Mãe de 80 anos ouve tiros e encontra vendedor de carros assassinado em tocaia


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha
assassinatodentro
Homem foi morto no portão da casa em que morava (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Uma idosa de 80 anos ouviu vários tiros na rua de sua casa e ao ir até o portão encontrou seu filho, o vendedor de carros Daniel Pires Ferreira, de 33 anos, assassinado. Tudo isso aconteceu por volta das 14h desta quinta-feira (10) na rua Francisco Fido Fontoura, no conjunto Oswaldo Cruz 2, na Cidade Industrial de Curitiba.
O crime é tratado como um mistério, porque a vítima não tinha passagem pela polícia e problema com as drogas. “Vamos ter que buscar informações mais detalhadas do que aconteceu, porque por enquanto está bem complicado. Ele morava com a mãe e vários irmãos nesta casa, que é de classe média”, descreveu à Banda B o investigador Percival Lima, da Delegacia de Homicídios de Curitiba (DH).
De acordo com Lima, o vendedor foi vítima de uma tocaia. “Sabiam que ele estava chegando em casa, passaram em um carro branco e dispararam. Certamente foi algo encomendado”, descreveu. O investigador não quis confirmar, mas as hipóteses levantadas no local são de um desacerto comercial ou um crime passional.
O corpo do vendedor de carros foi recolhido ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).

Polícia apreende armas e prende trio que aterrorizava chácaras na RMC


Da Redação

armas
Foto: Divulgação
Três homens, com idades entre 19 e 21 anos, que aterrorizavam chácaras da região metropolitana de Curitiba foram presos na noite da última quarta-feira (9) em Campina Grande do Sul. De acordo com policiais militares do 22º Batalhão, eles receberam uma denúncia de que o trio estaria praticando roubos a chácaras do município com um veículo Gol azul.
Próximo ao pedágio da BR 116, a equipe da PM percebeu o veículo passar em alta velocidade, momento em que realizaram a abordagem.
Eles ainda tentaram fugir por alguns quilômetros, quando desembarcaram e entraram em um matagal. Após a procura, os três foram presos em flagrante, com três armas de fogo, sendo um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 44 e uma espingarda de pressão. No carro, havia diversos objetos provavelmente de roubo, os quais foram encaminhados à delegacia para que esta faça contato com as últimas vítimas de roubos na região.

Prefeitura substitui e amplia sinalização turística de Colombo


WEBMASTER 10 DE ABRIL DE 2014

Ao todo, nesta primeira fase serão trocadas mais de 250 placas, o restante está previsto para o início do 2º semestre

Posto de Informações Turísticas, recebeu identificação para facilitar a visualização do visitante
Posto de Informações Turísticas, recebeu identificação para facilitar a visualização do visitante
Nos próximos 30 dias a sinalização turística de Colombo estará renovada trazendo mais informações aos visitantes que procuram lazer e diversão no Circuito Italiano de Turismo Rural que neste ano completou 15 anos. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura já iniciou a substituição das antigas placas pelas novas.
Ao todo, nesta primeira fase serão trocadas mais de 250 placas, o restante está previsto para o início do 2º semestre. “Com esta medida queremos melhorar a identificação e os acessos dos visitantes, tanto dos que moram em Colombo quanto dos que vem de fora e que escolheram a cidade para passear”, disse a Prefeita Beti Pavin.
Com o objetivo também de divulgar os empreendimentos públicos, religiosos e particulares do Circuito Italiano, a nova sinalização que está sendo implantada é composta por totem e placas e faz parte de um conjunto de iniciativas para fortalecer o turismo rural do município que hoje conta com 34 empreendimentos entre vinícolas, igrejas, áreas verdes, entre outros.
“Este trabalho começou com a troca das placas indicativas já existentes, mas em breve vamos colocar esta sinalização em novos locais por conta do ingresso de outros empreendimentos que passarão a integrar o Circuito Italiano que passa atualmente por uma reformulação”, informou o secretário da pasta de Turismo, Antonio Ricardo Milgioransa.
Posto de Informações Turísticas
Sinalização turística renovada traz informações do Circuito Italiano de Turismo Rural
Sinalização turística renovada traz informações do Circuito Italiano de Turismo Rural
Inserido no projeto de sinalização turística e estratégico no Circuito Italiano de Turismo Rural, o Posto de Informações Turísticas, localizado na entrada do Parque Municipal da Uva, também recebeu nova identificação para facilitar a visualização do visitante que busca por orientação, dicas de passeio e rotas para chegar aos empreendimentos.
No posto, além de dicas, o visitante pode adquirir produtos artesanais como os vinhos, geleias e outros produtos orgânicos feitos nas chácaras e fazendas da agricultura familiar colombense. Também estão disponíveis produtos feitos pelos artesãos do município. A renda obtida com a venda do artesanato é revertida para o trabalho social realizado no município.
Posto de Informações Turísticas
Atendimento: Terça a Domingo e feriados das 8h30 às 12h e das 13h às 17h
Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771- Centro, Anexo ao Parque Municipal da Uva
Telefone: 41- 3656.6639
E-mail: turismo@colombo.pr.gov.br
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

André Vargas diz que provará inocência 'de cabeça erguida'


Pelo Twitter, deputado diz que prepara defesa junto ao Conselho de Ética.
Petista admitiu usar avião fretado por doleiro investigado por lavagem.




O deputado licenciado André Vargas (PT-PR) reafirmou nesta quinta-feira (10) não ter cometido qualquer ilegalidade em sua relação com o doleiro Alberto Youssef. Em mensagens publicadas no Twitter, ele disse que vai provar sua inocência "de cabeça erguida".
"Estou certo de que não cometi ato ilícito e vou provar isso, de cabeça erguida. Não traí a confiança que sempre mereci do povo do Paraná. (...) A imprensa está devassando minha vida, e vendo que não tenho nada a esconder. Meu patrimônio condiz com o salário de deputado", publicou Vargas na rede social.

O deputado petista, que admitiu ter usado um avião fretado por Youssef e foi flagrado trocandomensagens com o doleiro sobre um projeto no Ministério da Saúde, já enfrenta um processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Na útima segunda, ele pediu licença de 60 dias do mandato e na quarta, renunciou ao cargo de vice-presidente da Câmara.
Estou certo de que não cometi ato ilícito e vou provar isso, de cabeça erguida [...] Meu patrimônio condiz com o salário de deputado"
Em outra mensagem, ele afirmou estar em São Paulo, onde prepara a defesa que irá apresentar ao Conselho de Ética. Nesta quinta, o PT anunciou que uma comissão formada por membros de direção do partido irá ouvir explicações de Vargas sobre a relação dele com Alberto Youssef, preso numa operação da Polícia Federal que apura suposto esquema de lavagem de diinheiro.
"Não irei a Londrina esta semana; estou em São Paulo, cuidando da minha defesa junto ao Conselho de Ética. (...) Lamento que minha família e amigos estejam acossados por repórteres. O alvo sou eu, não eles. (...) Como já disse na tribuna, cometi um equívoco, lamento por isto e vou encarar tudo de frente", publicou Vargas.
Ainda no Twitter, André Vargas afirmou estar "triste" por ter exposto sua família e eleitorado, a quem, diz, "deve tudo". "Estou triste por ter exposto minha família e meu eleitorado, a quem devo tudo que sou.  Tenho uma história e vou defendê-la", publicou.

Ao
 G1, o líder do partido na Casa, deputado Vicentinho (SP), afirmou que os parlamentares deverão se reunir na próxima semana para indicar o nome que irá disputar a Vice-presidência. Segundo Henrique Alves, a vaga "é do PT", em função do critério de proporcionalidade - a legenda conta com 88 deputados.Vice-presidência

Nesta quinta-feira, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou que aguarda o PT indicar o nome que irá substituir Vargas na Vice-presidência da Câmara e que espera colocar o nome em votação no plenário ainda neste mês.

Jovem morta na BR-277 era universitária e planejava entrar em multinacional


Por Luiz Henrique de Oliveira
motodentro
Suelen era muito querida pelos amigos (Foto: Arquivo Pessoal)

Amigos da universitária Suelen Carolina Ferrario Novaes, de 23 anos, procuraram a reportagem da Banda B nesta quinta-feira (10) para lamentar a morte dela e prestar uma última homenagem. A jovem perdeu a vida em um grave acidente na pista sentido Paranaguá da BR-277, no bairro Jardim das Américas, em Curitiba, durante a madrugada. Suelen, a Suka, caiu da moto em que estava após se chocar contra um caminhão e, em seguida, foi atropelada por outro caminhão.
Suelen estava no 5° período de Engenharia de Produção na FAE e era muito querida por todos. “Isso nos pegou de surpresa, porque ela tinha vários planos”, afirmou à Banda B Gabriel Baggio, amigo dela. “Estávamos inscritos para conseguir um estágio na Renault e a expectativa era grande”, descreveu.
Recentemente, Suelen tinha feito uma tatuagem, um sonho antigo. Moradora em São José dos Pinhais, todo dia ela ia e voltava pela BR-277 até a faculdade, localizada no bairro Rebouças, em Curitiba. “Ela vivia com os pais. Nós conversamos ontem na frente da faculdade antes dela sair. Estava muito motivada”, relatou Baggio.
A Banda B presta condolências aos familiares de Suelen. O seu velório e enterro acontecerão 

Em tarde de tiroteios, um ladrão fica baleado após assalto a banco na Grande Curitiba


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Dois tiroteios seguidos de perseguição policial marcaram o final da tarde desta quinta-feira (10) na Grande Curitiba. O primeiro aconteceu no bairro Boqueirão, na capital, depois que cinco criminosos roubaram um malote de uma agência bancária em frente ao quartel da Polícia.
Eles dispararam contra os policiais e um ladrão acabou sendo baleado na perna. Dois foram presos ainda na frente do banco e os outros três, entre eles o ferido, fugiram pela Linha Verde em um veículo Palio. Após a perseguição, eles tentaram entrar em uma casa na altura da rua das Carmelitas. Neste momento,  o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope)  fizeram um cerco contra os bandidos e os capturaram.
O quinteto ainda não foi identificado. A polícia não informou o valor exato, mas ressaltou que a quantia de dinheiro levada no malote era alta. O criminoso baleado foi socorrido pelo Siate e os outros encaminhados para a delegacia.
Araucária
Em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, outro tiroteio aconteceu também no bairro Boqueirão. A polícia teria recebido denúncias de que famosos assaltantes estariam na Vila Independência.
Ao chegar no local, a abordagem foi feita e os criminosos teriam resistido à prisão. Após o confronto, eles fugiram e a polícia realizou um cerco em meio a um matagal para prendê-los. As buscas pelos suspeitos continuam.

Paulista vem conhecer Curitiba, apanha de travesti e abafa o caso por vergonha da família


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento



Um paulista e um travesti. O primeiro alega que estava sendo extorquido, já o segundo diz que foi vítima de um golpe, porque o cliente não quis pagar pelo produto usado. Tudo isso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (10), no bairro Rebouças, em Curitiba, e foi parar na delegacia, onde a opção foi a de não haver representação, com a intenção de ‘abafar’ o caso.
O paulista veio conhecer Curitiba e teria também descoberto outras coisas que a capital oferece. Na loja de conveniências de um posto de combustíveis, o homem teria ido sacar o dinheiro para fazer o pagamento do programa, mas deu pra trás. Nesse momento, o travesti partiu para cima dele e a Polícia Militar foi acionada.
“Poderia acontecer aqui no Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, uma representação por lesão corporal, mas como para isso seria necessário o rapaz ter que vir para cá em uma audiência, ele preferiu deixar quieto, para não expor sua família”, afirmou à Banda Ba delegada Marcia Marcondes, sem entrar em detalhes se o paulista seria casado.
Caso abafado, travesti foi para um lado e paulista para outro, sem nem darem tchau.

Rapaz que estava desaparecido há três dias morre ao tentar voltar para casa


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

ganchinho
Jovem levou dois tiros e morreu na hora. Foto: DB/Banda B
Um jovem de 18 anos que estava desaparecido há três dias foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (10) no bairro Ganchinho, em Curitiba. O crime aconteceu na rua Reinaldo de Carvalho Bola esquina com a Rua Miguel Laudecir de Oliveira. Rafael Henrique da Cruz Bastos morreu antes da chegada do Siate e o autor dos disparos não foi encontrado.
O corpo do jovem foi encontrado por volta das 19 horas logo após os disparos de arma de fogo. Segundo informações da família, ele era usuário de entorpecentes e estava sumido de casa há três dias. O jovem morava próximo ao local do crime e a polícia acredita que ele chegava em casa quando foi surpreendido pelo assassino. “Ele estava há três dias sumido e morreu com dois tiros no peito. Pelo jeito pode ter sido acerto de contas. Ele sumiu por um tempo, mas não adiantou, quando voltou foi morto”, disse o soldado Melo do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba e a Delegacia de Curitiba investiga o caso.

Polícia já tem imagens do confronto entre cabo da PM morto e assaltantes no Prado Velho


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique



A Polícia Civil já teve acesso às câmeras de segurança que têm imagens do momento que o cabo da Polícia Militar (PM) Wilson Aparecido Amaral, 43 anos, é ferido durante um confronto com assaltantes, no bairro Prado Velho, em Curitiba. O tiroteio aconteceu na tarde desta segunda-feira (7) e o cabo não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta terça-feira (8).
O carro do cabo da PM já foi periciado e os investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba (DFRV) aguardam o resultado do laudo. As imagens estão sendo analisadas para tentar identificar os suspeitos. Em breve, a polícia deve disponibilizar as imagens à imprensa.
Amaral ficou gravemente ferido depois de levar um tiro no peito durante uma tentativa de assalto. A situação aconteceu em frente à estação tubo do Teatro Paiol. Uma mulher que estava nas proximidades foi atingida de raspão.
Segundo a Polícia Militar (PM), dois bandidos armados, possivelmente adolescentes, abordaram o cabo quando ele estava entrando em seu carro, após realizar uma caminhada na região. O policial reagiu e aconteceu uma intensa troca de tiros. Os suspeitos conseguiram fugir, mas antes acertaram o peito de Amaral, que foi socorrido, em estado grave, ao Hospital Cajuru. Outra mulher que estava perto foi atingida de raspão e não corre risco.

Caixa ‘amiga’ tenta passar compra de R$ 5 mil por R$ 50 em supermercado e se dá mal


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento




Já pensou fazer uma compra no valor de mais de R$ 5 mil em um supermercado pagando apenas R$ 50? Normalmente isso aconteceria em uma promoção de um programa de televisão, mas teve gente que apelou e se deu mal. Na noite desta quarta-feira (9), dois homens, uma mulher e uma caixa ‘amiga’ resolveram fazer o golpe no Extra do Alto da XV e terminaram em cana.
Quem explicou o caso à Banda B foi a delegada Márcia Marcondes, do Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, que autuou a trupe em flagrante. “Nem toda a compra é registrada pela caixa. Eles estavam levando roupas e vários produtos alimentícios, mas o pessoal da segurança desconfiou”, descreveu.
Os suspeitos foram autuados em flagrante por furto e uma fiança foi arbitrada. “Até agora ninguém pagou o valor e, por isso, dormiram aqui na delegacia”, concluiu a delegada.

André Vargas renuncia à vice-presidência da Câmara e começa a investigação pelo Conselho de Ética


Agência Brasil

O deputado André Vargas (PT-PR) renunciou nesta quarta-feira (9) à primeira-vice-presidência da Câmara dos Deputados. Em carta enviada ao líder do PT na Casa, Vicentinho (SP), Vargas diz que decidiu apresentar sua carta de renúncia à vice-presidência da Câmara devido à instauração de processo no Conselho de Ética para apurar denúncias apresentadas contra ele.
“Tomo esta decivargas renunciasão para me concentrar em minha defesa perante o Conselho [de Ética] e para não prejudicar o andamento dos trabalhos da Mesa Diretora, e também de preservar a imagem da Câmara, do meu partido e de meus colegas deputados”, diz Vargas, que se licenciou do mandato parlamentar por 60 dias, após as denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.
Na carta de renúncia, o parlamentar relata que tem enfrentado “intenso bombardeio de denúncias e ilações lançadas em veículos de imprensa”. Vargas ressaltou que tais denúncias são vazamentos ilegais de informações, que terá oportunidade de esclarecer quando apresentar sua versão dos fatos. “Enfrentarei tranquilamente este processo na certeza de que provarei, ao final, que não cometi nenhum ato ilícito. Sigo, com muito orgulho de minha história politica e minha luta, ao lado de tantos companheiros, em defesa do povo paranaense e pela construção de um Brasil melhor”, conclui o deputado.
Vicentinho disse que conversou com André Vargas e que está convicto de que este não renunciará o mandato parlamentar. “Ele está firme na decisão de não renunciar ao mandato para ter o direito de se defender das acusações. A renúncia à vice-presidência ajuda a preservar a imagem da Câmara e do partido”, destacou Vicentinho.
Caberá agora ao PT indicar um parlamentar para o cargo deixado por Vargas. Segundo Vicentinho, o partido ainda não tem um nome definido para indicar e essa definição irá ocorrer nos próximos dias. O indicado terá que passar por votação do plenário da Casa.

OUÇA O ÁUDIO DO PROGRAMA MESA REDONDA DOS BLOG'S DE TERÇA FEIRA DIA 08/04

Jovem motorista embriagada fura sinal e causa acidente no Batel


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo


Uma motorista de 22 anos causou um acidente na madrugada desta quinta-feira (10) no bairro Batel, em Curitiba. A colisão aconteceu no cruzamento das ruas Comendador Araújo e Coronel Dulcídio. A motorista, que dirigia em Peugeot 207, teria furado o sinal vermelho e ficou presa às ferragens. O outro motorista de 28 anos também ficou ferido.
O acidente aconteceu por volta da meia-noite e segundo informações de testemunhas, a motorista do Peugeot teria furado o sinal vermelho. As duas vítimas foram encaminhadas até o Hospital Cajuru com ferimentos leves. A tenente Angeli conversou com a Banda B sobre o que teria ocasionado o acidente. “A informação que nos passaram é que o veículo Peugeot furou o sinal e causou o acidente. Essa motorista ficou presa nas ferragens e foi levada ao hospital, assim como o outro motorista”.
Ainda, de acordo com o Corpo de Bombeiros, ela estava visivelmente embriagada. “Os dois foram levados para o hospital e a motorista estava com sinais de embriaguez”, disse o cabo Chaves do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran). Ela não passou por teste do bafômetro por ter sido levada ao hospital.

Estudante da PUCPR é assaltado no portão da universidade; bandidos foram presos em seguida

Por Elizangela Jubanski



Um estudante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foi assaltado em frente ao Portão 3, no bairro Prado Velho, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (9). O estudante foi abordado por dois homens que estavam armados com uma faca. A dupla foi presa cerca de 40 minutos depois por policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
De acordo com o boletim de ocorrência, registrado no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), os dois bandidos abordaram o estudante quando ele saiu da Universidade. “Eles estavam com uma faca e levaram pertences da vítima, como celular e mochila”, contou a delegada Márcia Marcondes à Banda B.
Logo após o roubo, o estudante procurou a PM e deu características dos bandidos, que foram presos nas mediações. Ele reconheceu a dupla e conseguiu recuperar seus objetos roubados.
Casos recorrentes
Em dezembro, uma guerra fria entre gangues rivais da Vila Torres deixou moradores e, principalmente, alunos da PUCPR inseguros nas entradas e saídas para as aulas. Entre os casos de violência, um tiroteio, também ao lado do Portão 3, deixou uma mulher ferida por uma bala perdida. Ninguém foi preso.
Já na semana seguinte, outro confronto entre gangues aconteceu ao lado da Universidade por volta das 19 horas – horário de intensa movimentação entre os universitários. Nesse dia, estudantes da PUCPR e outros passageiros do transporte coletivo, que passavam pelo local no momento do tiroteio, foram obrigados a se ajoelhar e deitar no chão dos ônibus na tentativa de escapar dos disparos. A situação foi bastante tensa e os motoristas relataram à Banda B que alguns conseguiram dar a marcha ré para sair da área de risco.
PUC
A Banda B entrou em contato com a assessoria da PUCPR sobre o assalto ocorrido na noite de ontem, mas ainda não obteve resposta se há ou não algum trabalho de segurança no entorno ou de orientação dos alunos e funcionários.


NOTA PUCPR – Curitiba, dia 11 de abril de 2014

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) possui um sistema de monitoramento que compreende 378 câmeras, 14 monitores de segurança eletrônica e 80 vigilantes, operando no Câmpus com circulação motorizada durante 24 horas. Além da ronda nas dependências da universidade, a equipe de segurança faz ronda nos arredores do Câmpus durante todo o período de aulas, com reforço nos horários de maior fluxo de alunos, que são a entrada e saída das aulas.
                                               
Em 2009 a Polícia Militar do Paraná (PMPR) instalou um módulo na esquina da Rua Guabirotuba com a Rua Imaculada Conceição, no Prado Velho, com o objetivo de reforçar a segurança na região. Em parceria com a Universidade, a PMPR faz o monitoramento de quatro câmeras de segurança instaladas em ruas da região. A Guarda Municipal faz o monitoramento das oito câmeras de segurança instaladas em pontos de ônibus próximos à Universidade. 

A PUCPR também disponibiliza Sistema Integrado de Segurança, com um número de telefone próprio. A comunidade acadêmica pode ligar durante 24h em situações de emergência ou enviar um SMS. Conforme o caso, a equipe envia um segurança no local imediatamente ou aciona a Polícia Militar.

Assessoria de Imprensa



Obrigada!

Bandidos em carro roubado atropelam e deixam duas crianças feridas em Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira




Dois bandidos em fuga da Polícia Militar (PM) deixaram uma menina de 13 anos e um garoto de 9 feridos em um atropelamento, no final da manhã desta quarta-feira, na Rua Francisco Kochinski, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. Eles estavam em um Kia Soul que havia sido roubado instantes antes no bairro Xaxim.
De acordo com a Polícia Militar (PM), após o atropelamento os bandidos largaram o carro e fugiram. Até o fechamento desta reportagem, policiais ainda realizavam buscas, mas sem êxito na prisão dos suspeitos.
Ainda segundo a PM, as crianças feridas foram encaminhadas ao Hospital do Trabalhador, sem ferimentos mais graves. A informação é que o menino teve um osso da perna quebrado.