Jovem vai para matar e acaba morto ao lado de comparsas; tiroteio assustou moradores de Araucária


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Um tiroteio na noite deste domingo (23) deixou uma pessoa morta e duas baleadas no bairro Capela Velha, Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A confusão foi grande e os envolvidos cultivam uma rixa antiga. Wesley Canedo Prachedes, 20 anos, morreu durante o confronto e duas pessoas que não tiveram os nomes identificados foram baleados. Moradores ficaram assustados com o tiroteio e acionaram a Polícia Militar.
De acordo com a PM, Prachedes teria ido até o local na companhia de outros dois comparsas para matar um homem que atendeu pelo apelido de Baixinho. Entretanto, o Baixinho, que possui um alvará de soltura expedido há poucas semanas, tem monitoramento ao redor da residência e viu a movimentação dos inimigos. Ele acionou amigos, que deram início ao tiroteio. Essa é a versão apresentada pela polícia.
O jovem que teria ido para matar, morreu durante o confronto. Baixinho foi baleado no cotovelo e outro homem também foi baleado. Há informações que eles foram atendidos no Hospital Municipal de Araucária. “Esse trio atrás de um homem, conhecido como Baixinho, que recentemente saiu da cadeia. Teve tiroteio e aquele que foi para matar acabou morto”, contou o policial Marcelo.
Não há informações sobre presos. O delegado do município Amadeu Trevisan investiga o caso para descobrir a participação de cada um no tiroteio.

Jovem com carteira assinada aproveitava o caminho até o trabalho para assaltar


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

Um motociclista foi preso em flagrante na manhã desta segunda-feira (24) suspeito de cometer vários assaltos na região do Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Há, pelo menos, duas semanas, mulheres e idosas estavam sendo assaltadas nas proximidades por um homem em uma moto de cor preta. Hoje, ele foi preso. Edinaldo de Araújo da Silva, 23 anos, trabalha em uma montadora e aproveitava o trajeto do emprego para assaltar.
Na manhã de hoje, uma adolescente anotou a placa depois que um motociclista a abordou e levou a bolsa dela. A Polícia Militar (PM) foi acionada e, com o número da placa, foi até o endereço indicado. A mãe de Edinaldo atendeu os policiais e disse que o filho estava trabalhando. Quando chegaram ao local do trabalho, Silva tentou fugir, mas foi detido.
Em depoimento, ele contou na delegacia do município que o assalto há horas tinha sido o primeiro praticado por ele. Imagens de segurança que estavam sendo apontadas indicavam que ele não agia sozinho. Silva confessou que um amigo era o comparsa nos assaltos. Ele ainda não foi encontrado. O motociclista vai responder por assalto. A polícia pede que as vítimas vão até a delegacia para reconhecer o suspeito. Mais informações: 41. 3299-1500.

Mulher é brutalmente agredida no Prado Velho e vai em estado grave ao pronto-socorro


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Uma mulher de aproximadamente 40 anos foi brutalmente agredida no começo da tarde desta segunda-feira (24) no cruzamento das ruas Baltazar Carrasco dos Reis e Embaixador Hipólito de Araújo, no bairro Prado Velho, em Curitiba.
De acordo com o socorrista Leal, do Siate, ela possuía vários ferimentos na cabeça e estava quase inconsciente quanto eles chegaram. “Ela só tinha alguns gestos relacionados a dor e tivemos que intubar ela. A motivação ainda é um mistério”, disse.
A vítima foi levada ao Hospital Cajuru. A Delegacia de Homicídios deve investigar o caso.

Defesa Civil é acionada e moradores de condomínio temem desabamento; construtora nega risco


Da Redação

Um conjunto residencial de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, precisou passar por vistoria da Defesa Civil no último dia 22 após uma chuva que teria mexido com a estrutura do local. Moradores entraram em contato com a Banda B para relatar o medo de desabamento no local, mas a construtora responsável negou qualquer risco. Ao todo são 20 famílias que precisaram sair de casa para a vistoria de suposto risco de desabamento.
riscodesabamento
Foto: Massao Ishida
De acordo com uma moradora do prédio vizinho, Daniele Marques, o que provocou o susto foi o desmoronamento de um muro devido à forte chuva que caiu no último sábado e os moradores só voltam para os apartamentos com a garantia de segurança. “Eu quero que os responsáveis assinem e reconheçam em cartório que não corremos risco. Já faz um ano que ele começou a apresentar problemas e agora passamos por isso”, disse.
De acordo com Valdecir Téquio, da Construtora Campina, que realizou a obra, não houve qualquer avaria com a chuva e a queda apenas provou um balanço que não compromete a obra. “Com a chuva, esse barranco se rompeu e preencheu o vácuo causando uma movimentação de terra que assusta, mas os técnicos e a Defesa Civil foram ao local e concluíram que, com a baixada da terra, os canos de esgoto também se romperam. Chamamos uma máquina, fizemos a drenagem provisória e a estrutura não teve risco nenhum a não ser que ocorra uma precipitação pluviométrica de alto de nível que pode causar danos antes de solucionarmos o problema”, garantiu.
A Banda B também entrou em contato com a Prefeitura de Campina Grande do Sul e aguarda retorno.

Guarda Municipal que virou usuário de drogas é morto a facadas na RMC; foto


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
ex-guarda-morto-240214-bandab
O cão da vítima permaneceu ao lado do corpo, dormindo, encostado em uma árvore. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Um ex-guarda municipal foi morto a facadas na tarde desta segunda-feira (24) em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu na rua Contenda, Jardim Roma, próximo à linha do trem.
Segundo o soldado Sidnei, da Polícia Militar (PM), a principal hipótese é de que o assassinato esteja relacionado ao tráfico de drogas. Identificada apenas como Aldo, a vítima abandonou a profissão como guarda municipal há 10 anos e, logo depois, entrou no mundo dos entorpecentes.
“Infelizmente, a vida dele acabou desde que ele parou de trabalhar e começou a usar drogas. Por isso não há dúvidas que o crime está relacionado ao tráfico, principalmente porque ali é um ponto bem conhecido na região”, declarou o soldado à Banda B. O corpo do ex-guarda foi encontrado próximo ao local onde ele morava. Junto dele, estava o cachorro de estimação, dormindo encostado em uma árvore. Ele permaneceu junto ao dono até a chegada da PM.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia de Almirante Tamandaré deve investigar o caso.

Ministro da Justiça veta indicação de Iegas à Secretaria de Segurança do PR


Da Redação

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, vetou na tarde desta segunda-feira (24) a indicação do diretor de inteligência da Polícia Federal, delegado José Alberto Iegas, para ser o novo secretário da Segurança Pública do Paraná.
O veto foi confirmado durante reunião com o governador Beto Richa, em Brasília.
Iegas assumiria o cargo deixado por Cid Vasques. O nome do novo secretario pode ser anunciado ainda hoje pelo governador.
Nascido em Presidente Prudente (SP), Iégas ingressou na Polícia Federal em 1996. Durante esse tempo, ocupou importantes cargos no Paraná. Foi delegado de Cascavel, Guarapuava, Londrina e Foz do Iguaçu e superintendente da Polícia Federal no Estado. Atualmente, exercia o cargo de diretor de inteligência em Brasília. Ele é formado em direito e pós-graduado em Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia.

PF recebe mandado de prisão de Jefferson; ex-deputado se entrega



Na sexta (21), STF havia determinado que delator do mensalão fosse preso.
Ex-deputado deve ser conduzido para superintendência da PF no Rio.


A Polícia Federal informou nesta segunda-feira (24) que recebeu o mandado de prisão do delator do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson. O presidente do  Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, havia determinado a prisão na última sexta. Para que a polícia pudesse prender Jefferson, era necessário que o mandado fosse enviado pelo STF.
A PF informou por meio de sua conta oficial no microblog Twitter que recebeu o mandado. Também no Twitter, a PF disse que Jefferson se apresentou a policiais federais em sua casa.
Jefferson foi condenado no processo do mensalão a  7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele mora em Levy Gasparian, no interior do estado Rio, e deve ser levado para a superintendência da Polícia Federal na capital do estado.

Mandado de prisão de Roberto Jefferson (Foto: Cibele Moreira/TV Rio Sul)Ao longo do fim de semana, agentes da polícia federal fizeram plantão em frente à casa de Jefferson. O ex-deputado chegou a oferecer a impressora para os agentes caso precisassem imprimir o mandado de prisão. No domingo (23) pela manhã, Jefferson saiu para um passeio de moto, que durou cerca de três horas e meia. Ao voltar para casa, ele disse aos jornalistas que estava "desfrutando" os últimos momentos de liberdade.
Mandado de prisão de Roberto Jefferson (Foto: Cibele Moreira/TV Rio Sul)

Depois de matar tio e sobrinho, suspeito faz terceira vítima em São José dos Pinhais


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Três vítimas em 24 horas. Depois de assassinar tio e sobrinho, um homem apontado como autor dos crimes atirou e matou o jovem Jeferson de Goes Lode, 24 anos, na noite deste domingo (23). O crime aconteceu por volta das 19h30 rua Maria Martins Scarlize, no Jardim Itália, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com a Polícia Militar (PM), Jeferson era amigo da dupla assassinada no sábado. ele andava sozinho pela rua quando foi surpreendido pelo atirador. A família acredita em uma antiga rixa entre duas regiões de São José. O suspeito está sendo apontado como Tiaguinho.
Nenhuma testemunha viu o crime, mas há informações que ligam esse crime ao duplo homicídio de sábado. O soldado Bérgamo da Polícia Militar contou à Banda B que poucas informações foram levantadas no local, justamente porque a população tem medo de contar o que sabe. “O que sabemos é que o suspeito deu um tiro que atingiu o tórax da vítima e outros dois que feriram o abdômen. Ele fugiu para um local ainda não apurado”, finalizou.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A delegacia do município investiga os crimes.

Motorista fica em estado de choque ao atropelar ‘peladão’ que se jogou na frente do veículo


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Um motorista atropelou um homem nu na manhã desta segunda-feira (24) no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Os dois foram parar no hospital: o motorista em estado de choque e o homem nu com ferimentos generalizados. De acordo com testemunhas que viram o acidente, o ‘peladão’ se jogou na frente do carro. A família dele confirmou que ele sofre de abstinência de drogas.
O atropelamento aconteceu por volta das 6h20. O motorista dirigia um Ford Courier na Avenida Mascarenhas de Moraes, sentido Trevo do Atuba, quando um jovem de 20 anos completamente nu se atravessou em frente ao carro. O motorista ficou em estado de choque e precisou ser encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Boa Vista. Já o jovem foi socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) ao Hospital Cajuru. Ele teve ferimentos generalizados, mas não corre risco de morte.
A família do jovem contou a Polícia Militar (PM) que ele é usuário de drogas e sofre de abstinência quando fica sem a droga. O trânsito ficou parado por cerca de trinta minutos, mas logo foi liberado.

Suspeitos de contrabando de cigarros incendeiam ônibus após abordagem da PRF na BR-277


23 de fevereiro de 2014
Os passageiros de um ônibus, suspeitos de contrabando, colocaram fogo no veículo ao serem abordados em um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-277, próximo à Cerro Azul no último sábado (22). Os suspeitos tentaram fugir após o incêndio. De acordo com a Polícia o ônibus, que levava cigarros e outras mercadorias contrabandeadas do Paraguai, foi totalmente destruído pelas chamas, e há suspeita de que o veículo também transportasse drogas.
O incêndio interditou a pista por mais de 1 hora e contou com viaturas do Corpo de Bombeiros e até mesmo de caminhão pipa da concessionária responsável pelo trecho, que foram chamados para conter as chamas.
Os passageiros do ônibus foram presos e encaminhados à delegacia da Polícia Federal (PF) em Foz do Iguaçu.

Stephanes Jr. vence eleições do diretório municipal do PMDB


Da Redação

Com 55,4%, a chapa do deputado estadual Stephanes Júnior, aliada ao governador Beto Richa, venceu as eleições municipais do PMDB na tarde deste domingo (23). O candidato da chapa derrotada era o deputado federal João Arruda, que tinha o apoio do senador Roberto Requião. Ao todo, 847 filiados do partido participaram da eleição do partido que aconteceu hoje em Curitiba. O diretório municipal estava sob intervenção de uma comissão provisória.
pessuti-pmdb-230214-bandab
Foto: Reprodução
As duas chapas refletem a divisão interna do PMDB estadual. Stephanes tem o apoio do ex-governador Orlando Pessuti e tende a apoiar a reeleição de Richa. Já a chapa derrotada ainda busca a candidatura de Requião ao Governo do Estado.
No Twitter, Pessuti agradeceu os votos. “Obrigado PMDB de Curitiba por essa vitória. Um PMDB para todos é o que teremos”, disse. Já Stephanes foi incisivo: “Ganhar do Requião na ‘sua casa’ isso não tem preço!”
O deputado João Arruda também comemorou o resultado, já que dos 12 delegados que o diretório terá na convenção, cinco serão do grupo ligado à Requião, que ainda pode buscar apoios no interior do estado. “Fizemos 44% contra os cargos comissionados e a máquina do governo. Obrigado companheiros! Quero agradecer companheiros históricos que saíram de casa nesse domingo para formar uma grande frente de resistência”, disse.

Presos rendem investigadora e fogem de delegacia da RMC


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

Cinco presos fugiram da Delegacia de Bocaiuva do Sul, na região metropolitana de Curitiba, após render a investigadora que estava de plantão na noite deste sábado (22). De acordo com a polícia, ela entregava a comida dos detentos, quando acabou rendida na porta da cela.
Os cinco fugiram pela porta da frente da delegacia com três armas, sendo uma metralhadora, uma espingarda e uma calibre 32.
Outros 13 presos tiveram a chance de fugir, mas permaneceram na delegacia.
A Polícia Militar fez buscas na região, mas não encontrou os fugitivos.

Homem rouba bicicleta na Linha Verde e acaba preso 500 metros depois


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento

roubo-bicicleta-230214-bandab
Foto: Antônio Nascimento – Banda B
Um homem de 34 anos foi preso na tarde deste domingo (23) após roubar a bicicleta nova de um adolescente no bairro Pinheirinho, em Curitiba. De acordo com a polícia, logo após o roubo, uma viatura do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar passava pelo local e o jovem conseguiu avisar a viatura.
Dentro da viatura da PM, o adolescente identificou o assaltante 500 metros após o local do assalto, próximo ao Terminal do Pinheirinho. Com Luciano Morais foi apreendido a bicicleta, R$ 66 em dinheiro e o celular da vítima, além de um revólver 32 utilizado para o assalto.
Morais foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) Sul. O adolescente contou para a polícia que era a primeira vez que saía com a bicicleta, que está nova.