Cães que vivem em terminais de ônibus recebem tratamento médico


Da SMCS

Equipes da Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente percorreram os terminais de ônibus do Campo Comprido e da Fazendinha na tarde desta quinta-feira (20) para monitorar os cães que vivem nestes locais. Os animais tiveram sangue coletado para exames laboratoriais e receberam medicamentos para controle de pulgas e de endoparasitas, além de coleiras com identificação. A ação faz parte do projeto Cães Comunitários, da Prefeitura de Curitiba.
cachorrosterminais
Foto: SMCS
Atualmente, 30 cães que vivem em 13 terminais da cidade são monitorados constantemente por veterinários da Rede. “No ano passado, o número de cães era maior porque, após receberem tratamento, vários cães acabaram sendo adotados por famílias curitibanas, o que mostra a eficácia do projeto”, disse o zootecnista Edson Evaristo, da Divisão de Monitoramento e de Proteção Animal da Secretaria.
Em 2013, quando o projeto teve início, 43 cães de rua que viviam nos terminais de ônibus foram identificados com microchips, castrados e vacinados. Destes, 13 foram adotados. “Após serem castrados e receberem tratamento, eles se tornam mais atraentes para a adoção, o que é ótimo”, disse Evaristo.
De acordo com o projeto, cada Cão Comunitário tem um mantenedor voluntário, numa parceria de co-responsabilidade com a população. O mantenedor é responsável pelo fornecimento de água e alimentação, pela vistoria diária do animal e também por informar aos veterinários da Rede sobre qualquer problema de saúde do cão.
O porteiro do terminal do Campo Comprido, José Carlos da Silva Neto, que trabalha há quatro anos no local, conta que ali há dois cães comunitários, conhecidos como Roberval e Nibi. “Quando comecei a trabalhar aqui, eles já estavam no terminal”, informou. “Antes, os animais eram alimentados por funcionários e comerciantes, mas agora, com a ação da Prefeitura, tudo ficou mais organizado e os animais se tornaram mais dóceis, além estarem vacinados e castrados”.
Projeto de pesquisa
Com recursos de R$ 200 mil, aprovados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, o projeto Cães Comunitários tem caráter de pesquisa e é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A meta é incluir no projeto todos os cães que moram nos 22 terminais de ônibus da cidade, geralmente alimentados e mantidos por funcionários e usuários dos equipamentos ou pela comunidade local.
O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alexander Biondo, conta que em várias cidades no mundo os cães e gatos comunitários são atendidos pelo poder público. “Eles passam a fazem parte da fauna urbana e contam com a ajuda e simpatia da população e dos turistas”, explica.

Policiais civis decidem suspender paralisação até dia 14 de março


Da Redação

Os policiais civis, que paralisaram suas atividades nesta quinta-feira (20), decidiram suspender o movimento. Em assembleia, a categoria decidiu prorrogar a decisão para o próximo dia 14 de março e aguardar novos pronunciamentos do Governo do Estado em relação às promessas não cumpridas. A expectativa para esta sexta-feira (21) é a de que as delegacias voltem ao seu funcionamento normal.
O presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), André Gutierrez, disse, em entrevista à Banda B, que o Governo determinou que os pedidos dos policiais sejam atendidos imediatamente e a categoria decidiu esperar o governo. “Vamos ver de nossas reivindicações serão efetivamente atendidas, mas continuamos mobilizados e nossa decisão saíra no dia 14”, disse.
De acordo com o Governo, pelo menos 240 presos devem ser transferidos a partir da próxima semana para unidades do sistema penitenciário do Paraná, a cargo do Departamento de Execução Penal (Depen), da Secretaria estadual da Justiça.
De acordo com a categoria, a mobilização se dá devido ao descaso como a Polícia Civil nos últimos anos.  A categoria pede a efetivação das progressões e promoções atrasadas, novas contratações, o início do debate de uma nova tabela salarial.

Deputado CARLI FILHO fica gravemente ferido e dois morrem em acidente no Mossunguê


Fernando Ribas Carli Filho (PSB), filho do prefeito de Guarapuava, está internado em estado grave no Hospital Evangélico



O deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho (PSB), 26 anos, ficou gravemente ferido na madrugada desta quinta-feira (7) em um acidente de trânsito no bairro Mossunguê, em Curitiba. Outras duas pessoas que se envolveram na colisão morreram na hora. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), a ocorrência aconteceu por volta da 1 hora, quando o Volkswagen Passat de Carli Filho, bateu em um Honda Fit.
A batida aconteceu na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, mas após a colisão os carros foram parar na Rua Barbara Cvintal, uma via local paralela à Monsenhor Ivo Zanlorenzi. Morreram na hora Gilmar Rafael Souza Yared, de 26 anos, condutor do Fit, e Carlos Murilo de Almeida, de 20 anos, ocupante do mesmo automóvel.
Carli Filho foi encaminhado pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), ao Hospital Evangélico. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, na manhã desta quinta-feira, o quadro dele era considerado grave e instável. O deputado estava internado naUnidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirava com ajuda de aparelhos.
Testemunhas relataram aos policiais militares que estiveram no local que suspeitam de "racha" (disputa de corrida ilegal). As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) de Curitiba.
O parlamentar é filho do prefeito de GuarapuavaFernando Ribas Carli (PP), e cumpre sua primeira legislatura como deputado estadual, cargo para o qual foi eleito em 2006, com 46.686 votos.

FONTE GAZETA DO POVO

Com 100 policiais, Bope realiza operação para combater roubos na Grande Curitiba


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
operacao-bope-200214-bandab
Operação ocorre nesta quinta-feira devido ao aumento de criminalidade no fim de semana. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realiza na tarde desta quinta-feira (20) umaoperação para combater casos de roubos na Grande Curitiba. No total, 100 policias e 22 viaturas participam da ação preventiva.
De acordo com o tenente Nunes, do Bope, a polícia vai realizar abordagens em indivíduos que estejam em atividades suspeitas. “Nós escolhemos quinta-feira para a operação para seguir o raciocínio de grande parte dos criminosos. O índice de roubos tende a aumentar com a chegada do fim da semana, já que é nesse período que as vítimas retiram recursos e se preparam para aproveitar o sábado e o domingo”, explicou o tenente em entrevista à Banda B.
O Bope vai realizar o patrulhamento reforçado em áreas residenciais e, principalmente, comerciais. “A ideia é justamente prevenir a ação dos bandidos durante os dois dias de folga da população”, concluiu Nunes.
A operação começou no início da tarde e, segundo a polícia, ainda não há previsão de quando deve ser concluída.

Por maioria dos votos, Tribunal de Justiça decide que Carli Filho irá a júri popular


Da Redação

Após cinco anos do acidente que matou Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida, a 1.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decidiu na tarde desta quinta-feira (20), que o acusado pelo crime, o  ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho vai a júri popular. Dos cinco desembargadores que compõem o órgão julgador, três já deram parecer favorável para de levar o caso ao júri.
No julgamento de hoje também foi decidido que o teste de alcoolemia do ex-deputado não terá validade. O exame foi realizado sem o consentimento do acusado, enquanto ele estava inconsciente no Hospital Evangélico.
Com a decisão de júri popular, as penas variam entre 12 e 30 anos em regime fechado.
Mais informações em breve.

Inscrições para o Programa Passe Escolar terminam na semana que vem


WEBMASTER 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Benefício consiste na redução de 50% no valor da tarifa, e é concedido aos alunos matriculados no ensino superior e pós-médio

passe-escolar
Estão abertas até o próximo dia 28 (sexta-feira) da semana que vem, as inscrições para o Programa Passe Escolar, que atende estudantes matriculados no ensino superior e pós-médio conforme especificações e critérios estabelecidos na lei 1195/2010.
O benefício, que consiste na redução de 50% no valor da tarifa, será concedido aos alunos durante o período letivo e que residem a mais de 1.500 metros da unidade de ensino. Também para ter acesso, a renda familiar não deve ultrapassar três salários mínimos.
Para tanto, é necessário o cadastramento que será executado de 03 a 28 de fevereiro, sendo obrigatório o recadastro no mês de julho, assim como a oportunidade para novos alunos. Outro ponto importante é que o estudante traga em mãos, no dia do cadastro, o seu cartão usuário URBS/METROCARD.
O estudante que ainda não possui o seu cartão vale transporte deve ir até uma Rua da Cidadania mais próxima (URBS) ou até Rua Benjamin Constant, 148 Centro (METROCARD), ambos são gratuitos. O cartão é feito e entregue na hora.
As inscrições para utilizar este benefício serão feitas diariamente, sem agendamento, das 8 às 17 horas, na Regional Maracanã, na rua Dorval Ceccon, 664. Informações pelo telefone 41-3675.5901 / 5923.

Atleta colombense é selecionado para lutar em Abu Dhabi


WEBMASTER 20 DE FEVEREIRO DE 2014

Ralfa Jonny luta Jiu Jitsu há cinco anos, e apesar do pouco tempo de estrada, ele coleciona títulos nacionais e internacionais

Prefeita Beti Pavin recebe o lutador de Jiu Jitsu, Ralfa Jonny dos Santos
Prefeita Beti Pavin recebe o lutador de Jiu Jitsu, Ralfa Jonny dos Santos
O atleta colombense Ralfa Jonny dos Santos é um dos destaques esportivos do município. Com 30 anos de idade, o lutador de Jiu Jitsu já coleciona títulos nacionais e internacionais, e agora, se prepara para ir para Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes. A prefeita de Colombo, Beti Pavin, se diz contente de receber a visita de um talento como este. “É mais um destaque do nosso município que precisamos valorizar, além é claro, de procurar encontrar os tantos talentos esportivos e também de outras áreas, que temos, pois Colombo é um município com pessoas de garra, dispostas a correr atrás do futuro, e é assim que nascem os destaques, como o Ralfa”, disse Beti.
Para ele, morador do bairro Planalto há mais de 20 anos, o título é um sonho possível de se realizar. “Tenho condições de ganhar e estou me mantendo concentrado, sempre em treinamento com uma rotina rigidamente regrada. Há um nervosismo natural que precede lutas de grande porte, como esta, mas é algo que com certeza não interferirá nos resultados”, destacou Jonny.
Para uma viagem como esta o atleta precisa investir em média R$ 6 mil, e como ele não tem condições de bancar sozinho, Ralfa Jonny conta com o apoio de outras iniciativas. “Nas últimas lutas os parceiros da equipe de luta e amigos pessoais me ajudaram, desta vez, novamente, estou contando com esta ajuda e de quem mais estiver disposto a investir neste esporte”, explicou o lutador.
Títulos
Ralfa Jonny é Bi Campeão Brasileiro, Campeão Sulamericano nas categorias Peso e Absoluto, Campeão São Paulo Open International, Vice Campeão europeu, Vice Campeão mundial e Campeao Sul Brasileiro. Para ir para Abu Dhabi, no World Professional Jiu Jitsu, Ralfa Jonny competiu com mais de 1500 atletas e foi um dos selecionados. As seletivas aconteceram em São Paulo e Gramado, no Brasil, e em outros seis lugares do mundo.
Quem quiser conhecer melhor o atleta pode acessar sua página na rede social em facebook.com/ralfa.jonny.
Fotos: João Senechal/PMCMais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC; INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Ano letivo em Colombo começa com aumento na oferta de vagas


WEBMASTER 19 DE FEVEREIRO DE 2014

Uma nova escola e dois novos Cmeis ampliam a capacidade da Rede Municipal de Ensino em 2014

Uma nova escola atende aos moradores do bairro Parque dos Lagos
Uma nova escola atende aos moradores do bairro Parque dos Lagos
As aulas do ano letivo de 2014 da Rede Municipal de Ensino de Colombo começaram no último dia 10. Em 2013, a Secretaria da Educação contabilizou a frequência média de 6.800 crianças em 39 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), e mais de 18 mil alunos nas 45 escolas do ensino fundamental. Em 2014, a novidade é o aumento no número de vagas: uma nova escola e dois novos Cmeis atenderão à comunidade oferecendo ao todo 1200 novas vagas.
A prefeita Beti Pavin comemora o avanço e se diz orgulhosa da responsabilidade assumida não só por ela, mas por toda a equipe de educação. “É uma grande responsabilidade assumida por esta prefeitura, inaugurar três novas unidades já no início do ano.
Dois novos Cmeis estão sendo instalados no bairro Alto da Cruz e na Vila São José para atender a demanda
Dois novos Cmeis estão sendo instalados no bairro Alto da Cruz e na Vila São José para atender a demanda
Sabemos que vamos precisar de mais funcionários e que todo o processo levará um tempo para ser estabilizado, mas é um grande orgulho, saber que a equipe está preparada para assumir esta responsabilidade e que com certeza dará conta de atender a esta e a outras demandas que ainda estão por vir”, destacou Beti.
A secretária da pasta, Aziolê Cavallari Pavin, conta que além destas, mais unidades devem ser concluídas ainda este ano. “Estas novas unidades vêm sanar uma necessidade urgente, mas ainda há uma demanda que aguarda por vagas em instituições públicas, e a Prefeitura está providenciando oito novas escolas e Cmeis justamente para que esta procura seja atendida”, destacou Aziolê.
A escola que recebe alunos já neste semestre está instalada no bairro Parque dos Lagos e os dois novos Cmeis atenderão aos moradores dos bairros Alto da Cruz e Vila São José. As próximas unidades, previstas para serem entregues ainda em 2014, serão implantadas nos bairros São Dimas, Jardim Central, Jardim Osasco, Jardim Modelo, Jardim Guaraituba, Jardim Atuba, Jardim Monza e Jardim Eucaliptos. Os locais foram definidos após a realização de estudos sobre demanda e viabilidade de implantação.
Estrutura completa
Para receber os mais de 26 mil alunos da rede municipal de ensino, a Secretaria da Educação e Esporte preparou uma estrutura completa, que abrange desde o transporte dos alunos até a merenda nutricionalmente balanceada. O calendário escolar ainda será composto pelo kit de material escolar, que neste ano apresenta melhor qualidade e conta com 23 itens: mochila, estojo (penal), apontador, seis cadernos, cola, lápis, lápis de cor, pasta plástica, régua, massa de modelar, tinta guache, pincel escolar, papel sulfite, giz de cera, tesouras e três canetas, distribuídos conforme a idade e a necessidade de cada ano.
Também neste ano letivo os mais de 26 mil alunos receberão uniforme e material escolar
Também neste ano letivo os mais de 26 mil alunos receberão uniforme e material escolar
Além disto, o uniforme completo também será entregue para todas as escolas e Cmeis. O objetivo é identificar o aluno, priorizando a segurança no sistema de ensino. Durante todo o ano letivo o apoio da Prefeitura aos alunos ainda garantirá a alimentação de qualidade com a merenda escolar nutricionalmente balanceada, contando inclusive com produtos da agricultura familiar de Colombo.
O transporte para os alunos que moram há mais de dois (02) quilômetros da unidade de ensino mais próxima é garantido em Colombo. Para obter a vaga no transporte, o responsável pelo aluno, precisa se dirigir até o setor de transporte escolar, portando declaração da escola em que o aluno está matriculado, comprovante de residência e os documentos pessoais do aluno e do responsável. O serviço atende à demanda, sempre sob orientação do Núcleo Regional da Educação.
A prefeita Beti Pavin destacou que 2014 é um ano que começou com muitos avanços, entre eles o reajuste salarial dos educadores e professores. “Em tão pouco tempo já temos um plano de ação que está sendo efetivamente executado, com resultados que já começam a aparecer neste ano, como a construção de novas unidades, gerando a ampliação na oferta de vagas, a valorização do magistério, e muitas obras iniciadas que estão cada vez mais melhorando o quadro da educação em Colombo. Com certeza estamos felizes e otimistas por tudo isto”, concluiu Beti. O calendário escolar prevê aulas até o dia 19 de dezembro.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC; INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Motorista perde a direção do carro, atravessa canteiro e bate contra muro de loja de departamento em Colombo


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

peugeot-dentro
Vigia foi socorrido pelo Siate. Ele não corre risco de morte. Foto: AN/Banda B

Um vigia perdeu o controle do veículo e colidiu violentamente contra o muro das lojas Havan, na Estrada da Ribeira, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (20) por volta das 6h15. Moacir José Becker dos Santos, 53 anos, teve ferimentos generalizados.
peugeot
Motorista bateu a cabeça do lado do passageiro. Foto: AN/Banda B
De acordo com o motorista, que foi socorrido consciente, ele seguia para casa com um veículo Peugeot, sentido Colombo, depois de uma madrugada de trabalho quando foi fechado por um motorista em outro veículo. Ele não conseguiu frear e perdeu o controle da direção. Santos teria cruzado o canteiro central, invadido a pista contrária e colidiu contra o muro das lojas Havan.
O motorista bateu a cabeça do outro lado do parabrisa, o que pode indicar que ele estava sem cinto de segurança. Santos foi levado ao Hospital Cajuru. Ele não corre risco de morte

Motociclista atira contra casal em varanda de casa abandonada na RMC


Por Elizangela Jubanski e Roberto Romanowski

Uma tentativa de duplo homicídio aconteceu na noite desta quarta-feira (19) em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana. José Natalino de Abreu, 33 anos, e a namorada dele, identificada apenas como Maiara, 17 anos, foram baleados por um motociclista. O atirador não foi identificado.
Segundo informado pela Polícia Militar, o casal estava na varanda de uma casa abandonada na Rua Matinhos, bairro Estados, quando homens chegaram em uma moto, invadiram a casa e começaram a atirar. O casal teria envolvimento com furtos e roubos a casas e chácaras na região e seria usuário de drogas, A informação é que o casal estaria consumindo drogas no momento do crime.
Abreu foi atingido por vários tiros e morreu no local. A adolescente tentou correr e foi baleada nas costas. Ela foi socorrida pelo Serviço Integrado de Atendimento de Trauma em Emergência (Siate) e com o auxílio do médico, foi encaminhada em estado grave ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba.
A investigação não teve detalhes de testemunhas e vizinhos. A polícia acredita em acerto de contas. A Delegacia de Fazenda Rio Grande investiga o caso.

Campanha quer conscientizar motoristas a abastecer só até o automático


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

O Sindicato dos Empregadores em Postos de Combustíveis de Curitiba (Sinpospetro) lançou no início desta semana a campanha “Coloque Limite”, destinada a quem abastece na capital, região metropolitana e litoral. A ideia é incentivar os motoristas a colocarem a gasolina ou o etanol apenas até o automático, obedecendo o limite eletrônico fixado na fábrica, e evitarem encher o tanque.
campanha-coloque-limite-190214-bandab
(Foto: Divulgação/ Sinpospetro)
“Isso porque quando você abastece até a borda, o combustível alcança o filtro que elimina gases tóxicos no ar. Nesse caso, o trabalhador e também o consumidor acaba inalando essas substâncias, o que prejudica seriamente a saúde de ambos”, explicou o presidente do Sinpospetro, Lairson Sena. Além desses problemas, encher até a borda causa males ao meio ambiente e, ainda, pode inutilizar o veículo, já que o filtro fica encharcado.
A campanha “Coloque Limite” foi lançada na Câmara Municipal de Curitiba, pelos vereadores Jorge Bernardi (PDT) e Cacá Pereira (PSL). “Nós ainda queremos levar essa situação para os deputados estaduais, para que eles possam estabelecer uma lei exigindo que o motorista respeite o limite. Isso é pelo bem dos frentistas e também da sociedade em geral”, concluiu o presidente.
Em Curitiba, segundo o sindicato, existem 32 mil pessoas que trabalham em postos de combustíveis. Durante a exposição na Câmara, os vereadores recolheram assinaturas ao projeto de lei, que foi protocolado nesta segunda-feira (17).