PLACAS DE GESSO SE SOLTAM E CAI NA CABEÇA DE PACIENTE

Hoje dia 12 de fevereiro por volta de 06.20 da manhã no Hospital Angelina Caron, algumas placas de gesso do forro da sala de hemodiálise se soltaram e a paciente Marisa Solveski foi atingida na cabeça. Nossa reportagem em contato com outros pacientes que dialisam no mesmo horário, declararam que existem outras infiltrações na clínica. Nossa equipe apurou que no momento do acidente não tinha médico no ambiente da sala de hemodiálise o que contraria PORTARIA DA ANVISA.


Sala de hemodiálise 













Outra falha é que o médico chegou na clínica por volta de 07:00 da manhã e não tomou nenhuma iniciativa de realizar exames mais detalhados na paciente. Só por volta de 08.40 da manhã quando a paciente começou a reclamar de dores de cabeça que o referido médico autorizou a suspensão da diálise e a mesma foi encaminhada para o CENTRO CIRÚRGICO para exames mais detalhados.

Nossa reportagem entrou em contato com o presidente da Parceiros do Rim, Sr. Nilton Luiz Carneiro de Mello, uma associação que representa os pacientes renais e o mesmo nos disse que a associação tomará todas as medidas legais para garantir a integridade física dos pacientes e dos funcionários da clínica, falou que imediatamente iria comunicar o CREA, para que faça uma vistoria e apure se não existe a possibilidade de outras placas se soltarem, pois as salas de hemodiálise encontram-se abaixo da cozinha do HOSPITAL ANGELINA CARON. 

Outras ações da associação será comunicar a VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL e ESTADUAL e aoMINISTÉRIO PÚBLICO DA SAÚDE. No hospital são atendidos em média 100 pacientes  por dia  e podem estar correndo risco de e uma tragédia maior .


EXTRA[IDO DO BLOG  IVAN DE COLOMBO

Após quase perder dedos em elevador, diarista quer instalação de rampas em estações-tubo


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

Usuários do transporte coletivo de Curitiba estão preocupados com a situação de algunselevadores das estações-tubo. Depois de quase perder os dedos do pé em um acidente com a estrutura, uma diarista entrou em contato com a Banda B para reclamar do mecanismo.
Segundo Nachila Costa, ela descia pelo elevador levando o bebê em um carrinho no tubo Eucalipto, no bairro Alto Boqueirão, quando teve o chinelo puxado ao chegar no solo. “Como não tem trava de segurança, quando ele desceu, pegou meu chinelo e meu pé foi junto. Eu fraturei dois dedos e perdi uma unha”, relatou à reportagem na tarde desta quarta-feira (12).
Para ela, os elevadores não funcionam direito e poderiam ser substituídos pelas rampas. “Elas são bem mais econômicas e seguras. Eu defendo isso porque o acidente poderia ter acontecido com outra pessoa, como uma criança, por exemplo”, completou Nachila.
Manutenção
De acordo com a Prefeitura da cidade, os elevadores passam por manutenção sempre que há solicitações de conserto. A média mensal no número de chamadas caiu 46,6% de 2012 para 2013. O número, que era de 45 em dezembro de 2012, caiu para 30 na metade do ano passado.
Resposta
Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que não foi verificado nenhum registro deste incidente pelas imagens do Centro de Controle Operacional ou na ouvidoria da Urbs. A instância ainda explicou que a manutenção preventiva desta estação-tubo foi feita em novembro de 2013. Após o pedido feito pela reportagem, uma equipe de manutenção foi até o local e não constatou problemas com o funcionamento do elevador. Qualquer reclamação pode ser feita pelo telefone 156 ou diretamente na ouvidoria da Urbs.

Três Creches particulares foram fechadas em Colombo pelo MP



Segundo o procedimento expedido pela Justiça, os locais estão sem condições adequadas de funcionamento

Nos próximos dias, o Ministério Público do Estado do Paraná irá proceder o fechamento de três centros de educação infantil – creches particulares, na cidade de Colombo. Em situações irregulares, os espaços estavam sendo objetivo de análise e verificação por parte do poder público municipal, estadual e da Justiça.

Segundo o procedimento expedido pela Justiça, os locais estão sem condições adequadas de funcionamento e descumprindo as exigências previstas para estes estabelecimentos estarem abertos, tais espaços colocam em risco às crianças que lá frequentavam e foram declarados clandestinos pelo Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte, setor do Governo do Estado.

Já a prefeitura, representando o poder público municipal, não emitiu o Álvara e os laudos da Vigilância Sanitária. E para entrar em funcionamento, os proprietários também não obtiveram a autorização do Corpo de Bombeiros. Enfim, todas as instituições, pensando no bem estar das crianças, não liberaram a abertura destes estabelecimentos. 

Suspeitos que mataram idosa em assalto no Mercês são presos e delegado diz: “Covardes”


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B

Após a prisão dos dois últimos suspeitos, a Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) esclareceu nesta quarta-feira (12) o roubo seguido de morte da idosa Enoy da Conceição, 85 anos, ocorrido em 30 de outubro de 2013. Ela foi encontrada morta em seu apartamento, nas Mercês, em Curitiba. Em entrevista à Banda B, o delegado Rodrigo Souza, disse que esse foi um caso que mobilizou a delegacia por quatro meses principalmente pela forma brutal que o crime ocorreu.
“Ver aquela senhora naquela situação, com sinais de covardia, foi muito complicado. As vezes até tentamos entender roubos por uma questão social, mas nesse caso não existia justificativa alguma. Eu até sou a favor da pena de morte em alguns casos, mas era uma questão de honra prender esses covardes que fizeram isso”, disse.
Jackson Murilo da Silva Reis já havia sido preso em dezembro do ano passado e, agora foram detidos Marciano Ribeiro, de 19 anos, e Felipe Duarte Lopes de Melo Gama, o ‘Carioca’, que apresentou documento falso no momento da prisão. “Todos foram reconhecidos nas imagens divulgadas pela DFR quando do início da investigação”, explicou o delegado.
Segundo Souza, a vítima foi encontrada enforcada dentro de seu apartamento. “Os bandidos fugiram levando as joias da idosa. O Setor de Investigação da DFR já estava no encalço dos investigados, tendo inclusive realizado diligências no Estado do Rio de Janeiro e na cidade de Foz do Iguaçu, locais onde estariam escondidos os suspeitos”, contou.
Segundo o delegado, a qualificação e prisão dos envolvidos nesse crime é resultado de um trabalho incessante dos investigadores da DFR, assim como da interação com a Polícia Militar e também do auxílio de vários cidadãos de bem, que municiaram a polícia com diversas informações sobre os investigados.
No interrogatório, os investigados confessaram a participação no crime, mas negaram a participação direta na morte da mulher. Os três serão indiciados por latrocínio e estão sujeitos a uma pena de 20 a 30 anos de prisão.

FAMÍLIAS ALOJADAS NO GINÁSIO DO RIO VERDE EM COLOMBO RECEBEM TODA ASSISTÊNCIA DA PREFEITURA


Nossa reportagem acaba de chegar em nossa redação logo após fazer uma visita ao GINÁSIO DE ESPORTES DO RIO VERDE, onde estão alojadas as famílias da REINTEGRAÇÃO as beiras do RIO PALMITAL. Nossa equipe acompanhou as funcionárias da SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E TRABALHO, que estão trabalhando para servir e atender todas as famílias cadastradas e alojadas no GINÁSIO. Todas as famílias receberam o café da manhã e toda assistência das equipes de psicólogos e assistentes sociais da secretária .  Foi servido almoço para todas as famílias com  mostram as fotos abaixo. E as famílias também estão cumprindo suas rotinas normais, como ir ao trabalho e levar filhos nas escolas e creches.





































OBRAS NA RUA MARINGÁ NO GUARAITUBA PARA CONTENÇÃO DE ENCHENTES

Caixa de captação de água da chuva
 Nossa reportagem conversou com moradores da Rua Maringá no Guaraituba e  percebeu o contentamento deles  na última pancada de chuva que aconteceu no sábado dia 08. Sergio Taborda disse que na hora da chuva de sábado foi ate a caixa de captação instalada na esquina de sua casa e viu a água escorrendo com ótimo fluxo dentro das novas manilhas instaladas em sua rua. Outro morador da rua, o Sr. Jair de Lima também muito contente com as obras, declarou que confia na prefeita Beti Pavin e que muitas obras ainda virão para a melhor do Guaraituba.

Rua Maringá esq com rua Rolandia



‘Homem do currículo’ sobe de novo em torre de avenida em Curitiba; agora após briga com esposa


Da Redação


Pela segunda vez em menos de duas semanas, um homem de 30 anos subiu em uma torre de alta tensão na Av. das Torres, no bairro São Cristovão, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no caminho do Aeroporto Afonso Pena. No último dia 29, ele subiu com um currículo na mão, reclamando da falta de emprego, já na madrugada desta quarta-feira (12) a justificativa foi amorosa.
torre2
Registro da primeira vez que o rapaz subiu na torre, no dia 29 de janeiro (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Segundo o apurado pela Banda B junto ao Corpo de Bombeiros, o homem tinha brigado com a esposa e, por volta da 1h, subiu na torre. Várias viaturas foram mobilizadas e ele só desceu três horas depois, às 4h. Como na primeira vez, o homem se mostrou arrependido e prometeu não mobilizar mais os bombeiros e atrapalhar os moradores que queriam descansar. A maioria duvida disso.

Jovem que anda com auxílio de bengala é atropelado por micro-ônibus na Praça Tiradentes


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

atropelamento
Vítima já tinha sofrido um AVC há meses. Foto: BH/Banda B

Um jovem de 28 anos foi atropelado por um micro-ônibus no Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, na manhã desta quarta-feira (12). O rapaz ainda não foi identificado e, segundo testemunhas, ele atravessou a continuação da rua Monsenhor Celso para pegar um ônibus. A vítima levava uma bengala, que a auxilia na locomoção. O micro-ônibus da linha São Bernado levava dez passageiros e nenhum deles se feriu.
Os socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) acionaram um médico para auxiliar no atendimento. Ele teve ferimentos no ombro e também no rosto. No entanto, o que preocupou a equipe foi o histórico do jovem, que já tinha sofrido um AVC. “Ele tem marcas de traqueostomia e se recuperava de um AVC. Vamos levá-lo ao Hospital Evangélico, onde faz o tratamento”, contou o médico Sech do Siate.
O trânsito ficou complicado na região por causa da ambulância que bloqueou parcialmente a rua. Cerca de uma hora depois foi totalmente liberada. O motorista do micro-ônibus esteve presente durante todo o procedimento. Agentes da Setran estiveram no local.

Em poucas horas, guardas prendem três assaltantes em casos diferentes em Curitiba


Por Marina Sequinel

Guarda Municipal (GM) prendeu três assaltantes em duas ações distintas na noite desta segunda-feira (10) em Curitiba. Um deles foi preso próximo ao terminal Guadalupe e os outros dois no Centro da cidade. Os guardas levavam o primeiro criminoso ao Hospital Cajuru, devido a ferimentos durante a abordagem, quando foram acionados e seguiram para o segundo caso.
assaltantes-110214-bandab
No segundo caso, os criminosos estavam armados com uma faca. (Foto: Divulgação/ Guarda Municipal)
Por volta das 21h40, uma vítima que havia acabado de ser assaltada no Guadalupe chamou a ajuda da GM, que abordou e prendeu John Lennon Rodrigues, de 23 anos, poucos minutos após a ação. “Ele usava uma arma de brinquedo para abordar os pedestres. Como o rapaz estava machucado, nós fomos designados para levá-lo para o hospital. Enquanto estávamos no caminho, fomos novamente acionados”, explicou à Banda B o guarda Silveira Mello. John Lennon já tinha passagens pela polícia por roubo.
No segundo caso, a guarda prendeu, na Travessa da Lapa, dois indivíduos que roubaram R$ 30 de uma das vítimas. Eles estavam armados com facas. José Roberto Malaquias, de 29 anos, e um segundo assaltante, que teria dado um nome falso e ainda não foi identificado, foram presos em flagrante.

CARTA DA FILHA DO JORNALISTA SANTIAGO ANDRADE, ATINGIDO POR UM ROJÃO E MORTO.



"Meu nome é Vanessa Andrade, tenho 29 anos e acabo de perder meu pai.

Quando decidi ser jornalista, aos 16, ele quase caiu duro. Disse que era profissão ingrata, salário baixo e muita ralação. Mas eu expliquei: vou usar seu sobrenome. Ele riu e disse: então pode!

Quando fiz minha primeira tatuagem, aos 15, achei que ele ia surtar. Mas ele olhou e disse: caramba, filha. Quero fazer também. E me deu de presente meu nome no antebraço.

Quando casei, ele ficou tão bêbado, que na hora de eu me despedir pra seguir em lua de mel, ele vomitava e me abraçava ao mesmo tempo.

Me ensinou muitos valores. A gente que vem de família humilde precisa provar duas vezes a que veio. Me deixou a vida toda em escola pública porque preferiu trabalhar mais para me pagar a faculdade. Ali o sonho dele se realizava. E o meu começava.

Esta noite eu passei no hospital me despedindo. Só eu e ele. Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno. Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter. E ele também se despediu.

Sei que ele está bem. Claro que está. E eu sou a continuação da vida dele. Um dia meus futuros filhos saberão quem foi Santiago Andrade, o avô deles. Mas eu, somente eu, saberei o orgulho de ter o nome dele na minha identidade.

Obrigada, meu Deus. Porque tive a chance de amar e ser amada. Tive todas as alegrias e tristezas de pai e filha. Eu tive um pai. E ele teve uma filha.

Obrigada a todos. Ele também agradece.

Hospital confirma 2º caso de paciente com bactéria rara em Londrina



Hospital Universitário (HU) de Londrina confirmou a contaminação de um paciente por uma bactéria resistente, com o mesmo mecanismo do microorganismo que infectou um paciente falecido no último dia 2, no Hospital da Zona Norte. Ambas as bactérias produzem a enzima NDM(New Delhi Metallobetalactamase).
Também nessa segunda-feira, o HZN notificou a suspeita de um segundo caso da bactéria em um homem que também morreu. A NDM inativa a ação de alguns antibióticos e foi observada pela primeira vez na Índia, espalhando-se posteriormente por alguns países da América Latina. No Brasil, casos foram registrados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Brasília.

Homem tenta matar ex-esposa e acaba preso com munições de fuzil no litoral


Da Redação com PMPR

Policiais militares da “Operação Verão Paraná 2013/2014” prenderam na madrugada desta segunda-feira (10) um homem de 43 anos, suspeito de tentativa de homicídio contra a ex-mulher em Paranaguá, no litoral do estado. Após fugir da PM, ele foi preso durante a manhã e na casa dele foram apreendidas mais de 100 munições de calibre 762 (calibre de fuzil) e de calibre 22.
fuzil-110214-bandab
Foto: PMPR
Segundo informações do soldado Clayton Simonato, que participou da ação, os policiais receberam informações de que o homem teria tentado matar a ex-mulher num bar durante a madrugada. Ele teria feito disparos contra ela e a agredido com um facão. O suspeito fugiu do local e a vítima foi hospitalizada. Os policiais iniciaram as buscas pelo suspeito, que foi encontrado já durante a manhã.
Por volta das 9h30, os policiais receberam informações por meio do telefone 190, relatando que a filha da vítima teria visto o homem em sua casa no bairro Porto Seguro. Uma equipe foi até o local e abordou o homem. “Ele ainda tentou fugir, mas conseguimos detê-lo. Durante a revista na casa, encontramos 81 munições para calibre 765 e 22 para calibre 22, além do facão e de uma garrucha, que possuía 10 munições”, disse o soldado.
Indagado sobre o paradeiro das armas, o homem disse aos policiais que havia deixado a arma usada no crime em uma casa no Parque Agari. A equipe deslocou-se até a casa e localizou a arma calibre 22. Após a apreensão, os policiais verificaram a documentação dele e constataram que um Mandado de Prisão por lesão corporal estava em aberto.
Ele foi preso e encaminhado até a delegacia de Paranaguá (PR), para que as medidas necessárias fossem tomadas.

Marido suspeita de atraso de esposa grávida e ‘arma barraco’ ao encontrá-la em carro de vigilante


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um triângulo amoroso causou uma confusão danada na Av. Presidente Kennedy, no bairro Parolin, em Curitiba, na noite desta terça-feira (11). Irritado com o atraso da esposa grávida, um homem saiu de casa e foi atrás dela, a encontrando dentro de um carro de um vigilante. A partir daí, foi cena digna de novela mexicana.
Segundo o delegado Geraldo João Celezinski, de plantão no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, o homem ciumento quebrou o vidro do Escort em que sua esposa estava. “Ele não confirmou, mas nós supomos que tudo isso foi motivado por ciúmes. Não dá para saber o que a esposa fazia lá. Após quebrar o vidro, veio a reação do vigilante”, contou o delegado.
E a reação não foi pequena. “O vigilante usou uma espécie de cacetete e acertou a cabeça do rapaz, que precisou ser encaminhado ao Hospital do Trabalhador. O vigilante veio até aqui e assinou Termo Circunstanciado por lesão corporal. A pivô de tudo, por sua vez, já estava em casa”, detalhou.
As duas partes poderão ser chamadas nos próximos dias para esclarecer informações sobre a confusão na noite de ontem. Ninguém soube confirmar de quem é o filho da disputada mulher.

Taxista joga carro contra viatura e consegue se livrar de assaltante na Av. das Torres


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um taxista de Curitiba passou por momentos de terror na madrugada desta quarta-feira (12). Após várias corridas, ele foi abordado na Av. das Torres por um jovem de 24 anos que queria embarcar no veículo, porém, a intenção do rapaz na verdade era outra. Ele deu voz de assalto e só foi preso depois de uma atitude arriscada por parte do profissional do volante.
Em entrevista à Banda B, já na manhã de hoje, o taxista descreveu que viu uma viatura policial na Av. das Torres e jogou o carro contra ela. “Desta forma os policiais conseguiram abordar o suspeito e prendê-lo. Foram momentos de muito pavor pelo qual passei”, contou.
O taxista lamentou a situação de insegurança vivida durante a madrugada. “Infelizmente nós trabalhamos com o medo ao lado. O rapaz estava com um facão e poderia me matar, mas terminou preso”, destacou.
O suspeito, que conta com várias passagens pela polícia, foi autuado em flagrante no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, onde está detido à disposição da Justiça.