Beto Richa lança chapa com 17 partidos



Curitiba – Em evento realizado ontem de manhã, em Curitiba, o PSDB oficializou a chapa de Beto Richa (PSDB), candidato a governador do Paraná, e de Cida Borghetti (Pros), escolhida para vice-governadora. A reunião contou com a presença dos principais líderes tucanos do Paraná e também de representantes dos outros 16 partidos aliados que formam a chapa majoritária. O presidente do PSDB no Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni, abriu o encontro ressaltando a "grande costura partidária". "Ela foi construída tijolinho por tijolinho, difícil, mas essa dificuldade fez com que a gente amadurecesse e chegasse aqui", afirmou. O governador Beto Richa tem o apoio, além do PSDB, do DEM, PSB, PSD, PTB, PP, PPS, PSC, PR, SDD, PSL, PSDC, PMN, PHS, Pros, PEN e PTdoB.

O governador Beto Richa elogiou o "desprendimento" dos partidos. Para que a deputada federal Cida Borghetti assumisse a vaga de vice, o cunhado dela, Silvio Barros (PHS), retirou sua candidatura ao governo do Paraná. Silvio Barros é ex-prefeito de Maringá e irmão do marido de Cida, Ricardo Barros (PP) – ex-secretário da Indústria e Comércio de Beto Richa.

Ontem, Cida Borghetti se lançou como "representante das mulheres, das famílias e da população do Noroeste". Antes de convidarem a deputada federal para compor a chapa, os tucanos buscaram – sem sucesso - uma aliança com o PMDB e apostaram ainda no nome do deputado federal Ratinho Jr (PSC).

Beto também deu sinais ontem de que não poupará críticas aos dois principais adversários na disputa, os senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB). O tucano voltou a falar de "má vontade" do governo federal em relação ao Paraná e disse que está preparado para enfrentar uma "campanha rasteira" por parte do peemedebista.

Por enquanto, o tucano não pedirá licença do cargo de governador, mas não descartou essa possibilidade para os próximos meses.

No evento de ontem, em Curitiba, o PSDB também anunciou as coligações para as eleições proporcionais. Para a Câmara Federal, o partido estará coligado com DEM, PR, PSC, PTdoB, PP, SDD, PSD e PPS. Para a Assembleia Legislativa, a aliança tem Pros, DEM, PHS e PSB.

Aécio e PSDB são acionados por propaganda eleitoral antecipada


2 de julho de 2014

Três ações foram apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral, alegando que inserções da sigla caracterizam “explícita promoção pessoal, com claro viés eleitoral”

Aecio-Neves
O Ministério Público Eleitoral apresentou três ações contra o PSDB, sendo duas delas também contra o senador Aécio Neves (MG), por propaganda eleitoral antecipada em inserções partidárias do mês de abril.
Para a Procuradoria, a mensagem nas inserções caracteriza “explícita promoção pessoal, com claro viés eleitoral”.
Para o procurador Rodrigo Janot, o senador fez uso da propaganda para exaltar realizações de quando ele era governador de Minas Gerais. Aécio é pré-candidato à Presidência. Em uma das propagandas, o procurador também apontou propaganda eleitoral negativa à presidente Dilma Rousseff (PT), que também disputará a eleição deste ano.
“A inserção impugnada traz a cena de um diálogo ocorrido durante uma viagem de ônibus, no qual um interlocutor dialoga com outra interlocutora, aparentemente, pessoa trabalhadora, sobre quem ela teria votado nas últimas eleições presidenciais. Nesse contexto, após responder que teria votado em Dilma, a interlocutora é questionada pelo interlocutor: ‘Posso te perguntar por que?’”, descreve a Procuradoria, em uma das ações.
“E ao dizer: ‘Ah, porque ela ia continuar melhorando.’, é novamente indagada: ‘Só mais uma pergunta: melhorou? Após isso, a mesma permanece em silêncio, sugerindo que a resposta para tal pergunta é desenganadamente negativa. E o encerramento da inserção traz a seguinte mensagem: ‘Melhorar de verdade, é disso que a gente tá falando’.”
Segundo Janot, a cena faz “crer aos olhos do telespectador, de forma dissimulada, que a eleitora não viu melhoras do governo federal pelo Partido dos Trabalhadores, na gestão da Presidente Dilma Rousseff, evidenciando um esforço antecipado de influenciar eleitores, o que ocorre com a divulgação de argumentos que busquem denegrir a imagem de candidato adversário político ou de sua legenda”. As ações foram enviadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na sexta-feira (27).
Fonte:Folhapress

Jardineiro perde ferramentas de trabalho após kombi pegar fogo na RMC


kombi-dentro
(Foto: Juliano Cunha – )

Um jardineiro perdeu todos as ferramentas de trabalho depois que a kombi dele pegou fogo em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (2). O caso aconteceu no bairro Pineville, na rua Bernardo Ozinski.
Segundo ele, o acidente aconteceu devido ao vazamento de óleo do motor. “A gente estava no carro quando o óleo vazou. Nós precisamos da ajuda dos bombeiros para controlar o fogo. Nós ficamos apavorados e perdemos todo o material de trabalho. Só agradecemos por não ter ocorrido nada de mais grave”, relatou Donizette.
O automóvel ficou completamente destruído com o incêndio. Donizette pede a ajuda da população para recuperar os bens perdidos. Para qualquer doação ou venda de materiais mais baratos, basta entrar em contato com as vítimas pelo telefone (41) 9969-4710.

Fonte: Banda B

Carro capota e mulher fica ferida perto do Parque Barigui



Um capotamento assustou quem passava pelo cruzamento da Avenida Cândido Hartmann com a rua Ladislau Kula, no bairro Santo Inácio, em Curitiba, na tarde desta quarta-feira (2). Uma mulher de aproximadamente 25 anos, que dirigia um Ford Ka, tentou desviar de um caminhão que estava no outro sentido da pista e acabou batendo em uma placa de sinalização.
Com o impacto, o veículo capotou e a condutora sofreu ferimentos leves. Segundo José Wilson, que testemunhou o acidente, ela seguia na Cândido Hartmann quando se assustou com o caminhão, que trafegava na mesma via, mas na direção contrária. “O Ford Ka colidiu contra a placa e capotou. Sorte que nada de mais grave aconteceu, porque o acidente foi bem feio. O trânsito aqui é sempre intenso e complicado”, disse ele em entrevista.
A vítima foi socorrida pelo Siate e não corre risco de morte. Ela estava sozinha no carro no momento do acidente. O trânsito ficou mais lento na região durante o atendimento da ocorrência.
Fonte: Banda B
.

Corpo de recém-nascido é encontrado em terreno baldio na RMC




A Polícia Militar (PM) atendeu no início da tarde desta quarta-feira (2) um achado de cadáver em um terreno baldio na Rua Tiriva, no Jardim Califórnia, em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. Um recém-nascido foi encontrado morto e a suspeita é que ele tenha sido abandonado pela genitora, logo após o parto.
“Nossa equipe ainda está no local, mas muito provavelmente a mulher deu a luz ali no terreno baldio e o bebê não resistiu. Logo em seguida, ele foi abandonado por lá. Ainda não posso precisar se era do sexo masculino ou feminino, mas ele já estava todo formadinho”, contou à reportagem o soldado Piterdan, da PM de Araucária.
A Delegacia de Araucária investiga o caso. A busca é por identificar a mulher que deu à luz ao recém-nascido.

Confirmado: Haroldo Ferreira, do PDT, é vice de Gleisi


2 de julho de 2014
Conforme adiantou o blogdajoice.com, o médico Haroldo Ferreira fica com a vice. A confirmação veio a noite. O PDT ainda negociou a suplência do Senado. LEIA MAIS.
image
Depois de uma serie de reuniões, muita pressão, bate boca e descontentamentos, o PT enfim anunciou na noite desta terça-feira o nome do vice na chapa de Gleisi Hoffmann. Trata-se do médico Haroldo Ferreira, presidente em exercício do PDT. A informação já havia sido adiantada aqui neste blog.
(http://www.blogdajoice.com/pt-fecha-acordo-e-pdt-fica-com-vice-e-suplencia-senado/)
Ricardo Gomyde (PCdoB) disputa o Senado. O nome do suplente ainda não foi definido. Seria Jorge Bernardi, mas o clima esquentou porque ele causou tanta confusão que a pré-candidatura dele foi cassada. Mas a negociação ainda corre solta.
Quem é porque…
Com a entrada de Haroldo Ferreira, que é médico, já foi secretário municipal de Saúde em Araucária e presidente do Conselho Regional de Secretários de Saúde da região metropolitana de Curitiba, a idéia é expor os gargalos na saúde da geração Beto Richa. Haroldo é do tipo homem sério e quer colocar o dedo na ferida. O primeiro discurso dele será sobre o não cumprimento por parte do governo do porcentual estabelecido por lei na saúde do Paraná o que foi usado para barrar os empréstimos ao estado.
MAIS
PT fecha acordo e PDT fica com vice e suplência do Senado
01/07/2014
10h
A informação foi confirmada pelo prefeito de Pinhas, Luizão do PT, que coordenada a campanha de Gleisi na Região Metropolitana e integra a coordenação geral. Nome do vice está definido. LEIA MAIS
(http://www.blogdajoice.com/pt-fecha-acordo-e-pdt-fica-com-vice-e-suplencia-senado/)

Briga do STF: Governo do Paraná pede prisão de secretário de Dilma


2 de julho de 2014
A queda de braço entre o PT e o PSDB em torno dos empréstimos federais, que já deveriam ter chegado ao Paraná, acabou em pedido de prisão flagrante do secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e do subsecretário do órgão, Eduardo Guerra. O governo do estado alegou ao STF (Supremo Tribunal Federal), crime de desobediência para pedir cadeia para o secretário de Dilma e o auxiliar dele. LEIA MAIS
beto richa15dc
A briga é antiga. O governo do Paraná tenta há mais de dois anos e sem sucesso a liberação de R$ 817 milhões do Proinveste. No princípio a justificava do governo federal era de que o estado havia estourado o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Depois a nova argumentação era de que o Paraná não aplicou em Saúde os 12% do orçamento, o que é estabelecido pela Constituição. Faltaram R$ 300 milhões. O estado se comprometeu a investir o que faltou, fez “matemágica” e colocou a folha em ordem e o STF mandou liberar o dinheiro e por três vezes. Mas a questão estava além da legalidade. Era e é política. Então, o Tesouro desobedeceu a ordem.
O governo já havia ameaçado pedir a prisão do chefe do Tesouro e agora cumpriu a ameaça. O procurador do Paraná, Sérgio Botto de Lacerda, disse que a medida foi tomada por causa da má-fé do governo federal. “Pedir a prisão é a única medida que nos resta.”
Arno Augustin
O governador Beto Richa disse repetidas vezes que o problema é político e que “há “discriminação” porque o Paraná é administrado pelo PSDB. O PT não quer ajudar Beto Richa a fazer discurso bonito em cima de obras feitas com empréstimos de Brasília, uma vez que Gleisi Hoffmann está na briga pelo Palácio Iguaçu.
A estratégia foi “enrolar” o governo tucano.
A promessa de liberação do Proinveste já foi feita por Augustin, pelo ministro Guido Mantega e pela própria presidente Dilma ao governador Beto Richa no início do ano.
NO VERMELHO
O governo do tucano está com o pires e chapéu na mão. Sem dinheiro e com obras atrasadas e suspensas, a turma de Beto corre para tentar recompor o caixa antes da eleição. É preciso ter o que apresentar, além do discurso. O Estado deve cerca de R$ 270 milhões a fornecedores. Mas a situação já foi pior. No ano passado a dívida passa de R$1bi.
E AGORA?
O Tesouro Nacional informou que o processo está andando e que quando o trâmite for cumprido o valor será liberado. Ou seja, deu de ombros, mas claro que o pedido de prisão fez o Secretário ficar com dor de barriga.
Se o pedido de prisão for aceito a turma de Beto Richa terá uma boa bandeira para deitar e rolar em cima da turma do PT nessa eleição, e dessa vez, com razão.

Homem morre atropelado por caminhão na BR-376; trânsito é lento na região



Um homem de aproximadamente 30 anos morreu atropelado no final da tarde desta terça-feira (1) no quilômetro 625 da BR-376, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o atropelamento ocorreu por um caminhão baú frigorífico na pista do meio da rodovia. O motorista ficou em estado de choque e ainda não conseguiu repassar sua versão à polícia.
Por volta das 18h45 a pista do meio seguia fechada e o trânsito era lento na região, mas fluía normalmente.
A concessionária que administra o trecho, a Autopista Litoral Sul, atendeu o acidente.
.

Homem chega em casa em Colombo e encontra namorada de 36 anos morta; causa é um mistério




A Delegacia de Colombo, região metropolitana de Curitiba, tem um mistério para investigar. Na noite desta terça-feira (1°), uma mulher de 36 anos, Tatiane Lizardo, foi encontrada morta dentro da casa que morava, na Rua Rio Grande do Sul, na Vila Guaraci.
Quem encontrou a mulher morta foi o namorado dela, que acionou a Polícia Militar (PM). O soldado Faria, da PM, contou que em uma análise inicial nenhum ferimento foi verificado, mas nada pode ser descartado. “O rapaz disse que chegou em casa e ela estava morta, mas tudo foi muito estranho, principalmente por conta da idade dela”, descreveu à reportagem.
“Exames agora no Instituto Médico Legal vão precisar a causa da morte. Pela idade, causa um pouco de estranheza ser uma morte natural”, completou.

Fonte: Banda B
.