Polícia procura homem que se masturba dentro de carro em frente a colégio em Colombo


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



Moradores acionaram a Polícia Militar (PM) na manhã desta terça-feira (18) para tentar deter um tarado na região do Rio Verde, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Pais e professores estão preocupados com a atitude de um homem, que se repete dia sim, dia não.
De acordo com a denúncia, um homem estaciona um veículo Corsa de cor preta em frente a uma escola, do outro lado da rua Saara, e fica se exibindo para as crianças. O tarado estaria se masturbando dentro do carro, no banco do motorista, com os vidros abaixados.
Segundo os vizinhos, quando crianças passam ao lado do carro ele geme em voz alta para chamar a atenção. Uma viatura da PM foi até o local e, com as características repassadas sobre o veículo, o homem pode ser encontrado ainda hoje. Ele pode responder por atentando violento ao pudor.

GUARDA MUNICIPAL INICIA OPERAÇÃO ESCOLA

Guarda Municipal começa operação volta às aulas




Com o inicio das aulas a Guarda Municipal de Colombo se concentra nas escolas e suas proximidades para um bom trabalho focado na prevenção.
Segundo o Inspetor da GM Brizola, a partir do inicio letivo o efetivo da Gm será posicionado nas escolas e seus arredores em todo o município, possibilitando um trabalho preventivo contra o tráfico e uso de substâncias tóxicas, principalmente a ingestão de bebidas alcoólicas por parte de alunos e/ou terceiros, e ainda, prevenirem contra outros crimes.
Também segundo Inspetor GM, esse ano foi montada uma equipe que atuará de forma mais efetiva com palestras educativas nas escolas municipais.

Esse trabalho faz com que a GM coloque em prática o trabalho de policia comunitário, uma perspectiva de atuação da instituição para a cidade.
Com essa aproximação da Gm junto às escolas, espera-se atender o que muitos pais e, principalmente, diretores e professores reivindicam: a presença da GM para inibir a criminalidade.
Nesse contexto de prevenção, também se busca a atuação efetiva através da orientação.
A Guarda Municipal só solicita que denunciem através do telefone do centro de comando e operações da GM – CCO, 3666-5353 ou através do telefone 153, qualquer ato de vandalismo contra o patrimônio, trafico e uso de drogas, brigas, problemas que possam ocasionar prejuízos a comunidade escolar.

Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva entrega alimentos arrecadados no evento


WEBMASTER 14 DE FEVEREIRO DE 2014

Visitantes contribuíram com 1540 quilos de alimentos e voluntariamente doaram R$ 1340 mil, que serão destinados a instituições sociais do município

O presidente da Comissão Organizadora do evento, Antonio Ricardo e o vice-prefeito, Ademir Goulart entregam às instituições os alimentos arrecadados
O presidente da Comissão Organizadora do evento, Antonio Ricardo e o vice-prefeito, Ademir Goulart entregam às instituições os alimentos arrecadados
O presidente da Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva de Colombo, Antonio Ricardo Milgioransa entregou na quarta-feira, 12, os alimentos arrecadados no evento que aconteceu no último final de semana, nos dias 07, 08 e 09, no Parque Municipal da Uva.
Durante a noite do dia 07, primeiro dia de festa, quando aconteceu a entrada solidária, os visitantes contribuíram com 1540 quilos de alimentos não perecíveis e de forma espontânea e voluntária doaram R$ 1340 mil, que serão destinados aos assistidos pelo Provopar Colombo e Pastoral Social da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Visitantes da 51ª Festa da Uva, doaram arroz, macarrão, óleo, trigo, farinha de milho, sal, açúcar, feijão, fubá, farinha de mandioca
Visitantes da 51ª Festa da Uva, doaram arroz, macarrão, óleo, trigo, farinha de milho, sal, açúcar, feijão, fubá, farinha de mandioca
Para o presidente da Comissão, Antonio Ricardo, este volume de alimento será providencial para estas instituições e considerou que a arrecadação atendeu as expectativas da organização. Já a presidente do Provopar Colombo, Shirlei Goulart, agradeceu a solidariedade dos que colaboraram. “Eles vieram para a festa, mas não esqueceram daqueles que mais precisam”, destacou.
Foram entregues para as instituições arroz, macarrão, óleo, trigo, farinha de milho, sal, açúcar, feijão, fubá, farinha de mandioca, entre outros. Nesta ocasião, estavam presentes o vice-prefeito, Ademir Goulart, representantes do Provopar Colombo e da Pastoral Social da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Encontro regional de assistência social debate avanços e propostas em Colombo


WEBMASTER 17 DE FEVEREIRO DE 2014

Reunião contou com profissionais de 14 municípios da região metropolitana, além de autoridades estaduais

Representantes de 14 municípios da RMC participaram do encontro sobre a Integração de Serviços de Proteção Social Especial
Representantes de 14 municípios da RMC participaram do encontro sobre a Integração de Serviços de Proteção Social Especial
A IX Reunião de Assistência Social reuniu em Colombo, no dia (12), profissionais de assistência social e psicólogos para realizar mais um debate sobre as ações e programas implementados na área de proteção especial. O tema do evento foi a “Integração de Serviços de Proteção Social Especial – CREAS”, e reuniu representantes de 14 municípios da Grande Curitiba, incluindo a capital. A Proteção Especial abrange os casos de média e alta complexidade, acolhidos pelos Centros de Referência Especializados em Assistência Social, cuidando de crianças, jovens, adolescentes e idosos, previstos no Programa Nacional do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Para a secretária da Ação Social e Trabalho de Colombo, Maria da Silva Souza, a discussão destes temas é fundamental para o avanço das políticas públicas. “Conhecer, debater, discutir o que é feito aqui, e em outras cidades e até em nível nacional, é importante, pois no final saímos todos com muito mais experiências para enfrentar a violência, promover a proteção e melhorar cada vez mais o diálogo, não só entre psicólogos, assistentes sociais e pacientes, como entre profissionais do município e da justiça”, lembrou Maria.
A equipe da Secretaria de Ação Social e Trabalho de Colombo recebeu representantes de outros municípios e autoridades estaduais
A equipe da Secretaria de Ação Social e Trabalho de Colombo recebeu representantes de outros municípios e autoridades estaduais
O encontro tem acontecido uma vez por mês, sendo que em cada edição ele é realizado em um dos municípios participantes. Desta vez o evento aconteceu em Colombo, e contou com a presença de autoridades municipais, da Superintendente de Planejamento da Fundação de Ação Social (FAS), Jucimeri Isolda Silveira, a 1ª secretaria executiva do Fórum de Proteção Especial e presidente da FAS, Márcia Fruet, da assessora técnica do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Paraná (COGEMAS), Márcia Mazzarotto que também representou a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da assistente social da Região Norte da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Rita de Cassia Pigatto.
Apresentando ações
Durante o encontro, diferentes momentos trataram dos assuntos relacionados às diversas ações adotadas dentro de cada um dos 14 municípios participantes. O encontro começou com a avaliação dos encontros da Rede Metropolitana de Assistência Social que aconteceram em 2013. Após o balanço, foram apresentados aos visitantes os trabalhos desenvolvidos em Colombo, no Creas e no Pemse, Programa Municipal de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
Na pauta também estava a realização do Plano de Ação do Fórum da Rede Metropolitana de Assistência Social e a organização do seminário “Interlocução do SUAS com o Sistema de Garantia de direitos”, que tem como principal objetivo promover o diálogo entre ação social e poder jurídico, além de aproximar as duas esferas de atuação.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Homem morre com tiro na cabeça saindo de panificadora no Uberaba


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

uberaba
Vítima já tinha cumprido pena por homicídio. Foto: BH/Banda B

Um homem de 52 anos foi morto com um tiro na cabeça em frente a uma panificadora na manhã desta terça-feira (18), no bairro Uberaba, em Curitiba. José de Paula Santos estava saindo do estabelecimento quando foi surpreendido pelo assassino. Ele estava de bicicleta e nenhum pertence foi levado. A hipótese é que a motivação do crime seja vingança.
Testemunhas que viram o crime disseram que os disparos de arma de fogo foram feitos por um homem. Santos saia de uma panificadora e estava com uma bicicleta. Ele foi atingido na cabeça. Houve gritaria entre os clientes, mas ninguém ficou ferido.
A vítima morava em Curitiba há 4 anos. Ele se casou com a prima e deixou a terra natal, Rondônia. Lá, teria cumprido pena durante 8 anos por homícidio. “Aqui ele não tinha bronca nenhuma. Pode se tratar de uma vingança”, disse o delegado Fabio Amaro da Homicídios.
Atualmente, ele trabalhava como lubrificador e lavador de uma empresa de transporte de resíduos. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

Nova empresa gráfica vai se instalar em Colombo


WEBMASTER 18 DE FEVEREIRO DE 2014

RBC Ministries se estabelecerá em uma área de 9 mil m², na Estrada da Graciosa, no Centro Industrial Mauá

O secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa e equipe com os representantes da RBC Ministries que se instalará no município
O secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa e equipe com os representantes da RBC Ministries que se instalará no município
A Prefeitura Municipal de Colombo por meio da secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura firmou protocolo de instalação com a empresa RBC Ministries, que publica materiais gráficos em 56 idiomas entre eles Inglês, Francês, Espanhol, Japonês, Chinês, Italiano, Alemão. A previsão é de que as novas instalações comecem a operar em 2015.
A empresa se estabelecerá em uma área de 9 mil m², no Centro Industrial Mauá. Segundo o secretário da pasta da Indústria, Antonio Ricardo Milgioransa, a vinda da RBC consolida o programa de incentivos que o município tem oferecido aos novos empreendimentos que buscam ampliar ou se instalar em Colombo.
“Isto significa mais desenvolvimento, gera emprego e renda para a nossa população, na qual Colombo começa a retomar o seu crescimento industrial e comercial, concretizando as iniciativas tomadas para atrair indústrias, comércios e prestadores de serviços para o município, como também incentivar a ampliar as que já estão instaladas por aqui”, destacou o secretário.
Sobre a RBC Ministries
A RBC Ministries foi fundada em 1938, está presente em 156 países. Anualmente mais de 60 milhões de cópias de livros são oferecidos gratuitamente ao redor do mundo através de 35 filiais, sendo mais de 1,5 milhões destes materiais sendo distribuídos no Brasil.
A empresa está no Brasil desde 1999. Com sede em Curitiba e de mudança para Colombo há a previsão de gerar mais de 40 empregos diretos e 100 indiretos. De acordo com o vice-presidente da RBC, Edilson Freitas, o município foi uma opção amplamente estudada pela direção da indústria.
“Colombo conta com uma ótima localização, sua proximidade a capital, a possibilidade de melhores parcerias com o município em áreas sociais serão realizadas dentro de nossa missão que é geração de renda e capacitação da sociedade e melhoria de vida”, informou o vice-presidente.
Edilson Freitas disse ainda que, “estamos felizes com a cordial atenção de todo time do departamento da Indústria e Comércio e temos certeza que poderemos além de gerar renda para o município trabalharmos juntos na melhoria social trazendo impacto positivo para a cidade”, completou o vice-presidente.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Pastas da Saúde e do Planejamento contam com novos secretários


WEBMASTER 18 DE FEVEREIRO DE 2014

Administração Regional do Maracanã tem a frente Angelo Betinardi

Cesar Antonio Bittencourt Junior | Angelo Betinardi | Fernando César de Andrade Aguilera
Fernando César de Andrade Aguilera | Angelo Betinardi | Cesar Antonio Bittencourt Junior
Secretário da Saúde, Fernando César de Andrade Aguilera
Secretário da Saúde, Fernando César de Andrade Aguilera
O odontólogo Fernando César de Andrade Aguilera assume em Colombo a secretaria Municipal da Saúde e o administrador Cesar Antonio Bittencourt Junior é o novo secretário de Planejamento. Deixam as pastas, a médica de carreira do município, Dalimar Moreira e o ex-vereador, Angelo Betinardi, respectivamente.
Até então no Planejamento, Angelo Betinardi toma nova função como Administrador da Regional Maracanã. No local, são oferecidos à população a emissão de documentos, o atendimento por meio de protocolos, serviços das secretarias: da Ação Social e Trabalho, da Saúde e da Educação, 5º Delegacia Regional do Serviço Militar, que atende os jovens interessados no alistamento militar, como também de assistência judiciária, no atendimento em questões do direito da família.
Administrador da Regional Maracanã, Angelo Betinardi
Administrador da Regional Maracanã, Angelo Betinardi
Na Regional Maracanã são realizados em média 3700 atendimentos por mês no protocolo, atendimentos estes que vão desde a requisição de medicamentos e exames, até solicitações de serviços. A Prefeitura ainda conta com a administração Regional Osasco/Roça Grande.
Regional Maracanã:
Rua Dorval Ceccon, 664 – Alto Maracanã – Telefone: 41 3675-5900
Regional Osasco:
Rua Prefeito Pio Alberti, 450 – Jardim Osasco – Telefone: 41 3621-3112
Secretário de Planejamento, Cesar Antonio Bittencourt Junior
Secretário de Planejamento, Cesar Antonio Bittencourt Junior
Horário de atendimento das Regionais: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Bandido fica preso em condomínio e destrói porta de vidro a tiros para conseguir fugir


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B
Um bandido mobilizou a Polícia Militar na tarde desta terça-feira (18) após tentar assaltar um condomínio comercial no cruzamento da Rua Tibagi com Travessa Itararé, no Centro de Curitiba.
De acordo com um servidor do prédio, o assaltante se aproveitou da entrada de um condômino no prédio para entrar, mas ao perceber que a vítima estava sem dinheiro, tentou fugir e a porta foi automaticamente travada.  Diante disso, ele destruiu a porta de vidro a tiros e conseguiu fugir.
Várias viaturas da PM se mobilizaram na região, mas não conseguiram realizar a prisão. A Delegacia de Furtos e Roubos deve investigar o caso.

Câmeras de segurança flagram assassinato de homem de 57 anos na RMC; assista


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
suspeitos-180214-bandab
A polícia pede ajuda da população para localizar os suspeitos. (Foto: Reprodução)

A polícia divulgou nesta terça-feira (18) imagens que podem ajudar a elucidar o assassinato de um homem de 57 anos, que aconteceu no último domingo (16). A principal suspeita é de que uma dupla matou a vítima a tiros depois de assaltá-la em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
As câmeras de segurança do primeiro vídeo mostram os dois rapazes comprando suco de maçã em uma farmácia, cerca de três horas antes do crime. Segundo o delegado Marcelo Magalhães, responsável pelo caso, eles seriam os autores dos disparos que tiraram a vida do homem. “A ação foi muito rápido. Ele foi abordado pela dupla enquanto estava dentro de um veículo Palio, estacionado na rua. Nós ainda não sabemos se ele chegou a reagir ou se outro fato teria motivado o crime”, explicou o delegado à Banda B. O segundo vídeo mostra o momento da morte da vítima.
Após o assassinato, os elementos fugiram em um carro Prisma, mas o abandonaram logo em seguida. Dentro do automóvel, a polícia encontrou as blusas dos acusados e o cupom da farmácia, que a levaram a investigar as imagens gravadas no local.
Apesar da forte convicção de que se trata de um latrocínio (roubo seguido de morte), a polícia não descarta outras linhas de investigação. “O que nós conseguimos apurar é que, momentos antes da abordagem, os criminosos esperavam pela vítima ou até mesmo pelo veículo onde ela estavam. Há, ainda, a possibilidade de que a ida à farmácia flagrada pelas câmeras tenha sido uma espécie de “estudo” para alguma ação posterior.
A divulgação das imagens deve ajudar a polícia a encontrar os suspeitos. Quem tiver qualquer informação pode ligar para a Delegacia de Pinhais por meio do telefone (41) 3665-5250. A denúncia é feita de forma anônima.
O vídeo mostra, primeiramente, os criminosos entrando na farmácia e pagando pelo suco. Em seguida, as imagens flagram o momento do crime. Eles atravessam a rua e abordam o motorista do Palio vermelho. Rapidamente, eles fogem e testemunhas param para acionar a polícia.

Cid Vasques deixa comando da Secretaria de Segurança do Paraná


Da Redação

Mesmo com as decisões favoráveis do Tribunal de Justiça do Paraná e do Superior Tribunal Federal para se manter a frente da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Cid Vasques entregou o cargo. A renuncia foi anunciada através do site da Sesp no final da tarde desta terça-feira (18). Nos últimos meses Vasques travou brigas judiciais com o Ministério Público para se manter frente a pasta, já que o Conselho Superior do órgão pedia o seu retorno ao cargo de procurados.
vasques
Foto: Divulgação
A decisão do secretario acontece 20 dias após a decisão do governador Beto Richa de cancelar o rodízio de policiais cedidos ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). O rodízio havia sido implantado por Vasques e o coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, havia chegado a declarar que a decisão acabaria com o grupo.
Confira a nota na íntegra:
“Ao assumir a Secretaria da Segurança Pública há um ano e meio, mais que aceitar um convite do Governador Beto Richa, concordei em cumprir uma missão: reduzir a criminalidade no Estado do Paraná.
Graças ao trabalho desempenhado por todos os servidores (policiais e civis) e com o apoio do Senhor Governador, alcançamos resultados surpreendentes nesse curto espaço de tempo: a redução no índice de homicídios em 18% no Estado, a aquisição de 1.220 viaturas, a incorporação de milhares de policiais para servir a população, além de gigantescas apreensões de drogas e armas.
O trabalho foi realizado.
A segurança pública precisa prestigiar os servidores que se dedicam a salvar vidas. A boa polícia é a regra e os casos de corrupção, que são a EXCEÇÃO, devem ser combatidos com toda a energia.
Se hoje podemos comemorar as centenas de vidas que foram poupadas com a inacreditável redução dos homicídios em 18%, muito disso se deve ao reconhecimento do trabalho e da importância da polícia civil, militar, científica e dos bombeiros militares, que não pode e não deve ser comandada por nenhuma instituição que não o Estado do Paraná.
Setores do Ministério Público, instituição a que pertenço, na qual devotei e devoto importante parcela de minha existência, entenderam por bem obstaculizar a minha manutenção na direção da segurança pública.
Por entender que garantias constitucionais básicas estavam sendo agredidas, tive de bater às portas do Poder Judiciário. Obtive diversas decisões favoráveis, inclusive do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Min. Joaquim Barbosa. As inúmeras decisões positivas, colhidas no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e, até mesmo, no STF, representam uma demonstração inquestionável de que algo estava errado na incansável tentativa de me afastar da SESP.
Neste percurso, o meu compromisso com o povo do Paraná e com o Governador Beto Richa, que me confiou uma missão, foi cuidadosamente cumprido.
Retorno ao Ministério Público, instituição na qual construí a minha carreira, para perseguir o interesse público num outro local e numa atividade diferente. Entreguei ao Governador e ao Estado do Paraná exatamente aquilo que outrora havia prometido. A minha luta sempre foi por convicções. O preço que se paga, por vezes, é alto. Mas a falta de coragem seria um preço alto demais. Esse preço, em hipótese alguma, estou disposto a pagar.
Luta árdua, consciência limpa. Deus sempre à frente.
CID MARCUS VASQUES”

Fifa estabelece prazo máximo para entrega da Arena da Baixada: 15 de maio


Por João Pedro Alves e Wellington Campos




Confirmada como um dos 12 palcos da Copa do Mundo 2014 na tarde desta terça-feira (18), a Arena da Baixada já tem data para ficar pronta. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou em entrevista coletiva realizada no Costão do Santinho-SC que o novo “dia D” para a entrega do estádio, que estava inicialmente prevista para dezembro de 2013, é 15 de maio.
Este o prazo máximo para que a Arena esteja totalmente finalizada e possa passar pelos eventos-teste para receber os quatro jogos previstos pela tabela da Copa. O primeiro deles acontece um mês depois da entrega, no dia 16 de junho, entre Irã e Nigéria.
“No dia 15 de maio o estádio estará totalmente pronto”, disse Jérome Valcke em seu pronunciamento. “Um evento-teste será feito no final de março e outro no final de abril”, emendou, revelando quando acontecerão os primeiros jogos antes da reabertura oficial.
O momento, no entanto, ainda não é de festa para Curitiba. Esse “ok” dado pela Fifa é apenas um voto de confiança de que as obras que já deveriam ter sido concluídas chegarão aos 100% em tempo hábil para o Mundial. Agora, é continuar trabalhando para que a Arena esteja finalizada na data prevista.
“Para que essa decisão seja efetiva, precisa que esse ritmo (das obras) não seja diminuído pelo Atlético. O ritmo tem que ser mantido para que o estádio seja entregue no novo prazo estipulado”, afirmou Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte.
Os quatro jogos da Copa do Mundo marcados para a Arena da Baixada são Irã x Nigéria (16/6), Honduras x Equador (20/6), Austrália x Espanha (23/6) e Argélia x Rússia (26/6), todos válidos pela fase de grupos.

Guarda Municipal de Colombo inicia curso de Escolta de Motociclistas com o Grupo tático de Motos da Guarda Municipal de Curitiba.






A Guarda Municipal de Colombo iniciou segunda-feira (10) um Curso de aperfeiçoamento de motociclista, a convite da Guarda Municipal de Curitiba, com previsão de término no dia 28 deste mês. Tal capacitação visa aperfeiçoar as equipes do recém-formado Grupo de Operações com Motos da cidade, que conta com sete motocicletas 150 cc, Bros, possibilitando um melhor desempenho da equipe, além de proporcionar uma integração entre as forças policiais, visando, principalmente, a utilização de escolta das equipes e autoridades para a Copa do Mundo de Futebol a ser realizada na capital paranaense. Participam do curso, além das GMs de Colombo e Curitiba, as Guardas Municipais das cidades de São José dos Pinhais,Fazenda Rio Grande,Campo largo, Campina Grande do Sul, Pinhais e Mandirituba, ainda uma equipe do COPE da Polícia Civil. Segundo o Inspetor da GM, Brizola, “a GM precisa passar por constantes treinamentos e capacitações, com o objetivo principal de contribuir para uma prestação de serviço de qualidade à população e esse curso, sem dúvida, possibilitará que nossos agentes se preparem e auxiliem de forma eficiente e eficaz na segurança pública municipal”. A grade do Curso aborda assuntos como Técnica de Manutenção da Motocicleta; Uniforme e Equipamento; Circulação e Controle de Trânsito; Legislação; Direção Defensiva; Acidentes Primeiros Socorros; Técnica de Pilotagem I; Técnica de Pilotagem II e III; Técnicas de Escolta, Escolta de Comboio e Escolta de Autoridade. Os treinamentos ocorrem em horários diversos e em pontos estratégicos da Capital, e ainda, nas cidades envolvidas no Curso, sendo previsto na última semana da capacitação, um treinamento de escolta de autoridade nos municípios. A Formatura final está prevista para o dia primeiro de março em um evento em Curitiba.

Homem é encontrado morto com corte no pescoço no limite de Araucária com Campo Largo


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Um homem ainda não identificado foi encontrado morto com um corte no pescoço na tarde desta segunda-feira (17) na Estrada do Formigueiro, limite de Araucária e Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com a polícia, pescadores estavam na localidade conhecida como Águas do Rio Verde quando encontraram o corpo. A vítima usava calça jeans, blusa de moletom e tênis preto. Nenhuma identificação foi encontrada com ele.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia de Araucária investiga o caso.

Adolescente de 17 anos desaparece a caminho de igreja e família se desespera


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

Uma família de Campo Largo, da região metropolitana de Curitiba, não consegue descansar desde o dia 28 de dezembro do ano passado. A adolescente Janaína de Paula França, de 17 anosdesapareceu nesta data quando ia para a igreja, que fica próxima à casa dela.
desaparecida-170214-bandab
(Foto: Arquivo pessoal)
Segundo Palmira, mãe de Janaína, a adolescente era bem comportada e sempre obedecia os pais. “Nós estamos desesperados e não aguentamos mais essa angústia. Eu sei que ela está viva, em algum lugar”, disse à Banda B em entrevista na tarde desta segunda-feira (17).
A mãe ainda afirmou que Janaína tinha um namorado na escola, mas que a família não tinha conhecimento sobre isso. “Nós descobrimos depois que ela sumiu e até fomos atrás da família desse menino, que sabia do relacionamento. Eles sempre conversavam depois da escola, mas só isso. Só que ninguém ouviu nenhuma notícia desde o desaparecimento”, completou Palmira.
A família faz um apelo e pede ajuda para encontrar a adolescente. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro dela pode ligar para a polícia, através do telefone 190.

Estudante de Direito é preso com quase 1 kg de maconha em ponto de ônibus


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

maconha
Jovem enrolava baseado em ponto de ônibus. Foto: BH/Banda B
Um estudante de Direito foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (18) com quase um quilo de maconha dentro da mochila. Ele estava em um ponto de ônibus na rua Carlos Dietzsch, no bairro Portão, em Curitiba, quando foi visto por policiais da Rondas Ostensiva de Natureza Especial (Rone) enrolando um baseado.
De acordo com o tenente Pedroso, ao ver o jovem sem pudor algum no ponto de ônibus, os policiais resolveram abordá-lo. “Para nossa surpresa, ele confessou que tinha mais na mochila. Quando abrimos, lá estava um tablete inteiro”, contou à Banda B
Bastante irritado, o estudante, que tem 19 anos, disse que iria processar o repórter da Banda B pela divulgação da notícia. “Vocês não têm esse direito”, esbravejou o estudante, pensando estar em sala de aula. No entanto, em vez de ir estudar, ele será encaminhado ao 8º Distrito Policial, onde será autuado em flagrante por tráfico de drogas.