Aumento de casos de sarampo acende alerta para turistas durante a Copa


Da Agência Brasil

Turistas e participantes dos jogos da Copa do Mundo no país devem estar alertas para oaumento do número de casos de sarampo no país nos último anos. Em 2013, o Ministério da Saúde registrou 201 casos de sarampo, número cinco vezes maior do que o surto detectado em 2011 e 100 vezes maior do que os números de 2012 (dois casos). Neste ano, 74 casos haviam sido notificados até o início de fevereiro, sendo 70 deles no Ceará e quatro em Pernambuco. Metade desses casos foi detectado em menores de 1 ano de vida e a maioria entre pessoas sem esquema vacinal completo.
sarampo-050414-bandab
(Foto: Divulgação/ Ministério da Saúde)
O pediatra e especialista em doenças infecciosas pediátricas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Leonardo Menezes explicou que os viajantes que tiverem as vacinas desatualizadas ou faltantes devem tomá-las dentro de um prazo de 15 dias antes da viagem ou evento.
“A cada ano temos uma média de 5% de crianças que não são vacinadas no país e conforme os anos vão passando temos uma porcentagem maior da população suscetível à doença”, explicou. “E como a doença é altamente transmissível, as chances de se ter um surto ou epidemia aumentam”. O médico orientou que crianças menores de 6 meses evitem viajar para esses destinos dos grandes eventos.
Menezes alertou que embora as chances de que alguém com sarampo entre no país sejam pequenas, os brasileiros que participarem dos jogos ou que estiverem na cidade sede dos eventos também devem checar se a carteira de vacinação está em dia e procurar um posto de saúde caso não esteja imunizado contra o sarampo.
O sarampo é uma doença infecciosa, viral e muito comum na infância, transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas. O período de incubação, entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes da manifestação da doença e estender-se até o quarto dia depois do aparecimentos das placas avermelhadas na pele.
Os principais sintomas após o período de incubação são febre alta, tosse, conjuntivite não purulenta, fotofobia e coriza. Depois de dois a três dias, nota-se pequenas lesões na mucosa bucal e lesões vermelhas no corpo. As manchas se tornam acastanhadas com descamação fina da pele após três dias. As complicações da doença podem ser diarreia, vômitos, hemorragias, convulsões, encefalites, pneumonia bacteriana secundária e hepatite. Não há tratamento específico disponível.
A vacina do sarampo é recomendada aos 12 meses de vida, por meio da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e aos 15 meses de vida (reforço), com a tetra viral que protege a criança do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Homem cai no lago do Passeio Público e é socorrido por frequentadores

 

Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

passeio-publico
Homem engoliu água suja e foi levado ao hospital. Foto: AN/Banda B

Um homem de 30 anos caiu dentro do lago que fica no Passeio Público, no Centro de Curitiba, na tarde deste domingo (6). Sem identidade confirmada, o homem foi socorrido cerca de quatro minutos depois de ter caído dentro do lago. Várias pessoas que passeavam no local acompanharam o resgate. O homem precisou ser internado no Hospital Evangélico, mas passa bem.
De acordo com testemunhas, o homem estava completamente alcoolizado. Assim que caiu no lago, algumas pessoas foram socorrê-lo e outras acionaram o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). O socorrista cabo Cordeiro confirmou à Banda B o estado de embriaguez do homem. “Ele estava com cheiro etílico. Fizemos os primeiros socorros, mas vamos encaminhá-lo ao hospital, principalmente, porque ingeriu água suja”, contou.
Alguns amigos que estavam com o homem o acompanharam até o hospital, no entanto, ninguém soube informar o seu nome completo.

Bebê de nove meses é acusado de tentativa de assassinato


BBC Brasil

bebe
Bebê teria jogado pedra durante protesto. Foto: BBC/Brasil
Um tribunal da cidade de Lahore, no Paquistão, acusa um bebê de nove meses de tentativa de assassinato, de ter ameaçado a polícia e interferido em assuntos de Estado.
Muhammad Mosa Khan compareceu a uma audiência com seu avô e foi liberado sob fiança. O advogado da família, Irfan Tarar, explicou que o incidente aconteceu em um dia em que a polícia fez uma operação na localidade onde mora a família do bebê para investigar denúncias de roubo de gás.
Ele estaria com um grupo de 30 pessoas que teriam lançado pedras contra policiais. O processo contraria a idade mínima estipulada pelo país para responsabilidade penal, que é de 12 anos. Críticos no Paquistão pedem que a Justiça retire as acusações contra o bebê.

Requião anuncia que vai registrar pré-candidatura ao Governo

Redação



O senador Roberto Requião (PMDB) anunciou neste sábado (05) que na próxima semana registra no PMDB do Paraná sua pré-candidatura ao Governo do Paraná nas eleições deste ano. E o deputado federal Marcelo Almeida comunicou que não vai disputar a reeleição e é pré-candidato ao Senado pelo partido. Os anúncios foram feitos nas reuniões do PMDB em Quitandinha e em Quatro Barras.
Pela manhã, em Quitandinha, peemedebistas e militantes da cidade e de Piên, Campo Magro, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Campo do Tenente, Rio Negro e Contenda lotaram a reunião convocada pelo deputado estadual Anibelli Neto com apoio do coordenador dos encontros do PMDB, Milton Buabssi.
Prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região também compareceram, além dos deputados federais João Arruda e Marcelo Almeida, do deputado estadual Cleiton Kielse, do deputado estadual Antonio Anibelli e do pré-candidato a deputado estadual Requião Filho. Lideranças do PMDB e a juventude do partido marcaram presença.
Requião falou mais uma vez da importância da candidatura própria do partido e explicou que neste momento são os delegados do partido que têm o poder de decisão. Na convenção do PMDB eles vão votar pela candidatura própria ou não. “O MDB de guerra tem raízes na resistência. O partido está vivo. Nós vamos ter candidato”, disse.
Em todos os discursos foram lembradas obras na região e projetos do Governo Requião, como o Trator Solidário, o Fundo de Aval, a criação do salário mínimo regional, a isenção e a redução do ICMS e os programas sociais. “Não me afastei nenhum milímetro dos ideais de quando comecei na política. Entrei na política pensando em mudar as coisas e ainda quero isso”, afirmou.
Quatro Barras – À tarde o encontro foi na Câmara Municipal de Quatro Barras e contou também com peemedebistas, lideranças e militantes de Campina Grande, Itaperuçu, Colombo, Bocaiúva do Sul, Tunas do Paraná, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Adrianópolis, Pinhais e Piraquara. Até mesmo parlamentares de outros partidos prestigiaram a reunião, como PPL, PDT, PSL, PTB, PSC e PCdoB.
Da mesma forma, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região estavam lá ao lado dos deputados estaduais Anibelli Neto e Cleiton Kielse, dos deputados federais João Arruda e Marcelo Almeida, do pré-candidato a deputado estadual Requião Filho e do coordenador dos encontros, Milton Buabssi. A presidente do PMDB Mulher do Paraná, Marcia Ferreira, compôs a mesa e defendeu a candidatura de Requião ao Governo do Estado.
Requião aproveitou para comunicar que conseguiu aprovar a primeira etapa do projeto que proíbe financiamento empresarial de campanhas. Para ele, apenas pessoas físicas devem fazer doações, com o valor máximo estipulado. Desta forma, os eleitores seriam os ‘donos’ dos mandatos, e não as empresas financiadoras das campanhas, que acabam querendo reaver o que investiram nos candidatos.
Requião citou como exemplo da relação promíscua do financiamento privado de campanhas a eleição do governador do Paraná, Beto Richa, que recebeu R$ 3 milhões de concessionárias de pedágio nas suas últimas eleições. “Ele ganhou a eleição (para governador) e imediatamente retirou todas as ações contra o pedágio que meu governo tinha colocado em juízo para moralizar ou acabar com a história do pedágio mais caro do mundo no Paraná”, relatou.
Reuniões – Neste ano já foram realizadas reuniões em Irati, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Cambé, Maringá, Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Paranaguá. A próxima será em União da Vitória.

Gangue abusa do maçarico e incendeia parte de agência bancária em Curitiba


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

banco-brasil
Bombeiros usaram exaustor para retirar fumaça de agência. Foto: AN/Banda B

A Gangue do Maçarico por pouco não causou um grande incêndio no Banco do Brasil, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Moradores viram uma grande fumaça saindo da agência no fim da madrugada deste domingo (6). O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter a situação.
O banco, que fica em frente ao Quartel do Exército, na avenida Marechal Floriano Peixoto foi invadido durante a madrugada. Os caixas do autoatendimento foram cortados com maçarico pelos bandidos. Durante a ação, eles perderam o controle do equipamento e acabaram incendiando outros caixas. A fumaça se alastrou pelo ar-condicionado e formou uma grande nuvem escura em torno da agência. Moradores assustados acionaram a Polícia Militar.
O Corpo de Bombeiros chegou ao local por volta das 6h30 e controlou as chamas. Os bombeiros utilizaram uma espécie de exaustor para retirar a fumaça da agência. Não há testemunhas e ninguém viu a ação dos bandidos. A Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) assume as investigações.

PM fecha Feira do Brás e mercadorias são apreendidas pela Receita Federal


Por Elizangela Jubanski e Juliano Cunha


A feira itinerante do Brás foi fechada pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) no fim da tarde deste sábado (5) em Curitiba. A ação foi feita pela Polícia Militar e a Receita Federal na rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru. A principal irregularidade da feira é pelos produtos não terem notas fiscais e não estarem sujeitas à tributação. Há também produtos falsificados. Todas as mercadorias foram apreendidas.
O responsável pela feira e o dono do imóvel que ela foi instalada foram notificados das irregularidades, no entanto, não acataram a decisão. A Polícia Militar foi até o local e encontrou os feirantes com as barracas montadas, prontas para atender a população. Tudo foi apreendido.
A feira do Brás acontece em Curitiba desde dezembro do ano passado em diferentes locais da cidade e é constantemente alvo de denúncias e irregularidades. A tenente Hoflinger da PM disse à Banda B que a maior preocupação dos comerciantes é pelo fato de as mercadorias acabarem sendo mais baratas. “É uma concorrência desleal. O proprietário da feira tentou impedir a ação, mas entramos e apreendemos as mercadorias”, contou à Banda B.
Uma multa foi aplicada ao responsável pela feira. As mercadorias apreendidas foram levadas à Receita Federal e só serão liberadas mediante nota fiscal.

Homem preso por ter agredido mulher é encontrado morto em cela na Grande Curitiba


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



Um homem que estava preso há dois dias por ter agredido a mulher foi encontrado morto dentro da carceragem da Delegacia de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Hélio Roberto Vaz, 32 anos, não tinha marcas de violência e tinha  passado mal horas antes da morte.
De acordo com o perito Edmar Cunico do Instituto da Polícia Científica, Vaz tinha sido atendido pelo Samu horas antes. “Ele estava bastante alcoolizado antes da prisão, então há esse histórico que ele foi atendido duas ou até vezes por médicos enquanto estava preso. Na madrugada de hoje passou mal de novo e foi levado para uma cela separada. O detido que estava com ele antes de ser levado para outra cela confirmou que, desde a prisão, o homem estava recebendo a visita de médicos”, contou à Banda B.
Nesse caso, de acordo com o perito, não teve nenhuma violência. Mesmo assim, o corpo do detido foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames complementares. Vaz estava preso desde sexta-feira pela Leia Maria da Penha.

Jovem é morto a tiros dentro de casa e irmão de 7 anos acaba baleado na RMC


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
crime-sao-jose-dentro-050414-bandab[
Jovem levou três tiros e morreu na hora. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
 
Um jovem de 27 anos foi morto a tiros na porta de casa em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde deste sábado (5). O crime aconteceu na rua Ernesto Moro Redeschi, no Riacho Doce.
Segundo a polícia, Fabiano de Andrade foi atender a porta da residência quando acabou sendo recebido a balas pelos criminosos. Testemunhas informaram que a vítima discutiu com os homens antes de ser atingido por três disparos – dois no rosto e um no peito. Ele morreu na hora. O irmão de Fabiano, de apenas sete anos, recebeu um tiro de raspão no braço e foi socorrido.
Investigadores contaram à Banda B que, dias atrás, alguém atirou em uma casa na Vila Suíça, vizinha ao Riacho Doce, mas ninguém se feriu. Os assassinos, então, teriam ido até a residência de Fabiano para se vingar. Durante todo o tempo de discussão, o rapaz negou ter participado do suposto tiroteio. Após o crime, os autores fugiram do local em um veículo Fiat Uno preto, dizendo repetidas vezes a frase “está vingado”.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e a Delegacia de São José deve investigar o caso.

Mulher de 42 anos morre em grave acidente na Rodovia do Xisto


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Uma mulher de 42 anos morreu em um acidente grave na Rodovia do Xisto na tarde deste sábado (5). O marido e o filho de Nívea Bazio sofreram ferimentos graves e foram encaminhados para o hospital.
Segundo testemunhas, a família seguia sentido Curitiba em um Chevrolet Cobalt em alta velocidade. Na alça de acesso a um contorno, o veículo teria perdido o controle e jogado um Siena para as margens da pista. Com o impacto, o Chevrolet bateu de ré no pilar do viaduto.
Angino Bazio Sobrinho, de 46 anos, marido da vítima, e o filho de 16 foram levados ao Hospital do Trabalhador. O corpo de Nívea foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

Fabio Camargo consegue liminar para retornar ao TC-PR


Da Redação

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar nesta sexta-feira (4) permitindo ao ex-deputado estadual Fabio Camargo o retorno ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). O ex-parlamentar estava afastado da função desde novembro do ano passado, por decisão da desembargadora Regina Afonso Portes.
fabio-camargo-050414-bandab
(Foto: Sandro Nascimento/Alep)
Na ocasião, ela deferiu uma liminar afirmando que Camargo não entregou a documentação necessária para concorrer a vaga. A desembargadora ainda explicou que ele não teria alcançado o número mínimo de votos para ser eleito para o cargo no primeiro turno.
A liminar de Mendes é uma decisão provisória da Justiça que, segundo o órgão, pode ser modificada a qualquer momento. O ministro pediu que os interessados no caso, entre eles o governo do estado, a Assembleia Legislativa e o TC, sejam comunicados sobre a medida com urgência. Ainda não há data para julgamento do mérito, ou seja, a decisão definitiva do Judiciário sobre o caso.