Campos reforça ataque de Marina a Aécio e dispara contra Dilma


13 de maio de 2014
O pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, reforçou nesta terça-feira os ataques da ex-ministra Marina Silva ao presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), e disparou contra o governo da presidente Dilma Rousseff.eduardo-campos-psb1
“Não é uma mudança na campanha, é uma análise em função da realidade. Nas três últimas eleições, houve segundo turno entre PT e PSDB e o PT saiu vitorioso em todos os confrontos”, afirmou Eduardo Campos a jornalistas após participar de evento em São Paulo.
Futura companheira de chapa de Campos na eleição, a ex-senadora Marina Silva disse que o PSDB de Aécio “tem cheiro da derrota no segundo turno”, em recente entrevista à Folha de S.Paulo.
A declaração gerou resposta do tucano, que afirmou ter “se especializado em derrotar” o PT nas últimas eleições tanto para o governo de Minas Gerais quanto para o Senado Federal.
A troca de farpas foi vista como o fim do clima amistoso vivido entre as pré-campanhas do PSDB e PSB. Os dois partidos promoveram um pacto de não-agressão velado para focar os ataques ao governo Dilma.
Apesar de ter defendido a postura de sua parceira, Campos citou o nome de Marina apenas pontualmente no discurso de pouco mais de 20 minutos para lembrar que ele busca renovar a forma de se fazer política em Brasília.
Nesse sentido, Campos voltou a dizer que pretende ganhar o apoio do bloco do PMDB histórico e crítico ao governo Dilma, encabeçado pelos senadores Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS). Ambos manifestaram intenção de apoiá-lo.
“Vou conversar com o Jarbas. As pessoas do PMDB mais histórico, incluindo pessoas mais novas, com posição crítica ao governo estão conversando sobre a possibilidade desse conjunto tomar uma posição comum e não fazer gestos isolados. Algo coordenado”, disse Campos a jornalistas.
Além desse grupo do PMDB, que é minoritário e tem mantido firme posição contra Dilma, a presidente vive uma relação turbulenta com o partido, que cobra mais espaço na pré-campanha e no governo para manter o apoio formal à candidatura petista.
ATAQUES À DILMA E CONSELHO FISCAL
Em seu discurso Campos disse ser preciso trocar o atual governo formado por pessoas “incompetentes” e prometeu criar um conselho de responsabilidade fiscal.
“Para ganhar 2015, é fundamental que a vitória comece em 2014 tirando o governo que está aí, um governo que gera descrença nas instituições, que gera paralisia no investimento”, disse o ex-governador de Pernambuco durante evento em São Paulo.
“A crise não é de fundamentos macroecômicos, é de confiança porque o governo interfere em regras, muda as regras e perturba a capacidade de investimento em setores importantes do Brasil”, acrescentou.
Campos afirmou que os fundamentos da economia são fortes mas voltou a defender a necessidade de realizar um rearranjo na economia para combater a alta dos preços, que tem flertado com o teto da meta de inflação –de 4,5 por cento mais 2 pontos percentuais de tolerância–, retomar o controle da política fiscal e dar autonomia para o Banco Central conduzir a política monetária.
Para melhorar a gestão da política fiscal, o pré-candidato do PSB prometeu instalar um conselho de responsabilidade fiscal para dar transparência e ser fiscalizador da disciplina dos gastos públicos.
Campos criticou a escolha política de pessoas “incompetentes” para comandar importantes áreas da economia.
“O arranjo de 39 ministérios, distribuído com partidos sem uma discussão por competência, com gente incompetente gerindo áreas que não sabe gerir, é uma conta que não fecha”, disse.
FONTE: REUTERS

Policiais Civis do Paraná em greve


13 de maio de 2014
Está cada vez mais amarga a relação do governo Beto Richa com as classes mais estratégicas do estado. Depois dos professores do Paraná chegou a vez dos policiais civis cruzarem os braços. A greve  começou a zero hora de hoje. Em Curitiba os serviços de atendimento ao cidadão nas delegacias foram prejudicados. Registar um boletim de ocorrência em uma delegacia não é tarefa fácil hoje. Durante a manhã apenas a delegacia de Homicídios e 2º distrito policial do Água Verde funcionava normalmente. A expectativa é de que todas as delegacias fechem durante o dia.
policia-civil
Professores, profissionais da saúde, policiais que integram as 3 principais áreas de qualquer gestão estão unidos no coro dos descontentes com o governo.
Daqui pra frente a situação só deve piorar.

Trio de traficantes é preso com cocaína durante transação no Parque Barigui


Da Polícia Civil

Investigadores da Polícia Civil prenderam em Curitiba um trio de traficantes no início da madrugada do último sábado (10). Cleriston Acriley Saovessi, Danilo França de Oliveira e Alair dos Reis Santana Filho foram autuados por tráfico de drogas e uso de documento falso.
Segundo o delegado-titular do 8.º Distrito Policial, Renato Bastos Figueiroa, investigações revelaram que haveria uma transação de drogas no estacionamento do Parque Barigui. Após localizarem os suspeitos, a abordagem foi feita e, com Saovessi, foi encontrado certa porção de cocaína, que seria repassada a Oliveira. Saovessi apresentou cédula de identidade em nome de Pedro Felipe Suprinyak. “Na delegacia foi apurado o nome verdadeiro dele e constatado um mandado de prisão por latrocínio, quando explodiram um caixa eletrônico no terminal do Pinheirinho e, na fuga, mataram uma pessoa em dezembro de 2010”, contou o delegado, destacando que, somando as condenações, ele possui quase 40 anos de prisão para serem cumpridos.
Dando prosseguimento aos fatos, investigadores se deslocaram até Campina Grande do Sul, na região metropolitana, onde supostamente residia Saovessi e, no local, prenderam Santana, que também se apresentou com identidade falsa em nome de Adriano Fonseca da Rosa. Na delegacia foi descoberto seu verdadeiro nome, tendo ele também contra si um mandado de prisão por roubo a banco, ocorrido em 2006 no Bradesco do Portão. Santana é velho conhecido nos meios policias por assaltos a banco e caixa eletrônicos.
“As investigações prosseguem no intuito de apurar o envolvimento de Santana e Saovessi na explosão de caixas eletrônicos ocorrido recentemente no Wall Mart”, contou Figueiroa.
traficantes-130714-bandab3
(Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Motociclista bate contra caminhão e fica gravemente ferido na RMC


Por Marina Sequinel e Juliano Cunha





Um motociclista de 19 anos ficou gravemente ferido após sofrer um acidente em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta terça-feira (13). O caso aconteceu na rua Pedro Trevisan, na Colônia Rio Grande.
Valcimar Aparecido Ferreira da Cruz teria perdido o controle da moto, invadido a pista contrária e colidido contra um caminhão.
O jovem foi socorrido por um helicóptero da Polícia Federal e encaminhado em estado gravíssimo para o Hospital Angelina Caron.

Prefeitura identifica famílias de área irregular para reassentar no Belo Rincão


WEBMASTER 13 DE MAIO DE 2014

Ação de caracterização e congelamento tem objetivo de identificar e direcionar os moradores da região do Guaraituba para novas casas

Mais de 30 assistentes sociais, além da equipe do departamento de Habitação, realizaram o cadastramento das famílias
Mais de 30 assistentes sociais, além da equipe do departamento de Habitação, realizaram o cadastramento das famílias
Uma ação de caracterização foi realizada no sábado (10), durante todo o dia, pela Prefeitura Municipal de Colombo através das secretarias da Ação Social e Trabalho e Desenvolvimento Urbano e Habitação na rua Campo do Tenente, no Guaraituba. No local, ao longo das margens do rio Palmital, muitas famílias estão residindo em uma área que é protegida permanentemente por lei.
A prefeita Beti Pavin destacou que a ação é em prol do crescimento da qualidade de vida em Colombo. “Toda esta equipe que esteve realizando o trabalho no bairro traz justamente o auxílio de que a parcela da população mais precisa. É neste momento que estamos olhando para as famílias que mais precisam de governo”, lembrou Beti.
Segundo a secretária da Ação Social e Trabalho, Maria da Silva Souza, o objetivo da iniciativa foi identificar a situação das famílias, quantas são, cadastrá-las e realizar o congelamento da área. “Fizemos o trabalho de cadastramento de cada uma das famílias para posteriormente encaminhá-las para uma nova área de habitação, longe dos riscos de morar na área de proteção, onde eles estão sujeitos inclusive a enchentes”, explicou Maria.
Equipe levantou os dados dos moradores da região, encaminhando para cursos, vagas de emprego e confecção de documentos
Equipe levantou os dados dos moradores da região, encaminhando para cursos, vagas de emprego e confecção de documentos
O congelamento da área, realizado pelo departamento de Habitação, evita que novas famílias venham se instalar nesta região, que no futuro deve ser transformada em Parque Linear, com revitalização da área, protegendo o leito e o curso do rio.
A secretária explicou que esta foi a conclusão de mais uma etapa para o avanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), onde a equipe, composta por mais de 30 assistentes sociais conferiu qualidade à pesquisa que vem sendo realizada no local, dando visibilidade para as condições sociais das famílias residentes na região, a maioria quase absoluta, vivendo em situação de vulnerabilidade social.
Durante o dia também foram levantadas questões, nos atendimentos com as profissionais, que durante esta semana serão encaminhadas, como a confecção de documentos pessoais, indicações para cursos e também para vagas de emprego.
PAC no Belo Rincão
O conjunto habitacional para onde as famílias serão encaminhadas será construído no bairro Belo Rincão, no projeto de reassentamento e a ação é vinculada ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é retirá-los da área de risco, levando-os para um local seguro e livre de enchentes. Ao todo, serão oferecidas 520 casas para as famílias que serão realocadas da rua Campo do Tenente, no Guaraituba para o Belo Rincão.
A construção das moradias passa por processo licitatório ainda neste mês de maio e para a secretária da Ação Social e Trabalho, a realização desta ação é a garantia da dignidade à estas famílias. “Hoje nós vemos as condições em que estas famílias vivem, em ocupação irregular e suscetíveis a doenças, justamente por que este não é um local feito para morar. Agora depois de passar pelo cadastramento eles vão aguardar a construção do novo conjunto habitacional e então terão moradia digna e de qualidade”, concluiu Maria.
Fotos: Márcio Fausto/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Delegacias reabrem normalmente nesta quarta, mas assembleia pode definir até greve geral


Da Redação



Após uma paralisação de 24 horas, os policiais civis de todo o Paraná voltam aos trabalhos nesta quarta-feira (14). Uma assembleia marcada para as 18h30, na capital, e deve definir os rumos do movimento e até mesmo deflagrar uma greve geral. A paralisação desta terça foi motivada pela fuga de presos na Delegacia de Colombo, na qual um agente de cadeia foi morto.  O ato acontece em protesto a manutenção de presos em delegacias do estado e contra as condições de trabalho que os policiais civis enfrentam.
Segundo o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná (Sinclapol), o movimento desta terça-feira foi muito bom e Curitiba teve 100% de mobilização. “Voltamos aos trabalhos normais a partir da zero hora e aguardamos como a categoria irá definir os rumos da paralisação amanhã”, disse.
Em entrevista à Banda B na manhã de hoje, o delegado-geral Riad Braga Farhat disse que a situação nas delegacias do Paraná é inaceitável, mas garantiu que o governador Beto Richa (PSDB) demonstra vontade em resolver o problema. “O departamento da Polícia Civil vê com respeito, porque é uma reivindicação justa. É uma paralisação para chamar a atenção da população e da imprensa sobre os problemas graves nas carceragens”, disse.
Transferência
Ainda hoje os 12 presos que continuavam na Delegacia de Colombo foram transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara. No domingo, 70 detentos já tinham sido transferidos por determinação do governo. O local estava superlotado, com 84 detentos em um espaço para 24

População de Colombo ganha vias asfaltadas na Roseira e no Osasco


WEBMASTER 13 DE MAIO DE 2014

São quase dois quilômetros de extensão em obras estratégicas que melhoram o acesso, evitam a erosão e o entupimento de bueiros

Na Rua Guilherme Nass o trecho asfaltado antes era de difícil deslocamento, hoje, os moradores comemoram
Na Rua Guilherme Nass o trecho asfaltado antes era de difícil deslocamento, hoje, os moradores comemoram
Desde a última semana, servidores da Secretaria de obras da Prefeitura Municipal se dedicam à realização de mais duas importantes vias em Colombo. A primeira dela, a Rua Francisco Coradin, no bairro rural da Roseira, está recebendo a pavimentação em um trecho de 1.400 metros de extensão.
Trata-se de uma importante via que faz a ligação com o bairro Monte Castelo e a Estrada da Ribeira, além de dar acesso a importantes propriedades que compõem o Circuito Italiano de Turismo Rural. Segundo o Secretário de Obras e Viação João Maria Rodrigues, a esta é uma obra projetada dentro de um padrão chamado baixo custo, porque na região não se faz necessária a implantação de calçadas e meio fio e estará concluída até o final deste mês.
Na Roseira, a antiga estrada rural agora oferece melhores condições de deslocamentos para moradores e turistas
Na Roseira, a antiga estrada rural agora oferece melhores condições de deslocamentos para moradores e turistas
Já na Região do Jardim Osasco, a obra atende a uma necessidade estrutural para evitar alagamentos e deslizamentos de saibro, vez que na Rua Guilherme Nass o trecho asfaltado é de 250 metros de extensão e está localizado declive e com revestimento rudimentar de saibro. Trata-se de uma via importante para evitar alagamentos ou até mesmo a erosão nos terrenos daquela localidade, segundo técnicos da Secretaria de Obras.

Fotos: João Le Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Homem é morto com dois tiros no pescoço no Tatuquara


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

morto-tatuquara
Jovem está sem identificação oficial. Foto: AN/Banda B
Um homem com cerca de 25 anos foi morto a tiros início da noite desta segunda-feira (13) na rua Juarez Távora, nas Moradias da Ordem, no bairro Tatuquara, em Curitiba. A identidade do homem ainda não foi descoberta. O atirador está foragido.
Testemunhas disseram que a vítima conversava com outros amigos no momento dos disparos. De acordo com o tenente Ekermann do 13º Batalhão de Polícia Militar, há poucas informações. “Aqui no local do crime apuramos que, a princípio, ele tinha envolvimento com as drogas e estava devendo para alguém aqui na região”.
O jovem, identificado preliminarmente como Bruno, levou dois tiros no pescoço e morreu na hora. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.

Homem vai atrás de namorada e a encontra morta dentro de casa em Colombo


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Uma mulher de 35 anos foi encontrada morta dentro da própria casa por volta do meio dia desta terça-feira (13) na Rua Atalaia, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. De acordo com a polícia, o namorado não conseguia falar com ela desde o último domingo e hoje encontrou a porta arrombada e ela morta na cama.

Foto: Juliano Cunha – Banda B
Segundo o soldado Tito, a vítima não tinha uma profissão fixa, mas realizava alguns ‘bicos’ no bar em frente. “Aparentemente ela foi espancada e morta por asfixia com o travesseiro. Imagens de segurança mostram ela entrando na casa com alguém, mas não conseguimos ver nenhuma pessoa saindo”, comentou.
Segundo o namorado, que encontrou Marlene Amaral da Silva morta, ele falou com ela pela última vez no domingo e ela estava bem. “Venho tentando ligar para o telefone dela desde então. Hoje duas pessoas atenderam, mas a segunda, um homem, disse que encontrou o chip na rua”, disse.
A Delegacia do Alto Maracanã investiga o caso e as câmeras de segurança devem ajudar na identificação do suspeito.

Dívida de R$ 500 levou jovem do DF a amarrar e queimar crianças, diz polícia


Artesão foi à casa de família para buscar eletrônicos como pagamento.
Vítimas estavam sozinhas e começaram a gritar; crime ocorreu em Ceilândia.

Do G1 DF
Foi preso na noite de segunda-feira (12) um artesão de 21 anos suspeito de ter amarrado e queimado dois irmãos  um menino de 9 anos e uma adolescente de 13 – em uma casa da QNM 7, em Ceilândia, no Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, o homem disse que cometeu o crime porque as vítimas, que morreram carbonizadas, gritaram quando ele invadiu a residência para levar um notebook, um tablet e uma máquina fotógrafica como forma de pagamento de uma dívida de R$ 500 feita pelo irmão mais velho delas.
Os corpos do garoto e da adolescente foram encontrados na tarde de segunda, e o suspeito foi localizado por volta das 19h. O homem usou cadeiras para barrar a saída dos quartos em que as vítimas foram colocadas e ateou fogo na casa. A polícia disse que o rapaz admitiu o que fez e não demonstrou arrependimento ao depor.
Ele confessou o crime, não chorou, não se emocionou. Apenas narrou o que aconteceu"
Johnson Kenedy Monteira, delegado
"Ele confessou o crime, não chorou, não se emocionou. Apenas narrou o que aconteceu", relatou o delegado Johnson Kenedy Monteiro, responsável pelo caso.

Na versão apresentada à polícia, o suspeito afirmou que teria vendido, alguns dias antes, peças de artesanato ao irmão mais velho das vítimas. No fim de semana, o homem contou que havia cobrado do cliente o valor dos produtos, e ouviu que deveria ir à casa da família na segunda-feira, para receber parte do valor.
Conforme o combinado, o artesão foi até a residência e lá recebeu R$ 100 do irmão das vítimas. Pouco depois, o rapaz voltou ao local, tocou a campainha e encontrou a criança e a adolescente sozinhas. Ele disse aos dois que havia voltado porque esqueceu algo e queria buscá-lo.
Quando o homem falou que levaria embora um notebook para liquidar a dívida, as vítimas começaram a gritar. O suspeito, então, revelou que pôs a menina em um quarto e amarrou as mãos dela com um fio de telefone. Depois, conduziu o garoto a outro quarto e o amarrou com um pedaço de lençol rasgado.

O jovem decidiu, então, escorar cadeiras nas portas dos dormitórios para impedir que os irmãos saíssem, e colocou fogo na residência. Saindo de lá, o autor do crime ainda encontrou a mãe das vítimas na rua, que o cumprimentou.
Bombeiros e policiais militares em frente à casa das crianças achadas com as mãos amarradas e carbonizadas no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)Bombeiros e policiais militares em frente à casa das crianças achadas com as mãos amarradas e carbonizadas no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)
A Polícia Civil informou que o suspeito não tinha antecedentes criminais. Ele vai responder por duplo latrocínio (roubo seguido de morte) e pode pegar até 60 anos de prisão. Detido no Departamento de Polícia Especializada, o homem deve ser transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda ainda nesta terça-feira.

Governo prevê para junho liberação parcial da Estrada da Graciosa


Agência Estadual de Notícias



O Governo do Estado prevê para início de junho a liberação da ponte que permitirá a passagem de veículo em meia pista na Estrada da Graciosa, no Litoral do Estado. Os comerciantes que atuam da estrada da Graciosa e em Morretes aguardam ansiosos por essa liberação, que permitirá a retomada das vendas, bastante prejudicadas pela interrupção da rodovia, por causa de desabamento de encostas provocados pelas chuvas de 13 março.
“Assim que a meia pista for liberada, vamos reabrir o nosso comércio. Com isso, retomaremos boa parte da nossa economia”, afirma a proprietária de lanchonete e moradora da Vila São João da Graciosa, Margarete Marcelino. “Dependemos de turistas e estamos ansiosos com a abertura do tráfego”, disse ela.
Para o vice-presidente da Associação dos Comerciantes de São João da Graciosa, Eli Aparecido de Souza, a meia pista será excelente. “Estamos apostando tudo em cima disso. Com a rapidez das equipes na restauração, acreditamos que o prazo será cumprido”, afirmou. Eli, que tem restaurante e aluga um espaço para camping, explica que muitos restaurantes, lanchonetes e lojas estão abrindo. “Mesmo com dificuldades e pouco movimento alguns comerciantes, assim como eu, estão abrindo seus comércios”, contou.
O dono de mercearia e também morador da Vila de São João da Graciosa, Rudinei Castanho, acredita que a partir da liberação da meia pista, todos os comerciantes poderão retornar aos trabalhos. “Graças a Deus o meu comércio ainda tem uma boa procura pelos moradores daqui, mas com o tráfego liberado, já se torna viável todos reabrirem seus comércios”.
Compromisso
Para a moradora e dona de sorveteria Maristela Werner, o empenho do governo estadual é um conforto para todos. As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) estão trabalhando até nos fins de semana e feriados para que a meia pista seja liberada. “Estamos tranquilos quanto ao prazo de liberação. Vai ser muito bom”, afirma Maristela, que mora no bairro Porto de Cima, outra localidade que também foi afetada pelo deslizamento da Graciosa.

Obra
O ritmo das obras segue intenso. As equipes já finalizaram a construção e concretagem de 21 vigas de sustentação da ponte que permitirá o tráfego em meia pista. Ao todo, serão feitas 36 vigas, de 10 metros cada. Além disso, os serviços de sondagem do solo das cabeceiras já foram concluídos.
Atualmente, as equipes trabalham na construção das outras vigas, na marcação dos pilares que serão erguidos e nas escavações dos aterros. Os serviços estão sendo feitos no próprio local onde houve o desabamento da rodovia, para agilizar a obra.
“Um acampamento foi montado no local para evitar atrasos na obra. Caso não ocorra chuva forte na região, o tráfego em meia pista será liberado em junho”, explica o superintendente da regional Leste do DER, Gilberto Loyola.
Nas cabeceiras, serão colocados pilares de sustentação, para fortalecer a ponte. Sobre a ponte serão colocados paralelepípedos, que vão manter as características da Estrada da Graciosa.
A restauração total da rodovia está prevista até setembro de 2014. A estimativa é que sejam investidos R$ 5 milhões em projetos e obras. Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do quilômetro 12, onde ocorreu desabamento da barreira, e obras complementares. Os muros vão evitar que as pedras do morro desabem novamente.
Ações
O Governo do Paraná desenvolverá diversas ações para atrair visitantes e apoiar as comunidades da região até que a passagem seja reaberta. Moradores das comunidades próximas à Estrada da Graciosa e empreendedores do município de Morretes, que estão sendo afetados pela redução do fluxo turístico na região, terão acesso facilitado às linhas de crédito da Fomento Paraná. O objetivo é apoiar as famílias para melhorar o desempenho de seus empreendimentos e aumentar a renda.

Criança é atropelada por moto que fazia entrega de gás e tem fratura exposta


Por Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento



Uma criança de 7 anos foi atropelada por uma motocicleta na noite desta segunda-feira (12) no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. A garota teve fratura exposta na perna e foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador. O motociclista também teve ferimento, mas passa bem.
O acidente aconteceu por volta das 19h30 na rua Santana do Itararé quando a criança estava ao lado de primos na calçada. De repente, de acordo com testemunhas, o grupo resolveu atravessar a rua. A garota foi atingida de frente por uma moto de entrega de gás e caiu próximo ao meio-fio. Com o impacto, o motociclista caiu e o botijão foi arremessado a cerca de 20 metros.
“A menina estava com os primos, aí eles foram atravessar e parece que ela se soltou de um deles. Aqui é complicado porque não tem calçada. Os caras passam a 80 km/h”, disse uma testemunha à Banda B.
A garota teve fratura exposta na perna direita e foi socorrida pelo Serviço Intregrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) ao Hospital do Trabalhador. O motociclista foi levado ao Hospital Cajuru.

Marido vai preso por não deixar mulher nem olhar pro lado; ela era ameaçada com pistola


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento


Um homem de 38 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) na noite desta segunda-feira (12) no bairro Santa Quitéria, em Curitiba. O rapaz é suspeito de manter a esposa emcárcere privado sob a ameaça de uma pistola calibre 380.
pistola
Pistola apreendida pela polícia (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)
Segundo ligações anônimas que chegaram via 190 da PM, o homem não permitia nem que a mulher olhasse para o lado. Facebook então, nem pensar. “Ele negou que a deixava em cárcere privado, mas a senhora garantiu que isso acontecia. A mulher falou que não podia usar celular, falar com familiares, tudo sob a ameaça da pistola ou de faca”, descreveu o tenente Grani, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM.
Ainda de acordo com o tenente, por ser uma história controversa, os dois lados foram ouvidos na Delegacia da Mulher. “É a palavra de um contra o outro. Agora cabe a polícia investigar, mas ele será autuado por porte ilegal de arma de fogo”, explicou.

Delegado-geral apoia manifestação da Polícia Civil e defende Beto Richa


Por Luiz Henrique de Oliveira


O delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, garantiu apoio a manifestação da corporação contra a superlotação nas carceragens das delegacias paranaenses. Os policiais prometem parar as atividades de investigação e Boletins de Ocorrência nesta terça-feira (13), após a morte de um agente de cadeia em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no fim de semana.
farhat-caso-tayna-270314-bandab
Farhat defendeu Beto Richa (Foto: Sesp-PR)
Em entrevista à Banda B, na manhã de hoje,Farhat disse que a situação é inaceitável, mas garantiu que o governador Beto Richa (PSDB) demonstra vontade em resolver o problema. “O departamento da Polícia Civil vê com respeito, porque é uma reivindicação justa. É uma paralisação para chamar a atenção da população e da imprensa sobre os problemas graves nas carceragens”, iniciou.
“O governador tem sido sensível e demonstra vontade em realmente resolver este problema e a promessa é que até o fim do governo todos os presos saiam da custódia da Polícia Civil nas delegacias. Beto Richa anunciará hoje uma medida de segurança para tirar os presos de Curitiba e região metropolitana”, completou.
De acordo com o delegado-geral, a manifestação não irá prejudiucar a população. “Da forma que está sendo feita ninguém será prejudicado. A situação é grave e a superlotação inaceitável, o que prejudicas as investigações, o direito humano dos presos e a segurança da população do Paraná”, concluiu.

Casal de idosos e filha morrem em incêndio criminoso; ex-marido é suspeito


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
tatuquaradentro
No local da ocorrência (Fotos: Antônio Nascimento – Banda B)

Uma tragédia nas Moradias da Ordem, no bairro Tatuquara, em Curitiba, deixou três pessoas mortas em um incêndio criminoso por volta das 2h desta terça-feira (13). As vítimas foram identificadas como Expedito da Silva, de 80 anos, a esposa dele, Iracy Moreira da Silva, de 70, e a filha do casal, Janaina Moreira da Silva, de 22. O suspeito de cometer o crime é Tiago Vandiene dos Santos, de 24, ex-marido de Janaina.
tatuquaradentro2
Tiago foi detido pela polícia (Foto: AN -Banda B)
Tiago foi preso pela Polícia Militar (PM) no momento em que acompanhava o atendimento ao incêndio por parte do Corpo de Bombeiros. “É bem estranho que ele voltou para o local do crime, mas testemunhas garantem que foi esse rapaz. Ele será detido para averiguação, porque a informação é que entrou em luta corporal com o idoso e cometeu os assassinatos”, descreveu à Banda B o tenente Ekerman, da PM.
O suspeito, que foi encaminhado ao Centro de Atendimento Integrado ao Cidadão, o Ciac-Sul, garantiu não ter nada a ver com o crime e disse que prestou atendimento a ex-mulher. “Eu tenho minha consciência tranquila. A primeira pessoa que apagou o fogo fui eu e a minha consciência está tranquila”, repetiu insistentemente.
Por sua vez, Maria Cristina, sobrinha do casal de idosos, garantiu que foi Tiago o responsável pelo incêndio. “Ele usava drogas e ameaçava a minha prima sempre. Meu tio era contra o relacionamento. As duas morreram abraçadas e o tio em outro cômodo”, lamentou.