Atraso nos estádios causará desafio para as telecomunicações, diz ministro


Da Agência Brasil

O ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (26) estar preocupado com os reflexos que o atraso nas obras dos estádios de Porto Alegre, São Paulo e Curitiba poderão causar para a instalação de equipamentos de telecomunicações durante a Copa do Mundo. Ele diz acreditar, no entanto, que a Telebras, empresa responsável pela infraestrutura a ser usada na transmissão televisiva dos jogos, dará conta do desafio, ainda que o atraso resulte em “uma situação emocionante, no mal sentido”. Já as empresas de telefonia móvel terão ainda que resolver problemas de cunho comercial com as administrações dos estádios, acrescentou.
arena-260314-bandab
Foto: Divulgação Cap S/A
“A informação recebida na segunda-feira (24) é que esses três são os estádios que têm maior atraso”, informou o ministro na Câmara dos Deputados, depois de audiência pública. “A preocupação é a de todo mundo: as obras [dos estádios] atrasaram muito, e precisamos colocar infraestrutura de telecomunicações, o que normalmente é colocado depois que o estádio está pronto. E o estádio em Curitiba (PR) só estará pronto no dia 15 de maio. Quer dizer: teremos apenas um mês de prazo para instalar [o equipamento]. Mas já estamos negociando [na busca por uma solução]”, adiantou.
Paulo Bernardo explica que em cada estádio será necessário disponibilizar uma sala para os equipamentos da Telebras. “Teremos também de instalar dois anéis de fibra ótica redundantes, para o caso de, se houver dano a um dos anéis, o outro funcionar”, disse ele, demonstrando ainda certa confiança. “Vai ser feito que nem na Copa das Confederações. Na época, teve instalação de fibras que só terminou uma semana antes do jogo, com certeza causando uma tensão; um estresse. Mas não vai ter problema nenhum, porque a Telebras sabe que isso é obrigação”.
Já no caso das empresas de telecomunicações há um problema a mais, disse ele. “Tem uma briga sobre quanto a empresa terá que pagar para colocar a antena no estádio. E tudo isso vira um problema comercial”. Paulo Bernardo diz suspeitar de que essas questões comerciais sejam o real motivo de o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ter feito declarações sobre o risco de haver demora ou mal funcionamento da internet nos estádios, caso não consigam instalar antenas e wifi (serviço de acesso à internet sem fio).
“Acho que eles não deviam nem ficar falando essas coisas, porque isso já acontece em aeroportos e também em outras áreas da cidade. O SindiTelebrasil precisa fazer o esforço dele para instalar o equipamento e dar conta [do que lhe cabe]. Essas declarações ajudam a tornar a situação mais emocionante, mas não ajudam a resolver o problema das telecomunicações”, argumentou.
Paulo Bernardo reiterou que o desafio do país para com as telecomunicações não está restrito aos jogos da Copa. “Não estamos fazendo um serviço só para a Copa do Mundo”, disse. “Precisamos resolver o problema das telecomunicações e melhorar a qualidade delas para o Brasil. A Copa será apenas durante um mês. Acabou a Copa, vamos continuar vivendo aqui, e o brasileiro quer um serviço de boa qualidade”, disse ao lembrar que as concessões para telefonia de quarta geração (4G) terão prazo de 15 anos.
O ministro disse, ainda, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já finalizou uma regulamentação que permitirá, aos estangeiros que vierem ao Brasil para os jogos, a habilitação de celulares sem a necessidade de apresentação de CPF. “Bastará apresenta o passaporte”, disse o ministro.

Secretaria de Saúde promove encontro da Equipe de Saúde Bucal


WEBMASTER 26 DE MARÇO DE 2014
Secretária de Saúde promove encontro da Equipe de Saúde BucalNa manhã desta terça-feira (25/03) os 76 servidores que atuam na equipe de saúde bucal da Secretaria municipal de Saúde estiveram reunidos no auditório da Regional Maracanã no período da manhã. Durante o encontro, foram apresentadas orientações sobre a antissepsia dos consultórios, a correta utilização do “Peresal” que é um produto que requer técnica adequada por profissionais na limpeza e esterilização química, além dos dados estatísticos de 2013 para o setor.
Durante o evento, além da capacitação, aconteceu a apresentação do novo secretário da pasta o Dr. Fernando Aguilera aos seus colegas de profissão, já que ele também é dentista.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Prefeitura e UFPR realizam inventário turístico em Colombo


WEBMASTER 26 DE MARÇO DE 2014

Mais de 100 pontos comerciais e estruturas públicas serão visitados em quatro dias de pesquisa de campo

Prefeitura e UFPR realizam inventário turístico em ColomboNos próximos dias 28 e 29 de março (sexta-feira e sábado) e 01 e 02 de abril (terça-feira e quarta-feira), vai acontecer em todas as regiões de Colombo um levantamento para identificar as potencialidades turísticas e de infraestrutura que Colombo possui, que são oferecidas tanto para os visitantes que vem a cidade para o lazer quanto para os moradores que utilizam estas estruturas no seu dia a dia.
Mais de 100 pontos comerciais e estruturas públicas serão visitados pelo programa de Inventário Turístico que ao seu final irá disponibilizar dados sobre a oferta turística da cidade. “Esta pesquisa de campo vai permitir uma análise sobre a oferta e a demanda, para assim aprimorarmos as linhas de ação turística que estão sendo desenvolvidas no município”, informou o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.
A iniciativa da Prefeitura Municipal de Colombo em parceria com estudantes do curso de Turismo da UFPR por meio do Ministério do Turismo tem por objetivo planejar o turismo, mapear as regiões para então serem desenvolvidas ações de acordo com as características e tendências de cada localidade do município. Os resultados devem ser apresentados no final do mês de maio. “Pretendemos trabalhar todos os empreendimentos da cidade para o turismo”, destacou a diretora de Turismo, Aline Martinhago.
Ao todo irão realizar as entrevistas para o preenchimento dos questionários, mais de 35 alunos supervisionados pelo professor do curso e pelos técnicos do setor de Turismo da Prefeitura. As perguntas irão esclarecer dados gerais do empreendimento, serviços disponibilizados, estruturas físicas, passando pela área rural até a urbana de Colombo, e assim dar subsídiuos para a elaboração de roteiros turísticos. “O inventário não tem caráter de fiscalização e serão investariados todos os estabelecimentos considerados de interesse turístico”, esclareceu Aline.
CRONOGRAMA ATIVIDADES – INVENTÁRIO TURÍSTICO
PREFEITURA DE COLOMBO E UFPR
Departamento de Turismo / Curso de Turismo UFPR
Dia da SemanaLocalidade
28 de marco / sex6ª RegiãoCapivari; Bacaetava; Imbuial; Ribeirão das Onças; Poço Negro; Serrinha.
1ª RegiãoRegião da BR116 (início Trevo do Atuba) e Colônia Faria
29 de março / Sab5ª RegiãoRodovia da Uva (a partir do Posto Coyote), Centro, Sapopema, Uvaranal e São João
7ª RegiãoSanta Gema, Itajacuru, Imbuial.
01 de abril / Ter4ª RegiãoRegião da Rod. da Uva até Posto Coyote.
02 de abril / Qua2ª Região / 3ª RegiãoRegião da Estrada da Ribeira, Jd. das Gracas, Guarujá, Santa Teresinha, Roseira.
Informações: Departamento de Turismo / Secretaria de Industria, Comércio, Turismo e Cultura Contato: (41) 3656-6600.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos fecha atendimento a BOs às 20h por falta de segurança


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), especializada em casos deste gênero em Curitiba, não está mais realizando Boletim de Ocorrência (BO) das 20h às 9h. O motivo? Segundo o apurado pela Banda B, a falta de segurança, já que os policiais de plantão precisam cuidar dos 186 presos nas carceragens, que deveriam abrigar no máximo 50.
aviso dfrv
Aviso na entrada da DFRV (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Sempre funcionou da seguinte forma: Quem tinha um carro furtado ou roubado em Curitiba podia fazer o BO a qualquer hora no dia na DFRV. Agora, em uma decisão tomada com o apoio do Sinclapol, sindicato da categoria, entre as 20h e 9h BO apenas junto ao 190 da Polícia Militar, para que seja dado o alerta de furto ou roubo.
Os policiais civis demonstravam preocupação porque precisavam realizar o BO e ao mesmo tempo cuidar dos presos, o que, de acordo com o que a Banda B apurou, colocava eles e a população em risco.
Resposta Polícia Civil
Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil confirmou a medida e disse que “ela foi tomada devido ao aumento no número de presos na carceragem, o que colocava em risco a segurança dos policiais e usuários”. Ainda, a orientação da assessoria é que o” alerta de roubo ou furto seja feito junto ao 190 e, no dia seguinte, em até 24 horas, em qualquer delegacia, ou de preferência na DFRV”.

Policiais civis são presos durante operação do Gaeco em Curitiba e outras seis cidades do Paraná


Da Redação com MP-PR



O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (26), dez mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão contra acusados da participar de uma quadrilha de roubo de cargas. Entre os investigados, seis são policiais civis, sendo que três deles tiveram a prisão decretada pelo Poder Judiciário e outros três foram afastados de suas funções. A ação contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil, Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Polícia Militar
Os mandados foram cumpridos em São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Santa Terezinha do Itaipu, Foz do Iguaçu e Curitiba. Durante as buscas foram apreendidas duas escopetas, dois revólveres, produtos eletrônicos, dinheiro, celulares e rádio comunicadores.
As investigações, realizadas pelo Núcleo do Gaeco em Foz, apontam a existência de uma organização criminosa que realizava roubos de carga e forçava – mediante ameaça com armas – a ocultação do produto do roubo em propriedades rurais. O esquema funcionava com a participação de alguns policiais civis. Nas ações criminosas, a quadrilha utilizava armas e uniformes da Polícia Federal para a abordagem.
O Gaeco já denunciou dez pessoas à Justiça por esse caso, entre eles os seis policiais.

Menino de um ano morre afogado em balde enquanto mãe lavava roupa


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

Um bebê de apenas um ano e três meses morreu afogado em umbalde na tarde desta terça-feira (26). A tragédia aconteceu na casa da família, no km 17 da Rodovia dos Minérios, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba.
Segundo o secretário de saúde da cidade, Antônio Todeschi, conhecido como “Tonhão da Saúde”, a mãe, de 18 anos, lavava roupa quando o incidente aconteceu. “Ela deixou um balde perto dela e a criança ‘mergulhou’ no balde e ficou com a cabeça submersa. Como o objeto não virou, não caiu, ele não conseguiu escapar”, explicou em entrevista à Banda B.
O bebê, identificado apenas como Luiz, ficou submerso por cerca de 10 a 15 min, quando a mãe percebeu que ele estava se afogando. “Ela trouxe o menino para a unidade de saúde, mas não deu tempo de salvá-lo. Os médicos entubaram a criança e tudo, mas, infelizmente, já era tarde. O caso é muito triste e deixou todos os funcionários consternados”, contou Tonhão.
Ele orientou ainda que os pais tomem muito cuidado para evitar esse tipo de acidente. “A criança precisa ser vigiada 24 horas por dia. Não dá para perdê-los de vista nem por um minuto ”, concluiu.

Bandidos tentam invadir barracão de empresa e trocam tiros com policiais militares


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento




Um confronto entre policiais militares e dois suspeitos de arrombamento terminou com um preso e outro ferido com um tiro no tórax, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (26). Os dois foram flagrados entrando em uma empresa para furtar na rua João Cordeiro, no bairro Boneca do Iguaçu.
De acordo com a Polícia Militar (PM), os suspeitos foram abordados e não se renderam, preferiram trocar tiros. Um deles foi rendido e o outro ficou ferido, sendo encaminhado ao Hospital Cajuru, a princípio, sem risco de morte.
A apuração completa do caso fica a cargo da Delegacia de São José dos Pinhais.

Um dia antes de se mudar de Colombo, homem é chamado até o portão e executado


Por Luiz Henrique de Oliveira e Danaê Bubalo


Prestes a se mudar da Grande Curitiba, Jair Roque Becker, de 35 anos, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (25) no bairro São Gabriel, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem, que era usuário de drogas, estava em casa quando foi chamado no portão da residência. Ao sair, foi atingido por três tiros, dois no rosto e um no pescoço, que o mataram na hora.
colombo
Vítima ia se mudar para Colombo (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
De acordo com o tenente Carlos Goulart, do 22º batalhão da PM, Jair estava com uma passagem comprada e embarcaria nesta quarta feira (26). “Esse rapaz estava em casa e quando saiu levou vários disparos. O autor dos tiros fugiu em um Palio Preto. É bem provável que a motivação do crime esteja relacionado a isso”, descreveu àBanda B.
O tenente não soube passar qual seria o destino da viagem da vítima. O caso é investigado pela Delegacia de Colombo.

Jovem sem moto e com capacete chama a atenção da polícia; suspeita estava certa


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

drogas-cic
Drogas encontradas dentro do capacete. Foto: DB/Banda B
O capacete que Anderson Cardoso Cruz, 23 anos, levava nas mãos levantou suspeitas dos policiais do 23º Batalhão, na Vila Barigui, Cidade Industrial de Curitiba. Cruz caminhava pela rua Ana Tosin por volta das 6 horas desta terça-feira (25) quando foi abordado. Cruz foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Sem motocicleta, o jovem foi visto pelos policiais colocando alguma coisa dentro de um capacete, próximo a casa dele. Policiais o abordaram logo depois. Dentro do capacete foram encontrados 124 gramas de crack e mais 197 gramas de cocaína. Cruz contou à Polícia Militar que a droga não era dele, e que ele apenas levava o material para o seu legítimo dono.
“Esse suspeito não tem passagem pela polícia e é jovem, como comum no trágico. Cada vez mais pessoas novas têm se envolvido no mundo do crime”, disse o delegado Rogério Martin de Castro. O jovem foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão.