Brasil vai ter 141,8 milhões de eleitores aptos a votar em outubro


Da Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, anunciou hoje (9) que houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. De acordo com balanço parcial divulgado pelo ministro, o pleito deste ano contará com 141,8 milhões de eleitores. Em 2010, foram 135,8 milhões, o que representa aumento de 6 milhões de eleitores. Os dados revelam ainda que foi superada a meta de cadastramento de eleitores pela biometria. As informações foram divulgadas após o fim do prazo para regularização do título de eleitor, na última quarta-feira (7). O balanço final será concluído até o dia 21 de julho.
eleicoes-2014-bandab
(Foto: Arquivo/ Agência Brasil)
Os números também mostram aumento de mais de 600% no número de solicitações de pessoas com deficiência para votar em seções especiais. De 1º de janeiro a 7 de maio, 1,04 milhões de eleitores fizeram o pedido na Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2010, o número chegou a 148 mil. De acordo com o levantamento, houve diminuição de 47,32% no número de eleitores que pediram transferência de domicílio eleitoral. Neste ano, foram 1,13 milhão de transferências efetivadas, contra 2,13 milhões no pleito passado.
A Justiça Eleitoral também superou em 6,28% a meta de cadastrar 22 milhões de eleitores por meio da biometria. Até o dia 7 de maio, foram realizados 23,3 milhões de cadastros. Na eleição passada, a biometria foi usada para a identificação de 1,1 milhão.
O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Polícia Civil promete greve a partir das 0h após morte de agente de cadeia em Colombo


Por Luiz Henrique de Oliveira


A diretoria do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol) promete definir em uma reunião, na tarde deste domingo (11), a paralisação das atividades da Polícia Civil a partir das 0h desta segunda-feira (12). O encontro entre os dirigentes sindicais na sede do Sinclapol, em Curitiba, deve delimitar como a greve acontecerá e quais serviços serão afetados. Segundo um dos diretores, Valdir Triana, depois da tragédia anunciada que aconteceu hoje em Colombo, onde um agente de cadeia morreu, alguma coisa precisa ser feita.
“Vamos paralisar a partir das 0h, porque não tem mais jeito. Tínhamos definido que se mais um policial morresse nós íamos parar tudo e não tem volta. O Eliel era um agente de cadeia contratado junto à Secretária de Justiça e infelizmente morreu. Quem morre fazendo nosso trabalho é considerado policial e vamos paralisar as atividades”, afirmou Triana, criticando o fato da Delegacia sede de Colombo estar superlotada, com mais de 80 presos no momento da tentativa de fuga. (Ouça a entrevista no ícone de áudio acima)
Com relação à paralisação, ela será por tempo indeterminado, de acordo com o líder sindical. “Não se tem como prever quando ela acabará. O que precisa é terminar essa situação de calamidade. Quando será a próxima vítima? Alguma coisa precisa ser feita, porque isso é uma tragédia anunciada. Teve o ataque em Pinhais ,com três policiais baleados, em maio de 2013, a morte do superintendente Gogola, em Campo Largo, em setembro de 2013, e agora isso. Não vamos continuar esperando outras vidas irem, sendo policias de carreira ou não”, protestou.
Por fim, Triana confirmou que uma reunião vai definir quais serviços serão afetados. “Vamos mobilizar toda a categoria e definir como fazer a manifestação, porque isso não pode significar colocar em risco à população. Será algo ordeiro, definido entre os dirigentes sindicais”, concluiu.
A fuga em Colombo.
A fuga em Colombo aconteceu na hora da chegada da marmita dos presos. Eles estavam armados dentro da cela e dispararam contra dois agentes de cadeia e um investigador da Polícia Civil. Um agente morreu, outro ficou baleado e o policial civil também saiu ferido. A informação é que pelo menos quatro presos levaram tiros e, até o fechamento desta reportagem, nenhum foi recapturado.
Notícias Relacionadas:

Forças Armadas lançam operação para proteger fronteiras antes da Copa


11 de maio de 2014
As Forças Armadas mobilizaram neste sábado 30.000 tropas para patrulhar as fronteiras do Brasil e reforçar a segurança para a Copa do Mundo que começa no próximo mês, informou o Ministério da Defesa.
preparatoriopoliciafederal-areaadministrativa-contador
Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica vão utilizar navios patrulha, helicópteros e aviões para combater o tráfico de drogas e outras atividades de contrabando nos 16.886 quilômetros de fronteira do Brasil com 10 vizinhos sul-americanos.
“Como a operação se desenvolve ao longo de toda a fronteira terrestre, as tropas contarão com centros montados nos Comandos Militares da Amazônia, em Manaus; do Oeste, em Campo Grande; do Norte, em Belém; e do Sul, em Porto Alegre”, informou o ministério em comunicado.
O Brasil convidou os líderes das 31 seleções que virão ao país para disputar a Copa do Mundo para assistir aos jogos da competição, o que aumenta a preocupação com a segurança envolvendo o torneio.
A Força Aérea Brasileira vai impor zonas de restrição aérea sobre os estádios durante os 64 jogos do Mundial, que será realizado entre 12 de junho e 13 de julho em 12 cidades. Há uma preocupação também com a violência decorrente de manifestações, como aconteceu nos protestos de junho do ano passado durante a Copa das Confederações.
FONTE: ESTADÃO

Jovem de 24 anos é morto a tiros na RMC e ninguém sabe dizer o que aconteceu


Por Marina Sequinel e Danaê Bubalo

Um jovem de 24 anos, identificado como Milton Maciel Daniel, foi morto a tiros no começo da noite desta sexta-feira (9) em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. O crime aconteceu na rua Jaú, no bairro Nações por volta das 20h.
assassinato-araucaria-100514-bandab
(Foto: Danaê Bubalo – Banda B)
Os moradores da região não reconheceram o rapaz e disseram que ele estava na companhia do atirador, que o levou até a rua Jaú e atirou três vezes contra ele com uma pistola ponto 40. Em seguida, o assassino fugiu em direção a um matagal próximo ao local do crime.
Ninguém soube informar se a vítima foi abordada minutos antes do homicídio ou se já estava com o criminoso há mais tempo. O corpo de Milton foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e a delegacia da cidade deve investigar o caso. A polícia pede ajuda para identificar o suspeito. Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone 190.

PF aponta caráter suspeito de mensagens entre Vargas e doleiro, informa juiz


Da Agência Brasil

O juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Polícia Federal (PF) concluiu que a pessoa que trocou mensagens com odoleiro Alberto Youssef é o deputado licenciado André Vargas (sem partido-PR). Diante da conclusão, o juiz decidiu que enviará ao Supremo, na próxima semana, parte da investigação da Operação Lava Jato na qual o deputado é citado.
andre-vargas-100514-bandab
(Foto: Divulgação/ EBC)
De acordo a lei, autoridades com prerrogativa de foro só podem ser investigadas com autorização da Corte. Segundo o juiz, André Vargas não é investigado na Operação Lava Jato. No entanto, a suspeita de envolvimento entre o parlamentar e o doleiro foi descoberta durante as investigações.
“Durante a investigação, especificamente a interceptação telemática de Alberto Youssef, foram colecionadas, em encontro fortuito de provas, mensagens trocadas com pessoa que se identificava como ‘Vargas’. Somente mais recentemente, após as buscas e apreensões, a Polícia Federal concluiu que referida pessoa seria André Vargas, deputado federal, e depreendeu, do conteúdo das mensagens, possível caráter criminoso”, informou o juiz.
Moro também ressaltou que está reunindo todas as provas do suposto envolvimento de Vargas e o doleiro para enviá-las ao Supremo. “Em relação a André Vargas, consta possível recebimento de vantagem de Alberto Youssef, consistente no pagamento de viagem de avião, e ainda possível tráfico de influência para a obtenção pela empresa Labogen S/A Química Fina e Biotecnologia de Parceria para Desenvolvimento Produtivo – PDP junto ao Ministério da Saúde”, escreveu.
“Nenhum desses fatos é objeto das ações penais acima referidas e nenhum deles está, após a identificação do suposto envolvimento de André Vargas, sendo investigado atualmente perante este juízo”, acrescentou o magistrado.
Reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicada em abril diz que Vargas usou um avião do empresário para uma viagem a João Pessoa. Segundo o jornal, o empréstimo da aeronave foi discutido entre os dois por mensagens de texto no início de janeiro. Em outros textos, Vargas e o doleiro discutiram assuntos relacionados com contratos com o Ministério da Saúde.
As informações do juiz foram repassadas ao ministro Teori Zavascki por causa do julgamento de uma reclamação do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa contra decisão do juiz federal que determinou sua prisão.
A Agência Brasil procurou a assessoria de Vargas, mas não conseguiu entrar em contato.

Fuga de presos em Colombo deixa policial civil morto e dois baleados


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique


colombo
Várias viaturas estão no local (Foto: Bruno Henrique – Banda B)
Uma fuga de presos na Delegacia sede de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, deixou um policial civil morto e dois baleados na manhã deste domingo (11).  Doze detentos conseguiram fugir e a informação é que pelo menos quatro deles estão baleados. A Polícia Militar (PM), em apoio à Polícia Civil (PC), faz rondas em centro médicos para tentar encontrar os suspeitos.
O tenente Vitor, da PM, afirmou à Banda B que a fuga aconteceu no momento em que a comida dos presos era entregue. Pela dinâmica é provável que os detidos estavam com armas dentro da cela. “São essas as informações que temos. Eles pularam o muro do fundo da delegacia e até o momento não foram localizados”, afirmou.
A identidade dos policiais ainda não foi informada. A Banda B segue no local apurando as informações.

Grave acidente deixa casal morto após carro bater contra poste na BR-116


Por Luiz Henrique de Oliveira




Um grave acidente no km156 da BR-116, em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, deixou um casal morto por volta das 18h30 deste sábado. O homem de 55 anos e a mulher de 36 estavam no banco de trás do carro.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu uma saída de pista seguida de capotamento, em que o carro terminou batendo em uma árvore. O motorista e passageira, que estavam no banco da frente, foram encaminhados com ferimentos graves ao Hospital do Trabalhador. Já os que estavam no banco de trás, provavelmente sem cinto de segurança, morreram na hora.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Curitiba (IML).

Família indo a almoço de Dia das Mães capota carro e duas crianças ficam feridas


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique
linhaverdedentro1
Carro chegou a capotar (Fotos: Bruno Henrique – Banda B)

Uma família de Curitiba, que provavelmente estava indo para um almoço de Dia das Mães na região metropolitana, se envolveu em um grave acidente no início da manhã deste domingo (11) na pista sentido Fazenda Rio Grande da Linha Verde, no bairro Xaxim. No carro estavam o pai, a mãe de 28 anos e duas meninas, de quatro e oito anos. As três últimas ficaram feridas, massem risco de morte.
linhaverdedentro2
(BH – Banda B)
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB), o Peugeot em que a família estava capotou após bater contra o guard-rail embaixo do viatudo sobre a Av. Brasília. A tenente Bagge contou que primeiramente chegou a informação de que o carro tinha caído do viaduto. “Quando chegamos isso não se confirmou. O motorista perdeu o controle do carro e capotou. Aqui são três vítimas, mas sem ferimentos graves”, contou.
As vítimas feridas foram encaminhadas ao Hospital do Trabalhador.

MC é assassinado após confusão em casa noturna no Centro de Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique



O MC ENE 3, conhecido por fazer músicas de Rap em Curitiba, foi assassinado durante a madrugada deste domingo (11) na Rua Nunes Machado com a Av. Sete de Setembro. De acordo com a Polícia Militar (PM), Felipe Salles, antes de ser morto, tinha se envolvido em uma confusão em uma casa noturna da região.
Ainda segundo a PM, três homens armados abordaram o MC ENE3 e um amigo. Sem papo, dispararam várias vezes contra a vítima. O rapaz que estava com o MC foi poupado e não sofreu ferimentos. Imagens de câmeras de segurança da região, e também da casa noturna, serão solicitadas para ajudar nas investigações.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa de Curitiba (DHPP) investiga o caso.

Tentativa de arrebatamento de presos em Delegacia de Colombo deixa três baleados


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique




Uma tentativa de arrebatamento de presos na Delegacia sede de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, deixou três baleados, sendo dois destes policiais civis, na manhã deste domingo (11). Quem seria a terceira pessoa que levou tiros não foi informado ainda. Quando uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou ao local um óbito foi confirmado. Não há confirmação de que seria um dos policiais
A Banda B se desloca neste momento ao local.
Mais informações em breve

Motoristas e passageiro morrem após caminhão bater contra ônibus em trecho de obras na BR-116


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique

(Fotos: Bruno Henrique – Banda B)

Um gravíssimo acidente entre um ônibus e um caminhão deixou três homens mortos e sete feridos no KM-43 da BR-116, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, próximo à Represa do Capivari, por volta das 9h deste domingo. O motorista do caminhão, o condutor e um passageiro do ônibus morreram na hora.
O ônibus envolvido no acidente é da empresa Transpen e ia de Curitiba até Campinas, interior de São Paulo. Já o caminhão, que fazia o sentido capital paranaense, estava carregado de combustíveis. De acordo com passageiros, o caminhão invadiu a pista contrária em um trecho que está funcionando com pista simples, devido a obras. “Quando eu vi o caminhão estava invadindo a nossa pista. Acho que ele não percebeu o bloqueio. Infelizmente três pessoas morreram”, afirmou o passageiro Willian Alves, que nada sofreu.
O agente Mello Aguiar, da PRF, falou sobre o acidente e as vítimas. “Uma colisão frontal muito forte. Os dois motoristas e um passageiro, que estava atrás do condutor do ônibus, não resistiram aos ferimentos. Agora cabe a perícia determinar o que aconteceu. As pessoas feridas não correm risco de morte, foram apenas escoriações leves”, disse o agente, que confirmou que os feridos devem ser encaminhados ao Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.
Por volta das 11h, parte da pista sentido Curitiba estava liberada. Não há previsão de quando todo o tráfego estará normal. A fila nos dois sentidos é grande.

Grave acidente deixa pelo menos três mortos e interdita parcialmente BR-116, diz PRF


Por Luiz Henrique de Oliveira




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atende neste momento um gravíssimo acidente entre um ônibus e um caminhão próximo à Represa do Capivari, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. A informação inicial é que pelo menos três pessoas morreram e há feridos no local. Um das pistas no KM 43 está bloqueada.
De acordo com o agente J. Camargo, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão aconteceu em um trecho que está funcionando em pista simples, devido a obras. “Chegamos ao local e confirmamos pelo menos três mortes. Uma das pistas está liberada, com o trânsito fluindo no pare e siga”, afirmou à Banda B.
A reportagem da Banda B se desloca ao local.
Mais informações em breve