Barbosa derruba decisão de Lewandowski sobre trabalho externo de Dirceu


Da Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, derrubou uma decisão do vice-presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, tomada durante o recesso do Judiciário. Barbosa suspendeu a decisão de Lewandowski que determinou à Justiça do Distrito Federal análise do pedido de trabalho externo feito pelo ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
joaquim-barbosa-110214-bandab]
(Foto: Divulgação)
O presidente do STF disse que a decisão anterior não cumpriu o devido processo legal. “A decisão que determinou o exame imediato do pedido de trabalho externo do reeducando José Dirceu de Oliveira e Silva importou um atropelamento do devido processo legal, pois deixou de ouvir, previamente, o MPF [Ministério Público Federal] e o juízo das execuções penais cuja decisão foi sumariamente revogada. Considerada a inexistência de risco de perecimento do direito, não se justifica, processualmente, a concessão do pleito. “, disse Barbosa.
O pedido de trabalho externo do ex-ministro foi suspenso pela Vara de Execuções Penais depois que o jornal Folha de S.Paulo denunciou que o ex-minstro conversou por telefone, de dentro da cadeia, com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia.
Após analisar recurso da defesa de Dirceu, que apresentou relatórios produzidos pela administração do sistema prisional do Distrito Federal, Lewandowski concluiu, no dia 29 de janeiro, que não existiam evidências de que o réu tenha usado telefone celular dentro do presídio da Papuda. Com isso, a Vara de Execuções Penais deveria revogar a suspensão de 30 dias e voltar a analisar o pedido de Dirceu.

Polícia encontra “boneca do crack” em ponto de tráfico no Centro de Curitiba


Da Redação com Polícia Civil

Policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (denarc) apreenderam a “boneca do crack” na tarde desta segunda-feira (10), no Centro de Curitiba. No interior do brinquedo, estavam guardadas 220 pedras de crack e 80 buchas de cocaína.
boneca-crack-110214-bandab
(Foto: Divulgação – Polícia Civil)
“Os traficantes da região costumam deixar drogas por ali de forma disfarçada. Nós conseguimos identificar a boneca recheada e a apreendê-la”, afirmou o delegado da Denarc, Guilherme Rangel. Durante a operação, os policiais prenderam quatro traficantes, e apreenderam um veículo Peugeot 307 e outro Parati. No total, 560 pedras de crack estavam com os criminosos.
A boneca foi encontrada com Júlio César Manião, de 24 anos, e Alex Rodrigo Olimpio dos Santos, de 21. Já os carros foram apreendidos com Sandra da Silva Ribeiro, de 32 anos, já presa por tráfico de drogas em 2009 e Cidinei Coutinho da Luz, vulgo “Cidão”, de 46, com passagem por uso de drogas, receptação e roubo. Eles foram abordados no Sítio Cercado.
Após receber uma denúncia anônima, a equipe se deslocou e passou a acompanhar os suspeitos, vendo o momento em que Sandra saiu do Peugeot 307 e entregou para “Cidão” cerca de meio quilo de cocaína. Ele era dono de um ponto de venda de drogas na região e informou que pagaria R$ 9 mil pela droga no prazo de 20 dias. Ambos foram presos por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Servidores da Saúde aprovam greve e prometem fechar hospitais estaduais


Por Felipe Ribeiro

Os servidores estaduais decidiram entrar em greve no último sábado (8) e prometem fechar os hospitais de responsabilidade do Governo do Estado caso não recebam perspectiva de melhorias para a categoria nos próximos dias. A greve está marcada para começar a partir de 18 de março. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores e Servidores em Serviços Públicos da Saúde Pública e Previdência do Estado do Paraná (SindSaúde), Elaine Rodella, durante os três anos do governo Beto Richa várias reivindicações acabaram se repetindo nas campanhas salariais e a categoria está cansada de esperar.
servidoressaude
Foto: Divulgação SindSaúde
“Sem negociação, sem atitudes concretas do governo e apenas promessas que não se concretizam, a categoria disse chega. Amanhã entregamos nossa pauta de reivindicação e não havendo atendimento do governo com leis, decretos e prazos de pagamento bastante claros, iremos parar”, afirmou.
Segundo Elaine, se a categoria parar, grandes hospitais como o Trabalhador também param. “Sabemos a importância que esses locais têm para a população, mas parece que o governo não entende a importância do nosso trabalho. Quando esse governo assumiu prometeu que a nossa jornada de trabalho estaria regulamentada em 2011, mas até agora nada. Se eles não tomarem um medida, vamos parar”, disse.
Outros pontos de reivindicação são a contrariedade da categoria em relação a criação de uma Fundação para gerir a Secretaria de Saúde e um plano de carreira próprio para os servidores da Saúde.

GM prende dois jovens com 370 pedras de crack e cocaína em Curitiba


Da Guarda Municipal

guarda-apreendeu-110214-bandab
(Foto: Divulgação – GM)
A Guarda Municipal retirou cerca de 370 pedrasde crack e cocaína de circulação em Curitibanesta terça-feira (11). A ação foi realizada pelo grupamento de Operações Especiais (GOE), com a abordagem de dois jovens em um ponto de distribuição de drogas na rua Cruz Machado.
Júlio César Manião, de 24 anos, e Alex Rodrigo Olimpio dos Santos, de 21, foram presos e encaminhados para a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Com eles, foram apreendidos também R$ 160.

Moradores do Parque dos Lagos aliviados com a Reintegração

Reintegração no Parque dos Lagos



Ocupando uma Área de Proteção Ambiental Permanente (APP), diversas famílias foram retiradas nesta terça-feira, 11, pela justiça e com o apoio da Polícia Militar, na Rua Campo do Tenente, nas margens do Rio Palmital, no Guaraituba. Os moradores do entorno, ouvidos por este blog, comemoram a reintegração de posse.
“Eles já estavam loteando e vendendo as áreas, um absurdo. A maioria, não é gente que precisa que está ali, são baderneiros que querem ganhar dinheiro aqui e depois vão invadir outro terreno. Eles sabiam que ali é um lugar que não poderiam estar, mas não querem nem saber, nem pensam no futuro”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.
Outro morador, que tem filhos que estudam a noite, falou do temor que sentia. “Tínhamos muito medo de sair e passar a noite por ali. Meus filhos vão para aula a noite e quando voltavam, eu ia esperar e voltávamos em grupo. Graças a Deus, nunca aconteceu nada”, informou amedrontado o pai de dois jovens que frequentam um Colégio da região.
Segundo dados apurados pelo blog, esta ordem já devia que ter sido cumprida há muito anos pela polícia, mas somente agora e até que enfim, esta APP será devolvida para a população e preservada a sua vegetação, os recursos hídricos, fauna, flora e a biodiversidade deste importante espaço que ficará para o estudo dos nossos netos e bisnetos.

Quadrilha faz arrastão em comércio de Curitiba e dois acabam mortos em confronto


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha 
confronto-110214-bandab
Quadrilha entrou em confronto duas vezes com a polícia. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Dois jovens morreram em confronto com a polícia após tentarem assaltar pelo menos três locais diferentes no Alto Boqueirão, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (11). Eles estavam com outros três comparsas e foram descobertos quando um sargento de folga percebeu a fuga deles de uma lan house.
Segundo o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), eles entraram no estabelecimento e levaram notebooks e o dinheiro do caixa. O policial a paisana observou a ação, que teria sido bastante violenta, e pediu reforço pelo rádio. Ele tentou impedir a fuga e, depois de alguns minutos de perseguição, os homens abandonaram o veículo em que estavam e começaram a atirar contra o sargento.
Depois desse primeiro confronto, os criminosos se depararam com um cerco policial. Dois foram mortos após a troca de tiros e outros três fugiram. A informação é de que, antes de assaltar a lan house, a quadrilha teria invadido um salão de beleza e rendido dois pedreiros que trabalhavam na região.
As buscas pelos foragidos continuam. Os corpos dos assaltantes mortos devem ser encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).

DRA. DALIMAR DE LUCCA MOREIRA NÃO É MAIS SECRETÁRIA DE SAÚDE DE COLOMBO




Dra. Dalimar de Lucca Moreira



Nosso blog acaba de receber a notícia que a Dra. Dalimar de Lucca Moreira não é mais a Secretária Municipal de Saúde de Colombo. Acreditamos que seja as mudanças prometidas pela prefeita Beti Pavin para o segundo ano do seu mandato. Nossa reportagem já está a caminho da sede da Prefeitura para saber dos nomes cotados para assumir o cargo. Assim que tivermos o nome estaremos publicando.

EQUIPE DA SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA DE COLOMBO DANDO ASSISTÊNCIA AS FAMÍLIAS DA REINTEGRAÇÃO DE POSSE














Carro com pneu torto leva polícia a encontrar foragido com 42 anos de pena


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

Um pneu torto de um Citroën C3 chamou a atenção da Polícia Militar (PM) que estava em patrulhamento na noite desta segunda-feira (10) pelo bairro Barreirinha, em Curitiba. O motorista tinha três condenações e era considerado foragido. Somadas, as penas alcançavam 42 anos.
Policiais abordaram o veículo na rua das Paineiras e, de pronto, o motorista apresentou uma identidade com o nome de Marcos Paulo da Silva. Desconfiados, policiais perceberam que a carteira apresentada era falsa. Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul) por falsidade ideológica, no entanto, assim que chegou no 8º Distrito Policial, anexo ao Ciac-Sul, Jackson Luiz de Bonfim, 28 anos, foi reconhecido pelos policiais.
“Ele já era conhecido por furtos e roubos, já sabíamos que tinha apresentado documentação falsa. Vai ser preso, todos os assaltos foram agravantes “, contou o soldado Nascimento à Banda B. A ficha criminal do suspeito é longa: foragido do sistema prisional; três condenações por roubo, (pena de 10 anos, outra de 12 anos e a terceira de 20 anos) que somadas resultam em 42 anos de prisão.

Ônibus é alvo de vândalos e por pouco passageiros não ficam feridos em Santa Felicidade


Por Luiz Henrique de Oliveira
onibusdentro1
Detalhe do estrago feito pela pedra no ônibus (Foto: Inez Fantin)

A leitora do Portal da Banda B e usuária do transporte coletivo, Inez Fantin, enviou, nesta terça-feira (11), fotos que comprovam um ato de vandalismo contra um ônibus da Linha São Bernardo. A ação aconteceu por volta das 20h15 de ontem na Rua Marcos Mocelin, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba.
onibusdentro23
Ônibus não pôde seguir viagem (Foto: Inez Fantin)
Segundo Inês, às 20h o ônibus saiu do terminal de Santa Felicidade e, no meio do caminho, foi atingido por uma pedra enorme, que por muito pouco não feriu os passageiros. “Eram dois garotos, provavelmente usuários de drogas, que atiraram a pedra e saíram correndo. Felizmente ninguém se machucou”, contou àBanda B.
Ainda de acordo com ela, a situação de violência preocupa. “Você volta para casa em um ônibus, esperando por tranqulidade e acontece isso. Cadê a segurança pública?, questionou.

Ex-PM é preso após tentar matar casal de namorados no Batel


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um ex-policial militar e outros dois homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar (PM), na noite desta segunda-feira (10), acusados de tentativa de homicídio. Eles tentaram matar um casal de namorados que estava estacionando um carro na Av. Batel, no bairro Batel, em Curitiba.
Segundo o cabo Bezerra, da PM, nenhum disparo atingiu o casal. “Eles fizeram isso e fugiram, até que policiais encontraram o carro usado pelos marginais, um Hyundai com alerta de roubo, em uma garagem no bairro Rebouças”, descreveu à Banda B.
Ainda de acordo com o cabo, os suspeitos não quiseram dar detalhes do que motivou o atentado. “Os três presos apenas disseram que o homem devia dinheiro para eles”, relatou o cabo, que também revelou que o carro usado pelos bandidos tinha sido roubado na última sexta-feira no bairro Cajuru.
Por fim, Bezerra deu uma declaração que chamou a atenção. “A mulher que estava junto seria irmã de um deputado federal”, disse, sem entrar em detalhes na identidade do político.
Os suspeitos presos foram identificados como: Hélio Maurício Bento, de 36 anos, o ex-PM, que já tinha mandados de prisão em aberto, Leandro de Morais, de 31, e Valmor Lázaro Jorge, de 33. Com eles foram encontrados um revólver e uma pistola.
Os suspeitos estão detidos na carceragem do Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, no bairro Portão.

Polícia divulga foto de homem acusado de matar cinegrafista; veja a imagem


do site Terra

foto suspeito
Fotografia de Caio Silva de Souza, divulgada pela Polícia Civil
Foto: Divulgação
A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou, na manhã desta terça, o retrato do suspeito de ter acendido o rojão que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Silva, durante protesto contra a tarifa de ônibus na última quinta-feira. Hoje, policiais da 17 ª DP, em São Cristóvão, fazem buscas em diversos pontos do Estado para cumprir o mandado de prisão temporária contra Caio Silva de Souza, de 23 anos.
O mandado de prisão por homicídio doloso qualificado por uso de explosivo foi expedido na noite desta segunda-feira, pela Justiça.
De acordo com a nota do TJ, “há evidentes necessidades de se resguardar a instrução, a fim de que as demais provas sejam colhidas pela autoridade policial garantindo-se, ao final, a instrução da causa, que é de grande repercussão e que merece integral apuração, dada a lesividade social que os eventos violentos havidos nas recentes manifestações nesta cidade não mais se repitam”.​Atingido em protesto, cinegrafista tem morte cerebral
​Santiago foi atingido na cabeça por um rojão durante a cobertura de um protesto contra o aumento do preço do ônibus no Centro do Rio de Janeiro, no dia 6 de fevereiro. Além dele, outras seis pessoas ficaram feridas na mesma manifestação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o cinegrafista chegou em coma ao hospital municipal Souza Aguiar. Ele sofreu afundamento do crânio, perdeu parte da orelha esquerda e passou por cirurgia no setor de neurologia. A morte encefálica foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no início da tarde do dia 10 de fevereiro, após ser diagnosticada pela equipe de neurocirurgia do hospital, onde ficou internado no Centro de Terapia Intensiva desde a noite do dia 6.
O tatuador Fábio Raposo confessou à polícia ter participado da explosão do rojão que atingiu Santiago. Ele foi preso na manhã de domingo em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça. O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª Delegacia de Polícia (São Cristóvão) e responsável pelas investigações, disse que Fábio já foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado e crime de explosão e que a pena pode chegar a 35 anos de reclusão.
Para ler a reportagem completa do terra, clique aqui

FLAGRANTES DA REINTEGRAÇÃO DE POSSE NO PARQUE DOS LAGOS EM COLOMBO















Confusão e gritaria durante reintegração de posse em Colombo


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
COLOMBODENTRO2
Moradores não querem sair do local (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Uma reintegração de posse determinada pela Justiça deixa tenso o clima no Parque dos Lagos,em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta terça-feira (11). Cerca de 300 policiais militares que acompanham o trabalho dos oficiais de justiça não foram bem recebidos pela população, que se recusa a sair do terreno. 
COLOMBODENTRO
Moradores protestam contra reintegração (Foto: AN-Banda B)
A tenente Esperança, da PM, descreveu àBanda B o motivo da reintegração. “Ali são duas invasões, uma mais antiga e outra recente. Quanto à primeira, existe uma negociação para a construção de casas populares pela Prefeitura de Colombo, já a segunda não tem moradias fixas, está acontecendo venda de terrenos e fica em uma área de proteção ambiental”, descreveu.
Quando os policiais chegaram ao local, a recepção não foi nada boa. Os moradores colocaram crianças e mulheres na frente e fizeram uma barricada com pneus, para evitar o avanço dos policiais. “Essa terra é nossa. Ela foi doada à Prefeitura para fazer um parque e nunca fizeram nada. Não vamos sair daqui, a não ser que nos tirem à força”, afirmou Raquel, uma das organizadoras do movimento.
Por volta das 8h40, quando essa reportagem foi finalizada, o clima de tensão continuava e as famílias não tinham sido retiradas do terreno.

Presos aproveitam banho de sol e fazem agente penitenciário refém por cerca de 5 horas


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

Presos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP II) mantiveram um agente penitenciário como refém por cerca de 5 horas na noite desta terça-feira (10), na região metropolitana de Curitiba. A rebelião começou no segundo bloco da 10ª galeria às 18 horas.
O agente penitenciário foi rendido por cinco detentos no momento em que eles seguiam para o banho de sol. Vinte e quatro deixavam as celas quando o agente foi rendido. Entre as principais reinvindicações era a transferência do Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais para a Penitenciária Central do Estado. Outras cidades como Guarapuava e Maringá também foram solicitadas para a transferência.
Após 5 horas de negociações os presos liberaram o agente penitenciário. Ele foi atendido pelo Samu, mas não sofreu ferimentos. A transferência dos presos deve acontecer durante a semana

Testemunha vê trio correndo de farmácia e ajuda polícia na prisão de um deles na Vila Izabel


Por Elizangela Jubanski

Uma testemunha auxiliou na prisão de um suspeito de cometer um assalto a uma farmácia na madrugada desta segunda-feira (10), no bairro Vila Izabel, em Curitiba. Fabiano Machado Ferreira Leal, 21 anos, foi preso em flagrante com o dinheiro do assalto e dois simulacros de pistola. Essa testemunha viu a ação do suspeito e o seguiu. Depois depois, avisou um segurança de um mercado.
Por volta da 1h20, um homem que passava em frente a uma farmácia viu três suspeitos saírem correndo com uma arma na mão. Ele os seguiu e, próximo a um mercado na rua Guaianazes, os três foram abordados por um segurança, avisado pela testemunha. Dois conseguiram escapar.
Leal foi detido pelo segurança e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul) pela Polícia Militar. Ele estava com R$ 60 da farmácia, que tinha acabado de assaltar. As vítimas o reconheceram como sendo o autor. Leal vai responder por roubo.

Professora da UFPR é morta a facadas pelo próprio filho em Matinhos


Por Denise Mello

professora
Professora Jussara foi morta pelo filho – Foto: MFNews
Um crime chocou a população de Matinhos, no litoral do Paraná, por volta das 21 horas desta segunda-feira (10). A professora de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jussara Rezende Araújo, foi morta a facadas pelo próprio filho, que teria problemas psicológicos.
A morte aconteceu dentro da casa da professora e teria ocorrido após uma discussão. As primeiras informações são de que Jussara levou dois golpes de faca no abdômen. O corpo foi  encaminhado  para  o  Instituto  Medico  Legal de  Paranaguá.
O  filho  da professora, Matheus Araújo Bertone, foi encaminhado para a delegacia de Matinhos. Ele foi preso em flagrante.
Jussara   era  natural   da  cidade  de  Londrina,  formada  em  Comunicação  Social, ela morava   em  Matinhos   onde   lecionava   na  UFPR  Litoral.