Colombo participa da campanha de vacinação contra febre aftosa


WEBMASTER 9 DE MAIO DE 2014

Evento de lançamento das ações de cobertura vacinal dos rebanhos aconteceu na cidade de Campo Magro

Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara destaca a importância de manter o rebanho paranaense livre da Afitosa
Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara destaca a importância de manter o rebanho paranaense livre da Afitosa
O Governo do Paraná lançou no último dia 30 a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014. Para os produtores, a vacinação começou na quinta-feira (01) e se estende até o dia 31 de maio. Nesta primeira fase, é obrigatória a vacina em todos os animais bovinos e bubalinos jovens, de zero a 24 meses. O evento de lançamento foi realizado na fazenda Sol Poente, em Campo Magro, contou com a presença do governador Beto Richa que fez a vacinação do primeiro animal e destacou que a garantia da sanidade do rebanho paranaense, por meio da vacinação, possibilitou a retomada da exportação da carne produzida no Estado.
Na oportunidade, o Secretário Municipal da Agricultura de Colombo Márcio Toniolo que também esteve presente, representou os pecuaristas do município destacou o compromisso de mobilizar e incentivar que todos os produtores rurais a se manterem vigilantes com as questões sanitárias nas suas propriedades.
Também participaram do evento, o secretário de Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, do assessor técnico da Federação da Agricultura do Paraná, Faep), Ronei Volpi, e prefeitos e secretários municípios da região.
A previsão é que sejam vacinados 4,25 milhões de cabeças de animais jovens, o que corresponde a 45% do rebanho atual do Paraná, estimado em 9,4 milhões de animais, entre animais jovens e adultos. Até o final da campanha, o produtor deve efetivar a compra do medicamento, fazer a aplicação e a comprovação da vacinação do seu rebanho. Na segunda etapa, em novembro, será obrigatória a vacinação para 100% do rebanho.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, ressaltou a importância da vacina para garantir que o Estado continue sendo uma área livre da febre aftosa. “A dose da vacina é bem barata, se comparada ao grande prejuízo que um animal não vacinado pode trazer a toda economia do Paraná e de todo o País”, disse ele.
A imunização por faixa etária ocorre desde 2009, quando foi alterado o sistema de vacinação no Paraná. A imunização tem a validade de um ano e a taxa de efetividade da vacina é de aproximadamente 95%. Assim, como o animal mais novo não recebeu muitas vacinas desde que nasceu, recebe duas doses anualmente para evitar o risco de estar entre os 5% de exceção.
Para facilitar o processo de comprovação da vacina, que é obrigatório a todos os produtores, a Adapar oferece o sistema on-line de cadastro. Pela internet será possível declarar informações do rebanho, como a quantidade de animais existentes e vacinados, a quantidade de doses aplicadas, o laboratório em que a vacina foi adquirida e a sua validade.
O produtor que preferir o método tradicional poderá fazer a comprovação da vacinação do seu rebanho nas unidades locais de Sanidade Agropecuária, distribuídas pelo Estado.

VEREADOR WALDIRLEI BUENO PARTICIPA DO 1ª ENCONTRO ESTADUAL DO SOLIDARIEDADE E COLOCA SEU NOME A DISPOSIÇÃO PARA DISPUTAR VAGA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Nessa sexta feira dia 09/05 na Sociedade Universal, na cidade de Curitiba foi realizado o Primeiro Encontro Estadual do SOLIDARIEDADE 77, com  a presença do presidente Nacional, o Paulinho da Força, paranaense que é deputado federal por São Paulo. O mesmo declarou em seus discurso que uma das metas do partido é o aumento real do salário mínimo, e o fim do fator previdenciário para os aposentados que recebem acima de 1 salário mínimo, disse ainda que  a luta é pela valorização do trabalhador. Esteve presente também o aposentado João Vicentini que é o presidente Associação Nacional dos Aposentados. O Deputado Fernando Francischini  apenas confirmou a fala do presidente nacional do Solidariedade. Felipe Francischini, filho do deputado, disse que o SOLIDARIEDADE vai investir nas mulheres e na juventude paranaense. A comitiva  de simpatizantes do 
 SOLIDARIEDADE de Colombo também esteve presente acompanhando os vereadores Professor Waldirlei Bueno e Ratinho e seus assessores. Os fotógrafos Marcio Fausto e   Wilson ( Tico ) registraram esse momento importante para nossa cidade, pois o vereador Waldirlei Bueno declarou para nossa reportagem que o seu nome está a  disposição do partido SOLIDARIEDADE para disputar uma cadeira na ALEP - Assembléia Legislativa do Paraná. 

FOTOS: MARCIO FAUSTO

Jeronimo Lanhoso, Marcio Fausto, vereador Waldirlei Bueno e Nilton do Rim

Ratinho, Paulinho da Força e Waldirlei Bueno

Ratinhom Deputado Francisquini e o vereador Waldirlei Bueno











OUÇA O ÁUDIO DO MESA REDONDA DOS BLOG'S DE QUINTA FEIRA DIA 08/05

Idoso ouve barulho no quintal de casa, saca espingarda e quase mata segurança no Batel


Por Elizangela Jubanski e Danaê Bubalo

btael
Idoso apontou arma para segurança até chegada da PM. Foto: DB/Banda B

Um morador do bairro Batel, em Curitiba, se assustou com o segurança que estava na ronda na noite desta quinta-feira (8) e sacou uma espingarda calibre 12. Por pouco, o segurança não foi ferido. O fato aconteceu em um edifício em construção na Rua Gonçalves Dias.
A confusão aconteceu por volta das 20 horas quando um morador, com cerca de 80 anos, ouviu barulho dentro do quintal da residência e pensou que era um assaltante. Ele sacou uma espingarda e rendeu o homem, que, na verdade, fazia ronda noturna em um prédio que está sendo construído ao lado da residência do idoso.
De acordo com a Polícia Militar, o segurança caiu no quintal do idoso durante a ronda. “Chegou para gente um roubo a uma residência, mas foi um mal entendido. Ainda bem que o morador aguardou a chegada da polícia e não fez qualquer atentado à vida desse segurança”, disse o tenente Fabris do 12º BPM.
A arma do idoso está devidamente registrada. Os dois foram ouvidos pela Polícia Militar (PM) e não houve registro de boletim de ocorrência.

Desvio causa dor de cabeça em motoristas no Boqueirão, que pedem agente no local


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha
Fotos: Juliano Cunha – Banda B

Obras no cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Doutor Bley Zorning tem deixado os moradores da região do Boqueirão, em Curitiba, com dor de cabeça nos últimos dias. Isso porque a má sinalização do cruzamento tem provocado uma confusão no trânsito, que fica próximo ao Terminal do Boqueirão.
De acordo com o morador Elizandro da Silva, o desvio foi feito há cerca de duas semanas e, desde então quatro acidentes já aconteceram no cruzamento. “A Marechal é uma pista tripla, já que conta com a canaleta no meio. Enquanto a Doutor Bley Zorning é simples de mão dupla. Nisso os motoristas se perdem muito ao entrar, já que as obras dificultam a visão do que pode ser feito”, disse.
Segundo Silva, seria necessário um agente de trânsito no local para orientar os motoristas, já que os ligeirinhos e biarticulados muitas vezes ficam parados na Marechal devido a fila de carros na Bley Zorning.
Resposta
A Banda B entrou em contato com a Secretaria de Trânsito, que informou por meio de nota que a Av. Marechal Floriano Peixoto possui no momento um bloqueio total sentido bairro no cruzamento com a Rua Bley Zorning. Os motoristas devem virar à direita na Rua Bley Zorning e posteriormente à esquerda na Rua Zonardy Ribas.
A Bley Zorning tem duas mãos no trecho. O trânsito da Mal. Floriano vem em 2 pistas até o desvio. Quem está na pista da esquerda da Mal. Floriano deve ficar mais atento na conversão à direita, pois deve se ajustar a apenas uma pista na Bley Zorning. A Setran informa que não houve registros de incidentes até o momento por causa da conversão.
O bloqueio se faz necessário para as obras de escavação/pavimentação que ocorrem na Rua Pastor Carlos, entre a Av. Mal. Floriano Peixoto e a R. Zonardy Ribas, realizada por uma empreiteira. A sinalização de obra está sendo monitorada diariamente e apresenta-se conforme definições iniciais. A obra já está em fase final de execução e o trecho será liberado em poucos

Dilma faz visita relâmpago à Arena, tira fotos com operários e desfila cachecol do Atlético


Da Redação

A presidente Dilma Rousseff fez uma visita relâmpago à Arena da Baixada no final da tarde desta sexta-feira (9). Por cerca de 20 minutos, Dilma tirou fotos com autoridades, operários e demais pessoas que compareceram ao estádio. Durante toda a visita, a presidente vestia um cachecol do Atlético, que é o dono do estádio.
dilmaarena
Foto: Reprodução Twitter Portal da Copa
Em cerca de um ano e meio de reforma, passaram pela obra 5.532 trabalhadores, com 1.600 operários no pico da obra. O investimento total, segundo o Atlético, é de R$ 360 milhões, sendo R$ 247,5 milhões de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A primeira partida do Mundial na Arena da Baixada, que conta com 43 mil lugares, será entre Irã e Nigéria, no dia 16 de junho. O jogo é válido pelo Grupo F. No dia 20 de junho, Honduras e Equador duelam pelo Grupo E. A partida mais esperada na cidade é da atual campeã mundial, Espanha, contra a Austrália, no dia 23 de junho, válida pela terceira rodada do Grupo B. A capital paranaense encerra a participação no Mundial com o confronto entre Argélia x Rússia, no dia 26 de junho, válido pelo Grupo H.

Caminhão carregado com cerveja tomba e motorista morre na alça de acesso do Contorno Leste


Por Luiz Henrique de Oliveira e Juliano Cunha

(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Um tombamento de um caminhão carregado com cerveja terminou na morte de um motorista na tarde desta sexta-feira (9), na alça de acesso do Contorno Leste para quem vem pela BR-277, na pista sentido Paranaguá, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A vítima foi identificada como Gilvane José Carvalho, de 47 anos.
motorista
Gilvane morreu na hora (Foto: Juliano Cunha – Banda B)
O veículo havia acabado de sair de umafábrica da Ambev, onde foi carregado. Detalhe é que sem se importar com a vida que se foi, algumas pessoas tentaram saquear a carga, sendo necessária a intervenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O tenente Rocha, do Corpo de Bombeiros, falou sobre o caso à Banda B. “Infelizmente este veículo de grande porte tombou com uma vítima encarcerada. Apenas o condutor do caminhão foi encontrado por enquanto, já morto”, afirmou.
O detalhe é que chegou ao CB a informação de que uma segunda vítima poderia existir, porque outra pessoa também tinha saído no caminhão da Ambev, só que até o momento este suposto passageiro não foi encontrado.

Familiares e amigos se emocionam no enterro de Jair Rodrigues


Sepultamento aconteceu nesta sexta-feira, 9, no cemitério de Gethsêmani, em São Paulo. Cantor morreu nesta quinta-feira, 8, após um infarto.

Bárbara VieiraDo EGO, em São Paulo
Enterro de Jair Rodrigues - Luciana Mello e Jairzinho (Foto: Celso Tavares/ EGO)Luciana Mello e Jairzinho se abraçam (Foto: Celso Tavares/ EGO)
O clima é de grande emoção no enterro de Jair Rodrigues, na manhã desta sexta-feira, 9, no cemitério de Gethsêmani, em Vila Sônia, em São Paulo. Jairzinho, filho do cantor, acompanhou todo o translado da Assembléia Legislativa de São Paulo, onde o corpo estava sendo velado, até o local no carro dos bombeiros. O corpo chegou ao cemitério às 9h20.
Família e amigos acompanham a cerimônia de sepultamento. A celebração católica foi realizada pelo padre Gino, o mesmo que celebrou o casamento de Jair é a esposa, Claudine, e a missa durou cerca de uma hora. Jair Rodrigues morreu nesta quinta-feira, 8, após um infarto.Jairzinho, Claudine Rodrigues (mulher do cantor), Luciana Mello, Tania Khalil (mulher de Jairzinho), a atriz Marisa Orth, Sérgio Reis e Simoninha acompanham a cerimônia.
Família no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)Tania Kallil consola Claudine, mulher de Jair
Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)
O corpo do cantor foi enterrado às 12h30 sob fortes aplausos. Os fãs cantaram a música "Majestade Sabiá" e "Disparada" durante o trajeto - entre a capela do cemitério e o jazigo - e no momento do enterro. Alguns deles gritavam: "Jair eu te amo".
Jairzinho conversou com a imprena ao sair do enterro: "É emocionante saber que ele foi tão querido. Acho que todo mundo aqui tem de se esforçar pra levar uma vida como ele é fazer outras pessoas sorrir", disse. Sua mulher, a atriz Tania estava emocionada: "Agradeço o carinho de todos vocês, de verdade. Muito obrigada".
Cerimônia religiosa
"Como não parabenizar os 40 anos de matimônio? Há de se dizer obrigada a Deus e contemplarmos a família. Jair sempre queria colocar a família como algo especial no seu viver. Que Deus permita que homenageemos as pessoas sempre em vida. Temos diante de nós, o corpo de um homem católio que acreditou em Deus. Mossa vida não será tragada pela terra. Cada um a seu tempo fará a caminhada para a eternidade", disse o padre Luciano, durante a cerimônia, realizada antes do enterro.
Família no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)Luciana Mello deixando o enterro de Jair Rodrigues
(Foto: Celso Tavares/EGO)
O cantor Roberto Leal foi prestar suahomenagem ao amigo. "Devemos lembrar dele com alegria, como ele gostaria de ser lembrado, como ele está sendo lembrado. E com paz e amor. Jamais ele diria que é exemplo, mas sabemos que é", diz ele, que cantou "Pai Nosso", durante a cerimônia.
Na saída da celebração, os filhos do cantor falaram com a imprensa. "Ele dava um banho de alegria. Que a criança que ele tinha nele continue conosco batucando cantando plantando bananeira... A mensagem q ele deixa é que levemos alegria por onde a gente passar. E humildade. De chegar num local e abraçar todos igual. Como já disseram, ele é o cara mais perto de um anjo que eu conheci", disse Jairzinho.
Luciana Mello agradeceu o carinho: "Quero agradecer a todas as coisas boas que ele fez por nossa família trazendo essa alegria. Ele vai dar a força que a gente precisa para cuidar dos seus netos". O marido dela, Ike Levy também falou. "Eu vou cuidar bem da filha dele". Já Tania Khalill, mulher de Jairzinho, lembrou o sogro. "Ele sempre me recebeu bem. Sempre me recebeu com uma mensagem de amor".
Fãs tumultuam e pedem para cerimônia ser aberta ao público
Um grupo de fãs tumultou a celebração, que não seria aberta ao público. Houve confusão e até bate boca na entrada do local. Uma pessoa da família discutiu com uma fã que "estava tumultuando desde 3 da manhã". "Você gosta do Jairzão? Então porque você está tumultuando?", disparou.
Os fãs, do lado de fora, gritavam o nome do cantor e cantavam um dos maiores sucessos do compositor, a música "Deixa isso para lá".
Após a pressão do público, a entrada dos fãs acanou sendo liberada. Foi organizado um esquema de entrada de cinco em cinco pessoas, organizado por um dos padres. A confusão deu lugar a homenagens silenciosas e respeitosas. Alguns fãs beijaram o rosto e as mãos de Jair. Enquanto isso eram entoadas músicas como "Majestade o Sabiá". Após meia hora, os fãs deixaram o local para família se despedir do cantor a sós.
  •  

Velório
Jairzinho, filho do músico, passou praticamente a noite toda em vigília naAssembléia Legislativa de São Paulo, velando o pai e recebendo o carinho dos fãs.
Emocionado, ele sorria ao cumprimentar os fãs que estavam do outro lado da faixa que marcava a divisão entre o espaço reservado à família e recebeu muitos abraços de carinho. "Eu estou bem", disse o cantor brevemente ao EGO. Ele só saiu do local para levar a mãe em casa, mas retornou em seguida. Tania Khalill e a viúva de Jair, Claudine Rodrigues, também ficaram em vigília. O clima era de muita emoção.
Alcione foi prestar sua homenagem ao amigo. A cantora emocionou a família de Jair Rodrigues ao cantar no velório. "O Brasil perdeu um grande ser humano. Está indo um grande ser humano um grande cantor. Um grande cantor. Que todos os anjos o recebam rodeado de luz", disse ela, que cantou a música 'Estrela Luminosa' de Altair Veloso antes de fechar o caixão.

Logo depois da homenagem, às 8h32, o caixão deixou a Assembléia Legislativa de São Paulo sob fortes aplausos. Tânia Khalill falou com a imprensa ao deixar o local. "Estou muito abalada. As meninas - filhas dela com Jairzinho - estão fazendo perguntas. A mais nova fica perguntando: 'Cadê meu avô? Respondemos que morreu. Para onde ele foi? Pro céu. Mas ele vai voltar? Não", disse ela, muito emocionada.
Enterro de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)Enterro de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)

Chegada no cemitério (Foto: Celso Tavares/ EGO)Luciana Mello e Jairzinho no enterro (Foto: Celso Tavares/ EGO)
Velório de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)Claudine, mulher do cantor, se emocionou muito (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)
Simoninha no velório de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)Simoninha no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)
Sergio Reis no velório de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)Sergio Reis no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)
Marisa Orth no velório de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)Marisa Orth no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Amauri Nehn/Photo Rio News)
Enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)Corpo sendo enterrado (Foto: Celso Tavares/EGO)
Velório de Jair Rodrigues (Foto: EGO)Velório de Jair Rodrigues (Foto: EGO)
Enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)Luciana Mello no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)
Enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)Raul Gil no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)
Família no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)Família no enterro de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/EGO)

Cemitério (Foto: Celso Tavares/ EGO)Cemitério onde será enterrado o corpo de Jair Rodrigues (Foto: Celso Tavares/ EGO)
Chegada no cemitério  (Foto: Celso Tavares/ EGO)