Bandido solta pit bull contra policiais para conseguir escapar e animal acaba morto


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

Um assaltante soltou um cão pit bull contra policiais militares que tentaram detê-lo na noite desta quinta-feira (13), no bairro Parolin, em Curitiba. Um bandido foi preso e o outro soltou o cachorro e conseguiu fugir. Policiais atiraram e mataram o cão.
Duas mulheres acionaram a viatura do 12º Batalhão de Polícia Militar logo após terem sofrido um assalto. Elas repassaram as características dos bandidos e os policiais seguiram em patrulhamento pela região. Nas proximidades da rua Deisy Luci Berno, os dois foram encontrados em frente a uma residência. Ao verem a viatura, eles correram para dentro da casa, de acordo com o que a Polícia informou. Na abordagem, Kaun Bruno Boaventura, de 18 anos, foi preso. O outro correu para os fundos do terreno e soltou o cão, que teria avançado nos policiais. O animal foi abatido com um disparo de arma de fogo.
Dentro da residência, policiais encontraram um revólver calibre 38 municiado e documentos de outras vítimas, além de dinheiro. Boaventura já possui passagens por roubo e é foragido do 12º Distrito Policial, de Santa Felicidade. Ele foi autuado em flagrante e vai responder por roubo e porte ilegal de arma. Não há informações sobre o segundo bandido, que conseguiu fugir.

Investigadores percebem volume em lençol e descobrem que ladrão ‘estava de arte’


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


Investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR), prenderam, na tarde desta quinta-feira (14), Rafael Schmidit, de 24 anos. Com ele a polícia encontrou, escondido em umlençol verde, um step que havia sido furtado de um carro na Rua Santana, no bairro Jardim Botânico, em Curitiba.
Segundo o delegado Daniel Fagundes, da DFR, o suspeito já estaria cometendo este tipo de crime há algumas semanas na região. “Ontem armamos uma campanha e conseguimos flagrá-lo com o step de um Saveiro. Foi autuado em flagrante e, certamente, cometeu este crime já outras vezes”, disse o delegado.
O suspeito está detido na carceragem da DFR, à disposição da Justiça.

Assaltantes invadem chácara na RMC e deixam recado: “Dá próxima vez queimamos tudo”


Da Redação


Moradores de Quitandinha, na região metropolitana de Curitiba, estão preocupados com o número de assaltos nas chácaras do local. Eles pedem mais cuidado por parte das autoridades. Em entrevista à Banda B, nesta sexta-feira (14), Ivo Leão, uma das vítimas dos assaltantes, afirmou que eles já apareceram em sua propriedade duas vezes nos últimos 15 dias e prometeram voltar.
“Levaram o meu carro, equipamentos agrícolas e a sensação é que eles fazem o que querem. Se não aumentarem a segurança por aqui, não fui a primeira e não serei a última vítima,”, afirmou Leão, que contou um detalhe preocupante com relação ao último roubo. “Os bandidos deixaram um bilhete falando que vão voltar e queimar minha casa”, relatou.
Leão pede mais segurança. “Parece que os munícios da região metropolitana estão abandonados. Tomara que com essa reportagem o pessoal fique em alerta com o que está acontecendo aqui”, afirmou.

Prefeitura se recusa a pagar e ônibus entre cidades da RMC pode ser tirado de circulação


Da Redação

Responsável pela integração do transporte coletivo com o município de Contenda, a Prefeitura de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, anunciou na última quinta-feira (13) que as linhas serão suspensas na próxima terça-feira (18). De acordo com a prefeitura, o município subsidiou e não suporta mais pagar sozinha o transporte entre as cidades e que o gerenciamento das linhas cabe à Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) .
araucaria-contenda-140214-bandab
Foto: Divulgação
“A continuidade das linhas agora depende, exclusivamente, de decisões que podem ser tomadas pela Comec em convênio com a Urbanização de Curitiba (Urbs)”, diz nota da Prefeitura de Araucária.
De acordo com o diretor-presidente da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), Sandro José Martins, o custo que a prefeitura tem que investir por mês exclusivamente para essas linhas gira em torno de R$ 250 mil.
Há seis meses a Prefeitura de Contenda foi notificada que o município de Araucária não poderia mais custear o transporte de outra cidade. Araucária também está mediando o diálogo entre Contenda e o Estado para encontrar uma solução que seja a melhor para os usuários de transporte público. A integração entre Araucária e Curitiba permanece normal, assim como as linhas de acesso às áreas rurais do município.
A Banda B tentou contato com a assessoria da Comec, mas até o fechamento desta reportagem, ninguém havia atendido as ligações.

Delegado diz que 1 km de fios de cobre são roubados por dia em Curitiba: “Prejuízo para todos”


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Em média um quilômetro de fios de cobre são roubados por dia em Curitiba, segundo informações da Delegacia de Furtos e Roubos repassadas à Banda B nesta sexta-feira (14), logo após a prisão em flagrante de dois suspeitos com mais de 100 quilos de cobre.
De acordo com o delegado Daniel Fagundes, como os fios são de cobre, eles valem um bom dinheiro no mercado negro e como os bandidos agem no período da noite, é difícil realizar prisões. “Devido a agirem nesses períodos, iniciamos um trabalho em barracões de reciclagem para prender receptadores, o que diminuiu bastante de uns meses para cá. Chegamos a ter semanas com 2 km roubados por dia, o que causa prejuízo para a operadora e para os clientes”, disse.
Os presos de hoje foram pegos na Cidade Industrial e em flagrante. Ramon Diego Costa, 23 anos, e Robson Luiz Moreira, 22, foram detidos por furto qualificado e ficam à disposição da polícia.

“A saudade nunca passa”, diz mãe de coração de Louise Maeda


Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira

No dia em que o Tribunal do Júri julga mais um dos acusados pela morte de Louise Maeda, a mãe de coração da vítima, Ligia Beatriz Bartz, contou à Banda B nesta sexta-feira (14) que mesmo três anos após o crime a saudade da filha continua o mesmo dos primeiros dias. “A saudade nunca passa, esperamos que hoje seja feita a justiça e, se possível com pena máxima, porque ela não merecia ter morrido deste jeito”, disse.
mae-loise-maeda-140214-bandab
Foto: Arquivo familiar
Segundo ela, é impossível perdoar os responsáveis, principalmente pela forma como o crime ocorreu. “Eu acho que não tem como perdoar, já que a Louise era uma pessoa tão querida e teve a vida tirada de uma forma tão medíocre”, comentou.
Julgamento
Hoje é julgado Elvis de Souza, de 22 anos, que é acusado de atirar e ocultar o cadáver da vítima. Além dele, outras duas pessoas são suspeitas pelo crime, sendo que a ex-namorada de Élvis, Márcia Nascimento, foi condenada no ano passado a 19 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio com três qualificantes e ocultação de cadáver.
Márcia foi considerada a mandante do crime, e a Polícia Civil chegou a conclusão que a motivação foi o fato de Maeda ter descoberto um esquema de desvio de dinheiro do caixa da iogurteria em que trabalhavam juntas.

Após nova reunião, Sindicato dos Motoristas e Cobradores mantém greve como opção


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc) se reuniram na manhã desta sexta-feira (14) com o sindicato patronal (Setransp) para mais uma rodada de negociações do reajuste salarial. Apesar da pauta extensa, segundo o Sindimoc, os empresários não fecharam nenhum acordo até o final do encontro e outra reunião foi marcada para a próxima quarta-feira (19) às 9h.
negociacao-sindimoc-140214-bandab
(Foto: Divulgação/ Sindimoc)
Segundo o presidente do sindicato da categoria, Anderson Teixeira, a fase negocial com a classe patronal segue de modo lento, já que a data-base para as discussões era o dia 1º de fevereiro. “Nós temos vários itens a serem discutidos, que não se limitam a questão salarial. Nós queremos, sobretudo, melhorar as condições de trabalho em todos os aspectos. A situação das estações-tubo é somente um exemplo, já que elas são lugares praticamente desumanos para os cobradores”, relatou o presidente à Banda B em entrevista na tarde desta sexta-feira.
A possibilidade de paralisação das atividades e deflagração de uma greve não pode ser descartada, de acordo com Teixeira. “Essa é a última coisa que nós queremos, é sempre importante lembrar. Os trabalhadores sempre desejam que as negociações funcionem, mas, caso nada seja acordado, infelizmente essa será nossa saída”, afirmou o presidente.
Ele ainda disse que a população não deve acreditar que a tarifa do ônibus sobe devido ao aumento dos trabalhadores. “Isso é mentira. Os motoristas e cobradores devem ser valorizados”, concluiu. De acordo com ele, o reajuste está, por enquanto, em 5,5%. A reunião na próxima semana pode ser conclusiva para a categoria.

“Homem de Ferro” curitibano morre no Hospital Pequeno Príncipe

Nova estrela no céu

14 de fevereiro de 2014 - Curitiba

Prefeitura de Curitiba
O garotinho passou por dois transplantes de medula mal sucedidos.
O garotinho passou por dois transplantes de medula mal sucedidos.
Redação RIC Mais
O pequeno Enzo, o “Iron Man” de Curitiba”, de quatro anos, foi um lutador. Porém, na manhã desta sexta-feira (14), segundo o que foi publicado no Facebook da Prefeitura Municipal de Curitiba, “deixa o céu mais alegre”. O garotinho, que passou por dois transplantes de medula óssea que não foram bem sucedidos, chegou ao limite de suas forças e faleceu no hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
Nos últimos dias, um grupo de internautas chegou a organizar uma campanha através das redes sociais para reunir doadores de sangue e ajudar o menino. No último domingo (9), o estado de saúde de Enzo havia se agravado bastante e ele havia sido transferido para a UTI.
O garoto recebia granulócitos (células de defesa do corpo humano produzidas pela medula óssea e liberadas no sangue) diariamente.

Caminhoneiros fazem manifestação contra mudanças na ‘Lei do Descanso’


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
leidodescansofora
Manifestação durou cerca de duas horas (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Os caminhoneiros, por meio da Federação dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Paraná, a Fetropar, realizaram, na manhã desta sexta-feira (14), uma manifestação contra as modificações que podem acontecer no Congresso Nacional na Lei 12619/12 (Lei do Descanso), que regulamenta o descanso dos caminhoneiros. Por conta disso, a pista sentido Sul do Contorno Leste, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, teve trânsito lento por duas horas, já que os veículos foram desviados para passar pela pista lateral, onde está o posto da Polícia Rodoviário Federal (PRF).
A manifestação começou por volta das 9h e terminou às 11h. O presidente da Fetropar, Epitácio Antônio dos Santos, falou à Banda B que mudar a lei seria um erro. “Estivemos aqui pra conscientizar sobre o benefício para os trabalhadores e motoristas desta lei e entregamos uma cartilha para mostrar como isso nos ajuda. A lei está em vigor desde 2012, mas ainda assim tem muitos empresários deixando de cumprir”, afirmou à Banda B.
Atualmente, a lei prevê que os caminhoneiros não ultrapassem quatro horas sem um descanso mínimo de 30 minutos. As alterações propostas mudariam para 11 horas de descanso a cada 24 horas trabalhadas e folga semanal de 30 horas para o motorista.

STF rejeita recursos de quatro condenados no mensalão


Da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou hoje (13), por maioria de votos, recursos apresentados por quatro condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Eles recorreram ao plenário da Corte e não obtiveram o número mínimo de quatro votos pela absolvição para ter os embargos infringentes analisados. Todos estão presos em função das condenações.
stf-130214-bandab
(Foto: Divulgação)
Nas petições enviadas ao STF, Vinicius Samarane, ex-diretor do Banco Rural; Ramon Hollerbach, ex-sócio do publicitário Marcos Valério; Rogério Tolentino, ex-advogado de Valério e José Roberto Salgado, ex-presidente do Banco Rural, pediram que os demais ministros revoguem a decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, que negou os recursos individualmente. Os advogados pediram que os condenados tivessem direito aos embargos infringentes, recursos previstos para os réus que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição.
Por maioria de votos, o plenário refirmou que somente os réus que tiveram quatro votos pela absolvição têm direito ao recurso. Os ministros entenderam também que os condenados não podem somar os votos pela absolvição na dosimetria da pena, fase de fixação das penas, com os votos dos ministros que decidiram aplicar sanção menor.
De acordo com Regimento Interno do STF, os réus que receberam pelo menos quatro votos pela absolvição durante o julgamento do processo podem ter a pena analisada novamente. Os condenados que estão presos e que tiveram os quatro votos serão julgados em uma data a ser definida pelo relator dos infringentes, ministro Luiz Fux. Entre eles estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado José Genoino. Todos no delito de formação de quadrilha.

Mulher envolvida em morte de guarda municipal é presa na CIC com arma na cintura


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
suspeita
Suspeita estava com arma na cintura (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Policiais militares prenderam, na madrugada desta sexta-feira (14), Estefany Wythney da Silva Gonçalves, de 24 anos, por porte ilegal de arma de fogo. Ela estava com um revólver calibre 32 na cintura na Rua João Dembinski, na Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba.
A sargento Márcia, da Polícia Militar (PM), descreveu à Banda B que a suspeita estava em uma Honda Bizz preta com outro rapaz. “Policiais nossos em uma viatura viram o momento em que ela entregava um pacote a um rapaz. Não ficou caracterizado o tráfico, por conta da quantidade de droga encontrada, mas a suspeita estava com um revólver calibre 32 com alerta de roubo e, por isso, foi autuada em flagrante”, contou.
De acordo com a PM, Estefany esteve envolvida na morte de um guarda municipal em uma Unidade de Saúde de Curitiba em 2009. A informação é que naquela ocasião a suspeita estava no carro com o autor dos disparos.

Região Sul de Curitiba tem dois homicídios na madruga desta sexta-feira


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


A região Sul de Curitiba teve dois assassinados na madrugada desta sexta-feira (14). Os dois casos, um no bairro Fazendinha e outro no Pinheirinho, aconteceram praticamente na mesma hora, por volta da 1h30.
Fazendinha
No Fazendinha, Jair Alves dos Santos, de 50 anos, foi morto com uma facada na Rua Alexandre Naldoni. A informação é que a vítima era moradora na região e costumava exagerar na bebida.
“Nenhuma testemunha quis passar informações do que aconteceu. Há sinais de que foi uma discussão que terminou em morte”, descreveu o sargento Djones, da Polícia Militar (PM).
Pinheirinho
Já no bairro Pinheirinho, um homem, não identificado, foi assassinado por ocupantes de um veículo Golf, na Rua Izaac Ferreira da Cruz.
A Delegacia de Homicídios de Curitiba (DH) investiga o caso.

Veja momento em que motorista mata ciclista em briga de trânsito; ele ficou seis dias na cadeia

Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


A reportagem da Banda B conseguiu, nesta sexta-feira (14), imagens de câmeras de segurança que mostram o momento em que o ciclista Marco Alexandre da Cruz Rocha, de 30 anos, foi assassinado com uma facada durante uma briga de trânsito em 6 de dezembro do ano passado, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Pelo vídeo é possível ver o momento em que o motorista de um Peugeot e a vítima iniciam a discussão que terminou em morte. Detalhe: mesmo tendo sido preso em flagrante, o autor foi liberado pela Justiça após permanecer seis dias presos.
As imagens são fortes.
Descrição: Após uma fechada na rua Fernando de Noronha, no bairro Santa Cândida, o motorista do Peugeot e um ciclista iniciam uma discussão. O condutor do carro desce com um soco inglês e os dois brigam. Um açougueiro sai do estabelecimento e tenta apartar a briga. Quando o motorista do Peugeot volta para o carro, o ciclista chuta o veículo. O motorista pega uma faca no veículo e, na segunda discussão,  não pensa duas vezes e golpeia o peito da vítima. As imagens mostram que, por alguns segundos, o ciclista ainda permanece de pé, mas, logo depois, cai de joelhos, ferido. Pede socorro e mais alguns segundos depois, tomba morto. As pessoas em volta se desesperam. O motorista, volta conferir a vítima e segue tranquilo para o carro em que estavam a mulher e uma criança. Foge em seguida.
Segundo a delegada Vanessa Alice, do 4° Distrito Policial, no qual o suspeito foi autuado, a alegação do suspeito foi legítima defesa. “Nós não acreditamos nessa versão. Ele foi liberado pela Justiça e está respondendo em liberdade pelo crime de homicídio. Pelas imagens fica claro que não se trata de defesa”, afirmou a delegada. Segundo ela, o suspeito tem sete Boletins de Ocorrência por brigas e, em todas, alegou legítima defesa e foi liberado.

Taxista estaciona para arrumar GPS e é rendido por suspeito; a polícia vê e começa a troca de tiros


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um suspeito de assalto a um taxista morreu na hora após confronto com policiais militares na entrada da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba, na madrugada desta sexta-feira (14). Em entrevista à Banda B, a vítima descreveu que estacionou para colocar um endereço no GPS quando foi abordado por Rodrigo dos Santos Elsen, de 35 anos.
“Ele chegou dando voz de assalto e os policiais que passavam em uma viatura o viram com arma em punho. Aconteceu uma troca de tiros e o rapaz, que atirou primeiro, levou a pior”, descreveu o taxista, confirmando que companheiros de profissão afirmam já ter sido vítimas do mesmo suspeito.
O corpo de Rodrigo dos Santos foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).

FERNANDO AGUILERA É CONFIRMADO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE COLOMBO


O novo Secretário da Saúde de Colombo, Fernando Aguilera, que assumiu o lugar de Dalimar de Lucca Moreira, esteve hoje(13/02) no Jardim Paraná, junto com o vice-prefeito Ademir Goulart e o vereador Marquinho Berlesi, na inauguração da ampliação e reforma da Unidade de Saúde Elis Regina Sbrissia Mendes.

Durante a cerimônia, o vereador Marquinhos Berlesi, falou da importância das obras que irão beneficiar mais de 4 mil famílias na região. A comunidade do Jardim Paraná, aguardava ansiosa a reforma e ampliação da unidade que a 28 anos não recebia a devida atenção, disse o vereador. Marquinho Berlesi,  parabenizou toda a equipe da saúde que não mediram esforços no trabalho desenvolvido na unidade de saúde. 

Em contato com nosso Blog o vereador disse " Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e que hoje é uma realidade. Continuamos na luta e atento a todas as necessidades da região e de toda Colombo". O vereador destacou a ampliação da anti-sala, onde as pessoas terão um espaço maior para aguardar o atendimento. 

Em entrevista ao nosso Blog, o vice prefeito Ademir Goulat, deu as boas vindas ao novo secretário Fernando Aguilera, destacando também a contribuição da ex-secretária  Dalimar. " Sabemos da necessidade de estarmos sempre buscando melhorias na área da saúde e nas demais áreas do Município. Temos que ser firmes e corajosos para fazer os enfrentamentos diante das enormes demandas e necessidades de cada setor. Se Deus quiser  e ele vai nos ajudar, estaremos dando continuidade na ampliação dos postos de saúde onde há necessidade para melhorar a realidade da saúde, garantir o bom atendimento à população,  principalmente na prevenção de doenças. Finaliza Ademir 

EXTRAÍDO DO BLOG IVAN DE COLOMBO: www.ivandecolombo.com.br

Dupla é surpreendida por policial de folga durante assalto e um acaba baleado em confronto


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
tiroteio-umbara-bandab
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Mais um tiroteio assustou os moradores de Curitiba na tarde desta quinta-feira (13). Depois do caso do Banco do Brasil, no Seminário, dois homens entraram em confronto com a polícia após tentarem assaltar um supermercado no bairro Umbará.
Eles entraram no local, deram voz de assalto, mas foram surpreendidos por um policial de folga. A troca de tiros começou e eles fugiram. Um deles foi encontrado a cerca de 2 km do supermercado, na rua, baleado na barriga. Ele não sofreu ferimentos graves e até conversou com os policiais para ajudá-los a localizar o segundo indivíduo.
Identificado como Bruno Henrique de Oliveira, de 20 anos, o assaltante não tinha passagens pela polícia. A arma usada para a tentativa de assalto não foi encontrada. Não se sabe se ele a abandonou ou se ficou com o segundo acusado. As buscas continuam pelo foragido.

Assalto a Banco do Brasil no Seminário deixa bandido morto e baleados; entre eles um PM


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha
tiroteio-banco-130214-bandab2
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Uma troca de tiros após um assalto ao Banco do Brasil no bairro Seminário, em Curitiba, por volta das 14h50 desta quinta-feira (13), movimentou várias viaturas da Polícia Militar e também do Siate do Corpo de Bombeiros. Em um primeiro tiroteio logo após ao crime um policial militar foi baleado, sem risco de morte, e um suspeito também. Em uma nova troca de tiros, já no bairro Novo Mundo, dois bandidos levaram a pior e um morreu na hora.
A primeira situação aconteceu na saída do banco na Rua Sete de Setembro com a Arthur Bernardes, quando um policial ficou ferido e outro marginal também. Em seguida, houve novo tiroteio no bairro Novo Mundo, na Avenida Antônio Gasparin, a via rápida sentido bairro, esquina com a Rua João Bonat, onde dois bandidos foram atingidos e um morreu. Dois revólveres foram encontrados com eles.
O tenente-coronel Lee, da PM, comentou o caso à Banda B. “Nas duas situações eles tentaram acertar os nossos policiais. A primeira perseguição aconteceu porque nossos policiais viram os bandidos fugindo em disparada em um Celta branco. Por sorte o PM atingido está bem e sem risco de morte. Agora procuramos pelo terceiro suspeito que foi baleado no Seminário e sumiu, já que um morreu e outro ficou ferido aqui no Novo Mundo”, destacou.
O trânsito na via-rápida sentido Pinheirinho seguia parcialmente interditado até por volta das 16h desta quinta-feira. A PM agora fará buscas por hospitais para tentar encontrar o terceiro suspeito ferido.
(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)