Richa decreta situação de emergência para 70 cidades; nove pessoas morreram no estado


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador Beto Richa decretou, na tarde deste domingo (8), estado de emergência para Curitiba e outras 69 cidades afetadas pelas chuvas no Paraná. Segundo o governador, o decreto facilita a liberação de verbas para o apoio as famílias e recuperação dos estragos provocados pelos alagamentos no estado. Apenas para a capital, R$ 840 mil podem ser liberados em recursos do Governo Federal. Richa solicitou ainda pedido de Ajuda Humanitária para as centenas de pessoas que perderam tudo nas chuvas.
Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado por volta das 15 horas de hoje, 43 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que caíram sobre o Paraná. Curitiba segue sendo a cidade mais afetada com 15.213 pessoas e 3.509 casas danificadas.
Nove pessoas morreram na tragédia, sendo três em Guarapuava, uma mãe e o filho de nove meses em Medianeira, uma em Sulina, uma em Laranjeiras do Sul, uma em Campina do Simão e uma em Curitiba.
Segundo Richa, uma criança está desaparecida e a Defesa Civil concentra todo os esforços para localizá-la. Ele deve sobrevoar as cidades afetadas a partir desta segunda-feira para acompanhar os trabalhos de resgate. “Estamos encaminhado também vacinas e kit de equipamentos médicos. Aviões e helicópteros do estado resgatando pessoas“, disse o governador.
O Simepar divulgou que o volume acumulado de chuvas entre os dias 6 e 8 de junho foi o maior registrado para o período nos últimos 30 anos.
Ajuda
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná está mobilizada para dar apoio aos municípios que sofreram estragos.  Cerca de 5 mil residências foram danificadas, até o momento, além de serviços como fornecimento de abastecimento de água, energia elétrica, transportes e telefonia.
Neste domingo, a Defesa Civil coordena três operações com aeronaves no Distrito de São Roque (em Marechal Cândido Rondon, onde 12 famílias estão ilhadas e o nível do rio sobe rapidamente e com velocidade, o que impede o uso de embarcações), em Cruz Machado e em São João do Triunfo.

Fonte; Banda B

Sob aplausos e homenagens, Fernandão é sepultado em Goiânia


Torcedores do Goiás comparecem ao enterro do jogador e o reverenciam com o grito de "O Fernandão brilhou". Cantor Leonardo puxa as palmas no fim da cerimônia



O corpo do ex-atacante Fernandão, morto em acidente de helicóptero na madrugada deste sábado, foi enterrado neste domingo, no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O velório do ex-jogador, que foi aberto ao público, correu por toda a noite de sábado e madrugada de domingo no ginásio do Goiás. Por volta das 13h50, o caixão com o corpo deixou o local em um carro do Corpo de Bombeiros.
Entre os ex-companheiros de Fernandão presentes estava Iarley, que carregou o caixão. Pouco antes, a esposa do jogador, Fernanda Bisotto Costa, fez um pequeno discurso, agradecendo pelo carinho de todos com o ex-jogador.
- O Fernandão era especial, tinha uma luz própria, e era muito simples, tratava todo mundo igual, do mais importante ao mais simples - disse.
fernandão enterro (Foto: Globoesporte.com)Sepultamento ocorreu na tarde deste domingo (Foto: Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com)
O goleiro Clemer também compareceu para a despedida. Um dos melhores amigos de Fernandão,  ele era um dos mais emocionados durante a cerimônia.

O cantor Leonardo, torcedor do Goiás, também foi ao cemitério reverenciar o amigo. Segundo ele, o momento é de consolar os familiares, e é o que ele quer fazer a partir de agora. Foi ele quem puxou as palmas ao fim da cerimônia.- Que Deus possa receber ele. O que nós podemos fazer agora é consolar a família, que vai sofrer muito. No dia a dia temos que dar todo o conforto para eles. Fica uma lacuna, um buraco muito grande, ficam as lembranças boas que temos dele - declarou Clemer.
- O Fernando é um grande ídolo. Eu estava fora, cheguei agora, e só de ver o amor dos torcedores por ele, pelo título mundial que ele conseguiu... Por onde ele passou deixou  alegria misturada com competência. Esse momento é para afagar os familiares, os filhos, a esposa, temos que confortá-los, a ficha não caiu ainda. Foi muito repentino. Vamos procurar estar perto para dar aquele abraço de amigo - declarou.
fernandão enterro (Foto: Globoesporte.com)Cantor Leonardo foi um dos que carregaram o caixão de Fernandão (Foto: Fernando Vasconcelos/GloboEsporte.com)
O acidente
Fernando Lúcio da Costa voltava de sua casa em Aruanã, cidade no interior de Goiás, localizada a 315 km de distância da capital. Além de Fernandão, estavam no helicóptero e não sobreviveram mais quatro amigos: Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias.

Segundo a Polícia Civil, a aeronave levantou voo da fazenda que pertencia a Fernandão por volta de 1h e caiu segundos depois sobre um banco de areia (uma pequena praia de água doce) às margens do rio Araguaia, capotando diversas vezes. O local do acidente fica a 15km do centro de Aruanã. O ex-jogador chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas faleceu pouco depois.

Fiscalização de farmácias e drogarias será intensificada no Paraná


Da Agência Estadual de Notícias

fiscalizacao
(Foto: Venilton Küchler)
A Secretaria Estadual da Saúde e o Conselho Regional de Farmácia do Paraná vão atuar de forma integrada para ampliar a fiscalização das 1.910 farmácias e drogarias paranaenses. A parceria vai qualificar o trabalho realizado na área de vigilância sanitária e fiscalização do exercício profissional farmacêutico em todo o Estado.
Ficais do Conselho Regional de Farmácia do Paraná se reúnem nesta terça (3) e quarta-feira (4) para o Encontro Estadual de Fiscalização, que acontece em Curitiba. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou da abertura do evento e ressaltou que o diálogo entre esses dois setores permite o desenvolvimento de ações conjuntas que impactam na qualidade dos medicamentos e serviços farmacêuticos ofertados à população.
“É importante que se esclareçam as atribuições de cada entidade. Aproximando os fiscais das duas áreas, podemos compartilhar conhecimento técnico e trocar informações úteis sobre a situação dos estabelecimentos farmacêuticos do Estado”, explicou Caputo Neto.
Na área de vigilância sanitária, os fiscais avaliam a estrutura física, a qualidade dos produtos e as condições gerais de funcionamento dos estabelecimentos. Também é verificado o ambiente onde os medicamentos são armazenados e distribuídos.
Já a inspeção do Conselho Regional de Farmácia fiscaliza aspectos relacionados à prática profissional do farmacêutico, como a conduta ética e requisitos técnicos para o desempenho da função.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Arnaldo Zubioli, afirma que esta integração entre os dois serviços já ocorre no âmbito estadual e, agora, o próximo passo é expandir para as equipes regionais. “Já realizamos diversas atividades conjuntas que resultaram em benefícios para a população. Com este evento, queremos estreitar as relações ainda mais e promover o diálogo entre as equipes de inspeção”, destacou.
Ações
Em 2011, após denúncia de comércio ilegal de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), a secretaria estadual da Saúde, o Conselho Regional de Farmácia do Paraná, a Polícia Civil e a Receita Estadual desencadearam uma ampla operação para coibir a prática em farmácias e drogarias paranaenses. A medida estava embasada na resolução 166/2011, assinada pelo secretário Caputo Neto, que determina a interdição de estabelecimentos comerciais que vendam medicamentos do SUS. Durante a operação, 12 farmácias do Norte do Estado apresentaram irregularidades e foram interditadas.
Em outra ação conjunta foram montadas barreiras sanitárias nas principais rodovias do Estado para evitar a circulação de medicamentos ilegais no Paraná. A mobilização resultou na apreensão de uma carga de anabolizantes em Foz do Iguaçu, na região Oeste.
Evento
A programação do Encontro Estadual de Fiscalização prevê ainda a participação de diversas entidades vinculadas à saúde e à proteção do consumidor. O evento terá palestras sobre as irregularidades mais comuns encontradas durante as fiscalizações, o papel do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) e as ações desenvolvidas pelo Procon-PR.
Segundo o coordenador do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, o encontro também será a oportunidade de discutir a revisão da resolução estadual que estabelece as condições sanitárias para a abertura e funcionamento de farmácias e drogarias do Estado. “É uma atualização da norma que rege as inspeções sanitárias neste setor. A participação dos profissionais da área é essencial para que criemos uma legislação aplicável”, disse.

Mulher é atacada pelo namorado e morre esfaqueada no Bairro Alto



Uma mulher de 41 anos morreu na noite deste sábado (7) após ser esfaqueada pelo namorado na Rua Rio Jaguaribe, no Bairro Alto, em Curitiba. De acordo com moradores da região, a vítima morava na residência com o filho há cerca de três meses e sempre teve uma relação conturbada com esse namorado identificado apenas como Índio.
esfaqueada
Foto: Reprodução
De acordo com a Polícia Militar, testemunhas contaram que ele estava completamente embriagado e aguardou a sua chegada em um bar em frente. Foram várias facadas, sendo uma no pescoço.
O filho não estava em casa no momento do crime, mas ela chegou a ser socorrida pelo Siate, vindo a morrer no Hospital Cajuru.
Em patrulha, a PM o encontrou ainda nas redondezas e realizou a prisão em flagrante. Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão e responderá pelo homicídio. As causas do crime ainda serão apuradas.

Fonte: Banda B
.

Bandidos invadem barracão e roubam peças de velódromo que seria remontado em Pinhais


Foto: Bruno Henrique - Banda B
Foto: Bruno Henrique – 

Pelo menos três bandidos invadiram um barracão da Prefeitura de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, durante a manhã deste domingo e fugiram levando peças do autódromo que deveria ser montado na cidade. De acordo com informações da Polícia Militar, eles chegaram em um caminhão baú no barracão que fica localizado na Rua Uganda, trancaram o vigilante no banheiro e fugiram levando várias das peças.
O velódromo que seria montado no bairro Maria Antonieta é o mesmo construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em 2007. Para a implantação, o Governo Federal investiu aproximadamente R$25 milhões.
Segundo informações do local, é provável que mais homens tenham participado da ação, já que até um gerador foi levado.
A Delegacia de Pinhais investiga o caso.

Fonte: Banda B

Sobe para 38 mil o número de afetados pelas chuvas no Paraná; metade apenas na Grande Curitiba


cic6


Subiu para 38.152 o número de afetados pelas chuvas entre a noite de sexta-feira e a manhã deste domingo (8), segundo boletim da Defesa Civil Estadual divulgado por volta das 9 horas. Ao todo são 38 cidades atingidas e 472 desabrigados no estado.
A cidade mais afetada pela chuva foi Curitiba, com 15,2 mil atingidos e 3.516 casas danificadas. Os bairros mais afetados foram CIC, Uberaba, Cajuru, Boqueirão e Tatuquara. Foram mais de 3 mil ocorrências atendidas e oito botes salva-vidas utilizados.
Na região metropolitana, Pinhais foi a cidade com maior número de ocorrências, com 1,5 mil. Campo Largo e São José dos Pinhais tiveram 500 pessoas afetadas em cada cidade. Porto Amazonas também registrou alagamentos, mas até o momento não consta no boletim da Defesa Civil.
Foz do Jordão, no centro-sul paranaense, foi o município com maior número de desabrigados do estado, chegando a 350. Quedas do Iguaçu foi a segunda cidade com maior número de afetados, chegando a 13,5 mil. Rosário do Avaí, nos Campos Gerais, teve 3 mil afetados para uma população de pouco mais de 5 mil e decretou estado de emergência.
Fonte: Banda B

FERNANDÃO SERÁ ENTERRADO HOJE AS 15.00 H


Goleiro de 42 anos atuou com ex-atacante, morto em queda de helicóptero, em duas oportunidades do Goiás e foi o primeiro jogador a chegar ao velório neste domingo

Por Goiânia
velório de Fernandão ex-Goiás (Foto: Fernando Vasconcellos)velório de Fernandão ex-Goiás (Foto: Fernando Vasconcellos)
O experiente goleiro Harlei, de 42 anos, foi o primeiro jogador a comparecer ao velório do ex-atacante Fernandão na manhã deste domingo. Profundamente abalado, Harlei, que defendeu o Goiás em 831 jogos, conheceu Fernandão em 1999, quando se transferiu do Vila Nova para o time esmeraldino. Juntos, os dois conquistaram inúmeros títulos, como a Série B de 99, o pentacampeonato goiano na temporada seguinte e a Copa Centro-Oeste.
 
Harlei ex-goiás, no velório de Fernandão (Foto: Fernando Vasconcellos)Harlei ex-goiás, no velório de Fernandão (Foto: Fernando Vasconcellos)
Fernandão morreu na madrugada de sábado após a queda de seu helicóptero em Aruanã, a 310 Km de Goiânia. O corpo do ex-jogador é velado no ginásio do Goiás, localizado no Setor Bela Vista, em Goiânia. A cerimônia começou às 20h30 do último sábado e foi aberta ao público às 22h40. Harlei, recordista de jogos com a camisa do Goiás, lembrou que Fernandão, além de referência dentro de campo, era também um grande cidadão fora das quatro linhas e estava sempre sorridente.
 

- Não tenho nem palavras. Ele era muito jovem. Todos nós recebemos esta notícia com muita surpresa. O Fernando era uma pessoa muito querida, estava sempre alegre e sorridente. Nós encontrávamos sempre no clube, pois seu filho (Enzo) jogava na escolinha do Goiás. É uma perda muito grande – disse Harlei.
Além de Harlei, outros jogadores que atuaram com Fernandão estão presentes no velório. O meia Alex, campeão da Copa Libertadores pelo Inter em 2006, chegou ao ginásio e conversou bastante com a mãe e a esposa do jogador. 
O volante Marabá, que atuou com Fernandão no Goiás em 1999, relembra um fato curioso do tempo em que os dois atuavam juntos.
- No Goiás, sempre diziam que eu corria muito, então eu normalmente era o primeiro a chegar na comemoração dos gols do Fernandão para dar o abraço. Estou sem palavras, é um dia muito triste - comentou.
O corpo de Fernandão será levado ao cemitério Jardins das Palmeiras às 14h30 e será enterrado às 15h. Além de jogadores e ex-companheiros em clubes como o próprio Goiás e o Internacional, onde Fernandão foi capitão nas conquistas da Libertadores e do Mundial de 2006, dirigentes das duas equipes e autoridades locais também já passaram pelo velório.

velório de Fernandão ex-Goiás (Foto: Fernando Vasconcellos)Parentes e amigos foram se despedir de Fernandão ex-Goiás (Foto: Fernando Vasconcellos)








Velório Fernandão (Foto: Guilherme Gonçalves)Amigos, parentes e fãs se despedem de Fernandão (Foto: Guilherme Gonçalves)

Dirigentes do Inter velório Fernandão Goiás  (Foto: Guilherme Gonçalves)Dirigentes do Inter comparecem ao velório de Fernandão (Foto: Guilherme Gonçalves)

Caravana Volta Requião - Restaurante Dom Antonio - Assista ao vídeo

















FONTE: BLOG DO ESMAEL

Completando 25 encontros em todas as regiões do Paraná, terminou na noite desse sábado dia 07 no Restaurante Dom Antonio em Santa Felicidade, a CARAVANA VOLTA REQUIÃO, assista ao VÍDEO ABAIXO; 







Programa mesa Redonda dos blogs e o "racha" do PMDB do Paraná








O Programa MESA REDONDA DOS BLOG"S, abordou o assunto mais comentado dos últimos dias no Paraná inteiro, o RACHA DO PMDB. Uma ala quer candidatura própria e a outra que apoiar e ser vice na chapa de Beto Richa. Ouça o mesa Redonda abaixo:




Requião manda recado no Programa Mesa Redonda dos blogs






No programa " MESA REDONDA DOS BLOG"S,  de quinta feira dia 05/06  o senador Roberto Requião manda um recado. Veja o vídeo abaixo.




Requião manda recado no Programa Mesa Redonda dos blogs