Ordens de serviço são liberadas para asfaltar 20 ruas em bairros de Colombo


WEBMASTER 21 DE MAIO DE 2014

Ruas começarão a ser pavimentadas imediatamente; pacote de assinaturas acontece até dia 28

Prefeita assina as pavimentações das ruas: Julia Sthenguel Coller, Bahia e Sergipe
Prefeita assina as pavimentações das ruas: Julia Sthenguel Coller, Bahia e Sergipe
Segue até o dia 28 (quarta-feira) da semana que vem, as assinaturas de 20 ordens de serviço para início imediato de obras de pavimentação em ruas de diversos bairros de Colombo. A iniciativa faz parte de um pacote de obras que a prefeita Beti Pavin está autorizando os serviços para a realização de mais de 5500 metros de asfalto. “Estamos aqui, assinando estas ordens junto com as empreiteiras vencedoras da licitação de cada rua para iniciar logo estas obras que serão de muito boa qualidade, com calçada e meio fio”, disse a prefeita.
No dia 19, segunda-feira, foram autorizados os trabalhos nas ruas: Julia Sthenguel Coller, no Rio Verde, e nas ruas Bahia e Sergipe na Vila Guaracy. No dia 20, terça-feira, as assinaturas aconteceram para as ruas: Raimundo Correia e Casemiro de Abreu, no Jardim Monte Castelo e na rua José Lins do Rego, no Jardim Petrópolis.
Para este dia 21, quarta-feira, será a vez das ruas: Enemézio do Rosário Junior e Maria de Lourdes dos Santos, no Campo Alto e Aristóteles na Vila Guarani. Para quinta-feira, dia 22, serão autorizados os asfaltos nas ruas: Luiza Guarize Tosin, no Belo Rincão, na Cornélio Procópio no Jardim Anaí e a Matinhos no Jardim Itália.
Vice-prefeito, Ademir Goulart autoriza obras na rua Raimundo Correia, no Jardim Monte Castelo
Vice-prefeito, Ademir Goulart autoriza obras na rua Raimundo Correia, no Jardim Monte Castelo
Seguindo o cronograma de assinaturas para o começo das obras, na sexta-feira, dia 23, serão as ruas: Caracas, no Jardim Bela Vista, Caicos na Vila Marcelina e Hamilton de Lima Suss, no Jardim Cruzeiro.
Já na semana que vem, na terça-feira, dia 27, as ordens saem para as ruas: Luiz Motin, no Jardim Adriana, na Honorata Baldo, no Jardim Eucaliptos e na Kurt Rantemberg, no Parque Verde. E para encerrar este primeiro pacote de 20 obras, na quarta-feira, dia 28, as ruas Brasílio Bontorin, no Jardim Esplanada e Etelvina de Souza Crozeta, no Cezar Augusto. Todas estas ruas ultrapassam investimentos de R$ 4 milhões com a execução em média de 150 dias de pavimentação, drenagem, sinalização viária, galerias de águas pluviais e paisagismo.
14 ruas em janeiro
Em janeiro último, tiveram início as obras de pavimentação de 14 ruas de Colombo por meio do Programa Pavimentação Comunitária. As vias passaram por processo licitatório em dezembro de 2013 para colocar em dia a demanda reprimida.
Moradores da rua José Lins do Rego, no Jardim Petrópolis participam da liberação das obras
Moradores da rua José Lins do Rego, no Jardim Petrópolis participam da liberação das obras
As ruas contempladas com a melhoria na etapa de janeiro foram: Judith Schluga, Amália Strapasson de Souza, Paulo Pereira, Antônio Amilton Baggio e Shirlei Boeira Souto, no bairro Centro Industrial Mauá. No bairro Jardim Paraná será pavimentada a rua Natálio Canestraro. As ruas Arlindo Andretta, Padre Durval Sechi e Vergínia Betinardi Dalprá, do bairro São Gabriel, também foram contempladas, além das ruas Mário Muller do bairro São Sebastião, Maria Tereza Graboski do Jardim Guarujá, dos Abacateiros no Jardim das Graças, Uruguai no Rio Verde e rua Gustavo Nass, no Jardim César Augusto.
Ao todo, mais de 4,5 quilômetros de asfalto estão sendo colocados neste primeiro lote. Com mais estas 20 ruas que estão sendo liberadas até semana que vem por todo o município, fecha um total de mais de 11 quilômetros de asfalto. Além disto, outras ruas já receberam benfeitorias, como a Rua Kelvin, no bairro Alto Maracanã, e a Rua João Couto, no bairro São Gabriel.
O valor total aproximado, investido neste primeiro lote foi de R$ 4,8 milhões, e o prazo médio para finalização das obras é de 180 dias, ou seja, em junho próximo os bairros devem estar com as ruas prontas.
Confira na lista o nome das ruas e os bairros que receberão a benfeitoria:
Beti Pavin explica aos moradores da rua Casemiro de Abreu, no Jardim Monte Castelo sobre o prazo e melhorias que irão acontecer na via
Beti Pavin explica aos moradores da rua Casemiro de Abreu, no Jardim Monte Castelo sobre o prazo e melhorias que irão acontecer na via
Luiz Mottin – Planta Adriana
Honorata Baldo – Jardim Eucaliptos
Kurt Rantemberg – Jardim Parque Verde
Casemiro de Abreu – Jardim Monte Castelo
Raimundo Correia – Jardim Petrópolis
José Lins do Rego – Jardim Petrópolis
Enemézio do Rosário Junior – Campo Alto
Maria de Lurdes dos Santos – Campo Alto
Aristóteles na Vila Guarani – Rio Verde
Julia Sthenguel Coller – Rio Verde
Bahia – Vila Guaracy
Sergipe – Vila Guaracy
Matinhos – Jardim Itália
Cornélio Procópio – Jardim Anaí
Luiza Guarise Tosin – Belo Rincão
Caracas – Jardim Bela Vista
Caicos – Vila Marcelina
Hamilton de Lima Suss – Jardim Cruzeiro
Brasílio Bontorin – Jardim Esplanada
Etelvina de S ouza Crozeta – Cézar Augusto

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Prefeitura abre cadastro cultural para artistas do município


WEBMASTER 22 DE MAIO DE 2014

Podem participar toda e qualquer pessoa física residente em Colombo, desde que comprove a sua atuação nas artes

Cartaz Cadasro CulturalAté o próximo dia 30 de junho, a Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura através do departamento de Cultura estará disponível o cadastro cultural dos artistas atuantes no artesanato, na música, na dança, na pintura, no desenho, na escultura, na arquitetura, na fotografia, no teatro e na literatura.
Segundo o regulamento, podem se cadastrar toda e qualquer pessoa física residente em Colombo, desde que comprove a sua atuação nestas áreas. “Os colombenses que atuam na cultura, mas moram em outras cidades, estados e países também têm o direito de se cadastrar”, informou a diretora de Cultura, Rita Straioto.
O objetivo da iniciativa é reunir dados em todos estes segmentos para atualizar a realidade cultural do município para assim realizar o planejamento e a avaliação das políticas culturais do município bem como divulgar o talento de cada profissional atuante das artes em Colombo.
Mais informações sobre o que é, para que serve, por que o artista deve se cadastrar, quem pode se cadastrar, como fazer e dúvidas podem ser obtidas nos links abaixo ou diretamente no departamento de Cultura 41-36568054 / 8041 e pelo email: cultura.colombo@yahoo.com.br.
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo:
TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Mobilização contra a violência reúne 800 participantes dos projetos Pró-Criando


WEBMASTER 22 DE MAIO DE 2014

Evento marcou o combate ao abuso sexual e a exploração infantil com o tema “O meu corpo é meu e ninguém pode tocar”

A equipe da Secretaria da Ação Social e Trabalho mobilizou as crianças de oito Pró-Criando para promover, durante todo o dia, atividades de conscientização para o enfrentamento à violência infantil
A equipe da Secretaria da Ação Social e Trabalho mobilizou as crianças de oito Pró-Criando para promover, durante todo o dia, atividades de conscientização para o enfrentamento à violência infantil
“O meu corpo é meu e ninguém pode tocar nele sem que eu permita”. Este foi o tema do Dia de Mobilização Contra Violências de Crianças e Adolescentes, realizado na última terça-feira (20) pela Prefeitura de Colombo através da Secretaria da Ação Social e Trabalho. A data é uma alusão ao Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e a secretária da pasta, Maria da Silva Souza, explica a escolha do público alvo selecionado neste ano para o evento. “Nos diversos eventos que já realizamos nós chamamos a atenção dos adultos para o tema. Desta vez queremos dar a autoridade para a criança sobre o seu próprio corpo, fazer com que ela saiba que é detentora da autoridade para permitir ou não que os outros toquem nele, que ela exerça este enfrentamento e saiba se proteger”, explicou Maria.
Durante o dia, mais de 800
crianças, dos Projetos Pró-Criando de Colombo, se dividiram entre o turno da manhã e da tarde no Auditório da Regional Maracanã para participar de atividades e assistir ao vídeo que mostrou situações de alerta e orientação
sobre a violência infantil, o abuso e a exploração sexual. A secretária conta que o objetivo é mostrar aos pequenos que a participação deles em defesa própria é fundamental. “Durante a atividade nós conversamos de forma lúdica com
eles, mostrando como eles podem e devem denunciar qualquer situação anormal que eles percebam, seja em casa, seja com um amiguinho, seja com um colega da escola ou do projeto. Muitos sentem medo, mas é justamente para dar a eles esta segurança da proteção que realizamos este evento”, destacou a secretária Maria.
Ações e Resultados
Mais de 800 crianças dos Projetos Pró-Criando de Colombo se reuniram na Regional Maracanã para lembrar o dia 18 de março, Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Mais de 800 crianças dos Projetos Pró-Criando de Colombo se reuniram na Regional Maracanã para lembrar o
dia 18 de março, Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de
crianças e adolescentes
No município de Colombo a Secretaria da Ação Social e Trabalho desenvolve diversas ações voltadas para o combate à violência infantil, à violência contra a mulher e o idoso, trabalhando em rede para garantir o fortalecimento de vínculos entre as famílias e garantindo a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Elaine Scantamburlo, destaca os rápidos resultados obtidos neste dia de mobilização. “Na conversa com as crianças a secretária Maria convidou elas a escreverem um bilhetinho anônimo, contando algo que queriam falar, mas que estavam com vergonha ou com medo. E logo que acabou já tivemos algumas delas, ainda tímidas, nos chamando no cantinho, pedindo para conversar, então é um ótimo resultado que conseguimos ver imediatamente e gera uma sensação de satisfação e inspira ainda mais cuidados, descreveu Elaine.
Hoje o município atende em média 30 casos de violência infantil de diversas naturezas por mês, realizando o trabalho em conjunto com o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Para realizar denúncias ou ainda solicitar auxílio das assistentes sociais do município, o cidadão pode se dirigir a qualquer um dos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras), ou ainda entrar em contato com a Ação Social pelo telefone 41-3675.5900.
Fotos: João Pinto/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Prefeitura realiza Fórum da Pessoa Idosa no Guaraituba


WEBMASTER 22 DE MAIO DE 2014

Centros de Convivência da Região mobilizaram idosos e lideranças para o evento que é preparatório para a Conferência Municipal

Autoridades municipais garantem apoio à política do idoso construída em conjunto com a sociedade
Autoridades municipais garantem apoio à política do idoso construída em conjunto com a sociedade
No mês de Setembro, acontece mais uma edição da Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em Colombo. As etapas preparatórias que serão realizadas nas seis regiões do município onde estão instalados os Centros de Referência da Assistência Social, já estão preparando idosos e lideranças para debaterem as temáticas e levantando propostas. Nesta semana foi a vez do CRAS do Guaraituba e Região promover a reflexão sobre Políticas Públicas e Qualidade de Vida para pessoas idosas.
O evento foi realizado na tarde da quarta-feira (21/05) nas dependências do Salão Paroquial da Igreja São Paulo da Cruz e reuniu representantes da comunidade, Pastoral da Terceira Idade, lideranças religiosas e autoridades municipais contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.
Durante o pronunciamento na abertura do evento, a prefeita Beti Pavin, destacou a realização dos Fóruns da Pessoa Idosa como ferramenta para balizamento de ações concretas que beneficiem verdadeiramente aos idosos e apresentou algumas ações que estão em andamento. “Nosso compromisso, é com vocês, queremos a qualidade de vida de cada um e podem ter certeza que toda esta equipe está empenhada para o fazer o melhor”. Disse.
Uma apresentação musical dos professores Horst e Edite, encantou aos presentes ao som de Harpa, Violino e Voz. Logo após os pronunciamentos das autoridades, foi a vez do Secretário Municipal da Saúde Fernando Aguilera apresentar uma palestra sobre Qualidade de Vida e Alimentação Saudável. Depois, todos se envolveram na Palestra sobre Atividade Física e Qualidade de Vida proferida pelo coordenador dos ginásios de esportes do município o Professor Eberson Cecchele.
A atuação da equipe do CRAS Guaraituba, das coordenadoras dos Centros de Convivência da Região e dos profissionais da Secretaria da Ação Social, foi destacada pela Secretária Maria da Silva Souza e pelo Vice-Prefeito Ademir Goulart.
Antes dos sorteios de brindes, e do lanche de encerramento, o Padre Wilson, que coordena da Pastoral da Terceira Idade em Colombo, se colocou à disposição para o debate e a implementação das propostas levantadas neste processo de Conferência. Ele proferiu a benção apostólica e encerrou o evento.
Legenda
Foto: João P. de Souza
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em: BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Evento comemorativo marca os 14 anos da Gruta do Bacaetava


WEBMASTER 22 DE MAIO DE 2014

Festividades contemplam atividades especiais durante este mês de maio e o próximo mês de junho com crianças da escola da região

Participantes dos festejos dos 14 anos visitam, de forma guiada, o interior da caverna
Participantes dos festejos dos 14 anos visitam, de forma guiada, o interior da caverna
A Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, por meio do departamento de Turismo, realizou nesta quinta-feira, 22, a comemoração dos 14 anos de aniversário do Parque Municipal Gruta do Bacaetava. Porém o período de atividades especiais está acontecendo durante todo este mês de maio e segue no próximo mês de junho.
Entre as ações desenvolvidas estão a visita guiada de turistas e moradores ao Parque e ainda a visita que a Escola Rural Municipal João José Gasparin, a única da região do Bacaetava, vai fazer ao local.
Os alunos terão a oportunidade de ficar durante toda a manhã no parque, visitando a Gruta e participando de atividades educativas extras programadas. Além disso, serão disponibilizadas algumas tarefas interativas direcionadas às demais crianças que visitarem o parque nesse período. A previsão da equipe da secretaria é de que cerca de 350 alunos de escolas de Curitiba e região visitem as Grutas do Bacaetava nesse período.
Comemoração
Autoridades realizam plantio simbólico para comemorar o aniversário da Gruta do Bacaetava
Autoridades realizam plantio simbólico para comemorar o aniversário da Gruta do Bacaetava
Para o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, este é um momento muito especial e importante para o setor turístico e de preservação. “Esta data é significativa para todos que se empenham em conservar e evidenciar a Gruta, por isso estamos comemorando e também debatendo o plano de manejo do parque para termos parâmetros de como podemos avançar seja na preservação deste espaço como para a visitação”, destacou.
Durante o evento comemorativo aos 14 anos, participaram autoridades municipais, vereadores, colaboradores, empresários da região, a comunidade e instituições ligadas à preservação ambiental. Segundo o vice-prefeito, Ademir Goulart, o envolvimento de todos os setores é fundamental. “O poder público precisa e neste caso está contando com a participação da sociedade para que todos estejam envolvidos neste processo de cuidar deste espaço tão especial”, afirmou.
A festividade ainda contou com a bênção do padre Hildo Ferrarini e com o plantio simbólico de uma muda de Angico, nativa da região e produzida no Viveiro Municipal da Secretaria do Meio Ambiente.
História
A Gruta tem aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e encontra-se ainda em formação
A Gruta tem aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e encontra-se ainda em formação
A Gruta do Bacaetava já recebe visitas desde o século XIX, quando foi descoberta por acaso pelo imigrante italiano Antônio Gasparin, que morando no local preparava a terra para o plantio. Depois disso, o local passou a ser dos filhos de Gasparin, que repassaram à Igreja Matriz de Colombo, que por sua vez também à doou para a Santa Casa de Misericórdia.
O local então foi vendido para a Prefeitura, que fundou o Parque Municipal Gruta do Bacaetava, hoje, um orgulho para o município. Hoje, a Gruta do Bacaetava constitui o patrimônio espeleológico mais importante da região. Ela encontra-se registrada no Cadastro Nacional de Cavidades Naturais Subterrâneas da Sociedade Brasileira de Espeleologia. O primeiro registro formal do local data de 1889, quando em Sebastião Paraná, é relatada a visita do amigo Olympio de Sá, antigo morador da região, à caverna. Anos depois, o livro “O Município de Colombo”, do historiador Sebastião Ferrarini, destaca que “a caverna mais visitada em Colombo e uma das principais existentes no Paraná é a de Bacaetava, que se localiza em bairro de mesmo nome.
Riqueza e conservação
Com tamanha beleza e acesso fácil a Gruta passou a receber cada vez mais visitantes, o que acabou gerando a depredação do local, com acúmulo de lixo, pichações e destruição das formações internas (estalagmites e estalactites). Esta situação foi resolvida com a criação do Parque Municipal e a organização das suas visitações, bem como a limitação de público diário. Hoje o limite é de 260 pessoas por dia no verão e 240 no inverno.
A Gruta tem aproximadamente 600 a 700 milhões de anos, e encontra-se ainda em formação, devido a presença do rio no interior da gruta, ao constante gotejar e ao escorrimento de água no teto e nas paredes da caverna. A água que goteja do teto é saturada de bicarbonato de cálcio. Com a evaporação de cada gota d’água, precipita-se o carbonato de cálcio que concentra diversas substâncias como sílica ou argila, ficando suspenso primeiro no teto depois no piso, criando crostas em formato cilíndrico ou cônico. À crosta pendente no teto dá-se o nome de estalactite e a que se eleva do solo é denominada estalagmite. Após vários anos, estalactite e estalagmite se fundem formando belíssimas colunas.
Fauna e Flora
Só no interior da Gruta já foram registradas 39 espécies da fauna, como os artrópodes das Classes Arachnida (aranhas e opiliões, além de uma espécie de carrapato parasita de morcegos), Diplopoda (piolhos-de-cobra), Crustacea (tatuís), Insecta (grilos, besouros, mosquitos e formigas, etc), além de minhocas (Classe Oligochaeta) em bancos de sedimentos do rio.
Outro habitante importante do local é o morcego da espécie Chrotopterus auritus. Como se alimentam de pequenos vertebrados e de insetos, é possível observar, ao entardecer e ao amanhecer, a revoada de morcegos que saem em busca de alimento. Para não interferir no comportamento desses animais ou gerar sustos e acidentes, a visitação à gruta é limitada ao período entre 8h30 e 16h30.
Serviço:
Parque Municipal Gruta do Bacaetava
Endereço: Rua Antônio Gasparin S/N – Bacaetava
Telefone: 41- 3656-5669
Mais informações na Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, no departamento de Turismo, pelo telefone: (41) 3656-6600.
DSC_0566 DSC_0504 DSC_0503 DSC_0495 DSC_0489
Fotos: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC, INSTAGRAM: @colombopmc e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

PM surpreende bandidos e apreende drogas no Terminal do Guadalupe


Da Redação



O 12º Batalhão de Polícia Militar faz, desde as 16h30 desta quinta-feira (22), uma operação para combater o tráfico de drogas nas praças e locais de grande concentração de pessoas da área central de Curitiba. A ação conta com mais de 40 policiais militares e mais de 14 viaturas.
De acordo com o major Iberaci Aparecido Pontes, o principal objetivo é inibir o comércio de entorpecentes nas praças da região central, que são os locais que mais tem incidências desse tipo de crime “Muitas pessoas costumam se juntar nestes locais, usam drogas, o que acaba atraindo o tráfico”, disse.
Logo nas primeiras ações dos policiais, na região do Terminal do Guadalupe, os policiais surpreenderam pessoas que estavam num bar e num hotel e anunciaram a abordagem. Durante as revistas aos suspeitos, os policiais conseguiram apreender 15 buchas de crack com um rapaz que estava dentro do hotel. “Geralmente nesses casos, os suspeitos são traficantes pequenos que agem localmente”, explica o major Pontes.
A operação vai se estender por toda a região central da capital paranaense e os resultados serão divulgados nesta sexta-feira (23).

Pesquisa Ibope mostra que Aécio e Campos crescem, mas Dilma permanece na liderança


Da Redação

A presidente Dilma Rouseff (PT) segue na liderança da das intenções de voto para as eleições de outubro. De acordo com o instituto Ibope, Dilma tem 40% das intenções contra 20% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). No levantamento anterior, Dilma tinha 37% das intenções, contra 13% de Aécio e 6% de Campos.
dilmaaeciocampos
Foto: Reprodução
Pastor Everaldo (PSC) vem na sequencia, com 3%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Randolfe Rodrigues (PSOL) somam 3% juntos. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.
Segundo turno
Em uma eventual disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 43% das intenções de voto contra 24% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 24% e os indecisos, 10%.
Se a disputa for com Eduardo Campos, Dilma também leva vantagem, com 42% das menções ante 22% de Campos. Votos brancos e nulos totalizam 25% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 19 de maio. Foram entrevistados 2.002 eleitores. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos

Acidente entre quatro veículos esmaga carro, mata motorista e interdita BR-376


Por Elizangela Jubanski e Luiz Henrique de Oliveira


Fotos: Bruno Henrique/Portal Banda B

Um grave acidente envolvendo quatro veículos deixou um motorista morto na manhã desta quinta-feira (22), na BR-376, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Duas carretas e dois carros, no sentido Curitiba, acabaram colidindo. Um das vítimas foi prensada entre os caminhões. Outro ferido, um motorista do caminhão, está sendo encaminhado ao hospital.
O acidente aconteceu por volta das 10h no quilômetro 617. O motorista que morreu na hora estava em um veículo Focus, com placas de São José dos Pinhais. O outro veículo envolvido no acidente é um Azera e o motorista não teve ferimentos. Os caminhões envolvidos no acidente têm placas de outras cidades. O motorista que carregava piscinas, com placas de Brusque, foi socorridos com ferimentos.
Não há informações sobre o que causou a colisão. Ambulâncias e socorristas estão no local fazendo o atendimento a outras vítimas. A Polícia Rodoviária Federal informou que a pista está totalmente bloqueada.

Bandidos invadem agência do Santander no Seminário e cortam caixa eletrônico


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
macaricodentro
Agência foi alvo da gangue mais uma vez (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Bandidos da ‘Gangue do Maçarico’ invadiram, mais uma vez, a agência do Banco Santanderna Av. Sete de Setembro, no bairro Seminário, em Curitiba. Por volta das 6h15 desta quinta-feira (22) o alarme foi acionado e, como consequência, a Polícia Militar (PM) também.
O caixa cortado desta vez era o último do Pronto Atendimento. O dinheiro foi levado e nenhum marginal localizado até o fechamento desta reportagem. Imagens de câmeras de segurança do banco serão solicitadas para serem entregas aos policiais que investigam o caso.
Nenhum cliente estava na agência no momento da ação da Gangue do Maçarico.

Bandidos amarram vigilante e fogem com cofre de posto de combustíveis em Curitiba


Por Luiz Henrique de Oliveira e Antônio Nascimento
postodentro2
Posto de combustíveis foi vítima de bandidos (Foto: Antônio Nascimento – Banda B)

Dois bandidos armados renderam o vigilante do Posto Pelikano, na Rua Jovenilso Américo de Oliveira, no bairro Tatuquara, em Curitiba, por volta das 3h30 da madrugada desta quinta-feira (22). O trabalhador foi amarrado enquanto os bandidos quebraram os vidros da loja de conveniência e fugiram com o dinheiro do cofre comércio.
postodentro1
Loja de conveniência foi arrombada (Foto: AN – Banda B)
“Eles maçaricaram (sic) o caixa eletrônico e fugiram com um Astra preto que é do vigilante”, contou à Banda B a tenente Danuza, da Polícia Militar (PM), que atendeu a ocorrência.
“Os dois estavam armados e nossa equipe foi acionada, por volta das 5h, quando o trabalhador conseguiu se soltar. Estamos agora buscando mais detalhes dos suspeitos para tentar prendê-los”, disse a tenente.
A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) investiga o caso.