Requião enfrenta dissidentes no PMDB


Luiz-Claudio-Romanelli
Proclamado candidato do PMDB ao governo do Estado pela convenção do partido, o senador Roberto Requião enfrenta o risco de dissidências. Parlamentares que defendiam a aliança com o PSDB do governador Beto Richa podem não se empenhar na eleição majoritária.
Dos 13 deputados estaduais do PMDB – a maior bancada na Assembleia – 11 apoiavam a coligação. Além disso, o deputado federal Osmar Serraglio e o ex-governador Orlando Pessuti também se juntaram ao grupo.
Um dos líderes do grupo pró-aliança, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli já sinalizou ontem que não pretende se engajar, e que caberá aos vencedores da convenção trabalhar para recompor o partido. “Perdi a convenção. Acabou. Aos vitoriosos o Olimpo. Vou fazer campanha do Luiz Cláudio Romanelli”, desabafou o peemedebista.
Questionado sobre como será sua postura na eleição para governador, Romanelli desconversou. “Integrei o governo Beto Richa, confio no Beto, tenho amizade pessoal com ele. A questão eleitoral, vou tratá-la de acordo com a legislação”, disse o deputado, que até fevereiro deste ano ocupava o cargo de secretário de Estado do Trabalho na gestão tucana.
Por lei, um integrante de um partido não pode fazer campanha para um candidato de outra legenda ou de coligação diferente da que ele integra. Assim, um deputado do PMDB descontente com a escolha de Requião, não pode, teoricamente, fazer campanha aberta para Beto Richa. Mas também não há o que o obrigue a se engajar na campanha de Requião.
O mais provável, nesses casos, é que os dissidentes se dediquem exclusivamente às suas próprias candidaturas, deixando a disputa para o governo de lado, ou fazendo campanha velada para um candidato de outra legenda. Isso já aconteceu em 2010, quando o PMDB fechou coligação com o PDT do ex-senador Osmar Dias, mas a maior parte dos deputados peemedebistas apoiou a eleição de Beto Richa.
Além de sinalizar que essa história se repetirá, Romanelli previu um resultado desastroso para o PMDB na eleição de deputados estaduais e federais. Isso porque as perspectivas do partido atrair outras legendas para uma coligação proporcional são quase nulas. E até agora, a legenda só tem 19 candidatos a deputado estadual e 12 a federal. “Vamos reduzir a bancada pela metade”, prevê Romanelli, comparando a situação atual com a da eleição de 1998, quando o PMDB tinha 12 deputados e só reelegeu sete.
Sobrevivência – O deputado Nereu Moura – que igualmente defendia a aliança com os tucanos – garantiu que vai respeitar a decisão da convenção. “Apoiei a coligação. Agora vou apoiar o candidato do partido”, assegurou. “A maioria dos deputados estaduais apoiou a coligação pensando na própria sobrevivência”, admitiu.
Segundo ele, o grande desafio de Requião, agora, será atrair as lideranças que trabalhavam pela coligação. “Precisamos aumentar a chapa para no mínimo 30 candidatos (a deputado estadual) para eleger oito ou nove”, explicou.

Edgar Bueno confirma apoio a Beto Richa


Edgar Bueno - prefeito de Cascavel



O prefeito de cascavel, Edgar Bueno (PDT), confirmou hoje que apoiará a reeleição do governador Beto Richa (PSDB). Seu filho, o deputado André Bueno, abriu mão da candidatura ao Senado pelo PDT e vai disputar a reeleição a Assembleia Legislativa. “Vou cumprir o compromisso político firmado e apoiar a reeleição do governador Beto Richa, mesmo porque não concordo com a coligação com o PT, imposta por Brasilia, e mesmo que isso signifique ter problemas com o meu partido”, disse Edgar Bueno.
O pedetista acha “pouco provável” que venha sofrer qualquer tipo de punição do PDT pelo apoio a Richa. “Isso é pouco provável, já que em recente visita a Cascavel o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, reconheceu que a situação aqui na cidade tem características muito especiais”, completou.

Policiais apreendem maconha 'geneticamente modificada' em Curitiba


Investigadores do 8º Distrito Policial descobriram um apartamento na rua Juvenal Carvalho, na Fazendinha, em Curitiba, que estava sendo usado para armazenamento de drogas. Um jovem de 21 anos foi preso no local junto com 21 quilos de maconha geneticamente modificada.

Na última quarta-feira (26), após a confirmação de que um novo carregamento estaria para chegar, os policiais montaram campana nas proximidades de um condomínio de prédios. "Ao avistarem o suspeito, este tentou fugir, mas foi detido ainda no interior de seu apartamento", contou o delegado-titular do 8.º DP, Renato Bastos Figueiroa.

No local foram apreendidos 21 quilos de maconha geneticamente modificada, popularmente conhecida por 3x1, por ter um teor de THC maior que a comum, além de uma balança de precisão. "As investigações demonstram que o entorpecente é oriundo de Foz do Iguaçu, sendo o local utilizado para abastecer diversos pontos de tráfico nos bairros Portão e Vila Guaíra", contou o delegado.

André Ricardo Freire, 21 anos, sem antecedentes criminais, trabalhava como instalador de internet da operadora OI. Ele foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas e encaminhado ao setor de carceragem provisória do 11.º DP. "Esta prisão demonstra que o tráfico de drogas angaria até supostos trabalhadores, que na ingenuidade de conseguirem dinheiro fácil, acabam por se envolver nestes crimes", afirmou Figueiroa.

As investigações prosseguem com objetivo de apurar o envolvimento de outros envolvidos no crime.

STF libera Delúbio Soares para trabalhar fora da prisão


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu na noite de quarta (25) que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares poderá voltar a trabalhar fora do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena de 6 anos e 8 meses por condenação no processo do mensalão. Ele deve voltar a trabalhar na Central Única dos Trabalhadores (CUT) nos próximos dias como assessor sindical da Direção Nacional da entidade, com salário de R$ 4,5 mil.

A decisão foi tomada monocraticamente pelo ministro, que agora é relator da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, após a sessão realizada na tarde de ontem no STF que deu poderes a ele para decidir sozinho sobre os recursos de defesa dos réus do mensalão que querem trabalhar. O colegiado do tribunal decidiu manter a jurisprudência vigente em várias instâncias do Judiciário, inclusive no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que liberava os presos para trabalho independentemente do cumprimento de um sexto da pena.

A decisão dos ministros serviu de parâmetro para a liberação de Delúbio por Barroso. O relator do mensalão revogou a decisão da Justiça do Distrito Federal, que suspendia o direito de trabalho dos presos do mensalão na capital do País. Barroso revogou, ainda, parcialmente a restrição à saída de presos nos Estados de Minas Gerais e Mato Grosso.

Barroso sustentou, ontem, que o entendimento predominante nos tribunais locais e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) é de que a restrição de cumprimento de um sexto da pena não se aplica aos presos em sistema semiaberto. Isso porque na maior parte dos Estados não é possível o exercício de trabalho interno, uma vez que não possuem colônias agrícolas, industriais ou assemelhadas para trabalho dos condenados. "A negação do trabalho externo para reintroduzir a exigência do cumprimento de um sexto da pena é drástica alteração de jurisprudência e vai de encontro ao estado do sistema carcerário", afirmou.

Ontem, o STF também decidiu que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu poderá sair da Papuda para trabalhar na biblioteca do escritório do advogado José Gerardo Grossi, em Brasília. Preso desde novembro no Complexo Penitenciário da Papuda, Dirceu vai receber salário de R$ 2,1 mil.

Homem leva tiros com carro em movimento e morre após colidir contra muro


homicidio-guabirotuba2
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)

Um homem de 31 anos foi encontrado morto a tiros ao volante de um Pálio no bairro Guabirotuba, em Curitiba, na tarde desta quinta-feira (26). O veículo bateu em um muro e em um ponto de ônibus na esquina das ruas Canal Belém e Roberto Hauer, após os disparos.
homicidio-guabirotuba
(Foto: Juliano Cunha – Banda B)
Há a possibilidade, segundo a polícia, que o crime tenha acontecido devido a uma briga de trânsito, mas nada foi confirmado. O automóvel estava em movimento quando outro carro teria emparelhado e o motorista levado dois tiros, um no tórax e outro no braço.
Ferida, a vítima não conseguiu controlar o Pálio, que colidiu contra um muro, e acabou morrendo. Mike Ernani Aliske tinha alguns Boletins de Ocorrência (B.O.) registrados contra ele, mas nenhuma passagem criminal. A polícia não soube dizer qual seriam os motivos dos B.O.s.
O corpo de Mike foi recolhido ao Instituto Médico Legal e a Divisão de Homicídios deve investigar o caso.
.

Mulher é presa acusada de estuprar filhos de nove e doze anos em Curitiba; pai já estava preso




Uma mulher de 46 anos, acusada de estupro contra os próprios filhos de nove e doze anos, foi presa na manhã desta quinta-feira (26), em Curitiba. De acordo com a delegada Sabrina Alexandrino, do Núcleo de Proteção à Criança e aos Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria), o pai deles já havia sido preso em agosto de 2012 também por crimes sexuais contra crianças.
“Além de introduzir brinquedos sexuais nos filhos e obrigá-los a praticar sexo entre eles, a mãe filmava os atos e espalhava pela internet, tudo sob ameaça. A filha chegou nos contar que ela afirmava que se não fizessem, eles temiam a morte”, comentou a delegada.
Segundo a delegada Sabrina, antes do pai ser preso, a mulher observava e incentivava o marido a violentar crianças. “Ela foi indiciada por estupro de vulnerável e produção de imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes e deve pegar uma longa pena de prisão agora”, disse.
A filha mais velha está sob a guarda de um familiar e já passa por tratamento psicológico. O menino está sob tutela do conselho tutelar.
A Polícia Civil divulgou um trecho do relato das crianças à polícia e as palavras são fortes:
relatoabuso

Morre aos 73 anos Dom Moacyr Vitti; corpo será velado na Catedral de Curitiba


dom-moacyr
Anúncio oficial sobre a morte do arcebispo foi realizada nesta tarde. (Foto: Juliano Cunha – )

O arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, de 73 anos, morreu no começo da tarde desta quinta-feira (26). Moacyr era arcebispo de Curitiba desde 9 de maio de 2004, nomeado pelo Papa João Paulo II. A informação foi confirmada pela arquidiocese da capital, que informou que ele sofreu um infarto fulminante.
dom moacyr
(Foto: Divulgação)
“A notícia me pegou completamente desprevenido. Esse é um momento muito difícil para a Igreja e também para mim. Nós lamentos muito a perda de um homem de suma importância para a liderança religiosa em Curitiba e também no Paraná”, declarou o padre André Bienarsk .
Dom Moacyr nasceu no dia 30 de novembro de 1940 em Piracicaba, no estado de São Paulo. Entrou para o Seminário Estigmatinos em 1953 e estudou em Ribeirão Preto. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas.
Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil. “Ele foi bispo primeiramente em Piracicaba até o Dom Pedro Fedalto completar 75 anos de idade. Depois, foi nomeado arcebispo de Curitiba”, completou o padre.
Dom Moacyr doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal realizou-se em Americana/SP no dia 3 de janeiro de 1988.
A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba/SP ocorreu no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi nomeado arcebispo de Curitiba, tomando posse no dia 18 de junho na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
O corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de Curitiba.
Prefeitura e Governo decretam luto
O prefeito Gustavo Fruet e o governador Beto Richa decretaram luto oficial de três dias pela morte do arcebispo.
Fruet destacou a grande dedicação de dom Moacyr à missão evangelizadora. “Ele foi também um homem atento às questões administrativas da Mitra e da cidade, sempre receptivo e pronto a palavras de incentivo”, disse o prefeito, que esteve pela última vez com dom Moacyr Vitti na celebração de Corpus Christi, no dia 19 deste mês.
“Ele era uma pessoa querida não só pela comunidade católica, mas por todos os que sabiam de seu carisma, de sua bondade e de sua solidariedade”, afirmou Richa. “Uma pessoa com quem dividíamos preocupações e amizade e de quem sempre recebíamos palavras iluminadas e de muita paz. Que Deus o tenha por toda a eternidade”.

MÃE QUE VIOLENTAVA SEXUALMENTE OS DOIS FILHOS É PRESA EM CURITIBA

Mãe que violentava sexualmente os dois filhos é presa em Curitiba 


Uma mulher de 46 anos foi presa em Curitiba na manhã desta quinta-feira (26) acusada de estuprar os próprios filhos, um menino de nove anos e uma menina de doze. Segundo Sabrina Alexandrino, delegada do Núcleo de Proteção à Criança e aos Adolescentes Vítimas de Crimes (Nucria), o pai das vítimas já havia sido preso em agosto de 2012 pelos mesmos crimes.
“Além de introduzir brinquedos sexuais nos filhos e obrigá-los a praticar sexo entre eles, a mãe filmava os atos e espalhava pela internet, tudo sob ameaça. A menina contou que a mãe os ameaçava e eles temiam a morte”, comentou a delegada.

Antes da prisão do pai, a delegada conta que a mulher observava e incentivava o marido a violentar crianças. “Ela foi indiciada por estupro de vulnerável e produção de imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescentes e deve pegar uma longa pena de prisão agora”, disse.
De acordo com informações do Nucria, a filha mais velha está sob a guarda de um familiar e já está em tratamento psicológico. O menino ainda está sob a tutela do conselho tutelar.

GARIS DEVOLVEM INGRESSO DA COPA PERDIDO E GANHAM ENTRADAS PARA JOGO

Honestidade

Garis devolvem ingresso da Copa perdido e ganham entradas para jogo 

RIC Mais | Garis de Curitiba impressionam ao devolver ingresso e FIFA recompensa com entradas para jogo desta quinta-feira (26)
Dois garis de Curitiba foram exemplos de honestidade na semana passada ao devolver ingresso perdido da Copa do Mundo para o dono. Valdir Tavares encontrou o bilhete durante o serviço na Arena da Baixada. O papel no tenaz – objeto usado para espetar e recolher o lixo jogado nas ruas – trazia dizeres em outra língua e, ao não saber do que se tratava, perguntou ao colega de trabalho Nilton Rodrigo dos Santos. “Reconheci o ingresso da Copa e logo ficamos preocupados em encontrar o dono. Em nenhum momento passou pela nossa cabeça ficar com o bilhete”.
Sereno, Tavares fez o que aprendeu com o pai, durante a infância. “Eu devolvi, como devolveria qualquer coisa que não fosse minha. Nem prestei atenção no valor. Não era uma opção, é uma questão de caráter”, contou o gari, ainda sem saber da surpresa que lhe aguarda.
“Um cara chegou aqui assustado, avisando que tinha perdido o ingresso. Pensei que ia ser muito complicado encontrar, mas, pouco depois, apareceu o Valdir dizendo que tinha encontrado. Ele é um exemplo de cidadão de bem, íntegro e ético”, conta Aparício Silva Neto, voluntário da FIFA, sobre a postura do gari. Desnecessário dizer que o dono do ingresso não se conteve em euforia ao saber que as entradas haviam sido encontradas e devolvidas.
A analista de comunicação da empresa terceirizada – contratada pela Prefeitura para prestar serviços de limpeza no estádio –, Daniela Leme de Oliveira, reconheceu a atitude nobre dos dois. “Hoje eles não vão precisar se preocupar com o lixo. Depois da atitude que tiveram, resolvemos liberá-los. Na verdade, isso deveria ser regra, mas hoje em dia é exceção. Eles pensaram no próximo e isso é muito positivo”.
Além disso, após saber da boa ação, a FIFA resolveu presenteá-los com dois ingressos para o jogo entre Argélia e Rússia, na tarde desta quinta-feira (26). A notícia veio momentos antes da partida, em frente ao estádio. “Eu não imaginava ganhar esse ingresso, estou muito emocionado. Só consigo lembrar do meu filho, que é tudo pra mim”, exalta um incrédulo Valdir. “Era meu sonho de criança, ver um jogo de Copa do Mundo, nunca vou esquecer esse momento”, conta Nilton, realizado.

Fifa suspende Suárez por 9 jogos após mordida e atacante fica fora da Copa





A mordida de Luis Suárez no italiano Chiellini custou caro – para ele e para o Uruguai. A Fifa anunciou na manhã desta quinta-feira (26) a punição para o jogador: nove jogos de suspensão. Ele também está banido por quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol e não jogará mais na Copa do Mundo.
Suárez infringiu o parágrafo 1 do artigo 48, além do artigo 57 – ele cometeu um ato antidesportivo. “Esse comportamento não pode ser tolerado em nenhuma competição, muito menos na Copa, com os olhos do mundo voltados para a competição”, disse Claudio Susler, presidente do comitê disciplinar da Fifa.
O lance aconteceu aos 35 minutos do segundo tempo, no jogo entre Uruguai e Itália. Os uruguaios venceram por 1 a 0 e avançaram para as oitavas. Na ocasião, o árbitro mexicano Marco Rodríguez não viu o que aconteceu.
Não foi a primeira mordida do craque uruguaio em campo. Ele já esteve envolvido em casos parecidos em 2010, quando jogava pelo Ajax, e também no ano passado, quando mordeu o zagueiro sérvio Ivanovic, do Chelsea, em partida pelo Liverpool.

Reunião visa integrar ações da Prefeitura com as escolas estaduais do município


WEBMASTER 26 DE JUNHO DE 2014

Programas e atividades das instituições vão se unir para oportunizar mais aprendizado para os jovens alunos

Prefeita de Colombo, Beti Pavin reunida com diretores e vice-diretores de 24 escolas estaduais do município
Prefeita de Colombo, Beti Pavin reunida com diretores e vice-diretores de 24 escolas estaduais do município
A Prefeitura Municipal de Colombo por meio das secretarias da Educação e Esporte, Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e Ação Social e Trabalho estiveram reunidas na manhã desta quarta-feira, 25, na Estância Betânia, com diretores e vice-diretores de 24 escolas estaduais do município através do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte.
Na pauta do encontro a integração entre os variados programas e iniciativas que a Prefeitura realiza que podem se unir com as atividades destas escolas. “Esta proximidade possibilita que todos possam desfrutar, em especial os nossos jovens, dos projetos e eventos destinados à este público”, disse a prefeita Beti Pavin.
A prefeita explicou algumas ações que estão sendo realizadas para esta população. “Estamos fechando parceria com o Governo do Estado para a construção de novas escolas estaduais em nosso município, trouxemos o Instituto Federal do Paraná que se instalará no Roça Grande, o Senai que será construído no Guaraituba para em breve preparar estes alunos com formação e qualificação profissional”, destacou Beti Pavin.
Segundo o secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antonio Ricardo Milgioransa, estas 24 escolas estaduais abrigam cerca de 23 mil alunos que merecem toda a atenção por parte do poder público. “Estes jovens são o futuro da nossa cidade, por isso estamos estreitando as relações para oferecer oportunidades, que são várias por parte destas secretarias”, enfatizou.
A secretária municipal da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin fala durante o encontro com os profissionais da Educação do Estado
A secretária municipal da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin fala durante o encontro com os profissionais da Educação do Estado
Por exemplo os cursos do Pronatec, que já vem por meio da parceria com Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Senai, do Senac, do Programa Estação do Ofício da Secretaria da Ação Social e Trabalho que certificam e capacitam o trabalhador para o mercado de trabalho que tem como objetivo agregar mais renda às famílias colombenses.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Ademir Goulart, a secretária da Educação e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin e o chefe do Núcleo Regional Área Metropolitana Área Norte, Sérgio Ferraz.
Foto: Marcio Fausto/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG- colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC; no site oficial: www.colombo.pr.gov.br e no Instagram: @colombopmc

Quadra coberta na escola Heitor Villa Lobos está com 45% dos serviços realizados


WEBMASTER 26 DE JUNHO DE 2014

Obra vai beneficiar mais de 1000 alunos da instituição de ensino do Jardim Adriana

Quadra esportiva terá cerca de mil metros quadrados de área coberta
Quadra esportiva terá cerca de mil metros quadrados de área coberta
Dentro em breve, os alunos da Escola Municipal Heitor Villa Lobos poderão realizar atividades físicas faça chuva ou sol. Isso porque está em andamento a construção da quadra coberta nas dependências da escola. Atualmente já foram executados 45,5% dos serviços.
A instituição, localizada no Jardim Adriana, atende a 1051 alunos sendo que deste total, 48 recebem atendimentos especializados através do Centro de Atendimento Especial de Deficiência Visual e Auditiva, ou através de sua sala multifuncional, sendo uma das maiores escolas do município.
Para esta obra, que é uma ação conjunta das secretarias da Educação e Esporte, de Planejamento e de Obras e Viação já foram feitas a terraplenagem, construção civil (vestiários e arquibancada), colocação das pilastras para sustentação do telhado.
No momento, segundo o fiscal técnico da obra, o engenheiro Valmir Soares da Silva, os trabalhos concentram-se na montagem dos arcos para receber a estrutura metálica e ainda restam a cobertura, a parte elétrica, piso e acabamentos diversos.
Vestiários femininos e masculinos
A quadra coberta contará com um anexo com vestiários femininos e masculinos, totalizando uma área de 980,40 m². O recurso para realização desta obra vem do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um investimento de mais de R$ 466.008.02.
“É indiscutível os benefícios que os exercícios físicos e mesmo os momentos de lazer são de extrema importância para o desenvolvimento pleno do educando, tornando-se imprescindível que as unidades educacionais disponibilizem espaços adequados para a realização de atividades físicas, recreativas, cívicas, enfim, um espaço onde os alunos e mesmo a comunidade escolar possam interagir e participar do processo de ensino aprendizagem”, explicou a assessora executiva da secretaria da Educação, Solange Alberti.
Ainda de acordo com a assessora executiva, a obra não beneficiará apenas os alunos. “A construção desta quadra coberta na Escola Heitor Villa Lobos, beneficiará tanto os alunos, quanto os professores e a comunidade em que a escola está inserida”, frisou Solange.
Foto: João Senechal/PMC
Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
BLOG -colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK:facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br

Imagens mostram momento em que policial confunde professor com ladrão e o mata com três tiros


Redação com catve.tv

Imagens do circuito de segurança de uma empresa que fica na rua Carlos Gomes flagraram o momento em que Rui Carneiro, de 54 anos, professor e um dos proprietários do Colégio Ideal de Cascavel é morto.
O sargento reformado da Polícia Militar (PM) Oseas de Oliveira é o motorista do veículo Uno, e para na Rua Administração com Carlos Gomes. A moto da vítima para junto a lateral do carro e há indícios de movimentação, uma espécie de discussão com briga corporal. Em seguida ocorrem os disparos.
cascavel
Momento flagrado pelas câmeras. Foto: Reprodução Catve
O professor Rui Carneiro que ainda estava em cima da moto cai. Uma viatura da PM que patrulhava as proximidades é a primeira a chegar. A partir daí socorristas do Siate são acionados e outras viaturas policiais.
Na delegacia, Ozéas de Oliveira disse que se assustou quando o professor, de moto, parou bruscamente a moto ao lado do carro dele em um semáforo. Pensando que se tratava de um assalto, ele sacou da arma e efetuou três disparos que provocaram a morte do professor ainda no local. A polícia, porém, não descarta a hipótese de que tenha havido uma briga de trânsito.
O professor Rui era filho de Izailda Carneiro – a Tia Izailda – dona do Colégio Ideal e muito conhecida na região.
O policial foi preso e a Delegacia de Homicídios investiga o caso.
Para assistir ao vídeo com o momento dos tiros  ,veja o momento dos tiros

Venda de carro termina em discussão e morte no Pinheirinho



pinheirinho
Vítima tinha extensa ficha criminal. Foto: BH
Um homem de 33 anos foi assassinado em um posto de combustível na noite desta quarta-feira (25) no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Leandro Augusto Gonzaga de Carvalho tinha uma extensa ficha criminal. Uma garota que estava com ele não foi ferida. A discussão teria sido motivada pela venda de um carro.
O crime aconteceu na rua Otávio Saldanha Maza e um motociclista teria efetuado disparos contra a vítima, que morreu na hora. Imagens da câmera de segurança do posto mostram o momento que o motociclista passa pelo local. De acordo com o soldado Alexander, uma garota que estava com a vítima disse que o suspeito falou antes de atirar. “Parece que era um acerto de contas mesmo”, disse.
A vítima estava em liberdade recentemente após ser presa em uma operação da Divisão de Narcóticos do Paraná (Denarc) com 7 quilos de cocaína. O delegado Fabio Amaro da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) disse à Banda B que houve discussão e o motociclista voltou para matar Carvalho. “Algo não deu certo em uma venda de carro e eles discutiram. Esse suspeito voltou armado e atirou contra ele”, finalizou. O corpo da vítima foi encaminhado a Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
Araucária
Na Grande Curitiba, em Araucária, um jovem de 19 anos foi morto enquanto ia para casa em uma bicicleta na noite desta quarta-feira (25). O crime aconteceu na rua Barigui, no Jardim Iguaçu. Willian da Silva Santos estava com um cachimbo de crack no bolso. Moradores viram duas pessoas correndo após os disparos de arma de fogo. A delegacia do município investiga o caso.

Fonte: Banda B
.

Sindicato diz que 90% dos cobradores estão parados, mas ônibus circulam normalmente


onibusdentro
(Foto: Bruna Teixeira)

Os ônibus circulam normalmente nesta quinta-feira (26) de catraca livre em Curitiba e região e a adesão é de cerca de 90% dos cobradores, segundo informou o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc). Em entrevista , no fim da manhã, o vice-presidente do sindicato, Dino César, afirmou que enquanto não houver proposta a greve vai continuar.
“Permanece tudo da mesma forma. Enquanto não chegar uma proposta decente os ônibus vão sair sem cobrador hoje, amanhã e até quando for necessário”, afirmou César, que também informou que sequer uma assembleia está marcada para as próximas horas. “Só se os patrões oferecem algo. Se não, vamos esperar a reunião no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) marcada para as 13h30 de sexta-feira (27)”, completou.
O sindicalista preferiu não comentar a possibilidade da URBS (Urbanização de Curitiba) entrar com uma ação da Justiça contra a paralisação e também pedindo ressarcimento ao Sindimoc. “Só falaremos sobre isso quando formos notificado”, garantiu.
Catraca livre
A reportagem percorre desde o início da manhã várias estações tubos e percebe que a paralisação é quase total. Apenas na estação Rodoferroviária havia um cobrador trabalhando. Já outras estações  na mesma rua estavam às moscas. Na Praça Rui Barbosa e no Centro Civíco nenhum cobrador foi visto. “O povo está gostando de não pagar, mas na verdade isso está sendo feito porque o trabalhador não foi respeitado”, disse um motorista.
“O trabalhador cansou da intransigência por parte da classe patronal. Os cobradores não vão trabalhar enquanto não houver uma solução”, afirmou César.
Existe a possibilidade de durante o dia acontecer um locaute, que seria os patrões não permitir a saída dos ônibus apenas com os motoristas, o que geraria uma paralisação total. Por enquanto, isso não foi verificado. Algumas linhas apresentam atrasos, por conta dos piquetes realizados pelo Sindimoc para que a decisão fosse tomada na assembleia que aconteceu por volta das 4h.
Reunião no TRT
Ontem, não houve acordo na reunião no Tribunal regional do trabalho entre Sindimoc, Urbs, Comec e empresas do setor. Ficou acertada uma nova reunião para sexta-feira (27), porém, com a deflagração da greve, este encontro poderá ser antecipado.
A audiência desta quarta-feira, 25, trouxe à tona diversos pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores, a exemplo da devolução dos valores descontados pelos dias de paralisação na última greve, o fim do assédio moral caracterizado pelas ameaças de punições, o uso de bermudas em dias quentes, a interrupção do desconto dos salários em razão da raspagem de pneus em calçadas, a concessão de vale-cultura e passes livres, a consulta aos trabalhadores nas alterações das escalas de trabalho, a concessão de um kit inverno (peças de vestuário para suportar as baixas temperaturas) e a adoção de medidas para minimizar as más condições de trabalho nas estações-tubo, entre outras solicitações.
Em relação às estações-tubo, alvos de frequentes reclamações, ficou decidido que a Urbanização de Curitiba (URBS) juntará ao processo, em 10 dias, um cronograma de trabalho para implantação de mantas térmicas nos tetos das estações e de banheiros químicos para uso dos trabalhadores, além da apresentação de projeto de estações-modelo, dotadas de estrutura capaz de garantir condições dignas de trabalho aos cobradores durante suas jornadas. A URBS se comprometeu ainda a reparar, no prazo de 60 dias, todas as estações que estão sem as portas ou com as mesmas danificadas.
Outro ponto de discussão foi a possibilidade de criação de uma comissão de trabalhadores, com indicação de representantes sindicais, para acompanhar os processos de aplicação de punição disciplinar pelas empresas de transporte.
A desembargadora Ana Carolina Zaina apresentou proposta inicial de conciliação contemplando toda a pauta de reivindicações dos motoristas e cobradores. Entre as sugestões apresentadas pelo Juízo estão a devolução dos valores indevidamente descontados em razão dos dias de paralisação da greve anterior, a necessidade de comunicação ao sindicato e a concessão de prazo para defesa quando houver punição aos trabalhadores, a criação de comissão com representação sindical para avaliar as questões de assédio moral e o não desconto nos salários de valores de multas aplicadas pela URBS e daqueles relacionados à raspagem de pneus em calçadas.

Fonte: Banda B

PP e PSD formalizam apoio a Dilma e aumentam tempo de TV


25 de junho de 2014

PR, único partido da base ainda incerto, entregou Ministério dos Transportes

Foto:(Agência O Globo Givaldo Barbosa)
Foto:(Agência O Globo Givaldo Barbosa)
Após semanas de negociações entre o governo e os partidos aliados, PP e PSD formalizaram nesta quarta, em suas convenções, em Brasília, o apoio à presidente Dilma Rousseff. Juntos, os dois partidos darão cerca de 2 minutos e 40 segundos à propaganda de rádio e TV governista. O movimento acontece um dia depois de o PROS confirmar o apoio à presidente. Entre as legendas que integram a base aliada, a última incerteza é o PR. Em um movimento para pressionar o Palácio do Planalto, a sigla entrega nesta quarta-feira o Ministério dos Transportes, afirmando que o atual titular, César Borges, já não a representa. Com isso, o PR busca manter a pasta sob os cuidados de outro correligionário. Na manhã desta quarta, Dilma receberá Cesar Borges para uma audiência no Palácio da Alvorada.
No PP, apesar das intensas movimentações de grupos ligados ao senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência da República, a situação é relativamente tranquila. O presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), apresentará uma resolução na abertura da convenção, nesta quinta, delegando à Executiva Nacional a decisão sobre o apoio na sucessão presidencial, mas liberando os estados a apoiarem o candidato que quiserem à Presidência. Na prática, isso servirá para o partido dar seu tempo de TV a Dilma, mas deixando claro a insatisfação de parte da legenda com o governo.
Os candidatos a governos estaduais e ao Senado terão liberdade de escolher quem vão apoiar. Para marcar posição, os diretórios de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Santa Catarina – contrários à reeleição de Dilma – pedirão que o PP fique neutro, como nas eleições de 2010. No entanto, os próprios dissidentes admitem que a direção do partido tem maioria para decidir a favor da aliança com o PT. Como estão previstos discursos contra a decisão do partido e o apoio a Dilma, a presidente não foi convidada pelo PP a participar da convenção. Durante o evento, o deputado Jair Bolsonaro (RJ) se apresentará como candidato à Presidência da República, mas a ideia deverá ser rejeitada.
Já no evento do PSD, comandado pelo ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab, não deve haver surpresas. Até por isso, está agendada a presença da presidente Dilma na convenção. Ela deverá ser aclamada pelos aliados, assim como ocorreu hoje no evento do PROS.
Após serem pegos de surpresa com o abandono do PTB na semana passada, o Planalto monitora de perto cada passo dos aliados, mas a negociação com o PR não é simples. O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo avalia os pedidos da legenda, mas fontes próximas à presidente afirmam que não é do seu estilo atender ao que consideram uma chantagem de alguns setores do PR. Auxiliares de Dilma lembram que os deputados do partido pedem sistematicamente a troca do titular da pasta e que, antes de Borges, não queriam a permanência do ex-ministro Paulo Sérgio Passos, agora cotado pelos congressistas como possível sucessor dele.
O PR ainda tenta reconquistar a direção geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ocupada atualmente pelo general Jorge Fraxe. Em meio às ameaças do partido, o ex-presidente Lula voou para Brasília hoje e se reuniu com Dilma no Alvorada.
A direção do PR afirmou, por meio de sua assessoria, que não comenta nomeações nem demissões de ministros. “A assessoria de imprensa do PR esclarece que a legenda não comenta decisões sobre nomeação ou demissão de ministros. Para a direção da legenda, o assunto é privativo da Presidência da República ou de seu titular correspondente. Portanto, a legenda não tem comentários a oferecer sobre supostos rumores que envolvem a titularidade do Ministério dos Transportes”, diz a nota.
Apesar de ser filiado ao PR, Cesar Borges é considerado no partido uma indicação da cota pessoal de Dilma. A insatisfação maior com o ministro é da bancada da Câmara e do ex-presidente do partido Valdemar Costa Neto, que está preso, condenado no processo do mensalão, mas mantém forte ascendência sobre as decisões da sigla. Borges está no exterior e retorna amanhã ao país.
A decisão sobre o caminho que o PR vai tomar nas eleições está marcada para segunda-feira, em reunião da Executiva Nacional. A sigla está rachada. A ala liderada por Valdemar defende o apoio a Aécio Neves. Já o grupo do presidente Alfredo Nascimento defende o apoio à reeleição de Dilma, mas aproveita para negociar mais espaço no governo.
Fonte:OGLOBO

Caça aos vices no Paraná


25 de junho de 2014
imageBeto Richa na fila do desespero tenta fazer qualquer negócio para ter um vice que ajude. Ratinho é o dos sonhos. Gleisi está no mesmo grupo dos desesperados e hoje num mato sem cachorro e sem vice. Requião tem poucas opções, afinal ser vice dele hoje é ser inimigo amanhã. Entenda o jogo. 
Diz o ditado da velha política que um bom vice é aquele que não atrapalha. Pois bem, nessa eleição o vice terá um papel mais importante. Terá que ajudar o candidato na briga de foice que já está travada pelo governo do Paraná. O mais afoito nesse momento é o governador Beto Richa que levou uma surra na convenção do PMDB e além do partido e do tempo de TV ainda perdeu o vice que seria Caíto Quintana. Beto está em busca do você ideal que é a máquina de fazer votos Ratinho Junior. Aliás, Ratinho seria o vice ideal para qualquer um dos candidatos. Requião e Gleisi também adorariam ter o moço ao lado. Certo. Mas Beto terá poucas chances porque o Ratinho pai já avisou que o filho não será vice do tucano. Papai nessa hora manda. Beto oferece tudo. Por enquanto tem Flávio Arns no banco de reservas.
E Requião? Ora, ora. Roberto Requião acha que não precisa de vice, até porque o que ele queria (Hermas Brandão) disse não. A justificativa é simples. Hermas gosta de Requião e Requião transforma todo vice em inimigo. O que sobrou? Alguns nomes pouco expressivos do PMDB ou Rosane Ferreira, do PV, boa deputada e que ajudaria a passar um pouco da imagem de doçura para o homem que jura ter deixado o estilo brucutu pra trás. Porém, há resistência interna. Rosane seria a melhor escolha.
E Gleisi? Ah, minha gente, para a petista a vida agora é a mais difícil. Requião jogou uma pá de cal na tentativa de Gleisi empolgar o eleitor e polarizar com Beto. Os vices também esgotaram e sobraram uns gatos pingados do PDT com quase nenhuma expressão, muito menos votos que ajudem a candidata do PT. Gleisi está num mato sem cachorro.
Está aberta a caça aos vices. Alguém se anima?

Fonte: Blog da Joice

Mini reforma eleitoral não valerá para essas eleições

Brasília - Por 4 votos a 3 os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram que a chamada minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso em novembro, não valerá para próximas eleições. A decisão foi tomada a partir de uma consulta formulada pelo ex-senador pelo Paraná Sérgio de Souza (PMDB), que questionou o tribunal se as novas regras, que entre outras coisas limitavam a contratação de cabos eleitorais e gastos com alimentação e combustível nas campanhas, valeriam ou não no próximo pleito. Ao responder a consulta, os ministros disseram que a minirreforma teria de ter sido sancionada um ano antes das eleições, o que acabou não acontecendo.

Aprovada em novembro, a nova lei só foi sancionada em dezembro pela presidente Dilma Rousseff, por isso, só valerá a partir do pleito de 2016. Aprovada no fim do ano passado pelo Congresso, a minirreforma foi uma das repostas políticas às manifestações de junho.

Governo do Paraná ( COPEL ) pede suspensão do reajuste da conta de luz


Curitiba - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) recebeu ontem o pedido de suspensão do reajuste de 35,05% das tarifas de energia solicitado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel). Na última terça-feira, o governo do Estado enviou uma solicitação de suspensão do aumento para que a estatal tenha tempo de estudar um novo índice. No final de maio, a companhia do Paraná tinha pedido um reajuste médio de 32,4%.

A agência reguladora deve publicar até hoje o despacho suspendendo o reajuste. A Aneel informou ainda que aguarda o recurso do diferimento da Copel, ou seja, o novo percentual de reajuste que a empresa vai apresentar. Este assunto deve ser analisado em reunião de diretoria da Aneel que acontece, geralmente, às terças-feiras.

A Copel informou que, até ontem, ainda não tinha previsão da data em que vai encaminhar o pedido de diferimento para a Aneel. No ano passado, a Aneel aprovou um reajuste médio de 14,61% no dia 20 de junho, mas o governo do Estado também pediu para suspender o aumento alegando que não sabia do assunto. O governador Beto Richa solicitou, na época, que o reajuste fosse adiado para verificar se os valores do aumento eram condizentes. O aumento foi decidido quase 20 dias depois e foi de 9,55%, em média, o que fez sobrar um residual do aumento do ano passado para 2014.

A Aneel esclareceu que, enquanto o reajuste não é decidido, as tarifas para o consumidor final permanecem as mesmas. Para o consumidor residencial, o aumento autorizado pela Aneel na última terça-feira tinha sido de 33,49%. Para a alta tensão, que representa os consumidores industriais, o reajuste foi de 37,35%.

‘Guerra da Vila Torres’ faz moradores fecharem trincheira da rua Chile para pedir segurança


vila-torres
Faixa colocada pelos moradores da região. Foto: DB/

Moradores da Vila Torres fecharam a trincheira da Rua Chile, no bairro Prado Velho, em Curitiba, por cerca de trinta minutos no fim da tarde desta quarta-feira (25). O bloqueio aconteceu às 17h35 e a pista só foi liberada após uma conversa com a Polícia Militar (PM). Eles reivindicavam mais segurança ao Governo do Paraná.
A movimentação começou com cerca de 30 pessoas. Após alguns minutos de bloqueio, outras pessoas se uniram ao grupo. Uma faixa foi colocada na trincheira durante o protesto para pedir mais segurança. Não houve registro de tumulto, nem de vandalismo. Segundo os moradores, o protesto era pacífico e aconteceu para chamar a atenção dos governantes sobre a violência registrada na região nos últimos meses.
A constante “Guerra da Vila Torres”, assim conhecida entre os moradores e a polícia, registra diariamente ocorrências envolvendo traficantes da região: agressões, brigas, assassinatos e até mesmo toques de recolher, segundo os moradores.
O trânsito no local ficou lento por causa do bloqueio e os motoristas tiveram de usar caminhos alternativos. A trincheira foi liberada pouco depois das 18 horas.
Retorno
A Banda B tentou entrar em contato com a assessoria da Polícia Militar (PM) e não conseguiu, até o fechamento dessa reportagem

Banda B