Polícia realiza cerco para recuperar caminhão carregado com botijões de gás na Linha Verde


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
caminhao-botijao-170214-bandab3
O caminhão foi roubado e duas pessoas foram feitas reféns pelo criminoso. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Um caminhão roubado, carregado com botijões de gás, foi recuperado na tarde desta segunda-feira (17) no bairro Portão, em Curitiba. A polícia foi acionada e, após rápida perseguição ao alvo, conseguiu prender o criminoso e libertar os dois reféns que estavam com com ele. Elidiel Villas Boas do Prado ainda estava com um bloqueador de sinal, que facilitava sua fuga sem ser identificado.
caminhao-botijao-170214-bandab1
Rapaz de 26 anos foi preso por roubar carga. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
A informação é de que um homem abordou os dois ocupantes do veículo no Portão e tomou o volante, seguindo com o caminhão para o Pinheirinho. Na altura daLinha Verde, na frente do quartel, policiais realizaram um cerco e obrigaram o falso caminhoneiro a parar.
O homem estava armado e afirmou que levaria a carga para um outro destino, que ele não quis revelar. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Furtos de Veículos e, depois, para a Estelionato e Desvio de Cargas. Como a autoria do crime é conhecida, porém, os agentes foram orientados a levá-lo para o 8º Distrito Policial.

Asfalto cede e caminhão da Secretaria de Obras tomba em estrada de acesso ao Zoológico


Por Felipe Ribeiro
Foto: Luiz Carlos dos Santos
Foto: Luiz Carlos dos Santos
Um caminhão da Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura da Curitiba tombou na manhã desta segunda-feira (17) na estrada que liga o Zoológico ao Parque Náutico. A rua já foi alvo constante de reclamações à Banda B e já teve anúncio de revitalização para o mês de março. A prefeitura informou que o veículo estava carregado e virou na curva, mas não houve perda de material e ninguém ficou ferido.
De acordo com relato do ouvinte Luiz Carlos dos Santos, o veículo estava parado quando um pedaço da margem da estrada se rompeu, fazendo com que o caminhão tombasse na hora. “Eles estavam realizando um início de obra ali, mas acho que a estrada não aguentou o peso do veículo e caiu. Ninguém se feriu, foi mais o susto”, comentou.
Recentemente, Helena Gomes comentou a dificuldade que ainda é passar pelo local. “É bem difícil chegar lá. Você foge de um buraco e cai no outro. A estrada é toda estreita, remendada”, reclamou a ouvinte em entrevista à Banda B.
No mês de fevereiro a Prefeitura de Curitiba já havia anunciado a obra recuperação do pavimento da via secundária de acesso ao parque, pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. O trabalho está dentro da programação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e é feito com recursos próprios na ordem de R$ 2,2 milhões. A via tem 5,1 quilômetros de extensão e a recuperação da pavimentação será feita com uma máquina recicladora. A obra será concluída ainda no primeiro semestre e garantirá a melhoria do acesso dos curitibanos e dos turistas que estarão na cidade para a Copa do Mundo.

Salão de Pequenos Negócios e Feira de Empregos acontece no mês de março em Colombo


WEBMASTER 17 DE FEVEREIRO DE 2014

Promovido entre os dias 14 a 16, pela Prefeitura e parceiros, evento inédito no município será voltado ao empreendedorismo

Parceiros do Salão de Pequenos Negócios e Feira de Empregos realizam o lançamento do evento
Parceiros do Salão de Pequenos Negócios e Feira de Empregos realizam o lançamento do evento
Entre os dias 14 a 16 de março, acontece em Colombo, na sede da Faculdade Educacional de Colombo (Faec), a feira “Fomentar Empregos & Pequenos Negócios”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Fomento Paraná, Associação Comercial e Industrial de Colombo-ACIC, Faec, Banco Nacional de Empregos-BNE, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empregas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná-Sescap/PR, Sebrae e PJ Eventos.
“Será uma excelente oportunidade para se cadastrar, participar de palestras, oficinas, para se ter ideia de como abrir o seu negócio, e quem já trabalha para potencializar o seu empreendimento, enfim, será um evento para todos os públicos, para uma avaliação e discussão sobre o mundo empresarial”, destacou o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, durante o café da manhã de lançamento do Salão, realizado na última quarta-feira, 12.
O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, participa do lançamento oficial da feira
O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, participa do lançamento oficial da feira
Para a prefeita Beti Pavin, a iniciativa faz parte dos programas de incentivo ao empregado e empregador que vem sendo desenvolvidos desde o ano passado na cidade. “Colombo começa a ser vista pelos empresários como estratégica para viabilizar negócios, e neste primeiro Salão tudo irá acontece de forma integrada, ou seja, empregador e empregado num mesmo ambiente debatendo durante três dias o mercado de trabalho e as necessidades das empresas”, explicou Beti Pavin.
A feira reunirá diversos serviços, palestras e empresas voltados aos micro e pequenos empreendedores, como fornecedores de máquinas e equipamentos, assessoria legal e técnica, capacitação e registro de empresas. O objetivo dos organizadores é promover um grande mutirão de empreendedorismo, através da capacitação, consultoria e acompanhamento de empreendedores, fortalecendo as iniciativas que possam resultar na sustentabilidade das empresas e na geração de novos negócios.
Prefeita Beti Pavin, o secretário Antonio Ricardo reunidos com outras autoridades parceiras da iniciativa
Prefeita Beti Pavin, o secretário Antonio Ricardo reunidos com outras autoridades parceiras da iniciativa
O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, disse que o órgão irá participar do evento com um estande que viabilizará a oferta de crédito em condições adequadas para empreendedores de micro, pequenas e médias empresas de diversos segmentos. Também participaram do evento o vice-prefeito Ademir Goulart, o presidente e diretores da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo (ACIC), representantes do Sebrae, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC) e empresários da região.
Os interessados em participar expondo e divulgando sua empresa, podem entrar em contato com a Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Colombo pelo telefone: 41-3656.2065 / 6181 / 2358 ou também pelo email: induscom@colombo.pr.gov.br. Inscrições gratuitas pelo site: www.fomentarpequenosnegocios.com.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Prefeitura de Colombo firma acordo com famílias ocupantes do Parque dos Lagos


WEBMASTER 14 DE FEVEREIRO DE 2014

Conversa definiu a solução para que todos possam deixar o ginásio e tenham condições de moradia o quanto antes

O promotor de Justiça Paulo Conforto mediou a conversa que solucionou a situação das famílias
O promotor de Justiça Paulo Conforto mediou a conversa que solucionou a situação das famílias
Aconteceu nesta tarde na Regional Maracanã uma nova negociação que, graças ao emprenho da Prefeitura, deu uma solução para a situação das famílias que estavam alojadas no ginásio do Rio Verde após cumprirem a ordem de reintegração de posse da região do Parque dos Lagos, protegida por lei, por ser uma Área de Preservação Permanente.
Participaram da conversa cinco representantes das famílias que estão amparadas no ginásio, acompanhadas de vereadores, e representantes das secretarias municipais de Administração, Ação Social e Desenvolvimento Urbano e Habitação, mediados pelo promotor de Justiça Paulo Conforto.
O acordo proposto pela Prefeitura sugere a realização de entrevistas particulares a cada família, realizando um levantamento completo das necessidades de cada uma delas. A proposta é dar as soluções para cada situação, para que as famílias tenham condições de liberar o ginásio. O principal destaque feito pelo promotor é de que as famílias que assinarem este acordo não devem se envolver novamente em ocupações, sob pena de ter o acordo cancelado. “É importante que cada indivíduo siga seu caminho e tenha a sua independência, e a sua dignidade trabalhando para garantir o seu sustento. Hoje a Prefeitura está dando esta solução paliativa, mas o problema de moradia é um problema do país, não somente de Colombo, por isto o município não pode ter a responsabilidade de resolvê-lo sozinho”, destacou o promotor.
A proposta foi aceita pelos representantes das famílias, que neste final de tarde já começam a responder às entrevistas para deixarem o local. Após a implementação das medidas imediatas, um plano de regularização fundiária será estudado e implementado pela Prefeitura, para que as famílias sejam cadastradas no programa de habitação, e contempladas assim que ele estiver disponível no município., com a finalidade de solucionar a situação destas famílias.
A prefeitura, por meio da Secretaria da Ação Social e Trabalho, tem estado presente no local acompanhando desde o primeiro dia, cada caso, contando com o apoio de uma equipe de assistentes sociais, psicólogas, Conselho Tutelar e equipe de apoio logístico.
Estão alojadas provisoriamente 34 famílias (compostas por 55 adultos, 16 crianças e
4 adolescentes) retiradas da região de Preservação Permanente, e, no local todos estão recebendo alimentação adequada, suco e água, além de desfrutarem acompanhamento psicológico e de assistência social.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Portas empilhadas escorregam e atingem cabeça de trabalhador no Boqueirão


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Um funcionário de uma empresa americana de locação e vendas de materiais para casa sofreu um aidente de trabalho na manhã desta segunda-feira (17). Identificado apenas como Marcelo, 33 anos, ele teve a cabeça esmagada por uma pilha de portas que estavam sendo realocadas. Ele foi socorrido em estado grave ao Hospital Trabalhador.
A empresa fica no bairro Boqueirão, na rua das Carmelita. O funcionário estava na companhia de outros colegas quando as portas, que estavam empilhadas, escorregaram e foram para cima dele. Socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foram acionados.
Não há informação se o trabalhador usava equipamentos de segurança no momento do acidente. Ele corre risco de morte.

Confronto policial termina com traficante morto na RMC


Por Marina Sequinel e Bruno Henrique

Um homem morreu baleado após um confronto com a polícia em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde deste domingo (16). A troca de tiros aconteceu no Jardim Bandeirantes por volta das 17h da tarde.
Cinco jovens foram abordados estavam em atitude suspeita pelos policiais. No momento em que a polícia se aproximou, dois deles correram e os outros entraram em uma troca de tiros com a polícia. Édipo Henrique da Costa, de 22 anos, foi baleado e morreu no local, com a arma que usava na mão.
Com eles foram encontrados cinco papelotes de crack e R$ 390 em dinheiro. O criminoso que morreu não tinha passagens pela polícia. Os outros suspeitos fugiram. A polícia realiza buscas pela região para localizá-los.

Três tiros foram disparados antes de incêndio que deixou duas jovens feridas na CIC


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

incendio-160214-bandab
Garotas estavam dormindo. Foto: BH/Banda B
A polícia informou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (17) que três tiros foram disparados dentro da casa incendiada minutos depois na Cidade Industrial (CIC), na madrugada de domingo (16). A informação veio da perícia no local e reforça a tese da polícia de incêndio criminoso. Duas adolescentes, filhas da dona da casa, ficaram gravemente feridas. A mãe das duas jovens, que tem passagem pela polícia, também ficou ferida, mas não por causa do fogo. Josiane de Lima, de 38 anos, disse que levou uma pancada na cabeça e alguém a carregou para o lado de fora da casa. Alguns vizinhos, porém, disseram à polícia que ela chegou depois na casa, quando o incêndio já havia começado.
De acordo com a delegada-titular da Homicídios, Maritza Haisi,  o fogo foi ateado propositalmente dentro da residência e pode haver uma ligação do crime com a mãe das garotas. A Polícia Civil investiga as pessoas que estavam dentro da casa, minutos antes das chamas começarem. As duas adolescentes, de 12 e 18 anos, estão em estado grave, internadas no Hospital Evangélico.
A casa atingida pelo fogo fica na rua Ester da Silva Florenzano e as chamas começaram por volta das 5h da manhã.  Não há informações quem teria desferido o golpe contra a mãe das adolescentes.
Em depoimento aos investigadores, Josiane contou que estava com o namorado dentro de casa quando três homens invadiram o local. Por causa da pancada na cabeça, ela disse que não se lembra de mais detalhes. As duas adolescentes dormiam em um cômodo ao lado no momento da confusão.
Também, o laudo deve apontar qual produto inflamável teria sido usado para dar início ao incêndio. A casa de apenas três cômodos, era ocupada pela família há duas semanas. Além disso, o imóvel não está no nome da atual moradora, mas de uma pessoa que não possui nenhuma ligação com as residentes.

Homem vende maconha em praça no Portão, é perseguido, e leva polícia até ‘ninho’ do tráfico


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Um casal foi preso em flagrante vendendo pedras de crack e maconha a usuários dentro de casa na tarde deste domingo (16), no bairro Portão, em Curitiba. Edison Girotto Filho, 28 anos, foi perseguido por policiais do Serviço Reservado da Polícia Militar (P2). Ele estava na Praça Tito Schier, entre os shoppings Palladium e Total, quando resolveu voltar para casa, abastecer o estoque. Girotto já estava sendo monitorado.
Utilizando uma microcâmera, os policiais perseguiram o suspeito, que já tinha negociado maconha com uma pessoa em bancos da praça. Girotto foi até a casa dele, na rua Baldur Magnus Brubba, na altura da favela Uberlândia, onde policiais encontraram Terezinha Aparecida Colaço, 39 anos, embalando outras drogas.
De acordo com o delegado Mateus Laiola do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), a suspeita embalava pedras de crack e também maconha na frente de um usuário. “Quando os policiais chegaram, viram essa cena. Ela embalando e o usuário esperando para levar a droga. Ele prestou depoimento, mas foi liberado. Já o casal ficou detido”, contou à Banda B.
Embora a quantidade para o tráfico fosse pequena, a movimentação do casal caracterizou venda explícita de drogas. Eles vão responder por tráfico de drogas.

Imagens mostram suspeito de ter matado carrinheiro no Centro de Curitiba


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

teatro-guaira
Vítima morreu no hospital dias depois. Foto: Bh/Banda B

A Delegacia de Homicídios já tem imagens do suspeito de ter agredido o carrinheiro no dia 24 de janeiro em frente ao Teatro Guaíra, no centro de Curitiba. As imagens revelam que o suspeito usava uma bota ortopédica. Antônio Ribeiro Cordeiro, era conhecido como Bocão, e morreu no último dia 11 no Hospital Cajuru. Ele foi brutalmente agredido e socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).
Funcionários do Teatro Guaíra acionaram a Polícia Militar (PM) ao ver o homem ensaguentado embaixo da marquise. De acordo com algumas pessoas que acompanhavam o trabalho dos socorristas, ele era conhecido na região e o carrinho de recicláveis estava na Praça Santos Andrade, onde costumava deixá-lo. Há a hipótese de a vítima ter sido agredida enquanto dormia. Pedras com marcas de sangue encontradas ao lado dele podem ter sido usada na tentativa de homicídio.
As câmeras ao redor do local auxiliaram a DH a ter acesso às imagens do suspeito. A polícia procura o paradeiro do suspeito, que ainda não tem a identidade conhecida.

II DIÁLOGO SOCIAL EM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS EM SÃO PAULO









Foram dois dias maravilhosos, onde várias associações se reuniram no Hotel Blue Tree Towers Morumbi para o II Diálogo Social em Doenças Renais Crônicas, onde aprendemos, debatemos e traçamos planos para nossas futuras ações em defesa e da melhoria do tratamento renal no Brasil. Aprendemos muito sobre ATS - AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE com a farmacêutica do Ministério da Saúde Aline Silveira Silva. Outra palestra importante foi com o João Paulo Altenfelder que explanou para as associações a importância da COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS. A Dra. Eliane Cortez, farmacêutica nos relatou a ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE PACIENTES NA REVISÃO E CONSTRUÇÃO DE POLITICAS EM SAÚDE UMA REVISÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA. Muito importante também foi o relato do nosso companheiro de Maceió - Alagoas, o transplantado José Wilton Silva Silva que nos contou todo o trabalho desenvolvido em seu estado de sua associação ARCAL. Outro caso prático da Priscila Torres do Grupo EncotrAr, que nos relatou da trajetória do seu trabalho usando as redes sociais na internet.

Motorista perde controle de ônibus, bate contra poste e passageiro fica ferido no Portão


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

onibus-poste
Passageiro de 28 anos ficou ferido e foi levado ao Hospital Evangélico. Foto: AN/Banda B

Um passageiro de 28 anos do transporte público de Curitiba ficou ferido em um acidente na manhã desta segunda-feira (17), no bairro Portão. O ônibus da linha Caiuá, sentido Centro, perdeu o controle, saiu da pista e bateu contra um poste de iluminação pública. O coletivo estava cheio, mas apenas um passageiro ficou ferido. A identidade dele não foi confirmada, mas o estado de saúde é estável.
O acidente aconteceu por volta das 6h40 na rua Rezala Simão esquina com a Alberto Klemtz. O ônibus seguia sentido Centro quando o motorista perdeu o controle e bateu em um poste de iluminação em frente a um condomínio de residências. A pista molhada pode ter facilitado a perda de controle do veículo.
O porteiro do condomínio, que trabalhava no momento do acidente, disse à Banda B que o local é perigoso. “Semanas atrás teve outro acidente bem neste lugar, bem feio. Acho que além da pista molhada os motoristas andam em alta velocidade. E também como é veículo grande, qualquer vacilo dá nisso”, reclamou o trabalhador.
Equipes da Companhia Paranaense de Energia – Copel estão no local. Como haverá a troca dos postes, os moradores próximos poderão ficar sem luz por algumas horas. O passageiro foi socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e encaminhado ao Hospital Evangélico. A rua não está bloqueada, mas o trânsito segue lento no local.

Frio faz mortes violentas reduzirem neste fim de semana; treze foram assassinados


Por Elizangela Jubanski

Depois de semanas encaloradas em Curitiba, os primeiros dias de frio registraram baixa no número de mortes violentas na capital e na região metropolitana. O balanço oficial do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba confirmou que 20 pessoas morreram de forma violenta. O período entre as 18 horas de sexta-feira (14) até as 6 horas de hoje (17). O fim de semana passado registrou 36 mortes violentas na Grande Curitiba.
Desse total, nesse fim de semana, treze foram homicídios, dois trânsito, dois esclarecer, duas quedas e um enforcamento. O último registro aconteceu às 18 horas em Pinhais: um homem ainda não identificado foi assassinado a tiros.

Após sequestro, casal é abandonado na BR-277 com cadarços de tênis amarrados



Um casal morador de Campo Largo, na região metropolitana, foi sequestrado na rua Inácio Lustosa, em Curitiba, na tarde da última sexta-feira (14). Depois de serem obrigados a realizar um saque no banco, eles foram liberados na BR-277, próximo a fábrica Charlote, em Campo Largo.
Por volta das 13h30, eles estavam no carro estacionado na rua quando foram surpreendidos por dois homens armados com revólver. Eles anunciaram um assalto e levaram as vítimas a uma agência bancária do Itaú no bairro São Braz.
Em seguida, eles foram amarrados um ao outro com os cadarços de tênis e abandonados na rodovia.
Os criminosos levaram o carro das vítimas, um Spacefox branco, com a placa AWO-0078. A polícia realizou buscas na região, mas os suspeitos não foram localizados.

Após passar noite em bailão, homem é esfaqueado no peito por namorada ‘ciumenta’


Por Marina Sequinel e Bruno Henrique

Um homem de 35 anos foi esfaqueado no peito pela companheira na frente de casa no Sítio Cercado, em Curitiba, na manhã deste domingo (16). O crime aconteceu na rua Odinir Polydoro, nas Moradias Sambaqui.
esfaqueado-160214-bandab
(Foto: Bruno Henrique – Banda B)
De acordo com o cabo Evandro do Siate, Flávio Nunes dos Santos tinha saído com a parceira para um bailão na noite anterior. Na manhã de hoje, os dois tiveram uma discussão, que teria sido motivada por ciúme, e a mulher acabou o esfaqueando e fugindo para dentro de casa.
Flávio foi encaminhado para o hospital em estado grave.
No Boqueirão
Um crime parecido foi registrado na manhã deste sábado (16), no Boqueirão. Um homem foi esfaqueado no peito pela esposa após uma briga, e só sobreviveu graças a ação de um socorrista do Siate, que  realizou um corte na caixa torácica da vítima e reativou os batimentos cardíacos, massageando o coração.