Sesp anuncia criação da Divisão de Homicídios do Paraná para substituir delegacia


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha

anúncio oficial da criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi realizada pelo secretário de segurança do Paraná Leon Grupenmacher na tarde desta quarta-feira (7). A reivindicação antiga da Polícia Civil substituiu a Delegacia de Homicídios de Curitiba e deve padronizar os trabalhos de investigação das demais especializadas nessa área do estado.
criacao-dhpp-070514-bandab
Anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
Segundo a delegada-chefe da DHPP, Maritza Haise, na prática, o trabalho da polícia será facilitado com a mudança. “Até agora, nós tínhamos apenas uma única delegacia para lidar com toda a capital. Agora, teremos quatro especializadas para regiões menores, o que trará mais velocidade no atendimento às ocorrências”, explicou ela em entrevista à Banda B.
As novas unidades vão integrar os distritos policiais já existentes. A 1ª Delegacia deve reunir o 1º, o 3º, o 5º e 12º distrito, por exemplo. A Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC) e o Núcleo de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Nucrisa) devem integrar a DHPP, além de mais uma delegacia regional para crimes complexos.
A DPPH terá condições para atuar em qualquer cidade do Paraná e iniciar o processo de padronização da investigação.

Ações de Combate a Dengue são intensificadas em Colombo


WEBMASTER 7 DE MAIO DE 2014

Em maio serão instaladas armadilhas para identificar possíveis focos do mosquito transmissor da doença em vários bairros do município

Colombo conta com o trabalho de uma equipe altamente capacitada para o desenvolvimento de ações preventiva no combate à dengue
Colombo conta com o trabalho de uma equipe altamente capacitada para o desenvolvimento de ações preventiva no combate à dengue
Com a confirmação de focos do mosquito Aedes Aegypti em municípios vizinhos e temendo uma possível infestação também em Colombo, a coordenação do Programa Nacional de Controle da Dengue decidiu em conjunto com a 2ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde que a partir do dia 15 de maio de 2014, serão instaladas um total de 100 armadilhas do tipo “Ovitrampas” em residências e comércios situados nas margens da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), Estrada da Ribeira (BR-476), Estrada da Graciosa (PR-51), Rodovia da Uva (PR-417) e Contorno Norte (PR-418).
As armadilhas servirão para identificar possíveis focos do Mosquito da Dengue na cidade de maneira a trazer maior efetividade no combate à esta doença. As Armadilhas que serão instaladas em Colombo constituem um método simples e barato de detecção do mosquito, e serão instaladas a cada 200 metros nas vias que ligam a cidade à capital. Semanalmente os “Agentes de Combate à Dengue” que foram capacitados para manusear as armadilhas, farão o controle e para tanto, será fundamental a colaboração dos proprietários permitindo as instalações dos equipamentos em seus imóveis.
Segundo o Biólogo Marcos Magaldi Johansen de Moura que coordena o PNCD em Colombo, a priorização destas vias para instalação se dá devido às mesmas registrarem alto fluxo de veículos vindo de diversos municípios confirmadamente infestados, servindo como ponto de entrada do mosquito transmissor da doença em Colombo. Ele destaca ainda a importância da participação dos moradores no controle da dengue. “Temos uma equipe altamente capacitada e destinada exclusivamente ao controle desta doença em Colombo. No entanto, a ação continua sendo de responsabilidade dos munícipes na manutenção da higiene em seus terrenos, evitando possuir objetos que possam servir de depósitos que acumulem água. Tais objetos são potenciais criadouros do mosquito, principalmente pneus, caixa d’água, vasos de plantas, baldes, bacias, tonéis, e tambores. Além de poças, terrenos alagados, garrafas, latas, copos e outros. Portanto a higiene do terreno e cuidados de cada um, são as principais maneiras de se combater esta doença.
Ainda segundo o coordenador, passada esta fase inicial, as armadilhas serão instaladas estrategicamente em todos os bairros do município.
Foto: João Le Senechal
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Confraternização marca os 15 anos do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo


WEBMASTER 7 DE MAIO DE 2014

Certificado foi entregue aos profissionais que colaboraram com a implantação da iniciativa e para os empreendedores que acreditam na ideia

Empreendedores e técnicos são homenageados por contribuírem com o Circuito Italiano de Turismo Rural
Empreendedores e técnicos são homenageados por contribuírem com o Circuito Italiano de Turismo Rural
Empreendedores, técnicos, profissionais e a equipe da Prefeitura Municipal de Colombo estiveram reunidos na noite do dia 06 (terça-feira), para confraternizar e homenagear os que contribuíram com a implantação e consolidação do Circuito Italiano de Turismo Rural que em 05 fevereiro último completou 15 anos.
Na ocasião foi entregue um certificado para aqueles que lá em 1998 e 1999 acreditaram na ideia e também para os que hoje levam este modelo adiante. “Estamos revivendo todo o trabalho iniciado lá atrás, com o olhar para o futuro retomando e modernizando o Circuito”, disse o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa.
Como novas iniciativas para o Circuito Italiano estão a nova sinalização turística que começou a ser instalada que possibilita a identificação dos empreendimentos e os pontos para visitação. Na oportunidade também foi lançado o vídeo institucional do Circuito Italiano que apresenta um leque de opções de passeio e lazer para ser desfrutado em família.
“Este é um dos importantes trabalhos que temos, o de valorizar o turismo e o lazer, que estão sendo levados muito a sério, incluindo toda a beleza natural, a agricultura familiar e buscando outras direções como a área que adquirimos no Roça Grande para dentro em breve oferecer mais este local de lazer e esporte, tanto para a população quanto para o turista”, anunciou a Prefeita Beti Pavin.
Em noite de confraternização, Prefeita Beti Pavin acompanhada de outras autoridades entrega certificados
Em noite de confraternização, Prefeita Beti Pavin acompanhada de outras autoridades entrega certificados
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura tendo como apoiadores a Emater Paraná, Conselho Municipal de Turismo, Rotas do Pinhão, Paraná Turismo e os empreendedores integrantes do Circuito Italiano de Turismo Rural.
Estiveram presentes na homenagem o vice-prefeito, Ademir Goulart, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Renato Strapasson, Pelé, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Arivaldo de Mello Junior, os padres Arlindo Vieira CP e Divonzir Fabrício Mendes CP, entre outras autoridades, profissionais do departamento de Turismo e empreendedores do Circuito.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc
Foto: Marcio Fausto/PMC

Atlético confirma jogo-teste contra o Corinthians no próximo dia 14; sócio não pagará entrada


Da assessoria


O torcedor atleticano já tem data marcada para mais um evento na Arena da Baixada. O jogo-teste solicitado pela FIFA, para testar todas as áreas do estádio antes da Copa do Mundo, acontecerá na próxima quarta-feira (14), às 19h30. Na partida, o Atlético Paranaense receberá o Sport Club Corinthians Paulista.
arena
(Foto: Divulgação)
O Sócio Furacão não pagará para assistir ao jogo-teste. Para garantir sua entrada no evento, o sócio deverá apenas apresentar seu Smart Card, para passar na catraca. Mais informações sobre locais de acesso serão divulgados em breve, aqui no Site Oficial do CAP.
Ingressos:
Os ingressos para o evento-teste, destinados a não Sócios, serão vendidos a R$ 150. Mais informações sobre horários e locais de venda também serão divulgados no Site Oficial.

Operação da polícia apreende dezenas de rodas furtadas em loja do Fazendinha


Por Felipe Ribeiro e Bruno Henrique
estepes
Fotos: Bruno Henrique – Banda B
Uma operação realizada pelo 11° Distrito Policial terminou com a apreensão de dezenas de pneus e estepes no início da tarde desta quarta-feira (7) no bairro Fazendinha, em Curitiba. De acordo com o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, eles chegaram até esta loja após uma denúncia de que os produtos poderiam ter uma procedência duvidosa e no local foram encontradas.
estepes2
Foto: Bruno Henrique – Banda B
“Este é um claro caso de receptação, essas são rodas geralmente adquiridas pelo proprietário da loja a preço menor e modificada para a venda”, disse.
Segundo o delegado essa vem se tornando uma prática comum, mas o Brasil ainda sofre com a falta de denúncias. “Isso traz dor de cabeça, mas muitas vezes as pessoas deixam de procurar polícia por achar pouco, vamos procurar os responsáveis por esse caso e aguardamos novas denúncias para chegar aos responsáveis pelo furto”, comentou.
As rodas foram encaminhadas ao 1° DP, mas ninguém foi preso até o momento.

Seleção está convocada para a Copa; confira quem vai representar o Brasil


Da CBF


O técnico Felipão convocou nesta quarta-feira, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, os 23 jogdores que disputarão a Copa do Mundo do Brasil FIFA 2014 – a Seleção Brasileira estreia no dia 12 de junho contra a Croácia, na Arena Itaquera, em São Paulo.
Veja a relação dos jogadores:
felipao
Felipão anunciou os 23 convocados para a Copa (Foto: Divulgação)
Goleiros
Julio Cesar (Toronto)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético Mineiro)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Mdrid)
Maxwell (PSG)
Zagueiros
Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Napoli)
Meio-campo
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Hernanes (Inter de Milão)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Oscar (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Hulk (Zenit)
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético Mineiro)
Bernard (Shaktar Donetsk)

ÁUDIO DO PROGRAMA MESA REDONDA DE TERÇA FEIRA DIA 06/05 COM SECRETÁRIO DE OBRAS JOÃO MARIA

OUÇA O ÁUDIO DO MESA REDONDA DOS BLOG'S DO DIA 06/05 COM NOSSO SECRETÁRIO DE OBRAS DE COLOMBO.

Petista Arlindo Chinaglia é eleito para ocupar cargo de Vargas na vice-presidência da Câmara


Da Agência Brasil

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou a indicação do PT e elegeu hoje (6) o deputado Arlindo Chinaglia (SP) como 1º vice-presidente da Casa. O cargo estava vago desde o dia 16 de abril, quando o deputado André Vargas (PR) renunciou para se defender das denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal. Na noite dessa terça-feira (5), após reunião da bancada, o PT indicou o nome de Chinaglia, que até então era líder do governo.
Orcamento 2012
Foto: Agência Brasil
Partido com a maior bancada, o PT deveria ficar com a presidência da Câmara, mas um acordo com o PMDB, fez com que o partido ficasse com a vice-presidência nos dois últimos anos da Legislatura 2013-2014.
Para ser eleito, Chinaglia precisava de 257 votos, a maioria absoluta dos deputados. O petista foi eleito com 343 votos a 51 brancos. Mesmo partidos da oposição, como o DEM, saudaram a eleição do petista.
“Quero manifestar em nome do Democratas o nosso apoio para que o deputado Chinaglia possa exercer com dignidade a sua nova missão, totalmente distinta da que ele cumpria até então”, disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).
Chinaglia disse que irá cumprir as funções “da melhor maneira possível”, e que quando ocupava a função de líder do governo sempre respeitou os parlamentares. “Tive enfrentamentos, sempre respeitosos. As exceções, claro, só confirmam a regra”, disse.
Após as denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou continuidade do processo disciplinar contra o deputado André Vargas, que também pediu desfiliação ao PT. O processo pode levar à cassação do mandato.

Megaoperação na Vila Torres termina com sete pessoas presas e armas apreendidas


Da Redação com assessoria

(Fotos: Antônio Nascimento)

No total, sete pessoas foram presas e três armas de fogo apreendidas na megaoperação daPolícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, na madrugada desta quarta-feira (7), na Vila Torres, no bairro Prado Velho, em Curitiba. Também foram apreendidos um colete balístico, 150 munições de diversos calibres, 1,8 kg de maconha e televisões LCD.
A Operação “Vila Torres”, iniciada às 6h, reuniu mais de 200 policiais militares com quase 50 viaturas (sendo do 12º Batalhão da PM, da Agência Central de Inteligência e do Batalhão de Operações Especiais – BOPE) além de 30 policiais civis da Denarc (Divisão de Narcóticos). A ação também contou com uma aeronave da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA).
“Foi uma operação satisfatória uma vez que foram apreendidos materiais e armamento que estávamos em busca e que poderiam ser utilizados pelos marginais para o cometimento de outros crimes como homicídio, sendo assim, evitamos estas situações”, disse o Comandante da operação, tenente-coronel Washington Lee Abe. “As nossas forças estão prontas para dar a devida resposta à criminalidade e atender os anseios da população do Paraná”, completou.
“Esta ação conjunta entre Denarc e PM realizada hoje foi de grande importância para coibir o tráfico de drogas que ocorre aquela região da cidade bem como diversos outros delitos que estão atrelados ao comércio ilícito de drogas, dentre eles homicídios e crimes contra o patrimônio, visando reduzir a criminalidade de um modo geral, e retirar de circulação as pessoas que se prestam a estas práticas delitivas”, afirma o delegado do Denarc, Allan Flore.
Foram conduzidas 7 pessoas (cinco homens e duas mulheres), três armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38 e uma pistola 380, 150 munições de diversos calibres, uma balança de precisão, 1,080kg de maconha, quatro bicicletas completas (mais um quadro e acessórios), além de R$ 2,6 mil em dinheiro. Em uma das ações, as equipes encontraram várias roupas com etiquetas, supostamente produto de furto. Além disso, mais oito aparelhos celulares.
Após o fim da operação, todo o material e os detidos foram apresentados na Divisão Estadual de Narcóticos, para que as medidas legais fossem tomadas.

Irmã diz ter certeza que após audiência de instrução todos irão saber quem matou Tayná


Por Felipe Ribeiro

O terceiro dia da audiência de instrução colocou policiais acusados de tortura e os quatro suspeitos de pela morte a menina Tayná Adriane da Silva frente a frente nesta quarta-feira (7) no Fórum de Colombo, na região metropolitana de Curitiba. A movimentação é grande no local e a família voltou a afirmar que possuí certeza de que os quatro primeiros suspeitos, Adriano Batista, Sérgio Amorin da Silva Filho, Paulo Henrique Camargo Cunha e Ezequiel Batista, são sim os autores do crime.
tayna
Foto: Reprodução
De acordo com a irmã de Tayná, Márcia da Silva, após esta audiência ficará claro para todo mundo quem são os autores do estupro seguido de assassinato. “Os quatro mataram, cada um com a sua participação. Não é justo os policiais passarem por isso antes do julgamento da Tayná, mas tenho certeza de que este é um passo importante e que eles sairão algemados daqui”, disse.
Segundo o advogado Cláudio Deladone, que defende o delegado Silvan Rodney Pereira, o auto de reconhecimento pessoal foi muito positivo, já que a verdade na visão dele está aparecendo. “Nos meus 18 anos de carreira, nunca vi um auto desse, com tantas pessoas, e ser levado de uma forma tão legítima. A verdade está aparecendo, já que foram colocadas pessoas que não tinham nenhum envolvimento no caso da tortura. Uma coisa é reconhecer através de uma foto, outra é reconhecer entre outras pessoas”, disse.
Para a irmã Tayná, os quatro apontados como autores da morte da menina caíram em contradição várias vezes e apontaram várias pessoas erradas. “Eles alegam coisas absurdas, eu acompanhei a busca pelo corpo e não houve tortura, se aconteceu alguma coisa, com certeza absoluta não foi na Delegacia do Alto Maracanã”, garantiu.
Os quatro acusados foram ouvidos entre a segunda e a terça-feira. Hoje policiais e suspeitos foram colocados frente a frente e agora as testemunhas de defesa começam a ser ouvidos. Os primeiros serão os familiares da menina Tayná.

“Que no próximo ano a Justiça esteja feita”, diz Yared sobre morte do filho em acidente há 5 anos


Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira

“A sensação que eu tenho é de impotência”, declarou Christiane Yared à Banda B nesta quarta-feira (7), exatamente cinco anos após o acidente de trânsito que matou o filho no bairro Mossunguê, em Curitiba. O ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, acusado de provocar a tragédia que resultou na morte dos jovens Gilmar Yared e de Carlos Murilo de Almeida, ainda não foi julgado.
christiane-yared-070514-bandab
Christiane Yared espera julgamento de Carli Filho há cinco anos. (Foto: Divulgação)
No último dia 20 de fevereiro, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decidiu pelo júri popular de Carli Filho. Por meio da medida, ele deve responder por homicídio de dolo eventual (quando se assume o risco de matar) e não por homicídio culposo (quando não há intenção) pela Vara Comum de Trânsito. A data do julgamento não foi decidida. “Nós sabemos que quem tem mais poder e recursos demora muito mais para responder pelo crime que cometeu, isso se responder… Mas, apesar de tudo, nós ainda temos esperança, uma luz no fim do túnel”, disse Christiane.
De acordo com ela, todas as ações e projetos realizados em prol da diminuição de acidentes de trânsito na cidade a confortam quando pensa na morte do filho. “Eu quero acreditar que a morte dele não foi em vão e que nós estamos salvando vidas com essas iniciativas”, completou. Christiane espera que, quando chegar a hora de completar seis anos da morte de Gilmar, o caso seja finalmente encerrado e o culpado punido.
“Eu sei que muitos casos não vão para a frente principalmente devido ao poder dos acusados, mas a nossa defesa está trabalhando duro para que a Justiça seja feita. A morte do meu filho me revolta, mas essa foi uma situação que a vida me obrigou a enfrentar e estou fazendo o melhor que posso”, concluiu ela.
O caso
Carli Filho é acusado de matar Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida em um acidente de trânsito em maio de 2009. Segundo a acusação, ele dirigia embriagado e a 173 km/hora. Na ocasião, o Detran informou que o ex-deputado tinha 130 pontos em sua CNH por infrações de trânsito.

PM faz megaoperação para tentar prender 40 suspeitos que vivem na Vila Torres; fotos


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento

(Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

Uma megaoperação da Polícia Militar acontece na manhã desta quarta-feira (7) na Vila Torres, no bairro Prado Velho, em Curitiba, ao lado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). São 150 policiais militares do 12° Batalhão e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) que pretendem cumprir 40 mandados de prisão contra suspeitos, em sua maioria procurados por homicídio.
A ação da PM se deve ao crescente número de assassinatos na Vila Torres e também assaltos em bairros vizinhos. “Vamos ficar aqui até as 11 horas. É um grande efetivo e esperamos que a população de bem aqui na região nos apoie. Até o momento já tivemos cinco presos e cinco quilos de drogas apreendidas”, afirmou à Banda B, por volta das 7h30, o major Pontes, comandante da operação.
São inúmeras viaturas e também um helicóptero da corporação ajudando na megaoperação. Um balanço final de prisões deverá ser divulgado pela PM até o fim da tarde de hoje.