Mesmo com ruas vazias, motorista fura sinal e provoca grave acidente no Água Verde


Por Felipe Ribeiro e Juliano Cunha

Mesmo com as ruas praticamente vazias devido a partida entre Brasil e México pela Copa do Mundo, um motorista provocou um grave acidente durante a tarde desta terça-feira (17) após furar o sinal no cruzamento da Rua Brasílio Itiberê e Alferes Ângelo Sampaio, no bairro Água Verde, em Curitiba.
De acordo com o sargento Weber, do Corpo de Bombeiros, uma das vítimas ficou em estado grave e precisou ser levada ao pronto-socorro. “São dois Gols e um Colbalt envolvidos. Ainda precisamos verificar quem furou o sinal vermelho e veio a atingir os outros”, comentou.
A vítima mais grave foi encaminhada ao Hospital Evangélico. A Copel precisou ser acionada, já que um poste foi danificado.

Padrasto diz ter espancado menina de 3 anos até a morte em suposto prostíbulo:


Participação da mãe em crime também é investigada em Cajati (SP).
Delegado espera laudo para saber se criança foi abusada sexualmente.


O padrasto de uma menina de 3 anos encontrada morta no sábado (14) em um suposto prostíbulo em Cajati, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, confessou ter agredido a criança até a morte. Em um primeiro momento, a mãe da menina Camilly Vitória Ferreira de Miranda, Rayana Cristina Ferreira de Lima, havia afirmado que a filha tinha caído da escada de um bar. A participação dela no crime ainda é investigada pela polícia. A criança chegou a ser encaminhada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

A versão de participação da mãe e do padrasto, Erik Leite de Carvalho, já havia sido levantada pela família, que afirmou que Camilly Vitória teria sido encontrada com várias marcas de agressão. A informação foi confirmada pelo delegado responsável pelo caso, Tedi Wilson de Andrade. "Quando recebemos a notícia das agressões, tratei de enviar um investigador ao local. Ele constatou que as lesões não eram pequenas e que algumas delas eram antigas, outras mais recentes. Com isso, depois de a morte da criança ser confirmada, falamos com o casal, e eles apresentaram a história da queda no bar. Depois, quando os interroguei separadamente, confessaram o espancamento da menina", disse Andrade.
Erik Leite de Carvalho confessou ter espancado menina até a morte (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Erik Leite de Carvalho confessou ter espancado
menina até a morte (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
No entanto, segundo o delegado, o casal contou histórias diferentes para a morte da criança. "A mãe disse que só o padrastro espancou a menina e que ele pediu para ela ocultar a história. Já o homem admitiu que bateu na criança até a morte, porque era madrugada e ela não parava de chorar. Ele contou que havia bebido e se drogado com cocaína. No entanto, diz que a mãe também ajudou a espancar [a filha] e, que quando a menina parou de chorar, eles pararam de bater nela", relatou Andrade.
Rayana Cristina Ferreira de Lima, mãe de Camilly (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Rayana Cristina Ferreira de Lima, mãe da menina
Camilly Vitória (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O delegado afirmou ainda que, ao falarem sobre o episódio, tanto a mãe, que tem mais um filho, quanto o padrasto se mostraram indiferentes. "Ao contar o que aconteceu, ele foi frio, falou como se nada tivesse acontecido. A mãe também foi fria, sem remorso. Ela só chorou uma vez, quando viu a criança, mas a reação dela não foi de desespero", acrescentou o delegado.
Sobre o andamento das investigações, Andrade espera agora o resultado dos exames periciais para saber se a criança foi abusada sexualmente. "Temos a hipótese de ter havido violência sexual, mas só poderemos comprovar a história quando sair o exame pericial", afirmou.
Questionado sobre a versão da família da menina, de que o local onde ela foi agredida, conhecido como "Pantera Negra", seria um prostíbulo, o delegado respondeu que só a investigação vai poder confirmar isso. "Trata-se de uma lanchonete, um bar. Eu questionei a proprietária do estabelecimento, mas ela tem alvará de funcionamento do local como um bar. Nos fundos, há seis quartos. A dona alega que a mãe chegou há 20 dias e que ela trabalharia no balcão para pagar a estadia. Agora, se há encontros amorosos no local, é uma situação que ainda temos que apurar. Pelo que pude constatar, é um bar mesmo, com estrutura bem precária até", completou Andrade.
Conselho Tutelar
A avó da vítima e mãe da suspeita disse que já havia denunciado o casal por maus-tratos ao Conselho Tutelar de Cajati, mas nada foi feito.
Por meio de nota, o órgão esclarece que a situação foi mesmo informada e que foram feitas duas visitas ao bar como "ação verificatória", mas nas duas ocasiões não foram encontrados nem o casal nem as crianças. No local, uma atendente teria informado que não havia ninguém morando na casa.
Menina foi encontrada morta no bar e lanchonete 'Pantera Negra' (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Criança foi encontrada morta no bar e lanchonete 'Pantera Negra', em Cajati (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Pessuti desiste de candidatura; disputa agora é entre Richa e Requião


17 JUN 2014 - 14:09 
Em entrevista coletiva nesta terça (17) na Assembleia Legislativa, Pessuti reconheceu que não tem votos para disputar com Requião; ex-governador anunciou desistência da corrida ao Palácio Iguaçu e adesão à reeleição do tucano Beto Richa; deputado Anibelinho diz que tudo continua como dantes no partido, “nada muda”; Requião acredita que ampliará vantagem para 450 votos na convenção devido à "traição" de Pessuti aos peemedebistas; disputa agora é “mano a mano”, daqui a três dias, é entre o senador e o governador do PSDB.
Em entrevista coletiva nesta terça (17) na Assembleia Legislativa, Pessuti reconheceu que não tem votos para disputar com Requião; ex-governador anunciou desistência da corrida ao Palácio Iguaçu e adesão à reeleição do tucano Beto Richa; deputado Anibelinho diz que tudo continua como dantes no partido, “nada muda”; Requião acredita que ampliará vantagem para 450 votos na convenção devido à “traição” de Pessuti aos peemedebistas; disputa agora é “mano a mano”, daqui a três dias, é entre o senador e o governador do PSDB.
O ex-governador Orlando Pessuti anunciou na manhã desta terça-feira (17), durante coletiva na Assembleia Legislativa do Paraná, que desistiu de disputar o Palácio Iguaçu e que apoiará a reeleição do governador Beto Richa (PSDB). O Blog do Esmael registrou há oito dias essa possibilidade de guinada de Pessuti (clique aqui).
Com essa desistência, a briga no PMDB fica agora apenas entre o tucano Beto Richa e o senador Roberto Requião. Na próxima sexta-feira (20), cerca de 600 delegados deverão decidir pela candidatura própria ou coligação com o PSDB.
Pessuti evocou rusgas do passado para justificar a mudança de “camisa de time” nas vésperas das eleições de outubro. “Só estou fazendo o mesmo que ele fez comigo”, admitiu.
Ao Blog do Esmael o deputado Antônio Anibelli Neto, o Anibelinho, disse que o quadro não muda em nada com a adesão de Pessuti aos “cuecas de seda”. “Continua na mesma até porque, em 2010, quando ele era governador nem conseguiu viabilizar sua candidatura no PMDB”, comparou.
Requião também concorda com Anibelinho. Segundo o senador, o porcentual dos peemedebistas que apoiam a candidatura própria continua 85% mesmo com a adesão de Pessuti ao PSDB. Ele disse que esperava fazer 400 votos dos convencionais, mas, depois da “traição ao PMDB”, espera conquistar 450.
Fonte:Blog do Esmael

Em meio a protestos de feministas, votação do “Panterão” é adiada por 50 sessões


Da Redação com CMC

Em meio a protestos de grupos feministas contrários ao projeto, a votação do ônibus exclusivo para mulheres foi adiado por 50 sessões na manhã desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta do popular “Panterão” determina às empresas concessionárias a reserva de 20% da frota, em dias úteis e nos horários de pico, às mulheres que utilizam o sistema. Com o adiamento, a matéria só volta à pauta da Câmara no final do segundo semestre. A sessão foi acompanhada por representantes de movimentos femininas e estudantis.
Foto: Andressa Katriny/CMC
Foto: Andressa Katriny/CMC
Segundo o autor da proposta, vereador Rogério Campos (PSC), a decisão de adiar a votação foi tomada porque não havia clima para o debate. “A ideia é usar as 50 sessões para discutir o projeto junto à Prefeitura de Curitiba. Quem sabe podemos colocar um ‘ônibus piloto’ nas ruas, para identificar a situação das mulheres no transporte coletivo”, disse.
Diversos vereadores defenderam a derrubada do requerimento para garantir a votação durante a sessão, entre eles, o líder do prefeito na Câmara, Pedro Paulo (PT). “Fizemos um compromisso de apreciar a matéria. É um compromisso feito pela Casa. É critério para continuarmos essa sessão. Acho importante debater. Adiar por 50 sessões é muito tempo, é melhor retirar a matéria”, disse.
Contrária ao adiamento, Julieta Reis (DEM) também destacou que o projeto de lei é inconstitucional. “Não podemos estabelecer um sistema de apartheid em Curitiba. Queríamos votá-lo hoje para votar contra. Se fosse aprovado, certamente ele seria vetado pelo prefeito e teríamos que aprovar o veto”, defendeu.
O debate foi acompanhado por representantes de 10 movimentos sociais, como Marcha Mundial das Mulheres, Levante Popular da Juventude, Marcha das Vadias e movimento LGBT. Com faixas, camisetas e cartazes, alguns pediram a retirada da proposta – considerada segregadora e machista – enquanto outros defenderam sua aprovação.
.

Dilma sobrevoa áreas alagadas e tem encontro com prefeito de União da Vitória


Da Redação




A presidente Dilma Rousseff (PT) sobrevoa nesta terça-feira (17) as áreas atingidas pela chuva em União da Vitória, região Sul do Paraná. Ela também dará uma entrevista à imprensa na prefeitura da cidade, além de ter um encontro com Carlos Alberto Jung, prefeito local.
Segundo o balanço da Defesa Civil do Paraná, em União da Vitória, onde foi determinado o estado de calamidade pública, mais de doze mil pessoas ficaram desalojadas e 520 estão em abrigos públicos. No estado, mais de 770 mil pessoas foram afetadas.
União da Vitória está localizada a 200 km de Curitiba. De acordo com as últimas informações, o nível do Rio Iguaçu continua subindo, o que causa preocupação.

Polícia divulga retrato de estuprador que age durante jogos do Brasil na Copa


Da Redação
ESTUPRADOR 2
Polícia alerta para ação do estuprador (Foto: Divulgação Polícia Civil)

A Delegacia da Mulher de Curitiba divulgou, nesta terça-feira (17), o retrato falado de um estuprador que agiu no horário do último jogo do Brasil X Croácia, no último dia 12 de junho. A intenção é evitar que isso aconteça durante a partida de hoje entre Brasil X México.
De acordo com a polícia, a vítima saiu do trabalho na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e foi abordada por um homem de motocicleta, que a forçou a montar em uma moto cinza e preta com compartimento para capacete e a levou a um bosque, onde a estuprou.
Segundo a vítima, o agressor trajava calça azul, botinas e camisa listrada verde claro com branco ou cinza. Usava aliança na mão esquerda e tinha uma cicatriz grande, de aproximadamente três centímetros de diâmetro, aparentemente proveniente de queimadura, entre o polegar e o indicador da mão esquerda.
A delegada-titular da Delegacia da Mulher, Daniela Antunes Andrade, informou que as investigações se iniciaram imediatamente após o fato e é muito importante a colaboração da população em relação às informações sobre um possível suspeito.
“Qualquer informação pode ser repassada pelo telefone da Delegacia da Mulher (3219-8600) e será garantido sigilo ao informante”, disse a delegada.
A delegada alerta, ainda, para que as mulheres evitem andar sozinhas durante o horário do jogo do Brasil, pois as ruas ficam desertas e o estuprador é um criminoso de oportunidade, devendo, sempre que possível, preferir locais onde existam pessoas transitando.

Igreja Universal chama políticos para abertura de templo


Planalto diz que Dilma deve ir; igreja convida também os 27 governadores para inaugurar em julho, no Brás, a megaestrutura para até 10 mil fiéis



A Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) prepara um evento político para 17 dias antes do início da campanha eleitoral na TV. Seus dirigentes querem reunir a presidente Dilma Rousseff (PT), os 27 governadores, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), os ministros do Supremo Tribunal Federal e o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB) para inaugurar um de seus mais importantes projetos religiosos: o Templo de Salomão, instalado no Brás, na região central de São Paulo.
O Palácio do Planalto confirmou ontem que Dilma prevê comparecer à abertura do templo - o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito Haddad ainda não confirmaram presença, segundo suas assessorias. Com forte presença entre os dirigentes do Partido Republicano Brasileiro (PRB), a Iurd informou que somente o fundador e líder da igreja, o bispo Edir Macedo, vai se pronunciar durante o evento.
O PRB faz parte da base aliada a Dilma e participa do primeiro escalão do governo - ocupa o Ministério da Pesca. Em São Paulo, o partido faz parte da base de sustentação do governador Alckmin e deve apoiar a reeleição do tucano. A sigla ocupa a Secretaria do Desenvolvimento Social do governo Alckmin. No Congresso, o partido elegeu em 2010 um senador - Marcelo Crivella (RJ) - e possui uma bancada de 10 deputados federais.
Além de reunir os representantes dos três Poderes da República, a Iurd quer levar para os 10 mil lugares do Templo de Salomão lideranças da sociedade civil e do empresariado e cerca de 60 delegações estrangeiras - a mais aguardada é a de Israel, País com o qual a igreja procura manter laços estreitos.
O evento será reservado somente para convidados da igreja e não será o único para marcar a abertura da obra, a maior feita pela Iurd em São Paulo. A festa de abertura deve durar 20 dias - o evento com os políticos deve ocorrer no dia 31 de julho, após o término da Copa do Mundo. Por enquanto, o templo está cercado por tapumes, ao longo dos quais os fiéis da igreja começaram a rezar.

Quatro anos

. A obra feita pela Iurd demorou quatro anos para ficar pronta. Ela terá 74 mil m² de área construída, dez mil lugares e uma fachada com altura de 56 metros. Para se ter ideia do tamanho do templo, a Basílica de Aparecida, no interior paulista, pode abrigar até 45 mil fiéis. Ela tem 23 mil m² de área construída e sua nave tem 40 metros de altura - a torre, separada do edifício da basílica, atinge 100 metros de altura.
Como comparação, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, tem 45 metros de altura na fachada e chega, na cúpula, a 133 metros. Sua área construída é também de 23 mil m².
Mas, ao contrário dos templos católicos, nos quais é possível fotografar e filmar as missas, no Templo de Salomão será proibido fazer fotos ou filme de seu interior. De acordo com Renato Parente, da assessoria da Iurd, o objetivo da igreja com a medida é preservar o caráter sagrado do templo. Feito, segundo a igreja, com pedras trazidas de Israel e segundo o modelo arquitetônico do antigo Templo de Salomão, destruído no ano 70, quando o exército romano esmagou uma rebelião dos judeus. A obra custou cerca de R$ 650 milhões - dinheiro, segundo Parente, obtido de doações de fiéis, obreiros e pastores.
O complexo do novo templo vai ter ainda um edifício para estacionamento de carros e um museu. A fachada não terá a tradicional marca dos templos da Iurd: "Jesus Cristo é o Senhor - Igreja Universal do Reino de Deus". Abrigará cultos da igreja, mas nenhum será transmitido nos programa de TV da Iurd.


Para lembrar

. A Igreja Universal do Reino de Deus foi fundada no Brasil em 1977 pelo bispo Edir Macedo. Trata-se de uma denominação neopentecostal ligada à chamada teologia da prosperidade, que procura para os fiéis a realização nesta vida como forma de manifestação da graça divina.
Também acredita em rituais de exorcismo e de cura e mantém algumas posições distantes de setores conservadores religiosos, admitindo, por exemplo, o uso de preservativos em relações sexuais.
Em 1989, o bispo Edir Macedo se tornou controlador da TV Record. Além dele, diversos bispos da igreja detêm o controle de 64 emissoras de rádio - a chamada “Rede Aleluia” e de canais de TV por todo o País. O grupo edita ainda o jornal Folha Universal e tem os “canais de salvação” no Facebook e no Twitter.

Pulseiras para Fan Fest na Pedreira esgotam em apenas uma hora


Redação




As pulseiras para mais um dia da FIFA Fan Fest em Curitiba se esgotaram em apenas uma hora. O público começou a retirada às 9 horas no Centro de Criatividade de Curitiba no Parque São Lourenço e uma hora depois. Cada um pode levar até 3 pulseiras, que são válidas apenas para o dia de hoje (17). O destaque de hoje é o grupo de humor curitibano Tesão Piá, que alegram os torcedores uma hora antes do jogo da Seleção Brasileira.
Quem conseguiu garantir a pulseirinha já acompanha a apresentação dos músicos Ana Larousse e Leo Fressato, às 11h30. Logo após o show, o telão gigante exibe o jogo entre Bélgica e Argélia programado para as 13 horas. Para preparar a torcida para o jogo do Brasil contra a seleção mexicana, o grupo de humor Tesão Piá sobe ao palco da Pedreira às 15 horas. Em seguida, às 16 horas, o Brasil entra em campo buscando a vitória e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo diante da seleção mexicana. Os torcedores ainda poderão ver o show da Banda MUV e o jogo de estréia da Seleção Russa contra a Coréia do Sul, às 19 horas.
Sobre a Fan Fest
Evento oficial da FIFA, que acontecerá em todas as cidades-sede do Mundial, a Fan Fest é uma maratona de entretenimento, planejada para fazer com que a população participe e se integre à festa do futebol, mesmo sem ir aos estádios. São 25 dias de eventos. Nas datas com atrações nacionais (12 e 23 de junho e 5 e 13 de julho) a capacidade máxima é de 15 mil pessoas. Nas demais datas a capacidade será de 2 mil pessoas simultaneamente.

PORQUE J. CAMARGO TEM TANTO MEDO DA CPI?




O ex prefeito J. Camargo ingressou com ação na justiça para a suspensão  da CPI que investiga possíveis irregularidades nas festas da uva de 2009  a 2012 e o suposto sequestro de suas irmãs onde foi roubado mais de R$ 200.00,00  dos cofres da prefeitura.

Na Festa da Uva de 2011 as irmãs do ex prefeito J. Camargo, Maria Amélia e Rita de Cássia que tinham cargos importantes em sua administração foram sequestradas e uma delas levada até o cofre da prefeitura onde mais de R$ 200.00,00 reais foram levados, dinheiro esse que era proveniente das bilheterias da festa da uva. Ocorre que um dos bandidos foi preso e declarou que tudo foi armado por Maria Amélia que na época era Secretária da Fazenda, O mesmo ainda disse que tinha um acaso amoroso com a mesma. Todo fato foi amplamente divulgado pela RPC TV.

Porque o ex prefeito J. Camargo tem medo do resultado da CPI???

Em clima de "paz e amor", torcidas do Brasil e do México começam a chegar no Castelão


Torcedores se misturam nos arredores do Castelão horas antes de duelo do Grupo A

Por Fortaleza

A rivalidade entre Brasil e México promete ficar apenas dentro de campo, nesta terça-feira, em Fortaleza. Pelo menos no início da manhã desta terça-feira, o clima era de "paz e amor" nos arredores do Castelão antes da partida pela segunda rodada do Grupo A da Copa, marcada para às 16h (de Brasília). Logo nas primeiras horas do dia, os mais ansiosos começaram a chegar ao estádio e mostraram espírito esportivo. Torcedores dos dois países se misturaram e fizeram questão até de tirar fotos abraçados. 
Brasileiros e mexicanos perto do Castelão (Foto: Juscelino Filho)Torcidas se misturam antes do confronto entre Brasil e México, nesta terça-feira (Foto: Juscelino Filho)

Um grupo de Cupira, em Pernambuco, chegou cedo para começar a festa nos arredores do estádio. O clima é de muito otimismo. Empolgados, os torcedores chegam a apostar em uma vitória brasileira por até por um surreal 8 a 0.
Muitos torcedores estavam sem ingresso, mas aproveitaram para curtir o clima de Copa do Mundo com os turistas. Dois canadenses, vestidos com as cores do Brasil, logo se aproximaram de um grupo de mexicanos para confraternizar.
A TV Globo, o SporTV e o GloboEsporte.com transmitem Brasil x México ao vivo, às 16h (de Brasília) - o site também acompanha em Tempo Real.
torcida brasil estádio castelão (Foto: Juscelino Filho)Grupo viaja de Pernambuco a Fortaleza e chega cedo a estádio (Foto: Juscelino Filho)

Quem vai depor no Conselho de Ética da Câmara?


17 de junho de 2014

Das oito testemunhas convidadas a depor ao Conselho de Ética da Câmara sobre as relações entre André Vargas e Alberto Youssef, na sessão de quarta-feira, seis não confirmaram presença e duas já avisaram que não darão as caras.

Dores no peito
Bernardo Tosto, dono da empresa do jatinho em que Vargas viajou, bancado por Youssef, e o secretário do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, foram os únicos a deixar claro que não irão.
Os petistas arrolados por Julio Delgado – Rui Falcão, Candido Vaccarezza e Vicentinho Alves – sequer deram resposta ao convite enviado pelo colegiado, assim como os donos do laboratório-lavanderia Labogen, Leonardo Meirelles e Esdra Ferreira.
O próprio Youssef, indicado pela defesa de Vargas, também vem ignorando o chamado.
A turma tem até amanhã para dar a resposta.

Reajuste de 32,4% na tarifa da Copel deve causar impacto na produção industrial do Paraná


17 de junho de 2014

As indústrias metalúrgicas e de produção de madeira e de produtos têxteis devem ser as mais afetadas pelo reajuste médio de 32,4% na tarifa de energia elétrica solicitado pela Copel na semana passada

V
Foto: FIep
De acordo com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o aumento na tarifa de energia deve causar impacto nos custos de produção da indústria paranaense, caso seja autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Fiep aponta que o aumento fará com que a participação da energia nos custos e despesas totais do setor industrial do Estado tenha um crescimento imediato de 0,5%. Segundo levantamento realizado pelo Departamento Econômico da Fiep, baseado em dados da Pesquisa Industrial Anual do IBGE, um reajuste de 32,4% nas tarifas cobradas pela Copel fará com que os custos da indústria paranaense suba dos atuais 1,54% para 2,04%.
Nas indústrias metalúrgicas, a energia passará a representar 5,99% do total de custos e despesas das empresas, contra os atuais 4,52%. Já nas indústrias de produtos de madeira, a participação da energia passaria dos atuais 4,43% para 5,87%. Quem também teria um aumento sensível em suas planilhas de custos seriam as empresas de fabricação de produtos têxteis, com a energia passando a responder por 5,53% do total dos custos de produção. O pedido da Copel  é para que as novas tarifas passem a valer a partir do dia 24 de junho. A solicitação deve ser analisada hoje pela Aneel durante uma reunião.
FONTE: BANDNEWS

Defensores públicos aguardavam vândalos na delegacia para libertá-los; confira os detidos



encapuzadosdentro
Manifestantes esconderam os rostos durante protesto nesta 2ª feira – Foto: Juliano Cunha/

Em meio às prisões de vândalos flagrados depredando patrimônios públicos e agências bancárias no Centro de Curitiba ontem à tarde, um fato chamou a atenção de policiais e delegados. Assim que os detidos, todos jovens de classe média alta, chegaram ao 1º Distrito Policial, vários defensores públicos os aguardavam para defendê-los. Defensores públicos são advogados pagos pelo governo estadual para defender pessoas que não têm condições financeiras de contratar um advogado. Normalmente, são acionados por delegados e nunca se oferecem espontaneamente para defender presos.
“Em todos os anos de carreira como delegada, foi a primeira vez que vi algo assim. Eles (defensores públicos) já estavam acompanhando a manifestação e vieram até o distrito. Passaram a madrugada toda aqui. Normalmente, quando o acusado não tem advogado acionamos a Defensoria Pública, mas os jovens presos já estavam acompanhados dos defensores quando chegaram aqui”, informou a delegada Monica Meinster, que autuou 11 dos 12 detidos. Outros dois menores foram apreendidos na Delegacia do Adolescente.
Segundo a delegada, os defensores já informaram que iriam passar o dia de hoje trabalhando pela liberação de seus clientes. Os 11 detidos foram autuados por formação de quadrilha e danos ao patrimônio público. Segundo a delegada, eles foram flagrados por imagens e fotos depredando estações-tubo, lojas e agências bancárias durante a manifestação desta segunda-feira.
“Temos vasto material com fotos e imagens que comprovam a participação dos autuados. Já pedi a prisão preventiva deles em caráter de urgência e não arbitrei fiança porque entendo que, para o bem da população, e com mais três jogos da Copa em Curitiba, seria um risco liberá-los neste momento. Espero que os promotores e a Justiça entendam da mesma forma”, explicou a delegada Monica.
Além dos defensores públicos, vários representantes de organizações de direitos humanos acompanham os detidos na delegacia.
“São jovens de classe média e alta que negam qualquer participação nos atos de depredação, mas temos várias provas da participação deles”, completou a delegada. Os 11 presos estão em uma cela do 1º Distrito, separados de outros detidos.
Nomes dos presos
Na manifestação, os vândalos esconderam os rostos com camisas e panos pretos. A Banda B teve acesso aos nomes dos 11 presos autuados pela delegada Monica Meinster.  São eles:
- Thiago Henrique Santos Almeida
- Abner Arias Fugaça
- Patrick Lopes Augusto
- Cleyton Rapkiewicz Calisto
- Enzo Maschio Figueredo
- Guilherme Soares
- Lucas Nascimento Zilian
- Gabriel Pimentel Freitas
-Guilherme Graciolli
- Feliphe Fernandes de Barros
- Gessica Amanda Gaspar Ramos
Defensoria Pública do Paraná
A Banda B ligou várias vezes (entre 8h e 10h) ao telefone da assessoria de imprensa da Defensoria Pública do Paraná, mas ninguém atendeu. Também entramos em contato com a assessoria de comunicação do governo do Paraná para um retorno sobre a participação dos defensores no caso e aguarda retorno.
.Fonte: Banda b