acidente envolveu três veículos em cruzamento do Alto da XV (Foto: Bruno Henrique – Banda B)


Um grave acidente de trânsito entre uma motocicleta e dois carros deixou um jovem de 25 anosgravemente ferido na manhã desta quarta-feira (22) no bairro Alto da XV, em Curitiba. Um motociclista que vinha pela Rua Senador Souza Naves bateu contra um Renault Clio que vinha pela Rua José de Alencar e, em seguida, atingiu em cheio um Sentra que também vinha pela José de Alencar.
atendimento dentro e fora
Estado do motociclista é gravíssimo (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
De acordo com o soldado Merege, do Corpo de Bombeiros, o estado da vítima é gravissímo. “Já estamos aqui há 20 minutos tentando estabilizar a vítima para ser encaminhad ao hospital. Ele tem ferimentos pelo corpo e apresenta hemorragia”, afirmou à Banda B, relatando também que a identidade do motociclista ainda não tinha sido confirmada.
O jovem será encaminhado a um hospital de Curitiba. Como o cruzamento é sinalizado, a suspeita é que ou a motocicleta ou os carros tenham furado o sinal. Quem vai apurar isso é a Delegacia de Delitos de Trânsito.
Por conta do acidente, o trânsito na região apresentava congestionamento até por volta das 8h30 de hoje.

Gerente de loja que vendia produtos ‘salvados’ é preso acusado de receptação no Campo Comprido


Redação com Polícia Civil

Policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam em flagrante três pessoas por receptação de uma carga roubada de aparelhos de ar-condicionado. A prisão aconteceu na noite da segunda-feira (20).
Com informações de que haveria um anunciante vendendo produtos de origem ilícita em um site de compra e venda pela internet, policiais da especializada se deslocaram até o estacionamento do Hospital Erasto Gaertner, local onde ocorreria a transação comercial.
As investigações davam conta de que o produto anunciado seria pertencente a um lote de condicionadores de ar roubado em 18 de dezembro último, em Extrema-MG.
Encerrada a transação, o produto foi checado e a suspeita se confirmou. Assim, a pessoa que entregava o produto, Janaina Sturiao, 24 anos, foi advertida quanto à procedência do mesmo e encaminhada a DEDC para esclarecimentos.
Janaina informou que o produto havia sido adquirido por seu marido e que o mesmo estava anunciando a venda na internet. O marido, que é policial militar, foi localizado e afirmou ter adquirido duas unidades do produto de um fornecedor da loja Mix Salvados, no Campo Comprido, em Curitiba, o empresário Giovani Bezerra Guedes, 46 anos.
Em diligências na loja, foram encontradas sete unidades de condicionadores de ar pertencentes àquele mesmo lote do aparelho adquirido pelo PM. Tanto o policial quanto Guedes, o gerente da loja, afirmaram ter adquirido o produto de um homem chamado Daniel, apelidado de “Rato”.
Os três envolvidos foram encaminhados à DEDC, bem como os nove aparelhos recuperados. Cada aparelho vale cerca de R$ 2 mil.
As investigações prosseguem no sentido de identificar a participação de cada um dos envolvidos no crime.

Ladrão ‘Freddy Krueger’, que só agia à noite, é preso após assalto no Centro de Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Roberto Romanowski


‘O Freddy vai te pegar’. Esta música vinha tirando o sono dos cobradores de estações tubo noCentro de Curitiba, até que na noite desta terça-feira (21) foi preso o homem de 26 anos, que sempre assaltava usando um chapéu estilo do serial killer invasor de sonhos, o ‘Freddy Krueger’. Ele foi justamente reconhecido pela vítima por usar o adereço extravagante.
freddy
Suspeito foi preso em flagrante (Foto: Roberto Romanowski – Banda B)
A prisão do ‘Freddy’ aconteceu depois que a Guarda Municipal de Curitiba, acionada pela cobradora da estação Praça Osório, o prendeu na Rua Saldanha Marinho, esquina com a Alameda Dr. Muricy. “Com o suspeito encontramos apenas R$ 9 dos R$ 100 que foram levados da estação. O restante pode ter sido repassado por ele até outro assaltante, que também participou do crime e não foi localizado”, afirmou.
Nenhuma arma foi encontrada pelos guardas com o ‘Freddy’, que nas horas vagas trabalhava como pintor. Ele foi encaminhado ao 1° Distrito Policial (1°DP), onde está preso à disposição da Justiça.

Obras na Rodovia da Uva exigem cuidado redobrado do motorista que visitar a 51ª Festa da Uva de Colombo


WEBMASTER 21 DE JANEIRO DE 2014

Comissão organizadora do evento orienta e sugere caminhos alternativos; quem passar pelos trechos em obras enfrentará lentidão e precisará redobrar a atenção

As obras da Rodovia da Uva (PR-417) deixam o trânsito lento e complicado na região; o motorista deve prestar atenção na sinalização
As obras da Rodovia da Uva (PR-417) deixam o trânsito lento e complicado na região; o motorista deve prestar atenção na sinalização
Estão acontecendo em Colombo as obras de duplicação na Rodovia da Uva (PR-417), principal acesso ao centro do município, para quem vem de Curitiba e outros municípios da Região Metropolitana. Portanto, nos três dias da 51ª Festa da Uva que acontece nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro, os motoristas devem redobrar os cuidados e prestar atenção na sinalização presente na via para chegar até o Parque Municipal da Uva.
A principal orientação da Comissão Organizadora da 51ª edição da festa é para que o motorista esteja alerta aos locais de obras, que deixam o trânsito lento e complicado, principalmente na volta para casa, após os shows principais do evento. Para o presidente da Comissão Organizadora e secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, a paciência e a atenção do motorista será fundamental.
“As obras e melhorias sempre precisam de espaço e tempo para acontecer, e neste caso, como é o acesso principal ao parque de eventos, o pedido que fazemos aos visitantes é que redobrem a atenção. Existem rotas alternativas, mas para quem precisa realmente utilizar a Rodovia, o que pedimos neste momento é a paciência do condutor para que aproveite bem a festa e chegue em casa com tranquilidade”, lembrou o presidente da comissão.
O prazo para a execução do projeto de duplicação é de dois anos, ou seja, a duplicação deverá ficar pronta em 2015
O prazo para a execução do projeto de duplicação é de dois anos, ou seja, a duplicação deverá ficar pronta em 2015
O prazo para a execução do projeto é de dois anos, então a previsão é de que a Rodovia da Uva devidamente duplicada seja entregue até setembro de 2015. A duplicação é uma reivindicação histórica do município, que contribuirá para seu desenvolvimento econômico e social.
Rotas alternativas
Para os motoristas que tiverem preferência por não acessar a Rodovia, a comissão da festa sugere alguns trechos de desvio. Neste momento das obras, o trecho indicado é o desvio do Santa Tereza – Ana Rosa, sinalizado em azul, no mapa. Para o próximo trecho a ser duplicado, o desvio sugerido é aquele em que o motorista utiliza a rota por dentro dos bairros São Gabriel e Jardim Osasco, indicado em verde. No mapa, o motorista também encontra outras rotas alternativas de acesso ao centro do município de Colombo, passando por dentro dos bairros, utilizando a Rodovia do Calcário (em amarelo) ou ainda o Contorno Norte (em roxo).
Serviço:
A principal rota de desvio sugerida, para evitar os engarrafamentos é a que passa pelos bairros Santa Tereza e Ana Rosa, indicada em azul
A principal rota de desvio sugerida, para evitar os engarrafamentos é a que passa pelos bairros Santa Tereza e Ana Rosa, indicada em azul
51ª Festa da Uva de Colombo
Local: Parque Municipal da Uva
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro
Contato: 41-3656.8054 / 8040
Dia 07: Show Negritude Junior – 21 horas – Entrada Solidária 1 kg alimento
Dia 08: Show César Menotti e Fabiano – 20h30 / Álvaro e Daniel – 22h30 – Até às 12h entrada franca / das 12 às 17h – R$ 5,00 / Após 17h – R$ 15,00
Dia 09: Show Gusttavo Lima – 21 horas – Até às 12h entrada franca / das 12 às 17h – R$ 5,00 / Após 17h – R$ 15,00
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br
Fotos: João Senechal/PMC

Idoso de 84 anos é morto por garota de programa grávida após tentar dar calote; foto


Da Polícia Civil


Policiais civis designados para a Operação Verão Paraná 2013-2014 em Paranaguá prenderam em flagrante nos últimos dias Andressa Pereira Bernardo, 24 anos, suspeita de ter matado a facadas um idoso de 84 anos.
garota
Mulher foi pressa na hora (Foto: Divulgação Polícia Civil)
A Polícia Civil, Polícia Militar e Criminalística foram comunicadas da ocorrência de um homicídio na Rua Manuel Hemogenes Vidal, na Vila Cruzeiro, em Paranaguá. No local se constatou a veracidade da denúncia, sendo encontrado um cadáver de um homem. Tendo em vista o pouco tempo passado desde a consumação do homicídio, os policiais suspeitavam que o autor do crime não estaria longe.
Os policiais civis estavam realizando busca dentro do imóvel, quando ouviram um ruído que vinha do banheiro. Escondida atrás da porta estava Andressa, coberta de sangue.
Andressa confessou ter matado o idoso e foi presa em flagrante. Ela mencionou que o motivo do crime seria o fato da vítima ter se recusado a pagar um programa que teria feito com ela. O valor seria de R$ 30.
Andressa está grávida de 6 meses e encontra-se custodiada na Subdivisão Policial de Paranaguá. Ela já tem passagem por furto qualificado.

Em Colombo açougueiro reage a tentativa de roubo em mercearia e é morto ao lado das filhas

Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

mercado-colombo
Adolescentes fugiram em um veículo de cor prata. Foto: RR/Banda B

Um açougueiro de 36 anos foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto no final da tarde desta terça-feira (21) no bairro Palmital em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Valdeir José da Silva, 34 anos, estava na companhia das filhas fazendo compras em uma mercearia quando reagiu a uma tentativa de assalto dentro do estabelecimento. Ele foi ferido por três tiros e morreu na hora. Os atiradores fugiram sem levar nada após o crime.
Segundo testemunha, Silva estava dentro da mercearia na rua Marechal Eduardo Gomes, Vila Maria do Rosário, com a duas filhas quando dois adolescentes invadiram o local. Era por volta das 17h30 e o açougueiro tentou dominar um dos adolescentes, mas foi baleado. Dois tiros acertaram a cabeça da vítima e o terceiro as costas.
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionado, mas a vítima já estava morta. De acordo com clientes e funcionários da mercearia, um terceiro rapaz esperava a dupla do lado de fora do mercado com um carro prata. Ninguém soube precisar a marca e o modelo do veículo.
Amigo da vítima e morador da região, Augusto da Silva, lamentou o crime. “O dono do mercado ainda pediu para todos ficarem calmos, mas ele pegou no pescoço de um deles e aconteceu isso. Trabalhador, pai, bem triste”, contou à Banda B.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de C uritiba. A Delegacia do Alto Maracanã investiga o caso.

Com endereço na mão, assassino chama professora no portão e a mata com três tiros


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski
professora
Atirador procurou a casa da vítima por cerca de 30 minutos. Foto: RR/Banda B

Uma professora aposentada foi executada na noite desta terça-feira (21) no bairro Atuba em Curitiba. Luiza Antônia Ortega, de 58 anos, foi chamada pelo nome no portão de sua casa e, ao se identificar, foi ferida por três disparos de arma de fogo.
De acordo com testemunhas, dois rapazes em uma moto Honda CG de cor escura foram vistos na rua Pery Sotto Maior Bittencourt a procura do número de uma residência. Por volta das 19h30, um deles se aproximou do portão da casa da vítima e a chamou pelo nome. Assim que Luiza atendeu, o criminoso se certificou que era mesmo o alvo, confirmando o nome dela. Ele efetuou três disparos de arma de fogo contra a professora e fugiu do local na companhia do comparsa, que o esperava com a moto.
Mesmo baleada, a vítima conseguiu correr para dentro da residência e sentou no sofá da sala à espera do socorro. O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionado, mas Luiza não resistiu aos ferimentos. Segundo informado pelo marido da vítima, o atirador já tinha passado em frente à residência à procura de um numeral da rua, mas como o número não conferia com o da casa foi embora. Cerca de 30 minutos depois voltou e executou Luiza.
O tenente Nicácio do 20º BPM falou à Banda B que antes de atirar ele disse algo. “Sabemos que um atirou e o outro ficou esperando. Ele não achou a casa, então, ficou procurando o número com um papel na mão. Mas ele sabia o nome e o que teria que fazer com essa pessoa. O marido dela contou que antes de atirar ele disse que era irmão de alguém, mas ele não entendeu quem era”, contou o tenente.

Dirceu, Delúbio e João Paulo devem pedir doações para pagar multa do Mensalão


Da Agência Brasil

A família do ex-deputado José Genoino, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, publicou na página criada para arrecadar doações o extrato de quitação da multa aplicada ao ex-presidente do PT. Com o documento, familiares agradeceram o apoio de mais de 2 mil pessoas que ajudaram na campanha on line e informaram que o valor superou em mais de R$ 90 mil o cobrado pela Justiça.
De acordo com a nota divulgada no site, parte do dinheiro excedente foi usado para pagar encargos tributários dos diferentes estados da federação. “Assim, não temos ainda um cálculo preciso do valor que restará após toda esta tramitação mas, com certeza, daremos continuidade a essa corrente de solidariedade aos companheiros condenados injustamente na Ação Penal 470”, destacam no texto.
O extrato mostra o pagamento de R$ 667.513,92 que, segundo familiares e amigos, foram “impostos injustamente” cobrados à José Genoino. “Temos uma longa caminhada pela frente em defesa da inocência de Genoino e da verdade de sua história. Com certeza, não está sendo fácil dar cada um dos passos nesta trilha tortuosa mas, com estes pequenos e grandes gestos, certamente vocês nos ajudaram a ter força de seguir em frente”, agradeceu a família.
Hoje (21), o coordenador da área jurídica do PT, Marco Aurélio Carvalho, informou que o valor excedente, debitados os tributos, deve ser inferior à R$ 40 mil. Ele acrescentou que não há qualquer orientação sobre o destino desse valor. Carvalho disse, ainda, que as famílias de José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha, sinalizaram que vão seguir os mesmos passos de Genoino e criar campanhas de arrecadação na internet. “As famílias vão começar as campanhas a partir do prazo estabelecido pela lei. O próximo será Delúbio [Soares]”.
A Vara de Execuções Penais (VEP) publicou, ontem (20), a certidão de cobrança da multa imposta ao ex-tesoureiro do partido definindo um prazo de 10 dias para a quitação do valor. “A família já está organizando o site que deve entrar no ar nas próximas horas”, garantiu Carvalho. Segundo ele, a próxima campanha deverá ser promovida para arrecadar doações para o ex-ministro José Dirceu, que ainda não foi notificado sobre a cobrança.
As informações não foram confirmadas por funcionários dos escritórios de defesa de José Dirceu e de Delúbio Soares. A Agência Brasil não conseguiu contato com o advogado de João Paulo Cunha, que ainda aguarda ordem de prisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, que apoiou a campanha on line promovida pela família de Genoino, também incentivou militantes do partido a colaborarem com outros condenados no processo. “Como o PT, em virtude da lei, não pode utilizar recursos próprios e nem do Fundo Partidário, propomos esta corrente de solidariedade que deve, igualmente, estender-se aos companheiros José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha”, declarou.

Delegado critica trabalho da PM e diz que provas podem ter sido perdidas na morte de idoso


Da Redação


A morte do homem de 60 anos, após ser baleado na cabeça em um assalto no bairro Portão, quando voltava de uma sorveteria com a neta, na noite de ontem, é investigada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV). Em entrevista à Banda B, nesta terça-feira (21), dia seguinte ao crime, o delegado José Pinhão, chefe da DFRV, fez críticas ao trabalho dos policiais militares que atenderam a ocorrência e afirmou que provas podem ter sido perdidas.
“Os policiais que atenderam a situação sequer ligaram para a nossa especializada no momento do crime, que aconteceu por volta das 19h. O Boletim de Ocorrência (BO) foi feito aqui apenas às 23h e a família chegou a ir para a Delegacia de Homicídios, após ter sido mal orientada”, afirmou o delegado à Banda B.
Ainda de acordo com o delegado, outro erro teria sido cometido. “O carro levado pelo ladrão tem corta combustível que foi acionado. O veículo foi encontrado duas quadras depois e entregue a família. Isso é errado, o carro tinha que ficar ali para um exame pericial e também confronto de digitais”, apontou Pinhão.
Relembre o caso que chocou os moradores do bairro Portão na noite de ontem, na notícia relacionada abaixo: