Acidente envolvendo três caminhões e um carro deixa tráfego lento no Contorno Leste


Por Felipe Ribeiro

tombamentocontornoleste
Foto: @linkdom2
Um acidente envolvendo duas carretas, um caminhão e um carro deixou o tráfego lento no quilômetro 108 da BR-376, no Contorno Leste de Curitiba.
De acordo com a concessionária que administra o trecho, a lentidão se estendeu até o fim da concessão da Autopista Litoral Sul, no sentido São Paulo e por cerca de 13 quilômetros no sentido Santa Catarina.
Uma faixa ficou fechada no sentido sul devido a carga espalhada na pista.
Ninguém se feriu no local

Bandidos assaltam mercado da RMC e para “comemorar” saem atirando para o alto


Por Felipe Ribeiro e Luiz Henrique de Oliveira



Um assalto revoltou moradores da Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, durante a tarde desta terça-feira (11). De acordo com uma funcionária do Supermercado Céu, localizado na Rua Vinícius de Morais, cinco jovens renderam os funcionários e, após levarem os pertences, deram três tiros para o alto para “comemorar”.
Este é o segundo assalto parecido, já que na semana passada o Mercado Chimanski, localizado na Rua João Quirino Leal, foi assaltado exatamente da mesma maneira.
Segundo a funcionária, o mercado acionou a Polícia Militar por volta das 15h10, mas até as 16h a viatura não tinha chegado. “Só disseram que a viatura estava em um protesto e que não poderia vir aqui registrar o boletim de ocorrência”, disse.
A Banda B entrou em contato com a Polícia Militar, que informou que a Companhia da Fazenda Rio Grande informou que o policiamento está sendo feito na região com as viaturas e o efetivo disponível, buscando sempre dar o melhor atendimento à população e atender a todas as ocorrências. “É importante ressaltar que após ocorrido o crime ou delito cabe à Polícia Civil a investigação”, disse a nota.

Funcionária suspeita de pacote ‘com tic tac’ e mobiliza PM para hipermercado no Portão


Por Luiz Henrique de Oliveira, Marina Sequinel e Juliano Cunha
bope dentro
Policiais isolaram parte do hipermercado (Foto cedida por: Norberto Bill)

Um pacote suspeito fez policiais militares do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar (PM) isolarem parte do Hipermercado Mufatto, no bairro Portão, em Curitiba, na tarde desta terça-feira (11). A PM confirmou à Banda B que uma caixa estranha chegou até uma loja de celulares. Os funcionários se assustaram com o barulho  de ‘tic e tac’ que o dispositivo fazia e acionaram as viaturas.
A suposta bomba foi desarmada pelos especialistas e, só depois, eles descobriram que se tratava, na verdade, de um rastreador enviado para a loja. O produto estava sem identificação nenhuma ou nota fiscal, junto com outras caixas que continham mercadorias.
O Esquadrão realizou todas as medidas cabíveis e já deixou o local.

GAZETA DO POVO TAMBÉM PÚBLICA PEDIDO DE CPI EM COLOMBO PARA INVESTIGAR ROUBO DO DINHEIRO DA FESTA DA UVA








PARA ACESSAR A MATÉRIA DA GAZETA DO POVO QUE FALA DA CPI DO DINHEIRO DA FESTA DA UVA DE 2011 CLIQUE NO LINK ABAIXO:





GAZETA DO POVO

CPI EM COLOMBO PARA INVESTIGAR SUMIÇO DO DINHEIRO DA FESTA DA UVA DE 2011




Hoje dia 11 de março de 2014 as 15.00 hrs foi protocolado  REQUERIMENTO para que  seja instaurada na CÂMARA MUNICIPAL DE COLOMBO uma CPI - COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO para  investigar irregularidades  nas FESTAS DA UVA de 2009/2010/2011/2012.

Conforme informações que nossa reportagem apurou, existem várias irregularidades  nas referidas prestações de contas das  festas realizadas nesse período, inclusive na FESTA DA UVA de 2011 houve um roubo da arrecadação  que  até o presente momento não foi apurado, pois as investigações ocorrem em segredo de justiça.

O requerimento foi assinado por 13 vereadores: Gil Gera, Professor Waldirlei, Vagner da Aviação, Ratinho, Sergio Pinheiro, Renato da Farmácia, Marquinho Berlesi, Pr Batista, Dolíria Strapasson, Eurico Dino, Alan Tatoo, Luiz LD, Sidinei Campos.



Vacinação contra o HPV acontece nas Unidades de Saúde de Colombo


WEBMASTER 11 DE MARÇO DE 2014

Vacinação contra o HPV acontece nas Unidades de Saúde de Colombo

Vacinação contra o HPV acontece nas Unidades de Saúde de ColomboMeninas entre 11 e 13 anos somam no município 6.389 adolescentes que devem receber as três doses de imunização
Pais e responsáveis por meninas entre 11 e 13 anos já podem levá-las até uma das 21 Unidades Básicas de Saúde de Colombo para receber a vacina contra o HPV. A imunização protege contra o papilomavírus humano (HPV) responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.
Para a enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Mirian Costa Chiaverini, é de extrema importância estas meninas receberem todas as doses de proteção e reforço. “É importante destacar aos pais e responsáveis que todas as três doses devem ser recebidas, uma agora, outra daqui seis meses, e a última, daqui cinco anos”, informou.
A enfermeira Mirian lembrou que a meta do município é imunizar 80% do público alvo. Em Colombo são 6.389 colombenses nesta faixa etária, entre 11 e 13 anos. “Esta é uma determinação do Ministério da Saúde, vacinar 80% deste total, assim, já estará garantida uma maior cobertura vacinal, mas o ideal, é vacinar todas”, explicou a coordenadora da vigilância.
Durante 2014, as doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município, e nas escolas acontecerão campanhas de vacinação, na qual os pais e responsáveis serão informados antecipadamente. Tanto no ambiente escolar como nos postos de saúde, a vacina será aplicada por profissionais de saúde.
Anos seguintes
Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, às meninas que completam nove anos. Com isso, o Brasil, em apenas dois anos, protegerá a faixa etária (meninas de 9 a 13 anos) que melhor se beneficia da proteção da vacina.
A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Por tratar-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da sua vida.
Na grande maioria, o HPV cura-se espontaneamente, mas em algumas mulheres eles produzem lesões que podem desencadear o câncer de colo do útero. O HPV também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estima-se que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido ao câncer de colo do útero. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos nesse ano.
Confira os endereços e contatos das 21 Unidades Básicas de Saúde de Colombo:
Unidade de SaúdeEndereçoFone
Alexandre NadolnyR: Brasílio Pereira, 183663-4397
Alto MaracanãR: Abel Scussiato, 883606-0024
AtubaR: Ludovico Klindinger, 1503675-9563
BacaetavaR: Estradas das Grutas, 393656-5333
CaicR: Antonio Frc Scrok, 393562-7743
CapivariR: José Carrão, S/Nº3656-5175
GuaraitubaR: Genésio Moreschi, 2573666-1372
J.D. CristinaR: Cornélio Procópio, 4113666-4103
J.D. das GraçasR: Angelo F. Dalprá, 4573606-4103
J.D. ParanáR: Florindo Berlezi,333675-6359
J.D. OsascoR: Zacarias M. Meira, 5053606-2477
LiberdadeR: Felicio Falavinha,183562-1766
MauáR: Fortunato Taverna,1003675-8308
Monte CasteloR: Orquídeas, 7243666-9413
N.S. FátimaR: São Frcº Xavier, 023606-1507
QuitandinhaR: José Mª S.Paranhos, 783663-3041
Santa TeresaR: Colibri, 313656-6715
São DimasR: Presidente Farias, 433666-8388
São DomingosR: Ludovico Kachel, 1473621-1455
São JoséR: Atalaia, 11953666-4788
SedeR: José Leal Fontoura, 4073656-6364
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Homens armados invadem escola atrás de inimigo e diretora garante proteção de crianças


Por Luiz Henrique de Oliveira




Na hora, clima de medo, confusão e gritaria. No dia seguinte, procura por respostas para o que aconteceu. Essa está sendo a realidade nas últimas 24 horas para os pais de alunos da Escola Municipal Alcides Mario Penha, localizada na Rua Pessegueiro, no bairro Eucaliptos, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Isso porque, na tarde de ontem (10), homens armados invadiram o local durante o período de aula. A intenção deles era matar um inimigo, que estava escondido lá. Uma negociação por parte da diretora e a presença da Polícia Militar garantiram que ninguém saísse ferido, mas, por outro lado, os suspeitos fugiram e não foram localizados.
A informação foi apurada pela Banda B, na manhã desta terça-feira (11), depois de várias ligações de mães preocupadas com o que aconteceu. Ao verem as armas na mão dos marginais, testemunhas garantem que o susto foi grande entre alunos e pais, o que levou a surgir inúmeros boatos. A primeira mãe que procurou a reportagem, por exemplo, falou que queriam roubar uma professora. “A intenção era levar o carro dela”, descreveu. Já a segunda, afirmou que seriam mais de seis homens armados. “Estavam até com metralhadora”, garantiu
Secretaria de Educação nega boatos
Procurada, a Secretaria de Educação de Fazenda Rio Grande negou os boatos mais ‘cinematográficos’, mas confirmou que a confusão aconteceu. A versão é que, por volta das 16h, visivelmente embriagado, o primeiro homem entrou na escola para se esconder dos inimigos, que vieram logo em seguida. Enquanto ele estava escondido em uma sala, uma diretora tentava conversar com os suspeitos, o que garantiu que nenhum possível disparo fosse efetuado. Durante essa negociação, ao perceberem uma iminente chegada da Polícia Militar (PM), os homens armados fugiram. O outro envolvido, que escolheu a escola para se esconder, prestou depoimento e foi liberado, por não haver flagrante.
Vale ressaltar que a Educação de Fazenda não confirma armas com os suspeitos, porém todas as testemunhas ouvidas pela Banda B garantem a presença delas.
Mais segurança
Em entrevista à Banda B, o secretário municipal de Educação, Ednelson Queiróz Sobral, garantiu que medidas de segurança serão tomadas. “A escola tem um muro alto e proteção, porque temos uma preocupação grande com segurança, por isso o rapaz teve que passar por vários aparatos. Por conta de tudo isso, hoje à tarde teremos uma reunião para ver o que pode ser feito para trazer mais traquilidade aos alunos”, afirmou, confirmando a possibilidade de um vigilante ser contratado para as escolas da cidade.
O secretário também fez questão de parabenizar o trabalho da diretora da escola. “Foi um contratempo e nossa diretora foi muito importante para evitar algo pior. Enquanto o rapaz que fugia ficou dentro da sala com a vice-diretora, ela fez a intervenção com os outros homens que estariam armados, evitando que eles se encontrassem e algo acontecesse no ambiente escolar”, concluiu.
A Banda B segue acompanhando a situação na escola, que atende centenas de alunos no ensino fundamental de Fazenda Rio Grande.

Cinco pessoas em casa e, de repente, um estrondo: moradores encontram caminhão dentro da sala


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique


Uma cena de destruição na casa de uma família no Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Cinco pessoas acordaram assustadas com um estrondo imenso na manhã desta terça-feira (11). Um caminhão teve problemas técnicos, o motorista não conseguiu frear e invadiu a casa da família. A garagem e a sala ficaram destruídas. Ninguém se feriu.
O caminhão estava estacionado em uma descida, em frente à casa do motorista, a cerca de um quilômetro da casa atingida. Por volta das 9 horas, o caminhoneiro tentou dar a partida no caminhão, que não ligou e começou a descer a rua abaixo. O veículo atingiu um carro Logan que estava na garagem, parte da sala e de outro cômodo. O motorista ficou ferido e foi encaminhado pelos socorristas do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) ao Hospital Angelina Caron. Ele não corre risco de morte.
As cinco pessoas que moram na casa estavam dormindo quando caminhão invadiu o local. Por milagre, o quarto invadido estava vazio. Elas saíram correndo quando ouviram os estrondos e foi só aí que viram o caminhão dentro da casa.
“Foi um susto muito grande. Primeiro ouvi um barulho forte, acho que foi quando ele bateu no muro, depois veio o estrondo, parecia uma explosão. Saímos correndo e só depois vimos que o caminhão tinha ido parar aqui dentro. Imagina se alguém estivesse na sala?Teria morrido”, disse Silmara Michaliski, moradora.
A residência está com várias rachaduras. Um representante da empresa responsável pelo caminhão está no local fazendo os levantamentos do prejuízo. O motorista ainda não disse o que teria ocorrido.

Bandidos fortemente armados quebram agência a marretadas e fogem com R$ 150 mil


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

são-jose
Funcionários e vigilantes foram rendidos. Foto: BH/Banda B

Quatro bandidos fortemente armados invadiram uma agência bancária na manhã desta segunda-feira (10) no bairro Pedro Moro, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Funcionários e seguranças foram rendidos durante a ação. Ninguém ficou ferido. Eles fugiram levando R$ 150 mil, coletes balísticos e armas longas dos seguranças.
A porta de vidro, ao lado da giratória, da agência do Banco do Brasil, que fica na rua Joinville, foi quebrada a marretadas. Testemunhas contaram à Polícia Militar (PM) que os bandidos pararam uma EcoSport ao lado do estacionamento do banco e deram início ao assalto. O guardador de carro foi rendido por um dos bandidos, enquanto outros três quebravam a porta de vidro.
O assalto aconteceu por volta das 9h45 e funcionários e bancários que já cumpriam expediente foram rendidos pelos criminosos. Ninguém ficou ferido. A ação foi rápida e durou cerca de 15 minutos. Os bandidos fugiram levando dinheiro e equipamentos dos seguranças. Na fuga, eles deixaram cair uma pistola 9 milímetros.
A EcoSport, que estava com alerta de roubo, foi abandonada a quatro quilômetros do banco. Outro veículo, um Hb20, deu cobertura para a fuga. A Polícia Militar e a Civil foram acionadas.

Casal cai de moto e morre após ser atropelado por rodado de caminhão durante temporal


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
acidente 2
Casal morreu na hora (Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

Um casal que estava em uma motocicleta morreu na hora após bater contra um caminhão na pista sentido Curitiba na BR-116, no limite entre a capital e Fazenda Rio Grande, no início da manhã desta terça-feira (11). De acordo com testemunhas, chovia muito no momento do acidente e isso pode ter causado a tragédia.
acidente3
Motocicleta em que estava o casal (AN – Banda B)
“Eu vi a motocicleta derrapando na pista, mas não sei se eles se perderam sozinho ou foram tocados”, afirmou à Banda B um caminhoneiro que testemunhou o acidente.
De certo, é que o rodado do caminhão passou sobre o corpo do casal, que não resistiu aos ferimentos. “O caminhoneiro disse que quando viu a motocicleta estava na sua frente e não teve o que fazer”, descreveu um companheiro do motorista.
As vítimas foram identificadas como Odinei Ferreira da Costa, de 25 anos, e Lucélia Gomes da Rocha, de 26. Os corpos foram recolhidos ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML). O inquérito policial do acidente foi encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito.

Colombo terá delegação de agricultores no 6º TecHort


WEBMASTER 10 DE MARÇO DE 2014

Secretaria da Agricultura garante participação dos produtores rurais de Colombo no evento técnico voltado para a prática da horticultura

Durante o Dia de Campo agricultores e técnicos têm oportunidades de debater técnicas utilizadas
Durante o Dia de Campo agricultores e técnicos têm oportunidades de debater técnicas utilizadas
Um evento técnico que reúne agricultores e profissionais da área para apresentação de novas tecnologias, lançamentos de produtos e técnicas de manejo sustentável será realizado em São José dos Pinhais nos dias 19, 20 e 21 de março.
Colombo terá segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento Márcio Toniolo, a participação de uma delegação que está sendo mobilizada por sua equipe. “A Prefeitura vai garantir o transporte e nossos técnicos estarão acompanhando o ‘Dia de Campo’. Será uma boa oportunidade para ampliar o conhecimento de novas técnicas de cultivo de hortaliças e principalmente para atender às demandas por qualidade que é crescente no mercado de hortifrutigranjeiros”. Disse o Toniolo.
As práticas de manejo e cuidados com o solo também são apresentadas durante a visita
As práticas de manejo e cuidados com o solo também são apresentadas durante a visita
A Participação da delegação colombense será no dia 19 de março no período da tarde. Os Agricultores interessados poderão se inscrever na Secretaria Municipal da Agricultura localizada no Bosque da Uva, local de onde partirá o ônibus para o local da realização do Encontro. Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 41-3656-4849.
Fotos: Arquivo Techort
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial:www.colombo.pr.gov.br