Ao ver dono sendo preso, cão entra em viatura da polícia e vai junto




A atitude de um cachorro surpreendeu policiais militares que trabalham no 2º Distrito de Rio Branco, na Rua 17 de novembro, no Acre. Eles foram avisados por moradores de que havia um cidadão portando uma faca nas proximidades da Gameleira, praça mais conhecida da região.
No local, eles prenderam Antônio Mariano. O homem foi colocado na viatura da polícia para que, na delegacia, esclarecesse o porte da faca. Foi quando um cão da raça poodle pulou no veículo para ficar com o dono.
O cachorro permaneceu o tempo todo ao lado de Mariano, comovendo policiais e o delegado responsável pelo caso.
Horas mais tarde, após depoimento, o homem foi liberado.

Para 65% dos brasileiros, mulher que usa roupa curta merece ser atacada


Da Redação



A expressão nada sutil de que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas” foi motivo de concordância por 65% dos 3.810 brasileiros entrevistados na pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social, divulgada na tarde desta quinta-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, que visou fazer um levantamento sobre violência contra a mulher, 42,7% concordaram totalmente com a afirmação e 22,4%, parcialmente. Porém, residentes no Sul e Sudeste, jovens e pessoas com educação média e superior, apresentam menores chances de concordar com a afirmação.
Realizada entre maio e junho de 2013, a pesquisa aponta ainda que 58,5% acredita que o número de estupros no país seria menor “se as mulheres soubessem como se comportar”, levantando o ponto de culpabilização da mulher pela violência sexual na percepção dos brasileiros. “Por trás da afirmação, está a noção de que os homens não conseguem controlar seus apetites sexuais; então, as mulheres, que os provocam, é que deveriam saber se comportar, e não os estupradores. A violência parece surgir, aqui, também, como uma correção. A mulher merece e deve ser estuprada para aprender a se comportar. O acesso dos homens aos corpos das mulheres é livre se elas não impuserem barreiras, como se comportar e se vestir adequadamente”, diz o relatório do Ipea.
Casais
Além destes números, 89% dos entrevistados, somando aqueles que concordaram totalmente e parcialmente, disseram concordar que “roupa suja deve ser lavada em casa” e 82% concordam que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.
63% concordaram, total ou parcialmente, que “casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família”.
Homossexualidade
O Ipea traz ainda informações sobre a percepção em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ao afirmar que “casamento de homem com homem ou de mulher com mulher deve ser proibido”, 51,7% dos entrevistados concordaram, total ou parcialmente, com a afirmação.
Já a afirmação “Casais de pessoas do mesmo sexo devem ter os mesmos direitos dos outros casais”, 40,5% discordaram. A religião foi significativa nessa afirmação: católicos se mostraram intolerantes na ideia de proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os evangélicos, no foram o grupo mais intolerante a todos os sentidos da relação gay.

Sanepar repara erro e tapa buraco que deixou morador ‘sem saída’ em Curitiba


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira
buraco-antes-e-depois
O antes e depois do reparo pela Sanepar. (Foto: Arquivo pessoal)

Após denúncia realizada pela Banda B sobre um ‘buraco esquecido‘ em uma obra, a Saneparfoi até o local e reparou o erro no final da tarde desta quinta-feira (27). Na manhã de hoje, um morador do bairro Pilarzinho, em Curitiba, procurou a reportagem para reclamar que, após o conserto de um cano estourado na segunda (24), a empresa não tapou o buraco, que fica em frente a garagem dele.
“Eu não podia sair de casa com o carro. Agora sim, eles finalmente vieram realizar o final do serviço. Eu agradeço de coração a ajuda”, declarou o morador, André Bonfanti,
Agora, André vai poder levar o pai na fisioterapia ou simplesmente sair comprar pão, o que ele não podia fazer com o buraco na frente da garagem. “Eu parabenizo toda a equipe da reportagem pelo serviço prestado à comunidade”, concluiu.

Vereador diz que prefeito de Mandirituba demitiu 14 secretários de uma vez só


Por Luiz Henrique de Oliveira


O vereador Fernando Teixeira, do PC do B, que faz parte da oposição ao atual prefeito de Mandirituba, Onildo Gellati, do PTB, procurou a Banda B na tarde desta quinta-feira (27) para contar uma situação inusitada que teria acontecido na cidade da região metropolitana de Curitiba. Segundo ele, o atual responsável pela administração municipal demitiu os 14 secretários das pastas da cidade, em uma reunião que aconteceu no final da tarde de ontem. A reportagem busca a versão da prefeitura e aguarda retorno.
Teixeira explicou que a demissão geral teria acontecido sem aviso prévio. “Ele reuniu todos os secretários e chegou na reunião, que normalmente duraria uma hora, mas dessa vez levou só cinco minutos, porque ele falou que todo mundo estava demitido e tinha que passar no RH. São 14 secretários demitidos sem nenhuma justifica e agora não tem ninguém nomeado”, afirmou àBanda B.
De acordo com o vereador, na manhã de hoje a prefeitura estava às moscas. “Não tinha ninguém por lá. Agora acredito que na segunda ele precisa trazer novos secretários, porque desse jeito não pode ficar”, opinou.
mandirituba
Praça central de Mandirituba (Foto: Google imagens)
Secretários
Banda B tentou contato com três secretários para falar sobre a possível demissão. Dois deles não atenderam a ligação. Já o secretário Anselmo Fausto, do Meio Ambiente, não confirmou, nem negou, apenas pediu que a reportagem ligasse à assessoria de imprensa da prefeitura.
Prefeito
A reportagem tentou falar com o prefeito e não conseguiu. A assessoria de imprensa dele afirmou que não tinha sido informada até o momento sobre as supostas demissões e prometeu enviar uma nota sobre o caso por email.

Polícia coloca 23 atrás das grades e acaba com quadrilha de traficantes e assassinos no Paraná


Da Polícia Civil

Policiais civis do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) desmantelaram, nos últimos dias, uma quadrilha especializada em assaltos a bancos, tráfico de drogas e homicídios, que agia no Paraná e em estados vizinhos. Ao todo, 23 pessoas foram presas.
operacao-270314-bandab
(Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Segundo o delegado-titular do Cope, Edward Ferraz, a partir da prisão de Wanderlei Benites, de 31 anos, que ocorreu no dia 25 de fevereiro, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba (RMC). Os investigadores do Cope iniciaram um trabalho de investigação que revelou a existência da organização criminosa. “Naquela ocasião, Benites foi preso com uma pistola municiada, 300 gramas de crack, além de documentação falsificada”, explicou o delegado.
Com os dados coletados na prisão, os investigadores conseguiram levantar informações que permitiram identificar outras pessoas ligadas a Benites. Essas pessoas também foram presas, em flagrante, ou em razão de serem foragidas do sistema penitenciário, ou, ainda, por força de ordens judiciais de prisão anteriormente decretadas.
Em 19 de março, Felipe dos Santos, de 24 anos, o “Pajé”, e Rafael de Castro Costa, 25, foram presos por tráfico de drogas, no bairro Cachoeira, em Almirante Tamandaré. “Com eles foram apreendidos 1,3 quilo de crack e cocaína e um colete balístico”, lembrou o delegado. No mesmo dia, Joilsa Stresser Stepenovski, 31 anos, foi capturada por tráfico de drogas, no Tatuaqura, em Curitiba. Com ela, foram apreendidos 60 munições 9 milímetros e uma bandoleira para fuzil.
Na sequência das investigações, os policias do Cope prenderam com um mandado de prisão por furto qualificado, Saulo da Silva Souza, 23 anos, o “Japonês”, no dia 22 de março. Também no dia 22, foram presos Jeferson da Silva Raimundo, 32 anos, o “Jefinho”, Anderson Lopes, 25 anos, o “Neguinho”, José Carlos Luiz Novaes, 45 anos, e Dulcinéia Gomes Machado, 29 anos. Eles foram capturados em Fazenda Rio Grande, na RMC, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, já que estavam com revólver 357.
No dia seguinte, foram presos Paulo Sérgio de Siqueira Santana, 28 anos, o “Mancha”, e Eliseu da Silva, 24 anos, o “Doidinho”. “Constava contra eles mandado de prisão preventiva em aberto”, lembrou Ferraz.
No dia 24, mais um trio membro da quadrilha foi tirado de circulação por tráfico de drogas. Marcelo Molina, 43 anos, Sabrina Andrade da Silva, 18 anos, e Thauana Aparecida Muniz, 18 anos, foram surpreendidos transportando 4,5 quilos de crack em um Corsa.
Por fim, na última terça-feira (25), foram presos Renato de Paula Silva, 34 anos, o “Armagedon”, Adelino Pereira Ramos, 44 anos, o “Mosquito”, Yorra Marcelo de Lima França, 22 anos, Leonel José Pereira, 47 anos, o “Polaco”, Ronaldo Rodrigues, 24 anos, Wagner Ferraz Mottim, 25 anos, Elias Machado, 21 anos, o “Papaléguas”, Indianara Izabel Muniz Moreira, 24 anos, e Andressa Rodrigues de Souza, 28 anos.
Na operação foram apreendidos três revólveres calibre 38, um fuzil AK-47 com munição, uma pistola calibre 380, pequena quantidade de droga e agendas com anotações referentes ao narcotráfico. “Além disso, havia mandados de prisão decretados contra os suspeitos desta última operação”, lembrou Ferraz.

Adolescente queima carros de prefeitura para mostrar a diretor de escola que ele “manda”


Da Redação com Polícia Civil

Um adolescente de 15 anos foi apreendido nesta quinta-feira (27) suspeito de incendiar quatro veículos no pátio da Prefeitura de Quatro Barras no último dia 22, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a Polícia Civil, ele estava acompanhado de outro adolescente e teria cometido o ato após ser expulso da escola onde estudava.
onibus-queimadoSegundo o delegado Osmar Feijó, o adolescente praticou o ato infracional em represália ao diretor. “A alegação do adolescente foi que em represália ao diretor do colégio, para ‘mostrar quem mandava’, ele teria ateado fogo no micro-ônibus que fazia o transporte de alunos, inclusive do próprio infrator, de sua casa para a escola municipal”, contou o delegado.
Além do micro-ônibus queimado inicialmente pelos adolescentes, o fogo atingiu também outros dois micro-ônibus, três Kombis e um Gol. “Além dos veículos que eles atearam fogo, também outros foram depredados pelos garotos”, explicou Feijó.
Os danos causados nos veículos ainda não foram levantados.

Criança de quatro anos é levada morta com sinais de agressão a hospital e mãe pode ser presa


Por Felipe Ribeiro e Antônio Nascimento



A Delegacia de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, investiga a morte de uma menina de quatro anos, que chegou ao Hospital Angelina Caron na manhã desta quinta-feira (27) com várias marcas de agressão. De acordo com o delegado Osmar Feijó, os médicos perceberam até marcas de violência sexual no corpo da menina e entraram em contato com a polícia.
“Ela foi levada ao hospital pela mãe e um vizinho porque estaria passando mal, mas quando nossa equipe chegou ao local ela já estava morta. Vamos encaminhá-la ao Instituto Médico Legal (IML) para verificar se houve abuso”, comentou.
Segundo o delegado, uma festa teria acontecido na residência da família, no município de Colombo, e a mãe teria confessado que derrubou a filha após uma ‘surra’. “Se houve abuso, aconteceu na noite de ontem, mas agora vamos esperar o laudo e investigar o caso”, disse Feijó.
A vítima possuí uma irmã gêmea e o Conselho Tutelar de Colombo já se encaminha até a residência da família para observar se ela possui marcas semelhantes.
A mãe foi presa em flagrante por lesão corporal seguida de morte e fica à disposição da justiça.

Bandidos rendem funcionários e clientes e fogem com dinheiro em loja de vestuário no Mercês


 Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento



A loja de vestuário TNG outlet, localizada no bairro Mercês, em Curitiba, foi assaltada na tarde desta quinta-feira (27). A informação, confirmada pela Polícia Militar (PM), é de que três homens armados chegaram na rua Manoel Ribas em um veículo Punto branco.
O trio entrou no estabelecimento, rendeu todos os funcionários e levou roupas da loja e o dinheiro do caixa – o valor não foi divulgado. Eles fugiram do local em direção ao Parque Barigui. A polícia realiza buscas na região para localizar os suspeitos.
A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) deve investigar o caso. A Banda B tentou entrar em contato com a loja, mas ninguém atendeu à reportagem.

CASO THAYNÁ PODE FICAR SEM SOLUÇÃO DIZ DELEGADO GERAL DA POLICIA CIVIL


Por Marina Sequinel e Antônio Nascimento

O delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, afirmou que não descarta a possibilidade de o caso da menina Tayná jamais ser resolvido. A declaração foi feita em entrevista à Banda Bna tarde desta quinta-feira (27).
farhat-caso-tayna-270314-bandab
Delegado admitiu que caso Tayná pode não ter solução. (Foto: Osvaldo Ribeiro/ SESPPR)
Um dos fatores que apontam para essa conclusão é, segundo ele, a complexidade do caso. “A polícia não parou até agora e continua fazendo diligências. Eu estou bem por dentro do que está sendo feito na tentativa de elucidar o caso, mas não posso prometer que o crime seja resolvido”, disse Farhat.
Nesta quarta-feira (26), o delegado Cristiano Quintas pediu a prorrogação por mais 30 dias do prazo para a conclusão do inquérito que investiga o assassinato. Essa já é a sexta vez que a polícia realiza a solicitação. “Nós vamos fazer o que for possível, mas podemos não conseguir, e precisamos admitir isso. Muitas organizações contra o crime internacionais, como as de Nova York, Paris, Tóquio, também possuem casos não resolvidos. E eles têm uma tecnologia mais avançada e mais recursos que nós”, concluiu o delegado-geral.
Caso
Tayná desapareceu no dia 25 de junho de 2013 e foi encontrada morta três dias depois, em um terreno baldio de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Quatro funcionários de um parque de diversões da região foram apontados como suspeitos do crime. Segundo as investigações da época, eles teriam confessado ter estuprado e matado Tayná.
tayna
Tayná foi morta no final de junho do ano passado. (Foto: Arquivo pessoal)
Alguns dias depois, a perícia concluiu que o sêmen encontrado nas roupas da menina não era de nenhum dos quatro acusados. Foi denunciada então a prática de tortura contra os suspeitos, que teria sido cometida pelos policiais da delegacia. Todos foram presos e os quatro suspeitos estão no programa de proteção a testemunha.

PROGRAMA MESA REDONDA DOS BLOG'S, RECEBE O RELATOR DA CPI O VEREADOR WALDIRLEI BUENO




Hoje a noite a partir das 21.00 hrs no programa MESA REDONDA DOS BLOG'S, teremos a presença do RELATOR da CPI da UVA,o vereador Waldirlei Bueno, que trará para os ouvintes tudo que aconteceu durante a semana relativo aos andamentos da CPI. 

O programa estará aberto para os ouvintes fazerem perguntas e esclarecer todas as duvidas referente a CPI da Uva.












SEGUNDO PROGRAMA MESA REDONDA DOS BLOG'S

 SEGUNDO PROGRAMA MESA REDONDA DOS BLOG'S


Motociclista morre ao se desequilibra e cair embaixo de caminhão em cruzamento na RMC


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

moto-20
Jovem trabalhava em uma empresa próxima ao local. Foto: BH/Banda B

Um motociclista de 20 anos perdeu o equilíbrio da moto e caiu embaixo de um caminhão entre as avenidas Pinheirais e Nações, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (27). Bruno Aparecido Coiado morreu na hora.
De acordo com testemunhas, o motociclista e o caminhão seguiam no mesmo sentido, pela avenida Pinheirais, quando ambos entraram à esquerda, na avenida das Nações, que fica no bairro Capevela Velha. Nessa curva o motociclista teria se desequilibrado e caído no chão. O caminhão passou por cima dele. A vítima trabalhava em uma empresa próxima ao local.
O caminhoneiro parou para tentar socorrer o jovem. Ele acionou o Siate, mas a vítima morreu na hora. O policial militar Cristiano Mercedez disse à Banda B que o motorista foi ouvido. “O caminhoneiro foi ouvido e as testemunhas disseram que não houve imprudência por parte dele. Mesmo assim passará pelo teste do bafômetro, que é de praxe”, explicou. O corpo do rapaz foi encaminhado a Instituto Médico Legal de Curitiba.

Show de Cultura acontecerá na Escola Padre Durval Secchi


WEBMASTER 27 DE MARÇO DE 2014

Evento gratuito, aberto a toda comunidade será realizado nos próximos dias 05 e 06, sábado e domingo

Em busca do Segredo Esquecido será encenado no sábado, às 17h
Em busca do Segredo Esquecido será encenado no sábado, às 17h
O município de Colombo vai receber o Show de Cultura Pertinho de Você do Programa Emcena Brasil, na Escola Municipal Padre Durval Secchi, nos dias 05 e 06 de abril, a partir das 15h. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, através do departamento da Cultura, o Ministério da Cultura e a iniciativa privada.
Nos dois dias, das 15 às 21h, mais de 50 pessoas entre atores e técnicos irão encenar peças teatrais para crianças e adultos, contação de histórias, sessão de cinema, espetáculo de circo, shows musicais e oficina de confecção de bonecos de luva. “Será um mix de atividades culturais para um público de todas as idades, se tornando uma excelente oportunidade para todos vivenciarem a qualidade destes espetáculos artísticos”, destacou o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.
Sábado, dia 05
Peça teatral Boi Viramundo será apresentado no domingo, às 17h
Peça teatral Boi Viramundo será apresentado no domingo, às 17h
No sábado, dia 05, às 15h, acontecerá a contação de histórias Pedro Pedroca Catimbirimboca, Oficina de Plantio de Sementes, Cia Mão Livre. As 17h, será realizado teatro para crianças chamado Em Busca do Segredo Esquecido da Cia Abaréteatro. As 19h, acontecerá a sessão de cinema – Cine Curta Brasil. As 20h, será realizado o espetáculo Teatro de Mamulengos, a Festa da Rosinha Boca-Mole e Mamulengo da Folia. Para encerrar as atividades do dia, as 21h, acontecerá o espetáculo para Adultos Villa dus Bisurdo e Cia Abaréteatro.
Domingo, dia 06
No domingo, dia 06, a partir das 15h, terá a contação de histórias Mosquito Faniquito com Siricutico, depois terá oficina de confecção de bonecos de luva da Cia. Mão Livre. As 17h, acontecerá o teatro para crianças Boi Viramundo da Cia. Abaréteatro. As 19h, acontecerá shows musicais com artistas locais e para terminar, às 20h, terá o espetáculo de Circo Versão Brasileira Los Circo Los.
Serviço:
Local: Escola Municipal Padre Durval Secchi
Data: 05 e 06 de abril (Sábado e Domingo)
Horário: A partir das 15h
Endereço: Rua Genésio Moreschi, 505 (Acesso do público pelo portão na Rua Bom Sucesso)
Informações: 41-3666.7798 ou 3656.8054 (Departamento de Cultura)
Fotos: EmcenaBrasil/Divulgação
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Vizinho vê caminhão carregando casas containers, desconfia, e acaba com plano de ladrões


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

containers-dentro
Um foi preso e outro conseguiu fugir. Foto: DB/Banda B

Um vizinho conseguiu evitar o furto de duas casas containers na noite desta quarta-feira (26) no bairro Jardim das Américas, em Curitiba. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, José Mendes, notou uma movimentação estranha em frente a casa dele. Dois caminhões pararam em frente ao terreno do vizinho e começaram a carregar os containers. A Polícia Militar foi acionada e um foi preso em flagrante por tentativa de furto. Outro conseguiu fugir.
Assim que viu os caminhões chegaram para levar os containers, Mendes entrou em contato com o vizinho, que é construtor e começaria uma obra neste terreno na rua Francisco Castellan em poucos dias. “Perguntei se ele tinha desistido da obra e como ele negou e pediu minha ajuda, liguei pra Polícia Militar. Nessa hora o pessoal já tinha amarrado uma corda no segundo container para carregar pro caminhão”, descreveu o presidente.
Policiais chegaram em poucos minutos e flagraram a tentativa. O motorista da transportadora alegou que foi contratado para levar a carga, mas que não fazia ideia que os containers seriam furtados. Ele foi levado para prestar esclarecimentos. Um homem foi preso e encaminhado ao 6º Distrito Policial e outro conseguiu fugir.
Casas containers são utilizadas como moradia temporária em obras ou acampamentos provisórios.
Comunidade
Mendes contou à Banda B que reuniu a população do bairro Jardim das Américas na tentativa de amenizar a violência e trazer melhorias para a região. São diversos trabalhos que vem sendo realizados e que trazem bons resultados aos moradores. “A gente vem buscando cada vez mais integração tanto com o comércio com a população. Fizemos no fim de semana uma festa com 700 pessoas e agora dia 26 de abril vai ter vacinação, chipagens. Isso tudo é para a gente se unir dentro do bairro, isso também é importante para a segurança”, contou.

Simples abordagem de adolescente leva a polícia a encontrar casa com arsenal de armas e drogas


Da Redação
rone
Material apreendido com o adolescente (Foto: Divulgação PM)

Um adolescente de 17 anos foi apreendido por policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope, na madrugada desta quarta-feira (26). Na casa do suspeito, na Vila Barigui, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um verdadeiro arsenal de armas e também drogas foram encontrados.
A prisão aconteceu após os policiais encontrarem um Fiat Palio prata, com placas de Maringá alerta de roubo, estacionado em frente a residência. O adolescente foi abordado e apreendido. Ele foi encaminhado à Delegacia do Adolescente, ficando à disposição da Justiça. Já o carro foi recolhido à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, para ser entregue aos donos.
Confira abaixo a lista do que foi encontrado com ele:
Armas e munições: 
-uma pistola ponto 40 com numeração suprimida;
-um Petardo de TNT, Marca Imbel;
-112 munições de fuzil .556;
-12 munições de calibre 12;
-14 munições de pistola .40;
-101 munições de pistola 9mm;
-2 carregadores de pistola .380;
-um carregador de pistola .40.
Drogas:
-2,7 kg de maconha;
-18 invólucros de maconha;
-aproximadamente 1kg de pasta base de cocaína;
-2 balanças de precisão.

Ex-marido entrega ex-mulher de “bandeja” para a polícia e ela vai parar na cadeia em Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento




Na madrugada desta quinta-feira (27),  a jovem Ana Cristina de Souza, de 26 anos, foi presa em flagrante pela Polícia Militar (PM). O corriqueiro é que uma ex-mulher denuncie o homem, mas dessa vez foi o ex-marido que dedurou a suspeita, que foi presa no bairro Pilarzinho, em Curitiba, com 1,5 gk de maconha.
De acordo com a PM, o ex-marido contou que a suspeita tinha ido até Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, para pegar a droga, que deveria ser entregue a um traficante no Pilarzinho. Antes de chegar ao destino, ela foi abordada e presa.
A suspeita está detida no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, à disposição da Justiça.