Caminhão derruba postes e deixa mais de mil casas sem luz no Água Verde


Por Felipe Ribeiro
acidente-aguaverde-310314-bandab
Foto: Emanuelle Buerger
Um acidente deixou 1,1 mil consumidores sem luz durante a tarde desta segunda-feira (23) no bairro Água Verde, em Curitiba. De acordo com a polícia, um caminhão de caçambas passava pelo local e veio a derrubar dois postes no cruzamento das ruas Guilherme Pugsley e Arion Niepce da Silva.
De acordo com a Copel, alguns cabos energizados foram rompidos, causando a necessidade do desligamento do circuito. Por volta das 15h17, cerca de 700 consumidores já estavam com a energia religada, enquanto 403 permaneciam sem luz até as 18h20. A previsão é de que o atendimento seja normalizado até 20h.
O trânsito ficou lento na região devido a colisão. Apesar da gravidade, ninguém se feriu.

‘Xavequeiro’ dos pontos de ônibus no Centro é encaminhado à delegacia; saiba como ele age


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha



Um homem de 53 anos, acusado de abordar mulheres nos pontos de ônibus no Centro de Curitiba foi encaminhado na tarde desta segunda-feira (31) para a delegacia. Identificado apenas como Lourival, ele é acusado de chegar perto das vítimas e sussurrar no ouvido delas frases e palavras de baixo calão, sinalizando que gostaria de abusá-las.
O 1º Distrito Policial tem pelo menos duas denúncias de assédio sexual contra ele. Uma delas não pôde ser levada adiante porque a vítima não apareceu mais. No segundo caso, a mulher foi chamada para depor e reconheceu o criminoso. Ela vai seguir o processo contra o acusado.
Segundo a polícia, Lourival é casado e tem filhos. A família e a vizinhança já teriam chamado a atenção dele para parar com esse tipo de comportamento. Na delegacia, ele assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado. Se voltar a molestar as mulheres, pode ser preso.

Colombo foi palco da 2ª Copa Colombo de Karatê Goju Riu


WEBMASTER 31 DE MARÇO DE 2014

Delegações de várias cidades do Paraná, Argentina e Paraguai representando suas academias participaram do evento

Diretor de Esportes Jomir Claiton Pacheco saúde os visitantes reafirmando compromissos da Prefeitura com o Karatê em Colombo
Diretor de Esportes Jomir Claiton Pacheco saúde os visitantes reafirmando compromissos da Prefeitura com o Karatê em Colombo
No último sábado (29/03) a Associação Colombo de Karatê recepcionou atletas de várias cidades do Estado e da Argentina e Paraguay para a realização da segunda edição da Copa Colombo de Karatê. Realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo através dos técnicos do Departamento de Esportes, o evento teve a coordenação do Sensei Daniel Gomes que envolveu seus alunos na equipe organizadora do evento.
O evento esportivo de raízes orientais e reuniu nove associações contou com a participação do presidente da Goju Ryu Seigokan Karate Do Kyokai, Mestre Roberto Takeschi que é a entidade que representa a modalidade no Brasil. Já para atuar como coordenador técnico veio à Colombo o vice presidente Nilson Rigo.
Atletas das nove delegações se apresentam na abertura da 2ª Copa Colombo de Karatê
Atletas das nove delegações se apresentam na abertura da 2ª Copa Colombo de Karatê
Durante os pronunciamentos das autoridades, o Diretor de Esportes do município Professor Jomir Claiton Pacheco deu as boas vindas e destacou a disposição da Prefeitura em apoiar eventos, principalmente o Karatê pelo número crescente de praticantes e o caráter educativo que os mestres imprimem na juventude.
Após os desfiles das delegações, aconteceu uma apresentação das técnicas do Karatê aplicada para atletas com deficiências e depois, uma apresentação de Kobudô.
Representando a Câmara Municipal de Colombo e também na condição de apoiador do evento, o Vereador Waldirlei Bueno recebeu agradecimentos dos organizadores.
Na apresentação de Kobudô a demonstração da prática do Karatê com a utilização de Bastões
Na apresentação de Kobudô a demonstração da prática do Karatê com a utilização de Bastões
Participaram da Copa Colombo de Karatê, as seguintes associações: Academia Naja de Campo Largo, Academia Shackugan de Piraquara, Karatê Foz do Iguaçu, Associação Balsanovense de Balsa Nova, Academia Oda Kai de Cascavel, Dojo El Condor da Argentina, Dojo Rejalaga do Paraguay, Academia Kodokan de Curitiba, Associação Kenshinkay de Cascavel, Associação Colombo Karatê Club. Confira o resultado final da competição!
1º Lugar – Academia Naja de Campo Largo – 708 PONTOS
2º Lugar – Karatê Foz do Iguaçu – 344 PONTOS
3º Lugar – Associação Colombo Karatê Club – 336 POMNTOS
4º Lugar – Academia Shackugan Karatê Shotokan – 200 PONTOS
5º Lugar – Associação Kenshinkay Karatê-do 100 PONTOS
6º Lugar – Academia Kodokan – 60 PONTOS
7º Lugar – Associação Balsanovense – 48 PONTOS
8º Lugar – Dojo El Condor da Argentina – 36 PONTOS
9º Lugar – Dojo Rejalaga – Paraguai – 28 PONTOS
Fotos: Arquivo/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Alunos da Escola Cristóvão Colombo visitam a Biblioteca Pública Municipal


WEBMASTER 28 DE MARÇO DE 2014

O projeto visa promover a interação dos estudantes com a biblioteca, mostrar a importância da leitura e da pesquisa para a vida estudantil

Alunos participam do projeto e das atividades da Biblioteca Pública Municipal
Alunos participam do projeto e das atividades da Biblioteca Pública Municipal
Até o próximo dia 03, os 735 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Municipal Cristóvão Colombo estarão em visita a Biblioteca Pública Municipal realizando atividades e participando do Projeto Conhecendo a Biblioteca.
O projeto visa promover a interação dos estudantes com a biblioteca, mostrar a importância da leitura, da pesquisa para a vida estudantil, fazer com que os alunos conheçam e participem das atividades deste espaço e que utilizem bastante os recursos disponíveis ali.
“Estamos oferecendo uma nova oportunidade para o conhecimento deles, seja para a pesquisa como também conhecer as regras que este e outros locais possuem. Está sendo muito importante para eles, estão muito entusiasmados é até emocionante de ver”, disse a professora e uma das idealizadoras do projeto, Vera Rita Gracia.
Projeto Conhecendo a Biblioteca visa incentivar a leitura e a pesquisa
Projeto Conhecendo a Biblioteca visa incentivar a leitura e a pesquisa
A iniciativa das professoras Vera Rita e Carmen Aparecida começou no último dia 24 e segue até o dia 03 de abril, e contou com o apoio da responsável pela Biblioteca Pública Municipal, Maria do Rocio Bertolin. As visitas estão acontecendo com a autorização dos pais e responsáveis e separadas por turmas e turnos.
Serviço:
Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sede
Rua Zacarias de Paula Xavier, 407 – Centro
Contato: 41-3656.1400
Foto: Cathiane Simões Kaminski/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Prefeitura realiza licitação histórica para pavimentação de 20 ruas de Colombo


WEBMASTER 31 DE MARÇO DE 2014

O investimento irá ultrapassar os R$ 4 milhões e vai beneficiar moradores de 17 bairros do município

Foram licitadas 20 ruas de 17 bairros de Colombo; na foto a rua Mário Muller do primeiro lote, que teve a pavimentação concluída na última semana
Foram licitadas 20 ruas de 17 bairros de Colombo; na foto a rua Mário Muller do primeiro lote, que teve a pavimentação concluída na última semana
Execução de pavimentação, drenagem, sinalização viária, galerias de águas pluviais e paisagismo. Este foi o objeto da licitação histórica que a Prefeitura Municipal de Colombo realizou na última quinta-feira (27), para ser implementado em 20 ruas de 17 bairros do município. Para a prefeita Beti Pavin, é um feito importante, pois atende a uma necessidade de longa data do município.
“O cidadão precisa de educação, de saúde, mas ele também precisa da estrutura básica, de uma rua com condições mínimas de tráfego, afinal, estas são as veias da cidade, por onde entra o progresso. São mais 20 ruas, que se somarão às outras 14 que já estão recebendo a pavimentação e com bastante esforço vamos aos poucos transformando a realidade de Colombo”, destacou a prefeita.
Nove empresas participaram do processo seguindo o edital, publicado no site da prefeitura (www.colombo.pr.gov.br). Depois desta primeira etapa, o processo dá às empresas um prazo de 15 dias para recorrer e contrapor a participação das concorrentes. Depois disto será efetuada a abertura dos envelopes com as propostas e então realizado o contrato para a execução dos serviços.
As ruas
O prazo para o término da obra é de 90 a 150 dias e a realização é do Programa de Asfalto Comunitário da Prefeitura de Colombo
O prazo para o término da obra é de 90 a 150 dias e a realização é do Programa de Asfalto Comunitário da Prefeitura de Colombo
A realização das obras acontecerá com investimento arrecadado através do Programa de Asfalto Comunitário, contando com contrapartida de 40% da Prefeitura de Colombo, oriundos de recurso próprio. Depois de finalizado o processo licitatório, a empresa ou as empresas vencedoras terão 05 dias para iniciar as obras dos lotes licitados, contando a partir da emissão da ordem de serviço.
As vencedoras do pregão se comprometem a obedecer o prazo de conclusão de cada lote, que varia de 90 a 150 dias úteis, dependendo da extensão do lote licitado. Em caso de não cumprimento do prazo, ou de qualquer outro item do edital, as empresas se submetem a multas e até suspensão do contrato. Ao todo, a pavimentação das 20 ruas será o equivalente à aproximadamente 5500 metros.
Confira na lista o nome das ruas e os bairros que receberão a benfeitoria:
Luiz Mottin – Planta Adriana
Honorata Baldo – Jardim Eucaliptos
Kurt Rantemberg – Jardim Parque Verde
Casemiro de Abreu – Jardim Monte Castelo
Raimundo Correia – Jardim Petrópolis
José Lins do Rego – Jardim Petrópolis
Enemézio do Rosário Junior – Campo Alto
Maria de Lurdes dos Santos – Campo Alto
Aristóteles na Vila Guarani – Rio Verde
Julia Sthenguel Coller – Rio Verde
Bahia – Vila Guaracy
Sergipe – Vila Guaracy
Matinhos – Jardim Itália
Cornélio Procópio – Jardim Anaí
Luiza Guarise Tosin – Belo Rincão
Caracas – Jardim Bela Vista
Caicos – Vila Marcelina
Hamilton de Lima Suss – Jardim Cruzeiro
Brasílio Bontorin – Jardim Esplanada
Etelvina de Souza Crozeta – Cézar Augusto
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Guarda Municipal e Monitoramento de Colombo recebem o coronel Paredes


WEBMASTER 31 DE MARÇO DE 2014

O novo Superintendente começou o trabalho nesta segunda-feira, reunindo os servidores

O Coronel da Polícia Militar, Edson Fernando Paredes Barroso, assumiu nesta segunda-feira (31) a Superintendência da Guarda Municipal de Colombo
O Coronel da Polícia Militar, Edson Fernando Paredes Barroso, assumiu nesta segunda-feira (31) a Superintendência da Guarda Municipal de Colombo
O novo Superintende da Guarda Municipal de Colombo, coronel Edson Fernando Paredes Barroso, foi apresentado para as equipes da Guarda e do Monitoramento nesta segunda-feira (31), pela manhã. Segundo a prefeita Beti Pavin, o novo trabalho será percebido aos poucos. “A mudança será gradativamente sentida nas ruas. Uma reestruturação de procedimentos, além do levantamento da situação atual do trabalho, é o que vai acontecer neste primeiro momento. Posteriormente a comunidade poderá ver as transformações efetivas que ocorrerão”, explicou a prefeita.
Durante a apresentação, o Coronel Paredes convocou os servidores da Guarda e do Monitoramento para a realização de reuniões com os setores individualmente. “Vamos começar realizando uma apresentação formal e conversando sobre como estão os dois setores na atualidade. Iniciaremos já a organização e verificação dos próximos passos a serem tomados e dentro de algum tempo a população já poderá perceber as mudanças”, detalhou Paredes.
Experiência
Uma das metas da nova superintendência é o aumento no efetivo da Guarda, promovendo maior abrangência e qualidade no serviço prestado
Uma das metas da nova superintendência é o aumento no efetivo da Guarda, promovendo maior abrangência e qualidade no serviço prestado
O Coronel da Polícia Militar, Edson Fernando Paredes Barroso, tem uma vasta experiência à frente da Polícia Militar do Paraná. Foi comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, em Pato Branco, na região oeste do Estado e integrou a Missão de Paz da ONU na Guatemala, no período de abril de 2000 a janeiro de 2001, além de ter sido condecorado por bravura e merecimento pelo ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti.
Além disto, o novo Superintendente da Guarda Municipal tem formação acadêmica e já participou de diversos cursos na área de segurança. Uma das medidas previstas é a ampliação do efetivo. “Uma das nossas metas é aumentar o número de servidores no efetivo da Guarda Municipal, sem deixar que a quantidade prejudique a qualidade do serviço prestado, mas sim fazendo com que o trabalho desenvolvido ganhe prestígio”, finalizou o coronel.
A equipe da Guarda e do Monitoramento recepcionou o novo superintendente para as primeiras palavras direcionadas ao efetivo
A equipe da Guarda e do Monitoramento recepcionou o novo superintendente para as primeiras palavras direcionadas ao efetivo
Participaram da apresentação do superintendente o secretário da Administração, Luiz Gilberto Pavin e o diretor de Segurança, Gilmar Gonçalves dos Santos.
Foto: Dayana Moreira/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Viaduto sobre a BR-277 era para trazer comodidade, mas para moradores ficou só no discurso


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

“Uma obra que vai trazer segurança, conforto e comodidade”. Essas foram as palavras dogovernador Beto Richa e dos responsáveis pela concessionária Rodonorte, em março do ano passado, quando foi inaugurado o viaduto sobre a BR-277, que liga os bairros Guabiroba e Lagoa, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. A obra do governo, cuja responsabilidade na construção é da Rodonorte, que administra o trecho, faz parte do Contorno que vai desviar do Centro da cidade metropolitana o trânsito da 277, rodovia que liga a capital ao interior. As palavras foram bonitas, mas, quase um ano depois, não batem com a realidade, segundo moradores da região que procuraram a reportagem da Banda B para reclamar. (Ouça o que disse o governador e a reclamação dos moradores)
Por meio de fotos, a Banda B explica os problemas enfrentados pela população.
Na imagem abaixo, o motorista da caminhonete cinza vem do bairro Lagoa e precisar entrar na BR-277. Se seguisse reto, iria até o bairro Guabiroba, mas precisa fazer a conversão à esquerda para acessar a rodovia.
CAMPO LARGO 2
Para isso, como é visto abaixo, o motorista precisa manobrar o carro de maneira perigosa, já que não há retorno para a conversão.
CAMPO LARGO 1
Em poucos minutos, Banda B fez fotos das reclamações dos moradores (Fotos: Antônio Nascimento )
Na sequência de imagens abaixo, mais um exemplo do flagrante das manobras arriscadas.
CAMPO LARGO 3
Uno vem da BR-277 e, como não há qualquer retorno à frente, precisa fazer uma conversão à esquerda
  CAMPO LARGO 4
Segundo o farmacêutico David Lamogilia, o erro de planejamento foi grotesco. “Foi feito um viaduto sem alça, em um erro enorme de planejamento. A intenção era diminuir o número de acidentes, mas pequenas colisões já estão acontecendo. Imagine então quando o tráfego no contorno for liberado”, questionou ele – o trânsito no Contorno deverá ser totalmente liberado durante o decorrer deste ano, atualmente apenas alguns trechos estão liberados para moradores de Campo Largo-.
No outro lado
Na outra extremidade do viaduto a situação é ainda pior. Como visto na imagem do Corsa preto abaixo, quem vem do bairro Guabiroba e quer pegar a BR-277 precisa parar no viaduto e virar à esquerda, porque não há opções de retorno.
CAMPO LARGO 5
Motorista tem que parar no meio do viaduto para conseguir acessar a 277
Em outro flagrante, pela alça só ter sentido único, um trator precisa entrar na contramão para chegar ao seu destino.
TRATOR
De acordo com o empresário Mario Bonatto, que mora na região, quando a situação envolve carretas é ainda pior. “Elas precisam ir adiante e fazer uma manobra de retorno no pátio de uma oficina mecânica”, descreveu ele, que também explicou a manobra necessária para sair de casa. “A pista só tem um sentido e eu tenho que ir pela contramão parar sair e ir ao Centro. Falta de planejamento é apelido”, reclamou.
Outro lado
Sobre o viaduto, a Rodonorte enviou nota falando o seguinte:
-o Viaduto do KM 118 previsto sobre a BR 277 é uma Interligação entre os bairros de Campo Largo, visando permitir a travessia da pista sem riscos aos motoristas – não se configurando como um dispositivo de retorno. Ele foi construído conforme projeto realizado junto ao DER e executado dentro do contrato de concessão da empresa, com o principal objetivo de acabar com a passagem em nível;
-A concessionária liberou trecho da nova pista sentido Curitiba, construiu o viaduto e realizou estudo para orientar uma possível construção de duas rotatórias, favorecendo o tráfego dos moradores da cidade pelas vias pertencentes ao município. Elas se localizariam fora da faixa de domínio da rodovia, em área próxima, além da área de atuação da empresa. O estudo foi realizado e entregue à Prefeitura de Campo Largo.

Suspeito de tráfico tenta sair correndo, mas é alcançado por policiais


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
SUSPEITO DENTRO
Suspeito tentou fugir, mas foi alcançado na CIC (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Um homem de 34 anos, identificado como Cristian de Oliveira Dutra, foi preso em flagrante pelaPolícia Militar (PM) no final da madrugada desta segunda-feira (31), na Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira com a João Betegga, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Com ele foram encontradas 50 pedras de crack.
De acordo com o soldado R. Gomes, da PM, a prisão aconteceu no momento em que o homem negociava drogas com um usuário. “Sabiamos da ação desse traficante e fizemos a abordagem. Ele tentou fugir, mas foi abordado. Encontramos a droga, porém o dinheiro que ele tinha não foi localizado”, descreveu à Banda B.
Ainda segundo R. Gomes, após ter trabalhado madrugada a dentro a equipe policial vai ter que alongar o expediente, já que o Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, já estava fechado. “Infelizmente é algo recorrente. Vamos ter que esperar o 11° Distrito Policial abrir”, lamentou.

Mulher denuncia namorado valentão, ajuda PM a prendê-lo e depois se arrepende

Publicado em 31 de março de 2014,8:14

Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um homem de 35 anos foi preso por tráfico de drogas no Bairro Alto, em Curitiba, durante a madrugada desta segunda-feira (31). Ele também seria autuado em flagrante na Lei Maria da Penha, mas na hora H a mulher, que foi quem denunciou o suspeito, desistiu de representar.
SUSPEITO
Cara do suspeito foi borrada para não expor a namorada (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Os policiais foram até a rua José Lins do Rego após a denúncia da agressão do namorado valentão. Chegando lá, revoltada por ter apanhado, a mulher entregou que o suspeito tinha drogas escondidas. Dito e feito, em buscas na casa dele foram encontradas 11 pedras de crack e 176 gramas de maconha. Ainda, a PM recuperou R$ 90 em notas trocadas.
O suspeito foi autuado em flagrante no Ciac-Sul, onde a namorada mostrava arrependimento de ter denunciado o valentão.

Morre o professor Belmiro Valverde; sepultamento será no Cemitério Água Verde


Redação com G1/PR

Morreu em Curitiba aos 71 anos , na noite de sábado (29), o professor e economista Belmiro Valverde Jobim Castor. Segundo familiares, ele estava em casa e sofreu um mal súbito.
belmiro
Belmiro Valverde morreu aos 71 anos
Belmiro fez parte da história do Paraná quando atuou também como secretário do Planejamento entre 1975 e 1979 e da Educação entre os anos de 1987 e 1988. Atualmente, ele era colunista do jornal Gazeta do Povo, onde atuava desde 1995.
Acreditando na educação de crianças, ele também mantinha um projeto especial para crianças carentes em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, na Escola João Paulo II. As crianças matriculadas tinham acesso ao mesmo ensino de escolas particulares, mas sem pagar nada por isso.
Belmiro atuou como professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 1971 a 2004 e também deu aulas na Universidade Positivo e na FAE Business School. Atualmente era professor do curso de mestrado e doutorado de Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
O velório está sendo realizado no Cemitério Água Verde e o sepultamento está marcado para as 16h de segunda-feira (31).
Em nota, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, lamentou a morte do professor Belmiro Valverde Jobim Castor e destacou a herança intelectual que fica para o Paraná e o Brasil. “O professor Belmiro era um pensador que dedicava sua energia e seu imenso aparato intelectual a análises sempre aprofundadas sobre o País, o Paraná e particularmente a administração pública. Seu espírito crítico e sua inteligência farão muita falta”, afirmou.
Perda
Fruet ressaltou a produção acadêmica de Belmiro Valverde, que resultou em obras como o livro “O Brasil não é para amadores”, e sua atuação comunitária, liderando projetos como a Escola João Paulo II. “Com sua obra e sua trajetória, o professor Belmiro construiu para si um lugar de destaque na história e na memória paranaenses. E uma pena que ele parta quando ainda tinha tanto para contribuir”, disse Fruet.
O governador Beto Richa também lamentou a morte do professor Belmiro e enalteceu seu trabalho e a contribuição para o Estado. “O Paraná sofre uma grande perda. Nos últimos 30 anos, desde os tempos de secretário do Planejamento no governo de meu pai, José Richa, Belmiro Valverde contribuiu de muitas formas para o desenvolvimento paranaense, na vida pública e na iniciativa privada”, disse o governador.
Richa disse que a contribuição de Belmiro Valverde se dá não apenas com ideias inovadoras, mas também colocando em execução projetos importantes.
“Tive o privilégio de sua colaboração nos tempos da prefeitura, quando pude conhecer mais de perto suas propostas para a modernização e desburocratização da gestão pública, muitas delas colocadas em prática em nossa administração”, disse Richa. “Belmiro dedicou boa parte de sua vida a um Paraná melhor para os paranaenses. Suas ideias merecem nossa reflexão”, afirmou o governador.