Lula diz que Dilma será reeleita por ser mais preparada e defende Petrobras


12 de maio de 2014
Em entrevista publicada nesta segunda-feira (12) pelo jornal “A Tarde”, da Bahia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Dilma será reeleita presidente nas eleições deste ano por ser a “mais preparada”.Luiz Inácio Lula da Silva
“Eu acho que a Dilma vai ganhar as eleições porque é a candidata mais preparada, com as melhores propostas para o segundo mandato, e todo mundo sabe que ela tem uma experiência extraordinária em governar o Brasil”, disse Lula ao jornal.
Lula ainda defendeu a Petrobras e minimizou o caso da compra da refinaria Pasadena pela estatal nos Estados Unidos. A aquisição é alvo de uma CPI que pode começar a funcionar no Congresso Nacional nas próximas semanas.
“Você pode ter feito um mau negócio na época, que depois virou um bom negócio, ou fazer um mau negócio, que se transforme depois em um negócio razoável, rentável. Eu acho que o Gabrielli [ex-presidente da estatal] e a Graça [Foster, atual presidente] explicaram bem isso”, afirmou.
E faz uma crítica indireta à oposição: “O que eu acho estranho é que toda a época de eleição aparece alguém com uma denúncia contra a Petrobras, que desaparece logo depois das eleições. Eu tenho às vezes impressão que tem gente querendo fazer caixa dois fazendo denúncia contra a Petrobras”.
O ex-presidente também disse ser natural a candidatura do ex-aliado Eduardo Campos (PSB) ao Planalto, ressaltando que ele tem “todas as condições” de ser candidato a presidente. Mas fez questão de destacar os investimentos federais feitos no Nordeste durante os seus dois mandatos como presidente.
Lula participa nesta segunda de inaugurações na cidade de São Francisco do Conde, na Grande Salvador, e de ato com o pré-candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, na capital baiana.
FONTE: ESTADÃO

Queda de braço entre PT e Joaquim Barbosa continua


12 de maio de 2014
A alta cúpula do PT não perde tempo ao descer o sarrafo no presidente do STF, Joaquim Barbosa. Mais uma vez o presidente da legenda, Rui Falcão, criticou duramente o homem que coordenou o despacho dos mensageiros para cadeia. O problema está agora na liberação ou não de Zé Dirceu para trabalhar. É a mesma ladainha de sempre. A nota é o que segue. 
images-cms-image-000360533
Nota do presidente Rui Falcão, presidente nacional do Partido dos Trabalhadores:
“Ao obstruir novamente, de forma irregular e monocrática, o direito de José Dirceu cumprir a pena em regime semiaberto, o ministro Joaquim Barbosa comete uma arbitrariedade, tal como já o fizera ao negar a José Genoíno, portador de doença grave, o direito à prisão domiciliar. Mais ainda: apoiando-se em interpretação obtusa, ameaça fazer regressar ao regime fechado aqueles que já cumprem pena em regime semiaberto, com trabalho certo e atendendo a todas as exigências legais.
O PT protesta publicamente contra este retrocesso e espera que o plenário do STF ponha fim a este comportamento persecutório e faça valer a Justiça”.

Honda com placas de Jetta é encontrado em quintal da RMC e trio vai para a cadeia


Por Luiz Henrique de Oliveira




Um Honda Civic roubado no último dia 5 no bairro Pinheirinho, em Curitiba, foi encontrado nesta segunda-feira (12) por policiais militares do 17° Batalhão no quintal de uma casa no bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba. Três pessoas que estavam na residência foram encaminhadas à delegacia.
Segundo o tenente Pedro, da Polícia Militar (PM), o carro estava coberto por uma lona, o que levantou suspeita. “Verificamos as placas e dava em um VW Jetta. Quando chegamos perto, vimos que eles adulteraram duas letras do carro usando fitas pretas, para tirar o alerta de furto do veículo”, contou o tenente.
Os verdadeiros donos do Civic serão localizados para irem à delegacia tentar identificar os suspeitos como autores assalto. De qualquer forma, eles poderão ser autuados por receptação.

Quatro ladrões são presos em Curitiba na Operação Comércio Seguro


Da Polícia Civil
suspeitos
Suspeitos foram presos em Curitiba (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) desencadearam, no final da última semana, a Operação Comércio Seguro, em Curitiba, e cumpriram quatro mandados de prisão contra assaltantes que costumavam assaltar comerciantes da capital. Foram presos Willian de Lima Souza, 23 anos, Leandro Gonçalves, 23 anos, Rogério Oliveira Silva, 23 anos, e José Fernando Nika, 24 anos.
Segundo o delegado Rodrigo Souza, da DFR, na quinta-feira (8), uma varredura na Praça Eufrásio Correa, no centro de Curitiba, foi feita e foram presos Nika e Silva, ambos com mandados de prisão por roubo. “Estávamos investigando ladrões que faziam assaltos na região, pegavam os produtos roubados e trocavam por drogas”, contou Souza.
Os outros dois homens foram presos, também graças a mandados de prisão por roubo, na manhã seguinte, em suas casas, no bairro Novo Mundo. “Esses homens estavam sendo investigados por assaltos a farmácias”, explicou o delegado.

Mulher volta do trabalho, chama pelo marido e descobre porque ele não respondia


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Um aposentado de 42 anos foi encontrado morto no final da tarde desta segunda-feira (12) dentro da própria casa, localizada na Rua Luiz Machuca, no Alto Boqueirão, em Curitiba. De acordo com a esposa da vítima, ela havia saído para trabalhar ainda pela manhã e no retorno para casa o encontrou com um provável corte no pescoço.
morto altoboqueirao
Foto: Juliano Cunha – Banda B
Segundo o tenente Marçal, a vítima morava nesta casa há aproximadamente dez anos. “Nos últimos anos ele se envolveu com as drogas, o que pode levar a uma primeira linha de investigação para a Polícia Civil”, disse.
Outra informação que surgiu no local é a de que ele se envolveu em uma confusão de rua há cerca de cinco meses. A princípio, ele não tinha passagens pela polícia.
O corpo de Antônio Teixeira foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Divisão de Homicídios investiga o caso.

Mulher de 27 anos morre atropelada no Contorno Leste de Curitiba


Por Felipe Ribeiro



Uma mulher de 27 anos morreu atropelada por um Gol no começo da noite desta segunda-feira (12) no quilômetro 97 da BR-116, o Contorno Leste, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com informações da Autopista Litoral Sul, uma faixa da pista está interditada e por volta das 18h45 a fila chegava a um quilômetro.
As causas do acidente ainda devem ser apuradas pela Polícia Rodoviária Federal.

Dois pedestres ficam gravemente feridos após serem atropelados em Curitiba


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha
acidente2
Mulher teria atravessado na frente de veículo. (Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Uma mulher de aproximadamente 40 anos ficou em gravemente ferida após ser atropelada por um carro no bairro Cristo Rei, em Curitiba, na tarde desta segunda-feira (12). O acidente aconteceu na esquina das ruas Ubaldino do Amaral com a Sete de Setembro, próximo ao viaduto do Capanema.
Segundo o motorista do carro, que parou para prestar socorro, a vítima, ainda não identificada, tentou achar uma brecha entre os veículos e atravessou a rua na frente do carro dele. “Eu tentei frear quando a vi, mas não consegui, não deu tempo. Aqui é terrível porque não tem sinalização e às vezes os pedestres e condutores se confundem”, disse ele em entrevista à Banda B.
A mulher estava sozinha, foi socorrida e encaminhada para o hospital Cajuru em estado grave. “Ela estava inconsciente, mas ainda respirava. Espero que ela fique bem”, completou ele.
Na Rui Barbosa
No Centro de Curitiba, na praça Rui Barbosa, um homem de 55 anos foi atropelado por um ônibus da linha Santa Bárbara também na tarde desta segunda (12). Testemunhas informaram que ele ajeitava o óculos enquanto atravessava uma rua dentro da praça quando se distraiu e foi atingido pela lateral do coletivo.
acidente-praca-rui-barbosa
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)
A vítima, identificada apenas como Fernando, foi encaminhado em estado grave para o Hospital do Trabalhador.



Agente de cadeia recebeu R$ 20 mil para facilitar fuga de presos em Colombo, diz delegado

Da Redação

Um agente de cadeia é suspeito de ter recebido R$ 20 mil de pessoas ligadas aos presos para facilitar a fuga em massa da Delegacia de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, que terminou com a morte de outro agente no final da manhã deste domingo. Em entrevista à Banda B nesta segunda-feira (12), o delegado Irineu Portes disse que logo após o confronto a polícia iniciou a investigação e prendeu em flagrante este agente identificado apenas como Gérson.
Foto: BH - Banda B
Foto: BH – Banda B
“Os presos nos relataram que durante o plantão dele na última sexta-feira ele combinou essa fuga em massa para o Dia das Mães. Nada está comprovado, mas segundo os detentos ele teria passado três serras e um celular para eles”, comentou.
O confronto terminou com um agente morto; um agente, um policial civil e dois presos baleados; além de dois fugitivos. A carceragem da delegacia abrigava 84 presos sendo que a capacidade máxima é de 24. Ainda ontem, o governador Beto Richa determinou a transferência de todos os detentos para a Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP).
Arma
Apesar de não ter sido localizada, o delegado Portes disse que os indícios de que os presos estavam armados é muito forte, já que no momento da fuga eles já teriam dado gritos para matar o agente. “Essa é uma situação que a gente não esperava, mas aconteceu. Agradecemos o apoio de todos que chegaram até aqui na delegacia e temos a certeza de que se a polícia não tivesse agido rápido, mas presos teriam fugido”, concluiu.
O agente preso foi encaminhado ao Departamento Penitenciário, onde fica à disposição da justiça.

RECADO PARA VOCÊ QUE É PACIENTE RENAL CRÔNICO EM HEMODIÁLISE OU TRANSPLANTADO








Este programa é para se tornar um CANAL DE COMUNICAÇÃO  de todos os pacientes renais do BRASIL. Queremos debater  a situação do tratamento renal em sua cidade e estado. Vamos falar de PREVENÇÃO, TRANSPLANTES E tudo que envolva a nossa doença. Para isso precisamos de sua participação e ajuda, queremos que nos ajude  na divulgação da RADIO MARACANÃ ( www.radiomaracana.com.br ) e do programa VIVA SAÚDE RENAL, que irá ao ar todos os sábados a partir do dia 17/05 das 13.00 as 15.00 hrs, com Nilton do Parceiros do Rim. Para você participar ao vivo do programa basta você baixar o SKYPE, no seu computador, notebook, tablet ou celular. Depois de ter baixado o skype, é só você adicionar essas duas contas:   parceirosdorim  e RÁDIO MARACANÃ. É muito importante a sua participação pois só assim teremos um diagnóstico da situação do tratamento renal no Brasil e assim poderemos repassar para a FENAPAR - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE PACIENTES RENAIS E TRANSPLANTADOS DO BRASIL que irá acionar o Ministério da Saúde para que possamos corrigir e melhorar o nosso tratamento.





Morte no trânsito quase se equipara com número de assassinatos neste fim de semana


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



As mortes no trânsito por pouco não alcançaram os assassinatos registrados na Grande Curitiba neste fim de semana pelo Instituto Médico Legal (IML). Ao todo, 25 pessoas morreram de forma violenta das 18 horas de sexta-feira até as 6 horas de hoje (12).
Desses, 11 foram assassinados e 9 morreram no trânsito. O último registro aconteceu na BR-116, no bairro Tatuquara, às 21h30 deste domingo. Pedro Emilson Machado foi atropelado no quilômetro 118 e morreu na hora. O policial rodoviário federal Bruno disse à Banda B que o motorista de um Ford Fiesta parou para prestar atendimento à vítima, mas Machado já estava morto.
A lista do IML ainda possui duas vítimas de queda, uma queimadura, um enforcamento e um na dependência de exames complementares.

Compartilhe:

Publicidade:

Suspeito de matar jovem atingida por bala perdida em Curitiba é preso na Rodoviária


Por Luiz Henrique de Oliveira e Bruno Henrique

suspeito-dhpp
Vítima foi atingida por bala perdida no bairro Sítio Cercado. Foto: BH/Banda B
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Curitiba (DH) prendeu em uma operação na Rodoviária de Curitiba, no fim de semana, Eduardo Loureiro Querido da Silva, de 31 anos. Ele é suspeito de participar de um tiroteio que deixou duas pessoas baleadas e terminou na morte de Lucinéia Pereira Leal, atingida por uma bala perdida, em junho de 2012, no bairro Sítio Cercado.
Em entrevista à Banda B nesta segunda-feira o investigador Carlos Henrique, da DH, falou que o suspeito tinha em aberto um mandato de prisão por roubo. “Também era investigado por essa situação no Sítio Cercado e agora vai responder por isso. Ele confirma que estava no bar no dia, mas nega que teve participação na troca de tiros”, descreveu.
Ainda de acordo com Carlos Henrique, o suspeito se preparava para embarcar até Guaíra quando foi detido. “Foi uma ação rápida e que evitou que o rapaz se escondesse no interior do estado”, explicou.
O suspeito está detido na carceram da DHPP, à disposição da Justiça.

Temperaturas não passam dos 12°C em cidades paranaenses e semana será gelada


Por Luiz Henrique de Oliveira


GEADA-2
Primeira geada de Curitiba ainda não acontecerá nesta semana (Foto: Banda B)
Tirem os casacos do armário. Nesta semana em Curitiba a previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que as temperaturas fiquem entre 9°C e 22°C. Na manhã de hoje, a miníma registrada na capital foi de 11,7°C.
Em outras cidades paranaenses as temperaturas minímas também chamaram a atenção. Na Lapa, região metropolitana de Curitiba, fez 10,1°C. Em Palmas, região Sul, a mínima foi de 10,3°C, já em São Mateus do Sul, região Central, fez 7,7°C.
As minímas devem ficar abaixo dos 10°C na capital a partir de quinta-feira (15). No entanto, não há previsão de geada para essa semana em nenhuma cidade do Estado, de acordo com o Simepar.

Detentos são trancados em pátio enquanto policiais tentam recuperar celas destruídas


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique


Os detentos que estão presos nas celas do 11º Distrito Policial, que fica na Cidade Industrial de Curitiba, estão sendo levados ao solário na manhã desta segunda-feira (12). Policiais da delegacia e do Centro de Operações Especiais Policiais (Cope) fazem a escolta dos 160 presos. A grande mobilização dos policiais é para restabelecer a segurança dentro das celas, que foram destruídas durante fugas registradas nas últimas semanas.
A operação acontece desde as 5 horas e os presos estão sendo levados ao solário, espaço onde tomam sol durante à tarde. Parte dos policiais faz vigília aos presos, enquanto outra auxilia a restabelecer a segurança nas celas. Durante a inspeção, várias armas brancas e pedaços de serras foram encontradas dentro das celas.
Os presos ameaçavam fuga em massa desde a semana passada quando passaram a ser monitorados pelo Cope. A insatisfação dos detentos é quanto à superlotação do espaço carcerário: limite para 40 possui 160 presos. Ainda, a expectativa dos policiais da delegacia é uma possível transferência para o Centro de Triagem da Penitenciária Estadual de Piraquara.
Anunciada
Desde o mês passado, presos se rebelam com frequência nas celas do 11º Distrito Policial. No último dia 11, presos ficaram no solário da delegacia durante três dias. Eles serraram as grades em uma tentativa de fuga por duas vezes, em apenas três dias.
O bate-grade teria começado depois da transferência de 35 presos. Na época, estavam em 155 detidos nas celas. Nesta situação, todas as portas da delegacia foram destruídas.

Após morte de agente de cadeia, presos da Delegacia de Colombo são transferidos à PEP


Da Redação




Após a morte do agente de cadeia Eliel Schimerski Santos, durante uma fuga de doze presos da Delegacia sede de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) informou que os 82 presos que estavam na carceragem do local, que tem capacidade para no máximo 25, foram transferidos à Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) neste domingo (11).
A transferência dos presos foi determinada pelo governador Beto Richa (PSDB) logo após a morte do agente, na situação em que outro agente de cadeia e um policial civil também foram baleados. Com relação as outras transferências das demais delegacias de Curitiba e região, não foi informado ainda pela Secretária de Justiça (Seju) como isso irá acontecer.
Por meio de uma nota postada no site do governo logo após a tragédia de ontem, o governo anunciou que vai antecipar algo que estava planejando para os próximos três meses. “A determinação do governador é pela imediata retirada dos presos das delegacias, a começar por Colombo. Os presos deverão ser absorvidos pelo sistema prisional do Estado, de responsabilidade da Seju”, diz a nota.
Possibilidade de paralisação
A diretoria do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol) pode paralisar as atividades da Polícia Civil  nesta semana. Segundo um dos diretores do Sinclapol, Valdir Triana, depois da tragédia anunciada que aconteceu em Colombo alguma coisa precisa ser feita. Durante o dia de hoje, o sindicato irá explicar como acontecerá a paralisação.
A fuga em Colombo
A fuga em Colombo aconteceu na hora da chegada da marmita dos presos. Eles estavam armados dentro da cela e dispararam contra dois agentes de cadeia e um investigador da Polícia Civil. Um agente morreu, outro ficou baleado e o policial civil também saiu ferido. A informação é que pelo menos quatro presos levaram tiros e, até o fechamento desta reportagem, nenhum foi recapturado.