Ex-presidente da Petrobras isenta Dilma e elogia compra de Pasadena


Sérgio Gabrielli fala aos senadores sobre o negócio, que teria causado à empresa brasileira perdas superiores à U$ 1 bilhão
atualizado em 20/05/2014 às 13:55
O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli explicou, nesta terça-feira (20), aos senadores que compõem a CPI da Petrobras no Senado, a polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos EUA.
Gabrielli disse que a presidente Dilma Rousseff não pode ser responsabilizada individualmente pela compra de uma refinaria em Pasadena, no Texas (EUA), aprovada pelo conselho de administração em 2006, quando a então ministra Dilma era a presidente do grupo de conselheiros. “Não considero a presidente Dilma responsável pela compra de Pasadena. A decisão é da diretoria e do conselho de administração da Petrobras. É um processo que não é individualizado, é coletivo”, afirmou.

Relator da CPI diz que oposição desrespeitou Gabrielli

O relator da CPI da Petrobras do Senado, José Pimentel (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (20) que a oposição foi "desrespeitosa" ao não participar do depoimento do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Em entrevista logo após o final da fala do ex-presidente da estatal, o petista disse que a base aliada cumpriu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de instalar a CPI encabeçada pelo pré-candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. "Portanto, um desrespeito são aqueles que apresentam um projeto de CPI, vão ao Supremo, têm ganho de causa e não indicam os seus membros", afirmou.
Ele classificou Dilma como uma pessoa “muito firme” e “extremamente competente”, mas afirmou que não poderia dizer se a então ministra da Casa Civil concordaria com a posição atual da presidente da República, de que não aprovaria hoje a compra da refinaria.
Dilma alega que a decisão sobre a compra foi tomada com base em um sumário executivo “falho” elaborado pela diretoria internacional da Petrobras. “Não posso estimar hoje qual seria a posição do conselho de 2006 se a presidente colocasse a posição que está colocando hoje”, disse.
Compra foi bom negócio, diz Grabrielli
O ex-presidente da Petrobras afirmou também que a decisão de comprar a refinaria de Pasadena, em 2006, foi uma decisão acertada na época, em razão do momento promissor para o refino de petróleo e o consumo de derivados no mercado dos Estados Unidos. Ele afirmou que o negócio passou a pesar a partir de 2007, após tensão com a antiga sócia Astra Oil e uma mudança no quadro do mercado americano.
"Era uma refinaria que estava barata. Os primeiros 50% foram comprados a menos da metade do preço das refinaria por barril médio", disse. "A refinaria daria retorno com manutenção do mercado de refino leve e pesado", avaliou. "O mercado de consumo de derivados nos Estados Unidos estava bombando em 2003-2007, não só em gasolina mas em demanda de petróleo pesado", justificou.
A partir de 2007, segundo Gabrielli, a Astra iniciou uma batalha judicial exigindo que a Petrobras assumisse os 50% restantes por meio de seis ações judiciais e uma ação em câmara de arbitragem. "Em 2007, começamos a ter problemas com o nosso sócio", disse, listando entre as dificuldades a definição de projetos, de política ambiental e gerenciamento de Pasadena.
"Durante 2007 passamos em conflito de negociação", lembrou. Grabrielli, que presidiu a Petrobras 2005 a 2011, declarou que a estatal foi obrigada a comprar os 50% após a decisão arbitral baseada na cláusula Marlim, que obrigava a aquisição caso um dos sócios quisessem deixar o negócio.
Antes disso, em fevereiro de 2008, o conselho de administração da Petrobras recusou a compra. O ex-executivo da Petrobras afirmou que Pasadena passou momentos de prejuízo a partir de 2008, mas voltou a dar lucro. "A partir de 2013, ela volta a ser um bom negócio e a partir de 2014 passou a dar lucro", disse.
Gabrielli: Petrobras compra refinarias fora desde FHC
José Sergio Gabrielli afirmou, ainda, que desde o governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) a estatal compra refinarias fora do País. Segundo ele, havia uma estratégia na Petrobras de buscar o refino no exterior. Em depoimento da CPI da Petrobras, ele afirmou que os investimentos do conselho da estatal são voltados para a melhoria do perfil de refino do óleo.
Ele disse que o plano de negócios de uma empresa como a Petrobras envolve mais de 700 projetos. Segundo ele, é o conselho de administração que decide quais projetos vão fazer parte do planejamento estratégico. "As decisões do conselho são estratégicas, não são operacionais", frisou.
Ele disse que decisões operacionais ficam com a diretoria executiva. O ex-dirigente da estatal disse que a cláusula Marlim prevista em vários contratos de refinarias, como a de Pasadena, começou a ser usada também no governo FHC. Essa cláusula garante um pagamento de dividendo mínimo a um dos sócios mesmo em caso de prejuízo.
Próximos depoimentos
Ex-diretor Internacional da empresa, Nestor Cerveró tem depoimento marcado para esta quinta-feira (22). Já a atual presidente da estatal, Graça Foster, deve ser ouvida na próxima semana.
A CPI do Senado deve trabalhar em torno de quatro investigações. A primeira seria a compra da refinaria de Pasadena, que teria causado perdas superiores à U$ 1 bilhão para a estatal. As outras denúncias são a acusação de propina entre a Petrobras e a holandesa SMB Offshore, a falta de segurança no lançamento de plataformas ao mar e os indícios de superfaturamento na construção de refinarias com foco nas de Abreu Lima e a do Nordeste.

Vítima de câncer, menino de 5 anos é homenageado em funeral com super-heróis




A mãe de um menino de 5 anos, que morreu vítima de câncer, gerou comoção em Indiana, nos Estados Unidos, após fazer um funeral especial para dar o último adeus ao filho. Brayden Denton, que tinha um tumor no cérebro e era fã de super-heróis, teve seu caixão carregado por seus parentes, vestidos como o Homem-aranha, Thor, Super-homem, Homem de Ferro, Batman e Hulk. As informações são do jornal Metro.
“Brayden era um grande fã do Homem-aranha” disse a mãe do menino, Staci. “Mas tinha brinquedo de todos os outros super-heróis. Ele realmente gostava de cada um deles”.
Foto: Reprodução / Facebook / Staci Denton
O tio de Brayden, Cory Denton, que estava vestido como Thor, disse: “Foi difícil, mas eu fiz isso por ele. Ele me fez ver todos os filmes do Homem de Ferro com ele. Brayden estará sempre conosco”.
Foto: Reprodução / Facebook / Tony Denton
Quando a saúde de Brayden Denton piorou, no início deste mês, Staci o levou para o hospital James Whitcomb Riley, em Indianápolis, onde faleceu no dia 8 de maio. “Ele parou de andar. Então, ele não conseguia mais comer ou beber. Eu queria que o funeral fosse preenchido por aquilo que ele mais curtiu durante sua curta vida”.
Foto: Reprodução / Facebook / Brayden Denton's Benefit Page


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/mundo/vitima-de-cancer-menino-de-5-anos-homenageado-em-funeral-com-super-herois-12542292.html#ixzz32JElrb7u

PM recupera carro roubado e apreende fuzil e pistola em Curitib


Da PMPR


Durante ação no bairro Uberaba, em Curitiba (PR), policiais militares do 20º Batalhão de Polícia Militar (20º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), atuantes na UPS Uberaba, apreenderam um fuzil, uma pistola, balanças de precisão, munições, maconha e cocaína, além de recuperarem um carro roubado. Na situação, um rapaz assumiu a responsabilidade por uma das armas.
FUZIL
(Foto: Divulgação PMPR)
“A equipe recebeu uma denúncia anônima, diretamente na base da UPS Uberaba, relatando que em uma casa na rua Padre Claudio Arenal teria um veículo roubado. Os policiais foram até o endereço onde avistaram uma caminhonete Hilux estacionada, sendo que uma das mulheres que estava na residência autorizou que uma vistoria fosse realizada”, explica o Comandante do Policiamento da Unidade (CPU), aspirante Nicolas Goulart Kretschmer.
Durante consulta no sistema, os policiais verificaram que as placas do carro batiam com um veículo do mesmo modelo, mas de outra cor, sendo constatado, através do chassi, que ele havia sido roubado de uma concessionária no dia 27 de março deste ano.
De acordo com o aspirante Kretschmer, duas casas próximas foram vistoriadas pela PM, sendo encontrado um Fuzil 556, uma pistola 380, três balanças de precisão, munições de calibres variados, além de certa quantidade de maconha e cocaína.
“Um rapaz que estava em uma das residências assumiu a responsabilidade pela pistola e relatou que o fuzil e a caminhonete roubada pertenciam aos seus pais, os quais estariam presos no estado do Mato Grosso”, conta o aspirante Kretschmer.
Segundo o aspirante Kretschmer, o rapaz, de 21 anos, foi conduzido à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) para serem tomadas as providências cabíveis ao caso e sua esposa e outras duas mulheres que estavam no local foram encaminhadas como testemunhas.

Acrobata que sofreu queda de oito metros em circo de Londrina morre no hospital



O acrobata Wilson Gomes Barreto, 28 anos, que sofreu uma queda durante apresentação no último domingo (18) no circo Tihany Spetacular em Londrina, faleceu por volta das 14h desta terça-feira (20) no Hospital Evangélico da cidade.
acrobata
Foto: Arquivo pessoal
O óbito foi confirmado pela assessoria de imprensa do hospital. Ele sofreu morte encefálica e teve uma parada cardiorrespiratória.
A família do acrobata que chegou do Rio de Janeiro na segunda-feira (19) autorizou a doação dos órgãos. No entanto, o hospital informou que o corpo clínico irá avaliar quais os órgãos poderão ser doados por conta da parada cardiorrespiratória sofrida pelo paciente após a constatação da morte encefálica.

Mulher é presa após tentar esconder drogas até na fralda da filha de nove meses; foto


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Foto: Juliano Cunha - Banda B
Foto: Juliano Cunha – Banda B
Uma mulher de 32 anos foi presa no final da manhã desta terça-feira (20) após ser flagrada traficando drogas em frente ao Terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba. De acordo com a Polícia Militar, a equipe do 12º Batalhão chegou até ela depois de uma denúncia anônima apontar que ela estaria traficando em um hotel da região. Durante a abordagem, os policiais encontraram drogas até mesmo na fralda da filha de nove meses.
drogasguadalupe2De acordo com um oficial do serviço reservado da Polícia Militar, com ela a polícia encontrou 100 buchas de crack, 67 gramas soltas da droga, R$1.421 em dinheiro, seis relógios e uma corrente de prata que possivelmente teriam sido usadas na troca por drogas.
Márcia Aparecida da Silva foi encaminhada ao 1° Distrito Policial e fica à disposição da justiça.

Colombo encerra com festa a Semana da Enfermagem


WEBMASTER 20 DE MAIO DE 2014

Evento realizado na última sexta-feira marcou as comemorações da semana da enfermagem com sorteios, homenagens e motivação

Prefeita Beti Pavin enaltece o trabalho e dedicação dos servidores da área da enfermagem em Colombo
Prefeita Beti Pavin enaltece o trabalho e dedicação dos servidores da área da enfermagem em Colombo
Profissionais da área de enfermagem no mundo todo comemoram entre os dias 12 e 20 de maio a Semana da Enfermagem. Em Colombo não foi diferente. Em todas as 22 unidades de saúde Banners lembravam a importância destes profissionais no atendimento diário aos pacientes e no gerenciamento do sistema público de saúde.
​Na última sexta-feira, um evento realizado no auditório da Regional do Maracanã, reuniu enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem para uma confraternização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao abrir o evento, os coordenadores do setor falaram destacando o trabalho que a equipe de profissionais realiza junto aos pacientes e no dia a dia da Secretaria. Enfermeira Vilma, falecida recentemente foi homenageada com a apresentação de um vídeo retratando sua atuação no município. Outros profissionais com destacada atuação estadual e no país, também foram homenageados.
​A Prefeita Beti Pavin, que esteve no evento, acompanhada do Vice Ademir Goulart, Secretário Fernando e dos vereadores Sidnei Campos e Dolíria Strapasson, agradeceu em nome do povo colombense aos profissionais que se dedicam, segundo ela, a cuidar e diminuir a dor dando atendimento e carinho aos pacientes.
​Após as homenagens e pronunciamentos, foi a vez dos sorteios de brindes angariados pelos organizadores. E um coquetel encerrou a confraternização entre profissionais e autoridades.
Foto: Marcio Fausto
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Ginásio Antônio Pavin recebe 100 atletas para o 2º Torneio de Futsal Solidário


WEBMASTER 20 DE MAIO DE 2014

Mais de 20 jogos foram realizados entre as equipes; os cobertores doados serão repassados para famílias carentes

Mais de 20 jogos definiram a equipe vencedora no 2 Torneio de Futsal Solidário, realizado no último domingo no Ginásio Antônio Pavin, no Parque da Uva; na foto os campeões Amigos da Vila F.C.
Mais de 20 jogos definiram a equipe vencedora no 2 Torneio de Futsal Solidário, realizado no último domingo no Ginásio Antônio Pavin, no Parque da Uva; na foto os campeões Amigos da Vila F.C.
Aconteceu no ltimo domingo (18) o 2 Torneio de Futsal Solidário, promovido pela Prefeitura de Colombo através do departamento de Esportes, no Ginásio Municipal Gilmar Antônio Pavin, no Parque Municipal da Uva. O objetivo, segundo o chefe de modalidades do departamento de Esportes, Rodrigo Coradin, é de promover a atividade física e a ação social entre os participantes. “Este é o segundo torneio que realizamos e o nosso objetivo, além de promover a atividade física, é claro, a de conscientizar os atletas da importância desta ação social, através da doação dos cobertores”, lembrou Coradin. Toda a arrecadação será repassada para a Secretaria Municipal de Ação Social e Trabalho, que a reverterá para famílias carentes da região.
A concentração teve início às 9h e as disputas contaram com a participação de mais de 100 atletas praticantes de Futsal, divididos em 11 equipes. Durante todo o dia os times disputaram mais de 20 jogos organizados no sistema de dupla eliminatória, no qual a equipe é eliminada depois de sofrer duas derrotas no torneio.
Os mais de 100 atletas, distribuídos entre 11 equipes, disputaram o título em 20 jogos organizados no sistema de dupla eliminatória, onde sai quem perde duas vezes; em segundo lugar o Real Brazucas F.C.
Os mais de 100 atletas, distribuídos entre 11 equipes, disputaram o título em 20 jogos organizados no sistema de dupla eliminatória, onde sai quem perde duas vezes; em segundo lugar o Real Brazucas F.C.
A grande campeã invicta do 2º Torneio foi a equipe Amigos da Vila F.C, ganhando por 3×0 o ltimo jogo contra o Real Brazucas, que ficou com a segunda colocação. Em terceiro lugar ficou a equipe do Volcom Tudo F.C. Além de serem os campeões do evento, entre os jogadores do Amigos da Vila F.C também estavam o melhor goleiro, Lucas Pedroso, com apenas um gol sofrido, e o artilheiro da competição, Edmar “Pelé” Aguiar, com sete gols marcados.
Esporte e lazer
O incentivo à prática de esportes e atividades de lazer são direitos garantidos que trazem, principalmente o desenvolvimento social. Para o chefe de modalidades, Rodrigo Coradin, é justamente este direito que está sendo assegurado. “A promoção deste tipo de evento, como o de hoje, é o exemplo de que estão garantidos os direitos fundamentais da prática de atividades esportivas e de lazer, com os quais também se alcança o desenvolvimento social, contribuindo para a qualidade de vida da população. O departamento de Esportes faz questão de levar ao nosso cidadão colombense estas opções, oferecendo os espaços municipais, fazendo com que o esporte se torne uma ferramenta da promoção da igualdade social”, concluiu Coradin.
A equipe aproveitou a oportunidade para convidar a todos para o Torneio de Futsal Solidário Feminino, que acontece no próximo dia 25 de maio (domingo), no Ginásio Municipal Rodrigo Ubyda, no Bairro Santa Tereza. No mesmo local onde, no dia 1º de junho, será realizado o Torneio de Futsal Solidário Masculino. Para saber mais sobre as inscrições, o telefone de contato é o 41-3656.3545.
Fotos: Divulgação/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Caso Pesseghini: Polícia conclui que menino matou a família em SP



Após mais de nove meses da morte de cinco pessoas da família Pesseghini, a Polícia Civil de São Paulo concluiu o inquérito sobre os crimes ocorridos em 5 de agosto de 2013, na Brasilândia, na zona norte da capital.
caso cabo
(Foto: Reprodução UOL)
O relatório final da investigação chefiada pelo delegado Charlie Wei Ming Wang aponta o estudante Marcelo Pesseghini, 13, como autor dos assassinatos do pai, Luís Marcelo Pesseghini, 40, sargento da Rota (tropa de elite da Polícia Militar), a mãe, Andréia Bovo Pesseghini, 36, cabo da PM, a avó Benedita Bovo, 67, e a tia-avó Bernadete Bovo, 55, antes de se suicidar.
O relatório foi enviado na última sexta-feira (16) ao Ministério Público, que vai analisar o inquérito e decidir se oferece ou não a denúncia à Justiça.

Capacete sai de motociclista em acidente grave e jovem é socorrido por helicóptero


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

cruzamento-grande-ctba
Cruzamento bem sinalizado. Foto: BH/Banda B

Um cruzamento bem sinalizado foi palco de um grave acidente na manhã desta terça-feira (20), em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. Um motociclista e um veículo Santana Quantum colidiram em um cruzamento bem movimentado. Bruno Pires de Oliveira, 25 anos, que estava na moto está em estado gravíssimo. Há suspeita de que um deles tenha avançado o sinal vermelho.
cruzamento-grande-ctba-dentro
Helicóptero usado para transportar a vítima. Foto: BH/Banda B
A motocicleta seguia pela rua Bertolina Kendrik de Oliveira e o carro vinha pela rua Domingos Scucato quando os dois colidiram lateralmente. O capacete do motociclista se desprendeu da cabeça dele, o que ocasionou um ferimento grave na cabeça.
O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionado, mas o resgate precisou ser feito por um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O jovem foi levado ao Hospital Angelina Caron e o estado de saúde dele pe gravíssimo. O motorista não teve nenhum ferimento.

MINISTÉRIO DA SAÚDE FECHA ACORDO COM EMPRESAS AÉREAS PARA TRANSPORTE DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE


Mais de 2 mil órgãos e equipes de transplante foram transportados de avião no 1º trimestre deste ano. O aumento de 86% em relação ao ao mesmo período de 2013, deve -se ao acordo entre Ministério da Saúde e empresas aéreas para que órgãos de transplantes tenham prioridade em voos domésticos.

ACADEMIA DE GINÁSTICA AO AR LIVRE NO PALOMA RECEBE PAISAGISMO

Academia ao AR LIVRE do Paloma
O programa NOSSO BAIRRO, chegou ao Guaraituba e várias ruas e logradouros vão receber reformas e praças terão novo paisagismo. A prefeita Beti Pavin declarou para nossa reportagem que todos os bairros receberão obras do programa. O Programa NOSSO BAIRRO, foi preparado para envolver ações e atividades que os bairros e as famílias necessitam, e estas ações de melhorias da cidade contemplam a pavimentação, calçamento, reformas, paisagismo, drenagem de rios, coleta e destinação dos resíduos envolvendo várias secretárias da cidade.






FOI SUCESSO A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DO GRUPO EXCLUSIVO DE COLOMBO DO CONSÓRCIO SERVOPA




Ontem dia 19 de maio as 20.00 hrs na Churrascaria Santa Grill no bairro Santa Candida, foi inaugurado o primeiro grupo exclusivo do Consórcio Servopa  na cidade de Colombo, onde foi contemplado duas cotas uma por sorteio e outra por lance. A chance de ser sorteado é maior no grupo exclusivo de Colombo porque o numero de participantes é de apenas 144 pessoas. A partir de R$ 390,00 você começa a investir e ter a chance de adquirir o seu tão sonhado carro zero.

Ainda temos algumas cotas para venda, se for de seu interesse favor ligar: 41 9839 4780 // 8453 1336  // 3606 3155 falar c/ NILTON









Motoboy é preso acusado de desviar cartões bancários que deveria entregar para clientes


Por Elizangela Jubanski e Bruno Henrique

motoboy
Motoboy foi preso em casa, na CIC. Foto: BH/Banda B
Um motoboy foi preso em flagrante dentro da casa dele na Cidade Industrial de Curitiba na manhã desta terça-feira (20). Everton Galvão, 28 anos, trabalhava em uma empresa terceirizada de entregas de correspondências de agências bancárias. Ele é acusado de furtar essas cartas com cartões de débito e crédito de clientes e o prejuízo calculado foi de R$ 50 mil diários para os bancos.
De acordo com as investigações, Galvão trabalhava em uma empresa no bairro Boa Vista e era responsável por entregar cartas lacradas de cartões de débito e/ou crédito aos clientes dos bancos HSBC, Santander, Banco do Brasil e Itaú. Também, tinham correspondências de cartões da Urbs e de vale-refeição.
Há uma semana a empresa passou a desconfiar das entregas do motoboy, já que as reclamações de demora e não recebimento cresceram. A Polícia Civil passou a investigar e descobriu que, na verdade, Galvão é suspeito de falsificar assinaturas de recebimento dos clientes. De acordo com a empresa, ele era pago por entregas.
A delegada Vanessa Alice, do 4º DP, contou que os cartões eram vendidos para outra pessoa. “Na casa dele não encontramos nenhum cartão. Sabemos que ele falsificava as assinaturas, mas temos que checar quem recebia esses cartões e se ele vendia mesmo ou entregava”. Galvão já tem passagens pela polícia por furto qualificado e foi detido pelo mesmo crime.

NOVAS OITIVAS DA CPI DA FESTA DA UVA ACONTECERÃO NA PRÓXIMA SEMANA

Membros da Comissão da CPI da Festa da uva
As novas oitivas da CPI da Festa da Uva provavelmente serão na semana que vem. A comissão que investiga o roubo ocorrido na Festa da UVA de 2011 irá ouvir várias testemunhas importantes que fizeram parte da administração anterior de nossa cidade, como  o ex prefeito J. Camargo e suas irmãs Maria Amélia que segundo a RPC TV foi a mentora intelectual do roubo. Rita de Cássia que era Secretária da Fazenda, a ex Secretária de Turismo e atualmente vereadora Micheli Mocelin porque fazia parte da Comissão organizadora da festa e era quem ordenava pagamentos da referida festa. O filho do ex prefeito Gustavo Camargo também será intimado a depor para prestar declarações. E no decorrer dos trabalhos novos nomes irão serem intimados para colaborar com a investigação, pois a Delegacia da Policia Civil da sede continua os trabalhos de investigação. O Jamis um dos supostos envolvidos no roubo e namorado da ex secretária Maria Amélia também está intimado para depor, no momento o mesmo encontra-se detido em uma delegacia da capital.

Programa de Incentivo à Fruticultura é ampliado em Colombo


WEBMASTER 19 DE MAIO DE 2014

Subsídio para a agricultura familiar varia de 50 a 80%; período de inscrições vai deste dia 19 de maio até 13 de junho

Estão disponíveis mudas frutíferas diversas com destaque para Parreira que devem ser entregues em julho
Estão disponíveis mudas frutíferas diversas com destaque para Parreira que devem ser entregues em julho
Com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de renda à agricultura familiar do município é que a Prefeitura de Colombo realiza o Programa de Incentivo à Fruticultura, que neste ano vem com uma novidade, ele será ampliado para implantação de parreirais comerciais por meio do Programa de Incentivo à Viticultura. “Com este trabalho queremos aumentar a produção de uvas e consequentemente de vinhos em nosso município”, informou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.
Para a aquisição de mudas frutíferas diversas, o produtor rural terá direito a 50% de subsídio. Já o produtor que adquirir a partir de 100 mudas de Parreira terá subsídio de 80%, entrando no “Programa de Incentivo à Viticultura”, explicou a engenheira agrônoma da secretaria da Agricultura e Abastecimento, Daniele Cordeiro. As entregas devem ocorrer no mês de julho.
Em 2013, o Programa distribuiu 5000 mil mudas que beneficiaram 52 produtores rurais da cidade. As variedades entregues na ocasião foram: uva, ameixa, amora, caqui, figo, kiwi, maça, nectarina, pêra e pêssego. Foram mais de 20 variedades de frutas, sendo a uva, a mais procurada, de acordo com o engenheiro agrônomo e diretor do departamento de Agricultura da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, José Ribeiro Junior.
Em 2013, o Programa entregou 5000 mil mudas frutíferas beneficiando 52 produtores rurais do município
Em 2013, o Programa entregou 5000 mil mudas frutíferas beneficiando 52 produtores rurais do município
Os produtores que se interessarem devem se dirigir à Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, localizada no Parque Municipal da Uva, no período que vai de 19 de maio a 13 de junho, portando o xerox dos seguinte documentos: Comprovante de residência, RG/CPF, CAD-PRO ou DAP. Demais informações pelo telefone 41-3656-4849.
Foto: Arquivo/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Meio Ambiente de Colombo encaminha projeto ao Comitê Paraná Sem Lixões


WEBMASTER 19 DE MAIO DE 2014

Melhorias físicas e estruturais, compra de equipamentos entre outras adequações fazem parte da proposta

Melhorias nas instalações e nos barracões das associações e cooperativas fazem parte do projeto
Melhorias nas instalações e nos barracões das associações e cooperativas fazem parte do projeto
Atendendo ao prazo estipulado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, até 16 de maio, a secretaria do Meio Ambiente de Colombo encaminhou na última semana um projeto para incrementar a gestão de resíduos sólidos no município. Melhorias físicas e estruturais, equipamentos entre outros, fazem parte da proposta.
“Já demos um grande salto ao retomar a coleta seletiva em nosso município estabelecendo uma parceria com a população que hoje separa com consciência os resíduos sólidos recicláveis, mas para expandir precisamos do apoio de outras fontes, e para isto, elaboramos este projeto, informou o secretário do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral.
O projeto contempla a execução do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos atendendo a Lei Federal 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados no município. Também faz parte desta investida, o Projeto Caçamba Verde, tipo caçamba estacionária, um caminhão tipo plataforma com guincho, que deverão ser colocados em pontos estratégicos do município para a realização de entrega voluntária.
Coleta e separação seletiva dos resíduos recicláveis somam 138 toneladas por mês em Colombo
Coleta e separação seletiva dos resíduos recicláveis somam 138 toneladas por mês em Colombo
“Ainda queremos instalar nova infraestrutura nas dez associações e cooperativas de catadores em atividade em Colombo para a realização da triagem do material reciclável recolhido, e para completar pretendemos construir barracões com prensa, balança e esteira para nestes espaços estas associações se instalarem e assim terem melhores condições de trabalho”, explicou o secretário.
Comitê Paraná Sem Lixões
Os projetos encaminhados ao Comitê Gestor Paraná Sem Lixões serão financiados por meio de uma linha de crédito de aproximadamente R$ 140 milhões, concedida pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e operacionalizada pela Fomento Paraná – instituição financeira de desenvolvimento pertencente ao Governo do Estado.
A medida é uma solução para que as cidades paranaenses possam cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões até 3 de agosto de 2014. “Os municípios que não procurarem o Meio Ambiente podem ser prejudicados com a perda de outros financiamentos”, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Júnior. Os projetos de municípios ou consórcios municipais que forem aprovados poderão ser pagos em 12 anos, sendo três anos de carência.
O secretário do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral explica sobre o incremento que o novo projeto irá proporcionar ao município
O secretário do Meio Ambiente, José Carlos Moretes do Amaral explica sobre o incremento que o novo projeto irá proporcionar ao município
A formação de consórcios intermunicipais para a coleta e a destinação de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e no Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do Paraná. Elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, o plano aponta alternativas para o tratamento do lixo em cada uma das 20 regiões do Paraná.
Colombo, juntamente com outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba – RMC, integra o Consórcio Intermunicipal para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos – Conresol, que abrange a população urbana e rural e sendo de sua responsabilidade a coleta dos resíduos sólidos urbanos. “A média mensal da coleta de resíduos sólidos recicláveis é de 138 toneladas e a da coleta de resíduos sólidos comuns é de quatro mil toneladas ao mês”, disse a engenheira ambiental, Daniele Gasparin.
Conseguimos o financiamento de um organismo internacional, que é a Agência Francesa de Desenvolvimento, e esperamos que os municípios nos procurem para regularizar essa situação”, diz Laerty Dudas, coordenador técnico do Comitê Gestor do Programa Paraná Sem Lixões. Ele lembra que ainda há no Estado 214 lixões em funcionamento.
A Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, determina que todas as administrações públicas municipais, independente do porte e da localização da cidade, devem construir aterros sanitários e encerrar as atividades dos lixões e aterros controlados, no prazo máximo de quatro anos, substituindo-os por aterros sanitários ou industriais.
No Paraná, 161 cidades estão formando consórcios intermunicipais para gerenciamento dos resíduos sólidos.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Estelionatário que desviou R$ 200 mil do Subway é preso em Curitiba; comparsas estão foragidas


Da Polícia Civil




Em ações distintas, na última sexta-feira (16), policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas de Curitiba (DEDC) prenderam um homem responsável pelo desvio de quase R$ 200 mil de uma conhecida franquia de lanches e recuperaram uma carga de modeladores de cabelo avaliada em cerca de R$ 200 mil.
Na última sexta-feira (16), policiais da DEDC prenderam José Fernandes de Oliveira Júnior, 30 anos. Ele e suas irmãs Mirian Peres de Oliveira, 28 anos, e Patricia Peres de Oliveira, 31 anos, são acusados de formarem uma associação criminosa para lesarem diversas franquias do Subway.
Os irmãos trabalhavam para um grupo de sócios responsáveis por sete franquias da empresa.
Depois de certo tempo de serviço dos irmãos, os responsáveis desconfiaram deles e foram até a DEDC para que fosse realizada uma investigação, explica o delegado-adjunto da especializada, Matheus Laiola. “Após trabalho investigativo, a suspeita se confirmou. Os três se uniram para desviaram os quase R$ 200 mil, sobretudo em tickets-refeição”, contou Laiola.
O esquema
Depois de conseguirem confiança dos responsáveis pelas empresas, os suspeitos tinham o controle financeiro da empresa, mas não repassavam os tickets para as empresas que tinham que receber. “Além dos suspeitos não comprovarem a entrega dos tickets para as empresas, eles chegaram a falsificar assinaturas de recebimento dos mesmos”, disse o delegado.
De acordo com a investigação, Júnior conferia os caixas e separava os tickets, Miriam era responsável por enviá-los e entregá-los nas empresas para reembolso e Patrícia encobria os dois irmãos, fraudando a conferência destes recebimentos, além de “maquiar” documentos apresentados nas empresas conveniadas.
“Há provas suficientes de que os três irmãos foram os responsáveis pelos desvios desta franquia e em razão disso é que representamos pelas prisões temporárias por associação criminosa, estelionato e falsificação de documento particular”, explicou Laiola, lembrando que Júnior foi preso na última sexta-feira e Mirian e Patrícia estão foragidas.
“Agora estamos trabalhando para localizar e prender as duas irmãs. Essa prisão é mais um resultado de uma complexa investigação realizada pelos nossos policiais”, destacou o delegado-titular da DEDC. Marcelo Lemos de Oliveira.
Carga
Em outra situação, também na sexta-feira (16), policiais civis da DEDC apreenderam aproximadamente quinhentas unidades de um modelador de cabelo (para fazer cachos), de uma carga roubada em Santa Catarina no início deste mês. A carga apreendida está avaliada em cerca de R$ 200 mil.