Incêndio destrói refinaria de cal e assusta moradores na Rodovia dos Minérios


Por Marina Sequinel e Danaê Bubalo
incendio-100514-bandabdentro
(Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

silo de uma refinaria de cal pegou fogo em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, na tarde deste sábado (10). As chamas se alastraram pela empresa rapidamente e destruíram a estrutura completa do local. O incidente aconteceu na Rodovia dos Minérios, na altura do km 14.
As proporções do incêndio assustaram os moradores da região. Para apagar o fogo, foi necessária uma força-tarefa formada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil da cidade e por mais dois caminhões, um da Central e outro do Pilarzinho, bairro da capital.
Cerca de oito mil litros de água foram utilizados para resolver a situação. O local ficou completamente destruído, mas ninguém se feriu.

Funcionário de oficina defende mulher do chefe durante assalto e acaba morto por bandidos


Por Marina Sequinel e Danaê Bubalo
latrocinio-cic-100514-bandabdentro
Bandidos invadiram uma oficina de carretas na CIC. (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

funcionário de uma fábrica e oficina de carretas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foi morto depois de reagir a um assalto no final da tarde desta sexta-feira (9). O crime aconteceu dentro do estabelecimento, localizado na rua Roberto Ozório de Almeida.
Dois homens armados invadiram o local e renderam 20 funcionários da empresa e o casal proprietário. Segundo o dono, que não quis se identificar, minutos antes do crime os indivíduos chegaram e perguntaram se havia vagas de emprego. “Eles saíram e logo depois voltaram, dando voz de assalto. Eles foram muito agressivos, me renderam e falaram para eu abrir o cofre. No que eu fui fazer isso, eles começaram a bater na minha esposa, porque ela estava no celular, mas não para chamar a polícia nem nada, porque ela não percebeu o que estava acontecendo”, explicou o proprietário à Banda B.
moto-abandonada-100514-bandab
Moto abandonada pelos assaltantes tem placas de Santa Catarina. (Foto: Danaê – Bubalo)
Quando eles engatilharam o revólver e o colocaram na cabeça da mulher, o funcionário Jobrair Caldas, de 46 anos, reagiu e foi para cima dos marginais. A dupla atirou contra ele, que foi atingido no peito e morreu na hora. “Jobrair era um excelente funcionário, o meu braço direito, e essa ação monstruosa foi uma perda enorme para nós. O que todos querem agora é justiça”, disse o dono da oficina.
A dupla de assaltantes fugiu e abandonou uma motocicleta no local. A polícia já tem pistas sobre os atiradores e acredita que eles tinham informações privilegiadas para cometer o crime. A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba trabalha no caso.

Cidadãos da melhor idade se reúnem em bailes dos Centros de Convivência


WEBMASTER 9 DE MAIO DE 2014

Ao todo, os três últimos eventos contaram com mais de 350 pessoas entre idosos e familiares

Dança e música fazem parte da rotina dos cidadãos da melhor idade, moradores de Colombo. A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Ação Social e Trabalho realizou nos dias 27 de abril, 7 e 8 de maio os Bailes Regionais da Terceira Idade, reunindo convidados dos Centros de Convivência Lírio do Vale, Meu Cantinho e Gralha Azul. Cada baile reuniu em torno de 120 participantes, entre idosos e familiares não só dos centros de convivência, mas de todo o bairro.
A secretária da pasta, Maria da Silva Souza, destacou a importância da realização destes eventos. “Os bailes são promovidos como parte do cronograma de trabalho, pois há todo um envolvimento na preparação e durante o evento, a atividade de dança é direcionada. Então eles aproveitam para se movimentar e curtir um momento de lazer entre as famílias e os amigos”, lembrou a secretária.
Ela explicou que todas as atividades realizadas fazem parte do cronograma, desde a rotina do dia a dia, os exercícios, bazares, até as festas e os bailes. “Estes foram bailes regionais com o objetivo de integrar a cultura e o lazer social ao seu dia a dia, fazendo com que ele conheça outros idosos e se sinta inserido na sociedade. Faz parte da proposta dos centros de convivência esta premissa, assim como o fortalecimento de vínculos, e por isto é que contamos também com a participação da família, que traz os filhos netos e outros parentes, completando o círculo saudável de vida deste idoso”, descreveu Maria. Durante o baile os visitantes saborearam um lanche para recarregar as energias.
Programas e políticas do idoso
Todas as atividades realizadas pelos integrantes dos Centro de Convivência são orie
Dança, música e muita diversão entre amigos e familiares fizeram parte das tardes dos bailes regionais realizados pelos Centros de Convivência
Dança, música e muita diversão entre amigos e familiares fizeram parte das tardes dos bailes regionais realizados pelos Centros de Convivência
ntadas e voltadas para atender ao programa com politicas especificas para os idosos, seguindo um cronograma, dentro da legislação vigente, garantindo os direitos do idoso. Um exemplo é a atividade de dança sênior, que é realizada durante o Baile da Terceira Idade.
O exercício é realizado dentro do eixo norteador cultura, com acompanhamento profissional e tem objetivo de favorecer o melhoramento dos movimentos e a respiração. Deste modo o idoso consegue cuidar do corpo favorecendo o seu fortalecimento, evitando doenças e males do sedentarismo, como enfraquecimento dos ossos, cãibras e outras complicações nas pernas e pés.
Fotos: João Senechal/PMC
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Em Colombo vacinação contra gripe atinge 69% da meta


WEBMASTER 9 DE MAIO DE 2014

Campanha será prorrogada até que 80% do público determinado pelo Ministério da Saúde seja imunizado

Doses da vacina continuam disponíveis em todas as 21 Unidades Básicas de Saúde do município
Doses da vacina continuam disponíveis em todas as 21 Unidades Básicas de Saúde do município
A campanha de vacinação contra a Gripe que começou no último dia 22 de abril e seguiria até esta sexta-feira, 09 de maio, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura Municipal de Colombo. Isto porque o município imunizou 69% dos 80% determinado pelo MS. Devem ser vacinadas 37.362 mil pessoas do público alvo contra a Gripe, na 16ª edição da Campanha de Vacinação.
Este ano, a vacina influenza está disponível para a seguinte população: crianças da faixa etária de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da área de saúde que atuam nos serviços de atendimento para Influenza; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no puerpério, até 45 após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; população privada de liberdade; povos indígenas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).
Até esta sexta-feira, 09, foram vacinados mais de 80% dos idosos e gestantes de Colombo, 64% das crianças e 45% dos profissionais da área de saúde. A vacina encontra-se disponível nas 21 Unidades Básicas de Saúde (US) das 8 às 16 horas. “Pedimos que os pais e responsáveis procurem uma das  unidades do nosso município e garantam a imunização dos seus filhos menores de cinco anos”, alertou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Mirian Costa Chiaverini.
Influenza
Mais de 80% do público alvo previsto de idosos já foram vacinados e estão preparados para enfrentar o inverno
Mais de 80% do público alvo previsto de idosos já foram vacinados e estão preparados para enfrentar o inverno
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e morte.
Confira os endereços e contatos das 21 Unidades Básicas de Saúde de Colombo:
Unidade de SadeEndereçoTelefone
Alexandre NadolnyR: Brasílio Pereira, 183663-4397
Alto MaracanãR: Abel Scussiato, 883606-0024
AtubaR: Ludovico Klindinger, 1503675-9563
BacaetavaR: Estradas das Grutas, 393656-5333
CaicR: Antonio Frc Scrok, 393562-7743
CapivariR: José Carrão, S/Nº3656-5175
GuaraitubaR: Genésio Moreschi, 2573666-1372
J.D. CristinaR: Cornélio Procópio, 4113666-4103
J.D. das GraçasR: Angelo F. Dalprá, 4573606-4103
J.D. ParanáR: Florindo Berlezi,333675-6359
J.D. OsascoR: Zacarias M. Meira, 5053606-2477
LiberdadeR: Felicio Falavinha,183562-1766
MauáR: Fortunato Taverna,1003675-8308
Monte CasteloR: Orquídeas, 7243666-9413
N.S. FátimaR: São Frcº Xavier, 023606-1507
QuitandinhaR: José Mª S.Paranhos, 783663-3041
Santa TeresaR: Colibri, 313656-6715
São DimasR: Presidente Farias, 433666-8388
São DomingosR: Ludovico Kachel, 1473621-1455
São JoséR: Atalaia, 11953666-4788
SedeR: José Leal Fontoura, 4073656-6364
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG  colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Caminhão de lixo tomba e bloqueia pistas da BR-376; trânsito é lento na região


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
(Fotos: Juliano Cunha – Banda B)

Um caminhão de coleta de lixo tombou na BR-376, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (9). Foi o segundo caso na cidade, depois que um veículo carregado com cerveja tombou e vitimou um homem de 47 anos na BR-277.
O caso com o caminhão de lixo aconteceu no bairro Campina. O motorista seguia para um aterro na Fazenda Rio Grande quando aproveitou o sinal amarelo para acelerar e acabou tombando o veículo. O caminhão bloqueou as duas pistas da rodovia e o trânsito foi desviado para as marginais.
A fila de carros chegou a 1 km. A expectativa é que a situação seja normalizada por volta das 18h30.

Gangue do Maçarico ataca três agências bancárias em menos de 12 horas


Por Marina Sequinel e Danaê Bubalo

Gangue do Maçarico atacou novamente as agências bancárias de Curitiba na madrugada desta sexta-feira (9) e na manhã deste sábado (10). Por volta das 7h, um caixa eletrônico foi arrombado pelos criminosos na rua XV de Novembro, entre a Camões e a Padre Germano Mayer, no Alto da XV.
gangue-do-macarico-100514-bandab
(Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
Segundo a Polícia Militar (PM), um cliente foi usar o caixa do Banco do Brasil e percebeu que havia muita fumaça no local. A PM foi acionada imediatamente e, quando chegou ao local, constatou o prejuízo. O crime teria acontecido entre as 5h e as 6h, quando os criminosos entraram na agência e tamparam a porta com um tapume de madeira para que ninguém visse a ação.
Eles explodiram o caixa e fugiram levando todo o dinheiro. A polícia não confirmou a quantia. O Instituto de Criminalística levou o tapume para análise, para ajudar nas investigações em na identificação dos responsáveis.
De acordo com a PM, este foi o terceiro caso registrado durante a madrugada de ontem e a manhã de hoje. Os dois primeiros aconteceram em outra agência do Banco do Brasil e em uma do Santander, localizadas no Centro da cidade e no Centro Cívico.

Briga entre homem e travesti termina com carro incendiado no Centro de Curitiba


Por Marina Sequinel e Danaê Bubalo
carro-incendiado-100514-bandabfora
Casal brigou na noite de quarta-feira e ontem o carro foi encontrado incendiado no Centro de Curitiba. (Foto: Danaê Bubalo – Banda B)

briga entre um casal causou muita confusão e terminou com um carro incendiado no Centro de Curitiba na noite desta sexta-feira (10). O crime aconteceu por volta das 22h na rua Riachuelo, próximo a rua Presidente Carlos Cavalcanti. O veículo, um Corsa roxo com placas de Londrina, ficou completamente destruído.
Segundo um comerciante da região, que preferiu não se identificar, tudo começou na quarta-feira (7), quando um homem e uma travesti discutiram e chegaram a se agredir no meio da rua, às 21h. “A travesti saiu correndo e entrou no carro. O cara já veio correndo atrás, sem camisa, quebrou o vidro do automóvel e puxou a parceira para fora. Ela ficou completamente nua e eles não paravam de brigar”, contou o comerciante à Banda B. Ele chamou a polícia e os dois foram parar na delegacia.
Às 4h do mesmo dia, de acordo com testemunhas, a travesti voltou e quebrou todos os vidros do carro. “Na noite desta sexta, ela retornou e estragou o veículo inteiro, cortou os bancos, danificou tudo por dentro. Disseram que a viram com gasolina e depois o carro apareceu incendiado”, completou o comerciante.
Nenhum dos dois envolvidos na confusão foi encontrado após o crime. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência.