Colombo participa da 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil


WEBMASTER 10 DE MARÇO DE 2014

A reunião é uma das etapas preparatórias para o evento nacional que acontece em maio de 2014

A 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil reunirá representantes da Grande Curitiba para debater avanços na área
A 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil reunirá representantes da Grande Curitiba para debater avanços na área
Está marcada para o próximo dia 15 (sábado) a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil (2ª CIPDC), que irá reunir representantes dos municípios de Curitiba e Região Metropolitana. A conferência, que acontece na capital, é uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil e o tema será “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”.
A cogestora da Defesa Civil de Colombo, Maria da Silva Souza, falou a respeito do valor da reunião. “É de suma importância realizar conferências para fazer com que se pense em conjunto a vulnerabilidade, seja de ordem natural ou cultural, que acomete nossos municípios. A densidade demográfica e o grande agrupamento de pessoas que pode causar acidentes pede para que se pense com prevenção, que se preze pela educação e preservação. A Defesa Civil não é um órgão separado da sociedade, tanto que o nosso lema é “a Defesa Civil somos nós”, então é dever de todos pensar juntos as ações, e este tipo de evento vem para criar esta sintonia de pensamento”, destacou Maria.
A conferência será realizada por uma Comissão Organizadora, que conta com integrantes oriundos de todas cidades participantes. De Colombo estarão na comissão, além da cogestora e secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, o responsável pelo departamento de assuntos comunitários da Secretaria de Ação Social e Trabalho, Josmar Lima Amaral, e o diretor de obras, da Secretaria de Obras e Viação, Ítalo Perini Neto.
Objetivos e resultados
A conferência é a primeira etapa, e depois desta, os participantes se reunirão nas conferências estadual e nacional, esta prevista para maio de 2014
A conferência é a primeira etapa, e depois desta, os participantes se reunirão nas conferências estadual e nacional, esta prevista para maio de 2014
A 2ª CIPDC terá como objetivos principais avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, além de promover, incentivar e divulgar o debate sobre novas propostas para a proteção e a defesa civil. O evento também pretende verificar a ação governamental, em especial quanto à implementação dos instrumentos jurídicos, como os trazidos pela Lei nº 12.608 de 10 de abril de 2012.
Propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC também estará na pauta do evento. Ouro objetivo da conferência é estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil – CONPDEC, garantindo seu fortalecimento.
Depois de realizados os debates, serão eleitos os delegados (as) para a Conferência Estadual, para a qual também serão encaminhadas as propostas resultantes do encontro. O evento acontecerá durante todo o dia, no pavilhão de exposições do Parque Barigui, em Curitiba. Depois desta etapa os conferencistas se encontrarão novamente no evento estadual, e depois na conferência nacional, em maio de 2014.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Prestação de contas da 51ª Festa da Uva é entregue ao presidente da Câmara


WEBMASTER 10 DE MARÇO DE 2014

Comissão organizadora do evento realizado em fevereiro informa a movimentação de negócios dos três dias

Prefeita e integrantes da comissão organizadora apresentam o balanço da 51ª edição do evento ao presidente da Câmara, Pelé
Prefeita e integrantes da comissão organizadora apresentam o balanço da 51ª edição do evento ao presidente da Câmara, Pelé
Na manhã desta segunda-feira, 10, a Comissão Organizadora da 51ª Festa da Uva de Colombo acompanhada da prefeita municipal, Beti Pavin, entregou ao presidente da Câmara, vereador José Renato Strapasson (Pelé) a prestação de contas dos três dias do evento que aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de fevereiro, no Parque Municipal da Uva.
De acordo com o relatório de resultados repassado ao presidente do legislativo, o evento movimentou em negócios mais de R$ 3 milhões, por parte da Feira da Indústria e Comércio, da praça e barracas de alimentação, restaurantes, artesanato, parque de diversão e os estandes dos produtores rurais que comercializaram uvas, vinhos, sucos, geleias e outros derivados.
“Estes números representam a venda direta destes empreendedores que acreditaram e participaram do evento. Alí, naquela ocasião, eles estabeleceram vendas e contatos, que com certeza terão outros desdobramentos, como a vinda deste e de outros visitantes nas propriedades rurais como também nos negócios que os expositores da Feira iniciaram nestes dias”, destacou o presidente da Comissão Organizadora, Antonio Ricardo Milgioransa.
Beti Pavin, o presidente da comissão Antonio Ricardo e o vereador Pelé com a prestação de contas da Festa da Uva
Beti Pavin, o presidente da comissão Antonio Ricardo e o vereador Pelé com a prestação de contas da Festa da Uva
Segundo o presidente da Câmara, vereador Pelé, que recebeu a prestação de contas, este documento, que veio acompanhado de todas as solicitações de serviços e ordens de pagamento do evento ficará na casa de leis, a disposição da população e dos demais vereadores. “Vamos deixar para conhecimento de quem quiser conferir”, informou.
Também estiveram presentes na entrega oficial do relatório de prestação de contas do evento, os integrantes da Comissão Organizadora, Marcio Toniolo, Evandro Busato e Geovane Moreira, além do presidente da Comissão, Antonio Ricardo, do presidente da Câmara, vereador Pelé e da Prefeita Beti Pavin.
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br

Polícia vai até casa de suspeito de assassinato para prendê-lo e o encontra dentro de caixão


Da Polícia Civil


Os policiais civis da Delegacia de Homicídios foram até o bairro Pinheirinho, em Curitiba, por volta das 6h desta segunda-feira (10), cumprir dois mandados de prisão contra os responsáveis pela morte de Edivandro Santos de Toledo, 30 anos, assassinado a tiros, às 21h50 do dia 28 de fevereiro, na Rua Wilson Stadler, no mesmo bairro. Para surpresa da equipe, eles cumpriram apenas um dos mandados de prisão, contra Marcos de Oliveira Sobrinho, 36 anos. O comparsa dele não foi preso porque foi assassinado na madrugada de hoje.
suspeito
Outro suspeito não morreu e foi preso (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
“Quando fomos até a casa do homem para prendê-los, nos deparamos com seu velório. Graças a seu envolvimento o tráfico, Jean Willian Gomes Prates, 21 anos, que matou Toledo, foi morto nesta madrugada. Ele foi atingido por tiros por volta das 0h30, levado ao Hospital do Trabalhador e acabou morrendo por volta das 3h”, contou o delegado-adjunto da DH, Cristiano Quintas.
Segundo Quintas, no dia do crime, a vítima estava em um Corsa branco ao lado de outros três homens: Sobrinho, Prates e um terceiro ainda não identificado. “Houve uma discussão, pois Prates acusava Toledo de ter lhe subtraído R$ 3 mil em pedras de crack. Então a vítima saiu do carro e foi morta a tiros por Prates. Sobrinho era o motorista do veículo, que fugiu do local levando o matador”, contou quintas.
Além do preso, os policiais da DH também apreenderam o Corsa utilizado no dia do crime, que agora passará por perícia feita pelo Instituto de Criminalística. “Agora o homicídio de Prates também será investigado pelas equipes da DH”, lembrou o delegado.

Compartilhe:


PM entra na contramão e, sozinho, rende assaltantes em Curitiba; um suspeito morreu


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha
policiais
Suspeito morreu com três tiros (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Sozinho, um policial militar prendeu dois bandidos e matou um em confronto após um assalto a um posto de combustíveis na tarde desta segunda-feira (10). A situação terminou na Rua Ângelo Greca, no bairro Atuba, em Curitiba, onde o agente de Segurança Pública precisou entrar na contramão para abordar os suspeitos.
Nenhum policial quis falar sobre o caso, mas a Banda B apurou que o suspeito morto levou três tiros e estava pronto para roubar o carro de um corretor imobiliário. Os outros dois, que segundo testemunhas foram mais espertos, se renderam ao policial, que soube do assalto ao posto e os perseguiu.
Uma moradora na região ficou feliz com a morte do suspeito, mas reclamou da falta de segurança. “Situação bem complicada viu. Está cheio de policiais aqui agora, mas tem que ter o dia todo”, pediu.
O corpo do suspeito foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba e os comparsas à delegacia.

Caminhão carregado com azeitonas tomba e interdita parte de cruzamento no Portão


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
tombamento dentro1
Tombamento deixa trânsito complicado no Portão (Foto: Bruno Henrique – Banda B)

Um caminhão carregado com azeitonas tombou e interditou parte da Rua Raul Felix, no cruzamento com a Marcelino Iachinski, no bairro Portão, em Curitiba, por volta das 9h desta segunda-feira (10). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o líquido da azeitona vazou, mas a grande preocupação é com o combustível, que também escorreu do tanque.
tombamento dentro2
Vazamento de combustível foi controlado, mas risco existe (Foto: BH – Banda B)
Segundo o tenente J. Lopes, dos bombeiros, o vazamento, a princípio, foi controlado, mas o risco ainda existe. “Por conta disso chamamos o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para efetuar a retirada da carga e do caminhão com toda a segurança”, afirmou o tenente.
Não há previsão de quando o cruzamento será liberado, uma vez que, por volta das 9h30, a equipe do IAP ainda era esperada no local. O motorista do caminhão não ficou ferido.

Pai embriagado provoca acidente e filha de 6 anos morre ao ser ejetada do veículo em Colombo


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



Uma criança de 6 anos morreu ao ser ejetada do carro onde a família estava na noite deste domingo (9) na região de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Natália Martins Pacheco da Silva estava no banco da frente, no colo da mãe, quando o pai dela perdeu o controle do veículo. Cleverson Batista da Silva, 23 anos, estava embriagado e foi encaminhado para a Delegacia do Alto Maracanã.
A família voltava de um pesque e pague, por volta das 19h30, quando Silva perdeu o controle do Fiat Palio e capotou em uma curva. O policial rodoviário federal Oliveira disse à Banda B que tinham, ao todo, sete pessoas dentro do carro. “O carro estava com pessoas acima do normal. Quatro mulheres e três homens, entre crianças. Com o capotamento, a criança que estava no colo da mãe, na frente, voou para fora. O motorista se perdeu. Estava embriagado”, contou. De acordo com o teste do bafômetro, ele estava com 0,39 mg/L de álcool no sangue.
A menina chegou a ser socorrida pelos socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), mas não resistiu aos ferimentos. A mãe da menina, Andresa Martins Pacheco, 21 anos, a outra filha do casal de 2 anos e uma passageira Amanda Adelaide Launer, 15 anos, também ficaram feridas.
Durante o atendimento das vítimas, um homem se aproximou e quis agredir o motorista. A Guarda Municipal (GM) precisou intervir. Silva foi encaminhado a Delegacia do Alto Maracanã.

‘Homem Solitário da Dinamite’ explode caixa eletrônico no Rebouças


Por Luiz Henrique e Antônio Nascimento
eletronico dentro
Dentro da agência, a destruição de um caixa eletrônico (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

O ‘Homem Solitário da Dinamite’ agiu no final da madrugada desta segunda-feira (10) e explodiu uma agência bancária do Bradesco na Rua Alferes Polis com a Chile, no bairro Rebouças, em Curitiba. Sem a ajuda da ‘Gangue da Dinamite’, que age costumeiramente na capital, o rapaz fugiu e, até o fechamento desta reportagem, ninguém foi localizado.
O tenente Fabris, da Polícia Militar (PM), afirmou à Banda B que a ação aconteceu por volta das 5h. “Um indivíduo entrou no banco, colocou o artefato e explodiu o caixa. Ainda não é possível precisar se foi levado alguma quantia de dinheiro. Também não dá para dizer se tinha alguém dando cobertura para ele”, descreveu.
A Polícia Civil investiga o caso.

Jovem mata outro por ciúmes de garota; dono de bar mata rapaz com golpes de enxada


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



Um jovem de 22 anos foi morto a tiros na saída de uma casa noturna em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Diones da Silva Cordeiro foi atingido por disparos de arma de fogo por volta das 4 horas na rua Domingos Mocelin. O autor dos disparos fugiu no local e ainda não foi detido.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e informou que a briga começou dentro da casa noturna por causa de uma garota. O autor do crime teria ficado com ciúmes da menina, que estaria conversando com a vítima. Os dois se agrediram ainda dentro do local. Pouco tempo depois, Cordeiro foi morto com disparos de arma de fogo em frente ao local. A delegacia do município investiga o crime.
Outro
Outro jovem de 20 anos foi morto após discussão dentro de um bar na localidade de Serrado, no município de Doutor Ulysses, na região metropolitana de Curitiba. Rodrigo Felipe Miranda Ribas, 20 anos, teria tentado defender outro cliente que estava sendo agredido por um grupo de homens. O dono do bar fazia parte desse grupo e investiu contra Ribas, que foi morto com golpes de enxada. A família veio a Curitiba na manhã de hoje (9) liberar o corpo do rapaz no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba e disse que ele não tinha desentendimento com o suspeito do crime. “Ele era trabalhador, não fazia mal para ninguém”, conta o pai João Mariano.

Esposa pede ‘não vai’, mas homem se joga em represa e morre afogado


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



Um homem de 42 anos morreu afogado no fim da tarde deste domingo (9) em uma represa no limite de Campo Largo e Araucária, na região metropolitana de Curitiba. A identidade dele está sendo confirmada pela Polícia Militar (PM). O corpo dele foi encontrado a cinco metros de profundidade.
O local fica na Colônia Cristina e a Represa Rio Verde faz parte de uma área de reserva de uma empresa. A vítima estava ao lado de amigos e de familiares quando, por volta das 16h, pulou nas águas da represa. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a esposa dele contou que tinha pedido ao marido para não entrar na água, justamente porque não sabia nadar.
Algumas pessoas teriam tentado socorrer a vítima, mas sem sucesso. O Corpo de Bombeiros encontrou o corpo do homem cerca de uma hora depois. O Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba foi acionado.